• Nenhum resultado encontrado

Lei de Acesso à Informação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Lei de Acesso à Informação"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados Centro de Documentação e Informação

Coordenação de Biblioteca http://bd.camara.gov.br

"Dissemina os documentos digitais de interesse da atividade legislativa e da sociedade.”

2012

(2)

Lei de Acesso à Informação

Cartilha de Orientação ao Cidadão

Brasília 2012

capa_lei de acesso à informação_cartilha do cidadão.indd 1 11/05/2012 18:06:27

(3)

à Informação

Cartilha de Orientação

ao Cidadão

(4)

Presidente Marco Maia 1a Vice-Presidente Rose de Freitas 2o Vice-Presidente Eduardo da Fonte 1o Secretário Eduardo Gomes 2o Secretário Jorge Tadeu Mudalen 3o Secretário Inocêncio Oliveira 4o Secretário Júlio Delgado

Suplentes de Secretário 1o Suplente

Geraldo Resende 2o Suplente Manato 3o Suplente

Carlos Eduardo Cadoca 4o Suplente

Sérgio Moraes Diretor-Geral

Rogério Ventura Teixeira Secretário-Geral da Mesa

Sérgio Sampaio Contreiras de Almeida

(5)

Centro de Documentação e Informação Edições Câmara

Brasília | 2012

Lei de Acesso à Informação

Cartilha de Orientação

ao Cidadão

(6)

SÉRIE

Fontes de referência. Guias e manuais n. 33

Dados Internacionais de Catalogação-na-publicação (CIP) Coordenação de Biblioteca. Seção de Catalogação.

Lei de acesso à informação : cartilha de orientação ao cidadão. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012.

31 p. – (Série fontes de referência. Guias e manuais ; n. 33) ISBN 978-85-736-5963-4

1. Brasil. [Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011]. 2. Direito à informação, legislação, Brasil. 3. Cidadão, direitos e deveres, Brasil. I. Série.

CDU 342.7(81) ISBN 978-85-736-5962-7 (brochura) ISBN 978-85-736-5963-4 (e-book) CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO

Diretor: Adolfo C. A. R. Furtado COORDENAÇÃO EDIÇÕES CÂMARA Diretora: Maria Clara Bicudo Cesar

COORDENAÇÃO DE GESTÃO, ESTRATÉGIA E TECNOLOGIA Diretor: Christiano Lacorte

Câmara dos Deputados

Centro de Documentação e Informação – Cedi Coordenação Edições Câmara – Coedi Anexo II – Praça dos Três Poderes Brasília (DF) – CEP 70160-900

Telefone: (61) 3216-5809; fax: (61) 3216-5810 editora@camara.gov.br

Projeto gráfico e diagramação: Giselle Sousa Arte da capa: Secom

Revisão: Seção de Revisão e Indexação

(7)

1. Introdução

A Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, representa um grande avanço na trajetória democrática brasileira. Denominada “Lei de Acesso à Informa- ção”, essa norma vem ampliar a transparência das atividades de cada um dos poderes do Estado, em todos os níveis.

O princípio da nova lei é simples: as informações referentes à atividade do Estado são públicas, salvo exceções expressas na legislação.

A Lei regulamenta o direito à informação garantido pela Constituição Federal, obrigando os órgãos públicos a considerar a publicidade como regra e o sigilo como exceção. São seus objetivos, portanto, fomentar o desenvolvimento de uma cultura de transparência e o controle social na administração pública. Para isso, a divulgação de informações de interes- se público ganha procedimentos, a fim de facilitar e agilizar o acesso por qualquer pessoa, inclusive com o uso da tecnologia da informação.

(8)

O acesso a informações, nos termos da Lei nº 12.527/11, tem duas vertentes:

Disponibilização para consulta:

situação em que a informação é solicitada pelo interessado;

Divulgação: publicação em sítios oficiais na internet, obrigatória para informações de interesse coletivo ou geral.

Pensando nos cidadãos, a Câmara dos Deputados preparou este guia para que todos possam conhecer as novas determinações trazidas pela Lei nº 12.527/11.

Ele pretende destacar os principais pontos da norma e apresentar as diversas formas de acesso a informações na Câmara dos Deputados.

(9)

2. Atendimento ao público na Câmara dos Deputados

Todos podem solicitar acesso às informações da Câmara dos Deputados. O pedido não precisa ser justificado, deve apenas conter a identificação e o contato do requerente, bem como a especificação da informação solicitada.

Atendimento remoto:

Disque-Câmara: 0800 619 619;

Portal da Câmara dos Deputados, no link “Fale Conosco”

www.camara.gov.br

Atendimento presencial:

Serviço de Informação ao Cidadão Câmara dos Deputados, Anexo II, Térreo

O serviço de busca e o fornecimento da informação são gratuitos. Apenas na hipótese de reprodução de documentos poderá ser cobrado o valor ne- cessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados.

(10)

O acesso à informação deve ser imediato. Se isso não for possível, a Câmara deverá, no prazo máximo de 20 dias, apresentar resposta ao so- licitante comunicando:

▸ Data, local e modo para realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;

▸ As razões da recusa, total ou parcial, ao acesso pretendido, com orienta- ções sobre a possibilidade de recurso;

▸ Que não possui a informação e, se for o caso, indicar o local onde o soli- citante poderá encontrá-la ou, ainda, avisar sobre a remessa do pedido de informação ao órgão que a detém.

O prazo para resposta poderá ser prorrogado por, no máximo, 10 dias, com justificativa expressa.

(11)

3. Restrições de acesso à informação previstas na Lei

A Lei nº 12.527/11 prevê exceções ao acesso à informação nos seguintes casos:

▸ Informações classificadas como sigilosas pelas autoridades competentes e as relacionadas às demais hipóteses legais de sigilo;

▸ Informações pessoais, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem.

Se a informação for parcialmente sigilosa, a Câmara dos Deputados deverá fornecer certidão, extrato ou cópia do documento com ocultação da parte sob sigilo.

(12)

4. Casos em que o interessado poderá interpor recurso

No prazo de 10 (dez) dias, a contar da data do conhecimento da resposta, nos seguintes casos:

▸ Contra o indeferimento de acesso às informações não sigilosas ou às ra- zões da negativa do acesso;

▸ Se forem desrespeitados procedimentos, como prazos, por exemplo; e

▸ Para pedir a revisão do sigilo.

(13)

5. Divulgação

Antes mesmo do surgimento dessa Lei, a Câmara dos Deputados já dispo- nibilizava à sociedade informações a respeito das atividades e do funcio- namento da Casa, por meio do portal na internet e dos canais de relacio- namento com o público.

O portal da Câmara dos Deputados vem cumprindo sua missão de “prover ao cidadão amplo acesso às informações do Legislativo e promover a participação popular no processo democrático”. É uma importante fer- ramenta de comunicação com a sociedade, que favorece a participação política do cidadão e contribui para o controle social.

A seguir, você encontrará orientações sobre como acessar as diversas in- formações do portal da Câmara dos Deputados e os canais de interação que a Casa mantém com o cidadão.

(14)

5.1 Como acessar o portal da Câmara?

Para acessar o portal da Câmara dos Deputados, basta inserir www.camara.gov.br na barra de endereços de qualquer navegador de internet.

Você será direcionado para a página principal, semelhante a esta:

(15)

5.2 Quais informações estão disponíveis para a sociedade?

O parágrafo 1º do artigo 8º da Lei nº 12.527/11 elenca um conjunto de in- formações que devem ser divulgadas na internet. Nos próximos tópicos você conhecerá os caminhos para pesquisar esses conteúdos no portal da Câmara.

5.2.1 Estrutura administrativa da Câmara dos Deputados (Art. 8º, § 2º, I)

Para conhecer a estrutura administrati- va da Câmara, basta selecionar, no lado esquerdo da página principal, o menu “A Câmara”. Em seguida, clique na opção

“Estrutura Administrativa”.

(16)

Você terá acesso à seguinte página:

Ao clicar em qualquer uma das figuras do organograma, você encontrará informações sobre atribuições, estrutura, contatos, produtos e serviços de todos os órgãos da Câmara dos Deputados.

(17)

5.2.2 Registros das despesas e dos repasses de recursos financeiros

(Art. 8º, §2º, II e III)

No que diz respeito às despesas específicas da Câmara dos Deputados, as informações estão disponíveis a partir da opção “Gestão na Câmara dos Deputados”, no menu “Transparência”:

(18)

Ao selecionar essa opção, você terá acesso aos números da execução or- çamentária da Câmara dos Deputados, tais como comparação entre a do- tação autorizada e executada, o cronograma de desembolso e gráficos de evolução da gestão orçamentária e de percentuais da despesa por classi- ficação orçamentária.

Também terá acesso ao Relatório de Gestão Fiscal, previsto nos artigos 54 e 55 da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (Lei Complementar nº 101/2000), bem como ao resultado da Tomada de Contas Anual, conforme estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO –, em seu artigo 17, § 1º, inciso III.

(19)

Ao clicar na opção “Orçamento da Câmara dos Deputados”, será apresen- tada uma tela que permite a pesquisa, de forma detalhada, da execução orçamentária e financeira da Câmara.

(20)

Se você desejar informações mais detalhadas que os relatórios já existen- tes, clique em “Fiscalize o Orçamento”, no menu “Transparência”.

(21)

A seguir, selecione a opção “Transferências por Programação”.

(22)

Você será direcionado para o formulário a seguir. No campo “Informe o Órgão”, selecione “1000 - CAMARA DOS DEPUTADOS” e refine a busca conforme seu interesse. Você pode gerar relatórios por função, subfunção, elementos de despesa, entre outros.

(23)

Além disso, na página “Fiscalize o Orçamento”, a Câmara dos Deputados disponibiliza ferramentas de consultas ao Orçamento da União. Você pode gerar relatórios sobre gastos do governo federal e sobre as transferências da União para unidades da federação e municípios. Há, ainda, a possibili- dade de elaborar consultas que combinem níveis diferentes de agregação das despesas orçamentárias com o uso de filtros.

Todos os interessados também podem obter informações sobre a utilização da verba indenizatória pelos deputados federais. Basta selecionar, no menu

“Transparência”, a opção “Cota para Exercício da Atividade Parlamentar”:

(24)

As consultas podem ser realizadas pelo nome do parlamentar, pela lideran- ça, por meio da legenda partidária ou da unidade federativa.

5.2.3 Informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclu- sive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados

(Art. 8º, § 2º, IV)

No menu “Transparência”, também é possível acessar as informações rela- cionadas aos contratos, aos editais e aos processos licitatórios da Câmara

(25)

dos Deputados. Para obter essas informações, clique na opção “Licitações e Contratos”.

(26)

Você será direcionado para a seguinte tela e poderá acessar as informa- ções de seu interesse:

(27)

5.2.4 Dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras

(Art 8º, § 2º, V)

Os dados a respeito da gestão estratégica da Câmara dos Deputados en- contram-se disponíveis na opção “Gestão na Câmara dos Deputados” do menu “Transparência”. Nessa página, clique em “Gestão Estratégica”.

(28)

Você terá acesso à página do planejamento estratégico da Câmara dos Deputados. Essa casa legislativa passou por significativas mudanças nos últimos anos. Novos conceitos de planejamento e gestão foram adotados, com importantes reflexos sobre a eficiência administrativa e a interação entre a Câmara e o cidadão.

O acompanhamento dos dados relativos a obras da Câmara dos Deputados pode ser feito por meio da opção “Obras em Andamento”, do menu “Transparência”.

5.3 Dados abertos

Ainda no menu “Transparência”, a opção “Dados Abertos” permite a in- tegração de aplicativos de terceiros às bases de dados da Câmara dos Deputados. Os dados brutos disponibilizados pela Câmara podem ser acessados e tratados sem restrição por qualquer pessoa ou máquina, se- gundo os critérios de dados abertos.

Estão disponíveis as seguintes informações:

▸ Dados de proposições: ementa, autor, data da apresentação, regime de tramitação, último despacho, apreciação, situação atual, link para inteiro

(29)

teor, andamento, indexação; íntegras, comissões pelas quais passou, rela- tores e pareceres; emendas, substitutivos e redações finais; votações.

▸ Pauta dos órgãos: informações sobre sessões/reuniões dos órgãos da Casa (data, hora, local, tipo, objeto e proposições).

▸ Dados de deputados: nome, sexo, partido, UF, gabinete, anexo, telefone, e-mail, comissões em que é titular e suplente (apenas deputados da atual legislatura); membros de comissões; líderes e vices das bancadas dos partidos.

(30)

5.4 Responsabilidade social, audiências públicas e participação popular A Câmara dos Deputados preocupa-se em desenvolver programas que es- timulem o uso racional dos recursos, a preservação do meio ambiente, a inclusão social, a formação para o trabalho e a educação para a cidadania.

Você pode conhecer todos os programas institucionais da Câmara acessan- do o menu “Responsabilidade Social” do portal da Câmara dos Deputados.

(31)

No cumprimento de suas funções, a Câmara dos Deputados promove – por meio das comissões parlamentares, permanentes ou temporárias – au- diências públicas, debates e discussões com a participação da sociedade em geral sobre temas de relevante interesse.

Com o objetivo de aproximar a Câmara e o cidadão, também são disponi- bilizados diversos canais de interação com a sociedade, por meio do menu

“Participe”, do portal da Câmara dos Deputados.

(32)

Vale destacar o portal e-Democracia, que visa incentivar a participação da sociedade no debate de temas importantes para o país. O envolvimento da população na discussão de novas propostas de lei contribui para a for- mulação de políticas públicas mais vinculadas aos anseios dos cidadãos.

O portal e-Democracia é dividido em dois grandes espaços de participação:

Comunidades Legislativas: permite participar de debates de temas es- pecíficos, normalmente relacionados a projetos de lei já existentes. Essas comunidades oferecem diferentes instrumentos de participação e orien- tações quanto ao andamento da matéria no Congresso Nacional;

Espaço Livre: permite definir o tema da discussão e estimular a troca de ideias. O debate será acompanhado pela equipe do e-Democracia e po- derá vir a se tornar uma Comunidade Legislativa.

Os parlamentares envolvidos com a matéria acompanham as discussões e as consideram ao tomar suas decisões. O portal vem sendo utilizado pela sociedade e pelos deputados federais com vistas ao fortalecimento da de- mocracia brasileira.

(33)

A Câmara dos Deputados trabalha, cada vez mais, para oferecer ao cidadão produtos informacionais de qualidade, considerando as demandas da so- ciedade e as diretrizes da Lei de Acesso à Informação.

Conheça a Câmara dos Deputados por meio do portal na internet e acesse os nossos canais de interatividade:

www.camara.gov.br.

Entre em contato conosco:

Disque-Câmara: 0800 619 619;

Portal da Câmara dos Deputados, www2.camara.gov.br/participe/fale-conosco

(34)

Lei de Acesso à Informação

Cartilha de Orientação ao Cidadão

Brasília 2012

capa_lei de acesso à informação_cartilha do cidadão.indd 1 11/05/2012 18:06:27

Referências

Documentos relacionados

A conclusão final a que chegou a pesquisa resume-se na constatação de que a legislação de cotas brasileira não cumpriu as suas metas, uma vez que não logrou atingir a paridade

Promoção da Igualdade e Enfrentamento a Violência”, que era destinado somente às mulheres, e criou o “Programa 5034: Proteção à Vida, Fortalecimento da

Líderes, que requer, nos termos do artigo 155 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, regime de urgência para apreciação do Projeto de Lei n° 2.486, de 2021, do Poder

Além disso, conforme a portaria, esse contribuinte poderá ser excluído do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), Parcelamento Especial (PAES), e do

No ano de 2011, foi criada a Subcomissão Especial de Desenvolvimento do Complexo Industrial em Saúde, Produção de Fármacos, Equipamentos e Outros Insumos, a

Votação, em turno único, do Projeto de Lei Complementar nº 161-A, de 2015, que cria condições especiais de trabalho e aposentadoria para os profissionais de comunicações que

A coordenadora do Grupo de Trabalho, Deputada Carmen Zanotto, após ouvir as considerações realizadas pelas representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), das

Era depois de jantar, estávamos ainda à mesa, Capitu brincava com o filho, ou ele com ela, ou um com outro, porque, em verdade, queriam-se mui- to, mas é também certo que ele me