• Nenhum resultado encontrado

LÍNGUA PORTUGUESA. Concordância Verbal: Pronome Relativo e Outros Verbos Videoaula: Prof. Sidney Martins. Língua Portuguesa Sidney Martins

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LÍNGUA PORTUGUESA. Concordância Verbal: Pronome Relativo e Outros Verbos Videoaula: Prof. Sidney Martins. Língua Portuguesa Sidney Martins"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Verbo Precedido dos Pronomes Relativos Que e Quem

LÍNGUA PORTUGUESA

Concordância Verbal: Pronome Relativo e Outros Verbos

Videoaula: Prof. Sidney Martins

(2)

Verbo Precedido dos Pronomes Relativos Que e Quem

Este documento possui recursos de interatividade através da navegação por marcadores, portanto, acesse a barra de marcadores do seu leitor de PDF e navegue de maneira RÁPIDA e DESCOMPLICADA pelo conteúdo.

Veja o exemplo abaixo:

Iniciamos o material de hoje falando sobre a concordância de verbos precedidos dos pronomes relativos que e quem para então explorarmos alguns outros verbos que merecem destaque na hora da prova. Com o material de estudo em mãos, vamos começar!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Verbo Precedido dos Pronomes Relativos Que e Quem ... 3

Verbo Parecer + Infinitivo ... 4

Verbo Precedido de Aposto Resumitivo ... 5

Verbos Ter e Vir ... 5

Exercícios ... 6

(3)

Verbo Precedido dos Pronomes Relativos Que e Quem

VERBO PRECEDIDO DOS PRONOMES RELATIVOS QUE E QUEM

Embora os pronomes relativos que e quem possam ambos exercer a função de sujeito, o verbo que os sucede concorda de modo diferente para cada um.

Quando o pronome relativo que exerce função de sujeito o verbo concorda com o elemento antecedente. Quando o pronome relativo indefinido quem exerce função de sujeito o verbo pode ou concordar com o elemento antecedente ou pode permanecer na terceira pessoa do singular.

Pronome relativo (função de sujeito) Concordância Verbal

Que concorda com o antecedente.

Quem concorda com o antecedente;

permanece na terceira pessoa do singular.

Concordância com o pronome QUE:

No exemplo “fui eu que fiz o trabalho” o pronome relativo que faz referência ao elemento antecedente eu. Assim, o verbo que sucede o pronome também deverá concordar com esse mesmo antecedente (eu fiz o trabalho). Nesse exemplo, o pronome que exerce a função de sujeito sintático, porém é o pronome eu que exerce a função de sujeito semântico, por isso o verbo concorda com ele.

eu: sujeito semântico

que: sujeito sintático

Fui eu que fiz o trabalho.

Fomos nós que fizemos o trabalho.

(4)

Verbo Parecer + Infinitivo

Concordância com o pronome QUEM:

O verbo que sucede o pronome relativo quem pode concordar com o elemento antecedente, como em “fui eu quem fiz o trabalho”, como também pode ficar na terceira pessoa do singular, “fui eu quem fez o trabalho”. A concordância é facultativa e ambas as formas estão corretas para o padrão culto da língua.

Fui eu quem fiz o trabalho. Fui eu quem fez o trabalho.

3ª P. S.

Fomos nós quem fizemos o trabalho. Fomos nós quem fez o trabalho.

3ª P. S.

Por mais que a segunda forma no plural, “fomos nós quem fez o trabalho”, cause estranheza, ela está correta. Como já vimos, o pronome relativo quem promove a concordância verbal com o elemento antecedente, assim como permite que o verbo fique na terceira pessoa do singular.

VERBO PARECER +INFINITIVO

No uso do verbo parecer seguido de verbo no infinitivo pode ocorrer uma variação de concordância em um dos dois verbos. A variação é permitida para um ou para o outro verbo, e não para os dois ao mesmo tempo. Nesse caso, ou ocorre a variação do verbo parecer ou ocorre a flexão do verbo principal no infinitivo. Observe os exemplos:

✓ Os alunos parecem ser esforçados, ✓ As paredes pareciam estar limpas.

✓ Os alunos parece serem esforçados. ✓ As paredes parecia estarem limpas.

Naturalmente, estamos mais acostumados a utilizar a primeira forma, com a flexão do verbo parecer, no entanto, ambas as formas estão corretas.

ATENÇÃO! Não é possível variar ambos os verbos na mesma sentença.

(5)

Verbo Precedido de Aposto Resumitivo VERBO PRECEDIDO DE APOSTO RESUMITIVO

O aposto é um termo acessório da oração. Ele é associado a outro termo e utilizado no intuito de otimizar a compreensão do texto, seja explicando, especificando, esclarecendo, detalhando, comparando ou resumindo o termo anterior. O aposto resumitivo, portanto, exerce a mesma função do elemento ao qual ele faz referência, isto é, apresenta um resumo do referente. Mesmo fazendo parte do sujeito da oração ele promove um caso especial de concordância verbal, a concordância será em relação ao aposto resumitivo. Veja o exemplo:

João, Maria, José, todos eram alunos.

Na sentença acima, “todos” é o aposto resumitivo, e por se apresentar no plural o verbo também fica no plural.

Dinheiro, fama e glória, tudo passa.

Nesse exemplo, o termo “tudo” resume o processo e está no singular. Assim, o verbo concorda com ele no singular.

Por meio desses exemplos é possível perceber a tendência de usarmos o aposto resumitivo no plural quando tratamos de termos animados, e o aposto resumitivo no singular quando tratamos de termos inanimados.

VERBOS TER E VIR

Os verbos ter e vir, como já sabemos, recebem acento circunflexo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo (têm, vêm). Observe os exemplos:

(6)

Exercícios

Singular Plural

✓ O brasileiro tem problemas. ✓ Os brasileiros têm problemas.

✓ Ele vem de longe. ✓ Eles vêm de longe.

Ora um verbo no plural não pode ser escrito da mesma forma que um verbo no singular, ele precisa ser diferenciado, por isso utilizamos o acento circunflexo, que é a marca da pluralização na língua portuguesa. Vale lembrar, contudo, que os derivados desses verbos (manter, conter, entreter, prover, interver), por uma regra de acentuação gráfica também carregam um acento na forma singular, como a oxítona terminada em em (mantém), por exemplo, mas trata-se de um acento agudo. Observe os exemplos:

Singular Plural

✓ Ela mantém a casa arrumada. ✓ Elas mantêm a casa arrumada.

Tranquilo?! A seguir trabalharemos alguns exercícios envolvendo todo o conteúdo visto neste material. Vamos nessa!

EXERCÍCIOS

Questão 1. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: “Ainda não ... soado as oito horas da noite, quando ... à porta: ... três viajantes em busca de abrigo.”

a) havia – bateu – era b) havia – bateram – era c) havia – bateu – eram d) haviam – bateram – eram e) haviam – bateu – eram

Comentários: na primeira lacuna temos uma locução verbal cujo verbo principal é o verbo soar (ainda não ... soado), portanto, sabemos que há um sujeito na oração, assim, o verbo auxiliar dessa locução verbal (haver) terá que concordar com o sujeito da oração, logo: “ainda não haviam soado as oito horas da noite”. Cabe aqui salientar

(7)

Exercícios que o verbo haver só caracteriza oração sem sujeito quando: a) está sozinho, no sentido de existir, ocorrer e acontecer; b) quando é o verbo principal de uma locução verbal.

Para responder a segunda lacuna (quando ... à porta), devemos primeiramente considerar que, independentemente do que sucede (um viajante ou dois ou mais viajantes), para cada oração existe um tipo de verbo, e, pela linha narrativa do texto o verbo só poderia ficar na terceira pessoa do singular, uma vez que o sujeito da oração é indeterminado. Basta lembrar que enquanto há alguém batendo à porta, não sabemos identificar quem é, trata-se de um sujeito indeterminado. Só é possível identificar quem bate à porta uma vez que a porta é aberta. A forma correta da oração é: “quando bateram à porta”.

O verbo “era” na terceira lacuna (.... três viajantes em busca de abrigo) concordará com o número de viajantes (no plural), portanto: “eram três viajantes”.

Gabarito: D

Questão 2. Assim que ... quatro horas no relógio da igreja, mais de um aluno ...

a) bateu, saiu b) bateram, saíram c) baterão, sairá d) bateu, saíram e) bateram, saiu

Comentários: Nesse contexto, podemos utilizar o verbo bater de duas formas:

(8)

Exercícios

Na segunda forma (bater 4 horas o relógio), por ser precedido de um artigo (o), sabemos que o termo “relógio” é na verdade o sujeito da oração. O verbo deverá concordar com esse sujeito:

O relógio bateu 4 horas. Bateu 4 horas o relógio.

Núcleo do S.

Já na primeira forma, “bater 4 horas no relógio”, identificamos na expressão “no relógio” a contração da preposição em + o artigo o. Lembre-se de que o núcleo do sujeito não pode ser preposicionado, portanto, o termo “relógio”, nessa oração, já não é mais o núcleo do sujeito. Trata-se de uma outra construção. A preposição “em”

indica a circunstância da localidade (ela é indicativa de lugar), então a expressão

“em+o reógio (no relógio) é um adjunto adverbial de lugar. O sujeito dessa oração é, portanto, a expressão “4 horas”. O verbo concordará com o sujeito, logo: “bateram 4 horas no relógio da igreja”.

4 horas bateram no relógio Bateram 4 horas no relógio.

Sujeito

Por fim, o verbo da última lacuna deverá concordar com o antecedente “um aluno”

(mais de um aluno saiu) assim como concordaria no plural caso a expressão fosse

“menos de dois alunos” (menos de dois alunos ficaram), por exemplo. Dessa forma, a sentença correta é: assim que bateram quatro horas no relógio da igreja, mais de um aluno saiu.

Gabarito: E Bater

4 horas norelógio 4 horas orelógio

(9)

Exercícios

Questão 3. ... cinco anos que não se ...mais estes aparelhos.

a) Fazem, faz b) Faz, faz

c) Fazem, fazem d) Faz, fazem

Comentários: Na primeira lacuna, o verbo fazer indica tempo, portanto só pode ficar no singular. Na segunda lacuna, o verbo fazer indica execução, realização, portanto deve concordar com a expressão “estes aparelhos”. Assim: “Faz cinco anos que não se fazem mais estes aparelhos”.

Quanto aos tipos de sujeitos presentes nestas orações, a primeira é uma oração sem sujeito, ou ainda, de sujeito inexistente ou sujeito zero.

A análise da segunda oração requer bastante cuidado para não corrermos o risco de dizer que há ali um sujeito indeterminado, porque não há. Observe que o verbo fazer é precedido do pronome “se”, que foi atraído pelos termos atrativos “que” e “não”. O verbo fazer é um transitivo direto.

VTD + pronome se resulta em uma partícula apassivadora, que serve para mostrar que existe ali um sujeito paciente. O núcleo desse sujeito é aparelhos, temos na segunda oração um sujeito simples de voz passiva sintética.

Gabarito: D

Questão 4. Identifique a opção em que não houve erro de concordância verbal:

a) Já fazem alguns dias que não se veem.

b) Na cidade, haviam viúvas e clérigos.

c) As crianças da cidade tem privilégios.

d) As luzes do castelo se mantinham acesas.

e) A maioria da população viviam ao redor do palácio.

(10)

Exercícios

Comentário:

Alternativa a: “Já fazem alguns dias que não se veem”. O verbo fazer indicando tempo ou clima obrigatoriamente fica no singular, pois caracteriza uma oração sem sujeito.

A frase correta é “já faz alguns dias que não se veem”.

Alternativa b: “Na cidade, haviam viúvas e clérigos”. O verbo haver no sentido de existir, ocorrer e acontecer é um verbo impessoal e caracteriza uma oração sem sujeito, portanto fica no singular. A frase correta é “na cidade havia viúvas e clérigos”.

Alternativa c: “As crianças da cidade tem privilégios”. O verbo ter no indicativo do presente, quando concorda com um núcleo no plural, carrega o acento circunflexo como marca de pluralidade. Nesse período, “as crianças” é o sujeito, e “crianças” é o núcleo do sujeito. O núcleo está no plural, então automaticamente o verbo fica no plural. Assim: “as crianças da cidade têm privilégios”.

Alternativa d: “As luzes do castelo se mantinham acesas”. O núcleo do sujeito dessa oração é a palavra luzes. Se o núcleo está no plural, o verbo também fica no plural.

Alternativa e: “a maioria da população viviam ao redor do palácio”. Quando a expressão partitiva ou núcleo coletivo são especificados, o verbo pode concordar com o núcleo do sujeito ou com a expressão que especifica. Nesse caso, ambas expressões estruturalmente se apresentam no singular, logo: “a maioria da população vivia ao redor do palácio”.

Gabarito: D

Questão 5. O verbo que se mantém corretamente no singular, apesar das alterações propostas entre parênteses para o segmento grifado, está na frase:

a) É o desafio do nosso tempo. (os desafios)

(11)

Exercícios

b) E isso quando a própria FAO alerta ... (os especialistas da própria FAO)

c) E que a produção precisará crescer 70% até 2050 ... (a produção de alimentos) d) Tudo acontece num cenário paradoxal. (Todos os problemas)

e) Um relatório da própria FAO assegura ... (Os dados de um relatório)

Comentário: Neste exercício, substituímos aquilo que está sublinhado por aquilo que está entre parênteses. A alternativa em que o verbo permanecer no singular é o gabarito.

Alternativa a: É o desafio do nosso tempo. >> São os desafios no nosso tempo.

Alternativa b: E isso quando a própria FAO alerta. >> E isso quando os especialistas da própria FAO alertam.

Alternativa c: E que a produção precisará crescer 70% até 2050. >> E que a produção de alimentos precisará crescer 70% até 2050.

Alternativa d: Tudo acontece num cenário paradoxal. >> Todos os problemas acontecem num cenário paradoxal.

Alternativa e: Um relatório da própria FAO assegura... >> Os dados de um relatório da própria FAO asseguram.

Gabarito: C

Muito bem, meus queridos. Matamos mais um tópico e concluímos mais uma série de exercícios. Nos encontramos na próxima aula para mais conteúdo. Aguardo você!

(12)

Exercícios

Referências

Documentos relacionados

Há um núcleo verbal e outro nominal. Por isso predicado é verbal, porque não tem verbo de ligação e não tem predicativo. ❖ Os alunos estavam tranquilos.. “Os alunos” é

Na frase da combinação se percebe isoladamente, quatro estruturas, um verbo, uma preposição, um artigo e um substantivo já na frase de contração se observa de forma explícita

De outro lado, os verbos “ter” e “vir” não possuem acento e, portanto, precisam de algo para diferenciar a forma do verbo no plural, visto que a pronúncia é a mesma.. Os

Nesse caso, é utilizado o “a”, preposição, ao invés do “há”, pois o “a” indica distância, enquanto o “há” é utilizado apenas para tempo transcorrido.. Acerca

No primeiro exemplo, “carro e moto nova”, o adjetivo “nova” faz concordância atrativa, pois está concordando com o substantivo mais próximo, que está no feminino

Existem três formas de indeterminar o sujeito: verbo na terceira pessoa do plural sem referente, verbo na terceira pessoa do singular seguido do pronome “se”

Quem precisa, precisa de algo, então o verbo transitivo indireto vai exigir um objeto indireto, pois está indiretamente ligada ao verbo através da preposição.. 3-

“Em Rocha Miranda” é uma circunstância de localidade, portanto, se tem preposição que indica localidade, sempre vai ser uma adjunto adverbial de lugar e, se esse