• Nenhum resultado encontrado

SOLUÇÕES ESTÉTICAS DIRETAS EM DENTES ESCURECIDOS Relato de Caso. Direct Aesthetic Solutions On Darkened Teeth - Case Report.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "SOLUÇÕES ESTÉTICAS DIRETAS EM DENTES ESCURECIDOS Relato de Caso. Direct Aesthetic Solutions On Darkened Teeth - Case Report."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

SOLUÇÕES ESTÉTICAS DIRETAS EM DENTES ESCURECIDOS – Relato de Caso.

Direct Aesthetic Solutions On Darkened Teeth - Case Report.

Breno Mont’Alverne Haddade Silva Francisco Claro Ribeiro

Gabriela Mont’Alverne Macedo Pires Silva Celso Afonso da Silva Rodrigues Filho

RESUMO

Introdução: A faceta dental direta realizada com resina composta é uma alternativa proposta em detrimento ao laminado cerâmico devido à fatores como custo- benefício, menor desgaste dental e simplicidade de técnica. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 28 anos de idade, procurou atendimento odontológico queixando-se de insatisfação com a coloração de um dente anterior. Após anamnese e exame clínico detalhados, observou-se que o mesmo apresentava o elemento 21 escurecido, possivelmente devido a um tratamento endodôntico insatisfatório, além de restauração esteticamente insatisfatória na mesial do 11. Para a resolução do caso, foi proposto um planejamento estético com enceramento prévio, além do retratamento do canal radicular e clareamento interno do elemento 21, além da execução de procedimento restaurador por meio da técnica operatória de facetas estéticas diretas com resina composta. Conclusão:

Dessa forma, pode-se constatar que a técnica operatória, com resina composta é um procedimento viável e eficaz para tratar esteticamente dentes com alterações cromáticas.

Palavras- chaves: Estética; Restauração Dentária; Resina Composta.

(2)

ABSTRACT

Aim: The direct dental facet made with composites is a proposed alternative over the ceramic veneers due to factors such as cost-benefit, less tooth preparation and technique simplicity.

Case Report: A 28-year-old male patient sought dental care complaining of an unesthetic anterior teeth dark coloration. After detailed anamnesis and clinical examination, it was observed that the upper left central incisor (tooth #21) was darkened possibly due to an unsatisfactory endodontic treatment, besides an unsatisfactory aesthetic composite restoration on the mesial incisal margins of upper right central incisor (tooth #11). For the resolution of the case, it was proposed aesthetic planning with waxing previous work, besides the retreatment of the root canal and internal bleaching of the element 21, besides the execution of restorative procedure by means of the operative technique of the direct aesthetic facet with composite resin. Conclusion: Therefore it can be verified that the operative technique of the direct aesthetic facet with composite resin is a viable and effective procedure to aesthetically treat teeth with chromatic alterations

Keywords: Aesthetics; Dental Restoration; Composite Resin.

2.1. INTRODUÇÃO

Os incisivos superiores são os dentes com maior incidência de trauma coronal1. Esses dentes podem tornar-se escurecidos devido à deposição de sulfeto férrico nos túbulos dentinários, após a hemólise dos glóbulos vermelhos que extravasaram no momento do trauma2. Outro fator que contribui para de escurecimento dos dentes anteriores são os restos de material obturador endodôntico na câmara pulpar3.

O prognóstico de dentes anteriores escurecidos depende do tempo decorrido entre o trauma e a intervenção, a escolha da técnica restauradora e, consequentemente, a extensão do preparo4,5. Deve-se considerar a complexidade do tratamento de dentes escurecidos, visto que é necessário um correto diagnóstico, conhecimento das razões etiológicas e, consequentemente, o tratamento adequado e individualizado de cada paciente6.

As resinas compostas estão em evidência atualmente devido a sua capacidade de oferecer um potencial estético adequado7. Além disso, quando a técnica é feita com precisão, o material alcança índices consideráveis de longevidade, com um custo menos elevado quando comparado com as restaurações indiretas em cerâmicas8. As restaurações em resina composta direta permitem um preparo menos invasivo ou nenhuma preparação quando proposta a substituir lesões de cárie, traumas ou ainda por razões estéticas como

(3)

alteração na forma ou coloração, bem como não perpassam pela fase de provisório, quando comparada a outros materiais como amálgama ou próteses indiretas9.

A técnica de confecção da faceta direta em resina composta é indicada quando o elemento dental apresenta mais de 2/3 do remanescente dentário com alteração na coloração, formato e textura superficial comprometida10. As facetas diretas ganharam grande espaço como alternativa restauradora estética devido ao alto número de estudos que visam o melhoramento das propriedades das resinas compostas11.

A principal problemática para confecção de facetas diretas em dentes escurecidos é o mascaramento do substrato alterado10. Desta forma, recomenda-se o uso de opacificadores, definidos como resinas fluidas capazes de impedir a passagem de luz e mascarar cores indesejadas do interior do dente ou também a utilização de compósitos de alto valor que, em finas camadas, conseguem substituir grandes camadas de resina composta e mascarar o substrato escurecido, atingindo a estética almejada11. Entretanto, dependendo do grau de escurecimento do dente, é frequente que a utilização apenas de resinas de alto valor não sejam suficientes, para uma boa neutralização do fundo escuro, comprometendo assim o resultado estético desejado12.

Com o avanço dos materiais e das opcões de tratamento as técnicas foram exigindo um maior de grau aprendizado e de cuidados específicos19. Assim, embora eficiente, a técnica de opacificação é complexa e requer a inserção de mínimas camadas do material. A aplicação equivocada da técnica e dos materiais pode ocasionar em uma neutralização excessiva ou insuficiente o que pode levar o profissional a aplicar maiores camadas de resina para compensar o erro14.

A utilização da resina composta opacificadora para mascarar fundo escuro, da estética de dentes anteriores, com alterações de forma e cor é totalmente viável13 Diante do tema, o objetivo do artigo é apresentar uma solução estética de restauração direta utilizando resina composta como instrumento resolutivo para alteração de coloração de um dente anterior, mostrando os detalhes da técnica utilizada.

2.2 RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 28 anos de idade, procurou atendimento odontológico queixando-se de insatisfação com a coloração do elemento 21. Após anamnese e exame clínico detalhados, observou-se que o mesmo apresentava o elemento referido com escurecimento, possivelmente devido a um tratamento endodôntico

(4)

insatisfatório outrora realizado, além de restauração esteticamente insatisfatória na região mesial do 11 (Figura 1).

Para a resolução do caso, foi proposto um planejamento estético com enceramento prévio, além do retratamento do canal radicular e clareamento interno do elemento 21, além da execução de procedimento restaurador por meio da técnica operatória do facetamento estético direto com resina composta. Inicialmente, foi feita profilaxia dos dentes anteriores superiores e seleção da cor dos compósitos. As resinas de escolha foram as resinas do sistema Aura (SDI, Victoria, Austrália), um sistema novo de resinas composta que apresenta o intuito de simplificar a técnica restauradora. As cores escolhidas foram Db, DC1, DC2 e E1 (Figura 2).

Inicialmente, realizou-se isolamento do campo operatório com afastador bucal optragate (Ivoclar, Liechtenstein, Alemanha) e fio retrator 000 Ultrapack (Ultradent, São Pulo, Brasil). O preparo do dente 21 foi um preparo convencional para faceta realizado com o desgaste da face vestibular com as pontas diamantadas 2135, 2135F e 2135FF (KG Sorensen, São Paulo, Brasil), em torno de 1,0 a 1,5mm em relação aos terços cervical, médio e incisal, respeitando-se a convexidade e a extensão proximal da face, para não comprometer a estética da restauração. Removeu-se também a restauração na mesial do 11, que apresentava uma classe IV, a fim de substituir e melhorar a estética da mesma (Figura 3).

Após a finalização dos preparos, a técnica restauradora consistiu na realização do condicionamento ácido durante 30s, com ácido fosfórico a 37% (Ultradent, São Paulo, Brasil), protegendo-se previamente os dentes vizinhos com fita Isotape (TDV, Santa Catarina, Brasil). O sistema adesivo utilizado foi o Single Bond Universal (3M, Minnesota, EUA), aplicado em uma única camada ativamente por 30s, a fotopolimerização foi realizada com o aparelho Valo (Ultradent, São Paulo, Brasil) por 4 intervalos de 4s a 1.400mW/cm2, totalizando 16s.

Os compósitos escolhidos foram inseridos por meio da técnica incremental, utilizando-se espátulas de resina composta do kit Estética Mont’ Alverne (Millenium Golgran, São Paulo, Brasil). Com base no enceramento foi confeccionado um guia de silicone de condensação, pasta pesada Zeta Plus (Zhermack), para auxiliar na reconstrução dos dentes. No elemento 21 foi inserida a resina DC1 para a confecção da face palatal (Figura 4). Em seguida, trabalhou-se a região escurecida, na qual foi aplicada a resina

(5)

opacificadora Db, para mascarar o substrato escurecido, a fim de igualar a dentina dos demais (Figura 5).

Após aplicação da resina Db sobre a região escurecida a segunda camada da restauração trabalhou-se com a resina DC2 na região do terço médio para cervical e, DC1 na região do terço médio para incisal (Figura 6). Tais resinas tiveram a função de definir o croma final do dente, de modo que não houvesse discrepância entre a cor do dente trabalhado e os dentes vizinhos. Para finalização do trabalho, a última camada de resina aplicada foi o compósito da cor E1, para conferir translucidez e aspecto natural à restauração.

Para o restabelecimento da anatomia do elemento 11 na região mesial, também se utilizou a guia de silicona pesada para confecção da face palatal. Para isso, a resina empregada também foi do tipo DC1, assim como no elemento 21. A finalização do trabalho foi feita com uma camada de resina para esmalte da cor E1 (Figura 7).

Em todo o trabalho, o pincel foi empregado para finalizar a acomodação do material antes da sua fotopolimerização. Após a conclusão da restauração, o acabamento e polimento foi realizado com auxílio de discos de lixa (Soflex Pop-on 3M) e borrachas abrasivas para resina composta (Dhpro) (Figuras 8, 9 e 10).

2.3 DISCUSSÃO

A estética na odontologia é um ramo bastante complexo, envolvendo conhecimentos de diversas áreas afins, como a periodontia, a dentística restauradora, endodontia, oclusão, materiais dentários e os diversos tipos de prótese. Ela está intimamente relacionada com a harmonia entre as estruturas faciais e as individualidades do paciente, cabendo a este a aprovação final, dentro dos princípios biológicos, mecânicos e estéticos15.

Estudos relacionados às soluções diretas para dentes escurecidos têm demonstrado que ainda há certa cautela ao afirmar que esta alternativa possua um excelente sucesso clínico16, 17, sempre sugerindo mais pesquisas cientificas, tanto in vitro quanto in vivo. Entretanto, a literatura afirma que não há nenhum parâmetro avaliativo que possa restringir esse tipo de técnica18.

(6)

Fatores como extensão da perda do remanescente dental, sistema adesivo, tipos de resinas compostas utilizadas e fotoativação19 são levados em consideração para qualquer tipo de restauração direta, além das diversas técnicas operatórias utilizadas.

Cabendo também o questionamento da qualidade desses fatores no caso do facetamento de forma direta20, 21.

Um dos fatores mais importantes para o sucesso e longevidade clinica de dentes tratados diretamente com resina composta está na escolha do tipo de resina a ser utilizada. Pois as várias de marcas comerciais apresentam diferentes propriedades no que tange a resistência, opacidade e translucidez, brilho e polimento que são aspectos que devem ser considerados22, corroborando pelo estudo de Ryan, Tam e McComb (2010)23. Neste caso clínico, foi utilizado resinas do sistema Aura – SDI em diversos cromas e valores para configurar melhor a estratificação da restauração, assim mimetizando precisamente o elemento dental.

O dente natural possui como característica a policromia, possuindo grande variedade de croma, valores e nuances23. Dentes com severas alterações cromáticas e variações anatômicas acentuadassão problemáticas à terapêutica restauradora estética24. Outro fator que dificulta um resultado estético satisfatório é higiene bucal insatisfatória, pois favorece a degradação da matriz orgânica da resina, e consequente, alterações de textura e cor25.

Anteriormente, a odontologia minimamente invasiva não era comum devido às limitações das propriedades físicas e ópticas dos materiais restauradores, tornando necessário um preparo mais extenso para o melhor mascaramento do substrato dentário26. Com os avanços tecnológicos dos materiais, surgiram possibilidades de minimizar esse desgaste e, mesmo assim, obter-se resultados satisfatórios27.

Uma grande vantagem dos opacificadores é proporcionar a necessidade de um menor desgaste dental, devido a sua capacidade de impedir a passagem de luz fazendo com que a saturação do substrato dental não interfira no resultado estético do tratamento restaurador12. Consequentemente, os opacificadores resinosos têm sido uma alternativa viável e eficaz para camuflar os substratos com alterações cromáticas acentuadas13.É indispensável destacar a importância de um tratamento odontológico integrado e eficaz, com ênfase no mínimo desgaste do remanescente dental28 e a aplicação do conhecimento dos avanços da odontologia estética e adesiva29, 30.

(7)

2.4 CONCLUSÃO

Ao final do tratamento, observou-se harmonia entre os elementos 11 e 21 em relação aos demais dentes da região anterior da arcada, tanto do ponto de vista cromático, quanto anatômico. Além disso, a resina empregada mimetizou a estrutura dental, conferindo aspecto altamente natural à restauração, com isso o paciente demonstrou satisfação com os resultados alcançados.

Dessa forma, pode-se constatar que a técnica operatória de facetas estéticas diretas com resina composta é um procedimento viável e eficaz para tratar dentes com alterações cromáticas, e que o uso de resinas opacificadoras são úteis na otimização desses resultados, com um acompanhamento clínico de 24 meses.

LEGENDA DAS IMAGENS

Figura 1 e 2 Registro fotográfico da condição clínica inicial do paciente.

Figura 3 e 4. Resinas Compostas do Sistema AURA (SDI) utilizadas no tratamento

Figura 5. Situação clínica após o preparo da mesial do 11 e da vestibular do 21 Figura 6. Confecção da face palatal com resina para esmalte sistema Aura SDI DC1

(8)

Figura 7. Aplicação da resina opacificadora Db do sistema Aura SDI.

Figura 8. Aplicação das resinas DC1 e DC2 nos terços médio-cervical e médio-incisal

Figura 9. Aspecto clínico imediato pós- restauração Figura 10. Polimento final da restauração

Figura 11. Aspecto clínico final do tratamento

Figura 12. Acompanhamento Clinico de 24 meses, por diferentes Ângulos

(9)

REFERÊNCIAS

1. Jardim P, Negri M, Masotti A. Rehabilitation to crown-root fracture by fragment reattachment with resin-modified glass ionomer cement and composite resin restoration. Dental Traumatology. 2010;26(2):186-190.

2. Abbott P, Heah S. Internal bleaching of teeth: an analysis of 255 teeth. Australian Dental Journal. 2009;54(4):326-333.

3. Pedrollo Lise D, Siedschlag G, Bernardon J, Baratieri L. Randomized clinical trial of 2 nonvital tooth bleaching techniques: A 1-year follow-up. The Journal of Prosthetic Dentistry. 2018;119(1):53-59.

4. Corrêa-Faria P, de Alcântara C, Caldas-Diniz M, Botelho A, Tavano K. “Biological Restoration”: Root Canal and Coronal Reconstruction. Journal of Esthetic and Restorative Dentistry. 2010;22(3):168-177.

5. Eden E, Yanar S, Sönmez Ş. Reattachment of subgingivally fractured central incisor with an open apex. Dental Traumatology. 2007;23(3):184-189.

6. Munõz, MT, et al. Criando substratos favoráveis para restaurações cerâmicas. Full Dent. Sci., São José dos Pinhais. 2015;24(6): 514-523

7. Manhart J, Chen H, Hamm G, Hickel R. Buonocore Memorial Lecture. Review of the clinical survival of direct and indirect restorations in posterior teeth of the permanent dentition. Oper Dent. 2004;29:481–508.

8. Raj V, Macedo G, Ritter A, Swift E. Longevity of Posterior Composite Restorations.

Journal of Esthetic and Restorative Dentistry. 2007;19(1):3-5.

9. Sundfeld RH, Croll TP, Briso AL, de Alexandre RS, Sundfeld Neto D.

Considerations about enamel microabrasion after 18 years. Am J Dent. 2007; 20:

67–72.

(10)

10. Felippe L, Monteiro S, Baratieri L, Andrada M, Ritter A. Using Opaquers under Direct Composite Resin Veneers: An Illustrated Review of the Technique. Journal of Esthetic and Restorative Dentistry. 2003;15(6):327-337.

11. Kim S, Son H, Cho B, Lee I, Um C. Translucency and masking ability of various opaque-shade composite resins. Journal of Dentistry. 2009;37(2):102-107.

12. Dias W, Pereira P, Swift E. Maximizing Esthetic Results in Posterior Restorations Using Composite Opaquers. Journal of Esthetic and Restorative Dentistry.

2001;13(4):219-227.

13. Silva, W.; Chimeli, T. Transformando sorrisos com facetas diretas e indiretas.

Revista Dentística on-line, Brasília. 2011;21(10):41-43.

14. Cardoso PC et al. Direct Composite Resin Veneers and Dental Whitening:

Strategies for Discolored Teeth. Rev Odontol Bras Central. 2011; 20(55).

15. Kim S, Son H, Cho B, Lee I, Um C. Translucency and masking ability of various opaque-shade composite resins. Journal of Dentistry. 2009;37(2):102-107.

16. Lima, R, Leite J, França, R, Brito, M, Uchôa, R, Andrade, A. Reabilitação estética anterior pela técnica do facetamento – Relato De Caso. Revista brasileira de ciências da saúde. 2013;37(2): 363-370

17. Bolla M, Muller-Bolla M, Borg C, Lupi-Pegurier L, Laplanche O, Leforestier E. Root canal posts for the restoration of root filled teeth. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2016.

18. Sequeira-Byron P, Fedorowicz Z, Carter B, Nasser M, Alrowaili E. Single crowns versus conventional fillings for the restoration of root-filled teeth. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2015.

19. Dietschi D e. Biomechanical considerations for the restoration of endodontically treated teeth: a systematic review of the literature, Part II (Evaluation of fat... - PubMed - NCBI [Internet]. Ncbi.nlm.nih.gov. 2018 [cited 15 June 2018]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18560650

20. Fokkinga W, Kreulen C, Bronkhorst E, Creugers N. Up to 17-year controlled clinical study on post-and-cores and covering crowns. Journal of Dentistry.

2007;35(10):778-786.

(11)

21. Mangold JT, Kern M. Influence of glass-fiber posts on the fracture resistance and failure pattern of endodontically treated premolarswith varying substance loss: an in vitro study. J Prosthet Dent. 2011;105(6):387–393.

22. Kölpin M. Composite filling or single crown? The clinical dilemma of how to restore endodontically treated teeth. - PubMed - NCBI [Internet]. Ncbi.nlm.nih.gov. 2018 [cited 15 June 2018]. Available from:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24701612

23. Hoeppner, MG; Pereira, SK; Siebel Neto, E; Camargo, LNG. Tratamento estético de dente com alteração cromática: faceta direta com resina composta. Biol. Saúde, Ponta Grossa. 2003; 9(3/4): 67-72.

24. Dietschi D. Optimising aesthetics and facilitating clinical application of free-hand bonding using the 'natural layering concept'. British Dental Journal.

2008;204(4):181-185.

25. Blank J. Creating translucent edge effects and maverick internal tints using microhybrid resin. Pract Proced Aesthet Dent. 2006; 18(2):131-6.

26. Beyth N, Bahir R, Matalon S, Domb A, Weiss E. Streptococcus mutans biofilm changes surface-topography of resin composites. Dental Materials. 2008;24(6):732- 736.

27. D’altoé LF. Faceta direta com resinas compostas para confecção de forma, cor e posicionamento: relato de caso clínico. Revista clínica-International Journal of Brazilian Dentistry. 2005; 1: 210-218

28. Sanketh AK et al. Changing Smiles with Porcelain Veneers: A case report, Indian Journal of Dental Sciences. 2014: 6(3): 59-61

29. Ryan EA, Tam LE, McComb D. Comparative translucency of esthetic composite resin restorative materials. J Can Dent Assoc. 2010;76-84.

30. 10. Brian LeSage D. Composites in a Three-Dimensional World | Dentistry Today [Internet]. Dentistrytoday.com. 2018 [cited 15 June 2018]. Available from:

http://www.dentistrytoday.com/aesthetics/6150-composites-in-a-three-dimensional- world

(12)

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve como finalidade apresentar uma reabilitação estética dos dentes anteriores superiores com facetas indiretas de resina composta como possível... forma de

Resumo: Este trabalho relata uma aula desenvolvida pelas alunas do Curso de Formação de Docentes do Instituto Estadual de Educação de Londrina com a colaboração dos

É possível afirmar que estão ocorrendo mudanças no padrão das políticas públicas brasileiras, sobretudo na esfera local de governo. Tais mudanças podem ser

ou mais de estrutura dentária poderia levar a uma diminuição da resistência mecânica da estrutura dental remanescente 18 , como é o caso, decidiu-se pela inclusão de um sistema

Parágrafo 1: na hipótese de uma etapa regional não possibilitar a indicação de classificados para a final nacional, seja pela insuficiência de participantes, seja pela

Nesse trabalho, produzimos um compósito cerâmico de alumina-titânia- céria de alta resistência mecânica onde se observou que com adições de óxido de titânio na ordem de

Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o comportamento de 20 progênies, relacionando produção de polpa, número de frutos e resistência à vassoura-de-bruxa

Um exemplo usado por Szabo foi de uma vending machine (máquina de venda automática), que opera automaticamente por meio da dinâmica se/então. No entanto, a tecnologia da época não