• Nenhum resultado encontrado

Caminhada da Saúde. Humanização do atendimento. Gestão compartilhada da saúde em Barão de Cocais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caminhada da Saúde. Humanização do atendimento. Gestão compartilhada da saúde em Barão de Cocais"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Leia +

Saiba mais sobre essa iniciativa!

Leia +

Humanização do atendimento

O curso direcionado para profissionais da saúde do Hospital Waldemar das Dores teve foco na otimização do atendimento à população da cidade.

Gestão compartilhada da saúde em Barão de Cocais

Conheça o papel e o propósito do Instituto Mais Saúde na cidade.

pág. 6

pág. 2

pág. 4

Local de encontro:

Espaço de Eventos José Furtado

Oportunidades de emprego

Com mais de 700 casos de infecção, ape- nas nos primeiros 5 meses deste ano, 240 mortes por febre amarela foram confirma- das pelo Ministério da Saúde. Minas Ge- rais é o estado mais afetado, registrando quase 70% dos casos até maio. Saiba mais sobre a transmissão, os sintomas e a pre- venção da doença!

Confira as vagas disponíveis na região de Barão de Cocais e corra para fazer sua ins- crição. Esta vaga pode ser sua!

pág. 3

pág. 8

Leia +

Leia +

Febre Amarela

www.institutomaissaude.org.br Agosto/Setembro de 2017 | Ano 2 | Edição Nº 05

Seu canal de informações para

uma vida melhor e mais saudável.

Vista uma roupa confortável e venha participar desta ação com a gente. Além de realizarem uma ótima atividade para a saúde e o lazer, você e sua família contarão com uma equipe preparada de profissio nais do Hospital Waldemar das Dores para a realização de exames!

Caminhada da Saúde

Horário: 8h00

O seu Pet também é bem-vindo

Inscrições:

www.institutomaissaude.org.br Ginásio Poliesportivoou Data: 16 de Setembro

Percurso: 3km

(2)

Instituto Mais Saúde inicia projeto de gestão compartilhada da saúde com a

Prefeitura de Barão de Cocais

foco na saúde

dicas e curiosidades

5 Alimentos que fazem bem ao coração

5 Curiosidades sobre o coração

• Peixe, especialmente salmão;

• Tomate;

• Castanha do Pará;

• Vinho tinto;

• Azeite extra virgem.

• O coração realiza dois movimentos chamados de: sístole (contração responsável por bombear o sangue) e diástole (relaxamento muscular);

• Esse órgão gera o próprio impulso elétrico, independentemente da função cerebral;

• O coração de um adulto bate cerca de 100 mil vezes por dia;

• O coração da mulher,

normalmente, bate mais rápido que o do homem;

• O horário de maior incidência de ataques cardíacos é das 6 da manhã até o meio-dia, uma vez que a nossa pressão arterial aumenta quando acordamos.

dos para a cidade estão a implanta- ção do novo sistema informatizado, as consultorias, e a capacitação dos profissionais da área da saúde, além das assessorias técnicas.

O Instituto Mais Saúde é uma Organi- zação Social, de direito privado e sem fins lucrativos, que trabalha para aten- der aos interesses da comunidade.

A gestão compartilhada com a Prefei- tura de Barão de Cocais ocorre a partir de um contrato, que deve apresentar projetos, metas, prazos de execução, responsabilidades e obrigações, com o objetivo de otimizar todos os pro- cessos e o atendimento do hospital público da cidade.

Em junho deste ano, o Instituto Mais Saúde iniciou o projeto de gestão compartilhada do Hospital Municipal Waldemar das Dores, em conjunto a Prefeitura de Barão de Cocais. Desde então, ações e iniciativas com foco na otimização e humanização do atendi- mento da unidade de saúde já estão sendo implementadas.

Entre as principais medidas desenvol- vidas que já têm apresentado resulta-

(3)

Febre Amarela:

Saiba mais sobre a transmissão, os sintomas e a prevenção.

mais saúde

Prevenção

A vacinação é a principal forma de prevenção da doença. No caso da febre amarela urbana, evitar a re- produção do mosquito Aedes Ae- gypti também é muito importante.

Barão de Cocais está entre as áre- as consideradas de risco pelo Mi- nistério da Saúde, e a vacinação é especialmente indicada para a população. A vacina está dispo- nível durante o ano todo nas uni- dades de saúde de forma gratuita.

Válida por dez anos, ela pode ser aplicada em crianças com mais de seis meses de idade e é muito im- portante no caso de pessoas com mais de 60 anos, ou que apresen- tam quadro de imunodeficiência grave (AIDS).

Para evitar o desenvolvimento da doença, o diagnóstico e a indica- ção do tratamento adequado são passos essenciais. Caso você per- ceba algum dos sintomas citados, procure um médico na unidade de saúde mais próxima.

Você também pode obter mais in- formações sobre a Febre Amarela nas Secretarias Estaduais e Muni- cipais de Saúde de todo o país, ou no Ministério da Saúde.

Sintomas

De três a seis dias após ter sido infectada, a pessoa apresenta os sintomas iniciais, que incluem:

• Início súbito de febre;

• Calafrios;

• Fortes dores de cabeça;

• Dores nas costas e no corpo;

• Náuseas;

• Vômitos;

• Fadiga;

• Fraqueza.

Na maioria das vezes, a pessoa melhora após a fase inicial. No entanto, cerca de 15% dos infec- tados apresenta um breve período livre de sintomas, até desenvolver uma forma mais grave da doença, que apresenta:

• Febre alta;

• Icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos que, inclu- sive, deu origem ao nome da doença);

• Hemorragia;

• Choque e insuficiência de múl- tiplos órgãos.

A febre amarela é uma infecção causada por um arbovírus e trans- mitida por mosquitos. Conside- rada perigosa e podendo levar à morte, o último surto da doença no Brasil ocorreu em 1942 e, ago- ra, volta a apresentar centenas de casos em diferentes estados do país.

Com mais de 700 casos de infec- ção apenas nos primeiros 5 meses deste ano, 240 mortes por febre amarela foram confirmadas pelo Ministério da Saúde. Minas Gerais é o estado mais afetado, regis- trando quase 70% dos casos até maio.

Transmissão

Há duas formas diferentes da do- ença: silvestre e urbana. O vírus é o mesmo, bem como os sintomas e o tratamento; a única diferença é o modo de transmissão. A febre amarela silvestre é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e o Sabethes, enquanto que o trans- missor da urbana é o Aedes Ae- gypti, o mesmo da dengue, zika e chikungunya.

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pes- soa para pessoa, nem por animais.

A febre amarela é transmitida so- mente pela picada dos mosquitos infectados e seus principais hos- pedeiros são os macacos. O vírus é tropical e, portanto, mais comum na América do Sul e na África.

De acordo com o Ministério da Saúde, a época de maior incidên- cia da febre amarela é durante os períodos de chuva, como no verão, quando há um aumento da popu- lação dos mosquitos, favorecendo a circulação do vírus.

(4)

sua voz

Encontro: Espaço de Ev entos José F urtado Convide seus amigos

Traga seu P et

www.institut omaissaude.or g.br

Inscrições no Ginásio P

oliesportivo ou no site

16 de Setem bro - 8h00

(5)

Caminhada da Saúde

de Barão de Cocais

Ações da Saúde

Os participantes contarão com uma equipe de profissionais do Hospital Municipal Waldemar das Dores para a realização de exames preventivos, além de terem a opor- tunidade de se informar sobre a hi- pertensão, obesidade, e o diabetes!

Obesidade

Você está no seu peso ideal? Veja como anda a sua saúde alimentar.

O público que participar da cami- nhada poderá realizar o cálculo do índice de massa corporal (IMC) e a medição da circunferência ab- dominal, além de receber orienta- ções nutricionais.

Hipertensão

Sofre com pressão alta ou possui antecedentes em sua família? Ao final da caminhada, você poderá realizar o exame de hipertensão com profissionais bem preparados e informar-se sobre os principais cuidados e medidas preventivas.

Diabetes

Você já fez teste de glicemia?

Uma equipe de enfermeiros e au- xiliares esta rá disponível para a realização do exame de diabetes e tirar todas as suas dúvidas com relação à prevenção, sintomas e tratamento da doença.

Atendimento Emergencial Ambulância com prontidão

Um passo mais que importante para a saúde

Caminhar diariamente é uma ótima atividade para o lazer e a saúde, indicada para todas as idades. Além de colaborar com a redução do peso e combater a obesidade, a caminhada apresenta grandes benefícios para o bom funcionamen- to do nosso organismo, como:

• Melhor circulação sanguínea;

• Fortalecimento de todos os músculos do corpo;

• Melhor postura corporal;

• Combate à ansiedade e ao estresse;

• Prevenção contra complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão.

Acreditamos que a conscientização é o primeiro passo para uma vida mais sau- dável. Por isso mesmo, a Caminhada da Saúde de Barão de Cocais tem como principal objetivo a disseminação de informações importantes para a saúde e o cotidiano dos munícipes.

A iniciativa é um projeto do Instituto Mais Saúde, em parceria com a Prefeitura de Barão de Cocais, e contará com toda a estrutura necessária para atender e tirar as principais dúvidas da população.

Data: 16 de Setembro Horário: 8h00

Entrada gratuita Para todas as idades Local de encontro:

Espaço de Eventos José Furtado

O SEU PET TAMBÉM É BEM-VINDO

KIT CAMINHADA:

Faça sua inscrição antecipada e ganhe uma camiseta e um squeeze.

O Kit caminhada será entregue no dia 16/09 das 7h00 às 7h30, no Espaço de Eventos José Furtado.

Secretaria de Esporte • Secretaria de Saúde • Secretaria de Comunicação Secretaria de Cultura e Turismo • Polícia Militar

Realização:

Apoio:

Percurso: 3km

(6)

sua voz

Curso de Humanização para os

servidores de Barão de Cocais

O curso direcionado para profissionais da saúde do Hospital Waldemar das Dores teve foco na otimização do atendimento à população da cidade.

No período de 10 a 14 de julho de 2017, a Secretaria Municipal de Saú- de de Barão de Cocais, em conjunto ao Instituto Social Mais Saúde, pro- moveu o curso de humanização e aco- lhimento nos serviços de saúde para todos os profissionais do Hospital Municipal Waldemar das Dores.

O projeto, que se baseia no exercício prático do atendimento aos usuários e do relacionamento, visa facilitar o convívio e otimizar o trabalho em equipe, além de proporcionar aos colaboradores um momento de refle- xão sobre a ética e a importância em comprometer-se com a qualidade dos serviços prestados à população.

O treinamento contou com exposi- ções interativas e dinâmicas de grupo, para abordar temas como integração, autoconhecimento, teoria dos tempe- ramentos, competências interpesso- ais e como elas influenciam o atendi- mento, empatia aplicada, percepção e respeito às diferenças - requisitos básicos para um bom relacionamento entre os pacientes e os profissionais da saúde e, consequentemente, um atendimento eficiente e humanizado.

Para isso, os participantes realizaram um diagnóstico dos pontos fortes e fracos, bem como um levantamento das melhorias a serem realizadas no atendimento à saúde, aprendendo assim a como lidar com reclamações, críticas e objeções, e compreenden- do os comportamentos inadequados para a garantia de um relacionamen- to próximo aos usuários do serviço.

Com carga horária de 20 horas, o cur- so foi dividido em três turnos e minis- trado pelas orientadoras Angela Abdo C. Ferreira, especializada em Qualida- de, Dinâmicas de grupo e Psicanálise, e Claudia Dias Pavan, especializada em Psicodrama Organizacional e Pe- dagógico e em Arte Terapia; ambas

com grande experiência e conheci- mento na área de recursos humanos.

A iniciativa faz parte do projeto de gestão compartilhada do Instituto Mais Saúde e a Prefeitura de Barão de Cocais. De acordo com Edson dos Santos, Secretário Municipal de Saú- de de Barão de Cocais, a discussão central proposta pelo curso é essen- cial para o desenvolvimento da área da saúde, bem como para a capacita- ção dos profissionais. “Procurar for- mas de se humanizar o serviço públi- co, principalmente na área da saúde, é fundamental para o bom funciona- mento do sistema, e isso reflete direta e positivamente no tralhado ofereci- do ao cidadão” explicou o secretário.

Santos ainda comentou sobre o objeti- vo de disseminar o conteúdo do curso para servidores públicos da saúde de outras unidades. “Esse é um proces- so que faz parte da nova metodologia que procuramos implantar no geren- ciamento compartilhado do hospital, com o início do funcionamento da

Fotos: Secretaria de Comunicação

Organização Social [Instituto Mais Saúde]. Iniciamos esses trabalhos de treinamento para a humanização na unidade hospitalar e posteriormente faremos com que os grupos de servi- dores participantes possam dissemi- nar esses conhecimentos adquiridos para outros pontos, ou seja, outras unidades PSF’s, CAPS e assistência farmacêutica” afirmou.

(7)

agosto e setembro

15 de Setembro

Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas

A forma de câncer que recentemen- te afetou os atores Edison Celulari e Reynaldo Gianecchini tem apre- sentado cada vez mais casos entre os brasileiros.

O tumor maligno tem origem no sistema linfático, que é responsável pelo transporte dos glóbulos bran- cos. A doença se desenvolve nos linfonodos, glândulas encontradas em diversas partes do corpo, prin- cipalmente axila, pescoço e virilha.

Linfoma: O Diagnóstico é o primeiro passo

Cuidados de

pai para filho

O carinho e os cuidados de pai para filho são especialmente importantes para o desenvolvimento infantil. Parabéns a todos os pais, de sangue ou coração, que de um jeito único ajudam a trilhar os melhores caminhos!

Feliz Dia dos Pais!

Linfoma de Hodgkin

• Aumento dos gânglios linfáticos;

• Tosse;

• Dificuldade para respirar;

• Dor no Peito;

• Febre;

• Sudorese noturna;

• Coceira;

• Cansaço;

• Perda de peso;

• Perda de apetite.

Sinais e Sintomas

Linfoma Não-hodgkin

Além dos sintomas presentes no primeiro tipo, o linfoma não- hodgkin pode apresentar:

• Inchaço no abdômen;

• Diminuição das taxas sanguíneas;

• Infecções graves ou frequentes;

• Hematomas ou hemorragias.

Linfomas de Hodgkin x Não- hodgkins

Há mais de 60 tipos diferentes de linfomas que, basicamente, se di- videm entre Linfomas de Hodgkin (LH) e Linfomas Não-Hodgkin (LNH). A principal diferença entre os dois está nas características das células malignas, e essa dife- renciação só é possível após a bi- ópsia. Além disso, os linfomas de Hodgkin atingem principalmente pessoas mais jovens, entre 15 e 40 anos, com maior incidência na fai- xa dos 25 e 30 anos.

Causas e Tratamento

Seu início pode ser o resultado de mudanças nos genes dos linfóci- tos, ou de algum tipo de infecção viral ou bacteriana, que afeta o sis- tema imunológico.

Os linfomas, quando diagnostica- dos rapidamente, apresentam alta probabilidade de cura. Não deixe de procurar o seu médico e realizar os exames necessários!

(8)

Mas você já pode fazer a diferença! A doação de rins, fígado, medula óssea e pulmão pode vir de um doador vivo, sem causar danos à saúde.

Seja um doador. Ajude-nos a salvar vidas!

setembro

27

Veja as vagas de emprego disponíveis:

Acompanhe o Instituto Social Mais Saúde

no Facebook

Odontólogo

Técnico de Enfermagem

Auxiliar Bucal

Se interessou?

Envie seu currículo para o nosso e-mail e participe do processo seletivo!

rh@institutomaissaude.org.br

/institutosocialmaissaude

Curta!

Comente!

Compartilhe!

Expediente

Direção Técnica & Executiva: Instituto Social Mais Saúde Cuide do planeta!

campanhas

oportunidades

Viva com Mais Saúde é uma iniciativa do Instituto Social Mais Saúde para Barão de Cocais.

Esta é uma publicação de distribuição gratuita. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

BARÃO DE COCAIS O transplante de órgãos é a única

alternativa para muitos pacientes portadores de doenças terminais.

Por isso mesmo, é preocupante a desproporção entre a alta deman- da de transplantes e o baixo índi- ce de doações efetivadas.

Em casos de morte encefálica, os órgãos saudáveis podem ser doados, mediante a aprovação da família. Portanto, caso queira ser um doador, é importante informar aos seus familiares.

Dia Nacional da

Doação de Órgãos

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha