• Nenhum resultado encontrado

SOCIAL RESPONSIBILITY OF FINANCIAL INSTITUTIONS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOCIAL RESPONSIBILITY OF FINANCIAL INSTITUTIONS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Everaldo Veres Zahaikevitch (UNICENTRO) everaldo.veres@bol.com.br Ecinoely Francine Przybycz Gapinski (UNICENTRO) ecinoely@hotmail.com

Sonia Broday Mierzva (UNICENTRO) soniacbm2011@hotmail.com

Resumo:

A responsabilidade social é um tema que vem tornado-se cada vez mais alvo de importantes discussões. O trabalho tem como objetivo analisar e relatar responsabilidade social das quatro maiores instituições financeiras que estão listadas no site da BM&FBOVESPA. Discorreu-se na fundamentação teórica sobre os principais conceitos relacionados à funções de instituições financeiras e responsabilidade social. A população da pesquisa são as instituições financeiras brasileiras que listaram suas demonstrações contábeis no site da BM&FBOVESPA nos anos de 2008, 2009 e 2010 e a amostra são as quatro maiores instituições, as quais foram avaliadas pelo seu patrimônio líquido. Na análise dos resultados da pesquisa indicam que as quatro maiores instituições são o Banco Bradesco S.A., o Banco do Brasil S.A., o Banco Santander S.A. e o Banco Itaú Unibanco Holding S.A., sendo que a única instituição que não apresenta projetos sociais demonstrados no site da BM&FBOVESPA é o banco Santander, e que a instituição que mais possui projetos sociais e que apresenta maior responsabilidade social é o banco Itaú Unibanco Holding S.A.

Palavras chave: BM&FBOVESPA, Instituições Financeira, Responsabilidade Social.

SOCIAL RESPONSIBILITY OF FINANCIAL INSTITUTIONS

Abstract

The social responsibility is a theme that has made itself increasingly the subject of important discussions. The study aims to analyze and report social responsibility of the four largest financial institutions that are listed on the site of BOVESPA. He spoke on the theoretical framework of the main concepts related to functions of financial institutions and social responsibility. The research population is the Brazilian financial institutions that their financial statements listed on the site of BM & F in the years 2008, 2009 and 2010 and the sample are the four largest institutions, which were evaluated for their equity. In analyzing the survey results indicate that the four largest institutions are Banco Bradesco SA, Banco do Brazil SA, Banco Santander SA and Banco Itau Unibanco Holding SA, and the only institution that has no social projects shown on the site of BM & F Santander is the bank, and that the institution that has more social projects and provides greater social responsibility is the bank Itau Unibanco Holding S.A

(2)

1 Introdução

Em se tratando de instituições financeiras, responsabilidade social é um tema que tem se tornado cada vez mais alvo de importantes discussões. Sua evolução pode ser destacada a partir de dois períodos, sob a ótica da sociedade industrial, com o surgimento da filantropia social; e sob a ótica da sociedade pós-industrial, quando o conceito evolui e passa a incorporar as necessidades dos agentes sociais da firma (funcionários, consumidores, fornecedores), agregando outros conceitos, tais como os de voluntariado empresarial, cidadania corporativa e desenvolvimento sustentável. (TENÓRIO, 2004).

No Brasil, a criação do Instituto Ethos, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) cuja missão é ajudar as empresas na gestão socioambiental, e a criação do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), foram fundamentais para a divulgação e a ampliação da prática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) no país.

Para o Instituto Ethos (2010) a RSC é uma forma de gestão que se define pela relação ética da empresa com os públicos com os quais ela se relaciona, e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

O IBASE é uma instituição sem fins lucrativos, e sua missão é aprofundar a democracia. Para o IBASE (2009) a definição de RSC é reconhecer o caráter de patrimônio insubstituível das empresas como base da economia de uma sociedade que busca ser democrática, que valoriza sua cidadania e usa de forma sustentável a natureza, sem comprometer gerações futuras. O United Nations Environment Programme (UNEP), que possui a siglas em português PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, juntamente com alguns bancos preparou uma Declaração Internacional das Instituições Financeiras para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Na declaração constam três metas para as instituições financeiras:

i) reduzir o consumo de energia, água e materiais;

ii) inserir a política de risco ambiental para avaliar os investimentos e financiamentos; e iii) apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços que promovem a proteção do meio ambiente.

A presente pesquisa propõe-se a partir da análise dos dados das instituições financeiras nos anos de 2008, 2009 e 2010, demonstrar quais instituições apresentam maior grau de responsabilidade social.

2 Fundamentação teórica

Na fundamentação teórica é abordado inicialmente o conceito da função das instituições financeiras, responsabilidade social em instituições financeiras

2.1 Responsabilidade social

A responsabilidade social exige compromisso com as gerações atuais e futuras, compreendendo o contexto social e econômico do país.

De acordo com Ashley (2004, p.6-7) responsabilidade social é:

(3)

tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela. Assim, numa visão expandida, responsabilidade social é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

As empresas estão interessadas em melhorar a comunidade na qual estão inseridas e onde fazem seus negócios. Ações que demonstram sensibilidade social podem ser lucrativas para a empresa, pois ser socialmente responsável pode melhorar a imagem pública da empresa (Pereira, 2003).

A empresa que é socialmente responsável, geralmente respeita o equilíbrio entre o trabalho e a vida privada, incentiva a participação de funcionários e preocupa-se com a qualidade de vida dos mesmos. Quanto trata-se de fornecedores, a empresa acaba não aceitando trabalho infantil e escravo e além disso implantando medidas contra a corrupção.

Segundo Curado (2003) há três padrões de atuação responsável: a responsabilidade social como imagem direciona a preocupação das empresas em associar a marca a causas sociais, a responsabilidade como negócio pressupõe a necessidade de desenvolver a atuação social como fonte de vantagem competitiva, e a responsabilidade social como cidadania que se traduz em investimentos de recursos financeiros, tecnológicos e humanos em projetos de interesse público e em benefício da sociedade.

Observa-se que uma gestão socialmente responsável pode com certeza trazer benefícios para as empresas. Lourenço e Schroder (2003) enfatizam que em muitos depoimentos e pesquisas, a responsabilidade social aparece com motivos do apoio da sociedade e dos consumidores, pela preferência de investidores internacionais, por um espaço crescente aberto pela mídia, por um bom clima organizacional, pelo recrutamento e retenção de talentos.

O retorno social institucional empresarial concretiza-se por meio dos seguintes ganhos: em imagens e em vendas, pela fidelidade á marca e ao produto; aos acionistas e investidores, pela valorização da empresa no mercado; em produtividade e pessoas, pelo comprometimento e motivação dos funcionários e ganhos sociais, pelos resultados dos investimentos em projetos sociais e ambientais.

Por outro lado, Lourenço e Schroder (2003) apontam as consequências para as empresas que ocasionam problemas econômicos, sociais e ambientais, sendo a diminuição nas vendas, queda das ações e afastamento dos investidores, publicidade negativa, reclamações de clientes e perda de futuros consumidores, pagamentos de multas e indenizações, desobediência ás leis, e baixa produtividade.

2.1.1 Responsabilidade social em instituições financeiras

De acordo com Fortuna (2002), os bancos estão presentes no cenário econômico, financeiro e social do país, atuando como prestadores de serviços, como agentes reguladores do mercado financeiro, como intermediários na movimentação de valores ou mesmo como absorvedores de mão de obra, visto que, mesmo após as fusões e aquisições de automação bancária, as instituições financeiras estão entre os setores da economia que mais empregam.

(4)

O setor bancário, por estar presente em praticamente todos os municípios brasileiros, pode disseminar a prática da responsabilidade social no Brasil, tanto pelo exemplo como pela influencia que exerce junto aos clientes em suas relações econômicas.

Mata (2003) afirma que, as instituições financeiras têm atentado para o ambiente social e que se inserem, por meio da incorporação interna da gestão estratégica da responsabilidade social das organizações e valorização de práticas de responsabilidade social dos clientes ao domínio das relações comerciais do banco, por exemplo em processo de financiamento.

De acordo com o site institucional Federação Brasileira de Bancos (2004), várias iniciativas têm procurado sistematizar, organizar e formalizar o papel do segmento financeiro em conceitos e práticas de sustentabilidade e RSC. No começo dos anos 90, tiveram início as Iniciativas Financeiras do Programa Nacional das Nações Unidas, que reúne mais de 270 bancos, instituições financeiras e seguradoras, para viabilizar uma relação pragmática entre performance financeira e meio ambiente.

Para Pereira (2005), em todo o mundo foram criados indicadores para medir a performance das empresas. Em 1995 foi lançado o Sam – Gerenciamento Sustentável de Ativos, que depois se uniria à Dow Jones & Company para a criação do Índice de Sustentabilidade Dow Jones – DJSI; esse indicador oferece uma avaliação de empresas para fins de investimento, levando em conta tanto os aspectos financeiros tradicionais quanto a performance ambiental e social. Surgiu, dois anos depois, na mesma linha, o índice Financial Times Stock Exchange – FTSE Good.

Souza (2006) afirma que atualmente os projetos e produtos ligados ao microcrédito, bem como os fundos de investimento socialmente responsável, apontam para uma trajetória de expansão e representam: novos negócios e mercados para os bancos; apoio às políticas públicas de desenvolvimento e à inclusão econômico-social; melhor condição de vida para muitas pessoas e famílias. A atuação do segmento financeiro da economia torna-se cada vez mais importante para o desenvolvimento sustentável e para incentivo à responsabilidade empresarial.

Para Santos (2002), a instituições financeiras estão sendo mais criteriosas na concessão de financiamento para projetos com impactos sócio-ambientais nos processos e nas práticas critérios e metodologias para avaliar as empresas.

Percebe-se que pela lucratividade do segmento bancário, os bancos podem direcionar somas significativas para os projetos socioambientais, participar nas comunidades oferecendo soluções para os problemas sociais e exercer o papel de intermediário das relações financeiras entre os diversos agentes econômicos (COSTA FILHO, 2003).

3 Metodologia

Quanto aos objetivos, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva, sendo que para atingir o objetivo do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, sendo utilizados materiais publicados, como os balanços e as demonstrações contábeis. Foram utilizados também documentações indiretas e indicadores financeiros encontrados em livros, leis, sites da internet e artigos, que tratam do assunto em questão.

(5)

Bradesco S.A., o Banco do Brasil S.A., o Banco Santander S.A. e o Banco Itaú Unibanco Holding S.A.,

4 Análise e apresentação dos dados

Neste capítulo a pesquisa analisa e apresenta seus projetos de responsabilidade social. 4.1 Projetos de responsabilidade social das instituições financeiras

O Quadro 01 apresenta os projetos das quatro maiores instituições financeiras listadas no site da BM&FBOVESPA:

Bco. Bradesco Bco. Do Brasil Bco. Itaú Bco. Santander Ambiental 2 0 0 0 Capacitação Profissional 0 0 1 0 Cidadania 1 1 3 0 Comunidade 2 1 1 0 Cultural 0 0 1 0 Educação 2 0 5 0 Esporte 1 0 0 0 Saúde 0 0 1 0 Outras 0 0 1 0 Mudanças Climáticas 0 0 1 0 Total 8 2 14 0

Fonte: Elaborado pelo autor (2013)

Quadro 01 – Projetos das quatro maiores instituições financeiras listadas no site da BM&FBOVESPA que desenvolvem responsabilidade social.

De acordo com o Quadro 01 a instituição que apresenta mais projetos sociais listados no site da BM&FBOVESPA é o banco Itaú, sendo que o mesmo possui 14 projetos. O Quadro mostra também que o banco Bradesco possui oito projetos, que o banco do Brasil possui dois projetos e que o banco Santander não possui nenhum projeto.

4.2 Banco Bradesco S.A.

Com relação a responsabilidade social, o banco Bradesco declara de acordo com o site da BM&FBOVESPA (2011) que:

(6)

O Quadro 02 apresenta de acordo com site da BM&FBOVESPA (2011) os projetos de responsabilidade social que o banco Bradesco possui:

Área Projeto Público-Alvo Objetivo Valor do Investimento

Ambiental Parceria com a Fundação S.O.S. Mata Atlântica. Professores, alunos, políticos e pessoas comuns de cidades atingidas pela Mata Atlântica.

Viabilizar projetos voltados à proteção de um dos mais ricos e ameaçados

ecossistemas do planeta.

O valor do Investimento repassado para entidade desde 1989 é de R$ 74 milhões. e já foram viabilizados recursos para o plantio de 26.434.535 mudas de árvores nativas em áreas da Mata Atlântica, o que equivale à recuperação de 15.500 hectares. Ambiental Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Famílias que vivem nas unidades de conservação ambiental do Amazonas. Preservação do conjunto de 31 unidades de conservação ambiental do Amazonas que ocupam uma área total de 17 milhões de hectares, onde vivem atualmente 8,5 mil famílias. O valor do investimento na organização foi de R$ 20 milhões, comprometendo-se a repassar outros R$ 50 milhões em cinco anos – R$ 10 milhões por ano, de 2008 a 2012. Cidadania Dia Nacional de Ação Voluntária. As pessoas residentes nas comunidades próximas às escolas da Fundação Bradesco, incluindo alunos, pais, familiares. Promover a cultura e o voluntariado entre alunos, professores e funcionários das escolas, oferecendo serviços nas áreas de cidadania, educação, esporte, lazer, saúde e artes. O banco investiu em 2009 em um número de 31,4 mil voluntários. Comunidade Centros de Inclusão Digital (CIDs). Pessoas de todas as faixas etárias residentes nas comunidades próximas as escolas da Fundação Bradesco. Promover a inclusão digital de pessoas carentes, estimular a responsabilidade social, o empreendedorismo e ampliar o exercício da cidadania.

(7)

Educação Educação Integral da Fundação. Bradesco. Crianças, jovens e adultos residentes em regiões carentes.

Por meio da Fundação Bradesco, oferecer ensino gratuito e de qualidade a esse público em suas 40 escolas instaladas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal.

O valor que o banco investiu chegou a R$ 220,791 milhões em 2008. Educação Educa+Açã o Escolas da rede pública de todo país com crianças de até oito anos de idade.

Dar condições de ensino para que crianças aprendam a ler e escrever até os oito anos de idade.

Em 2007 e 2008 o investimento foi de R$ 1,5 milhão. Esporte Programa Bradesco Esportes e Educação.

Meninas com idade entre 09 e 18 anos. À iniciação esportiva de meninas proveniente de famílias carentes, na prática de vôlei e basquete, além de promover o aprendizado de conceitos de cidadania e responsabilidade. -

Fonte: Elaborado pelo autor (2013)

Quadro 02 – Projetos de responsabilidade social do banco Bradesco que estão listados no site da BM&FBOVESPA.

O Quadro 02 mostra que o banco Bradesco apresenta 2 projetos na área ambiental, 1 projeto na área da cidadania, 2 projetos na área da comunidade, 2 projetos na área da educação e 1 projeto na área de esporte.

4.3 Banco Itaú Unibanco Holding S.A

De acordo com o site da BM&FBOVESPA (2011), o banco Itaú declara que: Sustentabilidade é a manutenção dos negócios no curto, médio e longo prazos, visando uma entrega perene de valor a todas as partes interessadas. Essa visão implica estruturar um modelo de gestão que, concomitantemente com a busca do desempenho para os acionistas e demais públicos, também considera e administra positivamente o impacto de suas operações no meio ambiente e na sociedade. O Quadro 14 apresenta de acordo com site da BM&FBOVESPA (2011) os projetos de responsabilidade social que o banco Itaú Unibanco Holding S.A. possui:

Área Projeto Público-Alvo Objetivo Valor do Investimento

Capacitação Profissional Programa de Diversidade Corporativa. Pessoas com deficiência, afro-descendentes e jovens de baixa renda sem

Assegurar a justa competitividade diante das diferenças, garantir a heterogeneidade dentro da

organização e construir metodologias para implantação de políticas de valorização da diversidade.

(8)

experiência profissional. Cidadania Avaliação Econômica de Projetos Sociais. Gestores de projetos sociais de Organizações Não-Governamentais, do poder público e de institutos ou fundações empresariais.

Contribuir para o aprimoramento das ações sociais através da

disseminação dos conceitos e métodos de avaliação de impacto e retorno econômico e disseminar a cultura e a prática da avaliação, o programa possui três vertentes principais de atuação: cursos, seminários e avaliações de projetos.

O banco tem um investimento no valor de R$ 4,7 milhões previstos para 2011. Cidadania Uso Consciente do Crédito. Clientes, não-clientes e colaboradores do Banco Itaú.

Valorizar o compromisso do Itaú com sua responsabilidade na educação financeira da comunidade, estimulando a consciência no uso dos serviços de crédito.

- Cidadania Itaú Voluntário. Colaboradores do Itaú e seus familiares.

Apoiar e dar condições a quem deseja realizar um trabalho social, fortalecendo o exercício da cidadania e consolidando a participação social como um importante compromisso entre os colaboradores.

O valor do investimento previsto para 2011 nesse projeto é de R$ 3,2 milhões. Comunidade Itaú Solidário. Colaboradores de todas as empresas do Banco Itaú são cerca de 53 mil pessoas.

Estimular e facilitar a contribuição de todos os colaboradores do Itaú aos projetos sociais cadastrados nos CMDCAs - Conselhos Municipais das Crianças e Adolescentes .

O valor do investimento em 2010, foi de R$ 900.000,00.

Cultural Rumos Itaú Cultural. Artistas das mais diversas áreas de expressão, agentes culturais, pesquisadores, estudantes, sem restrições de faixa etária.

Identificar iniciativas, tanto no terreno das artes quanto no do pensamento (pesquisa acadêmica, educação, jornalismo), e difundi-las por meio de ações que amplifiquem seu conteúdo a todo o país.

O valor do investimento anual gira em torno de R$ 3 milhões. Educação Jovens Urbanos. Jovens de 16 a 21 anos das periferias das grandes metrópoles.

Possibilitar aos jovens em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de inclusão por meio de formação e participação na melhoria de qualidade de vida das comunidades que habitam.

O valor de investimento nesse projeto previsto para 2011 é de R$ 4,6 milhões. Educação Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Alunos e professores do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Contribuir para a formação de professores, tendo em vista a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Valor do investimento do projeto em 2010 foi de R$ 10 milhões.

Educação Prêmio Itaú-Unicef Organizações Não-Governamentais (ONGs) que trabalham com

Identificar, reconhecer, dar

visibilidade e estimular o trabalho de ONGs que contribuem para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens que vivem em

(9)

educação integral. condições de vulnerabilidade. Educação Projeto Melhoria da Educação no Município. Gestores municipais de educação.

Assessorar esses na formulação e na gestão de políticas públicas

educacionais que assegurem o direito social à educação às crianças, aos adolescentes e aos jovens.

O valor do investimento previsto para 2011 é de R$ 1,2 milhão. Educação Instituto Unibanco. Jovens em situação de vulnerabilidade em escolas públicas de ensino médio

Melhoria do desempenho do aluno do ensino médio e a diminuição da evasão nesse ciclo da vida escolar.

O valor de investimento desse projeto é de R$ 44.554.000,00. Saúde Programas de Promoção da Saúde. Banco Itaú Holding Financeira (cerca de 52 mil funcionários).

Capacitar os colaboradores do banco a agir de forma ativa para adotar um estilo de vida saudável e exercer um maior controle sobre a saúde.

- Outros Fundo Itaú Excelência Social – FIES. Investidores institucionais, pessoas físicas e jurídicas.

Carteira do FIES é composta somente por ações de empresas socialmente responsáveis e 50% da sua taxa de administração é doada a projetos sociais. - Mudanças Climáticas Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Todos os públicos de interesse da organização.

Tem por finalidade compreender o perfil das nossas emissões e dessa forma, obter subsídios para fazer a gestão das mesmas.

- Fonte: Elaborado pelo autor (2013)

Quadro 03 – Projetos de responsabilidade social do banco Itaú Unibanco Holding S.A. que estão listados no site da BM&FBOVESPA

O Quadro 03 mostra que o banco Itaú apresenta 1 projeto na área de capacitação profissional, 3 projetos na área da cidadania, 1 projeto na área da comunidade, 1 projeto na área cultural, 5 projetos na área da educação, 1 projeto na área da saúde, 1 projeto na área outros e 1 na área de mudanças climáticas.

4.4 Banco do Brasil S.A

De acordo com o site da BM&FBOVESPA (2011), o banco do Brasil declara que responsabilidade social é: “Ter a ética como compromisso e o respeito como atitude nas relações com funcionários, colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes, credores, acionistas, concorrentes, comunidade, governo e meio ambiente."

(10)

Área Projeto Público-Alvo Objetivo Cidadania Programa de Voluntariado. Funcionários do Banco do Brasil, da ativa e aposentados, e seus familiares/amigos.

Fomentar a cultura do voluntariado junto aos funcionários da empresa e familiares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Comunidade Estratégia Desenvolvimento Regional Sustentável. Todas as regiões do país, priorizando as de menor Índice de Desenvolvimento Humano.

Identificar, organizar e estruturar potencialidades locais para aperfeiçoar a capacidade produtiva dessas localidades e gerar novas oportunidades de negócios sustentáveis no mercado de baixa renda.

Fonte: Elaborado pelo autor (2013)

Quadro 04 – Projetos de responsabilidade social do banco do Brasil que estão listados no site da BM&FBOVESPA.

O Quadro 04 mostra que o banco do Brasil apresenta 1 projeto na área da cidadania e 1 projeto na área da comunidade.

5 Conclusão

Os resultados obtidos na pesquisa limitam-se à sua população, ou seja, aos relatórios contábeis e aos projetos sociais publicados no site da BM&FBOVESPA,

Demonstrando que à responsabilidade social das quatro maiores instituições financeiras analisadas, destacou-se que o banco Santander não possui projetos de responsabilidade social listados no site da BM&FBOVESPA, que o banco do Brasil possui 2 projetos, que o banco Bradesco possui 8 projetos, e que o banco Itaú sendo a instituição que apresenta maior responsabilidade social, possui 14 projetos.

Nota-se que o banco Santander é a única instituição que não apresenta responsabilidade social. Referindo-se ao banco Bradesco, apresentou-se bem em relação a responsabilidade social ficou em segundo lugar, apenas abaixo do banco Itaú.

Com relação ao banco do Brasil, a instituição possui dois projetos conseguindo assim assumir apenas o terceiro lugar quanto à responsabilidade social.

O banco Itaú obteve um bom desempenho é a instituição que mais apresenta projetos de responsabilidade social ficando assim em primeiro lugar no setor.

De acordo com o site da BM&FBOVESPA, e a partir dos resultados encontrados constatou-se que a instituição que apresenta maior responsabilidade social, é o banco Itaú.

Referências

ASHLEY, P.A. Ética e responsabilidade social nos negócios. Saraiva, São Paulo, 2004, p.6-7.

BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros da Bovespa S.A. Disponível em: <http://www.bmfbovespa.com.br>. Acesso em 18 de abril de 2012.

BOVESPA – Bolsa de Valores de São Paulo. Disponível em: <http://www.bmfbovespa.com.br>. Acesso em 10 de abril de 2012.

(11)

CURADO, I.B. Responsabilidade legal, responsabilidade social e compromisso social. Atibaia, Rio de Janeiro, 2003.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS. Disponível em: <www.febraban.org>. Acesso em 15 de abril de 2012.

FORTUNA, E. Mercado Financeiro: produtos e serviços. Qualitymark, 15ª ed. Rio de Janeiro, 2002.

IBASE (2009) - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. Balanço Social – IBASE e BS. Disponível em: <http://www.balancosocial.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm>. Acesso em 18 de abril de 2012. INTITUTO ETHOS (2010). Definição de SER. Disponível em: <http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/29/o_que_e_rse/o_que_e_rse.aspx>. Acesso em 18 de abril de 2012. LOURENÇO, A.G., SCHRODER, D. de S. Responsabilidade social nas empresas. Peirópolis, São Paulo, 2003 v 2.

MATA, C.M.S. Responsabilidade Social na estratégia das Instituições Financeiras: os bancos portugueses no Psi 20. Setúbal, 2003.

OLIVEIRA, Antônio Benedito Silva. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Contabilidade. São Paulo, 2003, p. 52-53.

PEREIRA, R. da S. Responsabilidade Social: estudo de caso da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP. Tese (Doutorado), São Paulo, 2003.

SANTOS, R da. Instituições Financeiras e responsabilidade sócio-ambiental. Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2002

SOUZA, Maria Tereza Saraiva. O papel das instituições Financeiras frente à responsabilidade social

corporativa. Disponível em:

http://portal.uninove.br/marketing/cope/pdfs_revistas/cadernos_posgraduacao/cadernosv4n1adm/cdposv4n1adm _2k12.pdf. Acesso em 18 de abril de 2012.

Referências

Documentos relacionados

“provoca mais distanciamento entre as classes sociais e aumenta a exclusão no mercado de trabalho.” (pacote 15; redação 009092) A maioria das redações que localiza as

Afirma conhecer as Obteve conhecimento durante sua graduação Letras, A partir de referidas leis então lê autores de literatura africana e até cita-os Afirma conhecer as Afirma que

Liderança em Recreação significa instrução.. pessoas para aproveitarem o tempo livre; demonstrar como melhor proceder para obter uma prática de atividades com maior

Neste sentido ELGOZY (1976) faz lembrar que, enquanto não forem modificadas as relações das pessoas entre si, não se pode pretender que o progresso material contribua, de

O nome de um vetor dentro de parˆametro de uma func¸˜ao ´e utilizado como sendo um ponteiro para o primeiro elemento do vetor na hora de utilizar a func¸˜ao.... Dois vetores

Após o MFV do estado atual, foram elencadas as necessidades de melhorias do processo segundo a ótica do Lean Office, e chegou-se ao objetivo desse trabalho, propor melhorias em

“Opposite from text journalism, photojournalism is more technical and is not required at the university level” 6 (LIMA, 1989, p. The current situation is worse because

A prática regular de atividade física está associada com redução no risco de desenvolver doenças crônicas, incluindo entre elas as doenças cardiovasculares