• Nenhum resultado encontrado

Repositório Institucional UFC: Política educacional: análise do resultado do ENADE na visão da Instituição de Ensino Superior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Repositório Institucional UFC: Política educacional: análise do resultado do ENADE na visão da Instituição de Ensino Superior"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

POLÍTICA EDUCACIONAL: ANÁLISE DO RESULTADO DO ENADE NA VISÃO DA

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. UM ESTUDO DE CASO

Marilia Marinho de Andrade Oliveira FIC – mariliamarinho@fic.br Jaqueline Paiva Soares Gomes da Silva FIC – jaqueline@fic.br Marcos Antônio Martins Lima UFC – marcos.a.lima@terra.com.br

Introdução

Em 2004, foi criado pelo Ministério da Educação – MEC, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela Lei no. 10.861, de 14 de abril de 2004. A referida Lei objetivou sistematizar critérios e estratégias para a reformulação dos processos e políticas de avaliação da educa-ção superior no país. O SINAES integra três modalidades de ins-trumentos de avaliação, a serem aplicados em diferentes momentos pelas Instituições de Educação Superior.

Como parte do SINAES tem-se o ENADE que tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, às suas habilidades visando a evolu-ção do conhecimento e o mercado.

Vê-se assim que como todo processo avaliativo, o ENADE possibilita mudanças e melhorias ao apresentar tanto indica-dores internos quanto externos. No entanto, para que as melhorias ocorram é preciso que as instituições de ensino rea-lizem análises detalhadas e criteriosas dos resultados apresen-tados pelo MEC/INEP.

(2)

ENADE? Partiu-se do pressuposto de que o resultado que as instituições de ensino divulgam para a comunidade, na maio-ria das vezes, reflete o conceito final obtido no exame e que é importante que seja analisado o resultado do ENADE de ma-neira não somente quantitativa, mas, principalmente, qualita-tiva a fim de promover melhorias nos projetos pedagógicos dos cursos e na instituição em geral.

Assim, tem-se como objetivo geral apresentar a análise dos resultados do ENADE na ótica da Instituição de Ensino Su-perior Privada. Como objetivos específicos busca-se (1) identi-ficar o ENADE como um instrumento de avaliação dos cursos das instituições de ensino superior e (2) apresentar as melhorias que podem ocorrer a partir da análise dos resultados do ENADE para o curso e para a instituição.

A fim de atingir os objetivos apresentados adotou-se a pesquisa exploratória e bibliográfica e o estudo de caso. Fo-ram utilizadas fontes primárias e secundárias. Os dados foFo-ram coletados através de entrevista estruturada junto as coordena-ções de curso, direção geral e direção acadêmica. A análise dos dados teve caráter qualitativo e quantitativo com base nos re-sultados do ENADE. A pesquisa ocorreu no período de agosto a setembro de 2006.

O trabalho está estruturado em capítulos teóricos, apre-sentando o processo de avaliação de desempenho dos estu-dantes do ensino superior no Brasil, e o ENADE, a metodologia da pesquisa, seguida do estudo de caso e das considerações finais e referências bibliográficas.

SINAES

(3)

aumen-to permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais” (BRASIL, 2006a). A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Supe-rior – CONAES é o órgão colegiado, responsável por coorde-nar e sistematizar este processo, tendo sua nomeação pelo Presidente da República e é vinculada ao Gabinete do Minis-tro da Educação. Destaca-se que as características funda-mentais da nova proposta de avaliação das instituições: a avaliação institucional como centro do processo avaliativo, a integração de diversos instrumentos com base em uma con-cepção global e o respeito à identidade e à diversidade institucionais. Neste sentido o SINAES propõe-se a levar em conta a realidade e a missão de cada IES, ressalvando o que há de comum e universal na educação superior e as especificidades das áreas do conhecimento para que se pos-sa atribuir um conceito geral da IES.

(4)

estudantes do final do primeiro e do último ano do curso, es-tando prevista a utilização de procedimentos amostrais. O ENADE visa aferir o desempenho dos estudantes com base nos conteúdos programáticos previstos nas DCN’s. Este exame é realizado por amostragem e tem periodicidade trienal, fican-do estabelecifican-do a obrigatoriedade da participação fican-dos alunos selecionados, por ser um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Além dos resultados das avaliações já citadas, são consideradas, no processo de avaliação das insti-tuições, informações adicionais oriundas do Censo da Educa-ção Superior, do Cadastro da EducaEduca-ção Superior e outras consideradas pertinentes pela CONAES.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE

Conforme apresentado no capítulo anterior, viu-se que o SINAES definiu diversos procedimentos de avaliação das ins-tituições de ensino superior. Um desses procedimentos foi de-finido como Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, regulamentado pela mesma que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. A Lei nº 10.861/2004, em seu artigo 5º, dita que “a avaliação do desem-penho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE.” Ressalta-se que em 9 de julho de 2004 foi publicada a Portaria nº 2.051, que regulamentou os proce-dimentos de avaliação do SINAES (BRASIL, 2006a).

(5)

socioeconômicas do aluno e sua percepção sobre as condições oferecidas pelo curso.” Além disso, o provão era realizado pela totalidade dos alunos concluintes.

O ENADE trouxe algumas alterações interessantes no sentido de que ele não é somente uma prova para avaliar co-nhecimentos dos alunos concluintes, mas antes de tudo inova ao absorver os estudantes ingressantes. Passa a existir assim a possibilidade de acompanhamento do processo de aprendi-zagem dos estudantes ao longo do curso, além do acompa-nhamento do desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Além disso, dado o crescimento do número de ins-tituições de ensino superior no Brasil, o ENADE também busca traçar o perfil sócio-econômico dos estudantes que estão in-seridos na amostra.

Desta forma, participam do ENADE os estudantes do pri-meiro ano do curso e do último ano do curso ou que tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currí-culo do curso da instituição de educação superior ou ainda aqueles que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso de graduação durante o ano (BRASIL, 2006b). Os estu-dantes que pertencem as duas categorias – ingressante e concluinte são totalmente informados pelas instituições ante-riormente citadas, no entanto, somente participa do processo avaliativo uma amostra da totalidade dos alunos.

Tal fato pode ser desfavorável para o conhecimento da realidade das instituições de ensino superior e do próprio per-fil dos alunos dada as diferenças entre o número de alunos de cada instituição e a diversidade do perfil desses alunos. Levan-ta-se ainda a questão relativa a periodicidade de participação dos alunos dos cursos de graduação no ENADE, podendo ser esta trienal.

(6)

dife-rente com a avaliação das instituições de ensino superior, onde as instituições competem apresentando muitas vezes os con-ceitos obtidos pelas diversas formas de avaliação do MEC. Atu-almente, com o SINAES as instituições irão obter diversos conceitos que formarão um conceito geral da instituição. Limana e Brito (2005, p. 13) colaboram com a afirmação acima ao afirmarem que “a ordenação das escolas de acordo com o desempenho expresso através de uma nota obtida através de uma única prova e a formulação de listas que mostram a posi-ção dos cursos em um ranking, não acrescenta muito ao de-senvolvimento das instituições e ao debate educacional, mesmo quando elaboradas sob a alegação de transparência e objetividade”.

Segundo o Relatório do curso de computação do ENADE 2005, publicado pelo INEP (2005, 3), a nota do curso tem como base um conceito estabelecido de estatística chamado afasta-mento padronizado, ou seja, a nota final do curso depende de três variáveis: (1) o desempenho dos alunos concluintes no componente específico; (2) o desempenho dos alunos ingressantes no componente específico; e (3) o desempenho dos alunos (concluintes e ingressantes) na formação geral.

A essas três variáveis, que embasam o cálculo da nota final do curso, se atribui, respectivamente, os seguintes pesos: 60%, 15% e 25%. Assim, a parte referente ao componente es-pecífico contribui com 75% da nota final, enquanto a parcela referente à formação geral contribui com 25%, em consonân-cia com o número de questões na prova, 30 e 10, respectiva-mente. Todas as fórmulas utilizadas para o cômputo das notas estão expressas no relatório completo da área, disponibilizado na Internet.

(7)

âmbi-to da IES, as discussões que julgarem necessárias. Assim, diante do exposto no referido capítulo, apresentar-se-á seguir estudo de caso a fim de ilustrar a análise dos resultados do ENADE sob a ótica de uma IES Privada.

Metodologia da Pesquisa

A fim de atingir os objetivos propostos adotou-se a pes-quisa exploratória e bibliográfica que deram suporte ao referencial teórico e o Estudo de Caso.

A pesquisa é de caráter exploratório pois foi através des-ta que o trabalho de pesquisa é iniciado. A pesquisa foi defini-da como sendo também bibliográfica tendo em vista que segundo Marconi e Lakatos (1999, p. 260), “a pesquisa biblio-gráfica é indispensável no início de qualquer pesquisa científi-ca, pois coloca o pesquisador em contato com tudo que já foi escrito sobre determinado assunto, colaborando com a análi-se de sua pesquisa”.

Utilizou-se também o estudo de caso, que é um estudo intensivo que tem como principal objetivo, segundo Cervo (1993, p. 43) “compreender e descrever, como um todo, o as-sunto pesquisado ou as relações dos fatores de cada caso, sem considerar o número de casos envolvidos e, por conseguinte, pesquisar todos os aspectos do caso”. O autor ressalta ainda que por ser um estudo intensivo, propicia a descoberta de relações que não seriam encontradas de outra forma, sendo as análises e inferências feitas por analogias de situações, tentando res-ponder basicamente a essas questões: por quê? E como? Para a pesquisam o estudo de caso foi fundamental para identificar como é visto são vistos os resultados do ENADE pela institui-ção de ensino.

(8)

são usados quando as questões de pesquisa estão estruturadas de forma a investigar por que determinados eventos ocorrem. A técnica de estudo de caso é especialmente útil e eficaz para compreender, de forma exploratória, o fenômeno, propondo-se a ampliar o conhecimento atual sobre o mesmo através da confrontação da base teórica estabelecida sobre a questão, em face das observações empíricas, levantadas em casos relevan-tes. Assim, objetiva-se esse estudo a desenvolver novos conhe-cimentos sobre a questão por meio do confronto entre teoria e prática.

O critério de escolha da instituição de ensino para a reali-zação do estudo de caso foi baseado no acesso que os pesqui-sadores tiveram a instituição de ensino superior. Tal instituição trata-se de uma IES Privada, situada na região metropolitana de Fortaleza. Está no mercado há mais de 7 anos e possui somente neste ano de 2006 9 cursos participando do ENADE.

O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevis-ta estruturada realizada junto à Direção Geral, Direção Acadêmi-ca e Coordenação de Curso que participou do ENADE 2005 – curso de Sistemas de Informações. Ressalta-se que os participan-tes foram selecionados, tendo como critério o grau de participa-ção nas análises dos resultados do ENADE e poder de promover melhorias na instituição decorrentes dos resultados. Os partici-pantes foram entrevistados individualmente pela pesquisadora e suas percepções foram gravadas a fim de garantir a confiabilidade das informações apresentadas. Ressalta-se que os dados secundários foram retirados de livros, revistas, sites especializados e o próprio relatório do ENADE 2005.

(9)

su-jeito que não pode ser traduzido em números”. A pesquisa ocor-reu no período compreendido entre os meses de agosto e se-tembro de 2006.

Estudo de Caso

Perfil da IES

Trata-se de instituição de ensino superior, situada em Fortaleza-CE desde 1998 e credenciada como faculdade do tipo privada respeitando as prerrogativas do sistema federal do ensino superior.

Tornar-se numa instituição de excelência e de referência no cenário educacional, destacando-se pela antecipação, ino-vação e excelência é a sua visão, destacamos ainda, dentre seus princípios e valores: ética, respeito, profissionalismo, solidarie-dade, espírito de equipe e cordialidade.

Atualmente, a IES oferta para a comunidade doze cursos de graduação, nas modalidades de bacharelado e licenciatura, sendo dois na área de saúde, oito cursos na área de sociais apli-cadas, um curso na área de humanas e sociais, e um curso na área de engenharias e tecnologias. Oferta ainda, oito cursos superiores de tecnologia, quatro de gestão, dois de informática e um de design e um de telecomunicações. Atende a sua co-munidade acadêmica em dois campos, de aproximadamente 10.000m² cada.

Dos vinte cursos supracitados, dezessete foram reconhe-cidos pelo MEC e três já foram avaliados pelo ENADE nos anos de 2004 e 2005.

(10)

obtive-ram conceitos 4 e 3, no ano de 2005 foi a vez do curso da área de tecnologia que alcançou o conceito 3. A IES encontra-se em processo de avaliação junto ao ENADE 2006, em sua 3º edição, que avaliará nove cursos de bacharelado.

Participarão em 2006 os cursos de Administração Geral e suas habilitações em Marketing, Comércio Exterior, Hoteleira, Ciências Contábeis, Comunicação Social nas habilitações Jor-nalismo e Publicidade e Propaganda, Direito e Turismo.

Para o estudo da presente pesquisa será considerada para avaliação dos resultados do ENADE 2005 realizado pelos alu-nos do curso de Computação e Informática, Bacharelado em Sistemas de Informação.

Resultado do ENADE 2005

Conforme dito anteriormente a IES pesquisada participou em 2005 do ENADE com o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. O referido exame foi realizado no dia 6 de no-vembro de 2005 e os resultados do ENADE foram enviados a instituição através de Relatório contendo dados quantitativos do instrumento de avaliação utilizado. Neste relatório, encon-tram-se o desempenho dos alunos da prova de Computação e Informática – e alguns resultados do Questionário de Impres-sões sobre a prova e do Questionário Socioeconômico (QSE).

O conceito obtido pelo curso de Computação e Informática – Bacharelado em Sistemas de Informação, obteve conceito 3, estando as notas entre 2,0 a 2,9.

(11)

Ressalta-se ainda que o desempenho dos estudantes da instituição estudada é superior a média brasileira, fato que de-monstra a qualidade do ensino na instituição pois, apesar do perfil dos estudantes que ingressam na faculdade, estes estão adquirindo uma formação superior de qualidade, chegando a ultrapassar a média brasileira para o curso em questão.

Tendo em vista que, partiu-se do pressuposto que o re-sultado que as instituições de ensino divulgam para a comuni-dade na maioria das vezes reflete o conceito final obtido no exame e que é importante que seja analisado o resultado do ENADE de maneira não somente quantitativa apresentar-se-á em seguida os critérios e formas de análise que a instituição de ensino privada utiliza para entender, divulgar e promover melhorias a partir dos resultados obtidos.

Avaliação dos resultados do ENADE na ótica da Instituição de Ensino Superior

A partir das entrevistas realizadas apresenta-se a seguir os resultados obtidos.

Sob ótica da Direção Geral

Segundo a Direção Geral, o relatório do ENADE é anali-sado tanto pela referida direção quanto pela direção acadêmi-ca e coordenações de cursos envolvidas. O objetivo desta análise é identificar os fatores que contribuíram para que esse resultado seja positivo ou negativo. No caso dos fatores positi-vos a direção ressalta que é levado em conta também o fato de, conforme prevê o ENADE, participam do exame alunos ingressantes e concluintes.

(12)

Os resultados do ENADE promovem melhorias para a instituição estando atualmente algumas em andamento. A di-reção afirma que “todo sistema de avaliação somente tem sen-tido se nós fizermos ações em cima dele. Se nós agirmos para corrigir as deficiências apontadas” (Direção Geral). Nesse aspec-to, como a instituição trabalha com o sistema de planejamen-to integrado, onde planejamen-toda informação, seja ela do ENADE, dos avaliadores do MEC, do corpo docente e discente, alimenta o nosso sistema de planejamento para melhoria contínua do pro-cesso de ensino e de nossos propro-cessos internos.

Tendo em vista o número de alunos que ingressantes que não compareceram ao exame, as ações para os próximos cursos que participarão do ENADE visam conscientizá-los para realizar o exame e para a importância do ENADE. A mesma idéia se refere aos concluintes acrescentando que é importante atualizá-los constantemente a respeito de alguns conhecimen-tos que por acaso deixaram de ser ministrados, então existem planos de que os coordenadores preparem uma série de ativi-dades ao longo do curso a fim de que o aluno possa ir sem receio para este exame.

Sob a ótica da Direção Acadêmica

A direção acadêmica colocou a mesma opinião quando perguntada sobre como é realizada a análise dos resultados do ENADE, ao afirmar que “é feita uma leitura pela direção, co-ordenação, e pelo seu colegiado para que se possa analisar e avaliar a interpretação dos resultados que os alunos obtive-ram em relação ao nosso curso e também em relação ao nível da prova. Soma-se isso ao relatório de desempenho dos estu-dantes no exame propriamente dito” (Direção Acadêmica).

(13)

es-tas de forma geral promovem a qualidade ao ensino e do co-nhecimento e consolidação desse coco-nhecimento para o aluno.

Segundo a direção acadêmica a visão da instituição é que o ENADE é um processo contínuo, e que desta forma, a institui-ção entende que é importante preparar o aluno constantemen-te, em todas as aulas. Afirma que “temos que garantir que a qualidade da disciplina, ative as habilidades e competências que elas se propõem” (Direção Acadêmica).

Acredita que esse relatório ele é um balizador para nós utilizarmos em nosso planejamento, buscando dentro de nosso processo de melhoria contínua ampliar a qualidade que já é co-nhecido. Percebe-se com essa afirmação que existe na institui-ção sintonia entre os pensamentos da direinstitui-ção acerca do ENADE. Na ótica da direção o resultado do ENADE está promo-vendo melhorias pois estes estão exigindo mudanças tanto no planejamento das disciplinas, material das disciplinas e ativi-dades que complementem essas disciplinas, assim como leva a consolidar a importância de temas transversais trabalhados. Através da análise do perfil do aluno que está ingressan-do e concluiningressan-do são tomadas ações visaningressan-do baliza a qualida-de dos ingressantes, nivelamento dos ingressantes, e continuar fazendo o que já está sendo feito – agregar valor ao estudante. As ações visando os próximos ENADE´s, contemplam campanha do que é, a importância, quais os benefícios desse instrumento para o aluno, deixando isso claro não somente para os cursos que irão realizar o exame, mais para todos os cursos da instituição, convidando todos os alunos a participarem do processo, buscando criar um clima positivo na faculdade em relação ao ENADE. Segundo a direção, “A nossa preocupação é que ele participe. Queremos que o aluno esteja integralmente participando. Para isso é preciso trabalhar institucionalmente esse assunto” (Direção Acadêmica).

(14)

na sala de aula, em todo o curso, todos os semestre, pois todas as disciplinas estão preparando para o ENADE e buscamos tam-bém preparar os professores para saber sobre o ENADE a fim de analisarem qual o conteúdo que está sendo trabalhado na disciplina e se estamos realmente formando esse aluno como é o nosso objetivo” (Direção Acadêmica).

Sob Ótica da Coordenação

Segundo a Coordenação do Curso, é importante que, antes de mais nada, os alunos tomem consciência de que este exame avalia o ganho deles, ou seja, o que eles conseguiram acumular de conhecimento ao longo do curso o aluno vai es-tar motivado para que ele tente ser melhor.

Considera ainda o ENADE um instrumento eficaz, pois é uma forma de fazer avaliação, mas acredita que “por não ser todo ano não se tem uma continuidade dessa avaliação e as coisas mudam com muita rapidez, podendo o processo de ava-liação daqui a três anos não guardar nenhuma relação com a realidade de hoje, principalmente na área de Tecnologia e Informática” (Coordenação de Curso).

O SINAES foi um avanço, pois a partir do momento em que temos referência do que o MEC espera do aprendizado do aluno nós conseguimos direcionar o PPC principalmente o con-teúdo programático das disciplinas do curso de forma a aten-der essas necessidades.

Os ajustes no curso de SI não foram amplos, pois a maioria dos conteúdos já estava dentro dos programas de disciplinas, “o que fizemos foi incluir em algumas disciplinas alguns tópicos que não constavam e a partir daí já estão constando no programa, principalmente no 8º semestre. Fato que reforça a dinâmica do curso de Sistema de Informações” (Coordenação de Curso).

(15)

Enfim, considera o instrumento eficaz pela “importância de se ter a avaliação de desempenho do estudante, mas afirma que temos que considerar outros fatores para termos uma avalia-ção global, como a proposta pedagógica e os docentes, mas o ENADE tem um peso muito forte para o curso.”

Considerações Finais

Diante do exposto, pode-se considerar que o SIANES foi um avanço no sistema de avaliação do ensino superior no Bra-sil, por ter critérios definidos de avaliação e trabalhar as diver-sas esferas de avaliação conjuntamente. O ENADE, dentro desse sistema está sendo uma fonte de informação valiosa para as instituições repensarem seus processos e práticas educacionais em busca da melhoria contínua.

Ainda é cedo para sabermos se premissas como a levanta-da pela Coordenação do Curso de Sistemas de Informações seja validada, ou seja, a periodicidade de acontecimento do ENADE para os cursos não atender a dinâmica das mudanças que eles sofrem devido as mudanças tecnológicas e do mercado global.

De qualquer forma, ele apresenta para os alunos e toda a comunidade o quanto os estudantes podem agregar de co-nhecimento através do curso superior. Também fortalece a im-portância de conhecer o perfil dos alunos para que as propostas pedagógicas estejam de acordo com esse perfil. Vê-se com os resultados do ENADE da instituição de ensino estudada que ainda é significativa a diferença entre o número de ingressantes e concluintes. Tem-se ainda uma grande evasão nas institui-ções de ensino.

Viu-se que ações são desencadeadas após a análise dos resultados e que estas são ações necessárias para atender aos pontos identificados como falhos pelo ENADE.

(16)

análises parciais conclui-se que todas as médias dos concluintes são superiores a média do Brasil. A questão ainda está relacio-nada ao ingressante, seu perfil e sua formação.

A instituição fez como apresentado análises qualitativas dos resultados e quantitativas, analisando possíveis deficiências no ensino dos alunos ingressantes e concluintes. São estabe-lecidas prioridades para que sejam trabalhadas primeiro.

Enfim, estamos certos de que promoveu melhoria é uma idéia passada pois devemos estar promovendo e continuar promovendo visto que o processo de melhoria tem que ser continuado. Considera-se que os objetos estabelecidos foram atingidos e que a problemática foi apresentada e respondida. Recomenda-se porém que o estudo seja ampliado buscando perceber a visão dos alunos que participaram do ENADE em relação aos resultados obtidos e melhorias possíveis.

Referências Bibliográficas

Avaliação: Revista da rede de avaliação institucional da educa-ção superior, Campinas, SP, V.10, N.2, P.9 – 32, jun.2005

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional da Educação Superior (SINAES) e dá outras providên-cias. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/arquivos/ pdf/leisinaes.pdf> . Acesso em: 31 set. 2006a.

BRASIL. Portaria nº 603, de 7 de março de 2006. Regulamenta o ENADE e dá outras providências. Disponível em: <http:// www.inep.gov.br/download/enade/2006/port_603.pdf>. Aces-so em: 31 set. 2006b.

(17)

cur-so de computação e informática – bacharelado em sistemas de informação da Faculdade Integrada do Ceará, município Fortaleza. Brasília: INEP, 2005.

LIMA, Marcos Antônio Martins. Avaliação no contexto histó-rico brasileiro recente da educação superior. Avaliação: Re-vista da rede de avaliação institucional da educação superior, Campinas, SP, V.10, N.2, P.83-95, jun.2005

LIMANA, Amir; BRITO, Márcia Regina F. de O. O modelo de ava-liação dinâmica e o desenvolvimento de competências: al-gumas considerações a respeito do ENADE.

MARCONI, M. A e LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. São Pau-lo: Atlas, 1999.

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Nacional de Estu-dos e Pesquisa. Roteiro de auto-avaliação – avaliação institucional: orientações gerais. Brasília: Inep/MEC, 2004. MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Comissão Nacional de Avali-ação da EducAvali-ação Superior. AvaliAvali-ação externa de instituições de educação superior: diretrizes e instrumentos. Brasília: MEC, 2005. SILVA, Edna Lucia da e MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de monografia. 3a ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância (LED) da UFB, 2000.

(18)

Quadro 1– Desempenho dos alunos em formação geral e componente específico da prova do ENADE 2005

Referências

Documentos relacionados

There was a statistically significant difference between the score for granulation tissue for the ischemia group without methylene blue (discrete to moderate inflammation) and

Parameters evaluated: heart rate (HR), mean arterial blood pressure (MAP) and central vein pressure (CVP).Hemorrhagic shock was induced by removing (624.25±64.55), (619.30±44.94)

The goal of this experimental study is to evaluate, histologically, the testicular vascularization induced by an cecal pedicle flap, sutured to the testicles of Wistar rats and

2 Utilize os botões apontadores  para seleccionar o item pretendido e, em seguida, prima o botão SELECT para visualizar a caixa de diálogo de ajuste.. Utilize os

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

de todos os regimes de terapia biológica disponíveis para a espondilite ancilosante, sendo apenas dois estudos com comparadores ativos e os demais com placebo e

1. Solicita, por conseguinte, que no quadro da futura estratégia comercial da União Europeia, o comércio não seja visto como fim em si mesmo, mas como um utensílio que permite a