• Nenhum resultado encontrado

Recebido: 24/01/2019 Revisado: 29/01/2019 Aceito: 02/02/2019 Publicado: 13/02/2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Recebido: 24/01/2019 Revisado: 29/01/2019 Aceito: 02/02/2019 Publicado: 13/02/2019"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A gestão da segurança pública no município de Currais Novos – RN The management of public safety in the municipality of Currais Novos – RN

La gestión de la seguridad pública en el municipio de Currais Novos – RN

Recebido: 24/01/2019 | Revisado: 29/01/2019 | Aceito: 02/02/2019 | Publicado: 13/02/2019

Gislainy Gislanne da Silva Ribeiro ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4089-2595 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil E-mail: ribeirogislainy@live.com Ivisson Maharishe de Medeiros Silva ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8368-0878 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil E-mail: ivisson.ufrn@yahoo.com José Rogério Silva Julião ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3567-5035 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil E-mail: rogerio.evan@hotmail.com

Anne Biatriz do N. S. Souza ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9373-6687 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil E-mail: annebiatriz@gmail.com Tomaz Técio da Silva Nascimento ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7409-4092 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil E-mail: tomaztecio@live.com Daniel Beserra do Nascimento ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5476-7707 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil E-mail: schalklagoanova@gmail.com Ricaelly Lúcia Alves da Silva Sousa ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9792-0246 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil E-mail: ricaellysousa1@gmail.com

(2)

Alana Dantas André ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7459-6060 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil E-mail: alanadantasa@gmail.com Sérgio Eduardo Medeiros de Oliveira ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0582-5429 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil E-mail: seremed2016@gmail.com Max Leandro de Araújo Brito ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2827-9886 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil E-mail: maxlabrito@gmail.com

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a percepção de candidato aprovado em concurso da polícia militar sobre gestão de segurança pública em currais novos RN. Trata-se de um estudo qualitativo aplicado através de um aplicativo de mensagem instantânea, com um sujeito que conhece a área de segurança pública. O estudo revelou que a polícia militar do Estado do Rio Grande do Norte encontra-se sucateada, e por falta de investimento nos últimos dez anos na área as organizações criminosas cresceram vertiginosamente no estado. Desse modo, o estudo conclui que a percepção sobre a gestão de segurança pública no estado RN, é de uma gestão deficitária e que a falta de investimentos em pessoal e equipamentos que levou a um crescimento da violência urbana e rural.

Palavras-chaves: Polícia militar; segurança; Rio Grande do Norte.

Abstract

The present study has the objective of analyzing the perception of the candidate approved in the contest of the military police on public safety management in new corrals RN. This is a qualitative study applied through an instant messaging application, with a subject who knows the area of public security. The study revealed that the Rio Grande do Norte state military police are scrapped, and for lack of investment in the last ten years in the area criminal organizations have grown rapidly in the state. Thus, the study concludes that the perception about the management of public security in the state RN, is a poor management and that the lack of investments in personnel and equipment that led to an increase in urban and rural violence.

(3)

Keywords: Military police; security; Rio Grande do Norte.

Resumen

El presente estudio tiene por objetivo analizar la percepción de candidato aprobado en concurso de la policía militar sobre gestión de seguridad pública en corrales nuevos RN. Se trata de un estudio cualitativo aplicado a través de una aplicación de mensajería instantánea, con un sujeto que conoce el área de seguridad pública. El estudio reveló que la policía militar del Estado de Rio Grande do Norte se encuentra desechada, y por falta de inversión en los últimos diez años en el área las organizaciones criminales crecieron vertiginosamente en el estado. De este modo, el estudio concluye que la percepción sobre la gestión de seguridad pública en el estado RN, es de una gestión deficitaria y que la falta de inversiones en personal y equipamientos que llevó a un crecimiento de la violencia urbana y rural.

Palabras claves: Policía militar, seguridad, Río Grande del Norte.

1. Introdução

O conceito de estado moderno está pautado na aplicação de leis justas e que possa alcançar a toda a sociedade. A polícia tem o papel de manter a ordem e garantir que a integridade física de pessoas e estabelecimentos sejam mantidos, ou seja, as forças policiais além de garantir o bem estar da população, também garantem um ambiente social estável, que tem reflexo na economia, pois a maioria das empresas querem estar em um estado onde seus direitos não são protegidos.

A falta de investimento de equipamentos e pessoal na força policial, fez crescer o número de crimes cometidos por facções criminosas no estado, essa importante instituição do estado tem sido preterida e sucateada ao longo de décadas.

O assunto segurança pública remete à uma necessidade diária de todo e qualquer cidadão, por tratar-se de uma questão cotidiana. É importante saber o que está funcionando no sistema de policiamento de interior, já que este é menos analisado do que o das grandes cidades, para que os problemas possam ser solucionados e para que os aspectos positivos possam ter continuidade.

Utilizaremos pesquisas como a de Sposati (2008) abordam a falta de segurança social no Brasil mesmo com as leis regentes. Também faremos uso dos estudos de Barbar (2018) que traz a segurança como o segundo maior problema do sistema público brasileiro. Por fim, iremos nos basear pelos estudos de Pereira Filho, Souza & Alves (2018) que debate a importância de um policiamento efetivo municipal.

(4)

Tendo em vista o contexto apresentado, o presente estudo tem por analisar a percepção de candidato aprovado em concurso da polícia militar sobre gestão de segurança pública em currais novos RN.

2. Metodologia

A metodologia utilizada no presente estudo é qualitativa. A pesquisa qualitativa, de acordo com Demo (2009), é um campo de investigação que vai além da quantidade, buscando respostas através de termos, conceitos e suposições.

O instrumento de coleta de dados é um questionário que foi aplicado através de um aplicativo de mensagens instantâneas. O questionário é caracterizado por Vergara (2009) como um método investigativo que consiste na coleta de dados em campo que permite a utilização de diversos meios de coleta.

A primeira pergunta realizada foi: “qual a sua percepção sobre a segurança pública do estado do RN?”. A pergunta se faz importante devido a necessidade de entender o que o sujeito pensava a respeito do funcionamento dos sistemas de segurança da região.

Também foi perguntado: “na sua visão quais são os maiores problemas da segurança pública do RN?” - para que entendesse, além da opinião do sujeito, quais os principais problemas envolvendo a questão.

O sujeito da pesquisa é um candidato aprovado no concurso da polícia militar do Rio Grande do Norte. Esse sujeito foi escolhido devido seu grande conhecimento no assunto, proveniente do período de estudos que antecedeu a prova do concurso.

Por fim, a técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdo. Segundo Mozzato (2010), a análise de conteúdo é um tipo de análise de dados interpretativa que consiste na apuração de informações relevantes à pesquisa.

3. A gestão da segurança pública

A convivência com pessoas que praticam atos ilícitos tem se tornado comum para habitantes de países como o Brasil. Um dos motivos identificados para que ocorra este tipo de problema é o descaso que ocorre com a segurança pública em geral, em diversos estados (Barbar, 2018).

Discute-se também a divisão de competências feita pela Constituição Federal de 1988 como um agravante da problemática, pois ela atribui ao Estado e à Federação o poder sobre o

(5)

policiamento, deixando como única alternativa para os municípios menos favorecidos a criação de uma guarda municipal (Pereira Filho, Sousa & Alves, 2018).

A violência urbana é apontada por Sposati (2018) como uma das maiores preocupações do cidadão brasileiro na atualidade, dessa forma, tem-se percebido uma crescente busca pela segurança privada por parte da população, que teme até mesmo atos violentos dentro de suas casas.

A escassez de policiais se mostra como um agravante para a violência nas cidades. As regiões que não tem ou tem pouco policiamento se mostram mais vulneráveis e com mais problemas relacionados aos crimes, levando a população a viver com medo e insegurança (Almeida, Chagas & Ramos, 2018).

De acordo com Tenório Filho (2018), para que a implantação dos serviços públicos de segurança sejam eficientes, é necessário levar em consideração todo o contexto em que o local está inserido e as necessidades dos beneficiados, não se deve apenas reproduzir o que está sendo executado em outros locais.

4. Resultados

A aplicação da pesquisa ocorreu de forma interativa através de um aplicativo de mensagens instantâneas, no qual as perguntas foram enviadas simultaneamente e o sujeito às respondeu em poucos minutos.

Quando perguntado sobre a opinião do entrevistado acerca da segurança pública do estado do Rio Grande do Norte, este respondeu: “A minha percepção é ruim pois, vejo diversas facções tomando conta das ruas de nossas cidades, o que leva a um aumento de violência urbana”.

Isso significa que a problemática da falta de soluções para o problema da violência no estado incomoda nitidamente seus habitantes, causando medo e preocupação que não se mantém apenas em grandes cidades, mas que vem tomando espaço também em regiões menores.

Encontramos, desse modo, respaldo na teoria de Barbar (2018) a qual reconhece que os problemas com a insuficiência de políticas públicas não se limita às grandes regiões em nosso país e em nosso continente, como também faz-se presente em cidades de interior, estados menores e até mesmo zonas rurais.

Em relação à pergunta sobre quais seriam os maiores responsáveis pelo problema com a segurança pública no estado, a resposta obtida foi que “os maiores problemas da segurança

(6)

do estado são a falta de investimento humano e de material na polícia, pois para que eles tenham um bom desempenho exercendo suas atividades é preciso investir em novas tecnologias e armamento”.

São muitos os problemas envolvendo o mau funcionamento do policiamento da cidade e do estado como um todo, tornando possível elencar vários dos possíveis reais causadores da falta de segurança pública do estado.

5. Considerações finais

Ao final do estudo foi possível entender mais sobre o que se pensa a respeito da segurança pública da região e entender que o problema existe devido a influência de diversos motivos e situações.

É possível inferir que a percepção sobre a gestão de segurança pública no estado RN, é de uma gestão deficitária e que a falta de investimentos em pessoal e equipamentos levou a um crescimento da violência urbana e rural.

A constatação foi possível através da interpretação das respostas do sujeito questionado, as quais ele demonstrou conhecimento do assunto e clareza em suas respostas.

Dentre as limitações do estudo está a ausência de um aprofundamento na questão dos motivos que estão por trás do mau funcionamento do sistema de segurança pública do estado.

Isto se dá pelo pouco tempo disponível para a pesquisa em questão e pela falta de conhecimento aprofundado no assunto por parte do sujeito entrevistado.

Por fim, como sugestões para abordagens futuras do tema, recomenda-se um maior aprofundamento no motivo pelo qual os valores destinados para a segurança pública estadual, o que implica diretamente no funcionamento da cidade pesquisada (Currais Novos), não está sendo suficiente. É importante a descoberta de quanto está faltando e o porquê, para que após esta identificação, o modelo de gestão que vem sendo adotado tenha novas opções de melhoramento seja mudado em suas partes mais emergentes.

Referências

Almeida, Leidiene Souza de, Chagas, Clay Anderson Nunes & Ramos, Edson Marcos Leal Soares (2018). Agentes territoriais locais e crimes violentos letais. Mercator. 17.

(7)

Barbar, Ana Elisa Medeiros (2018). Atenção primária à saúde e territórios latino-americanos marcados pela violência. Rev Panam Salud Publica. 42(142).

Demo, Pedro (2009). Metodologia do conhecimento científico. Editora Atlas.

Mozzato, Anelise Rebelato. (2010). Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. XXXIV Encontro da ANPAD.

Pereira Filho, Oliveira Alves; Sousa, Maria da Conceição Sampaio & Alves, Patrick Franco.

(2018). Avaliação de Impacto das Guardas Municipais Sobre a Criminalidade com o uso de Tratamentos Binários, Multivalorados e Contínuos. Rev. Bras. Econ. 72(4).

Sposati, Aldaiza. (2018). Displacement of social security and social disprotection in Brazil.

Ciênc. Saúde Coletiva. 23(7).

Tenorio Filho, José Roberto; Lima, Suzann Flávia Cordeiro. (2018). Construções penais e o diálogo com a cidade: a (não) política de implantação de equipamentos penais no meio urbano. Rev. Bras. Gest. Urbana. 10(2).

Vergara, Sylvia Constant. (2009). Métodos de coleta de dados no campo. Editora Atlas.

Porcentagem de contribuição de cada autor no manuscrito Gislainy Gislanne da Silva Ribeiro - 35%

Ivisson Maharishe de Medeiros Silva - 25%

José Rogério Silva Julião - 5%

Anne Biatriz do N. S. Souza - 5%

Tomaz Técio da Silva Nascimento - 5%

Daniel Beserra do Nascimento - 5%

Ricaelly Lúcia Alves da Silva Sousa - 5%

Alana Dantas André - 5%

Sérgio Eduardo Medeiros de Oliveira - 5%

Max Leandro de Araújo Brito - 5%

Referências

Documentos relacionados

Se fosse perguntado para algumas pessoas, quais seriam as principais ações para a criação de oportunidade, uma parcela responderia que é sorte, outra

cibernéticos impróprios Capacitação e Treinamento • Cursos a distância para difusão do conhecimento básico • Cursos presencias para aperfeiçoamento e especialização

A partir da leitura cristológica de Leonardo Boff construímos como que três janelas: a vida libertada em Cristo que é o bem da vida, a plenitude desta libertação assegurada pela

Clliieen ntt A Acccco ou un ntt L Liiffeeccyyccllee M Maan naag geem meen ntt Ideal para empresas que necessitam de processar a entrada de documentos dos clientes, tais

Não houve diferença significativa entre o grau de acometimentoa gravidade clínica em relação ao índice de refluxo venoso (IRV), como demonstra a tabela 29, independente do

Em vista disso, o objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência de utilização do ascorbil polifosfato como fonte de vitamina C em dietas para o crescimento de alevinos de

O objeto da licitação será recebido provisoriamente em até 05 (cinco) dias úteis, contados da data da efetiva entrega e instalação dos bens nos endereços indicados na cláusula

1) Não serão considerados como experiência profissional os períodos de estágio, monitoria e trabalho voluntário. 2) A pessoa com deficiência participará do processo seletivo