• Nenhum resultado encontrado

65ª Feira do Livro de Porto Alegre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "65ª Feira do Livro de Porto Alegre"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

65ª Feira do Livro de Porto Alegre

MANUAL DO EXPOSITOR

2019

(2)

Sumário

CAPÍTULO I

Informações gerais______________________________________________________________4

CAPÍTULO II

Calendário_______________________________________________________________________5

CAPÍTULO III

Instalações______________________________________________________________________6

CAPÍTULO IV

Operações______________________________________________________________________8

CAPÍTULO V

Disposições gerais_______________________________________________________________13

ANEXOS

Formulários_____________________________________________________________________14

(3)

MANUAL DO EXPOSITOR - 2019 Introdução

Este manual, que complementa o regulamento da Feira do Livro de Porto Alegre, tem por objetivo fornecer aos expositores dados essenciais sobre a estrutura, programação e funcionamento do evento. Tendo em vista a relevância das informações aqui contidas, recomendamos o conhecimento das mesmas tanto o titular da empresa, como os demais que estarão envolvidos com o atendimento da sua barraca. Recordamos, ainda, a importância deste manual permanecer na barraca, para fins de consulta.

A Feira do Livro é uma grande oportunidade de negócios com os mais variados públicos, planejar bem todas essas ações, certamente resultará em resultados positivos, e é o que buscamos. Não esqueça: O sucesso é diretamente proporcional a seu esforço como empresário, e é o que lhe desejamos: Muito sucesso!

CAPÍTULO I -

Informações Gerais

REALIZAÇÃO

Câmara Rio-Grandense do Livro CNPJ: 03.042.751/0001-69

Praça Osvaldo Cruz, 15 - sala 1708 CEP 90.030-160 - Porto Alegre – RS Fone: (51) 3286-4517

E-mail: camaradolivro@camaradolivro.com.br

Site: www.camaradolivro.com.br / www.feiradolivro-poa.com.br LOCAL

Praça da Alfândega – Centro Histórico - Porto Alegre

A partir de 11/10/2018, o escritório da Câmara Rio-Grandense do Livro estará funcionando no seguinte endereço:

Memorial do Rio Grande do Sul

Rua Sete de Setembro, 1020 - 90010-10 – Porto Alegre – RS DIRETORIA – Gestão 2018-2019

Presidente: Isatir Antonio Bottin Filho Vice-presidente: Astomiro Romais

(4)

Tesoureiro: Guiomar Beineke

Secretária: Roseni Siqueira Kohlmann

Representante dos Editores: Maximiliano Ledur Representante dos Livreiros: Paola Rita Caumo Bof Representante dos Creditistas: Magno Ciro

CONSELHO FISCAL João Cláudio Cervo Télcio Brezolin Abel Perez SUPLENTES Paulo Lima

Adriane Kipermann Sérgius Gonzaga COMISSÃO EXECUTIVA

Administrativo - Gérson Sousa – gerson@camaradolivro.com.br

Infraestrutura – Eng. Eduardo Bergallo - eduardo@camaradolivro.com.br Contato: 3221.7349 e 98419.0529

Programação Adultos:

Coordenação: Jussara Rodrigues jussara@camaradolivro.com.br Programação Infantil e Juvenil e Área Internacional

Coordenação: Sônia Maria Zanchetta - sonia@camaradolivro.com.br COMISSÃO DE DISCIPLINA

Roseni Siqueira Kohlmann Paola Rita Caumo Bof Ligia Maria Manzoni Feijó Rudimar Bernardes

Jussara Nunes Martins Joao Claudio Cervo

CAPÍTULO II

CRONOGRAMA GERAL DO EVENTO 2019:

Data Horário Ação

01/10/18 8 horas Início da montagem da cobertura 23/10/19 8 horas Início da montagem das barracas

(5)

26/10/19 8 horas Início da inspeção das barracas pela Comissão de Disciplina.

Entrada de livros somente após liberação da inspeção.

31/10/19 20 horas Finalização de montagem e último prazo para adequação das barracas às normas da Feira.

01/11/19 8 horas Exclusivamente entrada de livros

01/11/19 9h30min Abertura das barracas na Área Infantil e Juvenil

01/11/19 12h30min Abertura das barracas nas Áreas Geral e Internacional 01/11/19 19 horas Solenidade de abertura – Teatro Carlos Urbim

17/11/19 21 horas Encerramento da Feira

18/11/19 8 horas Início da desmontagem das barracas

21/11/19 8 horas Início da desmontagem da cobertura e último prazo para retirada de livros.

24/11/19 18 horas Término da desmontagem das barracas

PERÍODO DE FUNCIONAMENTO Período: 1º a 17 de novembro de 2019 Abertura ao público:

Área Geral e Internacional: 1º de novembro de 2019, às 12h30min Área Infantil e Juvenil: 1º de novembro de 2019, às 9h30min Abertura oficial: 1º de novembro de 2019, às 19h

Encerramento: 17 de novembro de 2019, às 20h30min Horário de funcionamento:

Área Geral e Internacional: diariamente das 12h30min às 20h30min, exceto aos sábados, quando o horário será das 10h às 20h30min.

Área Infantil e Juvenil: diariamente das 9h30min às 20h30min.

PARÁGRAFO ÚNICO – A Comissão Organizadora da Feira poderá alterar o horário sempre que julgar necessário e de interesse para o êxito do evento.

CAPÍTULO III

ESTANDES/BARRACAS

(6)

Padrão - As barracas deverão obedecer às dimensões determinadas pela Comissão Organizadora da Feira. O projeto volumétrico das barracas de 4 e de 5m constitui o anexo 1 deste Manual. Qualquer projeto diferente do padrão proposto não poderá extrapolar a área estabelecida e deverá ser submetido à Comissão Organizado no mínimo 60 dias antes do início da Feira. Do projeto arquitetônico deverão constar: planta baixa, dois cortes, fachadas e memorial descritivo.

Equipamentos - Todas as barracas deverão contar com extintores de incêndio com prazo de validade vigente. Deverão estar em local visível e permanecer na barraca durante todo o período do evento, estarão sujeitos a inspeções periódicas da comissão. São permitidos dois tipos: de pó químico (4kg) e de água pressurizada (10 Kg). Aos expositores que adquirirem extintores, recomenda-se que deem preferência ao primeiro tipo.

Elétrica - As barracas receberão carga de 800 W e deverão contar com disjuntor de 10A. A ligação da energia será feita somente após a inspeção e a liberação da barraca pela Comissão de Disciplina. Qualquer carga adicional deverá ser solicitada à Comissão Organizadora, que avaliará a possibilidade de atendimento.

IMPORTANTE: Devido ao risco de variação de tensão no fornecimento de energia elétrica pela CEEE é aconselhável a utilização de estabilizadores e no breaks na instalação de equipamentos. A organização não se responsabiliza por quaisquer imprevistos, tais como danos e/ou queima de equipamentos.

Montagem - A montagem, sob a responsabilidade do expositor, deverá ocorrer exatamente no local indicado pela Comissão Organizadora, no horário das 8h às 20h.

Quaisquer danos causados por expositores ou seus prepostos ao patrimônio público ou particular, ou, ainda, às estruturas contratadas pela Comissão Organizadora, serão de responsabilidade exclusiva do expositor que os tiver causado, que arcará com as despesas eventualmente decorrentes de seu conserto. Não será permitido o depósito de quaisquer materiais nos canteiros, bancos, cercas, árvores, postes, luminárias, prédios e monumentos da praça, sob pena de multa, a ser estipulada conforme orientação do órgão municipal competente.

Não será permitida a circulação de carros nem de caminhões no pavimento de pedras portuguesas da Praça. A circulação para descarga se dará até o inicio das áreas cobertas da Feira. Após este limite, só será permitida a circulação de carrinhos.

(7)

Liberação - A partir do dia 26 de outubro, a equipe de Infraestrutura e a Comissão de Disciplina realizarão as inspeções para liberação das barracas. O expositor deverá solicitar a inspeção da barraca na administração da Feira somente quando a montagem, incluindo a parte elétrica, estiver concluída, antes da entrada dos livros.

Após a inspeção, será realizada a ligação da energia elétrica e o expositor receberá autorização para colocação de livros na sua barraca.

A montagem das barracas ou adequações solicitadas na inspeção deverão estar totalmente concluídas até as 23h do dia 31 de outubro. Os corredores, fundos, telhado e laterais das barracas deverão estar totalmente desobstruídos, durante todo o período de realização da Feira, não podendo ser utilizados para depósito de materiais, entulho, embalagens, equipamentos, ferramentas e outros produtos.

A Comissão de Disciplina recomenda e solicita aos expositores que não permitam a colagem de adesivos nem a colocação de mais de um sinalizador móvel de cada um dos meios de pagamento (cartões de crédito, débito, etc.) que disponibilize aos consumidores, visando evitar que tais marcas tenham mais visibilidade que a dos expositores ou da própria Feira.

O atraso na conclusão da montagem ou o não cumprimento das regras de montagem acarretarão a aplicação de advertência e penalidades conforme o Capítulo IV deste Manual.

Desmontagem - A desmontagem e a retirada dos materiais do expositor da Praça, inclusive barracas, deverá ser feita impreterivelmente no período de 18 a 24 de novembro. Após este período, serão aplicadas as penalidades definidas no capítulo IV deste Manual.

CAPÍTULO IV

OPERAÇÕES

Instruções/Comissão de Disciplina - A Comissão de Disciplina da Feira é responsável pela vistoria e liberação das barracas e das áreas de circulação no período de 26 a 30 de outubro de 2019.

Se a montagem estiver de acordo com as normas estabelecidas pelo Regulamento do evento, o expositor receberá autorização para a colocação dos livros.

(8)

Caso a montagem da barraca não esteja de acordo com as normas estabelecidas e devidamente aprovadas pela Comissão Organizadora, a comissão de disciplina poderá solicitar serviços complementares ao expositor para adequação às normas recomendadas neste manual. Caso as recomendações não sejam atendidas, será lavrado termo de ocorrência que estipulará prazo para sua adequação, cuja cópia será entregue ao responsável pela barraca. Transcorrido este prazo, se o problema não tiver sido solucionado, serão aplicadas as advertências e penalidades de acordo com o capítulo IV deste Manual, e não será autorizada a abertura e o funcionamento da barraca até que sejam tomadas as providências cabíveis.

Serão analisados os seguintes aspectos:

Adequação às medidas e aos modelos de barracas e de caixas de saldo aprovados pela Comissão Organizadora.

Montagem correta e segura, no local indicado e ocupando seu meridiano, inclusive com relação ao telhado.

Manutenção e pintura da barraca e das caixas de saldo compatíveis com a magnitude do evento e localização das caixas de saldo de acordo com as normas do Regulamento, deste Manual, e eventuais solicitações da Comissão Organizadora.

 Na testeira central da barraca deve constar, em destaque, a razão social ou o nome fantasia do associado, desde que registrado no cadastro da Câmara ou que conste no CNPJ da empresa. A inserção de outros nomes ou de qualquer outro adereço na parte externa da barraca dependerá de autorização expressa da Comissão Organizadora.

Instalações elétricas corretas e seguras (interior das barracas) e ramal de espera para receber a ligação à rede central de energia elétrica. Deve ser identificado o fio neutro.

Remoção adequada dos restos de montagem e limpeza do entorno.

É indispensável cuidado, durante a montagem, pintura e uso das barracas, para que não sejam afetados os canteiros, a pavimentação e outros equipamentos do espaço público, sob pena de serem repassados aos expositores os valores relativos a sua restauração.

A Comissão de Disciplina é responsável, ainda, pela vistoria das barracas e das áreas de circulação durante todo o período de funcionamento do evento, quando serão observados os seguintes aspectos:

Quantidade e localização das caixas de saldo.

(9)

Existência de expositores externos não autorizados.

Colocação de banners, faixas, adesivos ou outros elementos de programação visual na parte externa da barraca.

Depósito de caixas de papelão ou outros equipamentos ou entulho no fundo, laterais ou telhado da barraca.

Adequação do acervo ofertado à área em que se encontra o expositor.

Respeito aos horários de abertura e encerramento.

Obediência ao regulamento.

Na constatação de irregularidades, será lavrado termo de ocorrência que estipulará prazo para as adequações, cuja cópia será entregue ao responsável pela barraca. Transcorrido este prazo, se o problema não tiver sido solucionado, serão aplicadas as advertências e penalidades de acordo com o capítulo 9 deste Manual, e não será autorizada a abertura e o funcionamento da barraca até que sejam tomadas as providências cabíveis.

Antes da abertura da Feira, serão eleitos os representantes de cada setor, que se encarregarão da interlocução dos expositores com a Comissão de Disciplina e tratarão de manter a harmonia entre eles.

Advertências e Penalidades - O não cumprimento das determinações do Regulamento da Feira e do Manual do Expositor acarretará a aplicação das penalidades abaixo listadas.

Na primeira ocorrência:

 Advertência ao associado indicando a infração e o prazo para regularização.

 Em caso de não regularização da situação apontada na primeira advertência: aplicação de multa equivalente a 50% do valor da inscrição da barraca e fechamento da barraca até a regularização da situação.

Caso houver segunda ocorrência pelo mesmo motivo:

 Advertência ao associado indicando a infração e o prazo para regularização.

 Em caso de não regularização da situação apontada na primeira advertência: aplicação de multa equivalente a 100% do valor da inscrição da barraca e fechamento da barraca até a regularização da situação.

Na terceira ocorrência geral, independentemente do motivo que gerou a advertência:

(10)

 Aplicação de multa equivalente a 100% do valor da inscrição da barraca e fechamento da barraca até a regularização da situação.

Todas as infrações ao Regulamento da Feira ou ao Manual do Expositor são passíveis de penalidades. Destacamos abaixo as principais:

 Atrasos na montagem da barraca ou montagem fora do padrão.

 Colocação de livros antes da liberação da barraca pela Comissão de Disciplina.

 Não cumprimento dos horários de abertura e fechamento da barraca.

 Colocação das caixas de saldo fora da localização permitida ou colocação de dispositivos de exposição não autorizados.

 Exposição e venda de livros não permitidos nas áreas Infantil e Juvenil e Internacional.

O associado poderá apresentar recurso no prazo de 5 dias com as justificativas pertinentes, que serão avaliadas pela Comissão de Orientação aos Expositores que decidirá pelo arquivamento da advertência ou pela abertura de processo administrativo nos termos do regulamento do evento.

Colocação de Livros - A colocação dos livros poderá ser feita somente a partir da liberação da barraca pela Comissão de Disciplina. As barracas deverão estar totalmente prontas e liberadas pela vistoria, com produtos e materiais expostos e as embalagens e outros resíduos retirados, até às 9h do dia 30 de outubro na Área Infantil e Juvenil, e até às 12h do dia 30 de outubro nas Áreas Geral e Internacional. O atraso na abertura das barracas acarretará na aplicação das penalidades definidas no capítulo 9 deste Manual.

A reposição dos livros poderá ser feita diariamente, no horário das 8 às 12h.

Oportunamente, serão indicados os locais para carga e descarga.

A Câmara Rio-Grandense do Livro não se responsabilizará pelo recebimento de qualquer material destinado aos expositores. Nenhum tipo de material poderá ser enviado ao local da Feira antes da chegada do responsável pela barraca.

É terminantemente proibida a passagem de carrinhos ou caixas de mercadorias pelos corredores durante o horário de funcionamento da Feira.

Credenciamento - Todos os funcionários, montadores ou seus prepostos, que estiverem trabalhando nas barracas da Feira do Livro, deverão portar crachás fornecidos pela Comissão Organizadora.

(11)

As credenciais deverão ser solicitadas através do FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE CRACHÁS, na área restrita do site da Câmara do Livro, seguindo o cronograma abaixo:

Credenciais de expositor: 5/10 a 20/10

Crachás adicionais poderão ser solicitados através do mesmo formulário, durante o horário de funcionamento da Feira.

Com o objetivo de verificar a documentação de pessoas que estejam prestando serviços aos expositores, o Ministério do Trabalho poderá, de acordo com a legislação em vigor, solicitar:

-dos funcionários da empresa, a carteira profissional;

-dos prestadores de serviço temporários, o contrato temporário de trabalho.

A fim de evitar contratempos com a fiscalização sindical, é importante que cada empresa entre em contato com o sindicato que rege os seus contratos para efetuar o procedimento correto em relação aos seus funcionários.

Materiais de Divulgação - Somente os titulares das empresas associadas, as pessoas responsáveis pelas barracas (indicadas na ficha de inscrição) ou pessoas com autorização por escrito da empresa poderão retirar, na administração da Feira, bônus equivalentes a 1.000 sacolas e igual número de marcadores de página da 63ª Feira do Livro, por barraca. Os materiais deverão ser retirados em depósito localizado junto à administração do evento.

O nome fantasia da empresa é o que constará no material de divulgação da Feira (Guia e Mapa). Mantenha sempre seu cadastro atualizado.

Limpeza - A limpeza diária das áreas comuns de circulação é de responsabilidade da Comissão Organizadora do evento, ficando a limpeza de cada barraca e de seu entorno sob a responsabilidade do respectivo expositor.

Todo o lixo recolhido da barraca deverá ser removido. Em circunstância alguma poderão ser colocados resíduos nas vias de circulação, atrás ou sobre as barracas, nem mesmo acondicionados.

Em todo o espaço utilizado pelo evento haverá lixeiras para lixo seco ou orgânico.

Segurança - A Comissão Organizadora contratará empresa para a vigilância da Feira fora do horário de visitação. No período em que a Feira estiver aberta, a responsabilidade será exclusivamente do próprio expositor.

(12)

Embora tome todas as precauções para a segurança geral do evento, a CRL fica isenta de responsabilidade no caso de furto, roubo ou prejuízo de qualquer espécie, por eventuais danos às barracas ou ao seu acervo, causados por terceiros ou intempéries, devendo o expositor tomar as medidas cabíveis de precaução.

A Câmara Rio-Grandense do Livro não se responsabiliza por danos ou prejuízos causados a pessoas ou produtos expostos antes, durante ou após a realização da Feira, incluindo roubo, sabotagem, convulsão civil, deficiências ou interrupções no fornecimento de energia elétrica e água ou sinistros de qualquer espécie. Os estandes, bens, produtos e pessoal a serviço dos expositores não estão cobertos por seguro, pelo que se recomenda que façam seus próprios seguros contra quaisquer riscos.

Telefonia, internet e cartões - Cada expositor deverá solicitar os serviços diretamente às empresas prestadoras dos serviços de telefonia e internet.

Os expositores interessados em contar com terminais eletrônicos para cartões de crédito ou débito deverão contatar diretamente as operadoras de sua preferência.

CAPÍTULO V

DISPOSIÇÕES GERAIS

A Comissão Organizadora poderá, excepcionalmente, alterar a localização da barraca, com o prévio consentimento do expositor, efetuar alteração na planta do evento, respeitando as barracas já alocadas, adiar sua inauguração, modificar o período de funcionamento ou interromper sua realização quando compelida a tanto ou quando julgar que existem motivos relevantes para tal.

Os corredores são de uso comum, não sendo permitido neles a abordagem do público, a distribuição de brindes, folhetos promocionais ou outros produtos ou a circulação de mascotes das empresas associadas ou de editoras que representam. Tampouco está autorizada a inserção de logomarcas na área externa das barracas ou promoções de qualquer espécie sem autorização da Comissão Organizadora. No caso de não cumprimento desta determinação, serão aplicadas as advertências e penalidades previstas no capítulo 11 deste Manual.

Não será permitida a troca de localização de barracas entre os expositores em nenhuma hipótese.

(13)

O expositor deverá manter sua barraca em perfeitas condições de funcionamento desde a inauguração até o encerramento do evento. A barraca deverá permanecer aberta durante todo o horário de funcionamento do evento, com a presença do titular ou de um funcionário permanente da empresa (com carteira assinada). O expositor que não cumprir essa norma será penalizado de acordo com o capítulo 9 deste Manual.

Promoções especiais e sessões de autógrafos com programações especiais devem ser previamente autorizadas pela Comissão Organizadora.

A Comissão Organizadora poderá emitir circulares e documentos de orientação, os quais passarão a integrar este Manual.

ANEXOS

Orientação sobre os formulários - Os formulários deverão ser utilizados pelos expositores a fim de informar à organização do Evento detalhes da sua participação:

Formulário 1 – Formulário para autorização de venda de revistas, CDs e agendas. Deve ser utilizado no caso de revistas literárias, técnicas ou acadêmicas, assim como de agendas, CDs, DVDs e similares com conteúdo de livro.

BARRACAS - Anexo 1 - Instruções para construção de barracas padrão

Acabamentos - Não serão permitidas adaptações em qualquer tipo das barracas existentes sem o expresso aval da Comissão Organizadora.

Devem ser construídas com material novo. Paredes e divisórias poderão ser feitas com chapas de compensado com espessura mínima de 15 mm e deverão ser pintadas, assim como qualquer tipo de acabamento em madeira ou ferro.

Piso - Com tablado de no mínimo 12 cm de altura

Instalações elétricas - Devem ser tubuladas e com disjuntor de no máximo 10 A para barracas M1 e 15ª para barracas M2.

Telhado - É obrigatório e deve ser à prova de chuva

Segurança - A barraca deverá ter elementos de segurança que possibilitem seu total fechamento tais como fechaduras, travas e cadeados

(14)
(15)
(16)

Formulário 1

FORMULÁRIO DE AUTORIZAÇÃO PARA VENDA DE REVISTAS LITERÁRIAS, TÉCNICAS OU ACADÊMICAS, DE AGENDAS, CDS OU DVDS COM CONTEÚDO

DE LIVRO

Nome do expositor: ____________________________________________

Nº da barraca: ________________ Área: ____________________

Solicitamos à Comissão Organizadora da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre autorização para venda dos materiais listados abaixo, dos quais estamos enviando exemplares para sua análise.

1. ___________________________________________________________

2. ___________________________________________________________

3. ___________________________________________________________

4. ___________________________________________________________

5. ___________________________________________________________

6. ___________________________________________________________

7. ___________________________________________________________

8. ___________________________________________________________

Espaço reservado à Comissão Organizadora

( ) APROVADAS ___________________________________________

( ) NEGADAS _______________________________________________

Parecer da Comissão Organizadora em reunião realizada em _____/_____/_____

Comissão de Orientação aos Expositores

Referências

Documentos relacionados

Métodos: Dentre os 328 pacientes acompanhados no Ambulatório de Imunodeficiências do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, foram analisa- dos 30 pacientes com diagnóstico

A maioria dos casos de doença está associada a ambientes sujeitos a intervenção humana onde temperatura da água é superior, alterando a concentração quer das bactérias quer dos

Essa dimensão é composta pelos conceitos que permitem refletir sobre a origem e a dinâmica de transformação nas representações e práticas sociais que se relacionam com as

José Geraldo Aguiar deixou sua vida tranquila como fotógrafo para estudar a vida de Virgulino Ferreira da Silva, escreveu o livro “Lampião o invencível, duas vidas, duas mortes –

O ensino de História deve motivar os alunos na compreensão e na busca de novos elementos para que com a mediação do professor possamos aproximar os estudantes de maneira que a

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating