• Nenhum resultado encontrado

Modalidade de Trabalho: Resultado de Pesquisa A dimensão ético-política da prática profissional e a organização política do trabalho profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Modalidade de Trabalho: Resultado de Pesquisa A dimensão ético-política da prática profissional e a organização política do trabalho profissional"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A autonomia e independência na organização profissional: um dos desafios do Serviço Social brasileiro no processo de ruptura com o conservadorismo nos anos 90 e na primeira década do século XXI

1

Maria Beatriz Costa Abramides biabramides@gmail.com

Modalidade de Trabalho: Resultado de Pesquisa

Eixo Temático: A dimensão ético-política da prática profissional e a organização política do trabalho profissional

Introdução

No ano de 2009 comemora-se, em todo o país, os 30 anos do III Congresso Brasileiro de Serviço Social, o Congresso da Virada, marco histórico da expressão política, pública e coletiva do projeto de ruptura profissional com o conservadorismo na profissão do Serviço Social Brasileiro. Desde aquele momento, em 1979, a categoria profissional organizada defendeu e se posicionou pela autonomia e independência de sua organização política frente ao patronato, aos partidos políticos, ao Estado e a seus governos.

Sob a perspectiva classista vem trilhando, nesse lapso temporal, a construção e consolidação de um projeto profissional, com uma direção social, voltada aos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora. O profissional inscrito na divisão seocio- técnica do trabalho, participe do trabahlo coletivo, em sua condição de assalariamento, se reconhece como parte da classe trabalhadora, e a hegemonia deste projeto, no interior da profissão, se constituiu como expressão de um processo de lutas, historicamente conquistado.

O tema por mim tratado, neste artigo, refere-se a um dos desafios centrais, entre tantos, a serem enfrentados pela profissão e pelos profissionais, a partir da conjuntura dos anos 90 e na primeira década do século XXI, no processo de ruptura com o conservadorismo que conquistou a sua hegemonia nos últimos trinta anos.

Esta quadra histórica, assim como em todas as outras, exige da categoria profissional um constante posicionamento teórico e político, a partir de seus acúmulos alcançados. O desafio que trato, neste momento, diz respeito à continuidade da autonomia e independência da organização política, na formação e no exercício profissional, em

1 Ponencia presentada en el XIX Seminario Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social. El Trabajo Social en la coyuntura latinoamericana: desafíos para su formación, articulación y acción profesional. Universidad Católica

(2)

relação a qualquer governo e Estado. Assim o construímos e consolidamos, nos marcos do projeto profissional de ruptura com o conservadorismo, que se denominu, a partir dos anos 90, de Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social Brasileiro, que se expressou pela continuidade do Projeto com direção social, conquistado no final dos anos 70.

1- A continuidade da luta pela autonomia e independência do projeto de profissão em relação ao Estado e aos governos.

Problematizo os desafios advindos de uma relação histórica das direções organizativas da categoria com a trajetória petista, nos anos 80 e 90, e as configurações decorrentes da adesão do governo federal de Lula e do PT ao neoliberalismo a partir de 2003:

CAMINHOS E DESCAMINHOS QUE ISENTA E OBJETIVAMENTE,QUE IDENTIFICAR COMO ENTRECRUZADOS COM A TRAJETÓRIA PETISTA (…).MAIS MEDIATIZADA, ESTA RELAÇÃO ENTRE OS AVANÇOS PROFISSIONAIS E O PERCURSO DO PT MANTEVE-SE NA DÉCADA DE 90 – PRECISAMENTE A DÉCADA EM QUE A BASE DOCUMENTAL FUNDANTE DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO APARECE FORMULADA POR INTEIRO (REFIRO-ME AO CONJUNTO CONSTITUÍDO PELO CÓDIGO DE ÉTICA, PELA LEI DE REGULAMENTAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL E PELAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA, E SE MANTEVE IGUALMENTE, UMA FORTE IDENTIFICAÇÃO ENTRE LIDERANÇAS PROFISSIONAIS, ACADÊMICAS INCLUSIVE, E MILITÂNCIA PARTIDÁRIA. ESTE ENLACE, TÃO PROFUNDO, AGORA EXPERIMENTA A SUA HORA DA VERDADE: QUAL A ATITUDE DAS VANGUARDAS QUE LUTARA M POR QUASE DUAS DÉCADAS E QUE CONQUISTA RAM A HEGEMONIA NO CAMPO PROFISSIONAL COM O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO, VANGUARDAS CUJOS ME MBROS

(PROFISSIONAIS DE CAMPO”, DOCENTES PESQUISADORES, ESTUDANTES) FORAM OU SÃO MILITANTES PETISTAS QUAL A SUA ATITUDE QUANDO O PT IMPLEMENTA UMA PRÁTICA GOVERNAMENTAL QUE COLIDE ESSENCIAL E FRANCAME NTE COM A PROGRAMÁTICA POLÍTICA (AGORA CLARAMENTE DEMARCADA DA PRÁTICA PARTIDÁRIA) PROPOSTA NO PROJETO PROFISSIONAL.(NETTO,2004:33/34).

Apresento, portanto a partir dods elementos traçados por Netto, as seguintes indagações:

a- Os descaminhos políticos do PT, servindo ao capital, estabelecem um divisor de águas necessário à análise do projeto profissional hegemônico, que esteve centralmente articulado ao lastro das políticas defendidas e definidas pelo PT, nos anos oitenta; na direção da luta por conquistas de direitos sociais e trabalhistas,

(3)

da reforma agrária e urbana, de uma política nacional de emprego; embora o projeto profissional deva estar desvinculado organicamente de um projeto partidário?

b- Consideradas as mutações e tensões no campo de esquerda, a posição hegemônica e majoritária, no interior da categoria organizada dos assistentes sociais permaneceu vinculada a um PT, nos anos 90, já bem distante de sua origem e da perspectiva socialista, nos limites da reforma dentro da ordem. A posição estratégica adotada pela categoria profissional de uma ação de reformas dentro da ordem, nos anos 90, se direciona, às lutas sociais no plano imediato. A direção social do projeto profissional, porém, encontra-se no horizonte emancipatório, o que pressupõe, segundo Marx, um tempo de revolução social, para a superação da ordem do capital pela classe trabalhadora. Essa posição estratégica de uma ação de reformas dentro da ordem, não se colou ao reformismo proposto pelo PT nos anos 90?

c- A profissão possui uma autonomia relativa, nos marcos regulatórios do mundo do trabalho; porém, em sua organização político-profissional deve manter a autonomia e independência de qualquer governo, na vinculação aos movimentos sociais classistas. Os assistentes sociais em seus fóruns organizativos, desde 1989, deliberaram pela “defesa dos direitos sociais, na luta pela sua ampliação e contra o neoliberalismo”, presente na origem, continuidade e aprofundamento nos governos Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula, o que demarca sua posição majoritária em contraposição aos governos de sustentação do capital. Essa concepção, de oposição ao neoliberalismo, tem possibilitado a retomada da articulação das entidades com o pólo classista do movimento social?

Esse conjunto de problematizações se constituem necessários no sentido de reafirmarmos a autonomia e independência de nossas entidades organizativas e para tanto estabeleço alguns pontos analíticos e programâticos ao processo de ruptura na profissão.

2- A esfera da institucionalidade nas décadas de 90 e 2000 e a política de conciliação de classes do PT.

A vitória do governo Lula, em 2002, representou para 53 milhões de pessoas que nele votaram, a possibilidade de melhoria das condições de vida e de trabalho, Não

(4)

estava posta a construção do socialismo pelo processo eleitoral; porém não se esperava que o governo Lula, do PT, se curvasse, radicalmente, à ortodoxia do receituário neoliberal imposto pelo capital financeiro internacional hegemônico.

Embora, internacionalmente, a crise estrutural do capital contenha a crise e o esgotamento do keynesianismo, um partido de massas democrático e popular, assentado em reivindicações sociais e de distribuição de renda e de geração de emprego, teria condição política, pela sua legitimidade, de se apoiar programaticamente nos interesses das massas trabalhadoras e implementar políticas sociais e de emprego.

O governo Lula, do PT, porém se opõe à sua trajetória histórica tornando-se um partido da ordem do capital, ao prosseguir com o ideário neoliberal o que acelera o processo regressivo no país, com desdobramentos para a América Latina; pois um governo de bases populares interessaria a todo o continente do ponto de vista da classe trabalhadora.

Na década de 90, pela sua posição majoritária, o PT se constituiu em um partido que se preocupou, prioritariamente, com a institucionalidade e a governabilidade. Abdicou da luta pelo socialismo, previsto em seu programa do início da década de 80, e consolidou- se como um partido social-democrático reformista, no âmbito da gestão democrática formal burguesa do Estado; relegou a formação política de seus militantes e não construiu uma perspectiva teórica que correspondesse à sua trajetória histórica.

A prioridade da ação na esfera da institucionalidade, a partir do final dos anos 80, em que o PT assume várias e importantes prefeituras, torna secundária a luta extra- institucional e invade as organizações populares, sindicais, profissionais, as universidades, em um politicismo assentado na tese da “democracia como valor universal” (Coutinho, 1979).

O Estado capitalista apresenta contradições em seu interior, e os trabalhadores organizados em partidos de esquerda devem travar a luta no terreno institucional, nas esferas do executivo e do legislativo; porém, a luta determinante se concentra na ação direta das massas no âmbito da luta de classes, independente e autônoma do governo, do Estado e do patronato.

(5)

Os partidos reformistas que tiveram sua sustentação em bases sociais, como é o caso do PT no Brasil, na vitória de Lula em 2002, seguem à risca o FMI e sua política neoliberal, a serviço do capital e do imperialismo. A partir da crise do capital em 2000, agravada no segundo semestre de 2008, eclodindo no centro do imperialismo, EUA, se estendendo para a Europa e Japão, com alastramento aos países períféricos colocam a classe trabaladora frente à novos desafios, posto que sobre ela recai o ônus da crise, já considerada a maior desde 1929.

A complexidade do desenvolvimento capitalista, no plano internacional, deve ser analisada em todas as suas dimensões: na crise estrutural do capital a partir de 1973, com seu aprofundamento em 2000 e seu ápice a partir de setembro de 2008; na internacionalização e financeirização da economia como elemento de exploração e dominação capitalista, na crise nos países pós-capitalistas; na ofensiva neoliberal; no ataque ao projeto histórico do socialismo; na crise e capitulação de setores da esquerda à social-democracia e ao neoliberalismo; na ilusão na democracia formal-representativa, para o estabelecimento de uma nova ordem societária. Estas determinações constituíram- se dificuldades reais para a construção do projeto socialista, e da manutenção da independência e autonomia de classe das entidades dos trabalhadores diante dos governos, notadamente, quando estes são apoiados por setores organizados dos trabalhadores.

O giro social-democrático, governista, estabeleceu a agenda eleitoral, como prioridade estratégica para a conquista de governos, e a orientação dada às lutas sociais foi a de vinculá-las às conquistas na esfera do Estado, gradativa e progressivamente, a partir dos anos 90.

O PT se transformou no partido da ordem, que administra o capital no âmbito do Estado, a partir de 2003, e apresenta sua continuidade e aprofunamento, em meio a seu segundo mandato, em 2009, de implantar o programa neoliberal, segundo a orientação macro-estrutural imperialista, que se iniciou com o governo Sarney em 1989, se espandiu com o governo Collor e se consolidou com FHC em seus dois mandatos.

Não se semeavam ilusões de que o governo Lula, do PT, construísse o socialismo, pela via eleitoral, por meio do Estado de direito, da democracia burguesa, formal. Porém,

(6)

os programas de campanha do PT caminhavam, centralmente, em direção às políticas neokeynesianas, nos marcos de programas social-democráticos, reformistas. As políticas sociais poderiam significar para as grandes massas trabalhadoras do país, o atendimento de algumas reivindicações imediatas, o que não se prescindiria da continuidade das lutas sociais classistas para fazê-las avançar em sua perspectiva histórica.

3- Os movimentos sociais com o giro social democrático, nos anos 90, e estadista e governista, desde 2003.

Os movimentos sociais, sindical e popular, na virada dos anos 90, de forma majoritária e hegemônica, ao lutarem por políticas públicas e de emprego, aderiram às lutas institucionais como lutas centrais,

As negociações sindicais por meio das câmaras setoriais, no âmbito do Estado, e as ações nos conselhos institucionais de saúde, moradia, assistência social, dos transportes, do idoso, de portadores de deficiência, cultura, criança e adolescente entre outros; nas esferas municipal, estadual e ou federal, deslocaram centralmente a ação dos movimentos sociais, para o âmbito da institucionalidade, sem a devida correspondência no plano das lutas sociais autônomas.

As ações de massas, quando ocorreram, constituíram-se, basicamente, em um instrumento tático de negociação na esfera institucional. Na prática há um abandono da perspectiva histórica do socialismo e uma clara adesão à política reformista que se assenta na necessidade de ações propositivas, posto que as ações radicalizadas, da luta de classes, são identificadas como típicas do período da ditadura militar; agora, diante da democracia burguesa, a tarefa prioritária passa a se caracterizar pelo alargamento do Estado democrático.

No período do governo Lula, da Silva, há conflitos no interior do MST, quando sua direção, juntamente com a da Central Única dos Trabalhadores -CUT, Central dos Movimentos Populares- CMP, e a União Nacional dos Estudantes- UNE estabelecem uma crítica ao governo Lula, somente no que se refere à sua política econômica, e se transformaram em movimentos governistas, estadistas, abrindo mão de sua trajetória histórica de organização e de lutas no patamar de autonomia e independência de classe,

(7)

tal qual defendiam em sua concepção e prática social, no final dos anos 70 e até meados da década de 80.

A avassaladora investida neoliberal, a precariedade das condições de vida e de trabalho; o esfacelamento das políticas públicas, a quebra e destruição de direitos sociais e trabalhistas; o sindicalismo “cidadão e propositivo”, em substituição ao sindicalismo de combate; a condição defensiva em que se encontra o sindicalismo diante da acumulação flexível no mundo do trabalho, da ofensiva neoliberal na esfera do Estado e da denominada pós-modernidade na esfera da cultura; o giro sindical à social-democracia; a ilusão na democracia burguesa; o viés politicista da ação sindical; a luta proritária voltada ao espaço da institucionalidade e o privilégio dos canais jurídico-institucionais de democratização do Estado, neutralizaram o processo de lutas e organização autônoma e independente dos trabalhadores, o que levou a uma regressão histórica da classe trabalhadora na década de 90.

Os setores de esquerda do movimento social que permanecem em uma perspectiva de travar a luta de classes, se voltam para a construção de uma frente única classista contra as reformas da previdência social, do ensino superior, trabalhista e sindical e contra a política do governo neoliberal, de Lula da Silva.

Os setores que se organizam em uma perspectiva classista no país encontram-se na CONLUTAS – Coordenação Nacional de Lutas, a partir de 2004, no CONLUTE – Coordenação Nacional de Lutas Estudantis, na Intersindical e nos setores articulados na Assembléia Popular. O processo de lutas contra o neoliberalismo deve expressar-se no campo de esquerda, juntamente, com as lutas antiimperialista, anticapitalista, no horizonte socialista e do projeto de emancipação humana.

Reafirmo, portanto, a importância de nossas entidades permanecerem autônomas e independentes, de forma combativa na construção da direção sociopolítica do projeto ético-político profissional, tal qual o construímos e consolidamos, nos marcos do processo de ruptura com o conservadorismo.

O momento conjuntural impõe que as entidades da categoria repensem suas estratégias de ação no âmbito da institucionalidade, mas, sobretudo, repensem

(8)

estratégias de lutas no campo de autonomia e independência de classe em uma frente única classista de defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.

A CONLUTAS pode vir a se constituir em um instrumento de frente única classista, antiburocrática; na construção de um programa, antiimperialista e anticapitalista no patamar de autonomia e independência de classe, centralizando e unificando as lutas da classe trabalhadora. A vanguarda que se aglutinou em torno da CONLUTAS tem um papel importante na luta pela independência política dos explorados, na defesa das reivindicações e mobilizações de massa, atuando na direção da unidade do movimento social, buscando disputar na base do movimento social a luta pela hegemonia de um projeto classista autônomo e independente.

Conclusão

Certamente, outras análises e derivações são possíveis e, certamente, muitos não compartilharão da angulação apresentada nesse artigo; mesmo porque, conforme o próprio movimento da realidade sócio-profissional, há de se reconhecer profissionais plenamente integrados às políticas neoliberais, outros que estiveram, e estão, integrados às políticas desenvolvimentistas e técnico-modernizadoras no passado e no presente, assim como há setores, historicamente reformistas, que recentemente se ampliaram e outros setores que capitularam com a adesão do PT ao neoliberalismo.

Contudo, o que nos interessa intelectual e politicamente é a continuidade do legado do projeto profissional de ruptura com o conservadorismo, tal qual o construímos e consolidamos, com autonomia e independência de qualquer governo e partido político na conquista do projeto hegemônico da profissão. A hegemonia ê um processo permanente de lutas, mediante posições políticas antagónicas, contraditórias, que se apresentam de forma diferenciada a cada momento conjuntural, cuja correlação de forças se altera, mediante o movimento da realidade.

O processo de ruptura do projeto profissional com o conservadorismo teve sua referência pública e coletiva no III CBAS em 1979, no Congresso da Virada, em que a categoria organizada deliberou por uma direção sociopolítica de seu projeto profissional.

A vinculação com o movimento social classista a partir da organização político-sindical da

(9)

categoria a partir de 1977 e em toda a década de 80, que se esprais para as outras esferas de organização da categoria, no âmbito de formação e do exercício profissional e estiudantil é constitutivamente determinante na construção do projeto ético-político- profissional do Serviço Social Brasileiro dos anos 90,

Nesta primeira década de século XXI, novos desafios se colocam para serem enfrentados, na articulação entre o projeto profissional e o projeto societário no compromisso com a classe trabalhadora. Portanto, a autonomia e independência de nossa organização profisional em relação ao Estado, aos governos e aos partidos, nos coloca de forma coletiva e orgânica, na direção social que definimos no horizonte do projeto de emancipação humana.

Bibliografia

ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa- O Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social Brasileiro- Tese de doutorado- Programa de Pós Graduaçnao em Serviço Social- Faculdade de Serviço Social da PUCSP

_______________________________A organização político- sindical dos assistentes sociais: Trajetórias de lutas e desafios contemporâneos, pgs 85 a 108- Revista Serviço Social e Sociedade nø 97- História e Trabalho- janeiro a março de 2009, Cortez Editora.

São Paulo.

NETTO, Josê Paulo- A conjuntura brasileira: O Serviço Social posto à prova- Revista Serviço Social e Sociedade V. 79- Especial: Serviço Social, Formação e Projeto Político P. 05 a 26, 2004, Cortez Editora. São Paulo

Referências

Documentos relacionados

A investigação ainda, partiu de abordagem metodológica mista, descritiva, correlacional e exploratória, com amostra por conveniência, utilizando como procedimento

instâncias se comportou como verdadeiro partido político, interferindo diretamente em atos e ações do legislativo e, também, do executivo, a exemplo da decisão do ministro

OBJETO: contratação de empresa especializada para Fornecimento de material permanente em geral para Secretaria de Assistência Social. FORO: Fica eleito o Foro de Vitorino

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Mais do que um campo para sediar a Copa do Mundo, o projeto de construção de um estádio no Rio de Janeiro gestado em 1943 por imprensa, clubes, FMF e governos municipal e

O lançamento em questão é de um texto sobre a escola de magia americana Ilvermorny Figura 16, juntamente de um teste para descobrir a que casa o público pertence, sendo esta, parte

Com o objetivo de comparar os resultados de rendimentos e a composição química (teores de rotenona e de deguelina) dos extratos da raiz de Derris urucu, foram

Projeto Cadastro de Fontes de Abastecimento por Água Subterrânea Diagnóstico do Municí pio de Ceará-Mirim Estado do Rio Grande do Norte. 8 0 10 20 30 40 50 60 70 Particular 69