• Nenhum resultado encontrado

ADAPTAÇÃO DE MATERIAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ADAPTAÇÃO DE MATERIAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

ADAPTAÇÃO DE MATERIAL PARA ALUNOS COM

DEFICIÊNCIA VISUAL

Ms. Marcio Rafael da Silva

Graduado, Mestre e Doutorando em Educação Física. Pós graduado em Educação Especial.

Diretor do Instituto Roberto Miranda (escola para cegos de Londrina). Tem experiência na área de Educação Física Adaptada nos seguintes temas: Deficiência Visual, Atividade Motora Adaptada, Inclusão, Esportes Inclusivos e Educação Especial.

(2)

Condição que leva a uma

dificuldade significativa da capacidade visual, mesmo com os melhores recursos óticos e interfere negativamente na realização de atividades diárias da pessoa. (GREGUOL, 2010).

DEFICIÊNCIA VISUAL

(3)

Os aspectos relativos à pessoa referem-se a modificações na capacidade de aproveitamento da visão. Na habilidade visual do indivíduo, podendo causar consequências em maior ou menor grau de desvantagem social, econômica, motora e cognitiva.

DEFICIÊNCIA VISUAL

(4)

A deficiência visual pode ser congênita (nascimento) ou adquirida por diversos fatores e causas. A OMS (2015) aponta a catarata, glaucoma e degeneração macular (idade) como as principais causas.

DEFICIÊNCIA VISUAL

(5)

Existem vários tipos de classificação para a deficiência visual onde cada uma das abordagens serve para um determinado processo.

Classificação clínica: Serve como detecção, acompanhamento e tratamento das patologias existentes.

Classificação educacional: Relacionada com o processo ensino-aprendizagem.

Classificação esportiva: Para critério de classificação e divisão de classes nas competições esportivas.

CLASSIFICAÇÃO

(6)

ACUIDADE VISUAL: Capacidade de distinguir detalhes, de perceber a forma e o contorno dos objetos . Onde a tabela de Snellen é o padrão universal para esse teste.

Para realizar a avalição e a classificação da deficiência visual leva-se em conta vários fatores onde os principais são:

DEFICIÊNCIA VISUAL

(7)

CAMPO VISUAL: Refere-se a toda a área que é visível com os olhos fixados em determinado ponto, isto é, o campo visual de um dos olhos de um indivíduo é a área passível de ser vista para a frente, para as laterais direita e esquerda, para cima e para baixo.

DEFICIÊNCIA VISUAL

(8)

Casos para avaliação e encaminhamento

Pessoas com cegueira em ambos os olhos e em qualquer faixa etária.

Pessoas com patologia visual que, como consequência, apresentem:

Perda de visão central, em ambos os olhos, com acuidade visual de 20/70 a 20/200 no melhor olho, após correção óptica.

DEFICIÊNCIA VISUAL

(9)

Perda do campo visual em ambos os olhos.

Patologias progressivas, mesmo em condições visuais que ainda não se caracterizem como visão subnormal, em qualquer faixa etária.

Ambliopia com distúrbios de percepção visual.

Distúrbios de alta refração (alta Miopia, alta Hipermetropia e Astigmatismo forte) que apresentem dificuldades educacionais em decorrência de problemas de percepção visual, comprovada na avaliação funcional.

DEFICIÊNCIA VISUAL

(10)

DEFICIÊNCIA VISUAL

(11)

Quando falarmos de aprendizagem do aluno com deficiência visual, temos ter em mente que cada um tem suas características e especificidades, necessitando o aluno cego do sistema braille para o aprendizado e o aluno com baixa visão de materiais ampliados. Além de que todos precisam de materiais adaptados.

APRENDIZAGEM

(12)

MATERIAIS DVT

(13)

MATERIAIS BV

(14)

A predominância de recursos didáticos eminentemente visuais ocasiona uma visão fragmentada da realidade e desvia o foco de interesse e de motivação dos alunos cegos e com baixa visão.

MATERIAIS ADAPTADOS

(15)

Os recursos destinados ao Atendimento Educacional Especializado desses alunos devem ser inseridos em situações e vivências cotidianas que estimulem a exploração e o desenvolvimento pleno dos outros sentidos. A variedade, a adequação e a qualidade dos recursos disponíveis possibilitam o acesso ao conhecimento, à comunicação e à aprendizagem significativa.

MATERIAIS ADAPTADOS

(16)

A pessoa com deficiência visual necessita de outros estímulos para se desenvolver, com isso outros sentidos como a audição e tato têm fator primordial para esse desenvolvimento. A falta de estímulos pode acarretar em déficit no equilíbrio, lateralidade, orientação espacial e de outros mecanismos importantes para o aprendizado (GORGATTI; TEIXEIRA; VANÍCULA, 2008).

MATERIAIS ADAPTADOS

(17)

MATERIAIS ADAPTADOS

TEXTURAS

TAMANHO RELEVO

CONTRASTE

(18)

MATERIAIS UTILIZADOS

(19)

DEFICIÊNCIA VISUAL TOTAL

CELA BRAILLE JOGO DA MEMÓRIA TÁTIL

(20)

FONTES

Negrito

Ampliada

Tipo de letra

A a B b C c

A a B b C c

BAIXA VISÃO

(21)

IMAGENS/CONTRASTE

Pouco detalhes

Contornos bem definidos

Descrever a imagem

Preto/Branco

Azul/Amarelo

TESTE

BAIXA VISÃO

(22)

BAIXA VISÃO

MAPA QUEBRA CABEÇA

(23)

Referências

Documentos relacionados

A mesma mulher da cena anterior, está sentada de frente para um grande espelho, retirando a maquiagem de seu rosto, quando um homem (30 anos, cabelo preto, curto, alto,

Artigo 1º) – Fica constituída, no âmbito do Município de Viradouro, da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança –

Este trabalho teve por objetivo o estudo da dimensão das doenças crônicas, especificamente o diabetes mellitus, visando à elaboração de um modelo de processo

Para que esse estudo fosse possível foi necessário encontrar um grupo de pessoas disposto a colaborar com a pesquisa, haja vista que anteriormente uma série de

Embora não tenha encontrado diferença significativa entre os tratamentos de polinização cruzada e autopolinização em 96 horas após as polinizações, os óvulos de pistilos

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

Concentração de determinada substância, acima da qual podem ocorrer alterações prejudiciais à qualidade do solo e da água subterrânea VALOR DE PREVENÇÃO -

Uma forma de tornar a comunicação visual algo acessível para o pequeno empreendedor é através de parcerias com profissionais ou empresas do ramo e o pequeno negócio, como