• Nenhum resultado encontrado

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Nome:

__________________________________________

N.o:

____

Turma:

______

Professor(a):

Luciana Costa Rodrigues

Data:

____ / ____

/2021

Unidade:

Cascadura

Mananciais

Méier

Taquara

História

Conteúdos do 7 º Ano – 3º/4º Bimestre 2021 – Trabalho de Dependência

Valor Total 10,0 pontos

QUESTÃO NO.1

O Brasil, no período que vai de 1500 a 1530, não foi colonizado de maneira efetiva pelos portugueses, cujas atividades limitavam-se à extração do pau-brasil. Esse período é denominado pré-colonial.

Explique as razões do desinteresse dos portugueses em se estabelecer no território descoberto.

QUESTÃO NO.2

Não, é nossa terra, a terra do índio. Isso que a gente quer mostrar pro Brasil: gostamos muito do Brasil, amamos o Brasil, valorizamos as coisas do Brasil porque o adubo do Brasil são os corpos dos nossos antepassados e todo o patrimônio ecológico que existe por aqui foi protegido pelos povos indígenas. Quando Cabral chegou, a gente o recebeu com sinceridade, com a verdade, e o pessoal achou que a gente era inocente demais e aí fomos traídos:

aquilo que era nosso, que a gente queria repartir, passou a ser objeto de ambição. Do ponto de vista do colonizador, era tomar para dominar a terra, dominar nossa cultura, anulando a gente como civilização.

(Revista "Caros Amigos". ano 4. no. 37. Abril/2000. p. 36).

Cite as circunstâncias que trouxeram os padres jesuítas ao Brasil.

QUESTÃO NO.3

Resultado / Rubrica

 Desenvolva seu trabalho apenas com caneta azul ou preta.

 Preencha corretamente o cabeçalho e entregue esta folha junto com a resolução do trabalho.

 Fique atento ao prazo de entrega.

 Leia o que está sendo solicitado, desenvolva seu trabalho calmamente e releia-o antes de entregá-lo.

 Não utilize corretivos (liquid paper). Faça um rascunho e depois passe a limpo seu trabalho.

Ins truçõe s Ins truçõe s

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

E NSINO F UNDAMENTAL

(2)

O pintor Candido Portinari retratou as atividades econômicas predominantes na história do Brasil nas paredes do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, entre 1935 e 1945.

Explique como era realizada essa atividade.

QUESTÃO NO.4

"Eu, o rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha Casa, que vendo quanto serviço de Deus e meu é conservar e enobrecer as capitanias e povoações das Terras do Brasil (...), ordenei ora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte, em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações (...); e por ser informado que a Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil (...), que na dita Bahia se faça a dita povoação e assento, e para isso vá uma armada com gente (...) e tudo o mais que for necessário. E pela muita confiança que tenho em vós (...) vos enviar por governador às ditas terras do Brasil (...)." Regimento de Tomé de Sousa, 17 de dezembro de 1548

A política administrativa do Estado português no início da colonização estruturou-se a partir da adoção do sistema de Capitanias Hereditárias e, posteriormente, da criação do Governo-geral. No entanto, o verdadeiro poder político na Colônia encontrava-se nas Câmaras Municipais, dominadas pelos "homens bons".

Apresente e explique dois objetivos da criação do Governo-Geral pelo Estado português.

QUESTÃO NO.5

Leia o texto a seguir.

O açúcar

O açúcar foi o mais importante produto colonial brasileiro. Ele era fabricado principalmente nos engenhos da Bahia e de Pernambuco. (...) Foram os árabes que apresentaram o açúcar aos mercadores medievais. (...) O produto era raro e caro, saboreado apenas pelos ricos. (...) Foi exatamente por causa dele que os portugueses resolveram colonizar o Brasil. História Crítica – Mário Schmidt – 6ª Série - Editora Nova Geração – 1999 – SP – p.

220 e 221

Descreva como era realizada a produção de açúcar no Brasil – Colônia.

QUESTÃO NO.6

Pelo que, começando, digo que as riquezas do Brasil consistem em seis coisas, com as quais seus povoadores se fazem ricos, que são estas: a primeira, a lavoura do açúcar; a segunda, a mercancia; a terceira, o pau a que chamam do Brasil; a quarta, os algodões e madeiras; a quinta, a lavoura de mantimentos; a sexta e última, a criação de gados. De todas estas coisas o principal nervo e substância da riqueza da terra é a lavoura dos açúcares.

BRANDÃO, Ambrósio Fernandes, 1618. Adaptado de PRIORE, M. del; VENÂNCIO, R. P. O livro de ouro da história do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

Considere-se hoje que o Brasil colonial teve um desenvolvimento bastante diferente da interpretação de Caio Prado Júnior. É que mudou a ótica de observação: os historiadores passaram a analisar o funcionamento da colônia. Não que a intenção da política metropolitana fosse diferente do que propõe o autor. Mas a realidade se revelava muito mais complexa. No lugar da imagem de colonos engessados pela metrópole, vem à tona um grande dinamismo do comércio colonial. Sheila de Castro Faria.

Adaptado de www.revistadehistoria.com.br.

O texto do século XVII enumera interesses da metrópole portuguesa em relação à colonização do Brasil; já o segundo texto, uma análise mais contemporânea, descreve uma sociedade mais complexa que ia além dos planos dos exploradores europeus.

Indique dois objetivos da Coroa Portuguesa com a implantação da empresa açucareira no Brasil colonial. Em seguida, identifique duas características da economia colonial que comprovam o seu dinamismo interno.

QUESTÃO NO.7

“No Brasil, costumam dizer que para os escravos são necessários três PPP, a saber, pau, pão e pano. E, posto que comecem mal, principiando pelo castigo que é o pau, contudo, prouvera a Deus que tão abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes é o castigo.

(André João Antonil, Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas, 1711)

(3)

QUESTÃO N .8

Quilombo, o eldorado negro Existiu

Um eldorado negro no Brasil Existiu

Como o clarão que o sol da liberdade produziu Refletiu

A luz da divindade, o fogo santo de Olorum Reviveu

A utopia um por todos e todos por um Quilombo

Que todos fizeram por todos os santos zelando Quilombo

Que todos regaram com todas as águas do pranto Quilombo

Que todos tiveram de tombar amando e lutando Quilombo

Que todos nós ainda hoje desejamos tanto Existiu

Um eldorado negro no Brasil Existiu

Viveu, lutou, tombou, morreu, de novo ressurgiu Ressurgiu

Pavão de tantas cores, carnaval do sonho meu Renasceu

Quilombo, agora sim, você e eu Quilombo

Quilombo

Quilombo (Música de Gilberto e Gil e Waly Salamão)

A letra da música acima faz referência a uma das formas de resistência escrava – a criação de quilombos.

Explique por que os quilombos representaram um avanço na luta dos cativos contra seus senhores, ao longo do século XIX, e indique duas outras formas de resistência escrava.

QUESTÃO NO.9

(4)

No período da União Ibérica (1580-1640), o domínio espanhol sobre Portugal provocou também mudanças político-econômicas importantes no império colonial português.

Explique uma das mudanças ocorridas na América portuguesa, resultante da dominação espanhola.

QUESTÃO NO.10

Uma análise das lutas suscitadas pela ocupação holandesa no Brasil pode ajudar a desconstruir ideias feitas. Uma tese tradicional diz respeito ao reforço da identidade brasileira durante as lutas com os holandeses: a luta pela expulsão dos holandeses seria obra muito mais dos brasileiros e negros do que dos portugueses. Já a tese que critica essa associação entre a experiência da dominação holandesa e a gênese de um sentimento nativista insiste nas divisões – no âmbito da economia açucareira – entre senhores de engenho excluídos ou favorecidos pela ocupação holandesa.

(Adaptado de Diogo Ramada Curto, Cultura imperial e projetos coloniais (séculos XV a XVIII). Campinas: Editora da Unicamp, 2009, p. 278.)

Mencione dois fatores que levaram à invasão de Pernambuco pelos holandeses no século XVII.

QUESTÃO NO.11

A partir de 1624, os holandeses empreenderam incursões sistemáticas no território brasileiro com o objetivo de nele se estabelecerem, o que aconteceu até serem expulsos definitivamente em 1654.

ANALISE o contexto europeu em que esse processo ocorreu.

QUESTÃO NO.12

Leia o fragmento de uma peça teatral, de 1973.

Nassau

Como Governador-Geral do Pernambuco, a minha maior preocupação é fazer felizes os seus moradores. Mesmo porque eles são mais da metade da população do Brasil, e esta região, com a concentração dos seus quase 350 engenhos de açúcar, domina a produção mundial de açúcar. Além do mais, nessa disputa entre a Holanda, Portugal e Espanha, quero provar que a colonização holandesa é a mais benéfica. Minha intenção é fazê-los felizes… sejam portugueses, holandeses ou os da terra, ricos ou pobres, protestantes ou católicos romanos e até mesmo judeus.

Senhores, a Companhia das Índias Ocidentais, que financiou a campanha das Américas, fecha agora o balanço dos últimos quinze anos com um saldo devedor aos seus acionistas da ordem de dezoito milhões de florins.

Moradores

Viva! Já ganhou! (...) Viva ele! Viva!

Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra. Calabar: o elogio da traição, 1976. Adaptado.

Apresente e explique duas ações realizadas no governo de Nassau.

QUESTÃO NO.13

“Por mais de um século o Brasil foi o principal exportador mundial de açúcar. De 1600 a 1650 o açúcar respondia por 90% a 95% dos ganhos brasileiros com exportações. Mesmo no período em torno de 1700, quando o setor açucareiro declinou, ele continuava a representar 15% dos ganhos do Brasil com exportações. ”

(SKIDMORE, Thomas E. Uma história do Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1998, p. 36)

Explique um fator, externo e interno à América portuguesa, responsável pelo declínio relativo do setor açucareiro brasileiro na segunda metade do século XVII.

QUESTÃO NO.14

Não resta outra coisa senão cada um defender-se por si mesmo; duas coisas são necessárias... a fim de se recuperar a mão livre no que diz respeito ao comércio e aos índios".(Manuel Beckman, 1684.)

Cite as principais reivindicações do líder da Revolta que levava seu nome.

(5)

QUESTÃO N .15

No decorrer de trezentos anos, a colonização portuguesa na América deu origem a diferentes regiões coloniais, como a região da lavoura açucareira, no litoral oriental, no século XVI; a região pastoril, no "Sertão" do Nordeste, no século XVII; a região de coleta das "drogas do sertão", no Vale amazônico, na segunda metade do século XVII; e a região de mineração, no centro do território, no século XVIII, entre outras.

Escolha duas regiões coloniais e caracterize-as.

QUESTÃO NO.16 Observe a imagem:

Guerillas. Gravura de Johann Moritz Rugendas, 1835.

O uso de emboscadas era uma das estratégias de combate usadas pelos indígenas contra colonos que pretendiam ocupar diversas regiões da América portuguesa.

Com base na observação da imagem, explique como os indígenas reagiram à presença portuguesa em suas terras.

QUESTÃO NO.17

“E posto que sejam muitos os currais da parte da Bahia, chegam a muito maior número os de Pernambuco, cujo sertão se estende pela costa desde a cidade de Olinda até o Rio São Francisco (...). Sendo o sertão da Bahia tão dilatado, (...) quase tudo pertence a duas das principais famílias da mesma cidade. (...) Porque a Casa da Torre tem duzentas e setenta léguas pelo Rio São Francisca cima à mão direita, indo para o sul; e indo do dito rio para o norte, chega a oitenta léguas”. (ANTONIL, Cultura e Opulência por suas Drogas e Minas – edição fac-similar da edição Princeps de 1711. Recife, Imprensa Universitária da EFPE, 1969, p.184 - 186.)

A criação de gado tornou-se uma das atividades econômicas mais importantes da América Portuguesa.

Cite uma semelhança e uma diferença entre a atividade criatória e a produção açucareira no Brasil Colônia.

(6)

QUESTÃO N .18

Observe a seguinte foto.

Fonte: imagens das estátuas de Antônio Raposo Tavares (esq.) e Fernão Dias Paes (dir.) existentes no salão de entrada do Museu Paulista, São Paulo.

Essas duas estátuas representam bandeirantes paulistas do século XVII e trazem conteúdos de uma mitologia criada em torno desses personagens históricos.

Indique dois aspectos da atuação dos bandeirantes que, em geral, são omitidos por essa mitologia.

QUESTÃO NO.19

Leia o texto a seguir sobre a economia mineradora no Brasil colônia. Minas Gerais rural dos anos pioneiros apresentava feições que contrastavam gritantemente com a economia latifundiária de "plantation" do litoral. O surto do ouro criara, pela primeira vez, um mercado a centenas de quilômetros da costa para produtos como cachaça e açúcar, até então apenas exportados.

KENETH M. "A Devassa da Devassa". A Inconfidência Mineira: Brasil e Portugal 1750-1808. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p.110.

A descoberta dos filões de ouro nas Gerais acelerou o processo de interiorização da colônia no final dos seiscentos e acentuou o movimento migratório em direção ao sul.

Cite e explique duas medidas da Coroa de normatização da arrecadação de tributos na região das minas, no sentido de controlar o contrabando e maximizar suas receitas.

QUESTÃO NO.20

A julgar pelas palavras de um dos primeiros governadores, ao fim das duas primeiras décadas do século XVIII, a chuvosa e fria região central da terra mineira “evaporava tumultos”, “exalava motins”, “tocava desaforos”, quando não “vomitava insolências”. (...) poder- se -ia inferir que o cenário dominante nas Minas era de um permanente confronto dos novos habitantes – desejosos de enriquecer rapidamente e, portanto, tentando fugir da ação limitadora (e arrecadadora) do Estado (...) Bem ao espírito da época, o quinto era um ‘direito real’

praticamente incontestado. (...) Se, por um lado, a legitimidade do direito ao quinto sobre o ouro nunca foi formalmente questionada pelos moradores das Minas, por outro, as formas de sua aferição e o controle da arrecadação sempre foram objeto das mais acres polêmicas.

(João Pinto Furtado, O Manto de Penélope – História, mito e memória da Inconfidência Mineira de 1788-9.) Identifique e caracterize uma rebelião ocorrida em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII.

Referências

Documentos relacionados

Quando solicitada por escrito ou via e-mail, a empresa convocada deverá realizar vistoria no prazo de 2 (dois) dias úteis, a fim de relacionar previamente os

c) Mas o fecho não era perfeito [...] Ou dir-se-ia tão comumente que os Reinos de Espanha são as “Índias dos outros Reinos Estrangeiros”.. Explique o sentido histórico

A precisão do sistema GPS deve-se, principalmente, ao controle dos sinais emitidos pelos satélites através dos osciladores atômicos. Estes sinais são coerentemente derivados

A carga horária da disciplina será integrada por atividades semanais (leituras, participação em fóruns, produção de textos, produção de áudios/vídeos etc.); por

Tendo-se adoptado as disposições construtivas regulamentares que permitem a dispensa da verificação da segurança a este estado

Desligue o aparelho de ar condicionado e desconecte a unidade se não a for usar durante muito tempo.. Desligue e desconecte a unidade durante

´ Sob a dire ¸c ˜ao da Comiss ˜ao dos Coordenadores, esse departamento fornece `as ag ˆencias de not ıcias informa ¸c ´ ˜oes corretas sobre as Testemunhas de Jeov ´a,

Nesta segunda emanação ou manifestação de vida, o Logos prepara todo o suporte e estrutura para que os átomos permanentes das mónadas humanas