• Nenhum resultado encontrado

Contabilidade ADS Contab APOSTILA 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Contabilidade ADS Contab APOSTILA 1"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

C O N T A B I L I D A D E B Á S I C A

HISTÓRICO E CONCEITO

COMO SURGIU ?

· Nasceu da necessidade de se obter mais dados ou informações sobre o patrimônio , ou seja , quando o gestor do patrimônio precisando conhecer melhor seu negócio ; para tomada de decisões , controlar , medir seu resultado , fixar preços e também medir sua riqueza , os próprios detentores desses negócios foram criando meios rudimentares para se obter tais informações.

Não se tem data precisa de quando começou e sim uma idéia, de que se tenha iniciado junto com o comércio; não se tem também um criador e sim um conjunto de criadores ( os próprios proprietários dos patrimônios ). Com o passar dos tempos ; no início do capitalismo , com a ansiedade ou necessidade de controlar com mais precisão os bens do Clero , o padre Luca Pacciollo divulgou o método das partidas dobradas ( débitos e créditos ) no qual é utilizado até os tempos de hoje para a escrituração contábil.

CONCEITO

Ciências Contábeis é a ciência que estuda, organiza, controla e registra todos os fatos que ocorrem nas empresas.

OBJETIVO

Fornecer informações úteis e racionais aos diversos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões.

QUEM PRECISA OU GRUPOS DE PESSOAS QUE NECESSITAM DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL ?

· Sócios , acionistas e quotistas ;

· Administradores , diretores e executivos;

· Bancos , Credores e emprestadores de dinheiro ; · Governo , economistas e entidades governamentais; · Fornecedores e Clientes;

PARA QUE ?

· Controle

a ) como meio de comunicação b ) como meio de motivação c ) como meio de verificação

(2)

MERCADO DE TRABALHO E ESPECIALIZAÇÕES DENTRO DA ÁREA CONTÁBIL

· Empresas industriais ( financeira ou geral e custo ) ; · Empresas comerciais;

· Instituições financeiras e afins ( bancos , leasing , seguradoras , etc...); · Empresas públicas;

· Prestadores de serviço ( escritórios de contabilidade e consultoria); · Auditoria ( externa e interna ) ;

· Fiscal de rendas ( Municipal , Estadual e Federal ).

FUNÇÕES BÁSICAS TIPÍCAS PARA UMA PERFEITA UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE

· Planificação geral do setor contábil ; · Formas de escrituração;

(3)

COMPONENTES BÁSICOS DA CONTABILIDADE

No histórico de como surgiu a contabilidade , ouvimos falar muito em Patrimônio. Vamos conceituar um pouco o que vem a ser Patrimônio.

PATRIMÔNIO , são todos os bens , direitos e obrigações de uma pessoa ,seja ela Pessoa Física ou Jurídica.

Características do Patrimônio :

Þ Personalidade : Pessoa Física e Pessoa Jurídica ; Þ Componentes : Bens , Direitos e Obrigações ;

Þ Função : Externa o grau de riqueza do proprietário ;

Þ Mensuração : Para efeito contábil ,um item , só será componente do patrimônio se for mensurável em dinheiro ;

Þ Mutação : Constante mutação , provocando acréscimo ou decréscimo , conforme a qualidade de sua administração.

Os componentes básicos da contabilidade são :

ATIVO : o ativo representa todos os bens e direitos de uma entidade , ou seja , se a empresa adquire um veículo , este representa um bem que ela possui , se compra uma máquina , esta representa um bem. Vamos supor que a empresa deposite dinheiro no banco , tal valor depositado no banco representa um direito que a empresa possui sobre o banco ; se a empresa efetua venda de suas mercadorias a prazo , os valores a receber representa um direito para a empresa . Dessa forma o ativo de uma empresa é o conjunto de bens , direitos/ valores a receber que a mesma possui.

Exemplos de ativos : Dinheiro em caixa , dinheiro em banco , estoques de mercadorias , veículos , móveis e utensílios , edifícios , máquinas , etc...

PASSIVO : o passivo representa todas as obrigações e ou dívidas de uma empresa para com terceiros , ou seja, se a empresa adquiri um veículo a prazo , os valores a pagar representa um passivo ; se a empresa paga os salários dos seus funcionários no mês seguinte ao trabalhado , isto representa uma obrigação , portanto um passivo. Desta forma toda e qualquer obrigação que a empresa contrair representa um passivo.

Exemplos de passivos : salários a pagar , aluguéis a pagar , empréstimos a pagar , duplicatas a pagar , fornecedores , impostos e encargos sociais a recolher , etc...

PATRIMÔNIO LÍQUIDO : representa os investimentos dos proprietários ou sócios , isto é , um conjunto de pessoas físicas se reúnem , juntam um determinado valor em dinheiro que é representado de capital e formam ou constituem uma pessoa jurídica com um determinado fim ou atividade.

Em outras palavras o Patrimônio Líquido é a diferença entre ativo e passivo ou podemos dizer também P.L.= Bens,direitos e obrigações , exemplo :

ATIVO = 10.000 PASSIVO = 5.300 P. LÍQUIDO = 4.700

(4)

Investimentos : efetuados pelos proprietários em troca de ações ou quotas .

Lucros : acumulados na entidade como fonte adicional ou retorno dos investimentos dos proprietários.

Equação básica do patrimônio : P.L. = A - P

Equação da empresa : A = P + P.L.

ESTÁTICA PATRIMONIAL ( O BALANÇO ) , importante demonstração contábil , na qual podemos atestar a situação patrimonial e financeira de uma entidade.

(5)

Exemplo de Balanço Patrimonial :

ATIVO PASSIVO Caixa 1.700

Materiais 2.000 Contas a pagar 700 Títs. a receber 200

Edifício 600 PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Veículos 200 Capital 4.000

Totais 4.700 Totais 4.700

CONFIGURAÇÕES DOS ESTADOS PATRIMONIAIS : Conta de Capital

1 ) Capital Nominal : investimento feito pelos proprietários de uma empresa ; patrimônio líquido inicial . É alterado quando há um investimento adicional ou desinvestimento(diminuição de capital ) e lucros ou prejuízos podem alterar o valor do patrimônio líquido.

Exemplo : Caixa --- 800 ( A ) Capital --- 800 ( P.L. )

2 ) Capital Próprio : corresponde ao conceito de Patrimônio Líquido e abrange o capital inicial ( nominal ) e suas variações ( lucros ou prejuízos ) .

Exemplo : Ativo Patrimônio Líquido Caixa 420 Capital 800 Títs. receber 390 Lucros 10

Totais 810 Totais 810

3 ) Capital de Terceiros : corresponde aos investimentos feitos na empresa , com recursos de terceiros : capital de terceiros = passivo

Exemplo :

Ativo Passivo

Caixa 420 Contas a pagar 10 - capital de terceiros Títs. receber 390 Patrimônio Líquido

Veículos 10 Capital 800 - capital nominal Lucros 10

810 - capital próprio

(6)

4 ) Capital total a disposição da empresa :

Contas a pagar + capital + lucros/prejuízos = Ativo

Quadro Resumo

Ativo ( aplicação de recursos ) Passivo e Patrimônio Líquido ( fontes de recursos )

Bens e Direitos 1 ) Passivo = capital de terceiros 2 ) Patrimônio Líquido =

2.1 - capital nominal

2.2 - lucros/prejuízos ( variações ) Capital total a disposição = 1 + 2

Vamos acrescentar neste item que para toda empresa existe fontes e aplicações de recursos , onde o

Patrimônio Líquido e o Passivo são as fontes de recursos , ou seja , de onde surgiram ou nasceram os recursos , seja eles de terceiros ( passivos ) ou próprios ( P.L.).

Em contrapartida as aplicações de recursos são representadas pelo Ativo da empresa, ou seja , onde são aplicados os recursos da entidade , seja nos bancos , em materiais , estoques , maquinários , equipamentos , etc.

Em curtas palavras , para toda aplicação de recursos , existe uma fonte de recursos , motivo pelo qual dizemos que contabilidade é uma balança , ou seja , se mantém em constante equilíbrio.

ATIVO = PASSIVO + P.L.

Aplicações de recursos Fontes de recursos ( terceiros e próprios )

DESPESAS , RECEITAS E RESULTADO

DESPESAS : são os gastos de uma empresa , desembolsados ou devidos pela mesma , necessários para o desenvolvimento de suas operações , pode ser entendida também como o custo do uso de bens e serviços que direta ou indiretamente produz uma receita . Diminuindo o ativo ou aumentando o passivo a despesa é feita com o objetivo de se obter uma receita.

Observe que fizemos a distinção entre gastos desembolsados e devidos . Os gastos devidos são aqueles que ainda não foram desembolsados , mas que já ocorreram . Exemplo : as despesas de gasolina que a empresa faz durante o mês , no Posto X , e cujas notas lhe serão apresentadas para pagamento no final do mês ou no início do mês seguinte , representam um gasto não desembolsado, mas já devido ; porém se os gastos forem pagos no mesmo instante da sua ocorrência , este é considerado , despesa ocorrida e desembolsada.

Não podemos esquecer também que além de diminuir o ativo ou aumentando o passivo a despesa , representa um fator negativo no Patrimônio Líquido , diminuindo o mesmo.

RECEITAS : entendemos como receita , a entrada de recursos para a companhia , ou seja , entrada de elementos para o ativo sob forma de : dinheiro ou direitos a receber , correspondentes as operações da empresa , referente a venda de mercadorias ou produtos , prestação de serviços , como também a juros recebidos sobre aplicações financeiras , empréstimos cedidos ou até mesmo a venda de um bem da empresa. Obtendo-se uma receita , vamos gerar um aumento no ativo ( através de dinheiro ou direito a receber ) , tal fator representa um fator positivo no Patrimônio Líquido , aumentando o mesmo.

RESULTADO : conceito de resultado é bem simples , representa a diferença entre as despesas e receitas de um determinado período ( conceito de período contábil , iremos estudar no próximo capítulo ) .

Existem dois tipos de resultado :

Quando a receita > despesa = lucro ( aumenta o P. L. )

(7)

ESCRITURAÇÃO

Registrar ou técnica da qual a contabilidade registra todos os fenômenos patrimoniais, segundo os princípios e normas técnico – contábeis.

Sem essa técnica, a contabilidade não teria condições de gerar informações ou relatórios para tomada de decisões.

Como já vimos, a escrituração segue o método das partidas dobradas, criada ou divulgada pôr Luca Paciole no século XV, pôr volta de 1494. Daquela época até os tempos de hoje tudo na vida foi evoluindo, como também a própria contabilidade que foi criando regras e princípios para as contabilizações.

Dessas regras e princípios, citaremos alguns para enriquecermos nosso conceito e daí pôr diante podermos entrar diretamente nessa técnica.

Princípio da Entidade : não se mistura as despesas e receitas dos sócios com as despesas e receitas da empresa. Em outras palavras, dinheiro particular dos sócios não se mistura com dinheiro da empresa e vice – versa.

Exemplo : se o sócio tem sua conta de condomínio, luz, telefone, etc.., estas contas devem ser pagas com seu próprio dinheiro e não com o dinheiro do caixa da empresa; ou seja cada qual tem vida própria.

Continuidade : a empresa é criada pôr tempo indeterminado, ou seja, suas operações sempre estarão em continuidade ou andamento. Motivo pelo qual as empresas realizam grandes empreendimentos, constroem fábricas, prédios para suas instalações, adquire tecnologia, máquinas, equipamentos, efetua financiamentos, etc.

Custo histórico com base de valor : os registros contábeis devem ser efetuados com base no valor de aquisição do bem ou pelo preço de fabricação ( incluindo todos os gastos necessários para colocar o bem em condição de gerar benefícios para a empresa ).

Consistência : uma vez adotado certo critério contábil, dentro dos vários igualmente relevantes, ele não pode ser mudado de ano para ano ou constantemente, porque em assim fazendo estaríamos impossibilitando a comparação dos relatórios contábeis no decorrer do tempo e dos estudos preditivos ( tendências ).

DIÁRIO ® Livro ou relatório contendo todas as movimentações/transações diárias da empresa.

· No aspecto administrativo contábil , o mais importante livro é o Razão e no ponto de vista legal e fiscal o mais importante é o Diário;

· Onde registramos todas as operações contábeis de uma empresa, em ordem cronológica , observando certas regras;

· Antigamente a escrituração no livro diário era feita pôr decalque , atualmente são utilizados processos eletrônicos/informatizados , através de relatório ou folhas soltas e em seguida encadernados e registrados em órgãos oficiais ( junta comercial ou cartório ).

PARTIDAS DE DIÁRIO ® é o registro de uma operação no livro diário , método universal usado em todos os sistemas contábeis = métodos das partidas dobradas.

PARTIDAS DOBRADAS ® não indica duplicidade ou repetição e sim uma equivalência permitindo um equilíbrio constante ® A = P + P.L.

(8)

PARTIDA DE DIÁRIO

A ) Data da operação B ) Conta a ser debitada C ) Conta a ser creditada

D ) Histórico : mencionando as características dos documentos que comprovam a operação E ) Valor da operação , em moeda corrente do país ( R$ reais )

PARTIDAS DE :

1a. Fórmula ® Um lançto. a débito e um lançto. a crédito

2a. Fórmula ® Um lançto. a débito e dois ou mais lançtos. a crédito 3a. Fórmula ® Dois ou mais lançtos. a débito e um lançto. a crédito

As partidas de 1a.,2a. e 3a. fórmulas , simplificam e condensam a escrituração no diário.

Exemplo : lançamento no livro diário

São Paulo , 05 de julho de 2013.

Débito => Mercadorias

Crédito => a Caixa...R$ 3.400,00

(9)

PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS

( SEGUNDO O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS)

CONTAS :

São elementos de mesma natureza

Razão : relatório analítico pôr conta contábil , onde nos mostra todas as movimentações , entradas e saídas ou aumentos e diminuições de uma determinada conta.

Exemplo de ficha de razão :

TÍTULO DA CONTA

Data

Operações/Histórico

Débito

Crédito

Saldo

D/C

Para cada conta deve existir pelo menos uma ficha de razão ;

Utilizam-se contas separadas para Ativo , Passivo e Patrimônio Líquido;

Pode-se agrupar em uma só conta , diversos elementos de características semelhantes ( exemplo : móveis e utensílios => mesas , cadeiras , prateleiras , armários ,etc.. ; Equipamentos => máquinas de somar , escrever , etc...

(10)

CONTA :

Codificação e nome dado aos itens dos componentes básicos da contabilidade : Ativo , Passivo e Patrimônio Líquido.

Exemplo de codificação : Ativo : 101 a 199

101 - Caixa

102 - Banco c/movto.

Passivo : 201 a 299 201 – Fornecedores 202 - Salários a pagar

Patrimônio Líquido : 501 a 599 501 - Capital Social Integralizado 502 - Aumento de Capital em Aprovação

Razonete : conta em T ou razonete em T

C O N T A

DÉBITOS CRÉDITOS

(11)

A T I V O

DÉBITOS CRÉDITOS

+ ( - )

P A S S I V O

DÉBITOS CRÉDITOS

( - ) +

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

DÉBITOS CRÉDITOS

(12)

VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO ( DESPESA , RECEITA E RESULTADO )

Duas causas que fazem variar o Patrimônio Líquido :

A ) Investimento inicial de capital , aumentos e diminuições do capital ;

B ) Resultado obtido do confronto entre contas de Receitas e Despesas dentro do período contábil .

Conceito de Receita , Despesa e Resultado , já vimos em pontos anteriores : procedimentos contábeis básicos.

Mecanismo do débito e crédito no Patrimônio Líquido :

Para aumentar = crédito = receita Para diminuir = débito = despesa

Despesa = Elemento negativo do resultado

Receita = Elemento positivo do resultado

Para que haja condições de análise e informações detalhadas, receitas e despesas podem e devem ser desdobradas em outras contas componentes do ítem Resultado , pertencente ao Patrimônio Líquido , segundo a natureza e tipo de cada uma delas .

Exemplos : Receitas de Serviços , de Vendas , de Comissões , de Juros , de Aluguéis , etc..

Despesas de Salários , de Juros , de Manutenção , de Condomínio , de Luz e Força , De Telefone , de Aluguel , de Impostos e Taxas , etc...

APURAÇÃO E ENCERRAMENTO DAS CONTAS DE RECEITAS E DESPESAS

Toda empresa é obrigada a fazer a apuração do resultado pelo menos uma vez por ano. Conta utilizada : Resultado , Resultado do exercício.

As contas são periódicas , isto é somente poderão conter registros para um período ( 1(hum) ano, 6(seis) meses , 1(hum) mês , conforme a duração do exercício contábil ).

OBS. O período contábil para a Legislação Brasileira ou exercício social é o mesmo do ano cívil ,ou seja de 12 meses ( de 01/01/XX a 31/12/XX ).

Todas as contas de Receitas e Despesas devem possuir saldo zero no início de cada período ou exercício .

(13)

Receitas => Transfere o saldo credor para o crédito da conta de Resultado do exercício.

Despesas=> Transfere o saldo devedor para o débito da conta de Resultado do exercício.

PERÍODO CONTÁBIL => espaço de tempo escolhido para que a contabilidade mostre a situação patrimonial e financeira na evolução dos

negócios da empresa.

Exemplo de : Exercício Contábil ou Exercício Social , Apuração de Resultados e Encerramento

Das contas de Resultados.

Despesas

Receitas

(A ) 5.000 5.000 (C) (D ) 7.000 7.000 (B)

Caixa Resultados

(SD)10.000 5.000 (A) (C ) 5.000 7.000 (D) (B ) 7.000

2.000 (SF) (SD)10.000

(E ) 2.000 LUCRO

Lucros ou Prej. Acum.

2.000 (E)

(14)

REGISTRO DAS OPERAÇÕES DECORRENTES DO REGIME DE COMPETÊNCIA DE

EXERCÍCIOS.

RECEITAS DE UM EXERCÍCIO : são aquelas ganhas nesse período , ou seja , as receitas de um exercício devem ser contabilizadas/registradas dentro do mesmo exercício , não importando se tenham sido recebidas dentro do exercício ou não.

DESPESAS DE UM EXERCÍCIO : são aquelas incorridas nesse período, ou seja , as despesas de um

exercício devem ser contabilizadas/registradas dentro do mesmo exercício , náo importando se foram pagas ou não dentro do exercício.

Difere do regime de caixa que considera as receitas e despesas , aquelas efetivamente recebidas e pagas dentro do período.

REGIME DE CAIXA :

Receita = recebida no exercício Despesas = paga no exercício

Poderá ocorrer :

Despesas Paga Þ parcialmente consumida

Receita Recebida Þ parcialmente entregue ou concluída

Regime de competência de exercícios ( exemplos )

Como já vimos no ponto anterior , para se levantar a DRE , não basta registrar todos os movimentos

financeiros ou de caixa é necessário efetuar os lançamentos de ajustes , ou conhecidos como lançamentos de Provisão e Apropriação ou até mesmo de extra-caixa , para que seja apurado corretamente o resultado do exercício , respeitando o regime de competência.

Exemplos :

1 ) Uma empresa , se utiliza de uma grande quantidade de material de escritório ou expediente e na aquisição desses materiais , os mesmos são enviados ao almoxarifado , para um maior controle no consumo( que são efetuados por requisições ).

No mês de Julho/X6 , a empresa compra o material de escritório à prazo ;

No mês de Agosto/X6 , a empresa consome ou gasta ( parcial ou total ) o material de escritório; No mês de Outubro/X6 , a empresa efetua o pagamento da compra do material de escritório.

Não é lógico considerar como despesa : A ) no mês de aquisição ;

B ) no mês de pagamento ;

(15)

Contabilização :

Em Julho/X6 ( Compra )

D - Almoxarifado ( ativo ) C - Contas a Pagar ( passivo )

Em Agosto/X6 ( Consumo ou Fato Gerador )

D - Desp. c/ Mat. de Escritório ( resultado ) C - Almoxarifado ( ativo )

Em Outubro/X6 ( No pagamento )

D - Contas a Pagar ( passivo ) C - Caixa ou Banco c/Movto. ( ativo )

2 ) Despesa a Pagar : é aquela incorrida ( o fato gerador ocorreu ) dentro do período contábil , mas ainda não foi paga.

D - Conta de Despesa C - Conta de Passivo

Exemplo : Folha de pagamento de uma empresa , que é paga no inicio do mês seguinte.

Ocorrência do fato gerador em : outubro/X6

Lançamento ou partida de ajuste em outubro/X6.

D - Despesas de Salarios ( conta de resultado ) C - Salários a Pagar ( conta de passivo )

Em 05 de novembro Þ Pagamento dos salários

D - Salários a Pagar ( passivo ) C - Bco. ou Caixa ( ativo )

Outras despesas : aluguéis , impostos , taxas , juros , etc...

Exemplo : locação de um imóvel que é pago no dia 10 ( dez ) do mês seguinte.

Provisão do aluguel no mês de competência

D - Despesa de Aluguel ( resultado ) C - Aluguel a Pagar ( passivo )

Dia 10 do mês seguinte Þ pagto. do aluguel ref. ao mês anterior

D - Aluguel a Pagar ( passivo ) C - Bco. ou Caixa ( ativo )

3 ) Receitas a Receber : é aquela ganha ( o fato gerador ocorreu ) , dentro do período contábil , mas ainda não foi recebida.

D - Conta de Ativo

(16)

Exemplo : Em setembro/X6 , ocorrência do fato gerador

D - Contas a Receber ( ativo ) C - Receitas de Serviço ( resultado )

Em outubro/X6 , recebimento da receita.

D - Bco. ou Caixa ( ativo ) C - Contas a Receber ( ativo )

4 ) Despesas ou Gastos Diferidos : desembolsos que se transformarão em despesas.

Regra Geral : Se um desembolso beneficiar mais de 1 ( hum) exercício contábil , deve ser debitado a uma conta de Ativo . No final de cada período , deve-se determinar a parcela que foi utilizada ou consumida = despesa do mês .

O restante continuará a aparecer no ativo e se tornará despesas nos períodos futuros.

Contabilização :

No Pagamento: D - Conta de Ativo

C - Bco/Caixa ou Contas a Pagar

No final do período que se utilizou ou consumiu a despesa: D - Despesas ( parte utilizada ou consumida )

C - Conta de Ativo

Exemplo : Prêmio de seguro com validade ou vigência de1(hum) ano , pago antecipadamente em Jan/X6 , no valor de $ 12.000.

No Pagamento :

D - Seguros a Vencer ( ativo )

C - Bco. ou Caixa...$ 12.000

Lançamento de Ajuste em jun/X6 ( apuraçào de resultado semestral ) D - Despesas de Seguros ( resultado )

C - Seguros a Vencer...$ 6.000

5 ) Estoque de outros materiais ( peças para reparo , uniformes , etc..) utilizados em mais de 1(hum) período : são registrados quando da compra em contas de Ativo , tornando-se despesa por ocasião do consumo.

Na compra :

D - Estoque de Peças p/reparo

C - Bco. ou Caixa...$ 200

No último dia do período , determina-se o valor do material consumido , através de 1(hum) inventário físico , valorizando pelo custo de aquisição . Tal procedimento é adotado quando não se tem o controle apurado do consumo dos materiais através de requisições ou fichas de estoques.

Aplica-se a seguinte equação :

EI + C - EF = CONSUMO 0 + 200 - 50 = 150

onde :

(17)

Lançamento de ajuste ou apropriação no fim do período D - Despesa c/ peças p/reparo

C - Estoque de peças p/ reparo...150

Na conta do Ativo , ainda permanece $ 50 , como EF-Estoque Final, que passará a ser EI-Estoque Inicial do período seguinte.

6 ) Consumo de Ativo Permanente : equipamentos , veículos , móveis e utensílios , etc.., são ativos fixos ou permanentes , que não se destinam à venda . Como estes bens servem a vários períodos não é correto apropriar o valor de aquisição como despesa.

Estes bens tem um tempo de vida útil limitado ou estimado , que servirá de base para o rateio das despesas. Exemplo : Equipamento comprado por $ 3.000 , com vida útil estimada em 10 anos .

3.000 / 10 anos = 300 por ano/ 12 meses = 25 por mês.

Na conta de equipamentos não deve ser feito lançamento para que não seja cancelado ou zerado o custo histórico do investimento. É criado uma conta redutora do Ativo , Depreciação ou Depreciação Acumulada.

Contabilização :

D - Despesas c/ Depreciação

C - Depreciação Acumulada...25 ( para 1 mês ) ou 300 ( para 1 ano )

No balanço aparece desta forma :

ATIVO

Equipamentos...3.000

( - ) Deprec. Acumulada... ( 300 ) Þ valor correspondente a 1(hum) ano T O T A L ...2.700

7 ) Passivos que se transformarão em Receitas : recebimento antecipado de valores por conta de serviços a serem executados ou venda de bens a serem atendidas.

Se , o serviço não foi completamente executado ou os bens não foram entregues, durante o período em que o recebimento do dinheiro ocorreu , o valor do recebimento deverá ser creditado em uma conta de Passivo - Receita Recebida Antecipadamente.

Exemplo : D - Bco. ou Caixa

(18)

RESUMO DO MECANISMO

CONTÁBIL

CONTAS DE : NATUREZA DEBITA-SE PARA: CREDITA-SE PARA :

A T I V O DEVEDORA AUMENTAR DIMINUIR

(BENS E DIREITOS )

P A S S I V O CREDORA DIMINUIR AUMENTAR

(OBRIGAÇÕES )

PATRIMÔNIO LIQUIDO CREDORA DIMINUIR AUMENTAR

(INVESTIMENTO INI CIAL + SUAS VARIAÇÕES )

# ATIVO E PASSIVO

RESULTADO CREDORA DIMINUIR AUMENTAR

(CONFRONTO ENTRE DESP. E RECEITA )

RECEITAS CREDORA DIMINUIR AUMENTAR

(ELEMENTO POSITIVO DO

RESULTADO , ENTRADA DE CURSOS PARA O ATIVO EM DH. OU DIREITO A

RECEBER )

DESPESA DEVEDORA AUMENTAR DIMINUIR

(ELEMENTO NEGATIVO DO RESULTADO ,DIMINUI O

(19)

B I

B L I O G R A F I A

FEA/USP.Contabilidade Introdutória. 13a.edição, São Paulo , Editora Atlas, 2012. Capitulos : 1 , 2 , 3 , 4 e 10.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 10a.edição, São Paulo, Editora Atlas, 2012. Capitulos : 1 , 2 , 3 , 4 , 6 , 7 , 9 , 10 e 11.

Referências

Documentos relacionados

1 - Tendo um veículo automóvel sido declarado perdido a favor do Estado num processo criminal, mas sem interesse para o parque de viaturas do Estado, e posteriormente sido restituído

As transformações no âmbito da maternidade são fenômenos marcantes ao longo da história da humanidade, haja vista que se tratam de experiências constituídas por

void setEmRequisicao(bool r) { emRequisicao = r; } bool getEmRequisicao() { return emRequisicao; } bool operator <(const InfoLivro &info1) const; bool operator ==(const

Variáveis do Estudo: O formulário desta pesquisa considerou as variáveis idade, perfil do agressor, local de agressão, aspecto e número de lesões e instrumento ou meio

Entre os fatores de risco mais estudados para obesidade constam: sedentarismo e hábito alimentar inadequado O exercício físico de forma planejada, dirigido, estruturado e

O pH da chuva tem papel importante para metais como o cobre e o zinco onde as camadas protetoras de sulfatos ou carbonatos são as responsáveis pela

colecionador de arte Paulo Prado. b) Foi realizada no Teatro Municipal de São Paulo em fevereiro de 1922. c) Entre os principais intentos do grupo estavam a renovação da

(9) Quando a diferença entre a Coluna DESPESAS CONTABILIZADAS NESTE EXERCÍCIO e a Coluna DESPESAS CONTABILIZADAS NESTE EXERCÍCIO E PAGAS NESTE EXERCÍCIO for decorrente de