• Nenhum resultado encontrado

Esse gás, cuja fórmula molecular é, foi empregado como arma durante a Guerra Mundial.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Esse gás, cuja fórmula molecular é, foi empregado como arma durante a Guerra Mundial."

Copied!
62
0
0

Texto

(1)
(2)

Prof. Guilherme Vargas Página 1

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

1) (Unesp 2021)

São consequências do fenômeno apresentado no esquema:

a) a concentração de enxofre na forma de piroclastos na estratosfera e o aumento prolongado da temperatura nas superfícies.

b) a interrupção na reação química do oxigênio com os gases nobres e o desequilíbrio biogeográfico em ecossistemas costeiros.

c) a ionização de átomos de nitrogênio na termosfera e a perda do equilíbrio isostático na crosta continental.

d) a maior absorção da radiação ultravioleta por superfícies e a contaminação em microescala de correntes de ar convectivas.

e) a formação de compostos de enxofre prejudiciais aos seres vivos e a diminuição da temperatura local pela reflexão da luz solar.

2) (Unesp 2021) Analise a fórmula que representa a estrutura do gás conhecido como gás mostarda, substância capaz de causar sérias lesões na pele.

Esse gás, cuja fórmula molecular é __________, foi empregado como arma __________ durante a __________ Guerra Mundial.

As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:

a) C H C S4 42 – química – Primeira.

b) C H C S4 82 – química – Segunda.

c) C H C S4 82 – química – Primeira.

d) C H C S4 42 – biológica – Segunda.

e) C H C S4 82 – biológica – Primeira.

3) (Unesp 2021) Os seres vivos contribuem para a ciclagem do carbono na natureza por meio da oxidação ou redução desse elemento químico presente em moléculas orgânicas ou inorgânicas. As equações das reações químicas a seguir remetem a processos biológicos que convertem compostos de carbono.

(3)

Prof. Guilherme Vargas Página 2

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

Nessas reações químicas, o carbono é reduzido com menor transferência de elétrons na a) quimiossíntese.

b) fotossíntese.

c) respiração celular.

d) fermentação alcoólica.

e) fermentação acética.

4) (Unesp 2021) Funcionamento de uma folha artificial

As folhas artificiais estão entre as tecnologias mais promissoras para um mundo mais limpo, pois podem tanto capturar o dióxido de carbono da atmosfera quanto transformá-lo em combustíveis limpos, além de gerar energia sob outras formas.

Essas folhas biomiméticas convertem o dióxido de carbono em combustível e decompõem a água em oxigênio e hidrogênio, tudo isso usando energia solar. Os dois processos ocorrem simultaneamente, mas um de cada lado de uma célula fotovoltaica: o oxigênio é produzido no lado “positivo” da célula e o combustível é produzido no lado “negativo”.

(www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.) Comparando o processo de fotossíntese natural com o executado pelas folhas artificiais, constata-se que ambos

a) são processos exotérmicos.

b) dependem da ação da clorofila.

c) funcionam como pilhas eletroquímicas.

d) têm os mesmos reagentes e produtos.

e) envolvem transferência de elétrons.

5) (Enem digital 2020) A rotação de culturas, juntamente com a cobertura permanente e o mínimo revolvimento do solo, compõem os princípios básicos do sistema de plantio direto. O aumento da diversidade biológica do solo contribui para a estabilidade da produção agrícola por causa de diversos fatores, entre eles o processo de fixação biológica de nitrogênio, realizado por bactérias.

FRANCHINI, J. C. et al. Importância da rotação de culturas para a produção agrícola sustentável no Paraná. Londrina: Embrapa Soja, 2011 (adaptado).

Nesse processo biológico, ocorre a transformação de a) N em 2 NH . 3

b) NO3 em N . 2

c) NH em 3 NH .4+ d) NO2 em NO .3

e) NH4+ em NO .2

6) (Unicamp 2020) As concentrações de arsênio no oceano se alteraram ao longo do tempo geológico. No período Pré-Cambriano, os oceanos receberam grandes quantidades de arsênio, em consequência do intemperismo de minerais continentais de sulfeto de arsênio. Recentemente foram identificados micro-organismos com expressão proteica das enzimas arsenito oxidase e arsenato redutase no Oceano Pacífico Norte Oriental, nas zonas deficientes de oxigênio em regiões pelágicas, sugerindo que a comunidade microbiológica é capaz de utilizar arsênio para respiração celular.

(Fonte: Jaclyn Saunders e outros, PNAS, Washington, v. 116, n. 20, p. 9925-9930, maio 2019.) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas frases a seguir.

(4)

Prof. Guilherme Vargas Página 3

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

Assim como as formas oxidadas de nitrogênio e enxofre, o arsênio pode ser utilizado como aceptor (i) __________ na respiração celular desses micro-organismos nas zonas deficientes de oxigênio. No período (ii) __________, surgiram as cianobactérias, os primeiros seres fotossintetizantes.

a) (i) final de elétrons; (ii) arqueano.

b) (i) intermediário de elétrons; (ii) arqueano.

c) (i) final de elétrons; (ii) fanerozoico.

d) (i) intermediário de elétrons; (ii) fanerozoico.

7) (Enem PPL 2020) Tanto a conservação de materiais biológicos como o resfriamento de certos fotodetectores exigem baixas temperaturas que não são facilmente atingidas por refrigeradores. Uma prática comum para atingi-las é o uso de nitrogênio líquido, obtido pela expansão adiabática do gás N , 2 contido em um recipiente acoplado a um êmbolo, que resulta no resfriamento em temperaturas que chegam até seu ponto de liquefação em 196 C.− ° A figura exibe o esboço de curvas de pressão em função do volume ocupado por uma quantidade de gás para os processos isotérmico e adiabático. As diferenças entre esses processos podem ser identificadas com base na primeira lei da termodinâmica, que associa a variação de energia interna à diferença entre o calor trocado com o meio exterior e o trabalho realizado no processo.

A expansão adiabática viabiliza o resfriamento do N porque 2

a) a entrada de calor que ocorre na expansão por causa do trabalho contribui para a diminuição da temperatura.

b) a saída de calor que ocorre na expansão por causa do trabalho contribui para a diminuição da temperatura.

c) a variação da energia interna é nula e o trabalho é associado diretamente ao fluxo de calor, que diminui a temperatura do sistema.

d) a variação da energia interna é nula e o trabalho é associado diretamente à entrada de frio, que diminui a temperatura do sistema.

e) o trabalho é associado diretamente à variação de energia interna e não há troca de calor entre o gás e o ambiente.

8) (Unicamp 2020) O CO dissolvido em bebidas carbonatadas, como refrigerantes e cervejas, é o 2 responsável pela formação da espuma nessas bebidas e pelo aumento da pressão interna das garrafas, tornando-a superior à pressão atmosférica. O volume de gás no “pescoço” de uma garrafa com uma bebida carbonatada a 7 C° é igual a 24 ml, e a pressão no interior da garrafa é de 2,8 10 Pa.× 5 Trate o gás do

“pescoço” da garrafa como um gás perfeito. Considere que a constante universal dos gases é de aproximadamente 8 J mol K⋅ e que as temperaturas nas escalas Kelvin e Celsius relacionam-se da forma

T(K) 0( C) 273.= ° + O número de moles de gás no “pescoço” da garrafa é igual a a) 1,2 10 .× 5

b) 3,0 10 .× 3

c) 1,2 10 .× 1 d) 3,0 10 .× 3

9) (Enem digital 2020) As populares pilhas zinco-carbono (alcalinas e de Leclanché) são compostas por um invólucro externo de aço (liga de ferro-carbono), um ânodo (zinco metálico), um cátodo (grafita) e um eletrólito (MnO mais 2 NH Cℓ4 ou KOH), contido em uma massa úmida com carbono chamada pasta

(5)

Prof. Guilherme Vargas Página 4

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

eletrolítica. Os processos de reciclagem, geralmente propostos para essas pilhas usadas, têm como ponto de partida a moagem (trituração). Na sequência, uma das etapas é a separação do aço, presente no invólucro externo, dos demais componentes.

Que processo aplicado à pilha moída permite obter essa separação?

a) Catação manual b) Ação de um eletroímã c) Calcinação em um forno

d) Fracionamento por densidade e) Dissolução do eletrólito em água

10) (Unesp 2021) Analise o diagrama, que representa as fases da água conforme as condições de pressão e temperatura.

Um dos métodos de conservação de alimentos, conhecido como liofilização, consiste em congelar toda a água neles presente e fazê-la sublimar, ou seja, passar diretamente para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. São condições de temperatura e pressão em que há possibilidade de ocorrer a sublimação da água:

a) temperatura superior a 374 C° e pressão superior a 22.100 kPa.

b) temperatura igual a 300 C° e pressão superior a 0,61 kPa.

c) temperatura inferior a 0,0025 C° e pressão superior a 101,3 kPa.

d) temperatura igual a 0,01 C° e pressão igual a 0,61 kPa.

e) temperatura inferior a 0,0025 C° e pressão inferior a 0,61 kPa.

11) (Unicamp 2021) No início da pandemia da Covid-19, houve escassez de máscaras de proteção.

Muitas pessoas passaram a fabricar suas próprias máscaras com tecidos comuns. Seriam essas máscaras caseiras tão eficientes quanto a máscara recomendada, a N95? Um estudo avaliou a eficiência de alguns tecidos na filtração de partículas de 10 nm a 10 m,μ faixa de tamanho importante para a transmissão de vírus baseada em aerossóis, e que compreende a faixa do novo coronavírus (20 250 nm).− Algumas informações obtidas pelos pesquisadores encontram-se nos gráficos a seguir.

(6)

Prof. Guilherme Vargas Página 5

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

Com base nessas informações, é correto afirmar que a eficiência na filtração de uma máscara caseira é sempre

a) maior para partículas abaixo de 300 nm quando uma única camada de qualquer tecido é usada.

b) menor para partículas abaixo de 300 nm quando uma única camada de qualquer tecido é usada.

c) maior que a da N95 para a faixa do novo coronavνrus, desde que se use uma camada dupla de diferentes tecidos.

d) menor que a da N95 para a faixa do novo coronavírus, mesmo que se use uma camada dupla de diferentes tecidos.

12) (Fuvest 2021) A destilação é um processo utilizado para separar compostos presentes em uma mistura com base nas suas propriedades físicas como, por exemplo, a diferença de temperatura de ebulição, a uma dada pressão, entre os componentes da mistura.

Recentemente esse termo passou a figurar em estudos de poluição ambiental, nos quais o termo

“destilação global” é utilizado para explicar a presença de compostos voláteis, como os pesticidas organoclorados, em águas e gelos de regiões polares, ainda que estes compostos nunca tenham sido produzidos ou utilizados nessas regiões. Com base no princípio da técnica da destilação, como pode ser explicada a presença desses pesticidas na Antártica e no Ártico?

a) Eles são destilados nas águas aquecidas dos oceanos e levados pelas correntes marinhas para as regiões polares, onde se precipitam devido às águas frias dessas regiões.

b) Eles evaporam nas regiões mais quentes e são levados pelas correntes atmosféricas para regiões mais frias como os polos, onde se condensam e voltam para a superfície.

c) Após destilados, eles se tornam resistentes à degradação, de forma que alcançam todo o planeta, pela ação de correntes marinhas, inclusive as regiões polares.

d) Os pesticidas organoclorados destilados, por conta da eletronegatividade dos átomos de cloro, têm afinidade com o gelo, o que faz com que eles se acumulem na Antártica ou no Ártico.

e) Por serem hidrofílicos, eles são condensados juntamente com a água nas regiões quentes do planeta e se precipitam nos polos juntamente com o gelo.

13) (Unicamp 2021) Imagine-se como um dos coautores de um trabalho científico sobre a capacidade de dessalinização de fibras de carbono poroso (PCF). Ao revisar os dados da pesquisa, você observa que os resultados apresentados no gráfico a seguir estão consistentes para MgCℓ2 e CaC ,ℓ2 do ponto de vista do conhecimento químico.

(7)

Prof. Guilherme Vargas Página 6

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

No entanto, você também observa no gráfico que a apresentação dos dados está Massas molares em g mol :1 Na 23; Mg 24; C= = ℓ=35,5; K =39; Ca 40.= a) inconsistente para NaC ,ℓ mas consistente para KC .ℓ

b) inconsistente para KC ,ℓ mas consistente para NaC .ℓ c) inconsistente para NaCℓ e KC .ℓ

d) consistente para NaCℓ e KC .ℓ

14) (Unioeste 2021) As substâncias químicas podem ser representadas por fórmulas. Desta maneira, as fórmulas das substâncias químicas cloreto de potássio, hidróxido de cálcio, ácido clorídrico e dióxido de carbono são respectivamente:

a) PC , Ca(OH) , HCℓ3 2 ℓ e CO . 2 b) KC , Ca(OH) , HCNℓ 2 e CO.

c) KC , Ca(OH) , HCℓ 2 ℓ e CO . 2

d) PtC , Ca(OH) , HCℓ2 3 ℓ e CO . 2 e) KC , CaOH, HC Oℓ ℓ e C O. 2

15) (Unesp 2021) A decomposição por aquecimento a seco de uma amostra em pó de certo mineral de cobre produziu 1,59 g de óxido de cobre(II), 0,18 g de vapor de água e 0,44 g de dióxido de carbono gasoso. A fórmula mínima desse mineral é:

Dados: Cu 63,5; O 16; H 1; C 12.= = = = a) Cu H CO 2 2 5

b) Cu H C O 2 2 2 5

c) CuHCO 2 d) Cu H C O 2 2 2 3

e) CuHCO

16) (Famerp 2021) O iodo é um elemento relativamente raro, cuja forma elementar (I ) é produzida a 2 partir de suas espécies iônicas encontradas na natureza. As algas marinhas e as águas-mães do processamento do salitre do Chile são fontes naturais de íons iodeto (I ) e iodato (IO ),3 respectivamente.

A conversão desses íons em iodo molecular ocorre de acordo com as equações 1 e 2.

Equação 1:

2 2

2 2 4 2 2 4

MnO +2 KI 2 H SO+ →Mn ++ +I 2 K++2 H O 2 SO+ Equação 2:

3 3 2 24 2

2 IO+5 NaHSO → +I 5 Na++3 H++5 SO +H O

De acordo com os processos descritos, o elemento iodo sofre a) redução na equação 1 e oxidação na equação 2.

b) oxidação em ambas as equações.

c) redução em ambas as equações.

d) oxirredução apenas na equação 1.

e) oxidação na equação 1 e redução na equação 2.

17) (Unesp 2021) As bacteriorrizas são exemplos de associações simbióticas entre bactérias e raízes de plantas leguminosas. Essas bactérias fixam o nitrogênio atmosférico (N ), transformando-o em amônia 2

(NH ). Nessa transformação, o número de oxidação do elemento nitrogênio é alterado de 3 a) +2 para –3, sendo reduzido.

b) +2 para +1, sendo reduzido.

c) 0 para +3, sendo oxidado.

d) 0 para +1, sendo oxidado.

e) 0 para –3, sendo reduzido.

18) (Fuvest 2021) No fragmento a seguir, o autor explora conceitos químicos na forma de poesia:

Químico apaixonado

(8)

Prof. Guilherme Vargas Página 7

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

1 Sua presença é "C H OH2 5 ( ) +3 O2(g)→2 CO2(g)+3 H O "2 ( ) de sentimento 2 É explosão de "C H O6 12 6(aq)+6 O2(g) →6 CO2(g)+6 H O2 ( ) +ATP"

3 É de pensamento

4 Sinergia

5 Sua ausência, meu desalento

6 "4 Fe(s)+3 O2(g) →2 Fe O2 3(s)" o meu ser 7 Um modelo incompleto,

8 Impede-me de viver 9 Morte em pleno deserto.

Wilmo Ernesto Francisco Junior, Ciência em prosa e verso - Acepipes para quem ousa gostar (ou ensinar), 2018 (adaptado), apud Lopes, MJ.M. Dissertação de Mestrado, 2019. Disponível em http://www.repositorio.ufal.br/.

Sobre os conceitos mencionados, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A equação química mostrada na linha 2 pode ser associada à liberação de energia, pois corresponde à reação de fotossíntese com consumo de gás carbônico.

II. A equação química apresentada na linha 6 representa uma reação na qual o número de oxidação das espécies é alterado, sendo associada a corrosão.

III. O modelo incompleto referido na linha 7 refere-se ao proposto por Thomson, que identificava a presença de partículas com carga negativa dentro de uma esfera.

Está correto o que se afirma no(s) item(ns):

a) I, apenas.

b) II, apenas. c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas. e) I, II e III.

19) (Unesp 2021) Analise as reações.

Reação 1 – Obtenção de água sanitária

2(g) (aq) (aq) (aq) 2 ( )

Cℓ +2 NaOH →NaC Oℓ +NaCℓ +H O Reação 2 – Reação de carga de uma bateria chumbo/ácido

4(s) 2 ( ) (s) 2(s) 2 4(aq)

2 PbSO +2 H O →Pb +PbO +2 H SO Reação 3 – Combustão de magnésio metálico

(9)

Prof. Guilherme Vargas Página 8

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

(s) 1 2(g) (s)

Mg O MgO

+2 →

Reação 4 – Obtenção de cal

3(s) (s) 2(g)

CaCO →CaO +CO

São exemplos de oxirredução, que apresentam um reagente atuando simultaneamente como oxidante e redutor, as reações

a) 1 e 3.

b) 2 e 3. c) 1 e 4.

d) 2 e 4. e) 1 e 2.

20) (Unesp 2021) Um professor de química fez uma demonstração em que produziu hidrogênio gasoso (H ) pela reação, a quente, de ácido clorídrico (HC )2 ℓ com 6,75 g de alumínio sólido (A )ℓ sob forma de folhas amassadas.

A equação que representa essa reação é:

(s) (aq) 3(aq) 3 2(g)

A 3 HC A C H

+ → +2

ℓ ℓ ℓ ℓ

Considere que o hidrogênio seja um gás ideal, que a massa molar do alumínio seja 27 g mol e que 3 3

1L 10= m . Adote para a constante universal do gases o valor R 8 J (mol K).= ⋅ Supondo que todo o gás hidrogênio produzido nessa reação seja armazenado a uma temperatura constante de 27 C° em um recipiente rígido de volume 10 L, a quantidade de hidrogênio produzida nessas condições ficaria submetida a uma pressão de

a) 6 10 N m .× 4 2 b) 8 10 N m .× 4 2

c) 5 10 N m .× 4 2 d) 9 10 N m .× 4 2

e) 4 10 N m .× 4 2

21) (Unicamp 2021) A remoção de sulfeto de hidrogênio presente em amostras de biogás é essencial, já que ele é altamente corrosivo para tubulações metálicas. A queima desse H S também é muito 2 prejudicial ao meio ambiente, pois leva à formação de dióxido de enxofre. Um estudo de 2014 sugere que a remoção do H S pode ser realizada pelo uso de esponjas de óxido de ferro, que reage com esse gás, mas 2 pode ser regenerado. Segundo o estudo, no dispositivo utilizado, 1,00 kg de óxido de ferro foi capaz de remover entre 0,200 e 0,716 kg de sulfeto de hidrogênio. Considere que apenas a reação abaixo equacionada esteja ocorrendo nessa remoção.

2 3(s) 2 (g) 2 3(g) 2 ( )

Fe O +3 H S →Fe S +3 H O

(10)

Prof. Guilherme Vargas Página 9

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

A partir desses dados, pode-se afirmar que, na condição de remoção máxima de sulfeto de hidrogênio relatada no estudo,

Massas molares (g mol ) :1 Fe 56, H 1, O 16= = = e S 32.=

a) restaram cerca de 33% de óxido de ferro para reagir, tomando por base a estequiometria da equação química fornecida.

b) restaram cerca de 67% de óxido de ferro para reagir, tomando por base a estequiometria da equaçăo química fornecida.

c) foi removida uma quantidade maior de H S que a prevista pela estequiometria da equação química 2 fornecida.

d) as quantidades reagiram na proporção estequiométrica da equação química fornecida.

22) (Unicamp 2021) O Brasil é líder mundial na produção do etanol, que substitui grande parte da gasolina. Um dos fatores a considerar nessa substituição é a geração de CO no processo global de 2 produção e uso. O impacto na etapa final de uso pode ser avaliado por um cálculo simplificado. Por exemplo, um carro médio consome 1.000 g de etanol combustível ou 700 g de gasolina comercial para percorrer 10 km. Nessas condições, a queima de 700 g de gasolina comercial leva à formação de 1.962 g de CO . Assim, nas condições apresentadas, a diferença em massa de dióxido de carbono emitido na 2 combustão, quando se substitui a gasolina comercial por etanol combustível, é de aproximadamente

Dados: 1.000 gramas de etanol combustível apresentam 940 g de etanol e 60 g de água; massas molares (g mol ) :1 C H O 46; CO2 6 = 2 =44.

a) 164 g; a relação estequiométrica C H O : O é de 2 6 2 1: 3,5.

b) 49 g; a relação estequiométrica C H O : O é de 1: 3. 2 6 2 c) 164 g; a relação estequiométrica C H O : O é de 2 6 2 1: 3.

d) 49 g; a relação estequiométrica C H O : O é de 2 6 2 1: 3,5.

23) (Fuvest 2021)

O meme acima brinca com conceitos de química em um jogo popular, cujo objetivo é que os jogadores descubram o impostor entre os tripulantes de naves e estações espaciais. Nele um dos elementos é considerado o impostor por sua característica química diferente.

Nesse contexto, é correto afirmar que o impostor seria o elemento:

a) H, por ser um elemento com grande tendência a fazer ligação covalente em uma família com tendência a fazer ligação iônica.

(11)

Prof. Guilherme Vargas Página 10

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

b) Na, por ser o único que pode ser obtido em sua forma metálica, ao contrário dos demais membros da família, que formam apenas óxidos.

c) K, por ter raio atômico atipicamente grande, sendo maior do que os elementos abaixo dele na tabela periódica.

d) Cs, por pertencer à família 2 da tabela periódica, enquanto os demais pertencem à 1, formando cátions +2.

e) Fr, por reagir violentamente com a água, devido ao seu pequeno raio atômico, liberando muito calor, diferentemente dos demais elementos da família.

24) (Unicamp 2021) A pressão insuficiente, em excesso ou desigual entre os pneus coloca em risco a segurança na condução e afeta o rendimento do veículo. Pensando nisso, numa manhã fria (10 C),° um motorista efetuou corretamente a calibração dos pneus do seu carro para 29 e 31 psi, seguindo a tabela de calibragem dos pneus no manual do fabricante, como indica a figura a seguir. Ao meio-dia, chegou ao seu destino e, após um período de descanso, carregou o carro com lotação máxima.

Considerando que a temperatura ambiente naquele momento era de 30 C,° o motorista certamente precisaria

Dados: T K 273 t C;= + ° desconsiderar a variação no volume dos pneus; o sensor de pressão não indica variações menores que 1psi.

a) encher os pneus dianteiros e traseiros.

b) encher os pneus dianteiros e esvaziar os traseiros.

c) encher apenas os pneus traseiros.

d) encher apenas os pneus dianteiros.

25) (Famerp 2021) O oxigênio é o produto gasoso da reação de decomposição do clorato de potássio (KC O ),ℓ 3 de acordo com a equação:

3 2

2 KC Oℓ →2 KCℓ+3O

Considerando a constante universal dos gases igual a 0,082 atm L mol⋅ ⋅ 1⋅K ,1 o volume de gás oxigênio produzido na decomposição de 0,5 mol de clorato de potássio a 1 atm e 400 K é igual a

a) 32,8 L.

b) 24,6 L.

c) 49,2 L.

d) 67,2 L.

e) 98,4 L.

26) (Unicamp 2021) “Hospital Municipal de Juruti (PA) recebe mais de 70 cilindros de oxigênio para tratar pacientes com Covid-19” (site G1, 01/06/2020). A oxigenoterapia é indicada para todos os pacientes graves, inicialmente variando de 5 a 10 L de O min. Para uma vazão constante e máxima na faixa 2 considerada, o cilindro de cada paciente deverá, necessariamente, ser trocado após aproximadamente Dados: volume interno do cilindro 50 L;= volume aproximado do gás a 1 atm de pressão em cada cilindro

10 m ;3

= pressão inicial no cilindro ~ 200 atm.=

(12)

Prof. Guilherme Vargas Página 11

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

a) 17 horas de uso, sendo o volume de gás restante no cilindro igual a 50 L e a pressão 1 atm.

b) 33 horas de uso, sendo o volume de gás restante no cilindro igual a 50 L e a pressão 0 atm.

c) 33 horas de uso, sendo o volume de gás restante no cilindro igual a 0 L e a pressão 0 atm.

d) 17 horas de uso, sendo o volume de gás restante no cilindro igual a 0 L e a pressão 1 atm.

27) (Unicamp 2021) O Brasil ardeu em chamas em 2020. Muitas soluções foram propostas, incluindo o uso do “boi bombeiro”, porém nem todas eliminam de fato um dos três componentes que mantêm o fogo:

calor, combustível e comburente. A figura a seguir representa três ações de bombeiros para extinguir o fogo.

Nas alternativas a seguir, o componente ausente no triângulo representa o componente eliminado pela ação dos bombeiros para a extinção do fogo. Assinale a alternativa que apresenta a correlação adequada entre as ações A, B e C e o componente eliminado do triângulo do fogo em cada ação, respectivamente.

a)

b)

c)

(13)

Prof. Guilherme Vargas Página 12

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

d)

28) (Famerp 2021) Considere as substâncias a seguir.

A substância que consome a menor quantidade de oxigênio em sua combustão completa é a) o álcool.

b) o ácido carboxílico. c) o alceno.

d) o alcano. e) o aldeído.

29) (Unioeste 2021) O etanol é utilizado como combustível e também como aditivo na gasolina. Faça o balanceamento da equação da combustão do etanol, de modo a determinar os coeficientes estequiométricos abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

2 6 2 2 2

x C H O y O+ →z CO +w H O a) x 1; y 2; z 2; w= = = =3.

b) x 1; y 3; z 2; w= = = =3.

c) x 2; y 2; z 4; w= = = =3.

d) x 2; y= =4; z 2; w= =3.

e) x 2; y 3; z 1; w= = = =2.

30) (Famerp 2021) Amostras das substâncias cloreto de potássio (KC ),ℓ cloreto de amônio (NH C ),4 ℓ clorofórmio (CHC )ℓ3 e sacarose (C H O ) foram colocadas, separadamente e não necessariamente 12 22 11 nessa ordem, em quatro tubos de ensaio contendo água, identificados de 1 a 4. Cada sistema formado foi submetido a testes de condutividade elétrica e pH. Os resultados foram reunidos na tabela a seguir.

Tubo Classificação do sistema

O sistema é condutor de corrente elétrica? pH

1 homogêneo sim 4,5

2 heterogêneo não –

3 homogêneo sim 7,0

4 homogêneo não 7,0

As substâncias adicionadas aos tubos 1, 2, 3 e 4 foram, respectivamente,

(14)

Prof. Guilherme Vargas Página 13

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

a) NH C , CHC , KC , C H O4 ℓ ℓ312 22 11 b) KC , NH C , CHC , C H Oℓ 4 ℓ ℓ3 12 22 11 c) KC , CHC , NH C , C H Oℓ ℓ3 412 22 11

d) NH C , C H O , KC , CHC412 22 11 ℓ ℓ3 e) NH C , KC , C H O , CHC4 ℓ ℓ 12 22 113

31) (Unesp 2021) Folha de ouro mais fina do mundo

Sunjie Ye, pesquisadora da Universidade de Leeds, no Reino Unido, chegou muito perto do ouro monoatômico: ela criou uma folha de ouro com espessura equivalente ao diâmetro de apenas dois átomos desse elemento.

A quase monocamada de ouro mede 0,47 nanômetro de espessura, a mais fina camada de ouro já fabricada sem um suporte; falta apenas o equivalente ao diâmetro de um átomo para chegar à camada de ouro mais fina possível – que provavelmente se chamará oureno, quando sintetizada.

(www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.) Considerando que a densidade do ouro seja 19 g cm ,3 que 1nm 10= 9m e que uma possível folha retangular de ouro tenha 2 átomos de espessura e demais dimensões iguais a 5 cm de largura e 10 cm de comprimento, a massa de ouro nessa folha será da ordem de

a) 105 g.

b) 102 g.

c) 10 g.1 d) 103 g.

e) 104 g.

32) (Unicamp 2021) A forma cristalina de um fármaco é fundamental para seu uso como medicamento.

Assim, a indústria farmacêutica, após a síntese de determinado fármaco, deve verificar se ele se apresenta como uma única forma cristalina ou se é uma mistura polimórfica. Uma das formas de purificar um fármaco nessas condições é utilizar um processo de recristalização: dissolução do material sintetizado, seguida da cristalização da substância desejada. Observe na tabela abaixo os dados de solubilidade em água de uma dada forma de insulina.

Temperatura ( C)° Solubilidade (mg mL )1

15 0,30

25 0,63

35 0,92

A partir dessas informações, caso se queira purificar uma amostra dessa insulina, seria recomendado dissolver essa amostra em quantidade suficiente de água

a) a 35 C° e resfriar lentamente a solução até 15 C,° promover uma filtração a 15 C° e recuperar o sólido;

toda a insulina seria recuperada.

b) a 15 C° e aquecer lentamente a solução até 35 C,° promover uma filtração a 35 C° e recuperar o sólido;

uma parte da insulina permaneceria em solução.

c) a 35 C° e resfriar lentamente a solução até 15 C,° promover uma filtração a 15 C° e recuperar o sólido;

uma parte da insulina permaneceria em solução.

d) a 15 C° e aquecer lentamente a solução até 35 C,° promover uma filtração a 35 C° e recuperar o sólido;

toda a insulina seria recuperada.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Psicanálise do açúcar

O açúcar cristal, ou açúcar de usina, mostra a mais instável das brancuras:

quem do Recife sabe direito o quanto, e o pouco desse quanto, que ela dura.

Sabe o mínimo do pouco que o cristal se estabiliza cristal sobre o açúcar,

(15)

Prof. Guilherme Vargas Página 14

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

por cima do fundo antiga, de mascavo, do mascavo barrento que se incuba;

e sabe que tudo pode romper o mínimo em que o cristal é capaz de censura:

pois o tal fundo mascavo logo aflora quer inverno ou verão mele o açúcar.

Só os banguês* que-ainda purgam ainda o açúcar bruto com barro, de mistura;

a usina já não o purga: da infância, não de depois de adulto, ela o educa;

em enfermarias, com vácuos e turbinas, em mãos de metal de gente indústria, a usina o leva a sublimar em cristal o pardo do xarope: não o purga, cura.

Mas como a cana se cria ainda hoje, em mãos de barro de gente agricultura, o barrento da pré-infância logo aflora quer inverno ou verão mele o açúcar.

João Cabral de Meio Neto, A Educação pela Pedra.

*banguê: engenho de açúcar primitivo movido a força animal.

33) (Fuvest 2021) Observe o diagrama que mostra, de forma simplificada, o processo de fabricação do açúcar.

Considerando essas informações e seu conhecimento sobre separação de misturas e transformações químicas e físicas, no trecho grifado no poema, o termo sublimar é usado

a) corretamente para mostrar como do líquido (xarope) é extraído o cristal de açúcar através do processo de evaporação do sólido e secagem.

b) em um sentido amplo do processo, já que não corresponde ao que ocorre com o cristal de açúcar, e sim com o melaço, que se separa do xarope.

c) metaforicamente, já que ocorre a precipitação do açúcar com o cozimento do xarope, que é separado por centrifugação.

d) incorretamente, já que a obtenção do açúcar a partir do xarope é uma reação química direta que não necessita de processo de separação.

e) em seu sentido literal, já que o açúcar está na fase sólida, no xarope, e passa à fase vapor com o cozimento, formando então cristais de açúcar puro.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Um dos indicadores de qualidade de mel é a presença do composto orgânico hidroximetilfurfural (HMF), formado a partir de certos açúcares, como a frutose (C H O ). A tabela resume os teores de HMF 6 12 6 permitidos de acordo com a legislação brasileira e recomendações internacionais.

(16)

Prof. Guilherme Vargas Página 15

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

Teor de HMF (mg de HMF por kg de mel)

Utilização conforme legislação Conforme a legislação brasileira (Portaria Nº 6 do Ministério da Agricultura de 1985).

Até 40 mg kg Mel de mesa, utilizado para consumo humano direto.

Até 60 mg kg Mel industrial e/ou subprodutos.

Conforme a recomendação internacional contida no CodexAlimentarius (FAO).

Até 80 mg kg Para utilização de mel produzido em países com clima tropical.

Uma das possíveis rotas para a formação do HMF a partir da frutose é mostrada, de forma simplificada, no esquema:

Nas setas, são mostradas as perdas de moléculas ou grupos químicos em cada etapa. Por exemplo, entre as espécies 1 e 2, ocorrem a saída de uma molécula de água e a formação de uma ligação dupla entre carbonos.

34) (Fuvest 2021) Um frasco contendo 500 g de mel produzido no Brasil foi analisado e concluiu-se que 0,2 milimol de frutose foi convertido em HMF. Considerando apenas esse parâmetro de qualidade e tendo como referência os teores recomendados por órgãos nacionais e internacionais, mostrados na tabela, é correto afirmar que esse mel

Note e adote:

Massa molar (g mol) : HMF 126=

Desconsidere qualquer possibilidade de contaminação do mel por fonte externa de HMF.

a) é recomendado como mel de mesa, assim como para outros usos que se façam necessários, segundo a legislação brasileira.

b) não pode ser usado como mel de mesa, mas pode ser usado para fins industriais, segundo a legislação brasileira.

(17)

Prof. Guilherme Vargas Página 16

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

c) pode ser usado para fins industriais, segundo a legislação brasileira, mas não deveria ser usado para nenhum fim, segundo a recomendação internacional.

d) não pode ser usado nem como mel de mesa nem para fins industriais, segundo a legislação brasileira, mas poderia ser utilizado segundo a recomendação internacional.

e) não pode ser usado para qualquer aplicação, tanto segundo a legislação brasileira quanto segundo a recomendação internacional.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:

Por que o biogás é uma opção de energia renovável?

O biogás é um biocombustível gasoso produzido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias fermentadoras, em um processo chamado biodegradação anaeróbia, isto é, o processo ocorre na ausência de oxigênio. Nesse processo, produz-se um gás rico em metano (de 40% a 80% de sua composição, sendo o resto dióxido de carbono e pequenas quantidades de hidrogênio, nitrogênio, amônia, ácido sulfídrico, entre outros). Para gerar energia elétrica usando biogás, utiliza-se a conversão da energia química do gás em energia mecânica, por meio de um processo controlado de combustão, que ativa um gerador. O biogás também pode ser purificado para a geração de biometano, que é equivalente ao gás natural veicular.

A tabela a seguir compara as composições químicas médias dos principais componentes do biogás e do biometano.

Gás Principais componentes (% em volume) Biogás 60% metano; 40% dióxido de carbono Biometano 95% metano; 5% dióxido de carbono

35) (Unesp 2021) Para a obtenção de biometano a partir do biogás, este deve passar por purificação, de modo a aumentar o teor de metano pela diminuição do teor de dióxido de carbono. Um procedimento que pode ser empregado com essa finalidade é fazer o biogás

a) borbulhar em uma solução aquosa concentrada de ácido clorídrico.

b) borbulhar em uma solução aquosa saturada de hidróxido de cálcio.

c) atravessar tubulações preenchidas com o secante sílica-gel.

d) atravessar filtros de areia, como os empregados nas estações de tratamento de água.

e) atravessar filtros de papel, como os empregados nos filtros de ar em automóveis.

36) (Unesp 2021) Quando se comparam volumes iguais de biogás e de biometano sob pressão de 2,0 atm, é possível calcular a diferença:

Pressão parcial de metano no biometano – Pressão parcial de metano no biogás O valor dessa diferença é

(18)

Prof. Guilherme Vargas Página 17

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

a) 0,20 atm.

b) 0,35 atm.

c) 1,05 atm.

d) 0,70 atm.

e) 1,5 atm.

37) (Fuvest 2020) Quando o nosso corpo é lesionado por uma pancada, logo se cria um hematoma que, ao longo do tempo, muda de cor. Inicialmente, o hematoma torna-se avermelhado pelo acúmulo de hemoglobina. Em seguida, surge uma coloração azulada, decorrente da perda do O ligado ao 2 Fe do grupo heme. Essa coloração torna-se, então, esverdeada (biliverdina) e, após isso, surge um tom amarelado na pele (bilirrubina). Essa sequência de cores ocorre pela transformação do grupo heme da hemoglobina, como representado a seguir:

(19)

Prof. Guilherme Vargas Página 18

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

Com base nas informações e nas representações, é correto afirmar:

a) A conversão da biliverdina em bilirrubina ocorre por meio de uma redução.

b) A biliverdina, assim como a hemoglobina, é capaz de transportar O para as células do corpo, pois há 2 oxigênio ligado na molécula.

c) As três estruturas apresentadas contêm o grupo funcional amida.

d) A degradação do grupo heme para a formação da biliverdina produz duas cetonas.

e) O grupo heme, a biliverdina e a bilirrubina são isômeros.

38) (Enem digital 2020) Entre os materiais mais usados no nosso dia a dia destacam-se os plásticos, constituídos por polímeros. A consequência de seu amplo uso é a geração de resíduos, que necessitam de um destino final adequado em termos ambientais. Uma das alternativas tem sido a reciclagem, que deve respeitar as características dos polímeros que compõem o material. Esse processo envolve algumas etapas, como: separação do resíduo (catação), moagem, hidrólise, lavagem, secagem, pirólise e aquecimento (fusão).

SPINACÉ, M. A. S., PAOLI, M. A. D. Tecnologia de reciclagem de polímeros. Química Nova, n.1, 2005 (adaptado).

Quais das etapas citadas do processo de reciclagem são classificadas como métodos químicos?

a) Hidrólise e pirólise b) Secagem e pirólise c) Moagem e lavagem

d) Separação e hidrólise e) Secagem e aquecimento

39) (Enem digital 2020) A composição de um dos refrigerantes mais ácidos mundialmente consumido é mantida em segredo pelos seus produtores. Existe uma grande especulação em torno da "fórmula" dessa bebida, a qual envolve algumas das seguintes substâncias:

A substância presente nesse refrigerante, responsável pelo seu acentuado caráter ácido, é a a) I.

b) II. c) III.

d) IV. e) V.

40) (Enem PPL 2020) A água sofre transições de fase sem que ocorra variação da pressão externa. A figura representa a ocorrência dessas transições em um laboratório.

(20)

Prof. Guilherme Vargas Página 19

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

Tendo como base as transições de fase representadas (1 a 4), a quantidade de energia absorvida na etapa 2 é igual à quantidade de energia

a) liberada na etapa 4.

b) absorvida na etapa 3.

c) liberada na etapa 3.

d) absorvida na etapa 1.

e) liberada na etapa 1.

41) (Fuvest 2020) Em supermercados, é comum encontrar alimentos chamados de liofilizados, como frutas, legumes e carnes. Alimentos liofilizados continuam próprios para consumo após muito tempo, mesmo sem refrigeração. O termo “liofilizado”, nesses alimentos, refere-se ao processo de congelamento e posterior desidratação por sublimação da água. Para que a sublimação da água ocorra, é necessária uma combinação de condições, como mostra o gráfico de pressão por temperatura, em que as linhas representam transições de fases.

Apesar de ser um processo que requer, industrialmente, uso de certa tecnologia, existem evidências de que os povos pré-colombianos que viviam nas regiões mais altas dos Andes conseguiam liofilizar alimentos, possibilitando estocá-los por mais tempo.

Assinale a alternativa que explica como ocorria o processo de liofilização natural:

a) A sublimação da água ocorria devido às baixas temperaturas e à alta pressão atmosférica nas montanhas.

b) Os alimentos, após congelados naturalmente nos períodos frios, eram levados para a parte mais baixa das montanhas, onde a pressão atmosférica era menor, o que possibilitava a sublimação.

c) Os alimentos eram expostos ao sol para aumentar a temperatura, e a baixa pressão atmosférica local favorecia a solidificação.

d) As temperaturas eram baixas o suficiente nos períodos frios para congelar os alimentos, e a baixa pressão atmosférica nas altas montanhas possibilitava a sublimação.

e) Os alimentos, após congelados naturalmente, eram prensados para aumentar a pressão, de forma que a sublimação ocorresse.

42) (Unicamp 2020) Em 15 de abril de 2019, a Catedral de Notre-Dame de Paris ardeu em chamas, atingindo temperaturas de 800 C.° Estima-se que, na construção da catedral, foram empregadas pelo menos 300 toneladas de chumbo. Material usual à época, o chumbo é um metal pesado com elevado potencial de contaminação em altas temperaturas. Sabendo que o ponto de fusão do chumbo é de

(21)

Prof. Guilherme Vargas Página 20

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

327,5 C° e seu ponto de ebulição é de 1750 C,° identifique a curva que pode representar o histórico da temperatura de uma porção de chumbo presente na catedral ao longo do incêndio, bem como o fenômeno corretamente relacionado ao potencial de contaminação.

a)

b)

c)

d)

43) (Fuvest 2020)

Em Xangai, uma loja especializada em café oferece uma opção diferente para adoçar a bebida. A chamada sweet little rain consiste em uma xícara de café sobre a qual é pendurado um algodão-doce, material rico em sacarose, o que passa a impressão de existir uma nuvem pairando sobre o café, conforme ilustrado na imagem.

Disponível em https://www.boredpanda.com/.

O café quente é então adicionado na xícara e, passado um tempo, gotículas começam a pingar sobre a bebida, simulando uma chuva doce e reconfortante. A adição de café quente inicia o processo descrito, pois Note e adote:

Temperatura de fusão da sacarose à pressão ambiente 186 C;= ° Solubilidade da sacarose a 20 C 1,97 kg L° = de água.

a) a temperatura do café é suficiente para liquefazer a sacarose do algodão-doce, fazendo com que este goteje na forma de sacarose líquida.

b) o vapor de água que sai do café quente irá condensar na superfície do algodão-doce, gotejando na forma de água pura.

c) a sacarose que evapora do café quente condensa na superfície do algodão-doce e goteja na forma de uma solução de sacarose em água.

d) o vapor de água encontra o algodão-doce e solubiliza a sacarose, que goteja na forma de uma solução de sacarose em água.

e) o vapor de água encontra o algodão-doce e vaporiza a sacarose, que goteja na forma de uma solução de sacarose em água.

(22)

Prof. Guilherme Vargas Página 21

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

44) (Enem 2020) Em seu laboratório, um técnico em química foi incumbido de tratar um resíduo, evitando seu descarte direto no meio ambiente. Ao encontrar o frasco, observou a seguinte informação:

“Resíduo: mistura de acetato de etila e água”. Considere os dados do acetato de etila:

- Baixa solubilidade em água;

- Massa específica =0,9 g cm ;3 - Temperatura de fusão = −83 C;°

- Pressão de vapor maior que a da água.

A fim de tratar o resíduo, recuperando o acetato de etila, o técnico deve a) evaporar o acetato de etila sem alterar o conteúdo de água.

b) filtrar a mistura utilizando um funil comum e um papel de filtro.

c) realizar uma destilação simples para separar a água do acetato de etila.

d) proceder a uma centrifugação da mistura para remover o acetato de etila.

e) decantar a mistura separando os dois componentes em um funil adequado.

45) (Ufrgs 2020) O ácido cítrico, presente em quase todos os seres vivos, é um ácido fraco, encontrado em grande quantidade nas chamadas frutas cítricas.

Sabe-se que sua massa molar é 192 g mol1 e que a sua composição percentual em massa é de 37,5% de carbono, 58,3% de oxigênio e o restante de hidrogênio. Sua fórmula molecular é, portanto,

Dados: C 12; H 1; O 16.= = = a) C H O . 5 5 7

b) C H O . 5 6 7

c) C H O . 6 8 7 d) C H O . 6 9 8

e) C H O . 7 12 6

46) (Ufrgs 2020) Descobertas por Gustav Rose, em 1839, as perovskitas representam uma classe de materiais com características únicas que hoje estão revelando inúmeras e versáteis aplicações em uma ampla gama de dispositivos tecnológicos.

Um tipo de perovskita muito utilizado em células solares é a baseada em haletos orgânico-inorgânicos, cuja fórmula geral é ABX , em que 3 A e B são cátions e X é um íon haleto. O cátion A é orgânico, maior e mais eletropositivo que o cátion B, que é tipicamente um íon metálico bivalente.

Um exemplo desse tipo de material é a) CaTiO . 3

b) (CH NH )PbI . 3 3 3

c) (CH NH )FeO . 3 3 3 d) (CH COO)SnBr . 3 3

e) CsPbC .ℓ3

47) (Famerp 2020) O óxido de propileno é uma substância utilizada na produção de polímeros, como o poliuretano. Sua fórmula estrutural está representada a seguir.

Dados: H 1; C 12; O 16.= = = A massa molar dessa substância é a) 45 g mol.

b) 42 g mol.

c) 46 g mol.

d) 55 g mol.

e) 58 g mol.

(23)

Prof. Guilherme Vargas Página 22

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

48) (Uece 2020) Atente para as seguintes afirmações relacionadas com estudo da estrutura, ocorrência, propriedades e usos de compostos inorgânicos no dia a dia:

I. O ácido clorídrico é usado em muitos processos industriais, dentre os quais no refino de metais.

II. A amônia é um gás incolor, bastante tóxico, que, em meio aquoso, forma o hidróxido de amônio (CH OH). 2

III. A autoionização da água é uma reação química em que duas moléculas de água reagem para produzir um hidrônio (H O )3 + e um hidróxido (OH ).

É correto o que se afirma em a) I e III apenas.

b) I e II apenas. c) II e III apenas.

d) I, II e III.

49) (Ufrgs 2020) Mariscos possuem uma concha feita de carbonato de cálcio, a qual se forma quando os íons cálcio, secretados a partir das células do marisco, encontram a água do mar, rica em dióxido de carbono dissolvido.

Considere as afirmações sobre esse processo.

I. Uma das reações que ocorre é Ca(aq)2+ +CO23(aq) →CaCO3(s).

II. A reação envolvendo os íons cálcio na formação da concha é uma reação do tipo ácido-base.

III. O produto formado é classificado como um óxido básico.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II. c) Apenas III.

d) Apenas I e II. e) I, II e III.

50) (Uel 2020) No Museu do Louvre, estão exibidos objetos metálicos usados por sociedades antigas.

No passado, alguns desses metais eram encontrados praticamente em seu estado puro. Com o advento da metalurgia, puderam ser obtidos a partir de minerais submetidos a reações químicas.

Em relação aos processos de obtenção de metais a partir de minerais, e com base nos conhecimentos sobre reações de oxidorredução, considere as afirmativas a seguir.

I. Aℓ0(s) pode ser obtido a partir de bauxita (A O H O)2 32 por meio de um método eletrolítico, o qual é baseadonum processo não espontâneo onde Aℓ3+ é reduzido a Aℓ0(s).

II. Cu0(s) pode ser obtido a partir da queima de sulfeto de cobre, conforme reação

2 (s) 2 (g) (s) 2(g)

Cu S +O →2 Cu +SO , onde o número de oxidação do cobre muda de ( 1)+ para (0).

III. Fe0(s) pode ser obtido a partir de reações de redução de óxidos de ferro conforme transformações químicas:Fe O2 3 (s) →FeO2 (s) →Fe .0(s)

IV. Mn0(s) pode ser obtido a partir da reação MnO2 (s)+C(s) →Mn(s)+CO2 (g) em que o átomo de oxigênio em MnO2 (s) é o redutor e o carbono (C) é o oxidante.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

51) (Enem digital 2020) O elemento ferro é essencial em nossa alimentação, pois ajuda a prevenir doenças como a anemia. Normalmente, na alimentação é ingerido na forma de Fe ,3+ sendo necessário o

(24)

Prof. Guilherme Vargas Página 23

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

uso de agentes auxiliares de absorção, como o ácido ascórbico (vitamina C), cuja ação pode ser representada pelo esquema reacional a seguir.

A ação do ácido ascórbico ocorre por meio de uma reação de a) eliminação.

b) substituição.

c) oxirredução.

d) neutralização.

e) hidrogenação.

52) (Enem digital 2020) Os objetos de prata tendem a escurecer com o tempo, em contato com compostos de enxofre, por causa da formação de uma película superficial de sulfeto de prata (Ag S), que é 2 escuro. Um método muito simples para restaurar a superfície original desses objetos é mergulhá-los em uma solução diluída aquecida de hidróxido de sódio (NaOH), contida em uma panela comum de alumínio. A equação química que ilustra esse processo é:

2 (s) (s) (aq) (s) 2 (aq) 2(aq) 2 ( )

3 Ag S +2 Aℓ +8 NaOH →6 Ag +3 Na S +2 NaA Oℓ +4 H O A restauração do objeto de prata ocorre por causa do(a)

a) prata, que reduz o enxofre.

b) íon sulfeto, que sofre oxidação.

c) íon hidróxido, que atua como agente oxidante.

d) alumínio, que atua como agente redutor no processo.

e) variação do pH do meio reacional, que aumenta durante a reação.

53) (Uece 2020) Quando se fala em corrosão, é comum vir à mente a corrosão de metais, principalmente a do ferro, que gera a ferrugem. Porém, outros materiais podem sofrer corrosão, tais como os polímeros e as estruturas feitas de concreto armado. Tal processo representa para a sociedade uma grande perda econômica, pois todo tipo de corrosão está relacionado à diminuição do tempo de vida de um material. No que diz respeito a esse assunto, assinale a afirmação verdadeira.

a) A ferrugem é um exemplo de corrosão eletroquímica. Nesse processo, o ferro é oxidado facilmente quando exposto ao ar úmido (O ) e água 2 (H O). Essa oxidação gera o cátion 2 Fe ,2+ formando o polo positivo (que perde elétrons) da pilha.

b) Enquanto os cátions Fe2+ migram para o polo positivo (ânodo), os ânions OH migram para o polo negativo (cátodo) e ocorre a formação do hidróxido ferroso (Fe(OH) ).2

c) Concreto armado de construções pode sofrer corrosão. Em sua estrutura existem constituintes que são

decompostos por ácidos, como mostrado na seguinte reação:

2 2 3 2 2 2

3CaO 2SiO 3H O 2NH⋅ ⋅ + →3CaO 2SiO+ +6H O N .+

d) Na presença de oxigênio, o Fe(OH) é oxidado a hidróxido de ferro III 2 (Fe(OH) ), que depois perde 3 água e se transforma no óxido de ferro (III) mono-hidratado (Fe O H O),2 32 de coloração castanho- avermelhada, isto é, a ferrugem que conhecemos.

54) (Famerp 2020) Um resíduo de 200 mL de solução de ácido sulfúrico (H SO ), de concentração 2 4 0,1mol L, precisava ser neutralizado antes do descarte. Para tanto, foi utilizado bicarbonato de sódio (NaHCO ), conforme a equação a seguir: 3

2 4 3 2 4 2 2

H SO +2 NaHCO →Na SO +2 H O 2 CO+

A massa de bicarbonato de sódio necessária para a neutralização completa do ácido sulfúrico contido nessa solução é igual a

(25)

Prof. Guilherme Vargas Página 24

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

Dados: H 1; C 12; O 16; Na 23; S 32.= = = = = a) 1,68 g.

b) 16,8 g.

c) 8,4 g.

d) 33,6 g.

e) 3,36 g.

55) (Ufms 2020) O gás ozônio é um forte oxidante e pode ser empregado como um germicida para água de piscinas, principalmente, em escolas de natação para bebês e crianças. Esse gás é obtido por um aparelho denominado ozonizador que, através de uma descarga elétrica, consegue transformar gás oxigênio em gás ozônio, de acordo com a equação não balanceada: O2 (g)→O3 (g).

Partindo-se de 1.680 L de ar atmosférico (medidos nas condições normais de temperatura e pressão), com 20% do volume de gás oxigênio, o volume máximo obtido de O3 (g), com rendimento de 70% no processo, é de:

(Dado: volume molar gasoso nas CNTP 22,4 L mol)= a) 112 L.

b) 156,8 L.

c) 224 L.

d) 235,2 L.

e) 336 L.

56) (Uece 2020) O gás hidrogênio pode ser obtido em laboratório através da reação do zinco com ácido sulfúrico diluído. Considerando o rendimento da reação igual a 75%, é correto afirmar que o volume de hidrogênio obtido a partir de 39,2 g de ácido sulfúrico é igual a

Dados: H 1; S 32; O 16; V= = = CNTP =22,4L mol .⋅ 1 a) 3,36 L.

b) 6,72 L. c) 4,72 L.

d) 5,36 L.

57) (Ufrgs 2020) Nos aterros sanitários, o processo de biodegradação da matéria orgânica ocorre geralmente em condições anaeróbicas (em ausência de oxigênio ou de ar), produzindo gases causadores do efeito estufa, metano e gás carbônico, conforme mostrado na equação abaixo, exemplificada para a glicose.

6 12 6(s) 4(g) 2(g)

C H O →3 CH +3 CO

O volume de gases do efeito estufa, gerado pela decomposição anaeróbica de 0,9 kg de glicose nas CNTP (0 C° e 1 atm), será de aproximadamente

Dados: C 12; H 1; O 16.= = = a) 22,4 L.

b) 67,2 L.

c) 125,4 L.

d) 336,0 L.

e) 672,0 L.

58) (Enem PPL 2020) O carvão é um combustível que tem várias substâncias em sua composição. Em razão disso, quando é representada sua queima com o oxigênio (massa molar 16 g mol ),1 simplifica-se elaborando apenas a combustão completa do carbono (massa molar 12 g mol ).1 De acordo com o conteúdo médio de carbono fixo, o carvão é classificado em vários tipos, com destaque para o antracito, que apresenta, em média, 90% de carbono. Esse elevado conteúdo favorece energeticamente a combustão, no entanto, libera maior quantidade de gás que provoca efeito estufa.

Supondo a queima completa de 100 g de carvão antracito, a massa de gás liberada na atmosfera é, em grama, mais próxima de

a) 90,0.

b) 210,0. c) 233,3.

d) 330,0. e) 366,7.

(26)

Prof. Guilherme Vargas Página 25

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

59) (Uece 2020) A 15ª edição da Escola de Verão de Química da UECE (16-20/09/2019) teve como tema central “150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos”. O modelo atual é uma contribuição de vários pesquisadores, entre os quais se destaca Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907). Sobre o trabalho brilhante de Mendeleev, assinale a afirmação verdadeira.

a) Deixou lacunas na tabela que seriam preenchidas posteriormente pelos gases nobres.

b) Descobriu vários elementos novos, entre eles, o germânio, o frâncio e o escândio.

c) Estabeleceu a primeira lei periódica conhecida como lei das oitavas baseada na escala musical.

d) Priorizou, no alinhamento dos elementos, as propriedades químicas em detrimento da ordem de massas atômicas.

60) 60 (Fuvest 2020)

Pesquisadores (...) conseguiram controlar reações químicas de 1um modo inovador. Usaram feixes de laser para promover um 2esbarrão entre dois átomos e uni-los, criando uma molécula. Utilizando pinças ópticas (feixes de laser altamente focados capazes de aprisionar objetos microscópicos), os pesquisadores empurraram um átomo do elemento químico césio (Cs) contra um átomo de sódio (Na) até que colidissem.

3Um terceiro laser foi lançado sobre ambos, fornecendo energia extra para criar a molécula NaCs. Na natureza, as 4moléculas formam-se a partir da interação de átomos por acaso. 5Por suas características químicas, césio e sódio jamais originariam uma molécula espontaneamente. (...)

Molécula criada em laboratório. Disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/. Adaptado.

Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que

a) o Cs é um elemento químico radioativo e, devido a essa característica química, a molécula de NaCs não se formaria sem esse modo inovador (ref. 1), que estabiliza o decaimento.

b) o raio atômico do Na é maior que o do Cs, portanto, a sua energia de ionizaçăo também é maior. O esbarrăo (ref. 2) entre os átomos retira um elétron do Na, permitindo a ligaçăo.

c) o terceiro laser (ref. 3) usado no experimento serviu para retirar um nêutron do Cs, tornando-o um cátion e possibilitando a reação com o Na.

d) na natureza, com esses elementos se esbarrando por acaso (ref. 4), a tendência seria formar CsNa, e não NaCs, justificando o caráter inovador do experimento.

e) o Cs e o Na não formariam uma molécula espontaneamente (ref. 5), uma vez que ambos têm grande tendência a formarem cátions e ligações iônicas.

61) (Famerp 2020) As fotocélulas são dispositivos utilizados como substitutos de interruptores que acendem as lâmpadas de uma casa ou de postes na rua. Esses dispositivos baseiam seu funcionamento no efeito fotoelétrico, como ilustra a figura.

(27)

Prof. Guilherme Vargas Página 26

QUÍMICA GERAL

PROF. GUILHERME VARGAS

A equação química que representa o fenômeno ilustrado e a propriedade periódica relacionada a esse efeito são, respectivamente:

a) X e+ →X +energia; potencial de ionização.

b) X energia+ →X+ +e ; potencial de ionização.

c) X e+ →X+energia; afinidade eletrônica.

d) X energia+ →X++e ; afinidade eletrônica.

e) X e+ →X+ +energia; afinidade eletrônica.

62) (Uel 2020) Nos museus, algumas peças são hermeticamente conservadas em redomas de vidro contendo gases nobres, tal como o argônio que, por ser inerte, previne processos de oxidação. Em um museu, os diretores constataram que, ao longo do tempo, as partes metálicas de um relógio fabricado por volta de 1950 estavam sendo oxidadas, indicando que, além do gás argônio, havia gás oxigênio dentro da redoma. Um experimento foi realizado com o intuito de determinar a presença de gás oxigênio dentro da redoma. Para tanto, 10,0 L da mistura gasosa contida na redoma foram coletados com uma seringa hermética, sendo que 5,0 L da mistura foram transferidos para um frasco com capacidade volumétrica de 30,0 L contendo 1,0 g de gás hidrogênio. Em seguida, fez-se passar uma faísca elétrica pela mistura resultando na reação entre gás hidrogênio e oxigênio, sem excesso de reagentes com formação de água na fase gasosa.

Sabendo que não houve variação da temperatura (298 K) e do volume do frasco, e que a pressão final no frasco foi de 2,0 atm, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a quantidade, em mols, de argônio e de oxigênio contidos na alíquota de 5,0 L da seringa.

Dados:

- Massa atômica do H 1 u= - R 0,082 atm L K= ⋅ ⋅ 1⋅mol1 a) 1,95 e 0,25

b) 2,45 e 0,50

c) 2,95 e 0,82 d) 4,35 e 0,43

e) 4,85 e 1,00

63) (Enem 2020) As panelas de pressão reduzem o tempo de cozimento dos alimentos por elevar a temperatura de ebulição da água. Os usuários conhecedores do utensílio normalmente abaixam a intensidade do fogo em panelas de pressão após estas iniciarem a saída dos vapores.

Ao abaixar o fogo, reduz-se a chama, pois assim evita-se o(a) a) aumento da pressão interna e os riscos de explosão.

b) dilatação da panela e a desconexão com sua tampa.

c) perda da qualidade nutritiva do alimento.

d) deformação da borracha de vedação.

e) consumo de gás desnecessário.

64) (Unicamp 2020) Balões de Mylar metalizados são bastante comuns em festas, sendo comercializados em lojas e parques. Ascendem na atmosfera quando preenchidos com gás hélio e só

Referências

Documentos relacionados

Figura 5-5 – Emissões específicas das centrais termoeléctricas por tecnologia e por combustível, verificadas no CELE, Portugal Continental, 2005 a 2008. Fonte: CITL, EDA, EDP,

também é útil para mostrar porque uma desvalorização do câmbio nominal, que seja acompanhada de um aumento de igual valor dos preços dos bens domésticos, P , não produz efeitos

Art. as concessões ou autorizações para derivação que não se destine à produção de energia hidroelétrica serão outorgadas pela união pelos estados ou pelos municípios,

São correntes formadas nas regiões menos aquecidas pelo Sol, se movimentam mais lentamente que as ​correntes quentes​ e geralmente se localizam nas regiões mais... profundas dos

Parágrafo único - Incorre na pena de prisão simples, de 15 (quinze) dias a 2 (dois) meses, ou multa, quem, em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção

[r]

Pelas conclusões da sindicância instaurada através da portaria supra referida, o Corregedor da PM concordou com o encarregado da sindicância, o qual concluiu não haver

Em síntese, esses organismos colonizam uma grande diversidade de habitats, incluindo espécies de águas continentais, ambientes marinhos, regiões polares, assim como solo úmido, e