• Nenhum resultado encontrado

Edital UFRGS EaD 24. Consideram-se como possíveis proponentes neste Edital, servidores ativos de nível superior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital UFRGS EaD 24. Consideram-se como possíveis proponentes neste Edital, servidores ativos de nível superior"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Edital UFRGS EaD 24

1. APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Educação a Distância (SEAD) publica o Edital UFRGS EaD 24, levando em consideração:

a) a ampliação da oferta de cursos na modalidade a distância (extensão, graduação e pós-graduação);

b) a expansão do uso de tecnologias digitais no ensino presencial;

c) a necessidade de promover o aprimoramento de processos e o desenvolvimento de inovações no campo da educação a distância (EaD);

d) a necessidade de manutenção de permanente incentivo à elaboração de Recursos Educacionais Digitais a serem utilizados nas disciplinas dos cursos presenciais e a distância;

e) a necessidade do desenvolvimento de pesquisas em EaD;

f) o papel institucional na promoção da educação aberta e continuada.

Consideram-se como possíveis proponentes neste Edital, servidores ativos de nível superior da UFRGS.

2. OBJETIVO

Este Edital busca fomentar o desenvolvimento das ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade, procurando abranger o maior número possível de unidades de ensino, de professores, de técnicos e de alunos, através das linhas de ação que financia.

3. DAS LINHAS DE AÇĀO

Este Edital contempla três (3) linhas de ação que são descritas a seguir.

3.1 Linha A – Oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos presenciais de graduação e pós-graduação stricto sensu

Esta linha visa fomentar a expansão da oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos presenciais de graduação e pós-graduação stricto sensu. Com isso, pretende-se disseminar a educação a distância na Universidade como instrumento de melhoria dos processos educativos.

(2)

2 3.2 Linha B – Pesquisas em Educação a Distância

Esta linha visa fomentar a realização de pesquisas que analisem os reflexos da inserção das tecnologias digitais em diferentes níveis de níveis de ensino da universidade (no ensino de graduação, pós-graduação, educação básica e extensão universitária) e/ou propiciem a exploração de outras formas de inserção das tecnologias digitais no ensino.

3.3 Linha C – Recursos Educacionais Digitais

Esta linha visa fomentar o desenvolvimento de Recursos Educacionais Digitais de forma a qualificar os processos educacionais (tanto nas ações presenciais quanto nas ações a distância), contribuindo na esfera do ensino, pesquisa e extensão.

4. CARACTERÍSTICAS ESPERADAS NOS PROJETOS SUBMETIDOS

Os projetos submetidos a este Edital deverão conter, no máximo, 6 (seis) páginas, considerando o Plano e o Cronograma de atividades do bolsista, cujo modelo encontra-se disponível no site da SEAD (http://www.ufrgs.br/sead/servicos-ead/editais/editais-1).

4.1 Linha A – Oferta de Disciplinas na Modalidade a Distância em Cursos Presenciais de Graduação e Pós-graduação stricto sensu

4.1.1 Caracterização de Disciplinas na Modalidade a Distância

Conforme a Resolução 10/2006-CEPE, art. 4º, inciso I, são atividades de ensino a distância “qualquer um dos tipos de atividade de ensino previstos na Universidade (disciplina, estágio curricular, estágio de docência e trabalho de conclusão) no qual mais de 20% da carga horária envolva atividades de ensino a distância”, de acordo com a regulamentação federal (Portaria MEC nº 4.059/2004).

No caso de disciplinas de graduação, esta pode ser oferecida com turmas na modalidade presencial e a distância simultaneamente, uma vez que a caracterização como “a distância” é realizada em nível de turma, no sistema acadêmico da Universidade. Se a disciplina/turma tiver mais de 20% da sua carga horária com atividades a distância, é necessário que haja aprovação da respectiva COMGRAD e a realização de registro no Sistema de Graduação (SISGRAD – Módulo Turmas) como “EaD” (Anexo 1).

Obrigatoriamente, a disciplina, objeto desse projeto, deve fazer parte do currículo de um curso de graduação ou pós-graduação presencial da UFRGS. A disciplina deve ser oferecida em 2017

(3)

3 ou, no máximo, no primeiro semestre de 2018. Para efeito de registro, as disciplinas de graduação deverão ser cadastradas no Sistema de Graduação (SISGRAD - Módulo Turmas) e as de pós-graduação stricto sensu no Sistema de Pós-pós-graduação (POSGRAD), ambas como disciplina EaD.

O código da disciplina criada como EaD deverá ser informado no relatório final. No caso de não aceite de cadastro de disciplina a ser oferecida na modalidade EaD, por parte da COMGRAD ou Comissão de Pós-graduação, o relatório final deverá conter a justificativa do não oferecimento. Nesse caso, o material deverá ser utilizado para apoio às práticas presenciais.

4.1.2 Objetivos desta linha

Esta linha tem por objetivo apoiar a preparação/aprimoramento de materiais e atividades necessários ao oferecimento da disciplina indicada na modalidade a distância.

O apoio aos projetos se dará mediante a destinação de um bolsista de graduação ou de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Ressalta-se que a função do bolsista é apoiar a produção e o desenvolvimento da disciplina, não sendo função do mesmo desempenhar papel de monitor ou de apoio à prática com os alunos.

A publicação do material produzido deverá ser realizada em uma das plataformas institucionais de Educação a Distância da UFRGS (Moodle, Rooda e Navi).

4.1.3 Resultados esperados

Ao final do projeto espera-se o encaminhamento dos materiais e/ou a captura das telas e atividades que compõem a disciplina para ser ministrada na modalidade a distância. Ademais, espera-se também o encaminhamento do Plano de Ensino atualizado. Todos estes materiais deverão compor o relatório final e o mesmo deverá ser encaminhado à SEAD através do Portal do Servidor / Editais / Relatório Final.

Ressalta-se que as disciplinas de graduação deverão ser cadastradas no Sistema de Graduação (SISGRAD - Módulo Turmas) e as disciplinas de pós-graduação stricto sensu no Sistema de Pós-graduação (POSGRAD), ambas como disciplina EaD.

4.1.4 Critérios de Seleção e Implementação dos Projetos

Como requisito para a implementação da bolsa, o proponente deverá ter entregue o Relatório Final do projeto apoiado pelo Edital SEAD 23, caso tenha participado dele.

(4)

4 O projeto deverá ser submetido em arquivo único, segundo o modelo disponível no site da SEAD (Página Inicial/ Serviços SEAD/ Editais/ Editais UFRGS EaD/ Edital UFRGS EaD 24).

No processo de seleção serão priorizados os projetos que contemplem a maior pontuação, que será formada a partir da ponderação dos critérios de avaliação descritos a seguir:

a) Título;

b) Apresentar proposta pedagógica coerente com os conteúdos a serem desenvolvidos (Peso 2);

c) Propor a utilização de recursos digitais de forma compatível com os objetivos da disciplina (Peso 1,5);

d) Indicar como serão os processos de interação entre alunos, docentes e monitores, utilizando os recursos digitais previstos no projeto (Peso 1,5);

e) Apresentar proposta de avaliação de acordo com os objetivos previstos para o processo de aprendizagem do aluno (Peso 1);

f) Prever a inserção de recursos de acessibilidade como legendas descritivas e/ou LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) quando o material ou atividade pedagógica implicar, preponderantemente, a utilização de imagens (Peso 1);

g) Apresentar plano e cronograma de atividade do bolsista considerando carga horária de 20 horas (Página Inicial/ Serviços SEAD/ Editais/ Editais UFRGS EaD/ Edital UFRGS EaD 24) - (Peso 2);

h) Tendo em vista o objetivo da UFRGS, de ampliar a oferta de disciplinas na modalidade a distância, o proponente que estiver submetendo projeto pela primeira vez no Edital SEAD receberá um ponto (Peso 1).

São critérios de desempate:

Maior nota atribuída ao item 6 que prevê cronograma e plano de trabalho do bolsista, seguida pela maior nota atribuída ao item 1 que trata da proposta pedagógica e, por fim, a maior nota atribuída ao item 2 que aponta a compatibilidade dos recursos digitais contemplados na disciplina. Persistindo o empate, haverá sorteio.

4.2 Linha B – Pesquisa em Educação a Distância

4.2.1 Caracterização de Pesquisas em Educação a Distância

Para efeitos do presente Edital, entende-se como “Pesquisa em Educação a Distância” estudos visando a compreensão de fenômenos, que contribuam para a melhoria da qualidade

(5)

5 pedagógica e tecnológica da educação a distância promovendo, assim, a proposição de novas concepções, alternativas e recursos digitais na área.

4.2.2 Objetivos desta linha

Esta linha tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisas com foco na inserção das tecnologias nas atividades de ensino, refletindo sobre os processos envolvidos e sua relação com a aprendizagem, permanência dos alunos e integração com as demais atividades curriculares.

O projeto de pesquisa proposto neste Edital deverá, necessariamente, estar cadastrado no Portal do Servidor/Pesquisa/Pesquisador, sendo que o nome e número de cadastro no sistema deverão ser informados no projeto submetido a este edital.

O apoio ao projeto contemplado se dará mediante a destinação de um bolsista de graduação ou de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

4.2.3 Resultados esperados

As pesquisas desenvolvidas com apoio deste Edital deverão resultar em um produto que possa ser disponibilizado para a comunidade acadêmica. São exemplos de produto: artigos científicos, resumos publicados em anais de eventos da área, assim como quaisquer publicações científicas que divulguem os resultados do projeto. Não serão considerados como produtos desta linha de ação: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, nem o resumo publicado no Salão de Ensino 2017.

Todos os materiais publicados com apoio deste Edital devem mencionar a SEAD e/ou incluir o logotipo da Secretaria de Educação a Distância no documento publicado, conforme orientado em

http://www.ufrgs.br/sead/institucional/identidade-visual.

4.2.4 Critérios de Seleção e Implementação dos Projetos

Como requisito para a implementação da bolsa, o proponente deverá ter entregue o Relatório Final do projeto apoiado pelo Edital SEAD 23, caso tenha participado dele.

O projeto deverá ser submetido em arquivo único, segundo o modelo disponível no site da SEAD (Página Inicial/ Serviços SEAD/ Editais/ Editais UFRGS EaD/ Edital UFRGS EaD 24).

No processo de seleção serão priorizados os projetos que contemplem a maior pontuação, que será formada a partir da ponderação dos critérios de avaliação descritos a seguir:

a) Título

(6)

6 c) Contextualizar e justificar a relevância da proposta e seus reflexos na ampliação das ações em educação a distância na UFRGS (Peso 2);

d) Descrever a metodologia de pesquisa, os objetivos, a natureza da abordagem da pesquisa (qualitativa e/ou quantitativa), os procedimentos e instrumentos para coleta de dados, a proposta de análise dos dados, bem como citar os sujeitos envolvidos e os resultados esperados (Peso 2);

e) Apresentar plano e cronograma de atividade do bolsista considerando carga horária de 20 horas (Página Inicial/ Serviços SEAD/ Editais/ Editais UFRGS EaD/ Edital UFRGS EaD 24) - (Peso 2);

f) Apresentar cronograma de ações da pesquisa de acordo com o tempo vigente do presente edital (Peso 2);

g) Informar número e nome do projeto de pesquisa cadastrado no Portal do Servidor.

São critérios de desempate:

Maior nota atribuída ao item 4 que prevê cronograma e plano de trabalho do bolsista, seguida pela maior nota atribuída ao item 1 que trata da descrição do problema de pesquisa e, por fim, a maior nota atribuída ao item 3 que descreve os procedimentos que serão contemplados no estudo. Persistindo o empate, haverá sorteio.

4.3 Linha C – Recursos Educacionais Digitais

4.3.1 Caracterização de Recurso Educacional Digital

Para efeitos deste Edital, definem-se Recursos Educacionais Digitais como quaisquer materiais eletrônicos (como imagens, vídeos, páginas web, e-books, MOOCs, animações, simulações e outros), desde que tragam (de forma autocontida) informações destinadas à construção do conhecimento, explicitem seus objetivos pedagógicos e estejam estruturados e padronizados de tal forma que possam ser reutilizados e recombinados com outros recursos digitais.

Os Recursos Educacionais Digitais devem ter a possibilidade de serem aplicados em diferentes situações de aprendizagem e ambientes virtuais, bem como apresentar as seguintes características:

 Não necessitar, para sua utilização, de aplicativo ou de programa que não esteja disponível gratuitamente na web;

 Ser de acesso livre, de natureza pública, resguardando a propriedade intelectual, passando a integrar o acervo de Recursos Educacionais do LUME;

(7)

7  Apresentar um guia de utilização pelo usuário (aluno) e pelo professor, com os princípios pedagógicos que fundamentam sua concepção, em particular quanto aos aspectos que caracterizam o processo de aprendizagem, visando à reutilização.

4.3.2 Objetivo desta linha

Esta linha tem por objetivo apoiar a produção de Recursos Educacionais Digitais para suporte às atividades e ações a distância em disciplinas e cursos da Universidade.

O apoio aos projetos contemplados se dará mediante a destinação de um bolsista de graduação ou de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), para cada projeto.

4.3.3 Resultados esperados

Espera-se como produto desta linha um Recurso Educacional Digital que atenda às condições estabelecidas na definição proposta nesse edital.

Ao final do processo o recurso deverá ser publicado na comunidade Recursos Educacionais dentro do repositório LUME, seguindo as orientações disponíveis em:

http://www.ufrgs.br/napead/lume. O material seguirá etapas de validação e, caso não atenda às especificidades para publicação, serão solicitadas ações para adequação do mesmo. O projeto somente será considerado entregue, quando todos os requisitos forem atendidos e o material estiver em condições de ser publicado no LUME.

Ressalta-se que os projetos contemplados neste edital não poderão receber, simultaneamente, apoio do NAPEAD.

4.3.4 Critérios de Seleção e Implementação dos Projetos

Como requisito para a implementação da bolsa, o proponente deverá ter entregue o Relatório Final do projeto apoiado pelo Edital SEAD 23, caso tenha participado dele.

O projeto deverá ser submetido em arquivo único, segundo o modelo disponível no site da SEAD (Página Inicial/ Serviços SEAD/ Editais/ Editais UFRGS EaD/ Edital UFRGS EaD 24).

Na submissão de projetos da Linha C, o proponente deverá anexar, além do projeto, o detalhamento do Recurso Educacional Digital proposto. Exemplos de detalhamento podem ser acessados a partir dos links a seguir:

 Mapa de Navegação - Acesse aqui o tutorial sobre mapa de navegação

Storyboard - Acesse aqui o modelo de storyboard

(8)

8 No processo de seleção serão priorizados os projetos que contemplem a maior pontuação, que será formada a partir da ponderação dos critérios de avaliação descritos a seguir.

a) Título;

b) Descrever, de forma detalhada, o Recurso Educacional Digital a ser desenvolvido contemplando: tema, objetivos pedagógicos e tipo de material (imagens, vídeos, hipertextos, animações, simulações, etc.) (Peso 2);

c) Destacar a relevância da proposta de construção do Recurso Educacional Digital para a educação, vinculando a sua utilização em contextos de ensino e aprendizagem (Peso 1);

d) Detalhar o recurso, através do mapa de navegação, do storyboard ou de roteiro disponível no endereço citado no item 4.3.4 (Peso 2);

e) Descrever os recursos disponíveis no Recurso Educacional Digital que visem a interação e a interatividade, onde interação é entendida como as trocas entre os sujeitos e a interatividade as trocas do sujeito com os recursos disponíveis no recurso educacional (Peso 1);

f) Descrição da proposta de validação do Recurso Educacional Digital, dentro do período de vigência deste edital (Peso 1);

g) Inserir legendas descritivas e/ou LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), quando o Recurso Educacional Digital implicar, preponderantemente, na utilização de imagens, ou a inserção de áudio como recursos de acessibilidade (Peso 1);

h) Apresentar plano e cronograma de atividade do bolsista considerando carga horária de 20 horas (Página Inicial/ Serviços SEAD/ Editais/ Editais UFRGS EaD/ Edital UFRGS EaD 24) - (Peso 2).

São critérios de desempate:

Maior nota atribuída ao item 8 que prevê cronograma e plano de trabalho do bolsista, seguida pela maior nota atribuída ao item 4 que detalha o Recurso Educacional Digital através do mapa de navegação, do storyboard ou roteiro anexo, e por fim, o item 2 que trata da descrição do recurso a ser desenvolvido Persistindo o empate, haverá sorteio.

5. ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DOS PROJETOS CONTEMPLADOS Os coordenadores dos projetos apoiados por este Edital deverão:

 Participar do Salão de Ensino da UFRGS 2017, apresentando os resultados dos seus projetos, ainda que parciais, bem como atuar como avaliadores e/ou moderadores de sessão dos trabalhos a serem apresentados neste evento.

(9)

9  Vincular, em todo e qualquer meio de divulgação dos projetos contemplados por este edital (artigos, apresentações, pôsteres, recursos educacionais, páginas web, entre outros), o logo e/ou o nome da SEAD/UFRGS fazendo menção ao apoio recebido, inclusive quando essa divulgação acontecer em blogs, servidores próprios ou qualquer outro canal de publicação. As orientações sobre o uso da identidade visual da SEAD estão publicadas no site da SEAD.

Responsabilizar-se pela obtenção de autorizações para uso de qualquer material produzido ou de posse de terceiros (por exemplo: textos, imagens, fotografias, vídeos, tabelas, entrevistas, áudios etc.), eximindo a SEAD de qualquer responsabilidade em relação a questões de direito autoral, em qualquer uma das linhas deste edital.

No caso da Linha de Ação "Recurso Educacional Digital", os materiais desenvolvidos deverão ser disponibilizados ao NAPEAD (Fone 51 3308 7809; e-mail: napead@sead.ufrgs.br). Agende data e horário através de e-mail ou telefone.

 Entregar Relatório Final de Realização do Projeto no Portal do Servidor (de 26/02/2018 até 12/03/2018). O relatório deve conter todos os itens solicitados no formulário no Portal do Servidor da UFRGS (http://www.ufrgs.br/ufrgs/servidor), de acordo com a linha do projeto contemplado. A SEAD não receberá relatórios fora do prazo estabelecido deste Edital, considerando estes casos como não entregues.

A SEAD poderá propor atividades de acompanhamento, sempre que necessário, visando assistir o andamento dos projetos contemplados neste edital.

6. ITENS QUE PODERÃO E QUE NÃO PODERÃO SER FINANCIADOS

O presente Edital será financiado com recursos orçamentários da UFRGS, destinados a bolsas para alunos de graduação e bolsas para alunos de pós-graduação para desenvolvimento de projetos.

Cada coordenador poderá submeter até dois projetos, desde que em diferentes linhas de ação. A aprovação do segundo projeto de um mesmo coordenador está vinculada à disponibilidade de verbas.

O presente Edital não prevê a concessão de hardwares ou softwares de qualquer espécie, bem como não prevê o custeio de inscrições, viagens e diárias para participação em eventos.

7. CRONOGRAMA

(10)

10  Submissão das propostas: 01/11/2016 a 11/01/2017 (sem prorrogação);

 Avaliação das propostas: de 19/01/17 a 19/02/2017;

 Divulgação dos projetos contemplados: 13/03/2017;

 Assinatura do Termo de Concessão, conforme orientações que constam no item 10 deste Edital: 13/03/2017 a 17/04/2017;

 Entrega de documentos do bolsista, conforme orientações que constam no item 11.3 deste Edital: 13/03/2017 a 17/04/2017;

 Início das atividades do projeto: 01/04/2017;

 Prazo final para indicar bolsista sem perda da bolsa: 30/05/2017

 Participação no Salão de Ensino 2017;

 Final das atividades do projeto: 28/02/2018;

Entrega do Relatório de Final do Projeto de 26/02/2018 a 12/03/2018. 8. COMISSÃO DE ANÁLISE DAS PROPOSTAS

A análise das propostas, bem como a seleção de projetos ficará a cargo de comissão específica designada pela SEAD, composta por docentes e técnicos administrativos de nível superior com experiência em Educação a Distância e nas linhas do Edital.

Os projetos serão avaliados na forma de revisão "revisão cega" pelos membros da comissão. Ao final do processo de avaliação, cada projeto terá uma Pontuação Final e a recomendação ou não para recebimento do fomento.

9. FÓRMULA DE CÁLCULO DA PONTUAÇÃO

As propostas serão avaliadas de acordo com a Linha de submissão respeitando os respectivos critérios e pesos descritos neste Edital. Os avaliadores atribuirão notas de 0 a 10 para cada critério de avaliação, sendo a Pontuação Final ponderada conforme o peso atribuído a cada critério. Para fins de esclarecimento, o quadro a seguir exemplifica a Pontuação Final para uma proposta submetida à Linha A.

(11)

11 Critérios Peso Nota Pontuação

1 2 7 14 2 1,5 7 10,5 3 1,5 7 10,5 4 1 7 7 5 1 7 7 6 2 7 14 7 1 7 7 Pontuação Final 7,00

Critérios: descrição dos requisitos a serem avaliados na proposta; Peso: ponderação do critério em relação ao projeto;

Nota: atribuída de 0 a 10 pelo avaliador para o critério; Pontuação: multiplicação do Peso pela Nota atribuída;

Pontuação Final: somatório da Pontuação de cada critério dividido pelo somatório dos Pesos (10).

9.1 Da Classificação dos Projetos

Os projetos serão classificados em ordem decrescente em suas respectivas Linhas de Ação de acordo com a Pontuação Final obtida. Os recursos financeiros serão distribuídos na proporção de 20% para os projetos aprovados na Linha de Ação A, 30% para os projetos aprovados na Linha de Ação B e 50% para os projetos aprovados na Linha de Ação C, desde que atingidos os critérios mínimos de qualidade previstos no Edital e respeitando os recursos financeiros disponíveis.

Serão considerados aptos para recebimento de fomento os projetos que obtiverem Pontuação Final igual ou superior a 6 (seis). Caso todos os projetos de uma Linha de Ação sejam atendidos e sobrem recursos, estes serão igualmente redistribuídos para projetos aprovados nas demais Linhas que ainda apresentem projetos aprovados (Pontuação Final igual ou superior a seis).

10. SISTEMA DE SUBMISSÃO DE PROJETOS E RELATÓRIOS

As propostas de projetos e relatórios deverão ser encaminhadas via formulário eletrônico por meio do Portal do Servidor da UFRGS, acessando os seguintes links nesta ordem: Ensino a Distância  Sistema de Editais EAD UFRGS – Proponente. O proponente deve, então, selecionar o Edital UFRGS EaD 24 e clicar na aba Projetos à esquerda da tela. Após, deve clicar em Submeter Projetos, preencher o formulário disponível e enviar os arquivos correspondentes à sua linha, de acordo com as orientações deste Edital.

(12)

12 11. ASSINATURA DO TERMO DE CONCESSÃO

Os coordenadores de projetos contemplados deverão comparecer à Gerência Administrativa da SEAD para entrega do “Termo de Concessão” (Av. Paulo Gama, Anexo III, sala 213).

12. BOLSAS

12.1 Pré-Requisitos para candidatar-se à bolsa

Os bolsistas deverão ser alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação (stricto sensu) da UFRGS.

É vedada a acumulação de bolsa deste Edital com qualquer outro tipo de bolsa. O bolsista também não poderá ter vínculo empregatício.

O coordenador de projeto não poderá admitir, como bolsista, aluno com o qual possua vínculo de cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil, conforme estabelecido na Lei nº 8.112/1990, art. 117, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm.

O Coordenador compromete-se a informar a substituição ou cancelamento do contrato com o bolsista, bem como responder solidariamente por qualquer pagamento de bolsa em desacordo com as normas deste Edital.

12.2 Seleção dos Bolsistas

Os alunos serão selecionados pelos coordenadores dos respectivos projetos desenvolvidos no âmbito deste Edital, observando os pré-requisitos estabelecidos no mesmo.

A dedicação do bolsista para os projetos contemplados será de 20 horas semanais e as atividades exercidas pelos bolsistas não gerarão vínculo empregatício de qualquer natureza.

Não é admitida a conversão de bolsa de graduação para bolsa de pós-graduação. Mediante justificativa, a SEAD poderá autorizar a conversão de uma bolsa de pós-graduação para uma bolsa de graduação.

Após a assinatura do Termo de Concessão, não será permitida troca de modalidade da bolsa recebida.

É de responsabilidade do coordenador do projeto a certificação de que o candidato atende a todos os requisitos que disciplinam os programas de bolsas na Universidade e às necessidades relativas ao desenvolvimento do projeto, bem como a supervisão das atividades a serem desenvolvidas e controle da efetividade.

(13)

13 A não indicação de bolsista em até 30/05/2017 implicará no cancelamento da respectiva bolsa.

Orientações sobre como indicar, substituir e cancelar bolsa encontram-se no Anexo 2.

12.3 Documentos das bolsas

Os documentos necessários para a indicação do bolsista são:

 Formulário de Solicitação de Bolsa (Termo de Responsabilidade da Coordenação e o Formulário dos Dados Pessoais do Bolsista, disponíveis no Portal do Servidor, vide Anexo 2).

 Cópia do comprovante de matrícula do bolsista;

 Cópia do RG do bolsista;

 Cópia do CPF do bolsista;

 Cópia de comprovante da Conta Corrente, em nome do bolsista, exclusivamente no Banco do Brasil (não serão aceitas contas do tipo "Conta Salário" ou "Poupança", somente "Conta Corrente").

 Os documentos deverão ser entregues, devidamente assinados pelo coordenador do projeto, à Gerência Administrativa da SEAD (Av. Paulo Gama, Anexo III, sala 213).

12.4 Cancelamento e Substituição do Bolsista

É encargo do coordenador do projeto a substituição do bolsista e o cancelamento de bolsa, os procedimento para cancelamento e substituição estão descritos no Anexo 2. Os termos (do bolsista e do projeto) deverão ser entregues na Gerência Administrativa da SEAD (localizada na Av. Paulo Gama, Anexo III, sala 213) com assinatura do Coordenador do Projeto, até o dia 20 de cada mês.

12.5 Do pagamento das Bolsas

A concessão de bolsas se dará em observância aos procedimentos a serem definidos pela SEAD, incluindo o cumprimento de prazos, preenchimento de formulários e demais condições que venham a ser estabelecidas durante a vigência do programa no âmbito do Edital.

Os valores das bolsas estabelecidos pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), atualmente, são de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para bolsa de graduação e de R$ 800,00 (oitocentos reais) para bolsa de pós-graduação.

Para implementação da bolsa é necessário que o bolsista possua Conta Corrente no Banco do Brasil.

(14)

14 13. CERTIFICADOS

A SEAD expedirá o certificado ao bolsista (remunerado e registrado) através do Portal do Aluno. O coordenador do projeto receberá o certificado somente após preenchimento e análise do Relatório Final.

Os demais membros da equipe que possam ser informados no projeto não receberão certificado da SEAD em virtude de questões operacionais.

14. RECURSOS

Do resultado da seleção não cabe recurso. Dúvidas ou demais esclarecimentos em relação à classificação final poderão ser encaminhados à Coordenação de Editais da SEAD no prazo de 48 horas após a divulgação do resultado final.

Porto Alegre, 1º de novembro de 2016.

Prof. Lovois de Andrade Miguel Secretário de Educação a Distância (o original encontra-se assinado na SEAD)

(15)

15 ANEXO 1 – Cadastro de Disciplinas no Sistema de Graduação (SISGRAD)

Informações sobre como as COMGRADS, Chefes de Departamento ou secretárias de Departamentos devem proceder para cadastrar disciplinas EAD no Sistema de Graduação (SISGRAD).

Passo 1: Escolhe-se a disciplina no SISGRAD (Figura 1)

(16)

16 Passo 2: Marca-se a opção de EAD (Figura 2)

Figura 2 - Escolha da modalidade EAD no SISGRAD

Passo 3: Salva-se clicando no ícone do disquete, na parte superior da tela (Figura 3)

(17)

17 Passo 4: Escolhe-se o Ambiente Virtual institucional a ser utilizado (Figura 4)

Figura 4 – Escolha do Ambiente EAD

Passo 5: Salva-se a opção realizada clicando , novamente, no ícone do disquete, na parte superior da tela (Figura 3)

(18)

18 ANEXO 2 - Orientações para bolsas: indicação, substituição e cancelamento

1) Indicação do Bolsista / Troca de Bolsista (Figura 5)

Nesta tela, à direita mostra um ícone de busca de Edição [imagem de um lápis] , onde o coordenador deve clicar para fazer a indicação do bolsista.

Figura 5 – Tela de Recursos Concedidos

O coordenador deverá indicar o bolsista somente se o projeto foi contemplado, com o recurso concedido de bolsa de graduação ou pós-graduação e o período de indicação estiver aberto.

LEMBRE-SE que o bolsista deve preencher os seguintes requisitos:

 Deve ser aluno regular da UFRGS;

 Não pode possuir outra bolsa (ou seja, não pode acumular bolsas);

 Não pode ter vínculo empregatício.

Após a indicação pelo coordenador do projeto no sistema de editais, o bolsista receberá automaticamente um e-mail emitido pelo sistema, com informações de procedimentos. Será solicitado que o bolsista confirme seus dados pessoais e indique os dados da conta no Banco do Brasil.

Para facilitar a comunicação com os alunos-bolsistas é importante ressaltar que o e-mail cadastrado nos Dados Pessoais do Portal do Aluno deve ser um e-mail frequentemente utilizado pelo mesmo.

Se houver a indicação de um novo bolsista, este deverá ingressar somente após a data de desligamento do último.

Na tela abaixo (Figura 6), de Indicação do Bolsista, o coordenador pode fazer o gerenciamento da sua equipe. Nesta tela contém informações relacionadas ao cadastro do bolsista através dos seguintes campos:

Função: informar a função de bolsista;

 Nome do Colaborador: informa o nome do bolsista;

(19)

19  Data de Desligamento: data de término das atividades do bolsista.

Atenção: a indicação do bolsista, para o mesmo mês, quanto à data de ingresso deverá ser até o dia vinte (20) do mês corrente. Quando a indicação do bolsista for realizada após o dia vinte (20), informar a data de ingresso a partir do primeiro dia do mês seguinte.

Figura 6 – Tela de Cadastro da Equipe

2) Emissão do Termo do Bolsista:

Nesta tela, à direita mostra um ícone de busca de Impressão de Documentos [imagem de um pergaminho] , onde o coordenador deve clicar para emitir o Termo de Bolsista. Esse documento deve ser impresso pelo coordenador, assinado e entregue na Gerência Administrativa da SEAD (Av. Paulo Gama 110, Anexo III da Reitoria, sala 213, Prédio 12.105, telefone 3308-4515).

3) Situação do Bolsista:

O Título Situação mostra a situação do bolsista. Se encontrará “em análise”, até que a bolsa esteja ocupada, o que deverá ser feito por volta do dia vinte e um (21) do mês, quando será gerada a folha de pagamento. A partir do primeiro pagamento ao bolsista a sua situação será alterada para “Aprovada”. O projeto não poderá ter 2 bolsistas simultâneos.

(20)

20 Para o coordenador realizar o cancelamento do bolsista, deverá informar a data de desligamento do mesmo. Após o desligamento do bolsista, o sistema trocará a situação desse bolsista para “cancelado” e seus dados não poderão ser alterados.

5) Substituição do Bolsista:

Para a inclusão de novo bolsista, o anterior deverá ser desligado, o que acarretará no recebimento da bolsa até a data de desligamento.

Referências

Documentos relacionados

de todos os quadrantes do mundo, vivenciaram as palavras do evangelho de Jesus Cristo.. Seguir e vivenciar o evangelho é vivenciar e seguir as palavras de

a) Anexar todos os documentos gerais para todos os candidatos - Item 1. do Anexo II deste Edital, sendo que o histórico escolar deve comprovar que o candidato cursou integralmente

Este edital visa regulamentar a pré-seleção de estudantes de graduação da UFRGS para participação no Projeto Erasmus+ International Credit Mobility, a ser

Observou-se que todos os canais exibiram resíduos de material obturador; a 700rpm o tempo de remoção da obturação foi menor, porém, a 350rpm menor quantidade de resíduos

Designação Educação para Valores e Ética pela Prática Desportiva Região de Educação Área de Formação A B C D Classificação Formação Contínua Modalidade

RODRIGO MACHADO AITA GESTÃO EM SAÚDE Noturno 645.08 1. MAYARA MORAES DE ANDRADE SILVA GESTÃO EM SAÚDE Noturno

Comparado-se as famílias encontradas em Bragança Paulista e em Campinas, com as encontradas no município de Araçatuba, São Paulo, observou-se que as famílias Cecidomyidae,

O presente aviso público, destinado exclusivamente ao recebimento do maior número de manifestações de interesse de operadores econômicos potencialmente interessados, não é de