• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 01/2012 PPGe/UFRN Seleção para o Mestrado em Geografia da UFRN TURMA 2013/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 01/2012 PPGe/UFRN Seleção para o Mestrado em Geografia da UFRN TURMA 2013/2015"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA

UFRN/CCHLA/Pós-Graduação em Geografia

Campus Universitário, Lagoa Nova – Natal/RN, CEP 59.078-970

Site: www.cchla.ufrn.br/ppge Fone: (84) 3215-3570 – Ramal 7. e-mail: ppge.ufrn@gmail.com

EDITAL Nº 01/2012 – PPGe/UFRN

Seleção para o Mestrado em Geografia da UFRN TURMA 2013/2015

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte torna público, pelo presente Edital, o processo seletivo para o Curso de Mestrado – ano letivo 2013.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A seleção, aberta pelo presente Edital, objetiva o preenchimento de até 20 (vinte) vagas do curso acima citado, na Área de Concentração Dinâmica Socioambiental e Reestruturação do Território. Podem candidatar-se graduados em qualquer área do conhecimento e que tenham afinidade de interesse com a temática central do curso, considerando suas 3 (três) Linhas de Pesquisa: I) Território, Estado e Planejamento; II) Dinâmica urbana e regional; e III) Dinâmica geoambiental, riscos e ordenamento do território.

2. DAS VAGAS

2.1 Para o processo seletivo (Turma 2013/2015) serão ofertadas 20 (vinte) vagas, distribuídas nas seguintes linhas de pesquisa: Território, Estado e Planejamento (04 vagas); Dinâmica urbana e regional (10 vagas); e Dinâmica geoambiental, riscos e ordenamento do território (06 vagas). O preenchimento das 20 vagas estará condicionado à aprovação do candidato em todas as etapas do Processo Seletivo, exceto na avaliação do Curriculum Vitae e do Histórico escolar, pois os mesmos possuem caráter classificatório.

3. DAS INSCRIÇÕES

A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação total das disposições, normas e instruções contidas neste Edital.

3.1 As inscrições serão efetuadas no período de 26 de novembro de 2012 a 15 de janeiro de 2013 via online no endereço eletrônico:www.sigaa.ufrn.br.

(2)

item 3.3, impreterivelmente até o último dia das inscrições. Para efeitos de prazo, será considerada a data da postagem até 15 de janeiro de 2013.

Endereço para envio da documentação: UFRN/CCHLA

Programa de Pós-Graduação em Geografia (sala 517) Campus Universitário, s/n.

Lagoa Nova – Natal/RN CEP: 59078-970.

3.3 Em nenhuma hipótese serão aceitas inscrições com a documentação incompleta, as quais por este motivo serão indeferidas. Os documentos necessários são:

a) Uma fotografia 3 x 4 recente;

b) Cópia do Diploma de Curso Superior reconhecido pelo MEC expedido por Instituição de Ensino Superior nacional ou declaração de que é concluinte do semestre 2012.2 emitida pela Instituição com a qual possui vínculo. Para candidatos portadores de Diploma oriundo de instituição estrangeira é necessária a revalidação deste por IES nacional ou Órgão competente;

c) Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

d) Curriculum Vitae criado na Plataforma Lattes – CNPq e impresso em formato RTF (www.cnpq.br), acompanhado de cópia da documentação comprobatória;

Obs.: Para a impressão, o candidato deve entrar no módulo de atualização on-line do Curriculum e exportar para o arquivo RTF.

e) Cópias dos documentos pessoais (não autenticadas): Carteira de Identidade, CPF, Certificado do Serviço Militar, Título de Eleitor e Comprovante de votação nas últimas eleições ou a comprovação de que o candidato está quite com a justiça eleitoral;

f) Cópia do passaporte com visto de permanência para os candidatos estrangeiros no país e comprovante de proficiência de Língua Portuguesa;

g) Projeto de Pesquisa sobre o tema da Dissertação, em 03 (três) vias, com indicação da linha de pesquisa (ver roteiro para elaboração do projeto em anexo). 3.4 Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

3.5 Todas as inscrições serão conferidas para efeitos de deferimento, cuja publicação será feita no dia 22 de janeiro de 2013 no Quadro de Avisos do PPGe e no sitewww.cchla.ufrn.br/ppge.

3.6 A data para recursos de inscrições indeferidas será 24 de janeiro de 2013. 3.7 No dia 25 de janeiro de 2013 será feita a publicação final dos deferimentos. Os candidatos cujas inscrições forem deferidas participarão do Processo de Seleção.

4. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

4.1 Os candidatos cujas inscrições forem deferidas participarão do Processo de Seleção, o qual é constituído das seguintes etapas:

(3)

vinculados à linha escolhida pelo candidato (eliminatória);

b) Prova Escrita contendo 02 (duas) questões: uma de cunho geral e outra relacionada à linha de pesquisa escolhida pelo candidato (eliminatória – peso 5,0 no resultado final);

c) Defesa do Projeto de Dissertação apresentado pelo candidato (eliminatória – peso 3,0 no resultado final);

d) Análise do Curriculum Vitae e do Histórico Escolar (classificatória – peso 2,0 no resultado final).

4.3 O resultado da análise dos projetos de dissertação (primeira etapa do processo seletivo) será divulgado no dia 08 de fevereiro de 2013. Apenas os candidatos aprovados nesta etapa poderão continuar participando do processo seletivo.

4.4 A prova escrita e a defesa do projeto de dissertação serão realizadas no período de 18 a 22 de fevereiro de 2013, em horário a ser divulgado quando da publicação do resultado da análise dos projetos de dissertação.

4.5 O não comparecimento ao local da prova no dia e horário determinados implicará na desclassificação automática do candidato.

4.6 BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA PARA A PROVA ESCRITA

Bibliografia Geral:

CASTRO, Iná Elias et al. Geografia: Conceitos e Temas. São Paulo: Bertrand Brasil, 1993.

GOMES, Paulo César da C. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. PARTE 2.

GOMES, Paulo César da C. Geografia fin-de-seècle: o discurso sobre a ordem espacial do mundo e o fim das ilusões. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1997.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993. Terceira Parte, CAPÍTULO 1.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: EDUSP, 2008 [Hucitec, 1988].

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova. São Paulo: Hucitec-Edusp, 1978. Bibliografia – Linha de Pesquisa I

CASTILLO, Ricardo; FREDERICO, Samuel. Espaço geográfico, produção e movimento: uma reflexão sobre o conceito de circuito espacial produtivo. Sociedade & Natureza, Uberlândia, 22 (3): 461-474, dez. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/sn/v22n3/04.pdf>. Acesso em: 17 de out. 2011.

(4)

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: EDUSP, 2008. Bibliografia – Linha de Pesquisa II

CARLOS, Ana Fani Alessandri; LEMOS, Amália Inês Geraiges. Dilemas Urbanos: novas abordagens sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2003.

CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1997.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Ed. Moraes, 1991.

LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 1999. v. 1. 214 p.

Bibliografia – Linha de Pesquisa III

TEIXEIRA, Wilson et. al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de texto, 2003. Especialmente capítulos 2, 7, 8, 10, 12 e 14.

GUERRA, Antonio J. Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista da (Orgs.).

Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, ano2003. Cap. 1 a 7.

TRICART, Jean. KILIAN, Jean. La eco-geografia y la ordenación del medio natural. Barcelona España: Anagrama, 1982. 288p.

5. DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO E DA MATRÍCULA (Previsão)

5.1. A relação dos candidatos aprovados será publicada no dia 25 de fevereiro de 2013 no quadro de avisos do PPGe e no site www.cchla.ufrn.br/ppge. A classificação final dos candidatos será divulgada em ordem decrescente da média final.

5.2. O período de matrículas será de 04 a 08 de março de 2013. Uma vez convocados, os candidatos selecionados que não comparecerem para formalizar a matrícula no curso no prazo estipulado perderão, automaticamente, a vaga.

5.3 No ato da matrícula, os candidatos aprovados deverão apresentar Cópia do Diploma de Curso Superior ou declaração de conclusão do curso emitida pela Instituição com a qual possui vínculo.

6. DO INÍCIO DAS AULAS (Previsão)

As aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 11 de março de 2013.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

(5)

poderão retirar os documentos entregues no ato de inscrição junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, após 10 (dez dias), a contar da publicação do resultado final do processo seletivo. Os Documentos serão mantidos em arquivo durante 60 (sessenta dias). Expirando-se esse prazo, a Secretaria do PPGe não se responsabilizará pelos documentos.

7.3. Será excluído da seleção em qualquer de suas etapas o candidato que: a) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) Não atender às determinações regulamentadas neste Edital.

7.4. O roteiro para elaboração do projeto segue em anexo neste edital.

7.5. O projeto que não se adequar à área de concentração do programa e a uma das linhas de pesquisa será considerado inadequado.

7.6. O PPGe reserva-se o direito de não preencher todas as vagas ofertadas.

7.7. As decisões da Comissão de Seleção, em todas as etapas de seleção, são irrecorríveis.

7.8. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Natal/RN, novembro de 2012.

Prof. Dr. Celso Donizete Locatel

Coordenador do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (PPGe) Prof. Dr. Ermínio Fernandes

(6)

ANEXO I

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO Informações Gerais

O projeto deve ser escrito em fonte 12, Times New Roman, espaçamento 1,5, justificado. A capa deverá conter as seguintes informações: Título, Autor e Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. E o projeto deverá ser composto por:

Justificativa

Apresentação de argumentos sobre as razões ou motivos e pertinência de desenvolver um trabalho num mestrado que tem como área de concentração Dinâmica Socioambiental e Reestruturação Territorial, dando ênfase à linha de pesquisa de sua escolha.

Problemática

Elucidação do seu objeto de pesquisa, apresentando a gênese do problema que pretende solucioná-lo e a pergunta ou um conjunto de perguntas que tentará responder durante o desenvolvimento da dissertação.

Estado da Arte

Enunciação dos parâmetros sobre os quais se discute o tema de seu trabalho, inclusive mediante rápida referência a literatura relativa ao objeto de pesquisa, demonstrando conhecimento sobre o que tem sido escrito e o que se escreve na atualidade sobre o seu objeto de pesquisa.

Procedimentos Metodológicos e Técnicos

Exposição do tipo de pesquisa que será desenvolvida, dos procedimentos e das fontes que são fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa em tela.

Referências

(7)

ANEXO II

PROJETOS DE PESQUISA DESENVOLVIDOS PELOS DOCENTES DO PPGe

LINHA DE PESQUISA I

Docente Projeto(s)

Celso Donizete Locatel

1. Causas e com sequencias da internacionalização do turismo residencial: uma análise a partir do litoral oriental potiguar.

2. Cadeias produtivas do caju e do girassol no RN: tradição e inovação na perspectiva da economia solidária e tecnologias sociais. 3. Pobreza rural no território do Mato Grande/RN: contribuições para a gestão social e ambiental, geração de renda e segurança alimentar.

Edu Silvestre de Albuquerque

1. Atlas brasileiro de relações internacionais. 2. A espacialidade dos fluxos comerciais do norte-nordeste e as possibilidades de reconfiguração produtiva do território potiguar.

LINHA DE PESQUISA II

Docente Projeto(s)

Ademir Araújo da Costa

1. O perfil socioespacial das pequenas cidades da Microrregião de Pau dos Ferros/RN.

2. A espacialidade turística no contexto econômico do Rio Grande do Norte.

3. Saneamento básico e qualidade de vida: uma análise socioespacial da Região Metropolitana de Natal.

Anelino Francisco da Silva

1. A Dinâmica e mapeamento das festas religiosas do Rio Grande do Norte: representação e significado.

2. Geografia e as paisagens da região metropolitana de Natal: o ver perceptivo Alessandro Dozena Processos espaciais contra-hegemônicos no

Rio Grande do Norte. Edna Maria Furtado

(8)

2. A espacialidade turística no contexto econômico do Rio Grande do Norte.

Maria Helena Braga e Vaz da Costa

1. Geografia Cultural & Cinema: Um estudo teórico-interdisciplinar sobre o espaço urbano.

2. Cinema e Tecnologia e as Matrizes Estéticas do Espaço Urbano e da Arquitetura no Cinema Brasileiro Pós-retomada

Maria Aparecida Pontes da Fonseca

1. Produção e consumo de segunda residência no espaço turístico do litoral potiguar

2. Lazer, turismo e urbanização no espaço litorâneo potiguar.

Rita de Cássia da Conceição Gomes INCT - Observatório das Metrópoles (Núcleo Natal): território, coesão social e governança democrática.

LINHA DE PESQUISA III

Docente Projeto(s)

Ermínio Fernandes

Estudo hidromorfodinâmico do sistema praia-falésia-duna, enfatizando os processos de erosão e sedimentação costeiras e suas implicações socioambientais no espaço urbano do município de Tibau do Sul, RN, Brasil.

Luiz Antonio Cestaro

1. A vegetação componente do ecossistema urbano de Natal, RN.

2. Diversidade Florística, Conservação e limites da Floresta Atlântica no Nordeste do Brasil.

Lutiane Queiroz de Almeida Riscos Naturais e Vulnerabilidade Social no Município de Natal, RN.

Sebastião Milton Pinheiro da Silva

1. Espectroscopia de reflectância e de imageamento de pegmatitos e granitos pegmatíticos da região do seridó(rn/pb). 2. Ensinando geografia com geotecnologias. Zuleide Maria Carvalho Lima 1. Mapeamento geológico e levantamento

de recursos minerais das folhas Mossoró, Jandaíra, Touros, Natal, Pau dos Ferros e Apodi.

2. Avaliação da Sedimentologia nas Bacias Potiguar e Ceará Descrição

Referências

Documentos relacionados

O tema deste artigo é predição, uma estratégia de compreensão (GOOD- MAN, 1991; SMITH, 2003) de gêneros/ tipos textuais diversos, orais e escritos (ADAM, 2008), marcada, para

O maior crescimento da parte aérea e o controle de plantas daninhas no NT Alto explica o maior teor de umidade, pois com o aumento de hastes e folhas das plantas

Hernán Cortés rivaliza com Colom- bo, pois empreendeu, segundo Tzvetan Todorov, a mais importante conquista em solo americano, “já que a civilização mexicana”, por ele

a) Basear-se majoritariamente em ensaios de decaimento, uma vez que este é capaz de separar as informações do amortecimento e do período natural associado a.. este

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O Índice de Similaridade de Exportações (ISE) foi desenvolvido em Finger e Kreinin (1979). Segundo os autores, muitas questões em economia internacional podem ser respondidas

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as