• Nenhum resultado encontrado

Jean Paul usará Lula como muleta para tentar ser reeleito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Jean Paul usará Lula como muleta para tentar ser reeleito"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

LEIA AGORA

Crise na saúde desgasta o governo, mas Fátima Bezerra sequer admite substituir o secretário Cipriano Maia.

PÁGINA 3

TULIO LEMOS

Largada de Sérgio Moro despertou o PSD, que se apressa em lançar Rodrigo Pacheco na terceira via.

PÁGINA 6

NEY LOPES

Os novos tempos de estagnação econômica exigirão programas sociais ágeis e efi cientes.

PÁGINA 2

MARCELO HOLLANDA

Kaká Fonseca é uma apaixonada pela vida. Arquiteta, 35 anos, tem uma grande sede de viver.

PÁGINA 13

SIMONE SILVA

Quem esteve em Natal foi o ex-za- gueiro Rondinelli, o eterno “Deus da Raça”, ex-capitão do Flamengo.

PÁGINA 15

PEDRO NETO

JOSÉ ALDENIR/AGORA RN REPRODUÇÃO

www.agorarn.com.br

Natal, sábado e domingo, 20 e 21 de novembro de 2021 | Edição nº 1.215 | Ano 5 | 7.500 Exemplares DIRETOR DE REDAÇÃO: ALEX VIANA

Bira Marques: candidato à reeleição no ABC espera retorno do clube à Série B

Jean Paul usará Lula como ‘muleta’ para tentar ser reeleito

POLÍTICA. 3 | O senador Jean Paul Prates, durante entrevista à 98 FM nesta sexta-feira 19, deixou claro que usará o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fortalecer sua candidatura à reeleição, nas eleições do próximo ano. “Todos querem alinhar seus nomes ao de Lula. Todos querem sentar na canoinha de Lula”, admitiu o petista.

GERAL. 11 | Presidente do ABC concede entrevista exclusiva ao Agora RN, onde fala sobre dívidas trabalhistas, disputa para continuar no cargo, relacionamento com a torcida, parceria para investimentos nas categorias de base e melhorias que devem ocorrer nas finanças e na qualidade do futebol que vem sendo jogado.

Jean Paul Prates: somente as pesquisas de 2022 irão refl etir desejo do eleitor

Tucanos escolherão candidato no domingo

Últimas da Política

Presidente do PSD

O

PSDB realiza neste do- mingo as prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da Repú- blica. PÁGINA 9

Presença de Gilberto Kassab no RN mostra força do ex-governa- dor Robinson Faria no partido.

CIDADES. 8 E 9 | O diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnoló- gica em Saúde (LAIS) e coordenador de projetos de pesquisa nacionais e in- ternacionais de interesse do Brasil e da Saúde Global, Ricardo Valentim, traça um panorama geral sobre a covid-19 no Rio Grande do Norte, numa entre- vista exclusiva ao Agora RN.

GERAL. 12 | A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulhe- res lançará a campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra Mulheres e Meninas”, no próximo dia 25. Será apresentada, também, uma pesquisa de opinião sobre assédio se- xual em bares e restaurantes na capital do Rio Grande do Norte.

Pandemia da covid-19 no RN: especialista alerta sobre mortes dos não vacinados

Prefeitura de Natal

lançará campanha

pelo fim da violência

contra a mulher

(2)

ADENILSON COSTA REPÓRTER DE POLÍTICA

N

este sábado (20), Dia da Consciência Negra, data que marca a morte de Zum- bi dos Palmares, entidades do movi- mento negro e movimentos sociais e estudantis realizarão manifesta- ções em todo o Brasil e também no Rio Grande do Norte. O objetivo do ato é lutar contra os antirracistas e pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Aqui no Estado, os atos estão marcados para acontecer em Natal e Mossoró.

Segundo a estudante Letícia Corrêa, coordenadora do centro acadêmico de direito da UFRN: “É um ato nacional, pois o 20 de no- vembro é um dia histórico para a negritude. É uma data que normal- mente já carrega um peso muito grande, por ser o dia da Consciência Negra e ser utilizado para ampliar as lutas dos negros, pois acredito que a pauta antirracista no geral é fundamental, mas conseguindo co-

nectar com essas outras demandas dos povos racionalizados do Brasil”, explicou.

Para Letícia Corrêa: “Esse ano, ia acontecer um ato pelo Fora Bol- sonaro no dia 15 de novembro e esse ato da negritude no dia 20, de modo que os companheiros deci- diram por bem conectar os dois atos, para que a luta pela vida e dignidade da negritude colocasse na conta de quem está devendo ao povo brasileiro, que no caso, é o Jair Bolsonaro”. E continuou: “Apesar de termos como centralidade essa pauta histórica da negritude, esta- mos às vésperas da revisão da Lei de Cotas, correndo contra o tempo para tentar alterar o texto para que o presidente Bolsonaro não acabe com as cotas no próximo ano. Por- tanto, tirar Bolsonaro do governo é também pelas vidas de quem está mais vulnerável economicamente que é a maioria do povo brasileiro, então esse ato terá muito esse du- plo sentido de avanços nas pautas de da negritude e o Fora Bolsonaro”, esclareceu.

Em Natal o protesto Fora Bol- sonaro vai acontecer ao lado do Shopping Midway às 15 h. De lá, os manifestantes seguem até as proxi- midades da sede da Igreja Universal da Salgado fi lho. Já em Mossoró, ca- pital do Oeste potiguar, o protesto vai ser na Praça do Pax, às 8 h.

Política

GRUPO (JORNAL - PORTAL)

FILIADO A Todas as informações contidas

nos artigos publicados nesta edição são de inteira responsa- bilidade dos autores, não tradu- zindo, portanto, a opinião deste jornal. Sua publicação visa tão- -somente a promover o debate e a refl exão sobre problemas dos mais variados segmentos da sociedade.

www. agorarn .com.br

Alex Viana

Diretor-Presidente Edilson Viana

Dir.Administrativo Lissandra Viana

Dir. Financeira Alessandra Viana Dir. de Marketing

ENDEREÇO DA REDAÇÃO:

AVENIDA HERMES DA FONSECA, N° 384 - PETRÓPOLIS, NATAL/RN - CEP: 59020-000

PUBLICAÇÕES:

publica@agorarn.com.br 84 98117-1718

REDAÇÃO:

84 3027-1690 ATENDIMENTO:

84 98117-1715 REDES SOCIAIS:

AGORARN CIRCULAÇÃO:

GRATUITA

U

m terror na vida do ex-ministro da Justiça de Dilma Rousseff , José Eduardo Cardozo, era acordar de manhã com a notícia pela imprensa de uma operação da Polícia Federal ou da Lava Jato (o que, na prá- tica, dava na mesma), contra algum aliado do governo.

Aconteceu muito numa época de vazamentos frequentes e calculados com os quais o governo petista teve de lidar, esperneando é verdade, até o últi- mo dia de Dilma no poder antes de ser derrubada pelo impeachment.

Era um estresse para Cardozo, que certa vez teve de interromper o almoço como uma quentinha na mão para se explicar às pressas à presidente sobre algo que ele também se queixava para a PF (sua comandada), porém, resig- nou-se diante das recorrentes desobe- diências.

Bons tempos aqueles, diga-se, sem nenhum saudosismo fi que bem claro.

Se dependesse de militantes do PT esse pesadelo terminaria rapidamente, mas para isso seria preciso agir como o Bolsonaro age hoje, com brutalidade.

Numa época em que o petismo era acusado dia sim e o outro também de aparelhar o Estado, a escolha política do partido foi conviver com a sabota- gem. Basta ver a maioria dos ministros indicados por Lula e Dilma para o Su- premo para ver que isso não é mentira.

De Joaquim Barbosa e Luiz Edson Fachin, passando por Luís Roberto Barroso, a maioria deles foi pedra no sapato do PT.

Como, naquela ocasião, Bolsonaro não passava de uma fi gura inexpres-

siva do baixo clero da Câmara, para não dizer folclórica, ninguém poderia supor o que estaria por vir.

Ninguém, uma vírgula; para ser jus- to, o jornalista Reinaldo Azevedo previu, escreveu e falou muitas vezes sobre isso a partir de uma análise específica do pa- pel político da Operação Lava Jato e do ex-juiz Sérgio Moro na ascensão de Jair Bolsonaro, de quem acabou se tornan- do ministro da Justiça.

Em resumo, ele atribuía indireta- mente o sucesso político de Bolsonaro a duas fi guras centrais: Sérgio Moro, que tirou Lula da disputa eleitoral pela via de uma prisão ilegal; e a Adélio Bis- po de Oliveira, autor do atentado que ajudou a eleger o candidato da extre- ma direita às vésperas da eleição.

O que melindrou Dilma e a abor- recia muito, não melindra Bolsonaro, apesar de aborrecê-lo. Mas isso ele re- solve rapidamente com uma ordem di- reta no estilo daquela famosa reunião de 22 de abril, repleta de palavrões.

Tipo: “Vocês querem f...com a minha família e com os meus amigos, pois não vão f...não”. Nada igual foi visto até agora desde que os militares desinfeta- ram a área em 1985.

E, diga-se, vem dando certo para ele, considerando o grau de submissão de todos os cargos nos quais sua cane- ta interferiu diretamente.

Enrolada com a economia, Dilma caiu. Enroladíssimo com a economia, tudo leva a crer que Bolsonaro sobrevi- verá. Ela caiu por um crime de respon- sabilidade; Bolsonaro já tem mais de uma centena contra ele. O nome disso é política.

O inferno do governante

Meio ambiente

Que o governo brasileiro não dá a menor bola para o meio ambiente, não é novidade. A prova está no vo- lume de queimadas para a felicida- de dos grileiros. Só que essa apatia ofi cial para com o tema reserva dias difíceis para o país na sua relação comercial com a Europa, inicial- mente, depois outros continentes mais engajados com a preservação ambiental.

Nesse caso, o nome da coisa toda atende pelo nome barreira ta- rifária (e não tarifária) e retaliações comerciais diretas. E já tem data para começar: este ano.

Programas sociais

O governo Bolsonaro acha que dando um auxílio de 400 Reais e forrando os deputados amigos com dinheiro de emenda estará garantin- do as eleições do próximo ano. Ledo engano. Os novos tempos de estag- nação econômica exigirão progra- mas sociais ágeis e efi cientes, coisa que a atual administração destruiu com sua guerra ideológica.

O tema, aliás, foi debatido nesta semana durante o webinar “Como enfrentar a desigualdade e a pobre- za”, organizado pela Folha de S.Paulo e pelo Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas).

Mais confusão

Como se não precisasse de mais encrenca, o presidente Jair Bolsona- ro cavou mais uma com essa histó- ria de deixar as provas do Enem com a cara do governo. Investigações co- meçam a ser abertas de todos os la- dos e fala-se até na abertura de uma CPI sobre a intromissão do governo nessa área, a exemplo do que acon- tecia durante a ditadura militar.

Procura-se uma tenista

Procura-se pela tenista chine- sa Peng Shuai, a ex-número 1 do mundo do ranking de duplas, que está desaparecida desde 11 de no- vembro, depois de acusar o ex-vice- -primeiro-ministro da China, Zhang Gaoli, de 75 anos, de abuso sexual.

A denúncia publicada nas redes sociais da atleta, mas apagada em seguida, instalou o pânico no mun- do do tênis. Ela afi rmou que teria primeiro sido forçada a fazer sexo com Gaaoli, e que depois manteve outros encontros consensuais. Ago- ra, ninguém sabe dela. Uma coisa nós sabemos: haja Viagra para o septuagenário.

Natal, sábado e domingo, 20 e 21 de novembro de 2021

2

MARCELO HOLLANDA

Na pandemia

Segundo o IBGE, a pandemia fez em 2020 os brasileiros mor- rerem mais (pelo menos 14,9%

sobre os números de 2019); nas- cerem menos (4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior) e casarem menos (26,1%, uma

queda histórica desde o início da divulgação dessas estatísticas de registro civil, em 1974).

Ah, o número de divórcios também integra as estatísticas, mas, devido à pandemia, não se coletou a tempo esses registros, optando-se por adiar a divulgação.

Dia da Consciência Negra no Estado é marcado por protestos ‘Fora Bolsonaro’

NEGRITUDE | Estudantes e integrantes de movimentos sociais preparam

mobilizações em favor da luta dos negros e contra o presidente Bolsonaro

Letícia Corrêa, da organização: “Luta pela vida e dignidade da negritude”

CEDIDA

(3)

Natal, sábado e domingo, 20 e 21 de novembro de 2021

3

Política

TULIO LEMOS

@blogtuliolemos

@tuliolemosrn tuliolemosjornalista@gmail.com ADJA BRITO

REPÓRTER DE POLÍTICA

E

m entrevista à Rádio 98 FM Na- tal, o senador Jean Paul Prates (PT) deixou claro que vai usar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fortalecer sua can- didatura à reeleição para o Senado Federal nas Eleições Gerais de 2022.

O senador petista deu a entender que a campanha eleitoral no Rio Grande do Norte será nacionalizada.

Diante do cenário posto por Je- an Paul, Tulio Lemos o questionou se Lula seria seu trunfo, sua ‘muleta’

eleitoral, esclarecendo que a palavra muleta estaria sendo usada de forma simbólica, sem sentido pejorativo.

Jean Paul Prates evidenciou o mo- mento positivo que o ex-presidente está vivendo e afi rmou que Lula é um excelente cabo eleitoral.

“Lula vive um grande momen- to. Ele está dizendo coisas que o Brasil precisa ouvir e executar. E aí se propõe a desfazer os caminhos errados que o país entrou, propon-

do privatizações erradas, políticas de preços de combustível e energia equivocadas, acabando com o Bolsa Família. Então, é natural citar Lula e estar próximo a Lula. Todos querem alinhar seus nomes ao de Lula. Todos querem sentar na canoinha de Lula”, argumentou o petista, defendo que é importante defender no embate eleitoral políticas capazes de colocar o Brasil novamente nos eixos, e que Lula sabe muito bem como imple- mentar estas políticas.

Outro ponto abordado na en-

trevista foi a possível aliança entre o MDB ou PDT com o PT da governa- dora Fátima Bezerra. Nos cenários postos com os nomes do ex-gover- nador Garibaldi Alves (MDB) ou do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) compondo chapa majoritária com PT, ou seja, Fátima concorrendo à reeleição, tendo como senador o emedebista ou o pedetista, Jean Paul Prates se disse confortável com estas conjecturas. “Não vejo problema al- gum em se ter estas conversas. Total- mente normal dentro de um quadro

eleitoral que os partidos conversem e queiram compor chapas”, declarou.

No entanto, mesmo dizendo ser natural as conversas com outras legendas, o senador petista, que herdou a cadeira no Senado Federal pós eleição de Fátima Bezerra para o governo do Estado, se mostrou bem interessado em concorrer à reeleição.

“Eu já disse no partido que sou pré- -candidato a renovar meu mandato.

Não vejo empecilho de termos uma chapa puro sangue. Estou pronto pa- ra o embate, agora, como tenho um

mandato para dar conta e trabalho muito, só a partir de abril que parti- rei para a campanha de fato”, enfa- tizou Jean Paul, comentando que as pesquisas divulgadas até agora não condizem com a realidade. “Só as pesquisas do ano que vem, quando começar de fato a campanha e com regras mais claras, são as que vão re- fl etir o desejo do eleitor”, emendou.

Jean Paul Prates considerou que sua votação, quando concorreu à Prefeitura de Natal, foi expressiva, mesmo não indo para o segundo tur- no, o petista avaliou que se saiu bem.

“Tivemos a terceira maior votação do Estado. Eram 15 candidatos dis- putando a Prefeitura, com três depu- tados bolsonaristas no auge da febre pró Bolsonaro. Estávamos enfren- tando uma pandemia, e mesmo con- tando com o apoio da governadora, a mesma estava resguardada, sem poder frequentar às ruas”, justifi cou,

Sobre os possíveis concorrentes ao Senado - os ministros Rogério Ma- rinho (Desenvolvimento Regional) e Fábio Faria (Comunicações), Jean Paul se mostrou confi ante para en- frenta-los e disse que quando come- çar a verdadeira campanha se sairá vitorioso.

O programa 12 em ponto foi apresentado pelos jornalistas Tiago Rebolo, Ana Karina Castro e Tu- lio Lemos, editor de política deste Agora RN.

Jean admite que vai usar Lula como

‘muleta’ para ser reeleito senador

ELEIÇÕES | Atual senador do PT afirma ser favorável às alianças com outras forças políticas e que Lula será seu trunfo para ganhar a eleição em 2022

Jean Paul, na 98 FM: “Todos querem alinhar seus nomes ao de Lula. Todos querem sentar na canoinha de Lula”

Estratégia

O senador Jean Paul Prates tem usado com habilidade a estratégia de não afrontar nenhum possível aliado para o pleito do próximo ano.

Mesmo aqueles que querem tomar sua cadeira, o senador tem procura- do ‘afagar’.

Dificuldade

Segundo informou na entrevista na 98 FM, Jean Paul considera sua maior difi culdade, o desconheci- mento da população em relação ao seu nome. Mas não é bem assim.

Mesmo quando é conhecido, o par- lamentar não é escolhido como in- tenção de voto. Vai precisar usar Lula como muleta eleitoral para crescer.

Ministro

Por falar em Jean Paul, já há quem esteja de olho na sua suplên- cia. E não é por acaso. Afi nal, caso seja reeleito senador e Lula seja eleito presidente, há grande chance de Jean Paul ser ministro, o que alçaria o su- plente à condição de senador.

Pesquisas

Alguns institutos insistem em realizar e divulgar pesquisas sem o nome que lidera os levantamentos para o Senado, Garibaldi Filho. Dessa forma, já nasce batizada.

Leilão

Prefeito Álvaro Dias tem comparecido aos leilões da Festa do Boi. O seri- doense sempre foi criador de gado.

Valor

Por falar em Festa do Boi, um estacionamento custando 30 reais por veí- culo é um verdadeiro assalto.

Fora

Vereadores da bancada governista que não conseguiram entrar no Giná- sio Nélio Dias, fi caram indignados com a gestão. O prefeito teve que rebolar para dizer que não teve nada a ver com a proibição. Nem todos engoliram a desculpa.

Prévias

A partir deste domingo, com o resultado das prévias do PSDB, saberemos como vai se comportar o partido na sucessão presidencial. E se os tucanos daqui vão acompanhar o resultado.

Crise

A crise na saúde pública permanece desgastando o governo; mas a gover- nadora sequer admite a possibilidade de substituir Cipriano Maia. Absorve o desgaste político com consequência eleitoral. O preço pode ser alto lá na frente.

Fátima acaricia vaca como se fosse de verdade

Minha fi lha, você é gado ou mortadela?

Uia, pensei que fosse de verdade, kkkk

REPRODUÇÃO BLOG DO BG

REPRODUÇÃO

(4)

• Política

Natal, sábado e domingo, 20 e 21 de novembro de 2021

4

(5)

Política •

Natal, sábado e domingo, 20 e 21 de novembro de 2021

5

(6)

• Política

Natal, sábado e domingo, 20 e 21 de novembro de 2021

6

POR TRÁS DA NOTÍCIA

Ney Lopes - nl@neylopes.com.br

A largada de Sérgio Moro desper- tou o PSD, que se apressa em lançar ofi cialmente o senador Rodrigo Pa- checo na terceira via, com o respal- do inicial do comunicador José Luiz

Datena, em São Paulo, o prefeito Edu- ardo Paes, no Rio, e Alexandre Kallil, em Belo Horizonte, o governador Ra- tinho Junior, no Paraná e o senador Otto Alencar, na Bahia.

Social

No século XXI, não existe mais aquele axioma infl exível “do bolo crescer para depois distribuir”. Tudo converge para o refrão popular, que recomenda “nem tanto ao mar, nem tanto ao peixe”. Sem falsos ufanismos, o bolo econômico precisa crescer simul- taneamente com o crescimento social, priorizado e o combate à miséria e às doenças, sem prejuízo da defesa dos di-

reitos básicos da cidadania e a ecologia.

Fim

Faltam menos de 40 dia para o ano terminar. O calendário eleitoral se movimenta logo em janeiro com maior fi scalização das pesquisas. Em abril, abre-se a “janela partidária”, que permitirá mudanças de partidos.

Tudo é ainda incógnita para 2022, no país e no RN. Só resta aguardar.

Theodorico

O presidente do PSD Gilberto Kassab segue o conselho do deputado Th eodorico Bezerra, velho político potiguar, quando dizia: “a luz que vai na frente é a que clareia mais”.

Discurso

A dúvida é sobre qual será o discurso capaz de substituir a radicalização entre Lula e Bolsonaro. As pesquisas revelam que o eleitor está mais preo- cupado com a infl ação, gasolina se aproximando de 10 reais, a pandemia ainda ameaçando.

Portugal

Embora com 90% da popula- ção vacinada, Portugal age com bom senso e o governo já reco- menda a máscara de volta, tele trabalho quando possível e me- nos pessoas em eventos. O prin- cípio é que não se pode passar cheque em branco à população.

Sem medidas sanitárias, os ca- sos sobem e gravidade também.

Alemanha

A pressão hospitalar obriga transferência de pacientes com Covid para outro país. O go- verno anuncia que o Natal será muito duro, com a quarta onda crescendo.

Cautela

Enquanto isso, em Natal e no RN o Carnaval se aproxima em dezembro próximo; festas populares no Natal e carnaval já anunciado. Como diz o ditado, prudência e caldo de galinha não fariam mal a ninguém.

BLOG

Acesse e leia: https://www.

blogdoneylopes.com.br/. Posta- gens com informação e análises políticas diárias. No Integram -

@blogdoneylopes.

Estratégia

O presidente Bolsonaro, por

orientação de Steve Bannon, conselheiro de Trump, investe na agenda ultraconservadora dos costumes, principalmente nas discussões sobre gênero, ra- dicalizando o mesmo discurso de 2018, para polarizar o debate com a esquerda e deixar o cen- tro falando sozinho de ajuste fi scal, reformas, etc.

Fiscalização

Nos EEUU, berço do capita- lismo, o presidente Biden deter- minou ao órgão de proteção ao consumidor americano, que in- vestigue os aumentos no preço da gasolina. O valor do combus- tível é o mais caro nos EUA dos últimos sete anos. Há suspeitas de que as bombas fazem eleva- ções de preços maiores do que as computadas pelos preços no atacado.

Favoritas

Gilberto Kassab, do PSD, não desistiu de tentar conven- cer a empresária Luiza Trajano a compor chapa à Presidência da República com Rodrigo Pa- checo. Moro pensa em Simone Tebet, para sua vice. Mas, os peemedebistas José Sarney, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e Romero Jucá (MDB-RR) querem distância do ex-juiz.

2021 no fim sem definições políticas

Olho aberto

ALESSANDRA BERNARDO REPÓRTER DE POLÍTICA

“P

arecem sofrer de amnésia seletiva política”, desa- bafou o líder do governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado esta- dual Francisco do PT, sobre as úl- timas críticas ditas por deputados de oposição, incluindo o veterano José Dias (PSDB), que afi rmou nesta quinta-feira (18) ao Agora RN que a responsabilidade sobre a crescente violência no Estado é da governado- ra Fátima Bezerra (PT), por ela “pro- teger bandido”. Para o parlamentar, os ataques tendem a se intensifi car conforme as eleições 2022 se apro- ximam.

“Parecem sofrer de amnésia seletiva política, esquecem o pas- sado recente e suas consequências nefastas. Sem projetos para o RN e inconformados com o fato de uma professora, de origem popular, estar consertando os estragos causados por governos apoiados por parte de- les ao longo dos anos, especialmen- te os dois últimos, não lhes restam alternativa a não ser se revezarem em ataques para tentar fazer os po- tiguares esquecerem a tragédia que o Estado vivia em todas as áreas até dezembro de 2018”, afi rmou Fran- cisco.

O deputado explicou que, sobre a segurança pública, as ações do

governo Fátima estão aí para quem quiser comparar com governos pas- sados, a exemplo de concursos para recompor o efetivo das forças de segurança, investimentos em equi- pamentos, promoção de policiais e outras ações. “Esses setores que tentam a todo custo desconstruir os avanços de reconstrução do nos- so Estado deveriam mesmo é fazer uma mea culpa e pedir desculpas ao povo pelos caos em que mergu- lharam nosso Estado. Mas enfi m, é a proximidade da eleição e o desejo de voltarem ao governo de qualquer jeito”, falou.

Para a deputada estadual Isolda Dantas, a fala de Dias em relação à governadora e sua gestão à frente do Rio Grande do Norte foi desres- peitosa e injusta. “José Dias esconde que foi no governo em que ele era aliado, de Robinson Faria, que o RN foi considerado o estado mais vio- lento do Brasil, com mais de 2,4 mil homicídios ao ano. Nesse mesmo governo, os policiais militares che- garam a paralisar suas atividades por falta de pagamento”, desabafou.

Para a parlamentar, o veterano parlamentar se esqueceu que o go- verno Fátima Bezerra contratou mil policiais militares, aumentando o efetivo da tropa depois de dez anos sem novas contratações, e que orga- nizou também o concurso para in- cremento necessário à Polícia Civil.

“A governadora tem sido muito res- ponsável com a segurança pública do Estado, fazendo o possível para reduzir os crimes. As estatísticas também mostram uma redução em assaltos a ônibus e homicídios em todo o Estado”, afi rmou.

Cel. Araújo diz que responde com trabalho

Chamado de “bode expiatório”

pelo deputado estadual José Dias, o secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Francisco Araújo, disse que recusa fazer qualquer tipo de comentário na área política, ape- nas no administrativo, pois é neste setor que as coisas se resolvem. E que a resposta que o governo esta- dual dá às críticas dos parlamenta- res é com seu trabalho à frente da pasta, onde tem conseguido reduzir signifi cativamente os números de mortes violentas, bem como ações criminosas em todas as regiões do Estado.

“O Rio Grande do Norte está entre os 16 estados brasileiros que conseguiram reduzir os números de violência, como assaltos a pessoas e a ônibus, latrocínios e ações conhe- cidas como ‘novo cangaço’. Sobre os últimos casos, estamos trabalhando desde as primeiras horas após os crimes, para identifi car, localizar e prender os responsáveis. A Seguran- ça vem fazendo todo um trabalho de integração das forças policiais e planejamento de uso destas em todo o Estado. E daremos uma res- posta aos anseios da sociedade”, afi rmou.

O secretário citou os dados di- vulgados esta semana pela pasta, que mostram redução de 43,5% do número de mortes violentas no mês de outubro, em relação a outubro de 2020. Conforme a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), foram notifi ca- dos 86 crimes violentos letais e in- tencionais no mês passado, ou seja, 66 menos que no mesmo período de 2020, que registrou 152 casos. “Se fi zermos um comparativo dos mil dias do atual governo com o ante- rior, temos uma redução de 1,7 mil mortes no noss. Um dado técnico e real”, explicou.

Francisco do PT rebate

críticas da oposição no RN:

“Amnésia seletiva política”

REPRODUÇÃO

Francisco: “Setores que tentam desconstruir os avanços de reconstrução do nosso Estado deveriam pedir desculpas”

DEFESA | Deputado

questiona oposição a

respeito do apoio dado a

gestões anteriores, a quem

considera ‘passado nefasto’

(7)

Natal, sábado e domingo, 20 e 21 de novembro de 2021

7

Economia

O

Índice de Confi ança do Em- presário Industrial (ICEI) de novembro de 2021 fi cou em 54,6 pontos, o que representa queda de 1,5 ponto na comparação com outubro (56,1 pontos) e de 3,4 pontos em relação ao indicador de novem- bro de 2020 (58,0 pontos). Apesar do declínio, o índice se mantém acima da linha divisória dos 50 pontos, re- velando moderação no nível de con- fi ança dos empresários potiguares, frente ao levantamento anterior.

A análise dos componentes do ICEI mostra que a retração no índi- ce se deve tanto às condições cor- rentes de negócios, mais negativas, como às perspectivas para os pró- ximos seis meses, menos otimistas.

A pesquisa mostra também que os empresários tanto da Construção quanto das Indústrias Extrativas e de Transformação se mostram me-

nos confi antes do que em outubro.

No que tange aos portes de empresa pesquisados, as médias e grandes indústrias apontam menor confi an- ça, enquanto as pequenas voltam a demostrar falta de confi ança.

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 12/11 pela CNI para o Brasil, tem-se, nos dois casos, recuo no nível de confi ança em novembro de 2021. O indicador nacional variou -1,8 ponto, passando de 57,8 para 56,0 pontos, e fi cou acima do indica- dor potiguar (54,6 pontos).

Apesar do recuo, o indicador en- contra-se 1,9 ponto sobre sua média histórica (agora em 54,1 pontos), mas está 6,9 pontos abaixo do índice de novembro de 2020 (62,9 pontos).

No que se refere ao ICEI do Nordes- te, o indicador atingiu 56,9 pontos, 0,3 ponto aquém do valor verifi cado em outubro (57,2 pontos) e 4,6 pon- tos inferior ao índice de novembro de 2020 (61,5 pontos).

Em novembro de 2021, o Índice de Confi ança do Empresário Indus- trial (ICEI) potiguar, elaborado com base na Sondagem realizada entre

os dias 3 e 12 do mês, recuou 1,5 ponto, passando de 56,1 para 54,6 pontos, mas segue acima da linha divisória de 50 pontos, mostrando que os empresários potiguares estão menos confi antes do que no levan- tamento de outubro (valores acima de 50 pontos indicam confi ança).

Na comparação com novembro de 2020, o índice decresceu 3,4 pontos (58,0 pontos).

Todos os componentes do ICEI recuaram em novembro de 2021.

O índice de Condições Atuais, que avalia a situação corrente dos negó- cios, decresceu 0,4 ponto, passando de 49,6 para 49,2 pontos, revelando que os empresários percebem piora em relação aos últimos seis meses.

O índice de Expectativas, por sua vez, apontou queda de 2,0 pontos, passando de 59,3 para 57,3 pontos, relevando um otimismo mais mo- derado da indústria potiguar para os próximos seis meses. Na com- paração com novembro de 2020, o índice de Condições Atuais caiu 5,7 pontos, enquanto o índice de Expec- tativas recuou 2,2 pontos (54,9 e 59,5 pontos, respectivamente).

Confiança da indústria potiguar volta a recuar em novembro

JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

Pesquisa revela, também, que os empresários da construção civil se mostram menos confi antes do que no mês de outubro

NÚMEROS | índice se mantém acima da linha divisória dos 50 pontos, revelando moderação na confiança

ZZZVLQPHGUQRUJEU VLQGLFDWRGRVPHGLFRVUQ

#VLQPHGUQ

#VLQPHGUQ VLQPHGUQ

VHPDQDO LQIRUPDWLYR

ZE

^ŝŶĚŝĐĂƚŽĚŽƐDĠĚŝĐŽƐĚŽZŝŽ'ƌĂŶĚĞĚŽEŽƌƚĞ

(67$'2!!26LQPHG51SDUWLFLSRXQDTXDUWDIHLUD GHDXGLrQFLDFRPRVHFUHWiULRGHVD~GHGR(VWDGR

&LSULDQR0DLDSDUDGHEDWHUVREUHDDOWHUDomRGRUHDMXVWH GHPXGDQoDGHQtYHOSDUDRVSUR¿VVLRQDLVGHVD~GH$

6(6$3 DWUDYpV GD PHVD GH QHJRFLDomR GR 686 HVWi HODERUDQGR SURMHWR GH DOWHUDomR GR 3ODQR GH &DUJRV H

&DUUHLUD SDUD RV SUR¿VVLRQDLV GD VD~GH QR TXDO FRQWHPSOD DV FDWHJRULDV GH QtYHO HOHPHQWDU PpGLR H VXSHULRUSRUpPGHL[DRVPpGLFRVGHIRUDGDSURSRVWDGR JRYHUQR2SUHVLGHQWHGR6LQPHG51*HUDOGR)HUUHLUD DSUHVHQWRXDRVHFUHWiULRGHVD~GHXPDSURSRVLomRSDUD TXH RV PpGLFRV WDPEpP VHMDP FRQWHPSODGRV FRP R UHDMXVWHGHGHGLIHUHQoDHPFDGDQtYHOXPDYH]TXH DWXDOPHQWH HVWD GLIHUHQoD p HP PpGLD GH 2 VLQGLFDWR SURS{V DLQGD TXH QD WDEHOD GH TXDOL¿FDomR D HVSHFLDOLGDGH WHQKD R PHVPR SHVR GR PHVWUDGR TXH VHULD DSUR[LPDGDPHQWH GH JUDWL¿FDomR GH HVSHFLDOLGDGH &LSULDQR 0DLD RXYLX DV VROLFLWDo}HV GR 6LQPHG51HGHYHDQDOLVDURVLPSDFWRV¿QDQFHLURVSDUD UHWRUQDUXPDUHVSRVWDVREUHDLQFOXVmRGRVPpGLFRVQD SURSRVWDGHUHDMXVWH

9,7Ï5,$ (6) 1$7$/ !!(P UHXQLmR FRP R VHFUHWiULRGHVD~GHGH1DWDO*HRUJH$QWXQHVPpGLFRV GD (VWUDWpJLD 6D~GH GD )DPtOLD (6)REWLYHUDP UHVSRVWD SRVLWLYD TXDQWR DR HQTXDGUDPHQWR GD FDWHJRULD QD UHGH GH XUJrQFLD H HPHUJrQFLD SDUD R UHFHELPHQWR GD JUDWL¿FDomR *$8( )RUDP YiULDV URGDGDVGHQHJRFLDomRDWpFKHJDUDRDFRUGRHDRDQ~QFLR GHTXHDSRUWDULDGHYHVHUSXEOLFDGDDWpRGLDGH QRYHPEUR HVWHQGHQGR D JUDWL¿FDomR GH XUJrQFLD H HPHUJrQFLD SDUD RV SUR¿VVLRQDLV GD (6) 1DWDO 2 HQTXDGUDPHQWR GD DWHQomR EiVLFD QD UHGH GH DWHQGLPHQWRGDXUJrQFLDHHPHUJrQFLDpUHJXODGDDWUDYpV GR0LQLVWpULRGD6D~GHSHODSRUWDULD1žGH GH MXOKR GH FDSLWXOR , DUWLJR ,9 ± KXPDQL]DomRGDDWHQomRJDUDQWLQGRHIHWLYDomR GH XP PRGHOR FHQWUDGR QR XVXiULR H EDVHDGR QDVVXDVQHFHVVLGDGHVGHVD~GH

'Ç 2 3/$<2 +RVSLWDO GRV 3HVFDGRUHV VXEVWLWXLUi R +RVSLWDO GH &DPSDQKD QR FRPEDWHj&RYLGHP1DWDO$VVLVWDDRYtGHR GD YLVLWD UHDOL]DGD HVWD VHPDQD SHOR 6LQPHG 51 DR +RVSLWDO GRV 3HVFDGRUHV

$SRQWHDVXDFkPHUDSDUDR45&RGH DRODGR

&8,'$'2 &20 2 *2/3( !!&DVR YRFr UHFHED DOJXPD PHQVDJHP HPDLO 606 ZKDWVDSS WHOHIRQH FDUWD HWF TXH DSDUHQWH VHU XPD IUDXGH RX TXH PHQFLRQHDLQWHQomRGR6LQPHG51HPOLEHUDU SURFHVVRVGDFDWHJRULDPpGLFDPHGLDQWHRSDJDPHQWR GH YDORUHV VROLFLWDPRV TXH FRQ¿UPH D YHUDFLGDGH GDV LQIRUPDo}HV DWUDYpV GR WHOHIRQH 2 6LQPHG51YHPWRPDQGRWRGDVDVSURYLGrQFLDVOHJDLV SDUD PLQLPL]DU DV FKDQFHV GH RFRUUrQFLDV GH IUDXGHV FRPRHVVD3RULVVRDOHUWDPRVRVPpGLFRVSDUDTXH1­2 UHDOL]HPWUDQVIHUrQFLDVRXSDJDPHQWRVGHYDORUHV

(8)

A VOZ DO POVO

@comunicadorluizalmir verluizalmir@gmail.com

Segurança pública

Conversei ontem com o secretário ds Segurança do Estado, coronel Araújo (FOTO), e o comandante da PM, coronel Alarico, e tive boas notícias; os 300 poli- cias recém-formados serão empossados dia 03, já passam a trabalhar nas ruas de Natal, mais 160 aposentados com menos de cinco anos que estão vindo para ga-

nhar um extra, também reforçarão a segurança neste fi nal de ano, aqueles que desejarem receber diárias operacionais, trabalhando nas suas férias, já estão convocados, também até o começo de dezembro receber mais 60 carros mo- delo Duster, é pouco pelo tamanho da violência mais é uma demonstração de esforço do Governo e da nossa gloriosa polícia, buscando da mais segurança ao cidadão.

Natal em Natal

Com os cuidados necessários no combate à covid-19, a Prefeitura de Natal acendeu ontem, às 19 horas, a Árvore de Natal de Mirassol, a mesma tem 120 metros, considerado uma das maiores do Brasil, com a casinha de papai noel e o papai noel recebendo a garotada, diversos quiosques, trailers, artesanato, uma verdadeira feira ao redor da árvore, o que atrai milhares de pessoas, no dia 25 será acessa a Arvore do Nélio Dias e no dia 05 de Dezembro a da área de lazer do Panatis, ainda teremos mais duas árvores possivelmen- te uma no Parque dos Coqueiros e a outra está para se decidir se será nas Rocas ou Cidade da Esperança.

Padroeira

Domingo é o dia da Padro- eira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, haverá várias missas na Catedral, a primeira logo cedo celebrada por Dom Jaime, a igreja está vendo a pos- sibilidade de uma carreata com a imagem de Nossa Senhora em cima de um carro circulando nos bairros. Que nossa Senhora da Apresentação de paz, saúde e felicidade a todos nós natalense.

Festa do Natal/Zona Norte

Dia 22, na área de lazer do Panatis, realizaremos o Natal da família Zona Norte com

sorteio de bicicletas adulto e criança, carrinhos, bonecas, vá- rios brinquedos, além de show com Palhaço Macarrão e Miojo, apoio: IR Ciclo, Fribon, Gerson, Refrigerante Dore, Suzete Braga, Luduvina, Grupo de Anjos de Resgate, 96FM, Band Natal e o velho comunicador Luiz Almir.

OAB

Até o fechamento desta colu- na, a expectativa era muito gran- de para saber o novo Presidente da OAB/RN, foram cinco candi- datos e até o fi nal da tarde quase 8 mil advogados estavam votando.

Mais detalhes na próxima coluna.

Festa do boi

Continua bem movimentada a Festa do Boi com bares, restau- rantes, artesanatos, lojas, brinquedos e alguns shows com artistas da terra, há muita reclamação quanto ao preço da entrada e o preço do estacionamento, mais quem não foi, vale a pena visitar a festa é bonita, tem muito do que se ver.

Luiz Almir MARCELO HOLLANDA

REPORTER DE ECONOMIA

M

édicos e formadores de opinião recebem em seu WhatsApp, pelo menos uma ou duas vezes por semana, um balanço da situação da pandemia do novo coronaví- rus enviada por um nome que é referência na evolução do vírus no Rio Grande do Norte.

Ele é Ricardo Valentim, dire- tor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e coordenador de projetos de pesquisa nacionais e interna- cionais de interesse do Brasil e da Saúde Global.

Nada mais natural do que ouvir Valentim, que também é professor associado do Departa- mento de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Dou- tor, cientista e pesquisador no campo da inovação em saúde.

Afi nal, a partir da pandemia, o mundo sofreu drásticas inter- venções nas economias mun-

diais, pulverizando trilhões de dólares em todo o mundo para mitigar a doença, como distan- ciamento social, confi namento, quarentena e lockdown.

Os primeiros casos de covvid 19 no Brasil foram notifi cados em fevereiro de 2020 e as primei- ras mortes, em março do mesmo ano.Nesta entrevista exclusiva ao Agora RN, Valentim relembra os momentos dessa luta dramática vivida pelo RN. E fala do futuro.

Agora RN - O senhor poderia nos rememorar a pandemia do novo coronavírus, desde sua chegada ao Rio Grande do Norte?

Ricardo Valentim - Antes, é preciso que se lembre do início de tudo. O novo coronavírus foi identifi cado na cidade de Wuhan, na China, no fi nal de de- zembro de 2019, e foi nomeado como causador da doença co- vid-19. Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o nível mais alto de alerta global de saúde previsto no Regulamento Sanitário Inter- nacional (RSI). No Rio Grande do Norte (RN), os casos inicialmente confi rmados da infecção pelo Sars-CoV-2 (covid-19) foram no- tifi cados em 12 de março de 2020 e o primeiro óbito ocorreu em 28 do mesmo mês, na cidade de Mossoró, de um paciente homem de 61 anos. Desde então, o Brasil já notifi cou mais de 21 milhões de casos e mais de 610 mil óbitos até o momento.

Agora RN - Qual o balanço da co- vid 19 entre os potiguares?

Ricardo Valentim - Até o mo- mento desta entrevista (semana passada), o Rio Grande do Norte notifi cou a ocorrência de mais de 377 mil novos casos de infecção pelo Sars-CoV-2 e mais de 7.430 óbitos em função da covid-19.

Agora RN - Quando ocorreram os picos da doença entre nós?

Ricardo Valentim - No RN, a pan- demia teve dois grandes picos: o primeiro foi em meados de 2020, quando havia um alto nível de restrições, de modo que somente os serviços considerados essen- ciais estavam abertos. O segun- do e maior pico foi em maio de 2021, em virtude da presença da variante Gama. Esse segundo pico exigiu ainda mais das au- toridades sanitárias do estado.

Para se ter um exemplo, somente na parte assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS), foi neces- sário aumentar a quantidade de leitos para covid-19, elevando de 260 leitos de UTI covid-19, em junho de 2020, para 430 leitos de UTI, em maio de 2021, o que re- presentou um aumento de 65%, aproximadamente.

Agora RN - Quando começou a redução de contágios por aqui?

Ricardo Valentim - Depois de um forte processo de imunização da população do RN, que teve início durante o mês de janeiro de 2021, os leitos no RN começaram a ser desmobilizados em agosto último

devido à forte queda dos pedidos por internações. Hoje, há somen- te 175 leitos de UTI covid-19, dos 430 que foram implantados. Esse processo de desmobilizar leitos covid-19 ocorre justamente por- que as autoridades sanitárias do RN acreditam que a redução se dá de forma sustentada.

Agora RN - E neste momento, co- mo o senhor defi niria a situação?

Ricardo Valentim - Agora em no- vembro, o RN atingiu uma marca importante de imunização, che- gando a ultrapassar os 70% de indivíduos adultos totalmente vacinados. Até o fi m do mês, o estado deverá ultrapassar os 90%

da população adulta com pelo menos uma dose da vacina con- tra a covid-19. E os indicadores são tão bons que os novos casos diários são mais baixos pelo me- nos 10 vezes (180 novos casos diários) em relação ao segundo pico no mês de maio 2021 (1.800 novos casos diários). As interna- ções são, no mínimo, cinco vezes menores e os óbitos diários são 15 vezes menores – estes dois últimos se comparados ao pico de maio.

Agora RN - Em sua opinião, o de- bate político-ideológico afetou o processo de vacinação no RN?

Ricardo Valentim - Nessa trajetó- ria feita de picos e de vales, onde os contornos se deram entre os novos casos diários, as interna- ções e os óbitos, o Brasil e o RN foram afetados não somente pela

pandemia, mas também por um pandemônio. Esse fenômeno se deu no entorno de narrativas po-

Problema da pandemia agora é a morte dos não vacinados

ENTREVISTA | Ricardo Valentim é diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e coordenador de projetos de pesquisa nacionais e internacionais de interesse do Brasil e da Saúde Global

Ricardo Valentim: “Brasil e o Rio Grande do Norte seguem avançando na imunização”

Carnatal

Tudo pronto para o maior carnaval fora de época do mundo, Carnatal 2021, de 09 a 12 de Dezembro na Arena Das Dunas, Quinta feira: Bell Marques, Marcia Freire, Camarote Beats

Sexta: Bell Marques, Léo Santana, Ban- da Eva, Claudinha Leite, Camarote Beats

Sábado: Bell Marques, Ricardo Chaves, Parangole, Anitta, Camarote Beats

Domingo: Vumbora Day : Avine Vin- ny, Rafa e Pipo Marques, Ricardo Chaves, Daniela Mercury, Camarote Beats. Pro- moção: 10 pessoas por camarote Beats na Quinta-feira era R$ 3000 passa ser R$ 2.000 podendo ser dividido em 6x sem juros no cartão, com direito a OPEN BAR. Maiores informações Carnatal.com.br

Missa de sétimo dia

Ontem as 19:00, na Capela Maria Au- xiliadora, foi a missa de sétimo dia do Sau- doso Médico Dr Ricardo Marinho, Irmão do meu amigo, colega jornalista Flávio Marinho, muito prestigiada, que Deus o tenha em um bom lugar.

DIVULGAÇÃO

Cidades

Natal, sábado e domingo, 20 e 21 de novembro de 2021

8

(9)

ÚLTIMAS DA POLÍTICA

Prévias do PSDB: saiba como será a votação que

envolverá deputados, prefeitos, vices e vereadores do RN

O PSDB realiza neste do- mingo 21 as prévias que vão escolher o candidato do parti- do à Presidência da República.

Ao todo, 44.700 tucanos se cadastraram para votar. Em Brasília, estarão reunidos 700 mandatários (governadores, prefeitos, vices, senadores, deputados) que votarão em urnas eletrônicas oferecidas e auditadas pela Justiça Eleito- ral. Vereadores e fi liados em

todo o Brasil votarão pelo aplicativo “Prévias PSDB”, para quem já baixou até a última segunda-feira 15.

Do Rio Grande do Norte, uma caravana de prefeitos, vice-prefeitos e deputados estão desembarcando hoje em Brasília para votar no evento presencial, das 8h às 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os deputados

Tomba Farias e Gustavo Car- valho, além do presidente da Assembleia Legislativa, Eze- quiel Ferreira já chegaram à capital federal. Os deputados Raimundo Fernandes e José Dias votarão pelo aplicativo.

Vereadores e fi liados de todo o Brasil votarão pelo aplicativo Prévias PSDB, en- tre 8h e 15h deste domingo 21. Também poderão votar pelo aplicativo os prefeitos, vices, deputados e dirigentes que não puderem participar do evento em Brasília. O PSDB do Rio Grande do Norte fez um grande trabalho de mobilização com seus 244 ve- readores e os 22 mil fi liados de todo Estado. No Rio Gran- de do Norte, a grande maioria aponta para uma vitória do governador João Doria (SP) , que segue a todo vapor.

Mais Cristão

Quem anda com conversas com o PSC do deputado Cel. Azevedo é o deputado Jacó Jácome, que já anunciou saída do PSD. Jacó tam- bém anda conversando com a nominata do União Brasil, que o ex- -senador José Agripino quer eleger o deputado-amigo Getúlio Rego.

Largada

No Oeste Potiguar, o deputado Dr. Bernardo estaria com sua reeleição mais robusta que nomes tradicionais como Raimundo Fernandes, Getúlio Rego e Galeno Torquato. O médico Kerginaldo Jácome e o prefeito de Caraúbas, Juninho Alves, poderão fazer mais estragos. Sem falar da ex-governadora Rosalba Ciarlini, em Mossoró e cidades vizinhas.

Cardápio

O jantar promovido pelo presidente da Fecomercio/RN, Marcelo Queiroz, no restaurante Navarro, do Hotel Escola Barreira Roxa, que reuniu a governadora Fátima Bezerra e o prefeito de Natal, Álvaro Dias, não passou de algo institucional. Tudo muito longe de política.

PSD lá e cá

O presidente do PSD nacional, Gilberto Kassab confi rmou pre- sença no evento do PSD Mulher do Rio Grande do Norte no próximo dia 26 de novembro. A presença de Kassab mostra força do ex-gover- nador Robinson Faria no partido. Só falta mesmo defi nir se forma nominata própria para deputado federal.

Problema da pandemia agora é a morte dos não vacinados

líticas e ideológicas sem qualquer respaldo científi co, apesar de, muitas vezes, tentarem utilizar o

selo da ciência para afi rmar seus posicionamentos e até as “loucu- ras ideológicas”. Se, de um lado, tínhamos aqueles que defendiam aguerridamente medicamentos sem efi cácia comprovada, do outro lado, tínhamos os que bra- davam pelo lockdown. Os medi- camentos sem efi cácia compro- vada, de forma pragmática, não mitigaram a doença, com isso, milhares de pessoas, infelizmen- te, morreram no Brasil.

Agora RN - O senhor diria que os países que aderiram à forma mais rígida de controle da trans- missibilidade do vírus, como o lo- ckdown, foram bem-sucedidos?

Ricardo Valentim - Quando se comparam os indicadores e olharmos para o problema que a Alemanha e outros países mais ricos estão passando devido ao alto número de indivíduos que não querem se imunizar, vamos entender que não bastaram im- por medidas não farmacológicas radicais de mitigação, como o lo- ckdown, para resolver a grave cri- se global de saúde pública. A pan- demia de covid-19, certamente, é um problema ainda mais difícil e complexo que afeta mais que a saúde das pessoas. Talvez, por isso, o melhor termo a ser aplica- do fosse sindemia de covid-19 e não pandemia de covid-19, uma vez que estamos diante de um problema que está afetando não somente a saúde, mas também a economia e outros contextos sociais da população.

Agora RN - Estamos conseguindo imunizar o país num ritmo satis- fatório?

Ricardo Valentim - O Brasil, que começou atrasado em, no mí- nimo, 45 dias para imunizar sua população – isso em relação a pa- íses como Estados Unidos, Reino Unido e Israel – têm conseguido, graças ao PNI (Programa Nacio- nal de Imunização), avançar de forma estruturada na vacinação contra a covid-19. Já neste mês de novembro de 2021, o país conseguiu ultrapassar os Estados Unidos, aspecto que demonstra a potência do Sistema Único de Saúde (SUS) do nosso país. Al- guns especialistas consideram a hipótese, inclusive, de que o atra- so na imunização, aliado ao PNI e à variedade de imunizantes que temos hoje no país, pode ter sido um dos fatores que contribuíram para frear a variante Delta no Brasil. Quanto a isso, ainda tere- mos de esperar para sabermos, todavia, trata-se de uma hipótese interessante.

Agora RN - O cenário que se tem neste momento, depois de quase dois anos de pandemia de co- vid-19, é animador?

Ricardo Valentim - Mesmo com aumentos de casos sendo relata- dos em alguns países, o número de óbitos não tem acompanhado o mesmo fenômeno visto antes da imunização, quando milhões morreram. O Brasil e o Rio Gran- de do Norte, eu diria, seguem avançando.

Agora RN - Poderia nos detalhar esse avanço?

Ricardo Valentim - Atualmente, no estado, estamos em uma situ- ação de controle da pandemia. Os óbitos concentram-se, particular- mente, na população não vacina- da. Esse é um aspecto preocupan- te, basta ver que, entre os dias 12 e 13 de novembro deste ano, 100%

dos seis óbitos foram de pessoas não vacinadas. A morte entre pes- soas não vacinadas têm aumenta- do, não somente no estado, mas também no Brasil e no mundo. Há países que estão ponderando so- bre adotar medidas restritivas so- mente para os não vacinados. Por exemplo, a Áustria recentemente publicou a intenção de impor um lockdown somente para quem não se vacinou.

Agora RN - Será que vamos viver outra pandemia de covid-19?

Seria uma espécie de pandemia paralela que iria afetar e matar predominantemente os não vaci- nados?

Ricardo Valentim - No Rio Gran- de Norte, há idosos que não tomaram dose alguma do imu- nizante contra a covid-19. Esses indivíduos estão se colocando diretamente em risco, eles são os mais vulneráveis, todavia, não somente eles fi cam em risco, mas toda a sociedade pode ser impactada – o benefício da imu- nização não é apenas individual, ele é prioritariamente coletivo.

Graças à ciência, o mundo tem a vacina como a ferramenta mais

efi caz hoje para enfrentar a pan- demia da covid-19. Todavia, ela não poderá ajudar aqueles que não se vacinarem. Particular- mente, acredito que depois de tantas mortes e tanto sofrimen- to, o mundo precisa ser poupado.

Não precisamos assistir a um suicídio coletivo – a morte dos não vacinados – daqueles que não querem se vacinar. Criar essa consciência coletiva é, neste mo- mento, algo para além da ciência.

Acredito que isso está nas mãos dos bons líderes, daqueles que podem estimular e criar esperan- ça na sociedade para que todos se vacinem. Precisamos deles neste momento, mais do que da própria ciência que já fez e ainda continuará a fazer o seu papel.

DIVULGAÇÃO

Ricardo Valentim: “Brasil e o Rio Grande do Norte seguem avançando na imunização”

No Rio Grande Norte, há idosos que não tomaram dose alguma do imunizante contra a covid-19. Esses indivíduos estão se colocando diretamente em risco, eles são os mais vulneráveis”

RICARDO VALENTIM DIRETOR DO LAIS

Cidades

Natal, sábado e domingo, 20 e 21 de novembro de 2021

9

(10)

Geral

Natal, sábado e domingo, 20 e 21 de novembro de 2021

10

Mortes em restaurante: delegado acredita que não houve latrocínio

VIOLÊNCIA | Comerciante e sua filha sofram assassinados em São Gonçalo do Amarante

O

delegado de Polícia Civil Ernani Leite, que investiga os assassinatos de Roberto Bernardo da Silva e sua fi lha, Rayssa Lopes da Silva, mortos na quinta 18 dentro do restaurante Queijo Quen- te, em São Gonçalo do Amarante, acredita que o crime não se trata de um latrocínio, que é o roubo segui- do de morte, mas sim de um homi- cídio.

A opinião do policial foi dada durante o programa “Metendo a Co- lher”, na 96 FM. “Quando a equipe chegou ao local e colheu informa- ções com os populares, tudo indica que não foi um latrocínio, mas sim um homicídio. Mas nenhuma hipó- tese será prontamente descartada.

As duas linhas estão sendo investi- gadas, porém mais se assemelha a um homicídio”, disse.

Segundo o delegado, o atirador entrou sem anunciar assalto e, a princípio, não há informação ofi cial se foram levados os pertences da ví- tima. Ernani ainda reforça que essas são informações preliminares, que podem sofrer alterações: “As inves- tigações ainda estão no começo e poderão ser confi rmadas ou descar- tadas no decorrer das semanas.”

Segundo o delegado, a Polícia Ci-

vil investiga se as mortes foram pro- vocadas pelo fato de o restaurante receber policiais militares durante o horário de almoço. “Recebemos essa informação de que policiais fre- quentavam o restaurante. Nós não descartamos que isso possa ter sido o motivo do crime”, relatou.

Leite acrescentou, em entrevis- ta ao programa “Cidade Alerta” da TV Tropical, que se confi rmado, esse não será o primeiro crime no município com esse tipo de motiva- ção: “Infelizmente, em São Gonçalo, houve outros homicídios que a mo- tivação do crime foi simplesmente que a vítima tinha amizade com policiais. Esse seria o terceiro ho- micídio com essa provável linha de investigação”, disse.

“A princípio, é uma das linhas.

Tudo indica que a ordem partiu de uma facção local. Então, os suspei- tos são realmente pessoas que inte- gram essa facção em São Gonçalo”, disse.

Roberto e Rayssa foram assassi- nados a tiros no restaurante “Queijo Quente”, propriedade de Roberto. A mulher do proprietário, Regiane Lo- pes, também foi baleada e continua internada.

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 12 horas no bairro Santo Antônio. Dois bandidos chegaram ao local em uma moto e dispararam contra as vítimas. Roberto foi atingido com disparos na cabeça e Rayssa no pes- coço.

REPRODUÇÃO

Delegado Ernani Leite tem algumas linhas de investigação sobre o caso

SINAL VERMELHO

Acusado de matar motociclista em Mossoró é preso por policiais civis

P

oliciais Civis da Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM) prenderam na quin- ta-feira 18, Robson Dauzacker No- berto da Costa Júnior, 27 anos, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, pelo assassina- to do motociclista Marcos Cezar Amâncio, de 45 anos.

O crime aconteceu no dia 20 de outubro, em Mossoró, quando Marcos Cezar seguia de motoci- cleta. Ao parar em obediência ao semáforo, Marcos foi atingido com disparos de arma de fogo, segundo a polícia, efetuados por Robson Dauzacker. O investigado relatou que o crime teria sido motivado por ciúmes, pois teria descoberto que Marcos Cezar estaria assedian- do sua namorada, mesmo manten- do um relacionamento amoroso com a mãe dela.

Robson Dauzacker foi encami-

nhado ao sistema prisional, onde fi cará à disposição da Justiça. Com

a prisão, o inquérito policial refe- rente ao crime foi concluído e será enviado ao Poder Judiciário.

REPRODUÇÃO

Vítima estava na motocicleita, quando foi atingida por tiro na cabeça

P

oliciais civis da Delegacia Especializada em Narcótico defl agraram, na tarde de quin- ta-feira 18, a 1ª fase da “Operação Pente Fino”, voltada ao combate do tráfi co de drogas e de organizações criminosas. Em Natal, ações resulta- ram na prisão de um homem e nas apreensões de um adolescente e de material ilícito.

As primeiras diligências foram no bairro das Rocas, onde os policiais civis investigaram uma denúncia anônima sobre tráfi co de drogas. No local, Edson da Silva Cardoso, conhe- cido como “Sapão”, 22 anos, foi preso em fl agrante. Durante a abordagem, ele tentou se desfazer das drogas que estavam com ele, as jogando no terre- no por trás da sua casa.

No local, foram apreendidos ce- lulares, sacos plásticos usados para acomodar drogas, oitos porções mé- dias de crack, uma porção de maco- nha, moedas, dinheiro fracionando em notas de R$ 2,00 e R$ 5,00, além um caderno de anotações possivel- mente relacionadas à contabilidade

de tráfi co de drogas.

Em uma segunda ação, após denúncia anônima, no bairro Igapó, um adolescente foi apreendido pelos atos infracionais semelhantes aos crimes de tráfi co de drogas, posse de arma de fogo e receptação. Com ele, foram apreendidos três revólve- res calibre 38, todos municiados; 39 munições de calibre 38; 33 pedras de

“crack” e 18 trouxinhas de maconha.

Durante a operação, os policias civis também apreenderam, em um imóvel na rua Beira Canal, no Paço da Pátria, dois coletes à prova de balas e equipamentos para o tráfi co de drogas, como sacos plásticos para armazenamento de drogas, fogos de artifício, três balanças de precisão, dois coletes balísticos, três rádios co- municadores e cinco bases de rádios comunicadores.

Edson da Silva foi conduzido à de- legacia, para autuação em fl agrante, e, em seguida, encaminhado ao sistema penitenciário, onde se encontra à dis- posição da Justiça. O adolescente foi internado provisoriamente.

NARCÓTICOS

Operação Pente Fino

combate tráfico de drogas em Natal e prende “Sapão”

PREFEITURA MUNICIPAL DO ALTO DO RODRIGUES/RN AVISO DE ALTERAÇÃO DA DATA DO CERTAME LICITAÇÃO Nº 132/2021 – PREGÃO PRESENCIAL

A Pregoeira do Município de Alto do Rodrigues/RN, CNPJ nº 08.184.111/0001-07, torna público que foi alterada a data do certame da licitação em epigrafe para dia 10/12/2021 às 08h00min. Encontra-se no site, http://www.altodorodrigues.rn.gov.br, o edital.

Kauysa Valquíria Ferreira Isac Pregoeira Municipal

PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL CAERN – Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte, localizada na AV. Sen. Salgado Filho, 1555 Natal/RN CGC nº 08.334.385/0001-35, torna público que que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, a prorrogação de Autorização Especial, referente a área de infiltração emergencial da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ponta Negra, no Estado do Rio Grande do Norte.

Eng.º José Guilherme de Andrade Guedes Diretor de Empreendimentos

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÍBA/RN

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS SETOR DE LICITAÇÕES

AVISO DE LICITAÇÃO Nº 069/2021

O Pregoeiro do Município de Macaíba/RN, no uso de suas atribuições legais, torna público que está aberta licitação na modalidade Pregão Eletrônico, do tipo menor preço por LOTE, Processo Licitatório Nº. 069/2021, com o objetivo de contratação de empresa do ramo pertinente para contratação de empresa do ramo pertinente para aquisição de materiais de construção, hidráulicos e elétricos, para atender as demandas da prefeitura municipal de Macaíba-RN, com registro de preços. A sessão pública dar-se-á n o d i a 3 0 / 11 / 2 0 2 1 à s 1 5 h 4 0 m i n, a t r a v é s d o e n d e r e ç o e l e t r ô n i c o : https://www.portaldecompraspublicas.com.br, Id do Processo:164019. O Edital e seus anexos estarão disponíveis através dos sites: www.macaiba.rn.gov.br/servicos/licitacoes, endereço eletrônico: https://www.portaldecompraspublicas.com.br ou na sede do Executivo Municipal no horário das 07h00min às 13h00min.

Macaíba/RN, 18/11/2021 José Maria de Brito Bezerra

Pregoeiro/PMM.

(11)

Geral •

Natal, sábado e domingo, 20 e 21 de novembro de 2021

11

PEDRO NETO

COLABORAÇÃO/AGORA RN

E

mpresário, presidente da CDL de Parnamirim, pre- sidente do ABC, vice presi- dente do Jiqui Country Club, pai de duas fi lhas, casado, cidadão natalense e parnamirinense, gra- duado em Administração Públi- ca e Gestão Financeira. Homem de bem com a vida. Amante do trabalho. Esse é Bira Marques.

Agora RN - Por que Bira Marques é candidato à reeleição no ABC?

Bira Marques - Para dar continui- dade ao trabalho iniciado desde que assumi. Ainda tenho muito a contribuir com o clube que pre- sido.

Agora RN - Na sua administração, o ABC teve 94 ações trabalhistas, como diz a oposição?

Bira Marques - Este número de 94 ações trabalhistas é o núme- ro total de ações do clube. Este número apresentado não condiz com a minha administração.

Na realidade, desde que assumi já paguei mais de 3,5 milhões e meio, economizando mais de 1 milhão para o clube.

Agora RN - Como você avalia sua administração?

Bira Marques - Tem sido com muita difi culdade. Em 2020, ti- vemos o nosso pior momento, porém buscamos a Justiça do Trabalho, que tem nos ajudado muito. O clube tem honrado to- dos os acordos com a justiça.

Agora RN - O que você pretende fazer para o futuro do ABC?

Bira Marques - O ABC tem que ser autossustentável. Estou bus- cando isso. Precisamos fortalecer o clube como um todo. Bases, ad- mistração e fi nanceiro têm que andar juntos. Tenho certeza que estamos no caminho certo.

Agora RN - Como você avalia o momento atual do futebol do RN?

Bira Marques - O futebol do RN tem que melhorar. Agora, acredi- to que o campeonato de 2021 já melhorou muito. O aspecto téc- nico e fi nanceiro ainda podem melhorar mais. Sem citar nenhu- ma empresa, creio que os empre- sários do nosso estado poderiam investir mais no futebol. Até por- que todo e qualquer empresário

gosta de futebol.

Agora RN - Como você avalia uma chapa de oposição com um can- didato que veio da torcida?

Bira Marques - Acredito que nu- ma democracia isso é salutar.

Isso só fortalece o clube. Enten- do que a oposição não é a Bira Marques, mas à sua administra- ção. Passada a eleição, espero que todos estejamos no mesmo barco. Se eu vier a ser derrotado, mas acredito que não serei, estou pronto para ajudar, pois sou ABC acima de tudo.

Agora RN - Por que a escolha de

Fred Menezes para ser seu vice presidente?

Bira Marques - Fred Menezes é um ícone no ABC. Ele tem rele- vantes serviços prestados ao lon- go dos últimos anos. Fred nunca esteve fora do ABC. Ele sempre esteve em todos os momentos.

Falo isso porque muitas vezes na imprensa foi dito que Fred estava afastado, quando na realidade ele estava sem tempo de se fazer pre- sente no clube.

Agora RN - Alguma mágoa de al- gum ex- dirigente do ABC?

Bira Marques - Nenhuma. Sem- pre conversei com todos. E acre-

dito que a recíproca é verdadeira.

Não tenho o perfi l de embates.

Não crio animosidade com nin- guém, imagina então com par- ceiros de dentro do próprio clube.

Agora RN - Como é seu relaciona- mento com a torcida do ABC?

Bira Marques - Sou muito reser- vado. Sou tímido. Não gosto de aparecer. Prefi ro trabalhar. Na minha vida pessoal também sou assim. O torcedor abecedista é sensacional. Conversei com o marketing para dar preferência ao sócio torcedor. Para priorizar a frasqueira. Afi nal, também venho da torcida. Continuo sendo um

torcedor.

Agora RN - Como está o projeto com um grupo de investidores que começou em abril de 2020?

Bira Marques - Estamos traba- lhando. Avançamos bastante.

Estamos com uma carta de in- tenção. Os investidores estiveram em Natal há aproximadamente 20 dias e eles estão muito ani- mados, assim como todos nós também estamos. Espero que na minha nova gestão possa con- cluir esta que será, sem dúvida, alguma a melhor coisa que irá acontecer ao clube desde a sua existência.

Agora RN - A torcida pode espe- rar um ABC mais forte, caso Bira Marques venha a ser reeleito?

Bira Marques - Acredito que dentro do nosso projeto está o retorno à Série B. Não vou pro- meter aqui o que não posso fazer, mas posso prometer muita luta.

Vamos em busca desta meta. O ABC é muito grande e merece voos mais altos.

Agora RN - Moacyr Júnior volta ao clube, caso você seja reeleito?

Bira Marques - Nós estamos tra- balhando com Moacyr Júnior desde 2014. Depende muito dele também, porém já avançamos em muitos pontos. Se depender de mim, ele estará de volta. E ele quer voltar.

Agora RN - Wallyson fi ca no ABC em 2022?

Bira Marques - Wallyson é um jogador importantíssimo. É nos- so ídolo. Estamos trabalhando diariamente para que tudo possa ser resolvido nós próximos dias.

Queremos muito que ele fi que.

Acredito que ele ainda nos da- rá muitas alegrias. Hoje, somos muito amigos. Ele é uma pessoa ótima.

Agora RN - A oposição tem dito em redes sociais que você pre- tende tirar o ABC de Ponta Negra.

Procede?

Bira Marques - É importante o torcedor entender que todos os investimentos que estamos fazen- do é através de uma parceria para as categorias de bases. Agora, até os profi ssionais poderão treinar lá. Não iremos nos desfazer de ne- nhum centímetro do que é nosso.

Nosso sonho de construirmos a cidade alvinegra nunca esteve tão próxima. Posso dar o exemplo do CRB/AL, que hoje tem um dos melhores CTs do Nordeste e que até recentemente sofria com mui- tas dívidas. Ni caso do ABC, repito, não estamos nos desfazendo de nenhum palmo de terra.

Bira Marques: “Dentro do nosso projeto está o retorno à Série B”

EXCLUSIVO| Candidato à reeleição, presidente do ABC Futebol Clube concede entrevista ao Agora RN

REPRODUÇÃO

Bira Marques: “Precisamos fortalecer o clube como um todo. Bases, admistração e fi nanceiro têm que andar juntos”

Referências

Documentos relacionados

CORTEZ ENGENHARIA LTDA., CNPJ: 10.505.311/0001-66, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA

POSTO SERTANEJO EIRELI, inscrito no CNPJ: 10.595.050/0001-12, torna público que está requerendo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

A Prefeitura Municipal de Parelhas/RN, CNPJ sob nº 08.087.561/0001-81, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande

Salgado Filho, 1555 Natal/RN CGC nº 08.334.385/0001- 35, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

A Empresa REGO COMERCIO DE MATERIAIS DE CONSTRUCOES LTDA, CNPJ: 04.774.310/0001-14, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente

CANOPUS LOCAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONSULTORIA LTDA, CNPJ 40.052.170/0001-34, torna público que recebeu do Instituto Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

MARIA DO SOCORRO COUTO DE MORAIS, CPF: 567.001.484-72, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA

Salgado Filho, 1555 Natal/RN CGC nº 08.334.385/0001- 35, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte