• Nenhum resultado encontrado

Melhor do que o esperado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Melhor do que o esperado"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Em colaboração com:

Melhor do que

o esperado

Como a nuvem híbrida e a IA

trabalham juntas

(2)

No ano passado, viu-se um crescimento significativo na adoção do uso da nuvem e da Inteligência Artificial (IA) à medida que os executivos focam cada vez mais em fundamentos estratégicos imprescindíveis, como a automação dos processos comerciais, a modernização de aplicações e a simplificação do desenvolvimento. Quando implementados em harmonia — e respaldados por uma estratégia sólida de dados — a nuvem e a IA agregam valor que vem a ser melhor do que o esperado. As empresas que lideram na adoção de nuvem

geralmente apresentam um desempenho superior ao dos concorrentes em relação a uma variedade de importantes métricas comerciais. A integração da inteligência artificial à nuvem como parte de uma estratégia digital coerente pode levar a resultados ainda melhores em áreas importantes, incluindo uma resposta mais ágil aos desafios da pandemia do coronavírus.

A Oxford Economics e a IBM entrevistaram 6.000 CIOs, CTOs e líderes seniores de TI de organizações que estão usando serviços na nuvem em alguma capacidade e, pelo menos, experimentando-a com a IA. A análise que fizemos dos dados da pesquisa, que abrangeu 6 setores e 26 países, indica que as estratégias de dados, IA e nuvem — em particular a nuvem híbrida — estão ficando cada vez mais eficazes e interligadas.

De acordo com os resultados da nossa pesquisa, a nuvem se tornou o ambiente essencial para as aplicações organizacionais, e a IA (que está se tornando mais essencial para a automação, a análise avançada e as interações com os clientes) é melhor desenvolvida e implantada na nuvem.

No início de 2020, a adoção bem-sucedida da nuvem e da IA foi uma prioridade. Hoje, isso pode ser um desafio em nível de sobrevivência, pois a pandemia global e a incerteza econômica resultante aceleraram mudanças e fomentaram transtornos. As organizações com melhor desempenho em nossa pesquisa — divididas em 2 grupos denominados estrategistas de nuvem e unificadores de nuvem e IA — estão duplicando suas respectivas estratégias de nuvem e de IA.

Resumo

executivo

Sobre a pesquisa

Amostra: 6.000 CIOs, CTOs, VPs de TI e cargos equivalentes.

Abrangência de setores: varejo, manufatura, serviços financeiros, telecomunicações, prestadores de assistência médica e planos de saúde.

Abrangência de países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Porto Rico, Reino Unido e Singapura

(3)

Principais constatações

A nuvem e a IA já estão oferecendo valor.

Muitos entrevistados relatam ter obtido valor de seus respectivos projetos combinados de nuvem com IA, sendo que o retorno sobre o investimento (ROI) é frequentemente apresentado na forma de operações comerciais, operações de TI e atendimento ao cliente.

As organizações que estão mais avançadas na adoção da nuvem e da IA apresentam um desempenho superior ao dos concorrentes.

Os nossos segmentos líderes estão se distanciando dos demais em aspectos importantes, incluindo uma eficácia mais sólida demonstrada em uma gama de setores da tecnologia e dos negócios. Essa disparidade é ainda mais evidente no uso que esses segmentos fazem da IA e da nuvem — que também, de certa forma, têm mais chances de estarem em um ambiente de nuvem híbrida — têm mais probabilidade de considerarem a nuvem como um acelerador do ROI em relação aos demais.

A nuvem está se tornando uma tecnologia de base para a era emergente da IA.

Os principais motivadores para a adoção da IA são a modernização dos negócios, a automação das decisões e dos fluxos de trabalho e a melhoria das experiências dos clientes. O desenvolvimento conjunto de nuvem e aplicações acionadas pela IA é uma prioridade para os executivos, que estão focados em como essas tecnologias respaldam a estratégia, as táticas e o desempenho. Cerca de três quartos, ou seja, 74%, concordam que a nuvem é essencial para o desenvolvimento bem-sucedido das aplicações com IA. Os usuários de nuvem híbrida têm mais probabilidade do que os demais de relatar que o uso eficaz da IA será essencial para o sucesso a longo prazo de suas respectivas organizações (80% x 67% desses usuários estão em ambientes totalmente públicos ou totalmente privados).

A IA depende de dados e esses dados estão ficando cada vez mais complexos.

Para 77% dos entrevistados, uma plataforma unificada para a nuvem, os dados e a IA é tido como essencial para o sucesso a longo prazo, e um índice semelhante relata que a nuvem é uma base essencial para o gerenciamento dos dados e da IA. Os entrevistados que estão mais avançados na adoção da nuvem e da IA têm mais probabilidade do que os demais de considerar a nuvem como essencial para o gerenciamento de dados e para a IA, juntamente com outras tecnologias avançadas.

As necessidades comerciais complexas exigem uma abordagem personalizada para a nuvem.

Os executivos estão cada vez mais focados em desenvolver portfólios diversificados na nuvem com o uso de vários tipos de ambientes de hospedagem para suportar as diferentes necessidades e oportunidades. Espera-se que esse dinamismo seja agilizado nos próximos 2 anos, e muitos estão mudando para os ambientes multinuvem híbridos.

A pesquisa revela insights importantes sobre o

relacionamento entre a nuvem híbrida e a IA, relevantes para os executivos seniores de tecnologia e de negócios. O artigo técnico completo levará em consideração algumas das estratégias que respaldam o sucesso das organizações no mundo todo — incluindo como elas tomam decisões a respeito da nuvem, do progresso em relação à implementação de aplicações com IA, e as estratégias das pessoas, processos e plataformas das organizações mais avançadas nessa trajetória de transformações.

(4)

Os benefícios de

ter a IA na nuvem

Uma estratégia integrada para a nuvem e a IA é capaz de oferecer benefícios em diversas áreas distintas. Quando questionados sobre as maiores vantagens de usar nuvem para desenvolver, modernizar e hospedar aplicações que incorporam a inteligência artificial, é mais provável que os entrevistados citem os determinantes comerciais externos, como melhores experiências para os clientes, produtos e serviços de melhor qualidade e mais flexibilidade.

O uso da nuvem já está acelerando retornos em uma gama de medidas. Os índices de atendimento ao cliente e de satisfação do cliente são mencionados como áreas principais de ROI nos negócios; a experiência do cliente também é uma área na qual mais de dois terços relatam que o uso que fazem da nuvem está contribuindo significativamente para os retornos. A eficiência nas operações comerciais, economias, competitividade e agilidade também estão entre os benefícios operacionais resultantes dos investimentos na nuvem.

Figura 1: Vantagens da nuvem para a IA

P: Quais são as maiores vantagens de utilizar ambientes na nuvem para criar, modernizar e/ou hospedar aplicações que incorporam a inteligência artificial?

Os entrevistados podiam selecionar todas as opções aplicáveis.

Less expensive Access to talent

Access to pre-built AI models

Access to AI services to integrate into apps Increasing effectiveness of work with partners Developing to utilize IoT capabilities Better employee experiences Easier to scale up or down Ease of adoption

Developing new products or services More flexibility

Better quality products or services

Better customer experiences 35%

32% 32% 28% 27% 26% 23% 20% 19% 18% 17% 13% 10% Melhores experiências para os clientes

Produtos ou serviços de melhor qualidade Mais flexibilidade

Desenvolvimento de novos produtos ou serviços Facilidade na adoção

Mais fácil para dimensionar para cima ou para baixo

Experiências melhores para sua equipe Desenvolvimento para utilizar os recursos de IoT Maior efetividade para trabalhar com os parceiros Acesso aos serviços de IA para serem

integrados as aplicações

Acesso a modelos pré-desenvolvidos de IA Acesso a profissionais talentosos Mais barato

(5)

Para os entrevistados da pesquisa, que já estão

avançados na adoção das tecnologias, está compensando combinar nuvem e IA. Em busca de organizações com alto desempenho entre o grupo da nossa pesquisa, nós analisamos os dados para identificar dois subconjuntos de entrevistados que se destacam entre seus pares em termos de progresso em relação à adoção da nuvem ou adoção de nuvem e IA, como também em relação ao desempenho que eles relatam em uma gama de métricas essenciais.

As empresas nesses 2 grupos estão buscando as estratégias de IA e nuvem que acreditam que permitirão que eles tenham melhores chances de alcançar seus objetivos específicos. Um grupo, o qual denominamos

unificadores de nuvem e IA, combina nuvem e IA de uma maneira estratégica e apresenta os mais altos níveis de ROI em diversas áreas importantes. Essas organizações possuem um número expressivo de aplicações na nuvem que aumenta rapidamente, incorporam a IA em uma porcentagem significativa de aplicações, usam a nuvem e a IA em paralelo e acreditam que uma plataforma unificada para nuvem, dados e IA seja imprescindível para o sucesso de suas respectivas organizações a longo prazo. Um segundo grupo, denominado estrategistas de nuvem, é menos focado na IA, mas, mesmo assim, se destaca em relação aos demais entrevistados por ser um dos primeiros a adotar a nuvem. (Consulte “Avaliação da nuvem e

maturidade da IA” para saber a definição completa dos nossos segmentos líderes.)

Avaliação da nuvem e maturidade da IA

Os entrevistados que estão à frente de seus concorrentes em termos de progresso em relação à adoção da nuvem ou da adoção da nuvem e IA satisfazem aos seguintes critérios:

Critérios de qualificação para os unificadores de nuvem e IA (maior maturidade)

n=809 entrevistados, 13,5% dos entrevistados

- Deve ter tido, no mínimo, 20% das aplicações na nuvem 2 anos atrás; - Deve ter, no mínimo, 40% das aplicações

na nuvem atualmente;

- 21% ou mais de novas aplicações com a IA incorporada;

- Deve usar nuvem em combinação com IA; - “Concordo” ou “Concordo totalmente” que

uma plataforma unificada para a nuvem, os dados e a IA seja essencial para o sucesso das organizações dos entrevistados a longo prazo.

Critérios de qualificação para os estrategistas de nuvem

n=1.589 entrevistados, 26,5% dos entrevistados

- Deve ter tido, no mínimo, 20% das aplicações na nuvem 2 anos atrás; - Deve ter, no mínimo, 40% das aplicações

(6)

Os estrategistas de nuvem e os unificadores de nuvem e IA relatam ter um desempenho superior do que os demais em uma gama de áreas importantes, incluindo o aumento da receita e o orçamento nos últimos 2 anos. Esses 2 grupos com desempenho superior têm mais confiança na efetividade de suas respectivas organizações em termos de inovação, eficiência, índices de satisfação do cliente e na habilidade de responder aos transtornos em tempo real.

O grupo mais maduro — unificadores de nuvem e IA — também tem maior probabilidade do que todos os demais de relatar que o uso que faz da nuvem acelerou o ROI em várias áreas.

O grupo de estrategistas de nuvem tem muito menos probabilidade — mesmo se comparado com aqueles que não se qualificam para nenhum grupo líder — de relatar um ROI acelerado nessas áreas.

Os unificadores de nuvem e IA e os estrategistas de nuvem defendem suas estratégias distintas sobre pessoas, processos e plataformas em relação à finalidades relativamente diferenciadas.

Por exemplo: em relação aos demais, tem maior

probabilidade dos segmentos de unificadores de nuvem e IA e estrategistas de nuvem relatarem que eles mudaram as estratégias de contratação para focar na IA (36% e 34% x 26% dos demais), e o grupo mais maduro tem mais probabilidade de relatar que a recapacitação Figura 2: A nuvem acelera o ROI para os líderes

P: Até que ponto o uso que a sua organização faz da nuvem permitiu ou acelerou um retorno sobre os investimentos (ROI) positivo nas seguintes áreas?

Respostas: “Bastante” e “Significativamente”.

All others Cloud Strategists

Cloud and AI Unifiers

Third-party development In-house development Vendor services Agility Workforce skills Development of AI applications Competitiveness Cost savings

Efficiency in business operations

Customer experience 77% 57% 54% 59% 68% 61% 70% 74% 68% 66% 61% 57% 50% 50% 36% 57% 54% 56% 55% 51% 42% 38% 40% 48% 47% 45% 49% 47% 69% 70% Experiência do cliente

Eficiência nas operações comerciais Economia Competitividade Desenvolvimento de aplicações de IA Agilidade Capacitação da força de trabalho

Serviços dos fornecedores

Desenvolvimento interno na empresa

Desenvolvimento por terceirizados

Unificadores de

(7)

dos funcionários para trabalharem com as tecnologias avançadas se tornou algo significativamente mais importante como resultado da COVID-19.

A integração da IA com a nuvem também exige mudanças nos processos. É mais provável que os unificadores de nuvem e IA tenham reelaborado os processos comerciais para a IA (44% já fizeram isso), seguidos dos estrategistas de nuvem (35%) e todos os demais (30%). Também é mais provável que eles tenham aumentado o compartilhamento de dados na organização (41% x 35% e 30%) e

desenvolvido equipes para explorar novas aplicações de IA (39% x 33% e 29%).

Essas estratégias de compartilhamento de dados e IA também informam opções sobre os ambientes de hospedagem na nuvem à medida que os executivos de TI buscam o equilíbrio da eficiência, confiabilidade, inovação e outras prioridades. Assim como outros entrevistados, os unificadores de nuvem e IA e os estrategistas de nuvem adotam abordagens variadas para os ambientes

de hospedagem na nuvem: 69% do grupo mais maduro estão em um ambiente híbrido ou em um ambiente multinuvem híbrido atualmente em relação aos 65% dos estrategistas de nuvem e 62% de todos os demais. No entanto, um índice sólido continua em ambientes de nuvem privada ou pública.

Quando perguntamos aos entrevistados quais fatores determinam a maneira como suas respectivas

organizações hospedam, desenvolvem ou gerenciam o trabalho na nuvem em relação ao gerenciamento local, os unificadores de nuvem e IA tiveram mais probabilidade de considerar vários fatores, incluindo a robustez da infraestrutura tecnológica (39% x 26% dos estrategistas de nuvem e 30% de todos os demais), acesso a serviços e modelos de IA (32% x 24% e 21%) e a criticidade das aplicações organizacionais para as operações essenciais (31% x 23% e 25%). Os unificadores de nuvem e IA e os estrategistas de nuvem também têm menos probabilidade de terem aumentado o foco no corte de gastos em

resposta à COVID-19.

Figura 3: Uma maior ênfase na nuvem na era COVID-19

P: Como as seguintes estratégias e planos mudaram como resultado da COVID-19 e da consequente desaceleração econômica? Respostas “Significativamente mais importante do que antes da COVID-19”, somente opções de respostas selecionadas são mostradas. Base Unificadores da nuvem e da IA = 809 | Base Estrategistas da nuvem = 1.589 | Base de todos os demais = 3.602

All others Cloud Strategists

Cloud and AI Unifiers

Automating processes

Hiring employees

Reskilling employees to work with advanced technologies Investing in artificial intelligence

Increasing revenue growth and market share

Investing in cloud 28% 18% 20% 23% 19% 17% 24% 14% 14% 21% 14% 15% 19% 12% 12% 10% 19% 10% Investimentos na nuvem Maior participação de mercado e crescimento da receita Investimentos em inteligência artificial

Recapacitação das equipes para trabalharem com tecnologias avançadas Automatização de processos

Contratação de novos talentos

Unificadores de

(8)

Uma ênfase na

adoção da IA

Os índices de adoção da inteligência artificial estão crescendo a um ritmo constante e a transferência da tecnologia para o mainstream está bem avançada; os primeiros que adotaram essa tecnologia já estão observando resultados mensuráveis em relação aos investimentos feitos. O número de novas aplicações que incorporam a IA é relativamente alto, ou seja, cerca de 20% em média entre os entrevistados da pesquisa, com um pequeno subconjunto desse grupo que incorpora IA em mais de 30% das novas aplicações.

Os entrevistados também estão investindo em aplicações específicas movidas pela IA ou outras tecnologias que poderiam incorporar ou depender da IA. A maioria dos entrevistados está investindo em análises preditivas (60%), IoT (61%) e aprendizagem de máquina (61%); os índices de adoção também são altos para assistentes virtuais (51%), automação robótica de processos (RPA) (48%) e outras áreas.

Figura 4: O investimento em IA ocorre de diferentes maneiras

P: Em quais dos seguintes domínios da IA a sua organização está investindo? Base = 6.000

None of the above Enterprise search

Intelligent explainability with proof and reasoning

Computational argumentation

Natural language processing/understanding Any software-powered machines that operate independently of humans

Pattern recognition Deep learning

Robotic process automation (RPA) Virtual assistants Predictive analytics Machine learning Internet of Things 61% 61% 60% 51% 48% 41% 35% 33% 31% 22% 20% 18% 0%

Internet das Coisas (IoT) Aprendizado de máquina Análises preditivas Assistentes virtuais

Automação robótica de processos (RPA) Deep learning

Reconhecimento de padrões

Qualquer software ou máquinas acionadas por software que funcionam independentemente do homem

Processamento/compreensão de linguagem natural (texto, documentos, fala)

Argumentação computacional Contratar empleados

Explicabilidade inteligente com provas e raciocínio

Pesquisa pela empresa Nenhuma das opções acima

(9)

Os responsáveis pela tomada de decisões em diferentes setores estão buscando na IA uma opção para eles abordarem uma gama de questões comerciais, com a implantação da IA estando mais avançada no segmento de atendimento ao cliente (uma constatação condizente com a recente análise econométrica realizada em um conjunto de dados diferente pela Oxford Economics e pelo IBM Institute for Business Value), juntamente com TI e operações comerciais.

Os principais motivos para a implementação incluem a modernização dos processos comerciais, produtos e serviços, a automatização da tomada de decisões e dos fluxos de trabalho, o aprimoramento das experiências dos clientes e o fato de se tornarem mais ágeis. Os entrevistados que concordam que uma plataforma unificada para dados, IA e nuvem seja imprescindível para o sucesso no futuro são até mais propensos a enfatizar a modernização dos processos comerciais e a automação da tomada de decisões.

Figura 5: Modernização, eficiência e agilidade entre os principais motivadores para a implementação da IA.

P: Quais são as principais motivações que levam a sua organização a implementar inteligência artificial? Os entrevistadores puderam selecionar todas as opções aplicáveis; as 7 principais respostas são mostradas. Base = 6.000

Becoming more competitive Developing new business models Becoming more agile

Modernizing products and services

Automate workflows and business processes Improving customer experiences Automate decision-making Modernizing business processes 24% 22% 21% 21% 21% 21% 20% 20% Modernização dos processos

comerciais

Automação da tomada de decisões

Melhoria das experiências dos clientes

Automação dos fluxos de trabalho e processos comerciais

Modernização de produtos e serviços

Tornar-se mais ágil Desenvolvimento de novos modelos de negócio Tornar-se mais competitivo

(10)

Quando perguntamos aos executivos da pesquisa que tipo de experiência de clientes ou funcionários eles elaborariam e desenvolveriam caso o dinheiro, as pessoas e o tempo não fossem uma objeção, a automação para o benefício da eficiência e um melhor suporte foram mencionados como um importante tópico, com alguns entrevistados mencionando os assistentes digitais para melhorar o processo de tomada de decisões, a RPA para reduzir o tempo gasto em tarefas rotineiras e os dados em tempo real para personalizar as experiências e responder com dinamismo às necessidades constantes do mercado. O uso de ambientes na nuvem para diversas fases das aplicações capacitadas para a IA gera uma gama de vantagens para os nossos entrevistados, sendo as

principais: melhores experiências para os clientes, produtos e serviços de melhor qualidade e maior flexibilidade. No entanto, a IA na nuvem não trata todas as necessidades comerciais. Por exemplo, o acesso a modelos de IA pré-desenvolvidos ou serviços de IA a serem desenvolvidos nas aplicações não são amplamente observados como um principal benefício do uso da nuvem para a IA. Outros usos estratégicos da nuvem ainda precisam ser explorados como uma principal vantagem: embora esses ambientes na nuvem para IA possam um dia aumentar o acesso para os profissionais através das plataformas dos desenvolvedores e dos ecossistemas de parceiros de maneira mais ampla, apenas 13% mencionam esse tópico como uma principal vantagem hoje em dia.

Figura 6: Como a nuvem capacita o valor da IA

P: Quais são as maiores vantagens de utilizar ambientes na nuvem para criar, modernizar e/ou hospedar aplicações que incorporam in-teligência artificial?

Os entrevistados podiam selecionar todas as opções aplicáveis. Base=6.000

Less expensive Access to talent

Access to pre-built AI models

Access to AI services to integrate into apps Increasing effectiveness of work with partners Developing to utilize IoT capabilities Better employee experiences Easier to scale up or down Ease of adoption

Developing new products or services More flexibility

Better quality products or services

Better customer experiences 35%

32% 32% 28% 27% 26% 23% 20% 19% 18% 17% 13% 10% Melhores experiências para os clientes

Produtos ou serviços de melhor qualidade Mais flexibilidade

Desenvolvimento de novos produtos ou serviços Facilidade para adotar

Mais fácil para dimensionar para cima ou para baixo

Experiências melhores para as equipes Desenvolvimento para utilizar os recursos de IoT Maior efetividade para trabalhar com os parceiros

Acesso aos serviços de IA para serem integrados as aplicações

Acesso a modelos pré-desenvolvidos de IA Acesso a profissionais habilidosos Mais barato

(11)

Nenhuma implementação de tecnologia de grande porte é fácil, e os desafios são multiplicados no início do processo. Esses desafios vão além dos detalhes técnicos. Na verdade, a dificuldade para gerenciar as mudanças e a dificuldade para criar e implantar um plano de ação são os principais obstáculos mencionados pelos nossos entrevistados, seguidos do fato de determinar onde os dados e as aplicações devam ser hospedados. Uma área que não é um desafio: encontrar suporte por parte dos executivos e funcionários, os dois obstáculos com a classificação mais baixa, sendo mencionados por apenas cerca de 10% dos entrevistados.

É possível que os líderes consigam evitar alguns desses obstáculos através de mudanças nas táticas

organizacionais. Mesmo assim, muitos deles estão relativamente demorando para fazer esses tipos de mudanças de maneira geral: apenas cerca de um terço reelaborou os processos comerciais para terem compatibilidade com a IA, aumentou o compartilhamento dos dados na organização ou recapacitou os profissionais para focar na IA. Outro risco iminente: apenas 36% definiram e comunicaram normas de ética para o uso da IA, o que poderia levar a consequências involuntárias já que as decisões que afetam a vida de clientes e funcionários estão cada vez mais automatizadas. (Consulte outro relatório do IBM Institute for Business Value, “Promovendo a ética da IA além da compliance”, para obter mais informações.)

Figura 7: Os desafios para a adoção da IA vão além da TI

P: Quais dos seguintes desafios a sua organização enfrentou no esforço em adotar a IA? Os entrevistados podiam selecionar todas as opções aplicáveis.

Base=6.000

Lack of support from employees Lack of support from the executive suite Lack of workforce skills

Budget issues Lack of available data

Immaturity of technology on the market Operational challenges leveraging data across multiple clouds

Difficulty curating relevant data to leverage AI Security and compliance issues

Difficulty building and managing models with multiple AI providers

Data governance challenges

Difficulty determining where data/applications should be hosted

Difficulty creating and deploying an adoption plan

Difficulty managing change 35%

32% 30% 29% 29% 29% 29% 27% 20% 17% 15% 13% 11% 10% Dificuldades para gerenciar mudanças

Dificuldades para criar e implantar um plano de ação

Dificuldades para determinar onde os dados/ aplicações devem ser hospedados Desafios na governança de dados Dificuldades para desenvolver e gerenciar modelos com múltiplos provedores de IA Problemas de segurança e compliance Dificuldades na curadoria de dados relevantes para se beneficiar da IA

Desafios operacionais que se beneficiam de dados em múltiplas nuvens

Imaturidade da tecnologia no mercado Falta de disponibilidade de dados Questões orçamentárias

Falta de capacitação da força de trabalho Falta de suporte das equipes de funcionários Falta de suporte da diretoria executiva

(12)

Dados: o incentivo

essencial

O desenvolvimento unificado de nuvem e IA requer uma base sólida de gerenciamento de dados, e os entrevistados da pesquisa estão focados em combinar suas respectivas estratégias acerca de nuvem, pessoas e dados. Mais de três quartos (77%) dos entrevistados relataram que uma plataforma unificada para nuvem, dados e IA é imprescindível para o sucesso de suas respectivas organizações a longo prazo, e 75% disseram que a nuvem é uma base essencial para o gerenciamento de dados e IA.

Bons resultados requerem bons dados

“Somente é possível ter uma boa IA ou bons resultados se você tiver toneladas de dados, e os provedores de nuvem são, sem dúvida, os que mais têm dados”, disse Gus Shahin, diretor executivo de informação da Flex, fabricante de produtos eletrônicos, avaliada em US$25 bilhões, com operações globais. “Por isso eles estarão na vanguarda da criação de uma inteligência melhor. Não há dúvidas disso, porque eles estão baseados em toneladas de dados”. De um modo geral, alguns tipos de dados ainda estão hospedados em nuvens locais ou privadas, incluindo informações sigilosas sobre relatórios financeiros e propriedade intelectual. No entanto, esses tipos de dados ainda precisam se integrar com outros tipos para poderem respaldar as análises avançadas, a automação e a colaboração entre os departamentos.

Pelo fato das plataformas unificadas para nuvem, dados e IA definirem cada vez mais a maturidade nessas áreas — e a habilidade para alavancá-las em combinação — os entrevistados que concordam que essas plataformas são essenciais para o sucesso de suas respectivas organizações a longo prazo estão relativamente distribuídos de maneira uniforme entre os setores e países pesquisados, embora seja mais provável que eles estejam, de certa forma, entre as organizações de maior parte da nossa amostra. Há mais probabilidade desses entrevistados, focados na plataforma, relatarem que suas respectivas organizações são eficazes ou altamente eficazes na entrega de valor comercial e técnico, e de

Figura 8: A mentalidade da plataforma

P: Até que ponto você concorda com as seguintes afirmações sobre o uso que a sua organização faz da inteligência artificial, nuvem e outras tecnologias avançadas nos próximos 3 a 5 anos?

Base = 6.000

Uma plataforma unificada para nuvem, dados e IA é imprescindível para o sucesso da minha organi-zação a longo prazo

77%

A nuvem é essencial para o desenvolvimento bem-sucedido das aplicações com IA

75%

A nuvem é uma base essencial para o gerenciamento de dados e a IA

74%

A nuvem é essencial para usar juntamente com outras tecnologias avançadas

(13)

operações com tecnologia do que os demais entrevistados. Grandes adeptos de uma estratégia de plataforma

unificada são exigentes quanto às nuvens que eles usam e geralmente optam pela flexibilidade da multinuvem; dois terços deles descrevem o seu respectivo ambiente de hospedagem atual como multinuvem híbrido ou de nuvem híbrida (x 55% dos demais). Eles também são mais propensos do que os demais a relatar que o Big Data e as cargas de trabalho de aprendizagem de máquina se encontram atualmente em um ambiente híbrido ou multinuvem híbrido (63% x 51% dos demais); o mesmo ocorre com a infraestrutura e as aplicações na web (59% encontram-se em um ambiente híbrido ou multinuvem híbrido x 48% dos demais) e desenvolvimento de aplicações de IA (65% x 55%). Todos os entrevistados — não apenas aqueles que demonstram grande interesse por plataformas de nuvem e IA — parecem estar passando para os ambientes híbridos a fim de gerenciarem as cargas de trabalho, o que exigirá práticas robustas de gerenciamento dos dados.

A disponibilização dos dados deixou de ser um problema importante para a maioria das empresas — apenas 17% mencionam isso como um obstáculo para a adoção da IA — mas o gerenciamento é um obstáculo. A governança dos dados e a dificuldade de apresentar dados relevantes para alavancar a IA são mencionados por 29% dos entrevistados como um obstáculo para a adoção da IA, e cerca de um quarto relata que desafios semelhantes impedem que eles adotem a nuvem. Os entrevistados que concordam que uma plataforma unificada para dados, nuvem e IA seja essencial têm mais probabilidade que os demais de relatar que os seus respectivos ambientes na nuvem são importantes para as iniciativas de facilitar o compartilhamento de dados (21% x 11%) e de facilitar as análises e a aprendizagem de máquina (17% x 10%), entre outras áreas.

As estratégias com dados vão além das operações internas. Porém, a nossa pesquisa destaca uma lacuna nos recursos para muitos entrevistados no que diz respeito ao compartilhamento de dados além do firewall. Cerca de três quartos dos entrevistados dizem que são eficazes ou altamente eficazes em termos de compartilhamento de dados na organização, com bem menos deles (58%) que confiam no compartilhamento de seus dados com os parceiros externos. Entre os entrevistados da pesquisa que relataram estarem insatisfeitos com algum recurso do seu ambiente na nuvem, cerca de um terço indicou a dificuldade

“Somente é possível ter uma boa

IA ou bons resultados se você tiver

toneladas de dados, e os provedores

de nuvem são, sem dúvida, os que

mais têm dados, por isso eles estarão

na vanguarda da criação de uma

inteligência melhor. Não há dúvidas

disso, porque eles estão baseados em

toneladas de dados”

Gus Shahin CIO, Flex.

(14)

O aumento da

nuvem híbrida

Há mais de uma década na era da nuvem e o mercado continua expandindo e evoluindo. Em média, menos de um quarto das aplicações dos entrevistados estava na nuvem 2 anos atrás (22%), um índice que praticamente duplicou hoje em dia (39%); em 2 anos, espera-se que mais da metade das aplicações (56%) esteja na nuvem. A estratégia na nuvem está cada vez mais focada em descobrir a combinação certa de ambientes para diferentes finalidades em vez de escolher entre nuvem pública e nuvem privada.

Espera-se que a nuvem híbrida e a multinuvem híbrida sejam os ambientes dominantes para uma gama de cargas de trabalho nos próximos 2 anos: quase dois terços dos nossos entrevistados esperam hospedar o desenvolvimento de aplicações voltadas ao cliente, aplicações administrativos, Big Data ou cargas de trabalho de aprendizagem de máquina e aplicações de IA nesses ambientes híbridos no prazo de 2 anos.

Figura 9: Entre as cargas de trabalho, um foco na nuvem híbrida.

P: Quais tipos de cargas de trabalho estão na nuvem hoje em sua organização e onde estão hospedadas? Base = 6.000

Public cloud Private cloud Hybrid cloud Hybrid multicloud Not in the cloud Not applicable

Big Data or machine learning workloads

Email/collaboration applications

AI application development Content applications Infrastructure and web applications

Back-office applications that run core business processes Vendor management In-house development/ innovation Customer-facing applications 7% 30% 31% 20% 11% 12% 4 28% 29% 18% 9% 18% 3 23% 29% 18% 9% 6% 4 29% 31% 21% 9% 12% 4 27% 29% 19% 9% 19% 6% 22% 27% 17% 9% 5% 3 31% 32% 20% 9% 18% 4 24% 27% 19% 9% 7% 4 30% 31% 20% 9%

Definição de nuvem híbrida

Pedimos aos entrevistados da pesquisa para diferenciarem entre os vários tipos de ambientes de nuvem híbrida:

- “Híbrida” refere-se a um ambiente de tecnologia que combina nuvem pública, nuvem privada e ambiente local.

- “Multinuvem híbrida” é uma combinação de aplicações em execução em todos os tipos de ambientes, incluindo múltiplas nuvens públicas e, pelo menos, uma nuvem privada.

Aplicações voltados para os clientes

Desenvolvimento/inovação internamente na empresa Gestão de fornecedores Aplicações para apoio administrativo que rodam processos comerciais essenciais Infraestrutura e aplicações na web

Aplicações para conteúdo Desenvolvimento de aplicações com IA Aplicações para e-mail/ colaboração

Big Data ou cargas de trabalho para aprendizado de máquina

Não se aplica Não está na nuvem Multinuvem híbrida Nuvem híbrida Nuvem privada Nuvem pública

(15)

Embora diversas variáveis possam determinar o ritmo da adoção de IA, nossos dados sugerem que a multinuvem híbrida possa ser a mais compatível com IA entre os ambientes na nuvem. A probabilidade de os usuários de multinuvem híbrida terem implantado a inteligência artificial em várias áreas - incluindo automação de processos e operações comerciais - é maior em comparação aos seus respectivos pares presentes nos ambientes de nuvem híbrida, privada ou pública. Em geral, os usuários de nuvem híbrida estão mais satisfeitos com o seu respectivo ambiente de hospedagem, com mais de 8 em cada 10 usuários

indicando estarem satisfeitos ou extremamente satisfeitos. O ambiente certo de nuvem permite que as organizações inovem e operem com mais eficiência, talvez,

principalmente, em se tratando do desenvolvimento da IA. Muitos dos entrevistados consideram o uso que fazem da nuvem essencial para o sucesso geral das aplicações de IA (46%), para a determinação de quais projetos de IA levar adiante (47%), para o dimensionamento das aplicações de IA (44%) e para a expansão da respectiva rede de desenvolvedores para os projetos de IA (42%).

Figura 10: O ambiente na nuvem informa as decisões de implantação da IA

P: Em quais das seguintes áreas a sua organização implantou a IA? Respostas “Já implantou”. Base = 6.000 Hybrid multicloud Hybrid All private All public Human resources Financial operations Risk and compliance Business operations Process automation IT operations Customer service 45% 44% 42% 52% 70% 63% 57% 61% 63% 37% 56% 72% 60% 32% 47% 60% 62% 34% 45% 46% 66% 36% 34% 50% 50% 54% 67% 71% Hybrid multicloud Hybrid All private All public Human resources Financial operations Risk and compliance Business operations Process automation IT operations Customer service 45% 44% 42% 52% 70% 63% 57% 61% 63% 37% 56% 72% 60% 32% 47% 60% 62% 34% 45% 46% 66% 36% 34% 50% 50% 54% 67% 71%

A Flex usa um modelo de

multinuvem híbrida, em grande

parte devido à flexibilidade que

esse ambiente oferece. “A nossa

estratégia é dinâmica”, disse Shahin.

“No final das contas, o importante é

a qualidade da solução, e, é claro, o

custo total de propriedade”..

Gus Shahin

Diretor executivo de informação da Flex.

Atendimento ao

cliente Operações de TI Automação dos processos Operações comerciais Risco e compliance financeirasOperações Operações financeiras Todas públicas Todas privadas Híbrida

(16)

As decisões, tão importantes quanto a adoção da nuvem, exigem uma abordagem estratégica e isso requer trabalho: para os nossos entrevistados, os principais desafios para a adoção da nuvem incluem a dificuldade em criar e implantar um plano de adoção (32%), dificuldade para determinar quais aplicações devem ser hospedadas (29%), mudanças na administração da organização (29%) e questões de segurança e conformidade regulatória (29%).

Como as organizações estão tomando essas decisões estratégicas? Os fatores mais mencionados para determinar como os entrevistados decidem onde desenvolver, hospedar e gerenciar o trabalho na nuvem são: possível retorno sobre os investimentos, complexidade da aplicação comercial em questão, necessidade relativa para escalabilidade e acessibilidade aos dados.

Figura 11: Fatores que influenciam os ambientes de hospedagem

P Em geral, quais fatores determinam como a sua organização hospeda, desenvolve e/ou gerencia o trabalho na nuvem em relação ao que é mantido localmente?

Base = 6.000

Access to IoT Executive preference

Relative need of security and compliance Employee demand

Access to blockchain

Access to SaaS applications in public cloud Availability of needed talent

Access to AI services and models Relative difficulty of change management Opportunities to create new business models Criticality of the business application to core operations

Opportunities to create new customer experiences

Cost of moving the application to the cloud Robustness of current technology infrastructure Data accessibility, privacy, and residency Relative need of scalability

Complexity of the business application

Possible ROI 40% 34% 33% 32% 30% 30% 29% 25% 25% 24% 23% 23% 22% 19% 19% 16% 10% 9% Em geral, os usuários de nuvem híbrida estão mais satisfeitos com o seu respectivo ambiente de hospedagem, com mais de 8 em cada 10 usuários indicando estarem satisfeitos ou extremamente satisfeitos. Possível ROI

Complexidade da aplicação comercial Necessidade relativa de escalabilidade Acessibilidade, privacidade e residência dos dados

Robustez da atual infraestrutura tecnológica Custo da transferência da aplicação para a nuvem

Oportunidades para criar novas experiências para o cliente

Criticalidade da aplicação comercial para as operações essenciais

Oportunidades para criar novos modelos de negócios

Dificuldade relativa para o gerenciamento das mudanças

Acesso a serviços e modelos de IA Disponibilidade de profissionais necessários Acesso à IoT

Preferência por parte dos executivos

Necessidade relativa de segurança e compliance (ex., em resposta a um regulamento)

Demanda por parte das equipes de funcionários Acesso a blockchain

Acesso a aplicações SaaS na nuvem pública

(17)

Adoção de nuvem e IA

ao redor do mundo

Nossa pesquisa inclui a representação de 26 países na América do Norte, América Latina, Europa/Oriente Médio/África (EMEA) e Ásia-Pacífico. Os resultados indicam uma consistência relativa em relação às estratégias de nuvem e IA, eficácia e consequências ao redor do mundo, com o surgimento de algumas tendências:

- Os entrevistados norte-americanos da nossa amostra tendem a confiar um pouco mais do que os demais na eficácia das operações da tecnologia, como dados e aplicações; em contrapartida, os entrevistados latino-americanos são consistentemente um pouco menos confiantes nessas áreas.

Figura 12: Progresso em relação à implantação da IA no mundo

P: Em quais das seguintes áreas a sua organização implantou IA? Respostas “Já implantou”.

Base Ásia-Pacífico=1.500 | Base Europa/Oriente Médio/África=1.500 | Base América Latina=1.500 | Base América do Norte=1.500

Latin America EMEA Asia Pacific North America Financial operations Human resources Risk and compliance Process automation Business operations IT operations Customer service 61% 59% 62% 60% 58% 48% 62% 61% 59% 65% 58% 59% 62% 45% 48% 52% 47% 52% 46% 50% 47% 50% 41% 42% 39% 42% 51% Atendimento ao cliente Operações de TI Operações comerciais

Automação dos processos

Risco e compliance Operações financeiras Recursos humanos Ásia-Pacífico EMEA América Latina América do Norte

(18)

- No mundo todo, os entrevistados estão mudando para ambientes multinuvem híbridos e investindo em inteligência artificial, embora as organizações latino-americanas sejam consistentemente menos prováveis de indicar que implantaram a IA em suas respectivas empresas.

- Os entrevistados da América do Norte e da EMEA tendem a investir em domínios de IA, como IoT, aprendizagem de máquina e análises preditivas do que os seus respectivos pares na Ásia-Pacífico e na América Latina.

- Os relatos de retorno sobre os investimentos oriundo de projetos combinados de nuvem com IA são bem consistentes entre as regiões pesquisadas, sendo as operações comerciais e de TI os beneficiários mais frequentes. Os índices de satisfação do cliente são outra área importante para melhorias, embora os entrevistados norte-americanos sejam menos prováveis do que os demais nas outras regiões de terem observado os benefícios nessa área.

(19)

Conclusão

Toda organização tem as suas próprias necessidades e recursos. Porém, a nossa pesquisa indica algumas estratégias claras e medidas que são relevantes para qualquer líder interessado em aproveitar o poder das aplicações acionadas pela IA e desenvolver a infraestrutura da próxima geração baseada na nuvem de TI necessárias para prestar suporte para a inovação, eficiência e crescimento. A seguir, apresentamos três recomendações para revisões ou projetos estratégicos para serem incluídas no seu planejamento de 2021.

Recomendação 1: tenha uma abordagem holística em relação às pessoas, processos e tecnologia.

Na nossa pesquisa, as empresas que estão mais avançadas na adoção da nuvem e da IA consideram a nuvem como a base essencial que elas têm para o gerenciamento de dados e IA, com uma estratégia unificada para todos os três itens. Essas empresas apresentam um desempenho superior em relação aos demais entrevistados em termos de compartilhamento de dados, automação de processos e do ritmo das atualizações na infraestrutura tecnológica. Entretanto, essas empresas também entendem que o sucesso exige ir além da tecnologia para incluir mudanças culturais. Essas organizações estão mais focadas em atrair e reter profissionais, equipes organizadoras e parcerias com outras organizações. Elas também têm mais probabilidade de indicar que a recapacitação dos

funcionários para trabalhar com as tecnologias avançadas se tornou mais importante com o advento da COVID-19. Essa atenção às mudanças detalhadas em relação às pessoas e aos processos flui para as estratégias de IA, sendo que as organizações mais avançadas têm mais probabilidade de ter reelaborado os processos comerciais para IA, desenvolvido equipes para explorar novas aplicações de IA e aumentado o compartilhamento de dados na organização.

Recomendação 2: escolha a sua estratégia de nuvem com cautela.

Quando uma variedade dessa magnitude de cargas de trabalho, dados e aplicações se encontra na nuvem, não existe nenhuma estratégia de nuvem apropriada para todas as situações. A maioria dos entrevistados da nossa pesquisa está em uma trajetória de migração para ambientes totalmente baseados na nuvem há muito tempo para as suas respectivas aplicações, e observam cada vez mais a necessidade de mudarem para ambientes de nuvem mais diversificados e flexíveis ao longo dessa trajetória. Isso é uma verdade principalmente considerando o fato de que o desenvolvimento crescente interno e terceirizado, que requer o gerenciamento cauteloso das nuvens, é um obstáculo para expandir a presença dessas organizações na nuvem.

As empresas avançadas tendem a levar em consideração muitos fatores quando fazem suas escolhas pertinentes à nuvem: elas têm mais probabilidade de identificar

elementos importantes, como a complexidade da aplicação comercial envolvida, a robustez da atual infraestrutura tecnológica, oportunidades para criar novas experiências para o cliente e a dificuldade relativa do gerenciamento das mudanças. No geral, o retorno sobre os investimentos é o principal determinante dessas decisões pertinentes à hospedagem, já que todas a organizações buscam equilibrar a eficiência e a necessidade de suas respectivas cargas de trabalho e aplicações com o provedor de nuvem certo, e são desafiadas a encontrar a adequação certa com um único provedor para cada finalidade.

À medida que cada vez mais cargas de trabalho e aplicações passam para a nuvem, é provável que mais organizações continuem agregando mais nuvem em suas respectivas combinações de infraestrutura, adicionando complexidade às decisões e às mudanças nos processos — principalmente em se tratando de tomar decisões relacionadas com IA. A nuvem híbrida e a multinuvem híbrida estão surgindo como as opções preferidas para o desenvolvimento e a hospedagem de IA, principalmente entre as empresas mais avançadas participantes da nossa pesquisa.

Saiba como a IBM Garage pode ajudar a potencializar a transformação digital com novas maneiras de trabalhar, tecnologias líderes e especialistas multidisciplinares.

Saiba como adquirir flexibilidade e portabilidade para aplicações e dados na nuvem e em recursos locais.

(20)

Recomendação 3: alinhe os objetivos técnicos e financeiros do ROI para maximizar o desempenho.

A maioria das organizações ainda não está recebendo retornos uniformes sobre os investimentos oriundos dos investimentos combinados com nuvem e IA em termos de desempenho comercial e técnico: nossos entrevistados tendem a observar o melhor ROI para o desempenho técnico nas operações de TI e na automação dos processos, enquanto que o ROI financeiro é obtido mais frequentemente com as operações voltadas aos clientes. Quando ambos são considerados em termos tangíveis para reconhecer o valor comercial, os negócios, em geral, serão bem-sucedidos.

Mesmo aquelas empresas mais avançadas na adoção de nuvem e IA ainda estão tendo dificuldades para cumprir ambos os objetivos comerciais e tecnológicos. No entanto, as empresas mais avançadas têm relativamente mais chances de relatar um ROI financeiro nas operações comerciais, financeiras e de recursos humanos, e um ROI técnico nos índices de satisfação do cliente, como também relatam que o uso que fazem da nuvem tem papel importante na concretização do valor.

Os dados também são importantes: os dados são classificados como o meio mais eficaz de entregar valor técnico e comercial, com a probabilidade de as empresas

mais avançadas concordarem com esse fato.

O ideal seria que o ROI técnico prestasse suporte para o ROI financeiro — obtido em paralelo como parte de uma estratégia coesiva. Outra pesquisa dos estudos do IBM Institute for Business Value —“A Vantagem da Plataforma Híbrida” e “Conceitos Comprovados para o Dimensionamento da IA” — mostra resultados e recomendações para impulsionar o ROI e o valor, que a maneira de dimensionar a nuvem e a IA com mais eficácia depende de uma plataforma na nuvem e de uma abordagem de gerenciamento, e que as disciplinas de engenharia de IA e processos orientam a iniciativa de IA para a produção em escala. (Leia cada artigo para saber as recomendações individuais de cada um para a implementação de uma abordagem de plataforma na nuvem e o desenvolvimento de um recurso de IA de classe internacional.)

Saiba mais sobre as metodologias comprovadas que impulsionam valor para a nuvem híbrida da IBM e a trajetória para a IA.

(21)

Sobre a pesquisa

A Oxford Economics e a IBM pesquisaram 6.000

executivos de maio a agosto de 2020 em organizações do mundo todo e em diversos setores para saber sobre o uso que eles fazem da nuvem e da inteligência artificial. Os entrevistados da pesquisa responderam a perguntas sobre uma série de áreas relacionadas com as estratégias de tecnologia e desempenho de suas respectivas empresas, incluindo:

- Progresso em relação à adoção da nuvem; - Progresso em relação à adoção da inteligência

artificial;

- Motivos para a implementação da nuvem e da IA - Retorno sobre os investimentos da perspectiva

comercial e tecnológica; - Desempenho da empresa.

Os entrevistados estão igualmente distribuídos entre uma gama de setores de: varejo, manufatura, serviços financeiros, telecomunicações, prestadores de

assistência médica e planos de saúde. As empresas representadas são globais.

Também pedimos aos entrevistados para responderem algumas perguntas dissertativas a respeito de suas respectivas estratégias de IA e estamos no processo de realizar entrevistas aprofundadas com alguns executivos seniores. 25% Latin America Brazil Mexico Colombia Argentina Chile Peru Costa Rica Panama Puerto Rico 4% 3% 3% 3% 3% 2% 2% 2% 2% 25% North America United States Canada 15%10% 25% Asia Pacific India China Japan Singapore South Korea Australia New Zealand 5% 4% 4% 4% 3% 3% 2% 25% EMEA United Kingdom Germany France South Africa Italy Spain United Arab Emirates Saudi Arabia 4% 4% 4% 4% 3% 3% 2% 2% América do Norte Estados Unidos 15 % Canadá 10 % América Latina Brasil 4% México 3% Colômbia 3% Argentina 3% Chile 3% Peru 2% Costa Rica 2% Panamá 2% Porto Rico 2% EMEA Reino Unido 4% Alemanha 4% França 4% África do Sul 4% Itália 3% Espanha 3% Emirados Árabes Unidos 2% Arábia Saudita 2% Asia Pacífico Índia 5% China 4% Japão 4% Singapura 4% Coreia do Sul 3% Austrália 3% Nova Zelândia 2%

(22)

Declaração do

patrocinador

Como vocês leram, outra onda de transformação nos negócios — impulsionada pela nuvem híbrida e pela IA — está chegando. Através do trabalho realizado com os nossos clientes e da pesquisa e desenvolvimento em mais de 20 setores, a IBM considera essa transformação sendo impulsionada por três

importantes mudanças: 1) a modernização das cargas de trabalho essenciais para desenvolver aplicações escalonáveis com rapidez; 2) a adoção de Kubernetes para orquestrar as aplicações em qualquer ambiente; e 3) o uso crescente de aplicações operacionais de IA e de borda que modelam os resultados comerciais com insights direcionados por dados.

Apenas uma arquitetura unificada de nuvem, dados e IA — a qual 77% dos entrevistados do estudo

mencionaram como sendo essencial para o sucesso de suas respectivas organizações a longo prazo — é capaz de oferecer uma abordagem consistente baseada em padrões para o desenvolvimento, a segurança e as operações. Uma arquitetura mais inteligente é uma arquitetura de nuvem híbrida, que permite a portabilidade, a orquestração e o gerenciamento da carga de trabalho entre múltiplos ambientes. Na IBM, acreditamos que essa abordagem seja melhor alcançada com o Red Hat OpenShift, que foi desenvolvido com base nas tecnologias abertas da Linux, contêineres e Kubernetes. O Red Hat OpenShift oferece uma camada unificada — uma plataforma aberta padrão projetada para integrar os recursos e a funcionalidade locais, em todas as nuvens e na borda. Também oferece uma base sólida para as inovações comerciais e institucionais — criando uma língua franca para dados, aplicações e fluxos de trabalho — onde é possível reunir um ecossistema de ideias dos clientes, provedores e parceiros.

A IBM oferece a abordagem mais abrangente e consistente para o desenvolvimento, segurança e operações nos ambientes híbridos, com soluções

comerciais, desenvolvimento, ciência de dados, segurança e gerenciamento. Com a IBM, você também tem acesso a novas abordagens de capacitações e métodos, governança e gerenciamento, além de um ecossistema profundo de especialistas e parceiros do setor.

- Especialização do setor em processos

comerciais de missão crítica. Os especialistas da IBM podem ajudar a sua empresa a aumentar a rapidez e a confiança na maneira como as decisões são tomadas, capacitar as pessoas para desempenharem um trabalho com mais valor e tornar as experiências de clientes e funcionários mais significativas e relevantes. Além disso, o sólido ecossistema de parceiros de tecnologia da IBM oferece valor agregado para a transformação do processo comercial específica do setor.

- Segurança, compliance e governança

comprovadas. A confiança pode ser desenvolvida em cada interação através do portfólio robusto de serviços de segurança e proteção de dados da IBM — que foram incorporados à nossa arquitetura de nuvem híbrida — para proteger os seus processos, suas aplicações e seus serviços na nuvem ao mesmo tempo em que gerenciam os requerimentos de compliance.

- Desenvolvimento e execução com consistência em qualquer lugar. Na essência da arquitetura de nuvem híbrida da IBM está a Red Hat, a

provedora líder mundial de soluções empresariais de código aberto. Cerca de 90% das empresas citadas na Fortune 500 confiam na plataforma líder empresarial de contêiner com nuvem híbrida e o padrão na prática. E os serviços de aplicações nativas em nuvem totalmente gerenciadas do IBM Cloud Satellite podem ser distribuídas a qualquer ambiente para ajudar a sua empresa a desenvolver, lançar e aperfeiçoar aplicações com rapidez, qualidade e controle centralizado em um

(23)

- Automação, previsão e modernização dos fluxos de trabalho. Os recursos líderes de automação, dados e integração da IBM podem ajudar a implementar integralmente fluxos de trabalho inteligentes na sua empresa. Esses recursos incluem tecnologias avançadas — como o Watson, criptografia, IoT e computação de borda — e podem ser consumidos como um serviço em uma arquitetura modular com licença por assinatura. - Beneficiando-se das inovações do mundo.

Com uma abordagem de nuvem híbrida, é possível acessar e implantar uma ampla gama de inovações e tecnologias para alcançar os objetivos da sua empresa. Explore a dinâmica e a qualidade das inovações ímpares oferecidas pela comunidade de código aberto. Escolha uma opção de implantação ajustada para atender às necessidades específicas do negócio. E incorpore novos recursos específicos do setor que abordem os requerimentos singulares de segurança e conformidade regulatória para dados sigilosos e cargas de trabalho complexas que não são tratados pela nuvem pública comum.

A convergência de duas forças poderosas — a necessidade de uma inovação profunda nos negócios e a arquitetura de nuvem híbrida — nos direciona para uma estratégia que é simples, clara e condizente com a missão da IBM: estar na vanguarda da adoção de nuvem híbrida e trabalhar com as empresas para que explorarem totalmente esse recurso.

Saiba mais como a IBM e a Red Hat podem ajudar a sua empresa a revelar o pleno potencial com nuvem e IA.

(24)

© Copyright IBM Corporation 2020 IBM Hybrid Cloud

IBM Brasil Ltda Rua Tutóia, 1157 CEP 04007-900

São Paulo – SP Brasil

Produzido nos Estados Unidos da América Novembro 2020

IBM, o logotipo da IBM, ibm.com, IBM Cloud e Promontory são marcas comerciais da International Business

Machines Corp., registradas em diversas jurisdições globais. Os nomes de outros produtos e serviços podem ser marcas comerciais da IBM ou de outras empresas. Uma lista atual das marcas comerciais da IBM está disponível no site de “Informações sobre direitos autorais e marcas comerciais” em

www.ibm.com/legal/copytrade.shtml.

Red Hat® e OpenShift® são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Red Hat, Inc. ou de suas respectivas subsidiárias nos Estados Unidos e outros países.

Este documento foi atualizado na data inicial da publicação e pode ser alterado pela IBM a qualquer momento. Nem todos os produtos estão disponíveis em todos os países onde a IBM opera.

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO SÃO FORNECIDAS “COMO SÃO” SEM NENHUMA GARANTIA, EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO SEM NENHUMA GARANTIA DE COMERCIABILIDADE, ADEQUAÇÃO PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA E NENHUMA GARANTIA OU CONDIÇÃO DE NÃO VIOLAÇÃO. Os produtos da IBM são garantidos de acordo com os termos e condições dos acordos sob os quais eles são oferecidos.

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação