• Nenhum resultado encontrado

A AULA QUE EU QUERIA/QUERO TER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A AULA QUE EU QUERIA/QUERO TER"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A AULA QUE EU QUERIA/QUERO TER Introdução

É importante reconhecer que os alunos têm a intenção de aprender, mas talvez não o que a escola lhes pretende ensinar atualmente. Ou seja, o projeto de ensino muitas vezes tem pouco a ver com o projeto de aprendizagem. Assim, o que a Física deve buscar no ensino médio é assegurar que a competência investigativa resgate o espírito questionador, o desejo de conhecer o mundo em que se habita.

Não apenas de forma pragmática, como aplicação imediata, mas expandindo a compreensão do mundo, a fim de propor novas questões e, talvez, encontrar soluções. Ao se ensinar Física devem se estimular as perguntas e não somente dar respostas a situações idealizadas. A Física também deve ser entendida como cultura, na medida em que a escola tem o dever de assegurar o acesso da população a uma parcela dos saberes produzidos. Não se trata, todavia, de abandonar os conteúdos ou partir para generalidades; os conteúdos devem ser explorados com rigor, mas devem passar por escolhas criteriosas e tratamento didático adequado, a fim de que não se resumam a amontoados de fórmulas e informações desarticuladas. Só a história não é suficiente, pois é necessário ir além do processo e compreendê-lo, para garantir a investigação. Longe de noções vazias e sem sentido, necessita-se ensinar “como as coisas funcionam”.

É nessa perspectiva que propomos esta atividade em que conteúdos específicos relacionados à eletricidade e Física Moderna serão abordados, de modo a compreender um pouco mais como as “coisas funcionam”.

(2)

Toda atividade foi articulada de modo a possibilitar desenvolver competências e habilidades como:

✓ Compreender que tabelas, gráficos e expressões matemáticas podem ser diferentes formas de representação de uma mesma relação, com potencialidades e limitações próprias, para ser capaz de escolher e fazer uso da linguagem mais apropriada em cada situação, além de poder traduzir entre si os significados dessas várias linguagens.

✓ Elaborar relatórios analíticos, apresentando e discutindo dados e resultados, seja de experimentos ou de avaliações críticas de situações, fazendo uso, sempre que necessário, da linguagem física apropriada. Objetivos

Levar aos alunos o princípio da transmissão sem fio por “controle remoto”. Conteúdo

Os conteúdos abordados nesta atividade possibilitam tratar os seguintes temas estruturadores:

• Som, imagem e comunicação tratados na 2ª série do Ensino Médio Grade Curricular e Temas Estruturadores

Esta atividade pode ser trabalhada tanto nas 2ª series quanto nas 3ª series do Ensino Médio, dependerá apenas das questões que se deseja responder.

Tema Estruturador 4: Som, Imagem e Informação (2ª serie do EM)

(3)

Tema Estruturador 3: Equipamentos Eletromagnéticos e Telecomunicações ( 3ª série do EM)

Grande parte dos aparelhos e equipamentos que fazem parte de nosso dia-a-dia requer energia elétrica para seu funcionamento, permitindo a execução de diferentes funções como iluminar, aquecer, esfriar, centrifugar, triturar, emitir sons e imagens, e assim por diante.

Além disso, uma parte significativa das informações hoje disponíveis circula no planeta através de ondas eletromagnéticas, dispensando meios materiais para sua transmissão. Que processos e fenômenos ocorrem no interior dos aparelhos para que uma mesma energia elétrica proporcione tantos efeitos diferentes? Como rádios e televisões transmitem informações? A compreensão do mundo eletromagnético que permeia nosso cotidiano em indispensável para possibilitar o uso adequado, eficiente e seguro de aparelhos e equipamentos, além de condições para analisar, fazer escolhas e aperfeiçoar essa utilização. Material utilizado

a) Controle remoto de TV, projetor ou similar (em funcionamento); b) Câmera de celular (smartphone)

Questão norteadora:

(4)

Procedimento

Aperte qualquer tecla do controle olhando diretamente para ele. a) O que você vê?

Acione a câmera do celular e posicione a frente do controle para a câmera e aperte qualquer tecla.

a) O que você vê?

b) Como isso é possível?

Utilizando o projetor de Multimídia, passe o vídeo abaixo para seus alunos: https://www.youtube.com/watch?v=qdoxG2YFqsY

Vá interrompendo o vídeo na medida que novas situações vão surgindo. Agora é com você, professor(a):

✓ Pesquise sobre o comprimento de onda na faixa do infravermelho e descreva o motivo do nosso olho não detectar este comprimento de onda. ✓ Não se esqueça de pesquisar esse motivo em livros de Biologia!

✓ Discuta com seus alunos o Espectro Eletromagnético e sua relação com o olho humano.

✓ Como as plantas absorvem a “energia” no Sol.

✓ Relacionar os processos de fotossíntese e o Espectro Eletromagnético. ✓ O motivo da cor das plantas na realização da fotossíntese.

✓ Apure o funcionamento do olho humano com o professor de Biologia (se possível leve-o para sua aula) e sua diferença entre o olho dos répteis no que se refere ao comprimento de onda “observado” por cada um deles. ✓ Utilize o Espectro Eletromagnético para caracterizar os vários tipos de

ondas presentes em nosso cotidiano.

Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17484

✓ Explique para seus alunos o motivo da câmera do smartphone conseguir detectar esse comprimento de onda.

(5)

Questões que poderão compor sua atividade avaliativa:

1) É difícil imaginarmos, em nosso cotidiano, até que ponto somos banhados por radiações eletromagnéticas das variadas frequências do espectro. Podemos dizer que o sol é uma das fontes de radiações predominantes que definem o meio ambiente no qual nós, como uma espécie, temos evoluído e nos adaptados. Somos também banhados por radiações de rádio, televisão, microondas de sistema de radar e de sistemas de telefonia, bem como radiações provenientes de lâmpadas, máquinas de raios X, relâmpagos, ondas provenientes de motores aquecidos, de estrelas distantes, de materiais radioativos e de outras galáxias. Com os fundamentos das teorias sobre ondas eletromagnéticas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

1. ( ) Uma onda eletromagnética pode ser desviada por um campo magnético. 2. Em um meio não dispersivo, a frequência da luz depende da velocidade.

3. No vácuo, a velocidade da luz não depende do comprimento de onda e nem da frequência.

4. Em meio dispersivo, a velocidade da luz depende da frequência. 5. No vácuo, a velocidade da luz depende da velocidade da fonte.

2) A luz visível é uma onda eletromagnética, que na natureza pode ser produzida de diversas maneiras. Uma delas é a bioluminescência, um fenômeno químico que ocorre no organismo de alguns seres vivos, como algumas espécies de peixes e alguns insetos, onde um pigmento chamado luciferina, em contato com o oxigênio e com uma enzima chamada luciferase, produz luzes de várias cores, como verde, amarela e vermelha. Isso é o que permite ao vaga-lume macho avisar, para a fêmea, que está chegando, e à fêmea indicar onde está, além de servir de instrumento de defesa ou de atração para presas.

As luzes verde, amarela e vermelha são consideradas ondas eletromagnéticas que, no vácuo, têm:

a) os mesmos comprimentos de onda, diferentes frequências e diferentes velocidades de propagação.

b) diferentes comprimentos de onda, diferentes frequências e diferentes velocidades de

propagação.

c) diferentes comprimentos de onda, diferentes frequências e iguais velocidades de propagação.

d) os mesmos comprimentos de onda, as mesmas frequências e iguais velocidades de

propagação.

e) diferentes comprimentos de onda, as mesmas frequências e diferentes velocidades de propagação

3) O primeiro forno de micro-ondas foi patenteado no início da década de 1950 nos Estados Unidos pelo engenheiro eletrônico Percy Spence. Fornos de micro-ondas mais práticos e eficientes foram desenvolvidos nos anos 1970 e a partir daí ganharam grande popularidade, sendo amplamente utilizados em residências e no comércio. Em geral, a frequência das ondas eletromagnéticas geradas em um forno de micro-ondas é de 2450 MHz. Em relação à Física de um forno de micro-ondas, considere as seguintes afirmativas:

1. Um forno de micro-ondas transmite calor para assar e esquentar alimentos sólidos e líquidos.

(6)

3. As ondas eletromagnéticas geradas ficam confinadas no interior do aparelho, pois sofrem reflexões nas paredes metálicas do forno e na grade metálica que recobre o vidro da porta.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

Referências:

http://www.searadaciencia.ufc.br/queremosaber/fisica/oldfisica/respostas /qr0707.htm - acesso em 16 de maio de 2017.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo buscou identificar na indústria avícola brasileira, especificamente no estado de Minas Gerais, como as empresas do segmento constroem suas estratégias – se

A geléia real é uma substância muito nutritiva com muitos benefícios para a saúde como, a melhoria da saúde intestinal, redução de sinais de envelhecimento, melhoria

74 MACA PERUANA 75 ACAI EM PO 76 GUARANA EM PO 77 TRIBULUS TERRESTRES (EXTRATO) 78 AVEIA EM FLOCOS FINOS 79 AVEIA EM FLOCOS MEDIO 80 AVEIA LAMINADA (GROSSA)

O resultado, só experimentando… Textura: bolachas estaladiças e crocantes Ingredientes: Amêndoa, ovos, farinha de trigo, açúcar, margarina..

Este trabalho limita-se ao estudo do planejamento e controle de curto prazo, visto que, por este possuir um horizonte de planejamento rápido (quinzenal ou semanal), pode-se

Iniciação Planejam ento Execução Monitora mento e Controle Encerram ento Grupos de Processos Grupos de Processos Integração Escopo Tempo Custo Qualidade RH Comunicações

As primeiras alterações implantadas após a etapa de análise do PCP nesse estudo foram a introdução da análise de causas para a não realização das tarefas (nível de planejamento

Conselheira Federal: informa que os Conselheiros solicitam autorização para participação nos eventos e o Plenário delibera; que o Presidente do CFF, quando da ocasião