• Nenhum resultado encontrado

StudioVirtual Casa Hoffmann

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "StudioVirtual Casa Hoffmann"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

StudioVirtual Casa Hoffmann

A Casa Hoffmann em sua extensão virtual dá seguimento aos programas existentes, além de constantes novidades, permitindo também a ampliação e alcance do público para os conteúdos de dança.

Com a proposta de manter intensa conexão com o público, suprir atividades poéticas, lúdicas e de manutenção. Existir, ligar, conectar, provocar, unir, e também como estratégia de reinvenção.

Este projeto de curadoria é voltado à criação, desenvolvimento e divulgação de conteúdos e ações em tempos de pandemia. Incentiva os professores e artistas a atravessar o período de isolamento social. Todo o conteúdo aqui apresentado é considerado como conteúdo de apoio e não substitui a formação presencial e completa de artistas e bailarinos.

Classificação etária: Livre (na maioria dos conteúdos).

Público alvo: interessados em estudos do corpo, movimento, dança, coreografia, performance, arte. Pesquisadores, artistas, estudantes de arte e comunidade em geral.

(2)

StudioVirtual Casa Hoffmann | Programação Agosto – 2021

Atualizada em: 30 de julho de 2021.

CURSO NACIONAL

Curso "Videodança - Breviário de Composição" com Alexandre Veras (CE)

Dias: 03 a 06 de agosto e 24 a 27 de agosto de 2021. (8 encontros divididos em 2 semanas) Horário: 15h às 17h.

Classificação etária: 16 anos.

Público alvo: interessados em experimentar a composição em videodança. Número de vagas: 30 vagas.

Inscrição gratuita mediante envio e análise de breve currículo e carta de intenção: www.sympla.com.br/casahoffmann

A aula será realizada via Plataforma Zoom.

Release: O curso Videodança - Breviário de composição propõe a realização de uma série de experimentos em videodança através da apresentação de alguns operadores de diferenciação e transdução entre imagem-video, corporeidades dançantes e matéria sonora. A proposta é partir do improviso em direção a estruturas de composição mais complexas.

(3)

instalações e ficção e documentário. Foi diretor artístico da Bienal de Dança de Par em Par, coordenando as duas primeiras edições do Terceira Margem. Fez o desenho pedagógico da Escola de Audiovisual de Fortaleza e coordenou diversos projetos de formação em audiovisual. Entre seus trabalhos apontamos a exposição A Conversa Infinita, o longa de ficção Linz, Quando Todos os acidentes acontecem, o documentário As Vilas Volantes, o verbo contra o vento e uma série de videodanças como Partida, Marahope, O Regresso de Ulisses, Os Tempos, Solo, e vários outros. Desenvolve atividade de formação em videodança no Brasil e na América Latina há mais de 15 anos. Atualmente coordena o Atelier Rural, espaço que promove a interface entre artes e agroecologia.

CIRCUITO DE DANÇA NOS BAIRROS / Módulo II

AULAS DE DANÇAS URBANAS com RAPHA FERNANDES (PR) Data: 04 de agosto de 2021

Dia: Quarta-feira

Horário: Das 10h às 11h

Classificação etária: a partir de 12 anos Público alvo: LIVRE

Duração: 1h

Local de veiculação Streaming: Página do Facebook Casa Hoffmann: www.facebook.com/casahoffmanncwb

(4)

criativo contemporâneo. Em um formato pedagógico, divertido e dinâmico, a oficina irá explorar as técnicas e linguagens das danças urbanas (Breaking, Popping, Locking, House, Up Rocking), condicionamento fisico, criatividade, expressão corporal e improvisação, mergulhados na proposta filosófica do universo artístico do Hiphop, seus elementos, para desenvolver e explorar estilo, personalidade, coordenação, ritmo, memória e conhecimento urbano.

Raphael Fernandes é PROFESSOR, ARTISTA DA DANÇA, COREOGRAFO. Graduado em Educação Física, especializado em dança contemporânea pela Casa Hoffman, em parceria com a C.E.M. (Portugal), 2006, é pós-graduado pela UTFPR em Artes Híbridas, Mestrando em Educação e Arte pela Unespar. Iniciou seus estudos em danças urbanas em 2001, e desde então desenvolve sua linguagem urbana oriundos do BREAKING e a filosofia HipHop. Entre os trabalhos internacionais, o artista apresenta, “Teoria da Gravidade”, performado no Quênia, França, Espanha, Haiti e Suíça.

CO MOVER – AULA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA (PRESENCIAL + STREAMING PELO FACEBOOK)

“Investigação do Movimento Particular” com Juliana Adur (PR) Datas: 10 e 17/08

Dia: terças às 15h

Classificação etária: a partir de 16 anos

Público alvo: pessoas interessadas pela pesquisa do corpo e do movimento. Duração da aula: 1h

Número de vagas para aula presencial: 7 vagas

(5)

Local de veiculação Streaming: Página do Facebook Casa Hoffmann: www.facebook.com/casahoffmanncwb

Release: O objetivo das aulas é proporcionar à jovens e adultos a possibilidade de experienciarem o próprio corpo em movimento, descobrindo singularidades, subjetividades e potencialidades expressivas em dança. Realizaremos exercícios de preparação do corpo para a criação, exercícios de consciência corporal e ativação da presença, proposições de dança contemporânea para a ampliação do repertório de movimento de cada participante e experimentos de improvisação, que permitirão a cada participante a descoberta da sua lógica particular de ser/estar/mover no mundo.

Juliana Adur é idealizadora do núcleo de pesquisa em dança IMP – Investigação do Movimento Particular desde 2007, onde já orientou mais de 60 novos artistas criadores e inúmeros trabalhos inéditos em dança. Atua como assistente de direção e bailarina da desCompanhia de dança desde 2003. Em 2018 ingressou na Divisão de Cultura do SESC Paraná exercendo a função de Analista de dança, onde permaneceu por 2 anos. É formada em Educação Física pela UFPR e pós-graduada em Arte Contemporânea pela Universidade Tuiuti do Paraná. Concluiu a Formação Intensiva Acompanhada do c.e.m - centro em movimento (Lisboa/PT), sob a orientação de Sofia Neuparth (2005/2006).

WORKSHOP INTERNACIONAL

Oficina "Confiando no seu corpo, confiando em si mesmo” com Shelley Senter (EUA) e Fabio Tavares (BR/EUA)

(6)

Horário: 15h às 17h. Classificação etária: Livre. Público alvo: Seres Humanos. Número de vagas: 70 vagas.

Inscrição gratuita entre os dias 27 de julho a 02 de agosto: www.sympla.com.br/casahoffmann A aula será realizada via Plataforma Zoom.

Release: F.M Alexander criou o termo “si mesmo” ou “o próprio eu” para descrever uma unidade da qual nos frequentemente classificamos como corpo e mente. Nessa aula vamos considerar essa unidade, assim como, as ideias e experiências da simplicidade, linguagem, controle, paradoxo, imperfeição, o uso dos olhos e o ouvir cinestésico como uma ferramenta concreta para negociar a incerteza e para restaurar a confiança em nós mesmos.

Shelley Senter é professora certificada da Alexander Technique e artista da dança independente, cujo trabalho foi apresentado em todo o mundo. Ela é reconhecida criticamente por sua abordagem distinta de performance e pedagogia, trabalhando com artistas de diversas disciplinas por mais de três décadas. Sua prática se baseia na investigação do movimento, na consciência da experiência cinestésica e na participação do self em sua reorganização contínua no tempo, espaço e imaginação. Senter ensina internacionalmente e tem um consultório particular na cidade de Nova York.

DIÁLOGOS EM MOVIMENTO

(7)

Horário: 16h

Classificação Etária: Livre

Local de veiculação Streaming: Canal do Youtube da Casa Hoffmann: www.youtube.com/casahoffmann

CIRCUITO DE DANÇA NOS BAIRROS / Módulo I

AULAS DE INICIAÇÃO EM DANÇA com JULIANA ALVES (PR) Data: 26 de agosto de 2021

Dia: Quinta-feira

Horário: Das 15h às 16h

Classificação etária: 5 – 12 anos

Público alvo: Crianças e acompanhantes Duração: 1h.

Local de veiculação Streaming: Página do Facebook Casa Hoffmann: www.facebook.com/casahoffmanncwb

Release: Iniciação em dança vem propor noções de corpo e espacialidade inerentes ao movimento e à dança no entrecruzamento de linguagens de maneira lúdica, criativa na construção de pensamento de corpo por meio da manualidade. Iremos manufaturar gestos aliados a matéria, manusear vontades construindo objetos e manipular corpos, movimentos e espaços fantásticos inventados por nós.

(8)
(9)

StudioVirtual Casa Hoffmann | Programação Julho – 2021

Atualizada em: 05 de julho de 2021.

CO MOVER – AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA com MORENA NASCIMENTO (MG/BA) Datas: 13, 20 e 27/07

Dia: terças às 15h

Classificação etária: a partir de 16 anos

Público alvo: todas as pessoas interessadas pelo movimento e pela dança como caminho de expressão e autoconhecimento

Duração da aula: 1h

Local de veiculação: Página do Facebook Casa Hoffmann https://www.facebook.com/casahoffmanncwb

(10)

experimentamos dançar junto” a partir de um pulso rítmico e melódico em uníssono.

Morena Nascimento: Nascida em Belo Horizonte, MG, Morena Nascimento é bailarina, coreógrafa, diretora, e professora de dança. Possuiu duas graduações em dança, uma pela Universidade Estadual de Campinas e outra pela Folkwang Hochschule (Alemanha). Integrou como bailarina intérprete o Grupo Primeiro Ato de 2001 a 2004 e posteriormente o Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, de 2007 a 2010, companhia com a qual continua atuando como bailarina convidada, anualmente.

Coreografou grupos importantes como o Balé da Cidade de São Paulo, a Cia de Dança do

Palácio das Artes e o Balé do Teatro Castro Alves. Desenvolve seu trabalho autoral como artista independente desde 2001 e dentre suas principais criações estão “Uma Conversa Entre Mulheres e Coisas” (2001), “Sexo, Amor e Outros Acidentes” (2004), “Clarabóia” (2010), “Rêverie” (2013), “Um Jeito de Corpo” (2018) e “Lalangue” (2018). Ministra cursos e workshops dentro e fora do Brasil. É mestranda do PPGdança dança pela Universidade Federal da Bahia e coreógrafa convidada da Folkwang Hochschule, na cidade de Essen, na Alemanha.

OFICINA ONLINE

Danças Urbanas – Uma perspectiva coreográfica e seus desdobramentos. Com Pam de Brito (PR)

Datas: De 5 a 9 de julho Horário: Das 09h30 às 11h30

Classificação etária: a partir de 16 anos Vagas: 30 vagas

(11)

www.sympla.com.br/casahoffmann

Oficina Realizada através da plataforma Zoom.

Release: A partir de uma perspectiva coreográfica, as aulas terão como enfoque fazer com que os alunos experimentem seus próprios corpos dentro dessas estruturas. Passando por texturas de movimentações diversas, aspectos técnicos e percepções minuciosas sobre musicalidade, despertando assim o corpo para novas necessidades e perguntas. Utilizando a coreografia não só como produto final, mas principalmente como objeto de exploração, exercícios e desafios.

Pam de Brito inserida na cena das danças urbanas há 18 anos atua como como professora, coreógrafa, bailarina e diretora artística. Já participou de diversos videoclipes, comerciais, programas de Tv, espetáculos e performances. Recebeu apoio cultural da marca "adidas Originals" durante 3 anos, em 2015 foi integrante da Rock in Rio Dance Crew e em 2019 ministrou workshop no maior evento de danças urbanas da Europa: o Fair Play Dance Camp, na Polônia.

OFICINA ONLINE

Videodança - campo de interação cinestésica Com Lilian Graça (BA)

(12)

Inscrições gratuitas a partir do dia 7 de julho através do site: www.sympla.com.br/casahoffmann

Oficina Realizada através da plataforma Zoom

Release: A partir da articulação entre os movimentos do corpo, câmera, edição e som, este curso busca refletir e experimentar elementos criativos na videodança conduzidos por questões da cinestesia (percepção do movimento) e imersão (participação e engajamento). Como a convergência desses movimentos pode ajudar em uma imersão afetiva e sensação de presença na/da obra? O curso tem, assim, o objetivo de mediar a criação de estéticas nesse campo, que possibilitem um reverberar dos movimentos criados como ação perceptiva e mobilizadora nos seus espectadores.

Lilian Graça é artista-pesquisadora da dança e da videodança. Doutora em artes cênicas com a pesquisa “A percepção cinestésica na videodança: reverberAÇÕES empáticas entre corpos de carne e da tela" (PPGAC-UFBA). Atualmente, ocupa-se em correlacionar processos de criação, empatia, percepção e imersão na dança e na videodança: experimentando metodologias criativas, realizando obras, ministrando cursos, palestras epublicando textos na área. Desde 2011 participa com diferentes obras em inúmerosfestivais nacionais e internacionais de videodança.

ENSAIO ABERTO

Maria Samambaia e Mabile Borsatto em Talk-show Dance

(13)

Dia: quinta-feira Horário: 16h

Local de veiculação: Página do Facebook Casa Hoffmann https://www.facebook.com/casahoffmanncwb

Release: Maria Samambaia e Mabile Borsatto, em tom de pergunta e facão na bota, ensaiam uas perturbadas questões de artedançavida em seus desdobramentos cotidianos: ensino remoto, cachorros, filhos, água salgada, teses por terminar, peles rasgadas, fúrias compartilhadas, risos, humores, amores, delírios e o desejo de provocar novos ares.

Maria Samambaia e Mabile Borsatto são mulheres e artistas da Entretantas Conexão em Dança, docentes no Curso de Dança na FAP\UNESPAR, doutorandas em Teatro no PPGD na UDESC, em Florianópolis. Mães dos mamíferos Pinhão, Gustavo e Olívia. Nascidas no Sul do país, em Lages e Santo Ângelo, são apaixonadas pela Hebe, pelo programa Quem quer ser um milionário e por danças obcecadas pela fisicalidade, susto, risco e humor.

DIÁLOGO EM MOVIMENTO

Fernando de Proença (PR) conversa com Eleonora Fabião (RJ) Dia: 31 de julho

Horário: 16h

Classificação etária: Livre

Local: Página Youtube Casa Hoffmann

(14)

Aulas de HipHop com Raphael Fernandes (PR) Dia: Quartas Horário: Das 10h às 11h

Classificação etária: a partir de 12 anos Público alvo: LIVRE

Duração: 1h

Local: Via streaming na Página do Facebook da Casa Hoffmann https://www.facebook.com/casahoffmanncwb

Release: A oficina online de processos criativos urbanos, oferece estratégias de movimento, inspiradas no repertório das danças sociais que formam os principais estilos das danças Hiphop. Em um formato simples, pedagógico, divertido e dinâmico, iremos explorar as técnicas e linguagens das danças urbanas (Breaking, Popping, Locking, House, Up Rocking), condicionamento físico, criatividade, expressão corporal e improvisação, mergulhados no intenso universo criativo artístico do HipHop.

(15)

StudioVirtual Casa Hoffmann | Programação Junho - 2021

CURSO NACIONAL: Dani Lima (RJ)

“Laboratórios Performativos de Anatomia Sensível: Corporalização de mundos, Refazimento de corpos”

Data:15 a 18 de junho.

Horário: Das 09h30 às 12h30

Classificação etária: a partir de 16 anos

Público alvo: Bailarinos, atores, performers, terapeutas corporais e todos os interessados em trabalhar seus corpos profunda e criativamente

Número de vagas: 30

Inscrições gratuitas através do link: www.sympla.com.br/casahoffmann *Oficina realizada através da plataforma Zoom

(16)

Dani Lima: é Coreógrafa, professora e pesquisadora do corpo e do movimento. Diretora da Cia Dani Lima desde 1997. Mestre em Teatro pela Uni-Rio e Doutoranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publicou os livros “Corpo, política e discurso na dança de Lia Rodrigues” e “Gesto: Práticas e Discursos”. É docente do Curso de Artes Cênicas da PUC/RJ. Certificada no Método Gyrokinesis, no método Matrix- Hakomi de Psicoterapia Somática e atualmente em fase final da formação de Educador do Movimento Somático pelo Body-Mind Centering™. www.ciadanilima.com.br

CURSO NACIONAL: ROSA HERCOLES (SP)

“Dramaturgias das Danças – a processualidade da composição” Data: 22 a 25 de junho

Horário: Das 15 às 17h.

Classificação etária: a partir de 18 anos

Público alvo: Estudante, profissionais e interessados nas artes da cena. Número de vagas: 70

Inscrições gratuitas através do link: www.sympla.com.br/casahoffmann *Oficina realizada através da plataforma Zoom

(17)

Entender e delimitar a atuação deste profissional, resultou na construção de parâmetros para identificar a instância da dramaturgia em uma peça coreográfica.

Rosa Hercoles é pesquisadora do Corpo e seus processos de comunicação, desde os anos 80, período em que foi aluna e assistente de Klauss Vianna, dando continuidade aos estudos na formação em Eutonia. Atua como dramaturgista em projetos coreográficos, a partir dos anos 90. Possui Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica/PUCSP, é vice-líder do Centro de Estudos em Dança e professora do Curso de Comunicação das Artes do Corpo, ambos na PUCSP. Título do curso/palestra: Dramaturgias das Danças – a processualidade da composição.

ATIVIDADE CONTINUADA: CO MOVER – AULAS CONTINUADAS Atividade através de Streaming transmitida a partir da casa do artista. Convidadas(os): artistas locais

Turmas de terças às 15h

Local de veiculação: Página do Facebook Casa Hoffmann https://www.facebook.com/casahoffmanncwb

Dias 08 e 15 de junho Hip Hop Básico

Ministrante: Juliano Cesar (PR)

Classificação etária: a partir de 11 anos Público alvo: Iniciantes

(18)

Release: As aulas terão como foco principal o Bounce, movimento característico e fundamental do Hip Hop. Nestes encontros o aluno poderá entender o que é, como desenvolver e como aplicar os variados tipos de Bounce existentes nas movimentações (Passos) do Hip Hop;

Juliano Cesar é Estudante de Dança na Faculdade de Artes do Paraná e Dançarino Profissional de Danças Urbanas. Faz parte da Companhia de Dança Street Extreme e pratica Danças Urbanas desde 2014, tendo como foco de principal o Hip Hop, Locking e Popping. Já participou de Festival e Eventos como Rock In Rio, Festival de Dança de Joinville, Hip Hop District, Festival Internacional de Hip Hop, entre outros.

Dias 22 e 29 de junho

“ROTA DE ENCONTRO” / dança contemporânea Ministrante: Lívea Castro (Nó movimento em rede) Classificação etária: Livre

Público alvo: Para todos os corpos Duração da aula: 1h

(19)

imagens, afetos, memórias: camadas do corpo que ampliam nossa percepção tridimensional de existência.

Lívea Castro é artista da Dança, professora, pesquisadora e videoartista residente em Curitiba (PR). Graduada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora de dança na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná e colaboradora no coletivo NÓ movimento em rede. / nomovimento.org

PROGRAMA: ENSAIO ABERTO

Atividade através de Streaming transmitida a partir da casa do artista. Convidadas(os): artistas locais

Quintas às 16h

Local de veiculação: Página do Facebook Casa Hoffmann https://www.facebook.com/casahoffmanncwb

12 de junho às 16h

“Polvo . disparando mundos”

ENSAIO ABERTO com Bia Figueiredo e Gabriel Machado Faixa etária: 12 anos

(20)

Release: “Polvo” é uma pesquisa artística que ativa sensações desde uma perspectiva corpo-mundo; o corpo como um universo, o planeta Terra como um corpo. Nesta dança, indago sobre a figura humana e investigo possíveis fusões entre diferentes materialidades vivas; corpo e planta. “Polvo” é uma ação que vem sendo experimentada em múltiplos formatos. Nesta ocasião, a proposta é ir além da visualidade e a pergunta é: De que modo uma imagem comunga com o invisível?

Bia Figueiredo concebe e realiza projetos artísticos em Dança, Performance e mídias diversas. Interessa-se por poéticas e políticas do corpo em seus múltiplos desdobramentos. É graduanda em Produção Cênica pela UFPR. Foi bolsista na Casa Hoffmann - Curitiba. É artista participante da IMP - Investigação do Movimento Particular 2020/2021. Com a performance POLVO, sua mais recente criação, esteve na Mostra Potência - poéticas virtuais, corpos possíveis - Casa Hoffmann e no JUNTA – Festival Internacional de Dança – Teresina/PI.

Gabriel Machado é artista e pesquisador da dança em suas diferentes interfaces. Mestrando em Artes da Cena pela UFRJ, investiga processos simbióticos entre diferentes organismos. Integra o coletivo Selvática Ações Artísticas.

17 de junho as 16h “NOTURNO”

ENSAIO ABERTO com Ádia Anselmi e Juliana Adur Faixa etária: Livre

(21)

Release: A percepção de um corpo feminino a partir do qual experiencia-se a vida. O movimento, este que se desdobra em estados de corpo, reconhecendo limites, caminhos e novos espaços. A investigação permeia os limites traçados pela própria pele e o olhar, a partir de partituras coreográficas revisitadas busca-se uma relação com a experiência do espaço que o corpo ocupa dentro e fora.

Ádia Anselmi é Bailarina e estudiosa do corpo, do zen e de diversas práticas corporais. Idealizadora da Sutil Companhia de Dança (2017), nestes últimos anos, além de circuitos, temporadas com os espetáculos e oficinas voltadas para a sensibilização corporal na investigação do movimento, tem participado de diversos festivais, mostras e residências artísticas na América do Sul, desenvolvendo parcerias com outros artistas e espaços que se assemelham aos seus interesses dentro da arte contemporânea, estes que permeiam a relação da dança com a própria existência.

Juliana Adur é mulher, mãe, artista e bailarina. Fundadora e coordenadora do núcleo de pesquisa em dança IMP - Investigação do Movimento Particular desde 2007, onde orientou mais de 50 novos artistas criadores e inúmeros trabalhos inéditos em dança contemporânea. É bailarina e assistente de direção da desCompanhia de Dança, criada e dirigida por Cintia Napoli, desde 2003

24 de junho às 16h “Poética dos Gestos”

(22)

Público alvo: Jovens e adultos Duração: 1h

Release: Os artistas Cintia Napoli e Yiuki Doi, integrantes da desCompanhia, convidam para juntes investigarmos a poética dos gestos, a partir da linguagem cênica que a Cia. nomeia de “fisicalidade poética”. Buscamos proporcionar ao público, assim como para os intérpretes, a possibilidade de transcender a percepção inicial do corpo cênico através da imaginação, metáfora e poesia. Neste encontro, faremos uma preparação corporal junto com o público online e depois compartilharemos cenas de investigações para um futuro trabalho artístico da Cia.

Breve Biografia: Somos um grupo de pessoas com afinidade artística que discute, pesquisa e compartilha o pensamento do/no corpo, da arte e de processos artísticos a partir de interesses comuns. Buscamos uma estética e linguagem própria, além da consistência e refinamento dos nossos resultados artísticos através de procedimentos colaborativos na criação. Acreditamos no companheirismo como um mecanismo de continuidade e sustentabilidade dos afazeres relacionados à dança.

PROGRAMA: CIRCUITO DE DANÇA NOS BAIRROS Aulas de Hip Hop com Raphael Fernandes(PR) Dia: Quartas

Horário: Das 10h às 11h

Classificação etária: a partir de 12 anos Público alvo: LIVRE

(23)

Via streaming na Página do Facebook da Casa Hoffmann https://www.facebook.com/casahoffmanncwb

Release: A oficina online de processos criativos urbanos, oferece estratégias de movimento, inspiradas no repertório das danças sociais que formam os principais estilos das danças Hiphop. Em um formato simples, pedagógico, divertido e dinâmico, iremos explorar as técnicas e linguagens das danças urbanas (Breaking, Popping, Locking, House, Up Rocking), condicionamento fisico, criatividade, expressão corporal e improvisação, mergulhados no intenso universo criativo artístico do Hiphop.

Raphael Fernandes é PROFESSOR, ARTISTA DA DANÇA, COREOGRAFO. Graduado em Educação Física, especializado em dança contemporânea pela Casa Hoffman, em parceria com a C.E.M. (Portugal), 2006, é pós graduado pela UTFPR em Artes Híbridas, Mestrando em Educação e Arte pela Unespar. Iniciou seus estudos em danças urbanas em 2001, e desde então desenvolve sua linguagem urbana oriundos do BREAKING e a filosofia Hiphop. Entre os trabalhos internacionais, o artista apresenta, “Teoria da Gravidade”, performado no Quênia, França, Espanha, Haiti e Suíça.

VIDEOAULAS: AULAS PRÉ GRAVADAS

Veiculação de 2 módulos do Programa “Ações Formativas em Dança” com videoaulas gravados em 2020. Reprise.

Esses módulos foram divulgados no período eleitoral e serão veiculados no Canal da Casa Hoffmann

(24)

https://www.facebook.com/casahoffmanncwb https://www.youtube.com/casahoffmann

- MÓDULO: “Iniciação em Dança” com Juliana Alves (PR) - (3 videoaulas)

(25)

StudioVirtual Casa Hoffmann | Programação Maio - 2021

CO MOVER – AULAS CONTINUADAS

Atividade através de Streaming transmitida a partir da casa do artista. Turmas de 3ªs às 15h

Local de veiculação: Página do Facebook Casa Hoffmann Dias 04 e 11/05 / Das 15h às 16h

Oficina CORPO PROPOSITOR Ministrante: Rosemeri Rocha (PR)

Release: A oficina focaliza o estudo da anatomia e da fisiologia como ponto de partida para investigar as possibilidades de movimento do corpo. Através da experiência da percepção-ação – mapeamento corporal, o artista investiga, identifica e registra as sensações, direcionando-as para o seu processo criativo e apresenta possíveis configurações provisórias.

Classificação etária: A partir de 16 anos

Público alvo: Para pessoas interessadas em conhecer e perceber o corpo humano e desenvolver processos criativos nas Artes Performativas (dança, teatro, música, artes visuais, fotografia).

(26)

Dias 18 e 25/05 / Das 15h às 16h

Oficina “Experimentação corporal: um olhar sobre presença performativa em dança” Com Juliana Ribeiro (PR)

Release: O objetivo da oficina é proporcionar, um espaço de criação e de experimentação em Dança. O foco destas aulas será desenvolver as capacidades criativas dos alunos, incrementando o seu vocabulário de movimento e valorizando a presença performativa de cada um, no contexto da criação contemporânea na área da dança. A partir de uma base sólida de aquecimento e de disponibilização do corpo, ativando também o imaginário e o ‘olhar’ analítico e individual.

Classificação etária: A partir de 16 anos

Público alvo: interessados em estudos do corpo, movimento, dança, coreografia, performance, arte. Pesquisadores, artistas, estudantes de arte e comunidade em geral.

Juliana Ribeiro é bailarina, coreógrafa, educadora física, professora e pesquisadora da dança contemporânea, além de gestora técnica e artística do Studio de Dança Juliana Ribeiro. Licenciada em educação física, pós-graduanda em linguagem e poética da dança, com curso técnico em Ballet Clássico, curso de extensão em processos coreográficos e artes circenses. Produtora e coreografa de 11 espetáculos e 6 Saraus (projeto de pesquisa em dança). Orienta e coreografa a Cia de Dança Juliana Ribeiro desde 2013 e bailarina e pesquisadora da Companhia de Arte Rás desde 2017.

PROGRAMA: ENSAIO ABERTO

Atividade através de Streaming transmitida a partir da casa do artista. 5ªs às 16h

(27)

06/05 – às 16h

“Encontro EntreTelas” ENSAIO ABERTO com Gabrieli Maroso e Oberdan Piantino (PR)

Release: Em suas casas, quando Gabrieli Maroso e Oberdan Piantino se encontram na tela um do outro, também se colocam uma questão: "como criar dança, telepresencialmente, sem nunca ter nos encontrado pessoalmente?". Então, pelo compartilhar performativo, cada pergunta lançada e cada movimento de elaboração/escuta, torna-se a afirmação de que é possível gerar e sustentar um campo artístico-relacional quando, no lugar de tentar superar o isolamento social, nos apropriamos das limitações e sentimentos atuais como chaves para acessar um lugar comum.

Classificação etária: Livre

Público alvo: Comunidade em Geral, que esteja lidando com distanciamento social

Gabrieli Maroso é bailarina, artista da dança e arte educadora com formação em dança pela Unicamp. É profissional do movimento pelo método Inner Balance e busca colocar corpos em movimento de forma acolhedora e criativa. Oberdan Piantino é artista-professor de Danças com especialização em Dança: Educação e Cultura; e, também, graduando no Curso de Dança da Unespar. Tem movido pesquisas artísticas em poéticas do encontro em parceria com o SummuS Dança Contato Improvisação, o UM Núcleo Pesq. Art. em Dança e a NÓ movimento em rede.

13/05 – às 16h

(28)

Classificação etária: Livre 20/05 – às 16h

ENSAIO ABERTO com Mônica Infante e Laura Miranda (PR)

Release: Nesta edição do programa Ensaio Aberto estaremos compartilhando nossa rotina e metodologia de trabalho envolvendo processo de criação com suas práticas corporais, leituras, documentação e laboratório referentes ao Projeto Estrela Canina. Este projeto foi apresentado na íntegra na Mostra Nomos no Museu Oscar Niemeyer e 2017/18. A performance foi mostrada no formato de vídeo instalação com imagens sincronizadas e projetadas em duas telas simultaneamente.

Laura Miranda e Mônica Infante trabalham juntas desde a década de 1990. Em sua pesquisa investigam as conexões entre artes visuais, dança e performance. Compartilham de práticas corporais como a Técnica Alexander (educação somática), KI-Aikidô (arte marcial japonesa) e Experiência Somática (abordagem psicobiológica para o tratamento do trauma). As artistas vêm participando de mostras, eventos e projetos no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal, Índia e Japão. Laura Miranda é artista plástica e performer graduada em Artes Visuais e pós-graduada em História da Arte do Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Mônica Infante é artista e pesquisadora, graduada em Dança pelo London Studio Centre – Universidade de Middlesex, Londres, Inglaterra. É professora de Ki Aikidô (3º grau faixa preta) e de Aiki e consciência corporal no CDKI. Classificação etária: Livre

25 à 28/05 Das 14h às 16h

(29)

Cayo Vieira e Lívea Castro (Nó movimento em rede) - (PR) Carga horária total: 8 horas

Curso fechado através da plataforma zoom (com inscrições prévias através da plataforma sympla)

Release: Com o intuito de compartilhar nossa experiência em criações que articulam as áreas do audiovisual e da dança, a oficina propõe uma passagem pela pré-produção, produção e pós-produção da cena em criações audiovisuais. A oficina abordará especificidades de diferentes equipamentos, direção de fotografia, processos da edição de vídeo, costurando na prática questões técnicas e poéticas que possam constituir a criação artística nessas interfaces.

Lívea Castro é artista da Dança, professora, pesquisadora e videoartista residente em Curitiba (PR). Graduada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora de dança na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná e colaboradora no coletivo NÓ movimento em rede.

Cayo Vieira é natural de Curitiba onde vive e trabalha. Iniciou a carreira como assistente de estúdio e laboratório fotográfico em 2002, mas antes disso já acompanhava o pai, Sérgio Vieira, em sua caminhada como fotógrafo. Graduando em Psicologia, estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Além de projetos autorais, atua na documentação de performances e espetáculos de dança. Atualmente é colaborador no coletivo NÓ movimento em rede.

CIRCUITO DE DANÇA NOS BAIRROS

Aulas de Hip Hop com Raphael Fernandes(PR)

(30)

Release: A oficina online de processos criativos urbanos, oferece estratégias de movimento, inspiradas no repertório das danças sociais que formam os principais estilos das danças Hiphop. Em um formato simples, pedagógico, divertido e dinâmico, iremos explorar as técnicas e linguagens das danças urbanas (Breaking, Popping, Locking, House, Up Rocking), condicionamento físico, criatividade, expressão corporal e improvisação, mergulhados no intenso universo criativo artístico do Hiphop.

Raphael Fernandes é PROFESSOR, ARTISTA DA DANÇA, COREOGRAFO. Graduado em Educação Física, especializado em dança contemporânea pela Casa Hoffman, em parceria com a C.E.M. (Portugal), 2006, é pós graduado pela UTFPR em Artes Híbridas, Mestrando em Educação e Arte pela Unespar. Iniciou seus estudos em danças urbanas em 2001, e desde então desenvolve sua linguagem urbana oriundos do BREAKING e a filosofia Hiphop. Entre os trabalhos internacionais, o artista apresenta, “Teoria da Gravidade”, performado no Quênia, França, Espanha, Haiti e Suíça.

VIDEOAULAS

Veiculação de 5 módulos do Programa “Ações Formativas em Dança” com videoaulas gravados em 2020. Esses módulos foram divulgados no período eleitoral e serão veiculados no Canal da Casa Hoffmann no período de maio e junho.

Veiculação: Segundas, quartas e sextas na página do Facebook da Casa Hoffmann e Youtube - MÓDULO: “Dança, Função e Percepção” com Elaine De Markondes (PR) - (4 videoaulas) - MÓDULO: ¨Dançar é Pertencer – PARTE 2” com Laremi Paixão (PR) - (4 videoaulas) - MÓDULO: “Iniciação em Dança” com Juliana Alves (PR) - (3 videoaulas)

- MÓDULO: “Nós em Casa” com Coletivo Nós em Traço (PR) - (3 videoaulas)

(31)

Programação especial com artistas italianos para o evento "Minha Cara Curitiba" 26/05, 10h: Entrevista com Alessandro Lumare (Segni Mossi - IT)

29/05, 10h: Masterclass "Sinta-se desconfortável" com Segni Mossi (IT)

05/06, 18h: Palestra " Presença à distância. Teleperformance na época da pandemia - História, estéticas e recursos práticos atuais" com Armando Menicacci (IT)

Mais informações sobre cada atividade: >> SEGNI MOSSI (IT)

Entrevista com Alessandro Lumare

Vídeo inédito produzido pela Casa Hoffmann em 2019, em parceria com Coletivo Nós em Traço. Data: 26 de maio de 2021.

Horário: 10h.

Faixa etária: a partir dos 16 anos.

Público alvo: Educadores, bailarinos, arteterapeutas, mentes curiosas. Duração: 4 minutos.

Local: Canal do Youtube do evento Mia Cara Curitiba. * com tradução em LIBRAS.

Workshop "Make Yourself Unconfortable" (Sinta-se desconfortável") Data: 29 de maio de 2021.

Horário: 10h às 12h.

Classificação etária: 18 anos.

Público Alvo: Educadores, bailarinos, arte terapeutas, mentes curiosas. Número de vagas: 20 vagas.

(32)

INSCRIÇÕES ENTRE OS DIAS 20 E 25 DE MAIO DE 2021.

DIVULGAÇÃO DAS(OS) SELECIONADAS (OS) POR EMAIL NA QUINTA-FEIRA (27/05/21). A aula será realizada via Plataforma Zoom.

* Tradução consecutiva Italiano - Português.

Release: As dificuldades são oportunidades... e se não houver nós as inventamos!

Meses de isolamento durante o bloqueio nos fizeram reinventar cada centímetro de nossa casa. Por que não continuar a exploração pelo monitor do computador? Como sondar a distância da web? Onde nos encontrar? Com quais sentidos?

Brincaremos com o espaço dos nossos quartos, com outros, com marcadores, folhas de papel e fita adesiva, mas sobretudo com dificuldade.

Segni Mossi é um projeto de pesquisa nascido em 2014 pelo artista plástico Alessandro Lumare e pela coreógrafa Simona Lobefaro com o objetivo de investigar a interação entre dança e signo gráfico com crianças e adultos. Tem parceria com Mus-e Itália para promover a inclusão social por meio da arte em escolas públicas primárias de Roma (IT). Foi selecionado pela organização HundrED como um dos 100 projetos de educação inovadores em todo o mundo para os anos de 2017 e 2019. Tem sido realizando cursos de treinamento, performances e workshops em mais de vinte países.

Saiba mais: Facebook | @segni_mossi | segnimossi.net

>> ARMANDO MENICACCI (IT)

Palestra "Presença a distância. Teleperformance na época da pandemia - História, estéticas e recursos práticos atuais"

Data: 05 de junho de 2021. Horário: 18h.

(33)

Público alvo: Artistas e técnicos das artes cênicas. Pesquisadores em artes cênicas e em novas mídias. Duração: 2h.

Local: Canal do Youtube do evento Mia Cara Curitiba. * com tradução em LIBRAS.

Release: O que é presencia hoje para pessoas bloqueadas em distanciamento social? Como evolve a telepresencia no âmbito das artes cênicas? Hoje, é possível mesclar as presenças, as danças de corpos fisicamente distantes e mesclá-las na mesma imagem, no mesmo espaço audiovisual, para fazer performers distantes dançar e brincar JUNTOS enviando o resultado em streaming no Facebook, Youtube etc.). Armando Menicacci vai falar da evolução da telepresencia como estado intermediário entre presencia e ausência e vai mostrar as técnicas e as ferramentas para realizar Teleperformance.

Armando Menicacci: Depois de estudar dança (Vaganova, improvisação de contato, contemporânea) e música (piano, harmonia) Armando Menicacci obteve o mestrado em História da Música e Musicologia na Universidade de Roma e o doutorado nas relações entre dança e tecnologias digitais na Universidade de Paris 8. Atualmente realiza criações na área de teleperformance em distanciamento social por meio de ferramentas de informática que coleciona e programa. Acaba de se apresentar a Téléperformance Imédiaçooes, realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2021 no âmbito da Bienal Internacional de Dança do Ceará no Brasil. Com Nicolas Berzi, em 2021 criou o projeto SIT (Scènes Interactives Technologiques), um projeto de apoio à dança contemporânea do Quebec através da criação de novas tecnologias de criação e webcasting.

(34)

StudioVirtual Casa Hoffmann | Programação Abril - 2021

Programação em Comemoração a Abril – Mês da Dança

10 de abril de 2021 / CANAL YOUTUBE CASA HOFFMANN Apresentação “CANTO DOS MALDITOS” de Marcos Abranches Cia. https://youtube.com/casahoffmann

ENSAIO ABERTO | Quintas-feiras, das 16h às 17h

Nova atividade realizada ao vivo através de Streaming transmitida a partir da casa dos artistas para a página do Facebook da Casa Hoffmann. Uma dupla de artistas desenvolve um ensaio aberto de obra de seu repertório.

08 de abril de 2021 / CANAL FACEBOOK CASA HOFFMANN Rapha Fernandes e Rimon Guimarães / 16h

https://facebook.com/casahoffmanncwb

15 de abril de 2021 / CANAL FACEBOOK CASA HOFFMANN Juliana Adur e Leonardo Taques / 16h

https://facebook.com/casahoffmanncwb

22 de abril de 2021 / CANAL FACEBOOK CASA HOFFMANN Gabriel Machado e Gal Freire / 16h

https://facebook.com/casahoffmanncwb

29 de abril de 2021 / CANAL FACEBOOK CASA HOFFMANN Laremi Paixão e Priscila Pontes (*29/04 as 11h).

(35)

DIÁLOGOS EM MOVIMENTO | Sábados, às 16h

Artistas e profissionais da Dança de Curitibana conversam ou entrevistam pesquisadores/artistas do Brasil, transmitido ao vivo pelo Facebook.

17 de abril de 2021 / CANAL YOUTUBE CASA HOFFMANN Cristiane Bouger entrevista Andrea Lerner e Rosane Chamecki https://youtube.com/casahoffmann

24 de abril de 2021 / CANAL YOUTUBE CASA HOFFMANN

Bate-papo com Marcelo Evelin e mediação de Princesa Ricardo Marinelli https://youtube.com/casahoffmann

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA | 29 de abril - Programação

11h: Ensaio Aberto com Laremi Paixão e Priscila Pontes / CANAL FACEBOOK CASA HOFFMANN https://facebook.com/casahoffmanncwb

14h: Aula de Hip Hop com Pam de Brito / CANAL FACEBOOK CASA HOFFMANN https://facebook.com/casahoffmanncwb

15h30: Lançamento do vídeo “Hip Hop Vivaldi”. Parceria entre Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Casa Hoffman e bailarinos independentes da cidade / CANAL YOUTUBE CASA HOFFMANN https://youtube.com/casahoffmann

(36)

trilha sonora “Das Árvores II” do compositor Chico Mello.

Esta obra é resultado do “Atelier – Técnica, Composição e Pesquisa de Movimento” ministrado por Pau Aran em novembro de 2020. / CANAL YOUTUBE CASA HOFFMANN

Duração: 27:04

https://youtube.com/casahoffmann

CO MOVER – AULAS CONTINUADAS

Aula de Dança através de Streaming ao vivo na página do Facebook da Casa Hoffmann 06, 13, 20 e 27 de abril de 2021 / CANAL FACEBOOK CASA HOFFMANN

Horário: 15h

Patrícia Machado (PR) – Dança Contemporânea https://facebook.com/casahoffmanncwb

VEICULAÇÃO DE VIDEODANÇAS (Resultados da Mostra Solar entre outros) Quartas-feiras, às 20h / CANAL YOUTUBE CASA HOFFMANN

07 de abril de 2021: “Última Dança” com desCompanhia de Dança. Duração: 32:49 - https://youtube.com/casahoffmann

14 de abril de 2021: “No Mundo de Maria João” de CórtexArte. Duração: 30:53 - https://youtube.com/casahoffmann

Referências

Documentos relacionados

Como vimos, os resultados do método de propagação de danos no modelo de Potts com q = 3, 4, 5, 6 e 7 números de estados, levaram ao aparecimento de três fases dinâmicas para o

Isso com certeza ajudaria não apenas no uso do corpo de forma criativa, mas faria bem para todo nosso trabalho cênico e enquanto grupo também, pois tinham mais uma possibilidade

Figura 8 - Registro do movimento dançado de Eva Schul em sessão Mocap Vicon - Nexus 1.8.5 no Laboratório Locomotion (ESEFID-UFRGS) em 7/11/2018. Registro de Daniel Aires...

Por isso, recorremos às noções, mencionadas anteriormente, oriundas da filosofia da arte (poièsis, aisthèsis e kátharsis), aqui “recicladas” e aplicadas às interrogações

Artes Cênicas - Cenografia Bacharelado Integral Escola de Belas Artes 2 Artes Cênicas - Indumentária Bacharelado Integral Escola de Belas Artes 3 Artes Visuais - Escultura

Graduação em Artes Cênicas da Universidade UFBA, Mestre em Artes Cênicas no Programa de Pós-Graduação em Graduação em Arte- Unimontes, Graduado em Educação Artística

A calibração correlacionando massa específica com coeficiente de atenuação linear, por exemplo, teve que ser reequacionada, uma vez que, no método proposto em Crestana et al (1985

Atlântica, bioma considerado um dos principais laboratórios a céu aberto para a pesquisa sobre o tema, os resultados têm mostrado que a estrutura florestal está em declínio,