• Nenhum resultado encontrado

Foi realizado no dia 31 de julho, no

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Foi realizado no dia 31 de julho, no"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Jul/Ago/Set - 2010

Nossa Capa

Atletas durante a Ultramaratona Rio 24H - Fuzileiros Navais

Assessoria de Comunicação Social do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais

Fortaleza de São José - Ilha das Cobras Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-000

Notícias e Eventos do Corpo de Fuzileiros Navais

O NOTANF agradece a remessa de matérias que divul-

guem o CFN, suas unidades e seu pessoal. É permitida a transcrição total ou parcial das matérias.

Jul/Ago/Set - 2010

EXPEDIENTE:

Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais Almirante-de-Esquadra (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro Editor Responsável

Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Ricardo Wagner de Castilho Sá Coordenação

Capitão-de-Fragata (FN) Carlos Alfredo dos Reis Lessa Reportagem

2º Ten (RM2-T) Jamileh Bdawi Projeto Gráfi co e Editoração 1º SG-FN-MU Sidney da Silva Pereira Fotografi a

1º SG-FN-CT Josué Pereira Silva Junior

Visite nosso site www.mar.mil.br/cgcfn

CFN CELEBRA 36º ENCONTRO DE VETERANOS NO CIASC

BANDA MARCIAL DO CFN SE APRESENTA NOS 25 ANOS DO CRIANÇA ESPERANÇA

F

oi realizado no dia 31 de julho, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), o 36º Encontro de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais.

A cerimônia foi presidida pelo Comandan- te-Geral do CFN e contou com presença de aproximadamente 4000 convidados.

Com o comparecimento de várias Associações de Veteranos regionais, o evento, mais uma vez, foi marcado pela emoção do reencontro entre amigos do passado e pela oportunidade de mostrar à família, toda a amizade vivida nas Or- ganizações Militares, quando na ativa.

As barracas das Unidades Operati- vas da Força de Fuzileiros da Esquadra, contendo fotografi as antigas, permi- tiram a todos os militares presentes, momentos de recordações e refl exões.

O encontro contou com apresenta- ções da Banda Marcial e do Conjunto Fuzibossa; com o mostruário de mate-

rial operativo do CFN; brinquedos para as crianças; e barracas com comidas e refrigerantes.

O

programa Criança Esperança contou com a participação iné- dita da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, que se apresentou no show comemorativo de seus 25 anos na noite de 14 de agosto, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, onde reuniu dez mil pessoas.

Com seus 116 componentes, a Banda empolgou os presentes ao som de "Marcha Soldado” e “Aquarela do Brasil” enquanto a atriz Luana Piovani realizava performance vestida de bai- larina. Além dos espectadores presen- tes ao local, o público que assistia em suas residências, pôde conhecer em

rede nacional de televisão, um pouco mais da história dos Fuzileiros Navais.

Ao final do espetáculo, foi can- tada a canção “parabéns” ao som da Banda Marcial do CFN, com todos os artistas participantes do evento no palco e um enorme bolo comemora- tivo de 25 anos.

(3)

Jul/Ago/Set - 2010

BANDA SINFÔNICA DO CFN PERCORRE REGIÕES SUDESTE E NORDESTE

ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO CFN INAUGURA NOVA SEDE

A

Banda Sinfônica do Corpo de Fuzi- leiros Navais (CFN) realizou uma turnê pelas regiões sudeste e nordeste, visitando os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Ceará e Rio Grande do Norte, com músicas especialmente preparadas para tais concertos.

Os programas baseados nas obras de grandes mestres da música clássica e contemporânea como James Scott Skine, Elton John, Ary Barroso, Antônio Carlos Gomes, Chico Buarque entre outros, contaram, tam- bém, com a participação especial das gaitas de fole escocesas, tradicional ins- trumento da Banda Mar- cial do CFN, tornando-se mais uma atração na exe- cução de suas músicas.

Em Fortaleza, as apre- sentações realizadas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Teatro José de Alencar foram alusivas ao aniversário do centenário de Rachel

de Queiroz. Na cidade de Carmó- polis-MG, além da realização do con- certo houve visitação a seis escolas do muni- cípio onde os militares foram surpreendidos com diversos painéis com os trabalhos realizados pelos alunos

tendo como tema principal a Marinha do Brasil. Naquele município foi oferecido pela Prefeitura, um diploma de Honra ao Mérito para cada componente da Banda Sinfônica, como agradecimento pelo con- certo realizado na noite anterior.

Esta excursão da Banda Sinfônica foi realizada com o apoio da POUPEX, TRANSPETRO e SESC.

N

a tarde do dia 1º de julho foi inaugu- rada a nova sede da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN), localizada nas proximidades do Hospital Central da Marinha, na Cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzi- leiros Navais, Almirante-de-Esquadra (FN)

Alvaro Augusto Dias Monteiro e contou com a presença de Almirantes (FN) da Ativa e também da Reserva, além de uma representação de Veteranos do CFN.

Historicamente criada em 4 de maio de 1972 e formalizada em 7 de outubro de 1995, a AVCFN tem como fi nalidade a união e a reunião voluntárias de Fuzilei-

ros Navais, da Reserva ou Reformados.

O principal objetivo é mantê-los unidos sob os mesmos ideais e espírito de corpo que os animaram e os identifi caram na situação de atividade. Também podem fazer parte da associação civis ou mili- tares brasileiros, da ativa ou da reserva.

Visando a manter o vínculo entre os associados e a Marinha do Brasil, em especial com o CFN, várias atividades são desenvolvidas em conjunto ou com o apoio de Unidades da Marinha, tais como visitas às Organizações Militares, partici- pação em cerimônias e eventos de caráter social, esportivo ou recreativo, bem como em exercícios operativos. Neste caso, os veteranos podem, inclusive, realizar tarefas nas Ações Cívico-Sociais (ACISO).

Também são organizadas, pela própria AVCFN, atividades sociais, culturais, educacionais e recreativas, de modo que os associados possam ocupar seu tempo com lazer sadio e proveitoso.

(4)

Jul/Ago/Set - 2010

Brasília

A

Banda de Música e o Pelotão de Petrechos do Grupa- mento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) realizaram o exercício SUBEX I-A, no período de 22 a 24 de julho, na área de adestramentos do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, voltado para o aprimo- ramento da conduta individual de combate dos militares lotados na Companhia de Comando e Apoio.

Os músicos e os militares componentes de seções do Estado Maior reciclaram seus conheci- mentos em primeiros socorros,

GptFNB REALIZA ADESTRAMENTO COM A BANDA DE MÚSICA

orientação, comunicações, ar- mamento, tiro, natação utilitária e sobrevivência (alimentos de origem animal e vegetal do cer- rado), com apoio de instrutores da Companhia de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal.

O adestramento foi uma excelente oportunidade para o exercício da liderança de gra- duados acostumados com as lides administrativas, confe- rindo incremento considerável em seu estado de prontidão em situação de emprego operativo, bem como em suas atitudes por ocasião do serviço diário.

MILITARES DO CFN DESFILAM

EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA INDEPENDÊNCIA

E

m comemoração ao Dia da Inde- pendência foi realizada no centro da cidade do Rio de Janeiro a tradicio- nal parada cívico-militar. A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Al- mirante-de-Esquadra Fuzileiro Naval Alvaro Augusto Dias Monteiro, que antes da abertura do desfi le passou revista à tropa formada, em um Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf).

Aproximadamente, cinco mil militares e algumas instituições civis participaram do evento levando entusiasmo a um públi- co estimado de quinze mil espectadores, que promoveram mais uma demonstração de patriotismo ao comparecerem desde as primeiras horas da manhã na avenida, para garantirem melhor lugar.

Este ano, a data também foi come- morada com uma Parada Naval pela orla da cidade do Rio de Janeiro, com a

participação de dez navios da Marinha e proporcionando uma grande atração para o público que compareceu à praia no feriado.

Brasília contou com a presença da Banda Marcial do CFN, que realizou suas tradicionais evoluções e formações com motivos marinheiros. A cidade tam- bém foi contemplada com destacamento da AVCFN, com a presença de viaturas blindadas do CFN e destacamento do GptFNB.

(5)

Jul/Ago/Set - 2010

MARINHA DO BRASIL E SECRETARIA DE ASSUNTOS

ESTRATÉGICOS PROMOVEM SEMINÁRIO DE DOUTRINA NAVAL

F

oi realizado na Escola de Guerra Naval, nos dias 3 e 4 de agosto, o Seminário de Desenvolvimento da Doutrina Naval. O evento organi- zado pelo Comando-Geral do CFN, foi resultado da parceria entre a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e a Marinha do Brasil para a realização de um conjunto de estu- dos e pesquisas destinados a produ- zir subsídios para a implementação da Estratégia Nacional de Defesa.

A palestra de abertura, no dia 3 de agosto, foi proferida pelo Ministro da SAE, Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almi- rante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto e diversas autoridades militares. Seguiram-se palestras de representantes do Naval War Colle- ge, do United States Marine Corps e da Marinha da França.

No dia 4 de agosto foram ministra-

das palestras com representantes do Estado-Maior da Armada, do Coman- do-Geral do CFN e do Comando de Operações Navais. O

encerramento formal f i c o u a c a rg o d o Comandante-Ge- ral do Corpo de Fuzileiros Na- vais, Almiran- te-de-Esquadra ( F N ) A l v a r o Augusto Dias Monteiro.

Nos dias 5 e 6 de agosto, os mi- litares participantes foram divididos em gru- pos de trabalho visando a dar prosseguimento à debates em mesas temáticas que abordaram assuntos como: As Tarefas do Poder Naval;

Operações Anfíbias; Operações de Defesa de Porto ou de Área Marítima

Restrita e de Plataforma de Explo- ração e de Explotação de Petróleo no Mar; Incremento do Emprego de Meios de Fuzileiros Navais em Operações Eminen-

temente Marítimas;

Conceitos e Pro- cessos em Uso no

Âmbito das Ope- rações Conjuntas

do Ministério da Defesa e Opera- ções Marítimas.

O p r o p ó s i t o d e s s e w o r k s h o p ao final das palestras foi apresentar aspectos doutrinários da Marinha do Brasil voltados ao emprego do Poder Naval, bem como contri- buir para a atualização da Doutrina Básica da Marinha, por meio de sugestões de aperfeiçoamentos ela- boradas por cada mesa temática.

F

oi lançado no dia 20 de agosto, na Escola Naval, o documentário institucional “Sentinelas da Paz – Os Fuzileiros Navais no Haiti”, produzi- do pela TVA2 Produções.

Na ocasião foi entregue pela Senhora Mariana Genescá, sócia diretora da TVA2 Produções, ao Almirante-de-Esquadra (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro, Comandante-Geral do CFN, o DVD do documentário. Após a exibição do fi lme, os presentes visitaram a mostra de foto- grafi as de Marcella Azal e a exposição de quadros de óleo sobre tela da artista plástica Rosane Santos, com registros da participação dos Fuzileiros Navais na Missão para Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH).

A produção do fi lme teve como propósito principal registrar as ativi- dades realizadas pelos militares com- ponentes do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais no Haiti, onde as tropas brasileiras estão presentes

CFN E TVA2 PRODUÇÕES LANÇAM DOCUMENTÁRIO

“SENTINELAS DA PAZ - OS FUZILEIROS NAVAIS NO HAITI”

desde o início da missão em 2004.

Ao todo, são mais de 2500 ofi ciais e praças, em 13 contingentes de tropa, que têm se empenhado para o sucesso do processo de estabilização e desen- volvimento do Haiti.

O projeto foi concebido a partir de um Memorando do Comando-Geral do Cor- po de Fuzileiros Navais, que incentivava a adoção de ações que contribuíssem para a criação de um amplo dossiê com todas as atividades ligadas às operações de paz em andamento e já realizadas.

Dessa forma, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, com o apoio do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, e por intermédio da Escola de Operações de Paz do CFN, iniciou o projeto para a produção de um documentário que traduzisse as ativi- dades realizadas pelas tropas no Haiti.

Para a execução do documentário foi fi rmada parceria entre a TVA2 Produções, responsável pela produção, edição e fi na- lização do projeto e a Marinha do Brasil, responsável por todo o apoio logístico.

As imagens foram gravadas na área de adestramento da Marinha em Itaóca-ES e no Haiti, onde a equipe de produção perma- neceu por sete dias, em dezembro de 2009.

(6)

Jul/Ago/Set - 2010

BtlVtrAnf ORGANIZA EVENTO

COMEMORATIVO DO DIA DOS PAIS

N

o dia 14 de agosto o Batalhão de Via- turas Anfíbias, Unidade subordinada ao Comando da Tropa de Reforço da Força de Fuzileiros da Es- quadra, realizou o evento comemorativo do Dia dos Pais, ocasião em que as esposas, filhos e familiares tiveram a oportunidade de conhecer o dia-a-dia dos militares da Unidade.

Com o propósito de valorizar O MILITAR, os

familiares tomaram conhecimento das peculiaridades das tarefas desem- penhadas junto aos Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), tendo sido ressal-

tado o elevado grau de competência e profi ssionalismo que são exigidos nesta atividade, o que também con- tribuiu para divulgar as atividades

da Marinha do Brasil e despertar o interesse pela carreira naval.

O ponto alto do evento foi o embarque dos filhos e esposas nos CLAnf, se- guido de um curto, porém emocionante, desloca- mento a bordo da viatura, quando ficou estampado nos rostos de todos os familiares o orgulho de ter um “PAI CLANFIS- TA”. Complementando o evento, foram realizadas atividades recreativas para as crian- ças e um almoço de confraternização, estreitando os laços de amizade entre a tripulação da OM e suas famílias.

N

o dia 10 de setembro de 2010 foi realizada no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), a cerimônia de imposição da Medalha Mérito Desportivo Mi- litar ao Sr. Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. A medalha foi concedida pelo Ministro de Estado da Defesa, e imposta pelo Comandante da Ma- rinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto. A medalha é indicada àqueles que tenham se destacado em competições despor- tivas nacionais e internacionais, bem como militares e civis brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do Brasil.

O evento contou com a presença do Comandante-Geral d o C o r p o d e F u z i - leiros Navais, Almi- rante-de-Esquadra (FN)

MARINHA DO BRASIL PROMOVE CERIMÔNIA DE IMPOSIÇÃO DA MEDALHA MÉRITO DESPORTIVO MILITAR

Alvaro Augusto Dias Monteiro e autoridades civis e militares. O Comandante da Marinha em seu pronunciamento sobre os benefícios da revitalização e da preparação do CEFAN para os 5º Jogos M u n d i a i s M i l i t a r e s e m 2011, a ser realizado no B r a s i l d i s s e : “ E s t e é um projeto mais do que ambicioso, é o Projeto Olímpico da Marinha d o B r a s i l , p o i s b u s c a

resultados além dos jogos de 2011;

vai garantir preparação futura para as Olimpíadas de 2012 em Londres e em 2016 no Brasil”.

Após a cerimônia, foi inaugurado o Servi-

ço de Reabilitação Físico-Funcional D e s p o r t i v o , que conta com infra-estrutura necessária para obter um exce- lente apoio nas atividades de fi sio- terapia, biomecânica e fi siologia.

Em seguida, foi inau- gurada a Arena de Es- portes de Areia, que

conta com quadras para vôlei de praia, beach tennis e beach soccer. Na ocasião foi disputada uma partida de beach soccer entre Brasil e Argentina.

(7)

Jul/Ago/Set - 2010

F

oi realizada nos dias 28 e 29 de agosto, na Escola Naval, a III Ultramaratona Rio 24h – Fuzileiros Navais. A corrida teve início às 9 horas do dia 28 e terminou às 9 horas do dia 29 de agosto, contando com a partici- pação de 160 atletas.

Por se tratar de uma prova de longa duração, há necessidade de uma boa infraestrutura para apoiar os atletas. Na noite anterior os com- petidores compareceram à palestra

CFN REALIZA

III ULTRAMARATONA RIO 24H

proferida por médicos visando a dar orientações sobre procedimentos individuais durante a prova.

Foram momentos de grande emo- ção para aqueles que compareceram ao evento. Para os atletas, a determi- nação para superar limites em uma corrida de 24 horas. Para o público, a oportunidade de observar a disputa entre os corredores, e todo o apoio lo- gístico montado para os competidores.

Aos atletas foi oferecida, durante

as 24 horas, alimentação específica para alcançar suas melhores perfor- mances, além de fisioterapeutas, massoterapeutas, piscinas de gelo, alojamento e outros apoios de saúde.

Este ano, além das cinco ambulân- cias UTI, a organização contou com apoio de uma aeronave para evacu- ação aeromédica.

O término do evento foi caracteri- zado por uma grande confraternização entre os atletas, equipes de apoio, parentes, público e organizadores pelo excelente convívio ocorrido du- rante a competição. A prova contou com o patrocínio da PETROBRÁS TRANSPORTE SA – TRANSPETRO, MERCEDES- BENZ DO BRASIL e POUPEX.

(8)

Jul/Ago/Set - 2010

UNIVERSITÁRIOS DO RIO

ACOMPANHAM A “OPERAÇÃO ATLÂNTICO II”

DstSegEmb APOIA EMBAIXATRIZ DO BRASIL NO HAITI NA TRAVESSIA FURCY-JACMEL

N

o dia 22 de julho, um grupo de 16 universitários do Curso de Comunicação Social, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da

Pontifícia Universidade Cató- lica – RJ, cumprindo atividade curricular de estágio, puderam acompanhar parte das ações desenvolvidas pela Marinha do Brasil (MB), na Operação Atlântico II, em Itaóca-ES.

O exercício foi uma Ope- ração Conjunta entre Marinha, Exército e Força Aérea com co- ordenação do Ministério da De- fesa. A Marinha foi representada por meios Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais.

Os alunos tiveram contato pela primei- ra vez com uma operação militar, onde presenciaram o Movimento Navio para Terra (MNT) dos Carros Lagarta Anfíbios

e a abicagem do Navio Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia”, com desembarque de meios e pessoal.

Após assistir e participar com outras mídias da coletiva de imprensa, onde foram respondidas perguntas sobre o exercício, os universitários presenciaram a premiação dos participantes da Olim-

píada da Juventude Amiga do Corpo dos Fuzileiros Navais e do Concurso de Redação Amigo Mirim dos Fuzileiros Navais, promovidos para as esco- las dos municípios de Marataízes, Itapemirim e Piúma.

Outros eventos que chamaram a atenção dos alunos foram as atividades desenvolvidas pelos militares nas ações cívico-sociais, que possibilitaram aos presentes verifi car as reformas de escolas públicas, doações de roupas, cortes de cabelo e assistência médico-hospitalar.

A presença dos jovens es- tagiários, alunos universitários de importantes Instituições de Ensino Superior, é uma oportunidade de apre- sentar para o ambiente acadêmico, as atividades desenvolvidas pela MB em uma operação de grande vulto.

N

os dias 9 e 10 de julho, foi realiza- da a travessia entre as cidades de Furcy e Jacmel, uma região montanhosa localizada ao sul do país, onde se situa o pico culminante do Haiti, o Monte La Selle. O evento foi idealizado pela Embaixatriz Roseana T. Aben-Athar Kipman, fi cando o Destacamento de Se- gurança em Embaixadas (DstSegEmb) – Haiti responsável por seu planejamen- to, operacionalização e execução, com o intuito de coroar o último ano do casal Embaixador e Embaixatriz no Haiti.

Esse evento foi o primeiro realizado com esse intuito e faz recordar seus tempos de

escotismo, movimento que integram desde 1964 e 1969, respectivamente, atividade na qual se conheceram e seguem sendo membros ativos até a data de hoje.

A travessia durou dois dias com ob- jetivo de transpor uma distância de 60 km entre as duas cidades. Participaram desta caminhada a Senhora Embaixa- triz, seu neto Felippe e militares do DstSegEmb – Haiti. Foi indispensável para o sucesso da ação, o apoio logístico

propiciado pelo GptOpFuzNav-Haiti, que além de um enfermeiro forneceu o material de estacionamento.

Os Fuzileiros Navais do DstSegEmb – Haiti estão prontos para desempenhar a sua atividade fi m: segurança para promover uma fl uida interação entre os militares, os diplomatas e demais funcionários. É nesse clima agradável e de respeito que são realizadas as tarefas transformando-os em uma grande família.

(9)

Jul/Ago/Set - 2010

FUZILEIROS NAVAIS DA NAMÍBIA CONCLUEM

ESTÁGIO BÁSICO DE INSTRUTORES DE RECRUTAS

N

o dia 01 de julho foi realizada a cerimônia de encerramento do segundo Estágio Básico de Instru- tores de Recrutas Fuzileiros Navais da Namíbia, concluído no dia 18 de junho.

Presidida pelo CDR Lazarus Erastus, Comandante do Marine Corps Battalion, a formatura contou com a presença dos instrutores Fuzileiros Navais brasileiros e namibianos, que serão instrutores de recrutas no ano de 2010, da Banda de

Música e Coro do Corpo de Fuzileiros Navais da Namíbia. Durante a cerimônia os instrutores brasileiros fi zeram a entrega dos distintivos de instrutor e dos certifi - cados de conclusão do estágio aos novos instrutores. O Encarregado do Grupo de Apoio Técnico de Fuzileiros Navais - GAT-FN participou com a entrega de prêmios aos primeiros colocados.

Após a conclusão do estágio, os no- vos instrutores de recrutas serão empre- gados na condução do segundo Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais da Marinha da Namíbia.

Ainda, no dia 26 de julho, o Encarre- gado do GAT-FN entregou formalmente ao Comandante da Marinha da Namíbia o “Cerimonial da Marinha da Namíbia”, publicação elaborada e revisada em um trabalho conjunto por integrantes do GAT-FN e militares da Marinha Namibiana baseado no Cerimonial da Marinha do Brasil.

D

ando continuidade ao planeja- mento, teve início, no dia 11 de agosto de 2010, no Centro de Instru- ção de Fuzileiros Navais de Rooikop, em Walvis Bay, Namíbia, o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais da Namíbia 2010, visando a formação de 126 SD-FN, com previ- são de término para dezembro deste

mesmo ano.

A equipe de instrutores brasilei- ros, chefi ada pelo CC(FN) Henrique Amaral, conta com 10 praças instru- tores, que terão como tarefa conduzir e apoiar o desenvolvimento do curso e certifi car o correto andamento das instruções e aulas que serão proferidas aos recrutas namibianos.

Certos do cumprimento de tão im- portante atividade, os militares com- ponentes do Grupo de Apoio Técnico de Fuzileiros Navais - GAT-FN assessora- rão os representantes da Marinha da Namíbia com o máximo de empenho e com a mesma dedicação empregada na formação dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

INSTRUTORES DO CFN CONDUZEM CURSO DE FORMAÇÃO

DE SOLDADOS FUZILEIROS NAVAIS DA NAMÍBIA-2010

(10)

Jul/Ago/Set - 2010

MARINHA DO BRASIL HOMENAGEIA 24ª CONFERÊNCIA

NAVAL INTERAMERICANA COM PARADA APÓS O PÔR-DO-SOL

F

oi realizada na noite de 15 de setembro, na Fortaleza de São José, a Parada Após o Pôr-do-Sol, em homenagem a 24ª Conferência Naval Interamericana (CNI).

A Parada Após o Pôr-do-Sol sinte- tiza a disciplina e habilidade dos Fuzi- leiros Navais – marinheiros de terra e

soldados do mar – no manuseio do fuzil e na demonstração de marcialidade da tropa, além das apresentações das Bandas Marcial e Sinfônica.

O evento contou com a presença do Comandante da Marinha, Almi- rante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto e do Comandante-Geral

do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante-de-Esquadra (FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro. A apresen- tação foi assistida por representantes dos 19 países integrantes da CNI, o mais importante fórum entre as Ma- rinhas americanas, sobre assuntos ligados ao mar.

ComDivAnf ORGANIZA COMPETIÇÃO DE TIRO PARA VETERANOS DO CFN

N

o dia 10 de julho de 2010, no Complexo de Estandes de Tiro da Força de Fuzileiros da Esquadra, foi realizada a Competição de Tiro para Veteranos do CFN – 2010. O evento contou com a participação de dezesseis veteranos da Associação de Veteranos do CFN (AVCFN).

O Tiro está intimamente ligado ao Fuzileiro Naval, que o pratica ao longo de toda sua carreira. Por esta razão, a Divisão Anfíbia escolheu essa atividade, por meio da organiza- ção de uma competição de tiro, para homenagear os Veteranos do CFN, de forma que pudessem sentir novamente importantes emoções do seu tempo no serviço ativo, possibilitando co- nhecer e praticar com algumas armas e equipamentos dos mais modernos utilizados na Marinha do Brasil e proporcionando-lhes bons momentos de convívio com seus companheiros da ativa, reforçando importantes laços de amizade, companheirismo e inte- gração da Família Naval.

O evento teve a seguinte programação:

-Instrução Preparatória para o Tiro (IPT)

- prova de Fuzil de Serviço M16 A2 a 200m (vinte disparos) - Estande de fuzil;

- experiência com Fuzil de Precisão Sniper a 300m - Estande de fuzil;

- experiência com Carabina de Pres- são a 25m - Estande de familiarização;

- experiência com o Fuzil M16 A2 com luneta; e

- visita às novas instalações do Com- plexo de Estandes de Tiro da FFE.

A coordenação técnica fi cou sob res- ponsabilidade do CMG (RM1) Fernando Lessa Gomes, ofi cial contratado pela Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador (BFNIG) como prestador de

Tarefa por Tempo Certo (TTC), em razão de seus atributos técnicos individuais (atirador olímpico em Moscou – 1980 e recordista das Forças Armadas), possuin- do Cursos de Técnico de Tiro no Exército dos Estados Unidos e na “Deutscher Shützenbund” em Berlim, Alemanha.

Ao término do evento, foram ofere- cidos prêmios aos três primeiros coloca- dos (resultados mais altos) na prova de Fuzil de Serviço M16A2 e lembranças aos demais participantes, seguido de almoço oferecido pelo Comando da Divisão Anfíbia, servido na área de lazer da BFNIG.

(11)

Jul/Ago/Set - 2010

A

Marinha do Brasil (MB) realizou no dia 17 de agosto, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), a cerimônia de jura- mento à Bandeira e de formatura de 23 militares atletas de alto rendimento do esporte brasileiro, que, agora incor- porados à instituição, farão parte das equipes esportivas que disputarão os 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011.

Os atletas passaram por um período de Estágio de Aprendizagem Técnico, no CEFAN, para adaptação à vida militar, em que os alunos tiveram contato com as disciplinas de ordem unida, treinamento físico-militar, for- mação militar-naval e preparação para o serviço, informações acadêmicas inerentes e indispensáveis à carreira naval. Durante o Estágio os atletas aprendem e compreendem a importân- cia de trabalhar e estudar em equipe, características presentes no cotidiano da vida do marinheiro.

CEFAN FORMA NOVOS MILITARES ATLETAS BRASILEIROS

Nesta turma, a 5ª formada pela MB, encontram-se nomes já conhe- cidos do esporte brasileiro. Entre eles, a judoca Edinanci Silva, que disse estar completamente adaptada à vida militar: “No início, achei que não aguentaria a rotina imposta no curso de formação, mas agora, após quatro semanas de treinamentos in-

tensos, sinto-me totalmente adaptada e enquadrada à hierarquia e à disci- plina da Marinha. Agora, só quero saber de aproveitar essa excelente estrutura para dar sequência aos meus treinamentos e obter bons resultados nas competições que participarei, principalmente os 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011”.

C

omo parte das comemorações alu- sivas ao transcurso da Data Magna da Marinha, o Batalhão de Operações Ribeirinhas realizou, no dia 13 de junho, a XVIII Corrida Rústica Batalha Naval do Riachuelo.

A corrida, que foi realizada em um percurso de 9,2 km, congregou um

público estimado em 3.000 pessoas, sendo 1.148 atletas civis e militares. A disputa pelas principais colocações foi atentamente acompanhada pelo público presente, que teve também a oportu- nidade de conhecer alguns dos meios e equipamentos militares empregados pela MB na região.

Além das premiações por faixas etá- rias de ambos os sexos, os participantes do evento concorreram ao sorteio de brindes, oferecidos pelos patrocinadores.

Os prêmios dos primeiros colocados foram entregues pelo Exmo. Sr. Vice-Al- mirante José Geraldo Fernandes Nunes, Comandante do 9º Distrito Naval.

BtlOpRib COMEMORA DATA MAGNA DA MARINHA

COM A XVIII CORRIDA RÚSTICA

(12)

Jul/Ago/Set - 2010

O

Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) realizou, no dia 18 de julho, a oitava edição de sua regata com o patrocínio da Petrobrás Distribuidora, no Estádio de Remo da Lagoa. O evento contou com a participação de diversos clubes de remo fl uminense e Organizações Militares.

Além das provas, o público que compareceu ao local pôde observar o mostruário de equipamentos e viaturas

CFN ORGANIZA VIII REGATA DE REMO ESCALER

operativas do CFN, como os moder- nos carros PIRANHA IIIC, veículos utilizados, atualmente, na missão de paz da Organização das Nações Unidas no Haiti. Pela primeira vez, o Centro de Reparos e Suprimentos Espe- ciais do CFN participou com

um stand equipado com meios de multimídia para demonstração de

seu trabalho e produtos.

Também participou da exposição, o acervo do Museu do CFN, que ex- pôs uniformes históricos, itens anti- gos que fizeram parte da equipagem dos Fuzileiros Navais de outrora e painéis relatando a história

da instituição.

Foi uma manhã de domingo com muitas atrações para a família

naval, com atividades para as crianças que se entretiveram com os brinquedos monta- dos especialmente para elas, além de saborear um delicioso lanche.

A fi nalidade desta Regata é divul- gar a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais junto à sociedade, por intermédio da modalidade es- portiva que valoriza os aspectos da tenacidade, liderança e vigor físico, aspectos esses inerentes às atividades dos Fuzileiros Navais.

A

Escola Naval, por meio dos Aspiran- tes do Grêmio 1808, realizou, no dia 4 de julho de 2010, o XVI RAID NAVAL na cidade de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.

O Raid Naval foi a primeira corrida de aventura realizada no Brasil que se tem notícia. Tem o propósito de incentivar a prática do esporte de aventura e propor- cionar um desafi o diferente, com muita adrenalina, espírito de equipe, sacrifício, capacidade de decisão e resistência física.

Nessa edição, o RAID foi composto pelas seguintes provas: natação (1km), ca- noagem (5km), orientação (3km) e corrida (10km), tendo como participantes duplas formadas por ofi ciais, aspirantes e praças da Escola Naval, assim como ofi ciais dos Batalhões de Infantaria de Fuzileiros Navais e alunos do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA).

Foram 27 duplas participantes, as quais tiveram que superar, além das duplas adversárias, o sol forte e um terreno com muitos aclives, tornando esse evento uma

prova de supera- ção dos limites físicos dos atletas.

Com início às 8h, a primeira du- pla a completar o

XVI RAID NAVAL foi composta pelos Asp (FN) Wailante e Asp Thomaz, com tempo total de 03h06min52s, cuja liderança se deu do início ao fi m da competição; as duplas compostas pelos Asp Selvatici e Asp Adreani, com tempo total de 03h23min22s, e Asp Onílio e Asp Adrião, com tempo total de 03h26min48s, souberam tirar proveito da prova de orientação, para então assumirem, respectivamente, as posições de segundo e de terceiro lugar no pódio.

O evento foi patrocinado pela Petrobrás Distribuidora e contou com o apoio do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, da Força Aeronaval, do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, do Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais, do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros

Navais, do Batalhão de Comando e Con- trole de Fuzileiros Navais, da Prefeitura de Arraial do Cabo e da Agência de Cabo Frio, tendo, ainda, a cobertura da mídia local.

CGCFN AP0IA REALIZAÇÃO DO

XVI RAID NAVAL DA ESCOLA NAVAL

Referências

Documentos relacionados

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

Para se elaborar bons itens, Fontanive (2005) destaca como essenciais os seguintes aspectos: (a) o item deve ter exatidão de conteúdo, ou seja, não pode haver erros

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no