• Nenhum resultado encontrado

Por que trabalhar com atividades de autoconhecimento?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Por que trabalhar com atividades de autoconhecimento?"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

Atividades de autoconhecimento infantil são necessárias para auxiliar as crianças a se conhecerem melhor, saber do que gostam ou não e descobrirem novas coisas em sua personalidade.

Por que trabalhar com atividades de autoconhecimento?

Auxiliar as crianças a demonstrarem seus sentimentos e ensiná-las a reconhecê-los, de modo que aprendam a compreender que chorar não é errado ou ficar bravo em determinados momentos, porque é normal. Os adultos passam por declínios de emoções o tempo todo e muitos não tiveram uma ajuda de autoconhecimento na infância, algo necessário.

Essa criança se transformará em um adulto com saúde emocional estabilizada, será independente emocionalmente, e saberá lidar com desafios profissionais ou pessoais ao longo de sua vida. Inclusive, o autoconhecimento proporciona grandes melhoras na habilidade de lógica de uma criança, bem como nos desempenhos cognitivos e mentais.

Sem sombra de dúvidas, é a melhor forma de auxiliar as crianças a encontrarem a própria felicidade. Além do mais, o autoconhecimento está entre as dez competências gerais na educação, que permeiam a Base Curricular Comum, mais conhecida como BNCC.

Atividades de autoconhecimento educação infantil

Com base nisso, a equipe do Minhas Atividades preparou uma série de atividades para auxiliar as crianças nesta fase de autoconhecimento.

(2)
(3)

A equipe do Minhas Atividades agradece todos os professores que ajudam as crianças em suas descobertas sobre si mesmos. Vocês são incríveis!

Atividade de dizer seu nome

Para realizar esta atividade, o aluno deverá inserir seu nome, dizer a letra inicial e final, além de contabilizar todas as letras que compõem seu nome.

(4)
(5)

Muitas crianças ainda não sabem a quantidade de letras que estão no nome, tampouco notam a presença de vogais e consoantes.

Mais informações sobre mim

O aluno deverá inserir nos campos abaixo as brincadeiras que mais gosta de fazer, qual o animal favorito, cor e a comida que mais ama.

(6)
(7)

Podem ser coisas simples como essas, mas que fazem toda diferença na vida de uma

criança. Ao saber da cor favorita, os pequenos simplesmente usarão trajes com base na cor e isso ajuda a moldar toda uma personalidade.

Atividade para colocar seus defeitos e qualidades

O aluno deverá colocar todos os seus defeitos e qualidade, mesmo que sejam poucas, ele deve compreender sobre esses fatores.

(8)
(9)

Admitir seus defeitos e qualidades também ajuda diretamente a moldar a personalidade da criança, uma vez que ela saiba reconhecer seus pontos fortes e baixos com mais clareza.

Deixe parecido com você

O aluno deverá fazer uma colagem e depois desenhar para deixar parecido com ele.

(10)
(11)

A autoimagem é importante na fase infantil, já que os traços são distintos e mudarão quando se tornarem jovens saber o que mudou, é interessante.

Deixe semelhante com você

As alunas deverão deixar a imagem abaixo parecida com elas, portanto devem fazer uso de colagem e posteriormente fazer um desenho.

(12)
(13)

As meninas devem reproduzir a mesma atividade que os garotos, de modo que contenha todos os seus principais detalhes.

Essa é a minha família

O aluno deverá realizar a colagem de uma foto de família e abaixo inserir o sobrenome.

Todos possuem um sobrenome, portanto, a criança deverá reconhecer o seu próprio.

(14)
(15)

Se por acaso o aluno se esquecer, basta falar com o professor responsável pela atividade.

Atividade de fazer meu retrato

O aluno deverá dizer o que deseja ser quando crescer, mostrar seu retrato recém feito e responder algumas perguntas sobre si.

(16)
(17)

Qual a cor do cabelo, dos olhos, cor da pele, cor favorita, brinquedo favorito e o desenho favorito deverão ser respondidos nas linhas do lado direito.

Pinte o desenho no qual você de se identifica

O aluno deverá pintar o desenho no qual se identifica mais, de modo que as cores representem seu cabelo, olhos e pele.

(18)
(19)

As crianças devem compreender que elas são únicas e ninguém será igual, porque ninguém é igual a ninguém no mundo.

Atividade de carimbar suas mãos no espaço abaixo

O aluno deverá passar tinta na mão esquerda para carimbar no espaço abaixo, com ajuda do professor responsável pela atividade.

(20)
(21)

O aluno perceberá linhas em torno dos dedos, conhecidas popularmente de digitais. Elas pertencem somente àquele aluno e ninguém terá digitais com as dele, porque cada individuo é único.

Mais algumas informações

O aluno deverá marcar com um X, se é filho único, tem animais de estimação, se gosta de estudar, etc. Ele não deve sentir constrangimento de responder nada na atividade.

(22)
(23)

Cada criança demonstra alegria de um jeito, e outras podem se sentir felizes ao ler livros ou estar com família e amigos, ou simplesmente com o animal de estimação.

Carimbe suas mãos

O aluno deverá carimbar a mão direita desta vez, com ajuda da tinta e do professor.

(24)
(25)

Outro fator que o aluno poderá notar, é que cada membro do ser humano é maior que o outro, e isso pode parecer estranho à primeira vista. O professor deve explicar que todos são desse jeito e não há nada de mal nisso.

Atividade de contar quantos membros tem

O aluno deverá colocar o número exato de mãos e pés que possui, em cada quadrinho.

(26)
(27)

Todo ser humano possui mãos, pés, olhos, boca, nariz e orelhas, cada um com sua própria função.

Um pouco da minha família

O aluno deverá escrever seu nome na árvore genealógica, bem como o nome de sua mãe, pai, avós maternas e avós paternos.

(28)
(29)

É interessante falar com as crianças sobre as árvores genealógicas e sua serventia para a espécie humana, pois é com ela que muitas pessoas conseguem descobrir novos membro da família, conhecidos como antepassados.

Atividade de linha do tempo

O aluno deverá pedir ajuda aos pais para que consiga realizar a atividade de linha do tempo, pois há informações que apenas eles sabem.

(30)
(31)

Será necessário fazer colagens das fotografias ou simplesmente desenhar a si mesmo quando era um bebê de apenas um ano de idade.

Não sou igual a todo mundo

Por fim, o aluno deverá escrever seu nome, dizer a cidade onde nasceu, mencionar sua idade, falar o nome de seus pais e contar se possui irmãs ou irmãos.

(32)
(33)

Todas as atividades possuem sua importância para as crianças aprenderem um pouco mais sobre si mesmas, e os pais podem ajudar nessa etapa de descobertas.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Referências

Documentos relacionados

Os dados do processo abaixo identificado podem ser consultados na Internet, no site do Tribunal de Justiça de São Paulo http://www.tjsp.jus.br, clicando em "Processo Digital,

Nesta atividade, em especial, o aluno deverá apenas observar os números apresentados e realizar o cálculo da média aritmética de cada número no espaço abaixo... O aluno não

Constrói-se, argumenta Lander (2005), a Europa/Ocidente como o lugar privilegiado de enunciação, associado ao poder imperial e, consequentemente, tenta-se retirar a fala desse

b) nas ferrovias isoladas, ao Superintendente. § 1º Caso as autoridades mencionadas nas alíneas a e b não sejam servidores públicos, civis ou militares, as atribuições a que se

Ao analisar uma mudança da universidade pública pela perspectiva da formação e da democratização, Chauí (2003, p.14) assinala, dentre outros pontos, a formação

Caso o aluno queira, poderá colorir a letra A grande, assim como na atividade anterior para lhe dar um destaque maior.... Desenhe frutas

Conforme orientado no endereço www.prex.ufc.br/acoes/relatorios-anuais, o formulário EXTENSÃO: Relatório de ação deve ser assinado pelo(a) Coordenador(a) da ação e

O aluno executa enquanto o professor vai dando indicações sobre como fazer as passagens da mão esquerda. O aluno não consegue responder, embora professor