• Nenhum resultado encontrado

I - EXPEDIENTE: 1. Deliberação: 2. Palavra da Presidência: 2.1. XIV Reunião de Iniciação Científica:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I - EXPEDIENTE: 1. Deliberação: 2. Palavra da Presidência: 2.1. XIV Reunião de Iniciação Científica:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Aos dezessete dias do mês de outubro de dois mil e oito, às catorze horas e dez minutos, na Sala de Reuniões da Congregação, reuniu-se a Comissão Permanente de Ensino da Faculdade de Engenharia do Campus de Ilha Solteira – UNESP, sob a Presidência da Professora Doutora Dalva Maria de Oliveira Villarreal e com a presença dos seguintes membros:

Professores Doutores Ana Maria Rodrigues Cassiolato, Edson Del Rio Vieira, Enes Furlani Junior, Jacira dos Santos Isepon (saída às 15h18), Jefferson Nascimento de Oliveira, José Antônio Mathiesen (saída às 16h00), João Batista Alves, Luzenira Alves Brasileiro, Sérgio Azevedo de Oliveira e o representante técnico-administrativo Donizeth Paulo da Silva (chegada às 14h20). Ausências: Professores Doutores Hermes Adolfo de Aquino, Vicente Lopes Junior, Keizo Yukimitu e Rubén Augusto Romero Lázaro e o Representante discente Antony Satoshi Idehara. I - EXPEDIENTE: 1. Aprovação da Ata da reunião ordinária realizada em 15.09.2008. Deliberação:

O Colegiado aprovou, por nove votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção, a ata em referência. 2. Palavra da Presidência: 2.1. XIV Reunião de Iniciação Científica: A Senhora Presidente parabenizou toda a Comissão Organizadora da XIV Reunião de Iniciação Científica - CORIC-2008, pois o evento motivou toda a comunidade acadêmica da Unidade, com as inovações nesta edição, em termos de oficinas, premiações para discentes e docentes. 2.2. Reunião com a Excelentíssima Pró- Reitora de Graduação: Informou que além da reunião com a Pró- Reitora de Graduação, Professora Doutora Sheila Zambello de Pinho com os coordenadores dos Cursos de Graduação da Unidade tivemos uma outra reunião dela com todos os Coordenadores dos Cursos de Licenciatura em Matemática de todas as Unidades, a qual possibilitou troca de informações, idéias, e, surgiram várias propostas que, se derem certo, será altamente produtivo para todos os cursos de graduação. Comentou que o Curso de 1

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

(2)

Licenciatura em Matemática teve uma diligência do Conselho Pleno de Educação na qual ressaltaram que o curso deverá cumprir a hora-aula como determinado na Resolução CNE/CES nº 03, de 02/07/2007, artigo 3º. Esta é uma providência que as licenciaturas deverão tomar. Se acrescentarmos uma semana dentro do período letivo, o atendimento ficará completo.

Informou que será agendada uma reunião entre os Coordenadores dos Conselhos das Licenciaturas para a próxima semana para tratar do assunto. 3. Palavra dos Membros. 3.1. A Professora Doutora Jacira dos Santos Isepon informou que o Curso de Graduação em Agronomia foi avaliado pela Revista Abril com quatro estrelas e parabenizou a todos que participaram do processo, bem como os Cursos de Graduação em Engenharia Civil e Elétrica, pelas quatro estrelas também. 3.2. O Professor Doutor Edson Del Rio Vieira informou que o Curso de Graduação em Engenharia Mecânica foi avaliado com três estrelas.

Informou que o discente Bruno Navarro Macedo conquistou o 3º lugar no CREEM – Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Mecânica com o trabalho “Simulação do Processo de Soldagem com Arame Tubular para Deposição de Revestimentos Duros a Base de Diferentes Carbonetos”, sob orientação do Professor Doutor Juno Gallego. Comentou que o CCGEM recebeu a relação do IJA – Índice de Jubilamento do Aluno e este assunto ainda está em pauta neste Conselho e, acredita que na próxima reunião será colocado em pauta. Informou também que nos dias 08 e 09.10.08 ocorreu a XIV Reunião de Iniciação Científica e que foram oferecidas doze oficinas, privilegiando atividades não curriculares e seis atividades paralelas. Sugeriu que o evento tenha também o envolvimento deste Colegiado, pois é uma grande oportunidade de oferecer atividades extra-curriculares aos alunos de Graduação e que a CPP – Comissão Permanente de Pesquisa esteja mais inserida no evento, nas próximas edições.

A título de “desabafo” é muito pobre a participação dos 1

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

(3)

docentes no evento. Em seguida, comparou o número de docentes orientadores por números de trabalhos apresentados com o número de docentes que efetivamente compareceram ao evento.

3.3. O Professor Doutor Sérgio Azevedo de Oliveira informou que no dia 13.10, participou da primeira reunião da Comissão para Estudo da Avaliação do Ensino Superior Nacional (INEP), comissão esta que foi formada no Forum sobre Avaliação do Ensino Superior realizado em Águas de Lindóia de 21 a 23.10.2008. A Comissão é formada por nove Áreas de representação e o mesmo representa a Área de Engenharia e Arquitetura, tendo como suplente a Professora Doutora Rosio Fernandez Baca Salcedo (FAAC–Bauru). O objetivo da Comissão é o estudo de todos os índices da avaliação do INEP que não ficaram muito claros na palestra do presidente do INEP, Doutor Reynaldo Fernandes, no Fórum de Águas de Lindóia. Informou que na UNESP temos cento e vinte Cursos de Graduação e que chegará uma carta da referida Comissão para cada um dos coordenadores de curso, com várias sugestões de como proceder em relação ao ENADE 2008, que ocorrerá no dia 09 de novembro deste ano.

Comentou ainda que a Comissão se reunirá novamente no dia 02/12/2008, onde cada membro ficou de estudar e apresentar informações sobre tópicos específicos da avaliação do INEP.

Informou também que tem o prazer de comentar que o Curso de Graduação em Engenharia Elétrica também recebeu, pelo segundo ano seguido, quatro estrelas, na avaliação do Guia do Estudante da Editora Abril. Com relação ao nome das oficinas da XIV Reunião de Iniciação Científica, sugere que as mesmas tenham um nome mais geral sem explicitar alguma área de formação, pois este foi o objetivo das mesmas, e houve confusão pelos alunos por causa dos nomes das palestras que constavam da programação da RIC. Com relação à data da realização, no segundo semestre, concorda que a Reunião de Iniciação Científica tem que estar próxima à do CIC, mas a 1

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

(4)

maioria dos docentes do Curso estão reclamando, principalmente os que ministram aulas na quarta e quinta-feira, e que é necessário que a realização das Semanas Acadêmicas sejam trazidas para o 1º semestre de cada ano, pois algumas disciplinas sempre terão problemas para completar o conteúdo programático. 3.4. A Professora Doutora Luzenira Alves Brasileiro informou que o Curso de Graduação em Engenharia Civil, também foi avaliado com quatro estrelas e parabenizou a todos que contribuíram para este resultado positivo. Com relação ao Índice de Jubilamento de aluno – IJA, existem treze alunos nesta situação. Destes treze, todos têm condições de concluir o curso com alguma dilação. O CCGEC irá convocá-los e expor as condições de cada um, os mesmos terão o desempenho acadêmico acompanhado. Alguns destes alunos tiveram problemas financeiros, outros psicológicos e outros por problemas de adaptação à cidade. 3.5. A Professora Doutora Ana Maria Rodrigues Cassiolato parabenizou a CORIC-2008 pela realização da XIV Reunião de Iniciação Científica. Informou que há algum tempo atrás a Professora Doutora Kátia Luciene Maltoni acessou o sistema e verificou a situação de cada aluno e, aqueles que estavam em situação de possível jubilamento, receberam uma carta informando do seu desligamento do Curso de Graduação em Ciências Biológicas e não houve nenhum recurso, em conseqüência disto, acredita que, atualmente, o Curso de Ciências Biológicas não tenha alunos nesta situação.

3.6. O Professor Doutor Enes Furlani Júnior agradeceu ao Colegiado por ter alterado o calendário de reuniões, possibilitando sua participação nas mesmas. Informou que está preocupado pela pequena quantidade de periódicos disponível na biblioteca da Unidade, pois para ter acesso a outros periódicos, o aluno do Programa de Pós-Graduação em Agronomia deverá fazê-lo via COMUT e, por esta via, demora em torno de 15 dias, atrasando o cronograma dos trabalhos dos mesmos.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

(5)

3.7. O Representante Técnico-Administrativo Donizeth Paulo da Silva informou que neste segundo semestre, tivemos poucas inscrições para Bolsas de Apoio Acadêmico e Extensão I – BAAE I e todos que solicitaram conseguiram, ou Bolsa de Extensão I, Auxílio Alimentação ou Bolsas Emergenciais até dezembro no valor de R$ 240,00. Comentou também que quando há uma situação emergencial do aluno, o interessado poderá solicitar através de requerimento a reconsideração do resultado do processo seletivo, caso não tenha sido contemplado no processo normal.

Se o aluno não havia solicitado Auxílio no período normal e houve uma mudança na situação financeira da família (pai perdeu emprego, alguém da família ficou doente, etc...) a CASE, após analisar o pedido e, se houver saldo de caixa em decorrência de algum aluno que devolveu a bolsa, este valor poderá ser repassado a outro aluno. Há também as cotas de Bolsas Emergenciais que são solicitadas no início e meio de ano à PROEX, através da Vice-Diretoria. 3.8. O Professor Doutor Jefferson Nascimento de Oliveira parabenizou os Cursos que conseguiram quatro estrelas, inclusive o Curso de Graduação em Engenharia Mecânica, pelas três estrelas pois continua a figurar entre os melhores cursos de Engenharia Mecânica do país, e que em breve deve voltar ao patamar de quatro estrelas como outros cursos de nossa faculdade retornaram. Informou que tem visto casos de alunos com vários pedidos de dilação e que desde o início, esses alunos têm baixo rendimento, eles são chamados em reuniões dos respectivos Conselhos dos Cursos de Graduação e não comparecem. Sugeriu que esses alunos que foram convocados que assinem um documento e que tudo seja registrado, porque amanhã ou depois muda o coordenador, então eles não vão poder fazer o pedido novamente. Um detalhe que chamou sua atenção, foi o pedido de contratação de um psicólogo, perguntou porque a Unidade não entrou em contato com o Campus de Marília. A 1

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

(6)

Professora Doutora Dalva informou que os projetos de Marília, nesta modalidade estão fechados. 3.9. O Professor Doutor João Batista Alves lembrou que estamos a uma hora e 15 minutos na palavra dos membros e que na pauta desta reunião está escrito que será duas horas para assuntos burocráticos, assim sendo, não teremos tempo para discussão dos assuntos da pauta.

O Professor Doutor Sérgio Azevedo de Oliveira disse que às vezes na palavra dos membros trata-se de assuntos importantes também. II – ORDEM DO DIA: A Senhora Presidente propôs:

a) a aprovação da pauta, sem prejuízo dos destaques e b) a inclusão do seguintes assuntos: 1) Propostas de calendário escolar para o ano letivo de 2009: proc. 103/2005 – Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, proc. 102/2005 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e proc.

2133/2004 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade de votos.

A – PROCESSOS: Para manifestação: 1. RELATÓRIO FINAL DE MONITORIA: 1.1. proc. 2755/2007 – DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA, TECNOLOGIA DE ALIMENTOS E SÓCIO-ECONOMIA. Referência:

Relatório Final do Programa de Monitoria referente ao 1º semestre de 2008, na disciplina "Silvicultura", do Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio- Economia, desenvolvida pela acadêmica Priscila Harumi Hayashi, no período compreendido entre 07.03 a 31.07.2008, sob a orientação do Professor Doutor Mário Luiz Teixeira de Moraes.

Deliberação: O Colegiado, após análise do assunto, aprovou, por unanimidade de votos, o relatório final do programa de monitoria em referência. 2. DILAÇÃO DE PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO DE CURSO: 2.1. proc. 1033/2000 – WILLY DELBONE ELIAS. Referência: Solicita dilação de prazo para integralização do curso de Engenharia Elétrica. Deliberação: O Colegiado, após esclarecimentos do Senhor Coordenador do CCGEE, análise e discussão do assunto, aprovou, por 1

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

(7)

unanimidade de votos, o parecer emitido pelo relator Professor Doutor Dib Gebara, favorável à solicitação do interessado por um semestre. 3. CALENDÁRIO ESCOLAR PARA O ANO LETIVO DE 2009 – PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: 3.1. proc. 103/2005 – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS. Referência: Encaminha o Calendário Escolar do PPGCM para o ano letivo de 2009.

Deliberação: O Colegiado, após análise e discussão do assunto, aprovou, por unanimidade de votos, a proposta de Calendário Escolar do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais para o ano letivo de 2009, encaminhada através do OF. PPGCM 19/2008. 3.2. proc. 102/2005 – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA. Referência: Encaminha o Calendário Escolar do PPGEM para o ano letivo de 2009 – 1º e 2º semestres. Deliberação: O Colegiado, após análise e discussão do assunto, aprovou, por unanimidade de votos, a proposta de Calendário Escolar do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica para o ano letivo de 2009, encaminhada através do OF.

PPGEM 14/2008. 3.3. proc. 2133/2004 – PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL. Referência: Encaminha o Calendário Escolar do PPGEC para o ano letivo de 2009 – 1º e 2º semestres. Deliberação: O Colegiado, após análise e discussão do assunto, aprovou, por unanimidade de votos, a proposta de Calendário Escolar do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil para o ano letivo de 2009, encaminhada através do OF. PPGEC 13/2008. B - OUTROS ASSUNTOS:

1. REGULAMENTO DE ESTÁGIOS: 1.1. Ofício CCGEC nº 15/2008/LAB.

Referência: Solicita inclusão de frase no Parágrafo Único, do Capítulo IV, do Regulamento de Estágios do Curso de Graduação em Engenharia Civil. Deliberação: O Colegiado, após análise e discussão do assunto, aprovou, por unanimidade de votos, a solicitação em referência. Para Referendar: 1. CALENDÁRIO ESCOLAR PARA O ANO LETIVO DE 2009: 1.1. Referência: Aprovação

“ad referendum” (Despacho CPE nº 017/2008), da proposta de 1

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

(8)

Calendário Escolar para os cursos de graduação do ano letivo de 2009. Deliberação: O Colegiado referendou, por unanimidade de votos, a manifestação “ad referendum” em referência. Para conhecimento: 1. Resolução Unesp-37, de 9-9-2008 e Portaria Unesp-530, de 18-9-2008. Referência: Estabelece normas para a concessão de Bolsas de Apoio Acadêmico e Extensão e Auxílios coordenados pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária – Proex e altera o artigo 6º da Portaria Unesp-646, de 13-12-2007, respectivamente. 2. Ofício CPE 003/2008.

Referência: Solicitação de análise da possibilidade de contratação de um psicólogo para o Campus de Ilha Solteira para atendimento aos alunos. 3. OF.DM.103.2008.PIH.

Referência: Informa alteração de orientação de monitoria da disciplina “Introdução à Ciência da Computação”, no período de 01.10 a 10.12.2008. Deliberação: O Colegiado tomou conhecimento de todos os assuntos em referência (itens 1, 2 e 3). 4. e-mail Getúlio Mendes dos Santos, de 02.10.2008.

Referência: Solicita verificar com os responsáveis pelos Colegiados locais, pertinência de colocação em pauta do PDI- Plano de Desenvolvimento Institucional, reformulado pela Comissão de Sistematização, para discussão e apresentação de sugestões (e-mail já enviado pelo Gabinete do Diretor às listas de servidores docentes, técnico-administrativos e discentes solicitando contribuições até 14.11.2008).

Deliberação: Após esclarecimentos, o Colegiado, tomou conhecimento do assunto e aprovou, por unanimidade de votos, que todos os Conselhos dos Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação encaminhem propostas à DTA até o dia 14.11.08.

Nada mais a tratar, a Senhora Presidente encerrou a reunião.

Eu, Sandra Lúcia Maciel Pereira, , secretária, lavrei a presente Ata que, após lida e aprovada, deverá ser assinada pelos senhores membros da Comissão Permanente de Ensino presentes na próxima reunião deste Colegiado. Ilha Solteira, 1

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

(9)

aos dezessete dias do mês de outubro de dois mil e oito. ...

1 2

Referências

Documentos relacionados

Desta reunião saíram muitas reivindicações dos alunos e os mesmos pediram palestras direcionadas a Recursos Humanos (seleção e entrevista). Neste sentido foi

Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12 Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Ora, se vós que sois maus, sabeis dar

Deliberação: A Congregação após esclarecimentos, análise e discussão do assunto, aprovou, por unanimidade de votos, a retirada do assunto de pauta e encaminhamento ao

Deliberação: O Colegiado, após análise do assunto, aprovou, por unanimidade de votos, o parecer da relatora Profª Drª Carolina Buso Dornfeld, favorável à proposta e à liberação

Deliberação: O Colegiado, após análise do assunto, aprovou, por unanimidade de votos, o parecer emitido pelo relator Professor Doutor Laércio Caetano,

Caso não seja encontrada nenhuma placa, ou caso o hardkey não esteja autorizado ou não foi encontrado, o objeto Reconhecimento conterá uma string vazia como placa.

Através desta primitiva o programa aplicativo tem acesso às amostras aquisitadas pelo driver durante a aquisição de sinais por interrupção. O driver possui um buffer circular de

600 Vca - Em corrente contínua a máxima tensão de operação por contato é 60 Vcc - Potência máxima de sinalização .... 5 milhões