• Nenhum resultado encontrado

DESPACHANTE BÉLICO. Junto ao Departamento de Polícia Federal realizamos os seguintes serviços:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DESPACHANTE BÉLICO. Junto ao Departamento de Polícia Federal realizamos os seguintes serviços:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

DESPACHANTE BÉLICO

Serviços que prestamos junto aos órgãos competentes:

POLÍCIA FEDERAL

Junto ao Departamento de Polícia Federal realizamos os seguintes serviços:

Pedido de Autorização de Compra de Arma Nova

Solicitação de Transferência de Registro de Arma

Renovação do Registro de Arma

Registro de Arma

Para o Registro o requerente deve passar pelos testes de aptidão psicológica e teste pratico de manuseio e tiro em entidades credenciadas pela P. Federal

(2)

O Registro de Arma terá validade de 10 (anos) anos, e sua renovação é obrigatória.

Consulte-nos sobre o procedimento pelos nossos canais de atendimento ou pelo SAC 11 3326-1033

Porte de Arma

Com os Decretos sendo revogados em Junho de 2019, a Dinâmica não irá fazer este serviço até que se defina as novas regras.

EXÉRCITO BRASILEIRO

Abaixo informações sobre Certificado de Registro de Atirador e Certificado de Registro de Colecionador de armas.

Define-se como atirador a pessoa física praticante do esporte de tiro,

possuidora de Certificado de Registro no Exército e devidamente registrada na associação competente, ambas reconhecidas e sujeitas às normas baixadas pelo Exército Brasileiro.

Define-se Colecionador de armas e munições a pessoa física ou jurídica possuidora de Certificado de Registro no Exército, que se habilite a ter e manter, em segurança, armas de variados tipos, marcas, modelos, calibres e procedências, suas munições e acessórios, de forma a ter uma coleção que ressalte as características e a evolução tecnológica dos diversos períodos, preservando o patrimônio histórico nacional e estrangeiro.

Os Certificados de Registro tem validade de 02 anos

Entenda, abaixo, a diferença entre posse e porte e saiba o que muda com o Novo Decreto que regulamenta o Estatuto do Desarmamento:

Posse de arma de fogo: autorização para manter uma arma de fogo em casa (ou numa residência de campo, por exemplo) ou no local de trabalho (desde que o dono da arma seja o responsável legal pelo estabelecimento).

Porte de arma: documento que dá o direito de portar e transportar uma arma ou munições sob sua guarda. Para sair à rua levando uma arma junto ao corpo ou para usá-la para caçar, por exemplo, é necessário ter porte de arma.

Critérios para posse de armas

Com o decreto, além das exigências anteriores, tais como teste de aptidão psicológica e manuseio, certidões e ter mais de 25 anos, foi incluída uma nova regra:

(3)

"VIII – Em caso de residência habitada por criança, adolescente ou deficiente mental, a pessoa que quiser ter arma terá de possuir um cofre ou local seguro com tranca para armazená-la".

O decreto anterior não explicitava o que eram os casos de necessidade para se ter uma arma em casa.

Já o texto do governo Bolsonaro traz uma lista de hipóteses que podem ser consideradas como "efetiva necessidade". Por exemplo: ser dono de

estabelecimento comercial e industrial, morar em área rural ou em área urbana de estados com altos índices de violência (pelos critérios adotados pelo

governo, isso vale para todos os estados do Brasil).

O novo texto também diz que a Polícia Federal vai continuar examinando se há, de fato, a necessidade da posse de armas, mas deve presumir como verdadeiros os fatos apresentados no pedido.

Renovação do certificado de registro de arma COMO ERA

"§ 2º Os requisitos de que tratam os incisos IV, V e VII do art. 12 deverão ser comprovados, periodicamente, a cada cinco anos, junto à Polícia Federal, para fins de renovação do Certificado de Registro."

COMO FICA

"2º Os requisitos de que tratam os incisos IV, V, VI e VII do caput do art. 12 deverão ser comprovados, periodicamente, a cada dez anos, junto à Polícia Federal, para fins de renovação do Certificado de Registro.

Lei n. 10.826/2003, o Estatuto do Desarmamento

Introdução

É sempre válido conhecer a intenção do legislador ao instituir uma lei, assim entenderemos que a lei ter por objetivo dispor sobre:

(4)

Registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição

Sistema Nacional de Armas – Sinarm,

Crimes relacionados Sistema Nacional de Armas

A Lei inicia instituindo o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), instituído no Ministério da Justiça, no âmbito da Polícia Federal, tendo circunscrição em todo o território nacional (Art. 1o).

Vejamos algumas das competências do Sinarm (Art. 2º)         Art. 2o Ao Sinarm compete:

        I   – identificar as características e   a propriedade de armas de fogo, mediante cadastro;

        II – cadastrar as armas de fogo produzidas, importadas e vendidas no País;

        III   – cadastrar as autorizações de   porte   de   arma   de   fogo   e   as renovações expedidas

        VI – integrar no cadastro os acervos policiais já existentes;

        (….)

Ou seja, o Sinarm tem por competência manter o cadastro integrado das armas de fogos no país e o controle do registro.

Obs. As armas de fogo das Forças Armadas e Auxiliares (PM, bombeiro e etc.) têm registro próprio não sendo alcançado pelo Sinarm, mas sim pelo Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), atenção!

Do registro

Da análise do artigo terceiro, devemos entender que é obrigatório o registro de arma de fogo no órgão competente.

E que órgão competente seria esse? Simples:

Registro

Armas uso permitido -> Sinarm

Armas de uso restrito -> Sigma

Para que se possa adquirir uma adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado deverá respeitar os requisitos* (Art. 4):

declarar a efetiva necessidade

(5)

comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos;

apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa;

comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica

Assim, o Sinarm expedirá autorização de compra de arma de fogo após atendidos os requisitos, em nome do requerente e para a arma indicada, sendo intransferível esta autorização (§ 1o)

*Os requisitos deverão ser comprovados periodicamente, em período não inferior a 3 anos (Art. 5, §2º).

Além disso, fica a empresa que comercializar obrigada a comunicar a venda, além de responder legalmente pelas mercadorias enquanto não forem vendidas (Art. 4, §3º e §4º).

Superado os requisitos, a Polícia Federal (Art. 5, § 1o ) emitirá um certificado de Registro de Arma de Fogo que autoriza o proprietário a manter a arma de fogo exclusivamente no interior (Art. 5, caput):

sua residência, ou

seu local de trabalho Do porte

Entende-se que em regra é proibido o porte de arma de fogo (Art. 6), entretanto encontramos algumas exceções, que de forma resumida são:

Integrantes das Forças Armadas

Integrantes da PF; da PRF; da PFF; das PCs; das PMs e dos Corpos de Bombeiros Militares

Guardas municipais*

Agentes operacionais da Agência Brasileira de Inteligência

Polícia do Senado Federal e a Polícia da Câmara dos Deputados

Agentes e guardas prisionais

Segurança privada e de transporte de valores apenas para o serviço

Integrantes das entidades de desporto (clube de tiro) no momento da competição

Integrantes das Carreiras de Auditoria

Tribunais do Poder Judiciário e MP

Integrantes do quadro efetivo de agentes e guardas prisionais

*Vejamos algumas disposições que os professores Paulo Guimarães e Thais Poliana apontam referente às guardas municipais:

(6)

Guardas Municipais – Resumo da Lei 10.826/2003 Resumo da Lei 10.826/2003

Aos residentes em áreas rurais, maiores de 25 anos que comprovem depender do emprego de arma de fogo para prover sua subsistência alimentar familiar será concedido pela Polícia Federal o porte de arma de fogo, na categoria caçador para subsistência, de uma arma de uso permitido, de tiro simples, com 1 ou 2 canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a 16, desde que o interessado comprove a efetiva necessidade e a documentação necessária (Art. 6, § 5o).

Autorização

Assim, a autorização para o porte de arma de fogo de uso permitido é competência da Polícia Federal e somente será concedida após autorização do Sinarm (Art. 10).

Ainda, a autorização poderá ser concedida com eficácia temporária e territorial limitada, e dependerá de o requerente (Art. 10, § 1o):

I – demonstrar a sua efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física;

II – atender às exigências da aquisição da arma de fogo do artigo 4º;

III – apresentar documentação de propriedade de arma de fogo, bem como o seu devido registro no órgão competente.

Atente-se que a autorização perderá automaticamente sua eficácia caso o portador dela seja detido ou abordado em estado de embriaguez ou sob efeito de substâncias químicas ou alucinógenas (Art. 10, §2o).

Disposições gerais

Para finalizar o resumo da Resumo da Lei 10.826/2003 parte 1, vejamos as disposições gerais da lei.

(7)

Obs. Deixaremos para ver os crimes elencados na lei no próximo artigo.

Competência do Comando do Exército Competência do Comando do Exercício:

Propor ao Presidente a edição de ato normativo sobre a classificação das armas de fogo e demais produtos controlados (Art.

23).

Autorizar e fiscalizar a produção, exportação, importação e o comércio de armas de fogo e demais produtos controlados inclusive o registro e o porte de trânsito de arma de fogo de colecionadores, atiradores e caçadores, ressalvado as armas de atribuição do Sinarm (Art. 24).

Estabelecer condições para utilizar de réplicas e os simulacros destinados à instrução, ao adestramento, ou à coleção de usuário autorizado. Lembrando que se trata de uma utilização excepcional, pois vedadas a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo, que com estas se possam confundir (Art. 26).

Autorizar, excepcionalmente, a aquisição de armas de fogo de uso restrito (Art. 27).

Armas apreendidas

As armas de fogo apreendidas serão encaminhadas pelo juiz competente ao Comando do Exército para:

destruição, ou

doação aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas

As armas de fogo e munições apreendidas em decorrência do tráfico de drogas perdidas em favor da União e encaminhadas para o Comando do Exército, devem ser, após perícia ou vistoria que atestem seu bom estado, destinadas com prioridade para os órgãos de segurança pública e do sistema penitenciário da unidade da federação responsável pela apreensão (§ 1º-A)

A entrega de armas

Quem deseja entregar sua arma para à Polícia Federal poderá fazê-lo, assim:

Arma com registro (Art. 31) -> mediante recibo e indenização

Arma independentemente de registro (Art. 32) -> mediante recibo, e, presumindo-se de boa-fé, serão indenizados, ficando extinta a punibilidade de eventual posse irregular

Banco Nacional de Perfis Balísticos

(8)

Trata-se de outra inovação do pacote anticrime, o Banco Nacional de Perfis Balísticos (Art. 34-A).

Os dados relacionados à coleta de registros balísticos serão armazenados nesse banco, com objetivo de cadastrar armas de fogo e individualizar os projeteis (§1º), dessa forma será possível subsidiar ações destinadas às apurações criminais utilizando armas de fogo (§2º).

O Banco será gerido pela unidade oficial de perícia criminal e seus dados terão caráter sigiloso, e só poderão ser utilizados nos casos previstos em lei ou decisão judicial (§4º), nesse sentido qualquer tipo de comercialização da base de dados é vedada (§ 5º).

Concessão de CR de Atirador e Caçador e Colecionador

O que é?

Concessão de Certificado de Registro para pessoa física para realizar atividades de Colecionamento de armas de fogo, Tiro Desportivo e Caça.

Quem pode utilizar este serviço?

Colecionadores de armas de fogo, atiradores desportivos e caçadores.

Etapas para realização deste serviço Requerer certificado - Protocolo

Requerimento de Concessão do Certificado de Registro para Colecionamento, Tiro Desportivo e Caça no posto de atendimento do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados.

Encaminhada ao Comando do Exército juntamente com a documentação relacionada abaixo:

DOCUMENTAÇÃO

Documentação em comum para todos os casos

I - original e cópia de documento de identificação pessoal;

II - certidões de antecedentes criminais das Justiças Federal, Estadual, Militar e Eleitoral;

(9)

III - declaração de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal;

IV - comprovante de ocupação lícita;

V - comprovante de residência fixa;

VI - declaração de endereço de guarda do acervo;

VII - declaração de segurança do acervo;

VIII - comprovante de capacidade técnica para o manuseio da arma de fogo;

IX - laudo de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, fornecido por psicólogo credenciado pela Polícia Federal;

X - comprovante de filiação a entidade de tiro/caça (anexo C da Portaria 150 – COLOG, de 5 de dezembro de 2019), fica dispensada a apresentação do comprovante do inciso X para o registro da atividade de colecionamento.;

XI – Cópia da Procuração Pública (caso o requerente nomeie procurador);

XII – cópia da Identidade do Procurador (caso o requerente nomeie procurador); e

XIII - comprovante de pagamento da taxa correspondente.

Referências

Documentos relacionados

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

(2007) relativamente à volatilidade do mercado de ações, à quinta-feira regista-se uma volatilidade idiossincrática mais elevada, no entanto a evidência não é

Na entrevista a seguir, Capovilla revisita a própria trajetória intelectual, debate a sua passagem pelo Centro Popular de Cultura de São Paulo e as críticas que escreveu para