• Nenhum resultado encontrado

Setenário das Dores de Nossa Senhora De 20 a 26 de março. Dia 26 de março - Sexta-feira. Dia 27 de março - Sábado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Setenário das Dores de Nossa Senhora De 20 a 26 de março. Dia 26 de março - Sexta-feira. Dia 27 de março - Sábado"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Amados irmãos e irmãs. Convidamos a todos para vivermos este tempo da Graça de Deus celebrando os mistérios da Paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Núcleo

central da fé cristã.

Seja este, um tempo de reflexão e de oração suplicando ao Pai Celeste pelo fim da pandemia do corona vírus e por todos os irmãos e irmãs que sofrem as dores do tempo presente.

Setenário das Dores de Nossa Senhora De 20 a 26 de março

“Plorans Ploravit in nocte. Et lacrimae ejus in maxills ejus. Non est qui consoletur eam ex omnibus caris ejus.”

18h30 - Celebração Eucarística e em seguida, piedoso exercício do Setenário das Dores.

Dia 26 de março - Sexta-feira

20h- “Memórias da Fé” - “No sofrimento de Maria, a dor de nossos dias”.

Dia 27 de março - Sábado

19h– Live “Caminhos da Paixão” com o grupo Cristo Reina.

(3)

SEMANA SANTA

Dia 28 de março – Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

“Quando nos integramos em tal procissão - na multidão daqueles que subiam com Jesus a Jerusalém e o aclamavam como Rei de Israel-, verdadeiramente o que é que fazemos? É algo mais do que uma cerimônia, do que um louvável costume. Para encontrar a resposta, temos antes de mais nada de esclarecer o que é que o próprio Jesus realmente quis e fez. Jesus sabe que o que espera uma Páscoa nova, e que Ele mesmo tomará o lugar dos cordeiros imolados, oferecendo- se a si mesmo na cruz.”

(Papa Emérito Bento XVI - Domingo de Ramos, 2011)

07h – Celebração Eucarística no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Exmo. Revmo. Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos.

10h – Celebração Eucarística na Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

17h30 – Celebração Eucarística na Matriz de Nossa Senhora Aparecida.

19h00 – “Memórias da Fé” – “Bendito o que vem! Hosanas nas Alturas!”.

(4)

Dia 29 de março

Segunda-feira santa

“Se o nosso coração, se a nossa mente está com Jesus, o triunfante, Aquele que venceu a morte, o pecado, o demônio, tudo, podemos fazer o que Ele próprio pede. Se não olharmos para Jesus, se não estamos com Jesus não podemos fazer isso. É uma graça: é a graça que vem da contemplação de Jesus. Para perdoar, contempla Jesus sofredor.

Para não odiar o próximo, contempla Jesus sofredor. Para não fofocar contra o próximo, contemple Jesus sofredor. O único”.

(Papa Francisco - Homilia 12/09/2013)

18h – Via Sacra, em seguida, Celebração Eucarística, na Matriz do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo Exmo. Revmo. Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos e Sermão do Pretório proferido pelo Revmo. Pe. Rosemar Marcos Condé.

“Memórias da Fé” – Nos Passos de Cristo, os passos de toda humanidade - Motetos da Paixão”.

“pater mi, si possibile est transeat me cálix iste”

(5)

Dia 30 de março Terça-feira santa

“A mãe de Jesus estava lá, marcada pela dor e pelo sofrimento, mas permanece em pé, firme e disposta a seguir seu Filho para o extremo da Cruz! [...] Vislumbrando Maria que acompanha Jesus em sua caminhada, nós vemos reluzir em um destaque no altar da cruz o sacrifício de Deus, que se entrega por amor de nós, e em outra instância vemos acontecer no coração de Maria, que se faz presente no sofrimento do Filho, e que Jesus deseja que aconteça na vida de cada um de nós: a purificação de nossa vida por meio do sacrifício da cruz.” (Cardeal Orani João Tempesta)

18h30 – Celebração Eucarística no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Exmo. Revmo. Sr.

Arcebispo Dom Airton José dos Santos. Em seguida, acontecerá o tocante Sermão do Encontro de Maria Santíssima com seu amado Filho, proferido pelo Revmo. Pe. Marcelo Moreira Santiago.

“Memórias da Fé” – “Encontro de acolhida, de doação e de amor”.

(6)

Dia 31 de março Quarta-feira

“Aquela que está presente no ministério de Cristo como Mãe, torna- se - por vontade do Filho e por obra do Espírito Santo - presente no mistério da Igreja. E também na Igreja continua a ser

uma presença materna, como indicam as palavras pronunciadas na Cruz: ‘Mulher eis o teu filho’; ‘Eis a tua Mãe’.” (Encíclica Redemptoris Mater do Papa São João Paulo II)

18h30 – Celebração Eucarística na Matriz de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Exmo. Revmo. Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos. Onde também será proferido pelo Revmo. Pe. Luiz Roberto

de Souza, o comovente Sermão da Soledade.

“Memórias da Paixão” – “Nas trevas da nossa dor, brilhe a Luz de Cristo”

“Stabat mater dolorosa juxta

crucem lacrimosa dum pendebat

filius.”

(7)

TRIDUO PASCAL

Dia 01 de abril – Quinta-feira Santa

Instituição da eucaristia, do sacerdócio católico e do mandamento novo

“‘Na noite da Última Ceia, estando à mesa com os seus... Com as suas próprias mãos Ele mesmo deu o alimento aos Doze’. É com estas palavras que Jesus nos deixou o admirável Sacramento do Seu Corpo e do Seu Sangue. O evangelista João nos apresenta a imagem perturbante do lava– pés. Com este gesto, Jesus recorda aos discípulos de todos os tempos que a Eucaristia pede que sejamos testemunhas no serviço do amor para com os irmãos.” (São João Paulo II - Homilia da Missa da Ceia do Senhor, 2001)

18h30 – Solene Celebração Eucarística “In Coena Domini” - Da Ceia do Senhor, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Exmo. Revmo. Sr. Arcebispo

Dom Airton José dos Santos.

“Memórias da Fé” – “Dou-vos um novo Mandamento. Como vos amei,

amai-vos também”.

(8)

Dia 02 de abril - Sexta-feira Santa

Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

Dia de Jejum e abstinência de carne.”

“Queres compreender mais profundamente o poder deste Sangue? Repara de onde começou a correr e de que fonte brotou. Começou a brotar da própria cruz, e a sua origem foi o lado do Senhor. O soldado, transpassando– lhe o lado, abriu uma brecha na parede do templo santo, e eu, encontrando um enorme tesouro, alegro-me por ter achado riquezas extraordinárias.”

(Catequese de São João Crisóstomo)

08h – Via Sacra Solene no Santuário de Nossa Senhora do Carmo.

“Memórias da Fé” – “Pela doação de sua Vida, brota para todos nós a verdadeira vida”.

15h – Solene Ação Litúrgica no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Exmo. Revmo. Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos.

Na sequência: “Memórias da Fé” – “Da Cruz de Cristo brota a esperança de um Novo Tempo”.

19h – Sermão do Descendimento da Cruz, que será proferido pelo Revmo.

Pe. Euder Daniane C. Monteiro.

“Memórias da Fé” – “Do seu lado aberto pela lança, jorra a

Água da Vida”

(9)

Dia 03 de abril Sábado Santo

“Na Páscoa, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Deus disse novamente: ‘ Faça– se a luz!’. Antes tinham vindo a noite do Monte das Oliveiras, o eclipse solar da Paixão e Morte de Jesus, a noite do sepulcro.

Mas, agora, é de novo o primeiro dia; a criação recomeça, inteiramente nova. ‘Faça– se a luz!’, disse Deus. ‘E a luz foi feita’. Jesus como ressuscita do sepulcro. A vida é mais forte do que a morte.

O bem é mais forte do que o mal. O amor é mais forte do que o ódio. A verdade é mais forte do que a mentira. A escuridão dos dias anteriores dissipou- se no momento em que

Jesus ressuscita do sepulcro e se torna, Ele mesmo, pura luz de Deus.”

(Papa Emérito Bento XVI - Homilia da Vigília Pascal, 2012)

17h30 - “Memórias da Fé” – “Luz para iluminar as nações e Glória do seu Povo”

20h00 – No Santuário de Nossa Senhora do Carmo, Solene Vigília Pascal, presidida pelo Exmo. Revmo. Sr. Arcebispo Dom

Airton José dos Santos.

“Surrexit dominus vere”

(10)

Dia 04 de abril

Domingo da Ressurreição do senhor

“Eis o que é a Páscoa: é o êxodo, a passagem do homem da escravidão do pecado, do mal, à liberdade do amor, do bem. Porque Deus é vida, somente vida. Cristo morreu e ressuscitou de

uma vez para sempre e para todos, mas a força da Ressurreição, esta passagem da escravidão do mal à liberdade do bem, deve realizar– se em todos os tempos, nos espaços concretos da nossa existência , na nossa vida de cada dia”.

(Papa Francisco - Mensagem Urbi et Orbi, Páscoa de 2013)

07h – Celebração Eucarística na Matriz de Nossa Senhora Aparecida.

10h – Celebração Eucarística na Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

Das 14h às 17h30 - Adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, aberta para os fiéis respeitando todos os protocolos.

18h– Solene Benção do Santíssimo Sacramento.

18h30 – Celebração Eucarística no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Exmo. Revmo. Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos.

20h30 – “Memórias da Fé” – “A Luz rompe as trevas, a vida vence

a morte”.

(11)

OBSERVAÇÕES:

Em decorrência dos efeitos da pandemia em nossas paróquias, acolhendo o pedido do comitê gestor para a crise do enfrentamento ao corona vírus, as celebrações serão sem a participação presencial dos fiéis e todas elas serão transmitidas pelas redes sociais das paróquias e pelo Facebook Celebrações de Mariana.

O projeto “Memórias da Fé”, resgata os cânticos tradicionais à celebração de cada dia, ajudando a todos na reflexão da “Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo”.

Agradecemos aos leitores, coroinhas e acólitos, corais presentes, sineiros, colaboradores, responsáveis pelas transmissões, clérigos presentes e às pessoas que, de alguma maneira colaboraram para a digna realização dos atos da Semana Maior.

Clérigos presentes

Dom Airton José dos Santos - Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana.

Côn. Nedson Pereira de Assis - Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção.

Pe. Marcelo Moreira Santiago - Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Pe. Luiz Roberto de Souza - Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

Pe. Enzo dos Santos—Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Pe. Euder Daniane Canuto Monteiro– Diretor do Seminário de Filosofia.

Pe. Rosemar Marcos Condé - Diretor da Comunidade Vocacional da Arq. De Mariana.

Mons. Celso Murilo de Souza Reis - Reitor do Seminário da Arquidiocese de Mariana Diác. Paulo Isaías Vieira - Colaborador na Paróquia Nsa. Sra. Da Assunção.

Diác. Vicente Sampaio - Colaborador na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Diác. Robson Adriano Fonseca - Colaborador na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

(12)

Realização:

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Créditos fotográficos: César do Carmo , Christian Dias Martins, Leonardo F. Santos Ribeiro, Enzo dos Santos.

Diagramação: Christian Dias Martins.

VISTO E APROVADO:

Dom Airton José dos Santos – Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana.

Côn. Nedson Pereira de Assis – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção.

Pe. Marcelo Moreira Santiago – Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Pe. Luiz Roberto de Souza – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

Acompanhe as transmissões pelos canais:

YouTube: Paróquias de Mariana Facebook: Celebrações de Mariana

Referências

Documentos relacionados

Santa Virgem das virgens Mãe de Jesus Cristo Mãe da Divina Graça Mãe puríssima Mãe castíssima Mãe imaculada Mãe intacta Mãe amável Mãe admirável Mãe do bom conselho

 Deus se fez homem e veio habitar entre nós. Todos: E Ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria. Animador: Eis aqui a serva do Senhor.. Todos: Faça-se em mim segundo a

Uma vez que o mês de agosto traz a temática religiosa bem marcada por diversos santos, sugerimos a criação da série “Os Santos de Agosto”.. Nesta série os

O treinamento dos recursos humanos da USP é essencial para o bom desempenho da Universidade e tradicionalmente são alocados às Unidades recursos orçamentários

(B) pelo Presidente e até dois Diretores, todos nomeados e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Presidente da República, por indicação do Ministro de Estado da Saúde.. (C)

A ARTE DE DOMESTICAR ANIMAIS INICIOU NA CULTURA HUMANA QUANDO OS HOMENS COMEÇARAM A VIVER EM DETERMINADAS REGIÕES DO MUNDO E PASSARAM A USAR A CRIAÇÃO DE ANIMAIS

Visando garantir a idoneidade desta ação, no caso de apresentação de mais de (i) 02 (duas) notas e/ou cupons fiscais e/ou comprovantes de compras emitidos para

A história deste dia prende-se com a do bispo Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que