• Nenhum resultado encontrado

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA DATAPREV 2017/2018 CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE AS PARTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA DATAPREV 2017/2018 CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE AS PARTES"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA DATAPREV 2017/2018

CAPÍTULO I - DA ORGANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE AS PARTES

CLÁUSULA 1ª – PREMISSAS DO RELACIONAMENTO ENTRE AS PARTES

A relação entre a DATAPREV, FENADADOS, SINDICATOS e demais entidades profissionais, e entre estas e os empregados da Empresa, deverão ocorrer segundo os objetivos abaixo transcritos:

I) Quanto ao ambiente interno: Alcançar e manter um elevado nível de produtividade e qualidade dos serviços da Empresa e o bem estar de seus empregados;

II) Quanto ao ambiente externo: A ação da Empresa deve estar orientada para o pleno atendimento das necessidades e demandas do cliente, tendo sempre em foco a satisfação dos segurados e contribuintes da Previdência Social;

III) Quanto às relações entre a DATAPREV, FENADADOS, SINDICATOS e demais entidades profissionais: Manutenção de um diálogo permanente, implementando-se a ampla negociação coletiva, conforme as diretrizes da Convenção 154 da OIT, de forma não excludente, tanto com as federações constituídas na categoria, como igualmente os sindicatos de base, como forma negocial e instrumento adequado para a integração e resolução de conflitos trabalhistas. O respeito e a preservação da integridade e dignidade pessoais dos empregados, dirigentes da Empresa e dos representantes sindicais deverão ser sempre observados pelas partes, bem como a valorização da Empresa como instituição.

*** EXCLUSÃO DA CLÁUSULA 2ª DO ACT 2016/2017 – CONTINGÊNCIA ***

CLÁUSULA 2ª – AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS

A DATAPREV, FENADADOS, SINDICATOS e demais entidades profissionais reunir-se-ão sempre que solicitadas por uma das partes com vistas a analisar conjuntamente cenários e aplicação das cláusulas pactuadas, podendo modificá-las ou aprimorá-las, e outras condições que desejem acordar.

CLÁUSULA 3ª - CUMPRIMENTO DO ACORDO

Será realizada, sempre que solicitada, reunião de avaliação do cumprimento do presente Acordo Coletivo de Trabalho.

(2)

Parágrafo primeiro: Caso sejam detectados quaisquer problemas quanto ao cumprimento, pelas partes, das disposições deste instrumento, será concedido à empresa um prazo de 48 (quarenta e oito) horas para a solução que se fizer necessária, podendo ser acordado prazo maior, tendo em vista a natureza da questão suscitada.

Parágrafo segundo: O ajuizamento de ação de cumprimento de quaisquer das cláusulas do presente Acordo só poderá ocorrer depois de vencido o prazo mencionado no parágrafo anterior.

Parágrafo terceiro: A Dataprev reconhece e aceita a legitimidade processual dos sindicatos e das FEDERAÇÕES com representação legal para ajuizarem ação de cumprimento, no caso de descumprimento, de cláusulas do presente Acordo, nos termos da legislação vigente.

Parágrafo quarto: Atendendo ao que dispõe o artigo 613, VIII da CLT, a Empresa responderá com multa de 1 (um) salário-mínimo nacional por empregado, por mês de descumprimento, por infração, que será revertido à parte prejudicada.

A DATAPREV encaminhará à FENADADOS, SINDICATOS e demais entidades profissionais, sempre que solicitada, os boletins informativos por ela publicados, seu balancete mensal, além dos editais dos processos licitatórios e extratos de contratos referente a compras, obras e serviços.

CLÁUSULA 4ª - DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES

A DATAPREV encaminhará à FENADADOS, sempre que solicitada, os boletins informativos por ela publicados, seu balancete mensal, além dos editais dos processos licitatórios e extratos de contratos referente a compras, obras e serviços.

CLÁUSULA 5ª - GEAP e PREVDATA

Por solicitação das entidades sindicais de 1° grau, a DATAPREV, em conjunto com a FENADADOS, SINDICATOS e demais entidades profissionais, os representantes dos empregados (Conselho Consultivo da GEAP – CONSULT), OLTs e a ANED, promoverá reuniões com a GEAP e a PREVDATA, objetivando atualizar discussões sobre temas de interesse dos empregados relacionados àquelas instituições.

CLÁUSULA 6ª – PROCESSOS JUDICIAIS

Nas demandas em que os sindicatos se constituírem como substituto processual, bem como nas ações plúrimas ajuizadas pelos sindicatos, em que for condenada a DATAPREV e que estejam em fase de execução, a Empresa fornecerá ao respectivo sindicato os cálculos ou informações que evitem gastos adicionais com perícias que possam onerar as partes signatárias deste Acordo.

CLÁUSULA 7ª - VIGÊNCIA

O presente Acordo Coletivo de Trabalho vigorará até o dia 30 de abril de 2018. As cláusulas acordadas terão validade imediata, independentemente de depósito no órgão competente.

CAPÍTULO II - DA REMUNERAÇÃO

(3)

CLÁUSULA 8ª - PAGAMENTO SALARIAL

O pagamento salarial será realizado até o dia 5 (cinco) do mês subsequente ao de competência.

Parágrafo primeiro: No mês de fevereiro de cada ano, a DATAPREV realizará o adiantamento de metade do 13º salário referente ao respectivo exercício para todos os empregados, exceto para os que já tenham recebido por força de lei ou outra motivação, ou para aqueles que manifestarem por escrito o interesse em não receber o adiantamento em fevereiro.

Parágrafo segundo: A Dataprev realizará depósito dos proventos em outros bancos, a critério do empregado, conforme determinação legal.

CLÁUSULA 9ª - ADICIONAL NOTURNO

O adicional noturno será pago pela DATAPREV aos empregados que realizarem trabalhos no horário entre 22 horas e 6 horas, no percentual de 30% (trinta por cento).

Parágrafo único: A média do adicional noturno será também considerada para efeito da integração de que trata o parágrafo quarto da CLÁUSULA Horas Extras.

CLÁUSULA 10ª – ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO

A Dataprev pagará mensalmente a cada empregado, em rubrica própria, adicional por tempo de serviço, denominado anuênio, à razão de 1% (um por cento) sobre o valor do nível salarial do empregado, por ano trabalhado na empresa.

CLÁUSULA 11ª - HORAS EXTRAS

O trabalho extraordinário realizado em dias de repouso, feriados, pontos facultativos e viagens será remunerado da seguinte forma:

Parágrafo primeiro: A remuneração de horas extras será efetuada pela DATAPREV no percentual adicional aplicável sobre o salário-hora, sendo o adicional de 100% (cem por cento) nas horas extras realizadas nos dias úteis da semana no horário compreendido entre 6 às 22 horas; de 150% (cento e cinquenta por cento) no horário noturno nos dias úteis da semana, compreendido entre as 22 e 6 horas; de 120% (cento vinte por cento) quando forem realizados aos sábados, domingos e feriados no horário compreendido entre as 6 e 22 horas, e de 170% (cento e setenta por cento) nos sábados, domingos e feriados, no horário compreendido entre as 22 e 6 horas.

Parágrafo segundo: As horas extras serão sempre remuneradas pelos valores atualizados dos salários e pagas no mês subsequente ao mês do fato gerador, caso não compensadas.

Parágrafo terceiro: A suspensão pela DATAPREV do serviço suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos um ano, assegura ao empregado o direito à indenização na forma como prevista na súmula 291 do Tribunal Superior do Trabalho – TST, à época do fato gerador.

(4)

Parágrafo quarto: Para efeito de remuneração de férias, 13º salário, repouso semanal remunerado e aviso-prévio as horas extras habituais serão integradas pela média apurada em relação ao respectivo período aquisitivo.

Parágrafo quinto: O critério para compensação prioritária de horas extras se dará de forma acordada entre chefia e empregado.

Parágrafo sexto: Observadas as normas internas da Empresa e a legislação vigente, fica estabelecido que na ocorrência de realização e compensação das horas extras estas dar-se- ão nas seguintes formas:

I – 1 hora compensada para cada hora extra trabalhada em dias úteis da semana, dias considerados pontos facultativos e aos sábados, e o pagamento do adicional correspondente a 100% do valor da hora normal;

II - 1 hora compensada para cada hora extra trabalhada em domingos e feriados, e o pagamento do adicional correspondente a 150% do valor da hora normal.

III - 2 horas compensadas para cada hora extra trabalhada em dias úteis da semana, dias considerados pontos facultativos e aos sábados e, 2 horas e 30 minutos compensadas para cada hora extra trabalhada em domingos e feriados.

Parágrafo sétimo: Ao trabalhador em viagem a serviço pela empresa é garantido o pagamento dos períodos de deslocamento fora do horário contratual de trabalho, como hora extraordinária, observados os percentuais previstos no parágrafo primeiro desta cláusula.

CLÁUSULA 12ª – PESQUISAS SALARIAIS

Sempre que a DATAPREV realizar pesquisas salariais apresentará os resultados dos estudos à FENADADOS, SINDICATOS e demais entidades profissionais, depois de concluídas as tabulações e análises.

Parágrafo primeiro: A DATAPREV realizará, após o recebimento dos dados da pesquisa salarial, as tabulações e análises no prazo máximo de 90 (noventa) dias corridos.

Parágrafo segundo: A DATAPREV compromete-se a apresentar o resultado dos estudos relacionados a estas pesquisas à representação dos empregados no prazo limite de 15 (quinze) dias corridos após a conclusão das tabulações e análises.

CLÁUSULA 13ª - REAJUSTE SALARIAL

A tabela salarial da DATAPREV, a vigorar a partir de 1º de maio de 2017, será aquela decorrente da aplicação do reajuste linear referente a variação do maior índice de inflação do período revisando, acumulado com 5% (cinco por cento) de aumento real, aplicados sobre a tabela salarial de abril de 2017.

CLÁUSULA 14ª - GRATIFICAÇÃO POR TITULARIDADE

A gratificação aqui prevista incidirá sobre o vencimento básico do empregado, a título de incentivo pela titulação adquirida, devendo ser paga conforme os seguintes percentuais:

a) 25% ao portador de título de doutor;

(5)

b) 20% ao portador de título de mestre;

c) 15% ao portador de título de especialização (pós-graduação), todos devidamente registrados;

d) 7% ao portador de certificados de cursos de graduação de forma geral, ainda que não seja a escolaridade mínima para a ocupação de seu cargo, ou cursos de treinamento relacionados com a atividade-fim da empresa e/ou atividades desempenhadas pelo empregado na empresa.

Parágrafo único: A presente gratificação por titularidade não é cumulativa, isto é, independe do número de cursos feitos e tipos de títulos distintos que o funcionário possua.

CAPÍTULO III – DOS BENEFÍCIOS CLÁUSULA 15ª - ABONO DE SEIS DIAS

A DATAPREV ratifica o abono de seis dias por período aquisitivo de férias, para tratar de assunto de interesse particular, a partir da data de ingresso do empregado.

Parágrafo primeiro: A utilização pelo empregado do abono referido no caput desta CLÁUSULA deverá ser precedida de comunicação à chefia imediata, com no mínimo 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, ficando garantida à chefia a limitação de até 50%

(vinte por cento) de ausência do contingente da área.

Parágrafo segundo: Os dias de abono poderão ser agregados às férias.

Parágrafo terceiro: Os dias de abono poderão ser utilizados em sua totalidade em uma única oportunidade.

Parágrafo quarto: Os dias de abono poderão ser utilizados junto a feriados.

Parágrafo quinto: Os dias de abono não utilizados no período aquisitivo se acumulam para os períodos seguintes ou, se requerido por escrito pelo empregado, serão ressarcidos em pecúnia pela DATAPREV na folha de pagamento do mês imediatamente posterior ao requerimento.

Parágrafo sexto: É facultado ao empregado o parcelamento em turno, do abono de seis dias.

Parágrafo sétimo: Caso a chefia imediata negue o pedido de utilização do abono, esta deverá obrigatoriamente formalizar a recusa, fundamentando sua justificativa.

CLÁUSULA 16ª - APOSENTADORIA

As partes acordam implantar uma política conjunta de preparação de empregados para a aposentadoria integral espontânea, cabendo:

I) A DATAPREV, exclusivamente:

(6)

a) reduzir em 2 (duas) horas a jornada de trabalho de empregado ocupante de cargo de jornada de trabalho de 8 (oito) horas, durante os 24 (vinte e quatro) meses imediatamente anteriores à data que o habilite a requerer aposentadoria junto ao INSS;

b) reduzir em 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos a jornada de trabalho de empregado ocupante de cargo de jornada de trabalho de 6 (seis) horas, durante os 24 (vinte e quatro) meses imediatamente anteriores à data que o habilite a requerer aposentadoria junto ao INSS;

EXCLUSÃO DO ITEM II DA CLÁUSULA 21ª DO ACT 2016/2017.

III) Ao empregado aposentável: Aderir previamente ao programa de redução jornada de trabalho, sem condicionamento de demissão.

Parágrafo primeiro: A redução de jornada de trabalho objeto desta cláusula dar-se-á sem que haja a correspondente redução proporcional na remuneração do empregado.

Parágrafo segundo: Os empregados cuja jornada de trabalho seja de 4 (quatro) horas não farão jus à redução em foco.

Parágrafo terceiro: A redução da jornada de trabalho somente poderá ser implementada após a constituição de um protocolo a ser firmado pela DATAPREV e os sindicatos da categoria, acordando a sistemática de redução da jornada de trabalho.

Parágrafo quarto: Caso seja de interesse exclusivo do empregado, este poderá se desligar do programa de redução de jornada do trabalho.

Parágrafo quinto: Caso seja de interesse do empregado, ele poderá optar por um novo curso/atividade, caso o que ele tenha iniciado não seja mais de seu interesse, sem que hajam descontos em relação a utilização de horas no curso/atividade inicial.

CLÁUSULA 17ª - AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

A DATAPREV concederá mensalmente aos seus empregados ativos e inativos aposentados, 24 (vinte e quatro) valores de auxílio-alimentação, estipulados em maio de 2017, no valor unitário praticado em abril de 2017 acrescido do índice de alimentação nacional fora de domicílio calculado pelo DIEESE.

Parágrafo primeiro: Para todos os efeitos, o valor diário do auxílio-alimentação é considerado integralmente, não obstante possa o mesmo ser fracionado em tíquetes para facilidade operacional.

Parágrafo segundo: A participação mensal dos empregados no custo do auxílio alimentação dar-se-á conforme os percentuais descritos na tabela anexa, que passa a ser parte integrante deste instrumento (Anexo I).

Parágrafo terceiro: Caso o empregado venha a trabalhar 2 (duas) horas extras ou mais, em prolongamento da jornada de trabalho ou em jornada extra, terá direito a receber um auxílio

(7)

alimentação adicional, mesmo que as horas venham a ser compensadas, sendo considerada a hora noturna de 52 minutos e 30 segundos no caso específico.

Parágrafo quarto: Será garantido os benefícios desta cláusula, aos empregados que venham a se afastar do exercício de suas funções em decorrência de acidente de trabalho ou por motivo de doença, nos termos do parágrafo primeiro da cláusula Auxílio-doença e Benefício Acidente de Trabalho deste ACT, sem limitação de tempo.

Parágrafo quinto: A DATAPREV manterá sistema que garanta a opção de recebimento, pelos empregados, do benefício objeto desta cláusula na forma de "auxílio-refeição" ou

"auxílio alimentação".

Parágrafo sexto: Em caso de rescisão do contrato de trabalho o empregado devolverá, em pecúnia, o auxílio-alimentação referente aos dias não trabalhados no mês da rescisão. Do valor a ser devolvido será deduzida, proporcionalmente, a participação do empregado estabelecido no parágrafo segundo desta cláusula.

Parágrafo sétimo: A DATAPREV concederá anualmente, no mês dezembro, aos empregados ativos e inativos aposentados à época, 24 (vinte e quatro) valores de auxílio- alimentação vigente na época do pagamento, a título de Cesta Natalina.

Parágrafo oitavo: A Dataprev concederá cesta básica mensal para todos os empregados no valor nacional estabelecido pelo DIEESE.

CLÁUSULA 18ª – DOAÇÃO DE SANGUE

A DATAPREV abonará o dia utilizado pelo empregado para doação de sangue, desde que devidamente comprovado.

CLÁUSULA 19ª – LICENÇAS

A DATAPREV concederá ao empregado desde que devidamente comprovado:

a) 7 (sete) dias de licença para casamento;

b) 10 (dez) dias de licença por morte de cônjuge ou companheira(o), pai, mãe, irmão (ã), filho(a), enteado(a) ou menor que esteja sob a guarda judicial do empregado;

c) 30 (trinta) dias de licença paternidade;

d) 30 (trinta) dias de licença ao empregado que, comprovadamente, adotar criança menor de 01 (um) ano de vida;

e) 180 (cento e oitenta) dias de licença gestante;

f) À empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança será concedida licença maternidade, conforme abaixo:

I) No caso de adoção ou guarda judicial de criança até 1 (um) ano de idade, o período de licença será de 180 (cento e oitenta) dias;

II) No caso de adoção ou guarda judicial de criança a partir de 1 (um) ano até 4 (quatro) anos de idade, o período de licença será de 90 (noventa) dias;

(8)

III) No caso de adoção ou guarda judicial de criança a partir de 4 (quatro) anos até 8 (oito) anos de idade, o período de licença será de 45 (quarenta e cinco) dias.

g) 05 (cinco) dias de licença por morte de avó ou avô do empregado (a);

h) 05 (cinco) dias de licença por morte de pais, avós paternos e maternos ou irmão (ã) do (a) cônjuge ou companheiro (a);

Parágrafo primeiro: Considerar-se-ão úteis, consecutivos e imediatos ao dia do fato gerador, os dias de licença de que tratam os itens "a", "b", "c", "d", "g" e "h" do "caput" desta cláusula.

Parágrafo segundo: Nas hipóteses contempladas nas letras “d” e “f” do caput desta cláusula, o direito à licença só poderá ser exercido desde que comunicada a adoção ou a guarda judicial, por escrito e mediante apresentação do termo judicial de guarda à (ao) adotante ou guardiã (ão), à DATAPREV, dentro dos prazos previstos nestes itens, computando-se os dias decorridos.

Parágrafo terceiro: Em relação às folgas obtidas em decorrência de participação em processos eleitorais nacionais, estaduais, distritais ou municipais, poderão ser negociados pelo empregado com a chefia imediata e caso não gozadas no período de um ano, poderá ter seu prazo estendido para o próximo período aquisitivo de férias.

CLÁUSULA 20ª - REEMBOLSO PRÉ-ESCOLA/AUXÍLIO BABÁ

A DATAPREV manterá o benefício mensal de reembolso pré-escola aos empregados ativos e inativos, conforme praticado nesta data, sem natureza salarial, que se enquadrarem em uma das condições abaixo descritas, desde que comprovadas junto ao órgão de Administração de Pessoas da Empresa as despesas com matrícula, mensalidade e alimentação paga diretamente à escola (recibos em nome do empregado), sob a forma de reembolso de até 60% (sessenta por cento) do piso salarial da empresa.

a) empregados com filhos, desde que comprovada esta condição;

b) empregados viúvos, separados ou divorciados, com a guarda de filho (s) ou de menor em decorrência de sentença judicial;

c) empregadas com filhos e empregadas com guarda de menor em decorrência de sentença judicial;

d) empregados com a guarda de filhos ou menor, em decorrência de sentença judicial;

e) empregados separados ou divorciados, que mantenham as despesas escolares dos filhos, desde que os comprovantes de pagamento estejam vinculados ao nome do empregado. Caso o cônjuge ou companheiro (a) também receba referido reembolso, isto não será impedimento para o pagamento de referido benefício para o empregado da Dataprev, ressalvando-se, entretanto, que somado o reembolso do empregado com o do seu cônjuge ou companheiro (a), o valor recebido pelos mesmos não poderá ultrapassar as despesas pagas à escola. Neste caso a Dataprev reembolsará estritamente o valor necessário para complementar referidas despesas.

(9)

Parágrafo único: A DATAPREV reembolsará também nas mesmas condições e valores, as despesas efetuadas com pagamento da empregada babá, mediante a comprovação de despesas via recibos, desde que seu contrato de trabalho seja devidamente registrado em Carteira de Trabalho e Previdência Social e seja inscrita no INSS.

CLÁUSULA 21ª – REEMBOLSO ESCOLAR

A Dataprev manterá o benefício reembolso escolar, na forma praticada, ao empregado e filhos de empregados ativos, estudantes de ensinos fundamental e médio, sem natureza salarial.

Parágrafo único: A DATAPREV reajustará o valor do reembolso escolar praticado em abril/2017 pela variação acumulada do IPCA 15 (grupo educação) no período de maio/2016 à abril/2017.

CLÁUSULA 22ª - ANTECIPAÇÃO AUXÍLIO TRANSPORTE

A DATAPREV fornecerá gratuitamente vales transporte ou similar a todos os seus empregados que utilizam o transporte coletivo para trabalhar, no trajeto residência/empresa e empresa/residência.

CAPÍTULO IV - DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL CLÁUSULA 23ª - LIBERAÇÃO DE ESTUDANTES

A Empresa, sempre que possível, tornará compatível o horário da jornada de trabalho do empregado estudante, com o horário de suas atividades curriculares, referentes ao sistema oficial de ensino (ensinos fundamental, médio e superior).

Parágrafo primeiro: O empregado deverá solicitar a alteração do horário de trabalho, mediante apresentação de declaração da instituição de ensino, atestando a inexistência da possibilidade de realização das atividades escolares em outro horário. O horário de trabalho utilizado para frequentar as aulas não será compensado ou descontado.

Parágrafo segundo: A alteração do horário de trabalho não deverá implicar em redução da jornada semanal de trabalho. Parágrafo terceiro: O empregado matriculado em curso regular, supletivo de ensino fundamental ou médio, preparatório ao exame pré-vestibular ou em curso que venha atender à sua formação profissional, com horário de trabalho não alterado conforme disposto acima, poderá interromper a sua jornada de trabalho sem prejuízo da remuneração, mediante comprovação junto à chefia imediata, para prestação de exames e provas, na hipótese dos mesmos coincidirem com seu horário de trabalho.

Parágrafo quarto: o empregado terá liberação remunerada para conclusão de estágio acadêmico.

CLÁUSULA 24ª – DISPENSAS

As dispensas deverão ser obrigatoriamente justificadas, no que diz respeito as razões que lhe deram motivo, disciplinares ou econômicas, conforme o entendimento contido na Convenção 158 da OIT, aqui adotados o seu conteúdo para efeito de vigência negocial, sendo obrigatoriamente precedidas de comunicação escrita ao empregado que, após ciência

(10)

desta, terá o prazo de 10 (dez) dias úteis para requerer a reconsideração do ato. A decisão deverá ser comunicada por escrito, em até 10 (dez) dias úteis a partir do recebimento do pedido, assegurado o amplo direito de defesa.

Parágrafo primeiro: São competentes para realizar a dispensa sem justa causa os titulares definidos em Resolução de Delegação de Competência, obedecendo as premissas estabelecidas no caput desta cláusula.

Parágrafo segundo: A dispensa por justa causa é de competência exclusiva da Presidência da Empresa.

Parágrafo terceiro: A apreciação e decisão dos recursos às dispensas, objeto desta cláusula, serão exercidas pela instância hierárquica imediatamente superior àquela que comunicou a dispensa ao empregado. Para tanto o recurso, referido no caput desta cláusula, deverá ser exercido por escrito, perante o órgão de Gestão de Pessoas local, que encaminhará a chefia competente e ao órgão de Administração de Pessoas da Empresa.

Em caso de dispensa por justa causa, o recurso à mesma deverá ser exercido perante a Presidência da Empresa.

Parágrafo quarto: Caso a autoridade competente não se pronuncie no prazo determinado no caput desta cláusula, a dispensa tornar-se-á sem efeito.

*** EXCLUSÃO DO PARÁGRAFO QUINTO - ACT 2016/2017***

Parágrafo quinto: Havendo interrupção do contrato de trabalho do empregado durante qualquer fase do processo em foco nesta cláusula interrompe-se a contagem dos prazos previstos, sem prejuízo da aplicação do disposto na cláusula.

A partir da cessação da interrupção ou suspensão do contrato de trabalho, a contagem será automaticamente retomada no ponto em que tenha sido interrompida.

Parágrafo sexto: A defesa do empregado dispensado deverá ser sempre por escrito, bem como a decisão da chefia competente sobre o recurso de defesa porventura impetrado pelo dispensado, facultando-se esta ser exercida pelo Sindicato.

Parágrafo sétimo: Enquanto não findar o processo de recursos e as respostas aos mesmos pela chefia, fica vedada a dispensa do empregado neste intervalo de tempo.

Parágrafo oitavo: Os sindicatos estaduais serão obrigatoriamente notificados das dispensas ocorridas, sendo-lhe assegurado serem comunicados formalmente destas, bem como acompanhar todos os atos de defesa do empregado, sob pena de nulidade do procedimento previsto no caput desta cláusula.

CLÁUSULA 25ª - FÉRIAS

O período de férias, individuais ou coletivas, não poderá ter início aos sábados, domingos, feriados, nos dias em que não houver expediente na Empresa e em dias já compensados, exceto para empregados que trabalhem em regime de escalas.

(11)

Parágrafo primeiro: A Dataprev aplicará a Convenção 132 da Organização Internacional do Trabalho-OIT nas disposições que forem mais benéficas aos empregados, e sem restrições no que se refere à data de admissão do empregado.

Parágrafo segundo: A decisão sobre férias coletivas na DATAPREV será sempre tomada de comum acordo com:

I) o sindicato regional, nos casos em que a decisão abranger apenas um determinado Estado ou não atingir abrangência nacional.

Parágrafo terceiro: A DATAPREV sempre informará ao empregado o início do gozo de férias no mínimo com 30 (trinta) dias de antecedência.

Parágrafo quarto: O empregado poderá, com a concordância da chefia, parcelar suas férias em dois períodos, sendo um deles nunca inferior a 10 (dez) dias.

Parágrafo quinto: As partes ajustam um redutor de 100% (cem por cento) sobre a devolução do valor alcançado a título de adiantamento salarial de férias, a contar de 1°/05/2017.

Parágrafo sexto: A DATAPREV permitirá que 50% (cinquenta por cento) dos trabalhadores de cada setor, poderão entrar em férias concomitantemente.

Parágrafo sétimo: A DATAPREV permitirá a venda de até 1/3 das férias do empregado, caso seja do interesse deste, sendo ainda que, em caso destas férias se encerrarem no final de semana ou feriado, poderá o empregado vender estes dias coincidentes com o respectivo feriado, recebendo o valor destes em pecúnia.

CLÁUSULA 26ª - GARANTIA DE EMPREGO

A DATAPREV assegura a seus empregados garantia de emprego nos seguintes casos:

I) Gestante: nos termos do artigo 10º, inciso II, letra “b” do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988;

II) Paternidade: 30 (trinta) dias após o nascimento do filho, desde que a certidão respectiva tenha sido entregue à DATAPREV no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados a partir do parto;

III) Auxílio Acidentário: 12 (doze) meses após o término do benefício, nos termos do artigo 118 da Lei 8.213/91;

IV) Aposentadoria: Durante os 48 (quarenta e oito) meses que antecederem a data em que o empregado adquirir o direito à aposentadoria na forma das alíneas "a", "b" e "c" até a data do efetivo gozo deste direito, desde que trabalhe na empresa há pelo menos 5 anos.

a) Tempo de contribuição para requerer aposentadoria integral junto ao Instituto Nacional de Seguro Social – INSS;

b) Idade mínima para requerer a aposentadoria junto ao Instituto Nacional de Seguro Social/INSS ou;

c) Idade mínima para requerer a complementação junto a PREVDATA.

(12)

V) Reabilitado: 180 (cento e oitenta) dias ao empregado que, após alta da doença ocupacional, seja reabilitado em novo cargo.

VI) Portadores de doenças terminais, relacionadas pelos órgãos oficiais do governo, com a apresentação de laudo médico conclusivo, a ser avaliado periodicamente, pelo Serviço Médico da DATAPREV, salvo na hipótese de falta grave ou de pedido de demissão, este, com a devida assistência do Sindicato da categoria profissional.

Parágrafo primeiro: Suspende-se a contagem do prazo de concessão das vantagens previstas nos incisos II, IV e V quando ocorrer uma das hipóteses abaixo, desde que não cancelada pela justiça:

a) pena de suspensão;

b) faltas ao serviço injustificadas;

c) licença para trato de interesses particulares (suspensão, sem vencimentos, do contrato de trabalho).

Parágrafo Segundo: Fica assegurado à trabalhadora que tiver 30 anos de trabalho e ao trabalhador que tiver 35 (trinta e cinco) anos de trabalho a estabilidade de emprego até que esses trabalhadores alcancem o somatório do tempo de contribuição com a idade que seja igual ao esperado na fórmula 85/95 para solicitar junto ao INSS sua aposentadoria integral, considerando a progressividade da Lei nº 13.183 de 4 de novembro de 2015.

CLÁUSULA 27ª - ESTABILIDADE NO EMPREGO

A Empresa concederá estabilidade a todos (as) os (as) trabalhadores (as) da DATAPREV.

CLÁUSULA 28ª – JORNADA DE TRABALHO

A DATAPREV instituirá, a partir da assinatura do presente ACT, a jornada de trabalho de 30 (trinta) horas semanais para todos os seus empregados, sem exceção, assim como sem qualquer redução salarial e de benefícios.

CLÁUSULA 29ª - HORÁRIO DE TRABALHO

Com a adoção da jornada de trabalho de 30 (trinta) horas semanais para 6 (seis) horas diárias, assim funcionarão os dois turnos de trabalho: o 1° de 7 às 13 horas e o 2° das 13 às 19 horas, sendo que em ambos existirá a flexibilização de horário de entrada de 1 (uma) hora, o que garantirá um horário de atendimento ao cliente interno e externo de 12 (doze) horas diárias, de segunda à sexta-feira.

CAPÍTULO V - DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE CLÁUSULA 30ª - EXAME MÉDICO

A DATAPREV garante exame médico clínico para os seus empregados em conformidade com a Portaria nº. 24/94 do Ministério do Trabalho e Emprego, de 29 de dezembro de 1994, e da norma N/RH 41 e quando solicitada informará os dados estatísticos aos sindicatos.

(13)

Parágrafo primeiro: A DATAPREV garante ao empregado acesso aos resultados dos próprios exames médicos, mediante solicitação escrita e entregue ao órgão responsável pela Medicina do Trabalho.

Parágrafo segundo: A DATAPREV garantirá o pagamento dos exames complementares solicitados pelo Médico, por ocasião dos exames médicos periódicos.

CLÁUSULA 31ª - INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE E PENOSIDADE

A DATAPREV compromete-se a operacionalizar os programas de combate às atividades penosas, a agentes insalubres e à periculosidade levantados pela CIPA, no sentido de saná- los durante a vigência deste Acordo.

Parágrafo primeiro: Caso constatada, pelos peritos oficiais ou por outro nomeado de comum acordo entre as partes, situação geradora de insalubridade, a DATAPREV compromete-se a pagar os percentuais por estes estabelecidos, enquanto perdurar a situação.

Parágrafo segundo: Estabelecida pela perícia à periculosidade, a DATAPREV pagará o adicional de 30% (trinta por cento) previsto na legislação.

Parágrafo terceiro: Facultar-se-á, às representações dos empregados, o acompanhamento de todas e quaisquer peritagem de condições de trabalho na DATAPREV.

Parágrafo quarto: A DATAPREV pagará o adicional de 30% (trinta por cento) a todos os empregados lotados nas Centrais de Serviços de Atendimento, desde que os mesmos não recebam função gratificada.

CLÁUSULA 32ª - SAÚDE

A Dataprev fará uma avaliação das atuais condições de atendimento da GEAP, no sentido de seu aperfeiçoamento, considerando as reclamações apresentadas pelos trabalhadores.

Os resultados desta avaliação serão apresentados aos sindicatos de 1º grau, com a garantia de discussão com estas entidades, sobre a implementação das melhorias que se fizerem necessárias.

Parágrafo primeiro: Na vigência deste Acordo Coletivo de Trabalho - ACT, as Unidades da DATAPREV e as representações dos empregados nas respectivas unidades da Federação estudarão formas de atendimento médico local.

Parágrafo segundo: A DATAPREV informará à FENADADOS, SINDICATOS e demais entidades profissionais, quando solicitada, o número de trabalhadores acometidos por doença profissional e os casos de acidente de trabalho.

Parágrafo terceiro: Em caso de mudança da conveniada do plano de saúde, serão mantidos os procedimentos até então adotados pela DATAPREV, desde que limitados às despesas vigentes.

Parágrafo quarto: A Dataprev liberará o empregado representante eleito no Conselho Nacional da GEAP para participar das reuniões ordinárias e extraordinárias. A Dataprev liberará também o empregado representante dos empregados no Conselho Estadual da GEAP, limitada a uma reunião mensal.

(14)

Parágrafo quinto: A Dataprev reembolsará, per capita e nos mesmos moldes e valores praticados para os assistidos pela GEAP, os empregados que optarem por outro plano de saúde, inclusive contemplando os planos de saúde obtidos através da Associação de Empregados da Dataprev ou da Associação Nacional dos Empregados da Dataprev/ANED.

A alternativa prioritária de plano de saúde será a CASSI – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.

Parágrafo sexto: A participação da Dataprev no plano de saúde, será paritária com a de seus empregados, ou seja, cada uma das partes paga metade do valor da contribuição devida pelo empregado e seus dependentes.

Parágrafo sétimo: Nos casos de demissão imotivada ou por justa causa, o plano de saúde será mantido para o ex-empregado e seus dependentes por um período mínimo de 60 (sessenta) dias.

Parágrafo oitavo: Aos empregados que aderirem ao PDI-Programa de Desligamento Voluntário da empresa, será assegurada a sua manutenção e de seus dependentes no plano de saúde pelo prazo mínimo de dez anos, com a Dataprev mantendo a sua participação no mesmo formato anterior à adesão do empregado ao mencionado PDI.

CAPÍTULO VI - DAS REPRESENTAÇÕES DE EMPREGADOS CLÁUSULA 33ª - ORGANIZAÇÃO POR LOCAL DE TRABALHO

Ratificam-se as Organizações por Local de Trabalho - OLT com a atribuição exclusiva de dirigir-se-á à DATAPREV ou aos sindicatos regionais da categoria para o encaminhamento e adequação de soluções para as questões de interesse dos empregados da Empresa.

Parágrafo primeiro: As Organizações por Local de Trabalho serão compostas pelos seguintes quantitativos

- 16 (dezesseis) membros no Estado do Rio de Janeiro;

- 03 (três) membros nos Estados SP, DF, CE, SC, RS, PB, PR, MG, BA e PE;

- 02 (dois) membros nos Estados AL, ES, MA, PI, SE e TO;

- 01 (um) membro nos Estados AM, GO, MS, MT, PA e RN.

Parágrafo segundo: Para todas as unidades da federação será garantido no mínimo 2 (dois) membros.

Parágrafo terceiro: Os membros eleitos de OLT, nos termos desta CLÁUSULA, gozarão de prerrogativas e contarão com as mesmas garantias legais dos dirigentes sindicais no desempenho de seus mandatos, devendo receber adequada proteção nos termos da Convenção 98 da OIT.

CLÁUSULA 34ª - LIBERAÇÃO DE REPRESENTANTES

A DATAPREV libera da marcação do ponto e das atividades laborais, durante o período do mandato, os representantes dos empregados reconhecidos pela Empresa, segundo a CLÁUSULA 54ª - REPRESENTAÇÃO DOS EMPREGADOS, do ACT 2016/2017, sem prejuízo dos salários correspondentes, integrantes de relação entregue previamente e no

(15)

prazo de até 30 (trinta dias) dias da investidura no cargo, à Unidade da DATAPREV da localidade sede da entidade, de acordo com a seguinte discriminação:

a) Expediente integral para 2 (dois) ocupantes de cargos de Diretoria da ANED;

b) Expediente integral para 3 (três) ocupantes de cargo de Diretoria da FENADADOS;

c) Expediente integral para 1 (um) ocupante de diretoria de sindicato, por unidade da Federação, onde houver Representação da DATAPREV;

d) Expediente integral para 2 (dois) ocupantes de diretoria de sindicato, por unidade da Federação, onde houver Representação da DATAPREV e contar com mais de 150 (cento e cinquenta) empregados.

e) Expediente integral para 1 (um) representante de Central Sindical, reconhecido nos termos da CLÁUSULA 54ª -REPRESENTAÇÃO DOS EMPREGADOS, desde que a liberação seja comunicada à Empresa e negociada com antecedência.

f) Expediente integral para um representante de Central Sindical Estadual à qual o sindicato estadual esteja filiado;

g) Expediente integral de 3 dias por mês para 1 (um) ocupante do Conselho Nacional de Assistência Social;

h) Expediente integral de 2 dias por bimestre para 1 (um) ocupante do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência;

i) Expediente integral de 2 dias por bimestre para 1 (um) ocupante do Conselho Nacional de Saúde.

Parágrafo primeiro: A DATAPREV abonará, durante o período do mandato e sem prejuízo dos salários correspondentes, as liberações em atividades de representação pelos representantes dos empregados reconhecidos pela Empresa segundo a CLÁUSULA 54ª - REPRESENTAÇÃO DOS EMPREGADOS, do ACT 2016/2017, integrantes de relação entregue previamente a respectiva Unidade da DATAPREV da localidade sede da entidade, no prazo de até 30 (trinta dias) dias da investidura no cargo, limitadas a um máximo de:

a) Até 5 (cinco) dias por mês, não acumuláveis, para 1 (um) ocupante de cargo de Diretoria de Associação Estadual de Empregados, legalmente constituída no âmbito dos Estados RJ, SP, BA, PR, RS, CE, PE, SC, PA, PB, PI, MA, MG e DF;

b) Até 5 (cinco) meio expedientes por mês, não acumuláveis, para 1 (um) ocupante de cargo de Diretoria de Associação Estadual de Empregados, legalmente constituída no âmbito dos Estados do MS, AL, AM, ES, GO, MT, RN e SE;

c) Até 5 (cinco) horas, consecutivas ou não, por semana, para os membros que compuserem a Organização por Local de Trabalho - OLT.

Parágrafo segundo: Os membros da CIPA disporão de até 08 (oito) horas mensais abonadas para reuniões, em conformidade com convocação de qualquer dos seus membros.

(16)

Parágrafo terceiro: Por ocasião das negociações relativas à renovação do Acordo Coletivo de Trabalho, exclusivamente no período da data-base, a DATAPREV abonará, sem prejuízo dos salários correspondentes, as horas correspondentes a horário de expediente de 2 (dois) representantes dos empregados, a fim de propiciar que os mesmos participem nas reuniões de negociação com a Empresa, obedecidos os seguintes critérios:

a) Os empregados que gozarão das prerrogativas deste parágrafo deverão integrar o quadro efetivo eleito de uma das representações de que trata a CLÁUSULA 54ª - REPRESENTAÇÃO DOS EMPREGADOS do ACT 2016/2017;

b) As liberações previstas neste parágrafo deverão ser previamente negociadas caso a caso, entre a Empresa, Fenadados, sindicatos e demais entidades profissionais, de acordo com o cronograma das negociações.

Parágrafo quarto: As organizações descritas nesta cláusula dirigir-se-ão ao órgão de Relações de Trabalho da Empresa, por escrito, indicando os nomes dos empregados que farão jus à liberação de marcação de ponto ou abonos previstos nesta cláusula.

Parágrafo quinto: O empregado liberado integralmente para mandato de representação não terá interrupção na contagem de tempo de serviço para efeito de anuênio e licença prêmio.

Parágrafo sexto: Todo empregado liberado para mandato de representação será considerado para efeito dos programas institucionais de treinamento, de modo a não ser prejudicado nos conhecimentos profissionais de sua área de origem.

Parágrafo sétimo: A Unidade da DATAPREV no Estado encaminhará a documentação recebida das entidades ao órgão de Relações de Trabalho da Empresa até o segundo dia útil após o recebimento.

CLÁUSULA 35ª - ACESSO DE REPRESENTANTES DOS EMPREGADOS ÀS DEPENDÊNCIAS DA EMPRESA

A Dataprev garantirá aos representantes dos empregados o livre acesso a todos locais de trabalho, para fins de exercício do mandato para o qual foram eleitos.

CLÁUSULA 36ª - LIBERAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DE ASSEMBLEIAS E OUTRAS ATIVIDADES CONVOCADAS PELOS SINDICATOS, ANED, OLTs E DEMAIS ENTIDADES PROFISSIONAIS

A DATAPREV liberará seus empregados para participarem de assembleias convocadas pelos sindicatos, ANED, OLTs e demais entidades profissionais, realizadas nas dependências da empresa, condicionada a aviso prévio de 48 (quarenta e oito) horas.

Parágrafo primeiro: Os empregados, têm autorização patronal para se afastarem do serviço por até 2 (duas) horas diária, limitada a 8 (oito) horas mensais, durante o período de negociação salarial da data base.

Parágrafo segundo: Excepcionalmente, os empregados da DATAPREV serão autorizados a se afastar do trabalho, por 4 (quatro) horas mensais, consecutivas ou intercaladas, nos demais meses do ano, ficando acertado, desde já, que essa liberação será condicionada a

(17)

calendário previamente negociado ou comunicação prévia à chefia imediata do empregado, no prazo mínimo de 48 (quarenta e oito) horas de antecedência.

CLÁUSULA 37ª - ABONO ANIVERSÁRIO

Que seja abonado o dia do aniversário do empregado em dia útil.

CLÁUSULA 38ª - REAJUSTE DO ADICIONAL POR ATIVIDADE

Reajuste das gratificações a serem implantadas no Plano de Cargos e Salários/PCS, pelo mesmo índice do reajuste salarial.

CLÁUSULA 39ª - TERCEIRIZAÇÃO

A Dataprev não praticará a terceirização de qualquer atividade executada dentro e pela empresa.

CLÁUSULA 40ª - ANISTIADOS LEI 8878/94

A DATAPREV efetivará IMEDIATAMENTE o reingresso de todos os anistiados, cujas anistias já foram homologadas pela CEI e devidamente comunicadas por aquela Comissão através do ofício 116/2008 à esta empresa. A empresa promoverá o reenquadramento no Plano de Cargos e Salários, bem como pagará todas as promoções a que tiverem direito os trabalhadores anistiados pela lei 8878/94, ou seja, contado o tempo de serviço que estiveram afastados, regularizando o pagamento adicional a que tenham direito. Será feito o apostilamento do tempo de serviço, contando a data de ingresso na DATAPREV, visando eliminar toda e qualquer diferenciação de tratamento que exista com este contingente de trabalhadores. A Dataprev providenciará a requalificação de todos os anistiados.

CLÁUSULA 41ª - REEMBOLSO MATERIAL ESCOLAR

A DATAPREV criará o benefício reembolso material escolar ao empregado e filhos de empregados ativos, estudantes de ensinos fundamental, médio e superior, sem natureza salarial, em valor equivalente a até 60% (sessenta por cento) do piso salarial da empresa, para cada beneficiário estabelecido nesta CLÁUSULA, mediante a apresentação do comprovante de pagamento da mensalidade e matrícula, segundo os procedimentos estabelecidos pelo órgão de Administração de Pessoas da Empresa.

Parágrafo primeiro: o Reembolso Material Escolar somente será concedido mediante declaração do (a) empregado (a) de que não há recebimento por parte de cônjuge ou companheiro(a) de outro benefício de mesma natureza relativo ao mesmo dependente.

Parágrafo segundo: O direito ao benefício cessará no mês posterior àquele em que o (a) empregado (a) ou o dependente, considerado nesta CLÁUSULA, concluir o curso.

Parágrafo terceiro: Empregados separados judicialmente ou divorciados que mantenham as despesas escolares dos filhos terão direito ao benefício, desde que os comprovantes de pagamento estejam vinculados ao nome do empregado.

CLÁUSULA 42ª - GRATIFICAÇÃO FRCP - FUNDO ROTATIVO DE CAIXA PEQUENO A DATAPREV concederá gratificação para os trabalhadores responsáveis pelo fundo rotativo de caixa pequeno, desde que os mesmos não recebam função gratificada.

(18)

Parágrafo único: A DATAPREV efetuará o pagamento de quebra de caixa para todos os trabalhadores que sejam responsáveis pelo caixa pequeno (FRCP), desde que os mesmos não estejam exercendo função gratificada e/ou de gerência.

CLÁUSULA 43ª - PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS Será assegurado a participação nos lucros e resultados, através de negociação coletiva, com parâmetros, critérios e valores votados em assembleia pelos trabalhadores, com distribuição linear (igualitária), sendo os sindicatos os interlocutores da referida negociação, sem prejuízo da eleição também de comissões de trabalhadores de base, a fim de acompanharem as negociações.

Parágrafo único: A Dataprev fará o pagamento até o mês de março do ano seguinte ao do exercício devido, com a aplicação de multa de um salário mínimo para cada empregado por cada mês de atraso, caso não seja satisfeito o pagamento no prazo.

CLÁUSULA 44ª - QUALIDADE DE VIDA - Implantação do Programa de Ginástica Laboral (PGL) em todos os estados

As partes acordam a implantação do Programa de Ginástica Laboral (PGL) em todos os estados, segundo critérios definidos de comum acordo.

CLÁUSULA 45ª - REEMBOLSO DESPESAS MÉDICAS, HOSPITALARES, ODONTOLÓGICAS E PSICOLÓGICAS

A Dataprev reembolsará ao empregado 100% (cem por cento) das despesas médicas, hospitalares, odontológicas (traumatologia buco-maxilo-facial), psicológicas e médico- hospitalares, bem como de seus dependentes, assim considerados aqueles cadastrados no Plano de Assistência à Saúde vigente na DATAPREV, quando forem detectadas as seguintes condições simultaneamente:

a) gravidade – ocorrerá quando houver risco de vida ou perda de função, a ser comprovada pelo laudo do Serviço Médico do DATAPREV;

b) necessidade – ocorrerá em casos graves cujos tratamentos exijam recursos não oferecidos por meio da rede credenciada ou órgãos públicos ou assemelhados a ser comprovada pelo laudo do Serviço Social do DATAPREV.

Parágrafo primeiro: Os laudos do serviço médico e social deverão ater-se somente à apreciação das condições acima estabelecidas.

Parágrafo segundo: Os medicamentos, aplicações de injeções, prótese e válvulas terão cobertura do Plano de Apoio à Saúde em decorrência de atos cirúrgicos, hospitalares ou odontológicos e a empresa deverá SUBSIDIAR TODOS OS MEDICAMENTOS de uso contínuo para todos seus empregados, incluídos aparelhos auditivos, visuais, ortodônticos, dentários e aparelhos para portadores de necessidades especiais etc.

Parágrafo terceiro: A DATAPREV concederá horário flexível ao empregado que possua dependente enquadrado nos itens “a” e “b” desta cláusula.

CLÁUSULA 46ª - NORMAS INTERNAS

(19)

Qualquer alteração nas normas existentes na empresa, que signifiquem redução ou exclusão de direitos dos trabalhadores, deverá ser objeto de negociação prévia com os sindicatos, sendo sua implementação condicionada ao fechamento de acordo entre as partes envolvidas.

CLÁUSULA 47ª - AUXÍLIO PÓS-GRADUAÇÃO

A DATAPREV adotara a isonomia para todos os trabalhadores independente do cargo que ocupem.

a) A DATAPREV estenderá a todos os empregados estudantes, a política de liberação similar à dos estudantes de pós-graduação.

b) Incentivará a graduação e pós-graduação para todos os empregados, independente de cargo ou cursos de nível superior já realizados e se já tenha formação em outro curso.

CLÁUSULA 48ª - EDUCAÇÃO CONTINUADA

A DATAPREV promoverá semestralmente programas de educação continuada, propiciando aos empregados a oportunidade de participarem de cursos de graduação, pós-graduação (MBA, especialização, mestrado e doutorado), em consonância com as necessidades empresariais e a disponibilidade orçamentária.

Parágrafo único: A Empresa repassará, diretamente, o valor referente à bolsa do programa de incentivo à educação superior, aos empregados classificados e selecionados a cada processo seletivo do programa, devidamente matriculados e mediante apresentação de documento comprobatório das despesas.

CLÁUSULA 49ª - NOMEAÇÃO PARA GERÊNCIA, CHEFIAS COM FUNÇÃO DE CONFIANÇA E RESPONSÁVEIS TÉCNICOS

A Dataprev limitará o número de cargos com função gratificada (gerências, chefias, assessorias, gerentes de projeto, responsáveis técnicos etc) a 10% de seu Quadro de Lotação de Pessoal (QLP) considerando este limite por Unidade Regional-URs e/ou Unidade de Desenvolvimento-UDs incluindo as novas Unidades Administrativas que a empresa eventualmente venha a criar.

Parágrafo primeiro: o tempo de exercício máximo para as funções mencionadas no caput, será de 4 (quatro) anos, devendo o mesmo cumprir uma quarentena do mesmo período, para voltar a exercer qualquer função gratificada.

Parágrafo segundo: os empregados da Dataprev, quando no exercício de função gratificada (gerências, chefias, assessorias, gerentes de projeto, responsáveis técnicos etc) não concorrerão à promoção por mérito.

Parágrafo terceiro: A DATAPREV deverá apresentar à FENADADOS, SINDICATOS, ANED, OLTs e demais entidades profissionais, um estudo detalhado sobre o custeio referente às gratificações e assessorias, o impacto destes pagamentos nas despesas gerais com a Folha de Pagamento, comprometendo-se a reduzir tais despesas.

CLÁUSULA 50ª – ACESSO AS FUNÇÕES DE CONFIANÇA/GRATIFICADA

O acesso às funções de confiança/gratificada se dará somente com a publicação de edital

(20)

público interno à empresa, com as informações básicas da/s vaga/s, bem como requisitos necessários e a seleção se dará através de prova seletiva ou prova seletiva e títulos.

CLÁUSULA 51ª – REGISTRO DE JORNADADOS EMPREGADOS COM FUNÇÃO DE CONFIANÇA/GRATIFICADAOU EM CARGO DE CONFIANÇA

O empregado que estiver no desempenho de função de confiança/gratificada ou ocupando cargo de confiança é igualmente obrigado ao devido e correspondente registro de sua jornada de trabalho através do mesmo controle de ponto estabelecido aos demais empregados.

CLÁUSULA 52ª - TRABALHADORES ANISTIADOS CEDIDOS

Os trabalhadores anistiados cedidos a outros órgãos não poderão sofrer qualquer discriminação quanto aos direitos estabelecidos neste Acordo Coletivo de Trabalho, Sentença Normativa ou em Norma Interna da empresa.

CLÁUSULA 53ª - TRANSMISSÃO E LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS MESAS DE NEGOCIAÇÃO

A Dataprev fará a transmissão das mesas de negociação nacionalmente através de vídeo- streaming para todos os trabalhadores e disponibilizará a gravação posteriormente para visualização.

Parágrafo único: todas as reuniões que tratarem de assuntos do interesse dos trabalhadores deverão ocorrer nas dependências da empresa.

CLÁUSULA 54ª - APOSENTADOS

A empresa implementará política de não discriminação, inclusão e manutenção da dignidade dos trabalhadores aposentados, que hoje estão totalmente desamparados e longe das deliberações sobre mudanças que acabam por envolvê-los, a exemplo da GEAP e Prevdata.

CLÁUSULA 55ª - CONVÊNIO COM INSS

A empresa retomará imediatamente convênio mantido com o INSS para fins de pagamento dos benefícios de auxílio-doença e acidente do trabalho.

CLÁUSULA 56ª - ATESTADOS MÉDICOS

Em relação aos atestados médicos apresentados pelos empregados, será dispensada a homologação do mesmo, valendo para todos os efeitos legais o que declarado pelo profissional médico.

CLÁUSULA 57ª - CORRECAO E INCORPORACAO DO ADICIONAL DE ATIVIDADE

O adicional de atividade retornará ao valor de 15% (quinze por cento) do primeiro nível, do módulo I, do cargo dos analistas e dos assistentes, sendo incorporado ao salário,

(21)

retroativamente à 1°/05/2009, com o pagamento dos valores retroativos até o mês subsequente à assinatura do presente Acordo Coletivo de Trabalho.

CLÁUSULA 58ª - AUXILIO REEMBOLSO PARA CURSOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E NA AREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:

Reembolso a todo empregado pela DATAPREV de 100% (cem por cento) do custo das mensalidades e materiais em cursos de inglês e espanhol e outros idiomas inerentes às atividades da empresa, cursado por qualquer empregado e de 100% (cem por cento) para cursos com certificação na área de Tecnologia da Informação/TI – cursado por qualquer empregado.

CLÁUSULA 59ª – AUXÍLIO DESLOCAMENTO

A Dataprev pagará auxílio no valor de meia diária para deslocamentos a trabalho envolvendo qualquer cidade com distância inferior a 80 km da base. Se tal deslocamento envolver pernoite, o empregado fará jus a uma diária integral por dia de trabalho. Para deslocamentos envolvendo cidades acima de 80 km, o empregado terá direito a receber uma diária integral por dia de trabalho.

CLÁUSULA 60ª – CONCURSO PÚBLICO

A DATAPREV irá realizar concurso público, para provimento em todos os cargos previstos no atual Plano de Cargos e Salários da empresa, garantindo um número mínimo de vagas em cada uma das Regionais.

CLÁUSULA 61ª – MANUTENÇÃO DAS REGIONAIS

A DATAPREV compromete-se a manter em pleno funcionamento as Regionais hoje existentes, garantindo assim o mesmo número de postos de trabalho.

CLÁUSULA 62ª - DEBATES SOBRE PROJETOS PARA A EMPRESA

Será assegurado aos empregados, através de suas legítimas representações, sindicatos, federações, OLT, a participação em todas as discussões, regionais e nacionais, relativas à gestão da empresa, seus projetos e programas.

CLÁUSULA 63ª - REPRESENTAÇÃO DOS EMPREGADOS

A DATAPREV reconhece as entidades sindicais e órgãos representativos dos seus empregados, abaixo relacionados, mantendo as prerrogativas dos representantes eleitos, nos termos das cláusulas seguintes:

a) Organização por Local de Trabalho – OLT;

b) Associações Estaduais de Empregados;

c) Sindicatos Regionais;

d) FENADADOS e Associação Nacional de Empregados – ANED;

e) Representante da Central Sindical à qual a FENADADOS, outra federação sindical ou diretamente o sindicato esteja filiado.

(22)

Parágrafo primeiro: As entidades sindicais acima referidas são entendidas como as representadas pela federação signatária dos acordos celebrados com a DATAPREV, sendo que os sindicatos não integrantes de Federação, ou que não lhe outorgarem instrumento de procuração, procederão a negociação coletiva de forma direta.

Parágrafo segundo: É imprescindível para o reconhecimento objeto desta CLÁUSULA, o recebimento protocolar na Unidade da DATAPREV da localidade sede da entidade, no prazo de até 45 (quarenta e cinco) dias após a posse ou investidura no mandato, da seguinte documentação:

1. Relação nominal dos empregados que representam as entidades sindicais e órgãos representativos mencionados nesta cláusula;

2. Ata de posse registrada em cartório (as atas de posse da OLT estão dispensadas do registro em cartório), previamente apresentada a Unidade da DATAPREV da localidade sede da entidade.

Especificamente para o reconhecimento do Representante da Central Sindical à qual a FENADADOS, outra federação sindical ou diretamente o sindicato esteja filiado, será necessário e imprescindível a apresentação do estatuto social da Central ou federação, devidamente registrado em respectivo e competente cartório de registro de pessoas jurídicas, acompanhado do expediente da Central ou Federação indicando o empregado da empresa que fará jus à liberação prevista na alínea "d", do parágrafo primeiro, da CLÁUSULA 57ª - LIBERAÇÃO DE REPRESENTANTES, deste Acordo, mais a juntada, em anexo, da cópia da ata de deliberação da Central designando o referido empregado como seu representante.

Parágrafo terceiro: A ocorrência da falta de entrega da referida documentação no prazo acima estabelecido implicará na perda do direito às garantias consequentes da representação.

Parágrafo quarto: A Unidade da DATAPREV no Estado encaminhará a documentação recebida das entidades ao órgão de Relações de Trabalho da Empresa até o segundo dia útil após o recebimento.

CLÁUSULA 64ª - CONTRIBUIÇÃO DE FORTALECIMENTO SINDICAL

A DATAPREV descontará e repassará a favor da FENADADOS e dos Sindicatos, Contribuição de Fortalecimento Sindical em valor fixado por suas Assembleias.

Parágrafo primeiro: O desconto dar-se-á na folha de pagamento do mês subsequente àquele em que a FENADADOS ou os Sindicatos entregarem na Unidade da DATAPREV da localidade sede da entidade expediente formal comunicando a deliberação da Assembleia e solicitando o procedimento, acompanhado dos seguintes documentos, observado o disposto no inciso I do parágrafo segundo: a) Edital de Convocação da assembleia que deliberou pelo desconto, publicado em jornal de circulação local; b) Ata da referida assembleia.

Parágrafo segundo: É facultado ao empregado exercer sua oposição ao desconto, conforme critérios estabelecidos na assembleia da categoria que deliberou sobre o assunto, devidamente registrado em ata. Na ausência de tais critérios, o empregado deverá encaminhar a DATAPREV cópia da correspondência protocolada no Sindicato, onde informa

(23)

sua oposição ao desconto. I) Para efeito de desconto no mês subsequente serão considerados os expedientes entregues à Empresa até o dia 15 de cada mês.

Parágrafo terceiro: A DATAPREV repassará à FENADADOS e SINDICATOS, até o dia 10 (dez) do mês seguinte ao do desconto, os valores descontados na seguinte proporção: I) ao Sindicato: 62,21% (sessenta e dois por cento e vinte e um centésimos) do total arrecadado relativo à base territorial do Sindicato; II) à FENADADOS: 37,79% (trinta e sete por cento e setenta e nove centésimos) restantes.

a) A redefinição dos critérios de repasse da contribuição em foco, de forma diversa da estipulada neste parágrafo, deverá ser comunicada formalmente à DATAPREV pela FENADADOS ou pelo Sindicato, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias do mês correspondente ao recolhimento que propiciará o repasse.

b) A FENADADOS e os SINDICATOS DE 1° GRAU excluem a DATAPREV de quaisquer responsabilidades acerca de divergências que possam ocorrer entre as entidades representativas dos empregados, sobre critérios de repasse definidos nesta CLÁUSULA, bem como quanto aos descontos efetuados junto aos empregados.

Parágrafo quarto: A Unidade da DATAPREV do Estado encaminhará a documentação recebida das entidades ao órgão de Relações de Trabalho da Empresa até o segundo dia útil após o recebimento.

CLÁUSULA 65ª – COMPENSAÇÃO DE HORAS

Será assegurado horário flexível no interesse e conveniência do empregado, de modo que não haja prejuízo para o mesmo, respeitada a jornada total de trabalho, tendo como prazo máximo para compensação, o prazo de 60 (sessenta) dias.

CLÁUSULA 66ª – TRABALHO EM CASA

Será realizado estudo de viabilidade e realização de levantamento, conveniência e interesse dos trabalhadores sobre a modalidade de trabalho em casa, acompanhado de avaliação sobre suas consequências positivas e negativas, assim como as condições técnicas para sua execução.

CLÁUSULA 67ª – PERCENTUAL DE PROGRESSÃO POR MÉRITO

A DATAPREV reservará 2% de sua folha de pagamento para realizar a progressão por mérito dos empregados, com a periodicidade anual.

CLÁUSULA 68ª - AUXÍLIO SAÚDE DESPORTIVA

A DATAPREV reembolsará os empregados matriculados em cursos de atividades físicas, mediante a comprovação do pagamento via recibo.

CLÁUSULA 69ª – TRANSPORTE DA EMPRESA

A DATAPREV disponibilizará aos empregados transporte coletivo próprio que fará o trajeto casa-empresa e empresa-casa.

CLÁUSULA 70ª - ABONO DIA DO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA

(24)

A DATAPREV abonará o dia do Profissional de Informática, 28 de outubro.

CLÁUSULA 71ª – NOMEAÇÃO DE DIRETORES DE CARREIRA

A DATAPREV nomeará, pelo menos 3 (três) empregados de carreira como diretores da empresa, mediante eleição pelo corpo funcional.

CLÁUSULA 72ª - AUXÍLIO ÓCULOS DE GRAU

A DATAPREV reembolsará os empregados, no caso de aquisição de óculos de grau, garantindo para todos o benefício praticado na norma N/RH/027/01 – 2006, mediante apresentação de receita médica, recibos e documentação necessária.

CLÁUSULA 73ª - ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO (CLÁUSULA 33ª no ACT 2016/2017) O empregado poderá, a critério da chefia imediata, vir a ser advertido ou suspenso em razão da gravidade dos atos praticados em desacordo com as normas da Empresa.

Parágrafo Primeiro: A comunicação da intenção da aplicação de advertência ou suspensão deverá ser sempre por escrito e dentro do prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos a partir da ciência da respectiva chefia do ato reprovável, de forma direta ou por conclusão de sindicância instaurada.

Parágrafo segundo: A referida aplicação de advertência ou suspensão ficará com seus efeitos suspensos e somente poderá ser efetivada depois de decorrido o prazo que proporciona a apresentação e apreciação da defesa.

Parágrafo Terceiro: Assegurar-se-á ao empregado direito de defesa ampla e irrestrita, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, a partir da ciência do mesmo da punição que se pretende aplicar. A referida defesa deverá ser exercida, por escrito, perante o órgão de Gestão de Pessoas local, que a encaminhará para apreciação uma Comissão de Trabalhadores eleitos que julgará o recurso e, cópia da mesma ao órgão de Administração de Pessoas da Empresa, para conhecimento.

*** EXCLUSÃO DOS PARÁGRAFOS QUARTO E QUINTO - ACT 2016/2017***

Parágrafo Quarto: Havendo interrupção ou suspensão do contrato de trabalho do empregado durante qualquer fase do processo em foco nesta CLÁUSULA, suspende-se a contagem dos prazos previstos nos parágrafos anteriores, sem prejuízo de sua aplicação. A partir da cessação da interrupção ou suspensão do contrato de trabalho a contagem será automaticamente retomada no ponto em que houver sido suspensa.

Parágrafo Quinto: A pena de suspensão não poderá ser aplicada por mais de 30 (trinta) dias consecutivos, conforme o artigo 474 da CLT.

Parágrafo Sexto: A defesa do empregado punido deverá ser sempre por escrito, bem como a decisão da decisão da Comissão de Trabalhadores eleitos sobre recurso de defesa porventura impetrado pelo punido, facultando esta ser exercida pelo Sindicato.

Parágrafo Sétimo: A Comissão de Trabalhadores citada nesta cláusula deverá ser composta através de eleição a cada ano, no mês de março, composta por 50% de membros eleitos por trabalhadores e 50% de membros indicados pela empresa.

Parágrafo Oitavo: A referida Comissão será composta por 6 (seis) empregados, sendo que os 3 (três) integrantes eleitos pelos empregados, gozarão de estabilidade pelo prazo do mandato e por 1 (um) ano após o término deste, conforme previsto na CLÁUSULA 56ª do ACT 2016/2017.

Parágrafo Nono: A Comissão de Trabalhadores votará acerca do indeferimento ou não dos recursos, com a devida emissão de documento individualizando os votos (contra,

(25)

a favor ou abstenção) e seus respectivos argumentos para cada membro da Comissão, detalhando sua decisão com uma cópia ao empregado, outra a empresa, outra que deve ser arquivada em arquivo próprio da Comissão de Trabalhadores e cópia ao Sindicato da Categoria.

Parágrafo Nono: Para ser indeferido ou deferido o recurso deverá ter 50% + 1 de votos entre os membros da comissão de trabalhadores. Caso a votação resulte em empate, a suspensão ou advertência será anulada.

CLÁUSULA 74ª – INDENIZAÇÃO POR DOENÇA

A Dataprev indenizará o empregado que tiver despesas médicas e de plano de saúde em decorrência de doença ou acidente, mesmo que não seja necessariamente por causa laborativa.

CLÁUSULA 75ª – ESTABILIDADE (CLÁUSULA 56ª ACT 2016/2017)

É assegurada a estabilidade aos representantes de empregados, abaixo referidos, pelo prazo do mandato pelo qual foi eleito e por 1 (um) ano após o término deste:

a) para dirigentes sindicais eleitos, titulares e suplentes, de acordo com o artigo 543 da CLT;

b) para empregados eleitos para cargos de representação de CIPAS, conforme disposto no artigo 10 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Federal.

Parágrafo Primeiro: É assegurada a estabilidade aos representantes de empregados, abaixo referidos, pelo prazo do mandato efetivamente exercido e por outro igual a esse, limitado a um mínimo de 90 (noventa) dias e um máximo de 1 (um) ano:

a) para 06 (seis) dirigentes da ANED, eleitos conforme seu Estatuto;

b) para 02 (dois) dirigentes de Associação Estadual de Empregados, eleitos conforme seus estatutos, nas Unidades do RJ, SP, BA, PR, RS, CE, PE, SC, PA, MA, MG e DF;

c) para 1 (um) dirigente de Associação Estadual de Empregados, eleito conforme seus Estatutos, nas Unidades do MS, AL, AM, ES, GO, MT, PB, PI, RN e SE;

d) para 1 (um) representante da Central Sindical a qual a FENADADOS esteja filiada.

e) para os 3 (três) integrantes da Comissão de Trabalhadores eleitos pelos trabalhadores da DATAPREV para analisar recursos de suspensão e advertências conforme condições descritas na cláusula 73ª desta pauta de reivindicações.

Parágrafo Segundo: É assegurada a estabilidade pelo período do mandato limitado ao máximo de 01 (um) ano e igual período de estabilidade subsequente, para os membros das Organizações por Local de Trabalho – OLT.

Parágrafo Terceiro: Os dirigentes substitutos, nas representações de empregados referidas no parágrafo primeiro desta CLÁUSULA, terão direito à estabilidade disposta nesta CLÁUSULA durante o período de representação efetivamente exercido e por outro igual a esse, limitado a um mínimo de 90 (noventa) dias e um máximo de 1 (um) ano:

Parágrafo Quarto: A referida estabilidade será assegurada a partir do início do mandato, desde que cumpridas as exigências do parágrafo segundo da CLÁUSULA 54ª - REPRESENTAÇÃO DOS EMPREGADOS, deste Acordo.

Parágrafo Quinto: Além da estabilidade disposta no parágrafo primeiro, é também assegurada estabilidade aos empregados que se inscreverem em chapa para concorrerem nas eleições referentes aos cargos de representação previstos neste acordo, conforme o seguinte:

Referências

Documentos relacionados

b) As liberações previstas neste parágrafo deverão ser previamente negociadas caso a caso, entre a Empresa e a FENADADOS, de acordo com o cronograma das

(38) Pack Trend: acabamentos interiores e embelezadores da pega da porta (portas dianteiras e traseiras sem chave

No argumento do Proslogium o autor parte de um princípio de que “existe um ser do qual nada maior pode ser pensado”, quando o insensato diz em seu coração que Deus

[r]

Os frutos foram seccionados longitudinalmente e foi realizada a mensuração do diâmetro de uma banda de cada fruto, expresso em cm; Índice de formato: obtido

b) As liberações previstas neste parágrafo deverão ser previamente negociadas caso a caso, entre a Empresa e a FENADADOS, de acordo com o cronograma das

Parágrafo primeiro: Caso seja detectado qualquer problema quanto ao cumprimento, pelas partes, das disposições deste instrumento, o sindicato concederá a Emgerpi

b) As liberações previstas neste parágrafo deverão ser previamente negociadas caso a caso, entre a Empresa e a FENADADOS, de acordo com o cronograma das