• Nenhum resultado encontrado

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PROF. CARMINE BIAGIO TUNDISI S.O.S VIDAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CENTRO PAULA SOUZA ETEC PROF. CARMINE BIAGIO TUNDISI S.O.S VIDAS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CENTRO PAULA SOUZA

ETEC PROF. CARMINE BIAGIO TUNDISI

S.O.S VIDAS

LUCAS BORIM JORDELINO

MARCOS DE MELLO BRUZÃO JUNIOR ROGÉRIO MARCOS MONTERO DE ARAÚJO TAMIRES GODOY VENTURA

VITÓRIA MARIA APARECIDA DE SOUZA LUIZ

RESUMO

O projeto consiste em um desenvolvimento de um App que possa auxiliar em situações de primeiros socorros, com as medidas necessárias a serem tomadas em casos de emergência, tornando-se de fácil entendimento e manuseio. Abrangendo os serviços para os sistemas operacionais Android e iOS. O enfoque destaca-se em o fácil acesso, voltado para todos os públicos inclusive leigos, visando com inovação da tecnologia para a área de enfermagem.

A inclusão da tecnologia na área de enfermagem contribui para as inovações e novas técnicas, tornando mais desenvolvido, dinâmico na atuação profissional e ampliando os conceitos e conhecimentos medicinais.

A inovação da tecnologia em áreas socorristas, importante fator, para desenvolvimento do App, através das insatisfações encontradas em outros do mesmo segmento. As críticas presentes em aplicações de primeiros socorros, foram corrigidas no S.O.S Vidas.

Palavras-chave: App. Leigos. Primeiros Socorros. Enfermagem. Tecnologia.

(2)

1 Introdução

Uma nova ferramenta desenvolvida em App para auxiliar leigos em situações de emergência, que tem como objetivo trazer informações e procedimentos corretos a serem tomados mediante um caso emergencial, sendo desenvolvidos para os sistemas operacionais Android e iOS, com o intuito de facilitar o entendimento e manuseio.

O presente estudo delimita-se compreender a importância da prestação de atendimentos emergenciais. Conhecimentos simples, muitas vezes evitam o sofrimento de complicações futuras e podem inclusive em muitos casos salvar vidas. Porém deve- se saber que nessas situações em primeiro lugar deve-se procurar manter a calma, verificar se a prestação do socorro não trará riscos para a vítima, saber prestar o socorro sem agravar ainda mais o estado de saúde e nunca se esquecer que a prestação dos primeiros socorros não exclui a importância de um médico.

Ao longo dos anos a tecnologia vem conquistando cada vez mais espaços pelo mundo e na área da medicina não foi diferente, foram alcançadas com novos conhecimentos medicinais, diferentes abordagens, a conscientização por parte das populações acerca dos fatores de risco de agravo à saúde e a crescente agregação de ferramentas de informação à prática assistencial tem possibilitado a extensão do atendimento a situações que até algum tempo atrás era considerada sucinta.

O desenvolvimento do App será dividido em três fases: a) uma pesquisa de campo, artigos científicos relacionados com a tecnologia no âmbito da saúde; b) desenvolvimento das telas e aplicações; c) conclusão, aplicações e resultados.

O objetivo geral do App é ser um intermediário de informações para realizar procedimentos de pronto-socorro, a serem utilizados mediante uma situação emergencial em que minutos podem ser crucial para salvar uma vida e que até a chegada dos profissionais a perda pode se tornar inevitável.

A pesquisa de campo é crucial para parâmetros, no que diz respeito, a importância que esse assunto, em visão popular. Os resultados foram impressionantes e previsto, de forma que infelizmente prevaleceu a quantidades de leigos.

A metodologia adotada será através do programa Intel XDK que é um ambiente completo que permite integrar a tecnologia para criação de aplicações Android, iOS e WP8, tendo como ponto central a formalização do App do que diz respeito a criação e ao desenvolvimento. A criação das telas e designer será atribuída ao Framework que

(3)

visa o desenvolvimento de Softwares híbridas, de rápido e fácil desenvolvimento, sendo assim, torna-se uma plataforma mais fácil para a utilização do leigo.

Satisfação da equipe em trabalhar em um App que irá ajudar a salvar milhares de vidas, visto que os dados de morte sobre estes fatos são abundantes.

2 App

App é uma abreviação para application, do inglês, que significa aplicativo, programa, Software. Esta definição simples acaba por ser muito genérica se consideramos que existem App para celulares, tablets, navegadores e até mesmo sistemas operacionais de desktop.

A função do App é uma entidade de banco de dados que permite a execução perfeita dos procedimentos. As funções podem ser usadas para habilitar acesso a dados específicos somente aos usuários que se conectam, oferece diversas informações essenciais para o usuário, maneira rápida e prática.

Estudo feito, da Millward Brown, mostrou que os usuários brasileiros passam mais tempo em dispositivos móveis smartphones, tablets, entre outros, do que em outros dispositivos, o que prova essa necessidade moderna de maior mobilidade e praticidade no dia a dia.

Cada vez mais pessoas têm se adaptado a essa tecnologia, independente de idade ou estilo de vida, porque as interações que os aplicativos propiciam são infinitas.

O significado da palavra smartphones é posta em discussão, visto que os criadores não concluem um termo em comum. O telefone inteligente, diferente do celular, ilimita à uma agenda eletrônica.

O sistema operacional é um software ou programa mais importante executado em um computador, possibilita o uso e ordenar o aparelho, em outras palavras, é a estrutura que sustenta e administra todos os programas e partes do seu computador. Um aspecto do CPU concedido ao sistema operacional é a possibilidade de executar várias tarefas ao mesmo momento, o aparelho que se aplicam multitarefa tem uma execução de dezenas ou centenas de milissegundos à cada programa.

Entre os programas executados pelos sistemas operacionais estão os App que são organizados em vários processos sequenciais. Um processo é apenas um programa em execução acompanhado dos valores atuais do contador de programa, dos registradores, e

(4)

das variáveis. Há somente um contador, obviamente que carregando com o endereço do processo que irá executar. Portanto o contador de programa físico é salvo no contador de programa lógico do processo na memória.

Um dispositivo móvel possui características semelhantes aos computadores tradicionais, com tamanho compatível para ser transportado no bolso; essa tecnologia surgiu por volta dos anos 90 (JUNIOR; COUTINHO; ALEXANDRE, 2006, p. 2).

A comunicação entre estes dispositivos ocorre por meio de redes sem fio, permitindo a mobilidade desses aparelhos (ADELSTEIN et. al. apud CIRILO, 2010).

Há aproximadamente 5 (cinco) anos, os dispositivos móveis eram completamente fechados; os técnicos em geral não eram capazes de desenvolver novos aplicativos para estes dispositivos. Porém, há uns 3 (três) anos, as grandes empresas de softwares e fabricantes de sistemas embarcados vem buscando meios de abolir esse modelo fechado (PESSOA; RAMALHO; BATTAIOLA, 2001, p. 1).

Com essa tecnologia em franca expansão e com grande poder de processamento agregado, as mudanças propiciaram a criação de novos caminhos para a utilização destes dispositivos, além disso, viu-se a necessidade de utilizar seu potencial como parte de um modelo de aprendizado, com alto grau de mobilidade e transparência que emprega dispositivos móveis para aprendizagem (AHONEN; SYVÄNEM, apud MARÇAL; ANDRADE; RIOS, 2005).

O App S.O.S Vidas, possibilita a portabilidade de informação, onde os usuários podem acessar conteúdos de primeiros socorros, tanto para obter conhecimentos como fazer atuação em caso de necessidade. Uma das grandes vantagens do App é a utilização off-line, ou seja, as informações estarão contidas.

Haja vista que qualquer pessoa pode eventualmente se envolver em um acidente ou sofrer um mal súbito, seja em casa, no trabalho ou no trânsito. Então se julga a importância de se conhecer os primeiros socorros.

Mediante aos fatos pronunciamos, tem se o intuito de tentar “sanar” momentos de fatalidade por falta de primeiros socorros através do S.O.S Vidas, uma ferramenta que contenha o passo a passo do procedimento a ser feito em uma vítima, tornaria muito útil ao se deparar com alguém que precise de ajuda e os minutos que passam são raros para que a mesma sobreviva.

O desenvolvimento do projeto poderia ser aplicado em plataformas como PhoneGap, Appcelerator Titanium, Ionic Creator e Intel XDK.

(5)

O PhoneGap é um software framework de código aberto, totalmente gratuito, que permite a criação de aplicações móveis utilizando APIs (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) padronizadas da web. É indicado para desenvolvimento de aplicativos de pequeno e médio porte. O framework tem uma facilidade imensa em manipular componentes nativos da plataforma e ao desenvolver um único código para as demais plataformas, contra partida, possui uma péssima performance e usabilidade.

O Framework Open Source, Appcelerator Titanium, usado para o desenvolvimento de aplicações mobile nativas. Escritos em Java Script, utilizando a API do Titanium. O código Java Script é compilado e empacotado através de ferramentas nativas de cada plataforma, gerando código nativo Objective C, através do XCode e iOS SDK ou Java Script, pelo Android SDK, para iOS e Android respectivamente.

As plataformas Appcelerator Titanium e PhoneGap foram descartas para utilização do S.O.S Vidas. Devido aos auxílios de profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação), afirmando o uso didático e fácil das plataformas Ionic Creator e Intel XDK para iniciantes.

2.1 S.O.S Vidas

O S.O.S Vidas foi iniciado pela plataforma Ionic Creator, Framework criado no final de 2013 que visa a criação de aplicações híbridas para dispositivos móveis. A grande vantagem do Ionic é que seu desenvolvimento foi pensado em utilizar os recursos mais novos do CSS (Cascading Style Sheets), HTML (HyperText Markup Language) e Java Script com o objetivo de prover para o desenvolvedor uma gama de componentes pré-prontos de alta qualidade e desempenho. Na utilização dessa plataforma foi encontrado um empecilho que ocasionou na paralização do desenvolvimento, o Ionic Creator proporciona um Java Script próprio da plataforma.

Após finalização da estrutura pelo Framework Ionic, o App foi novamente iniciado no Framework Intel XDK, devida a plataforma ser mais ampla e proporcionar mais recursos para o desenvolvimento do S.O.S Vidas, que sugere uma abordagem extremamente interessante no que diz respeito ao desenvolvimento de aplicativos: agilidade e eficiência, onde dentro de uma IDE poderosa, tem acesso a todos os recursos necessários para criar aplicativos híbridos de qualidade (Editor de textos, Emulador, Ferramentas de testes, Build e muito mais).

(6)

A tela Menu estilizada com menu rápido, ou seja, o Menu possui 4 (quatro) figuras, representando situações diferentes, sendo elas: Afogamento, Convulsão, Engasgo e Parada Cardíaca, essas figuras ao serem clicadas será direcionado para página a qual está relatando todo o processo a ser feito mediante a situação desejada.

Nesta página encontrará os processos a serem efetuados, contendo informações sobre a situação, o passo-a-passo, em algumas situações foram divididos entre socorrer um adulto ou crianças, pois, são processos diferentes e o que não deverá ser feito.

Na base do passo a passo, estará escrito seguido de gifs (sequencias de imagens), os gifs ajudará o leigo a saber se posicionar corretamente na execução dos processos, em seguida dos gifs, encontrará reprodução em áudio, para que facilite na hora da atuação do processo, no intuito de não perder tempo num momento decisivo e este áudio irá reproduzir todo o processo, este reprodutor foi programado com comando de voz (desenvolvido pelo Google), o qual facilitará mais ainda o leigo na atuação, caso o leigo não entenda o processo basta dizer: “repete” o áudio automaticamente voltará a reproduzir o passo do começo, sendo assim, após entender o processo, basta dizer:

”próximo”, o áudio seguira para o próximo passo, isto faz com que o leigo não perca a atenção na vítima.

No Menu também se encontra a aba para contatos contendo telefones necessários para socorro, como: samu, policia, corpo de bombeiro.

O mapa tem o intuito de proporcionar uma acessibilidade melhor para a localização de quando o samu for acionado e evitar demora por procura de endereço.

As instruções trazem ao usuário o que contem no S.O.S Vidas, e de qual forma são aplicadas e qual o objetivo de serem utilizados, ou seja, relata as funcionalidades dentro do App, desta forma, o usuário irá encontra o objetivo das gifs, dos áudios e os textos do passo a passo.

Por fim encontrará as informações sobre o App, e qual o real intuito, visando na melhoria de ajuda ao socorro imediato. Constando também os termos de uso do App.

O S.O.S Vidas funcionara off-line, pois, foi pensado em situações de emergência em qual a operadora pode se encontrar fora de área, dificultando o processo de socorro, desta forma será prioridade algumas situações, que tiveram mais votos segundo a pesquisa.

(7)

2.2 Concepção de pesquisa

Ao avaliar a necessidade do App em questão, foi realizada uma pesquisa de campo com a plataforma Google Forms, uma ferramenta do Google que permite que criem formulários para recolha de respostas e que permite também a disponibilização e apresentação dos dados, além de facilitar a criação de formulários e questionários diversos. Disponível gratuitamente para todos que possuírem uma conta Google, o serviço pode ser acessado em diversas plataformas, como web, desktop e celular. Ele é útil para todos aqueles que queiram fazer um formulário de pesquisa ou de coleta de opiniões.

2.3 Coleta de Dados

Com o recurso do Google Forms foram elaboradas 5 (cinco) perguntas pertinentes aos primeiros socorros, com a interação da tecnologia desenvolvida em um App, com o objetivo de auxiliar leigos em situações emergenciais, com as seguintes perguntas: “Você acha que um App S.O.S que orienta pessoas em momentos de primeiros socorros seria útil? ”, obtivemos o seguinte resultado: Não – 2,9%, Talvez – 4,4% e Sim – 92,6%; outros dados são que 72,1% da massa já sofreu ou acompanhou um acidente; 30,9% não sabem realizar os primeiros socorros e 57,4% sabem em partes e segundo a pesquisa foi constatado que 86,6% das pessoas tem interesse em aprender os primeiros socorros.

Após os resultados, deram-se início ao desenvolvimento do App com a interação do curso de enfermagem que contribuíram com os conteúdos.

Com outra pergunta foi possível obter orientação por onde começar, para o início era necessário saber quais situações os leigos teriam mais interesse em aprimorar os conhecimentos, sendo assim com a seguinte pergunta “Das situações abaixo, quais seriam mais importantes saber como reagir para leigos? “, com esta os resultados foram:

• Engasgo – 85,1%

• Ataque Cardíaco -79,1%

• Convulsões – 73,1%

• Afogamento – 67,2%

• AVC – 55,2%

(8)

A partir desta com o auxílio do curso de enfermagem foi possível saber dos procedimentos corretos para serem realizados durante o procedimento, com linguagem mais fácil para o entendimento e com textos sucintos.

2. Análise e discussão dos resultados

Mediante aos resultados obtidos na pesquisa empírica, foi analisado as seguintes conclusões.

Referente a primeira pergunta: “Você já foi testemunha de acidentes? (Trânsito, cortes, queimaduras, luxações, choques elétricos, torções, fraturas, intoxicação, engasgos e ataque cardíaco)”, aproximadamente 73% responderam “SIM”, ou seja, um grande público presencia acidentes todos os dias. Segundo o jornal, Folha de São Paulo, o trânsito brasileiro mata 40 mil ao ano e deixa aproximadamente 400 mil vítimas com alguma sequela. Outra estatística assustadora constatada pela “BAND NEWS CURITIBA”, registra que mais de 700 crianças morrem vítimas de engasgos no Brasil.

A UNA-SUS (UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS) registrou que mais de 70 mil pessoas são vítimas de infarto todos os anos. Os dados são marcadores interessantes para realçar à importância de primeiros socorros.

A segunda pergunta apresenta:

Você sabe como utilizar os primeiros socorros?”, em observação dos dados são que aproximadamente 60% das pessoas sabem em parte, comprovando que a maioria não possui o conhecimento preciso dos primeiros socorros. Ainda foi observado que há 30% que não sabem utilizar e que somente 10% das pessoas sabem utilizar completamente os primeiros socorros, um espanto o número de leigos ser maiores que o de pessoas com conhecimento de um socorrista.

Foi possível observar que existe interesse das pessoas em saber sobre o assunto dos primeiros socorros, mas o tempo de curso, valores e o deslocamento passam a ser visto como um empecilho, pois, o dia a dia se torna muito corrido, com trabalho, família, estudos entre outros mais. Durante os comentários, referente as pesquisas realizadas, paramos para indagar o motivo de que os primeiros socorros não entram como matéria ou atividade extra nas escolas, haja vista, que são considerados de suma importância para a vida cotidiana.

(9)

O último tópico é a aprovação popular de um aplicativo de primeiros socorros, obtido uma resposta positiva de aproximadamente 93% resultado que intensificou a importância do aplicativo na sociedade.

Todas as repostas e estatísticas são de extrema importância para o planejamento e desenvolvimento do projeto, visto que é para a maior parte da população, tornando-se de grande utilidade em momentos emergenciais e até mesmo para aprimoramento de conhecimento ou até mesmo curiosidades.

(10)

3.Conclusão

O presente estudo possibilita a compreensão e a precisão, para finalização deste projeto, fazendo com que o grau da potencialidade aumente e no quão importante se tornará e a forma de que irá atuar na vida das pessoas, tanto para socorrer quanto aprimorar seus conhecimentos e até mesmo curiosidades, em relação aos primeiros socorros, mantendo o foco para pessoas leigas.

Primeiros Socorros são técnicas de emergência, que devem ser aplicadas a vítimas de mal súbito, acidentes, ou que estão em perigo de vida. O objetivo desses procedimentos é manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra. Esses procedimentos podem ser feitos por uma única pessoa ou pode ser uma ação coletiva, dentro é claro, de suas devidas limitações de ajuda ao próximo, até que o socorro profissional esteja no local para prestar o serviço adequado.

Nos últimos anos é perceptivo a evolução da tecnologia aplicada à saúde e à medicina tem revolucionado os processos de diagnóstico e o tratamento de doenças.

O projeto S.O.S Vidas, tem como objetivo maior de mostrar a importância do conhecimento para que as pessoas saibam dos primeiros socorros, pois, qualquer pessoa pode eventualmente passar por situações de emergência por motivos de lesões, acidentes, ou condições de saúde, seja em casa, no trabalho ou no trânsito. É nesse momento que entra a importância de ter conhecimento em Primeiros Socorros. Porém, é importante saber como proceder antes de querer ajudar alguém, para não piorar a situação, sendo este o motivo para realização do S.O.S Vidas.

Com o projeto desenvolvido e finalizado pretende-se dar continuidade aprimorando os recursos e informações munido outras mais situações emergenciais, sendo assim, acreditamos na possibilidade de levar este recurso até mesmo para as empresas podendo até mesmo desenvolver algo relacionado a CIPA, que seria de grande utilidade para empresa.

(11)

Referências

<https://www.appcelerator.com/blog/> Acesso em : 02.outubro.2017.

<https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/1213/836> Acesso em 19/09/2017 ás 20:00.

ANA CAROLINA QUEIROZ-ANTONIO PIRES BARBOSA (São Paulo). Rae-

eletrônica. RACIONALIDADE E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIA EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DE UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE EM S. PAULO.2003.

Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/raeel/v2n1/v2n1a08.pdf>.

RAMOS, Jorge Lorenzetti-flávia Regina Souza; TRINDADE, Letícia de Lima; PIRES, Denise Elvira Pires de. TECNOLOGIA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SAÚDE: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. 2012. 439 f. TCC (Pós-Graduação) - Curso de

Enfermagem, UFSC, Santa Catarina, 2012. Cap. 9.

Muraro RM. OSAVANÇOSTECNOLÓGICOSE O FUTURO DA HUMANIDADE:

QUERENDO SER DEUS? Petrópolis (RJ): Vozes; 2009.

Martins JJ, Nascimento ERP. A TECNOLOGIAE AORGANIZAÇÃODO TRABALHO DA ENFERMAGEM EM UTI. Arq.Catarin. Med. 2005 Out-Dez; 34(4):23-7.

Silva DC, Alvim NAT, Figueiredo PA. TECNOLOGIAS LEVES EM SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM O CUIDADO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR.Esc. Anna Nery Rev.Enferma. 2008 jun.; 12(2):291-8.

Barra DCC, Nascimento ERP, Martins JJ, Albuquerque GL, Erdmann AL. EVOLUÇÃO HISTÓRICA E IMPACTO DA TECNOLOGIA NA ÁREA DA SAÚDE E DA

ENFERMAGEM. RevEletrEnferm. 2006 Set-Dez [acesso 2001 Fev 10]; 8(3):422-30.

Disponível em http:// www.fen.ufg.br/revista/revista8_3/v8n3a13.htm

Barra, DCC, Dal Sasso, GTM. TECNOLOGIA MÓVEL À BEIRA DO LEITO:

PROCESSO DE ENFERMAGEM INFORMATIZANDO EM TERAPIA INTENSIVA A PARTIR DA CIPE 1.0®. Texto Contexto Enferm. 2010 Jan-Mar. 19(1):54-63.

Paim L, Martins CR, Paese F, Bresciani HR, Callegaro GD. DEMARCAÇÃO HISTÓRICA DA ENFERMAGEM NA DIMENSÃO TECNOLOGIA.. Texto Contexto Enferm. 2009 Jul-Set. 18(3):542-8.

AUGIER, E. et al. L’hôpital et lesnouvellestechnologies. HôpitaldÏlle de France.

Paris, 2000, Vol.25, S 2136.

BANGA, B. La RévolutionTechnologique à l’Hôpital. Décision Santé, Paris, 1997.

BRONZINO, J.D. The Biomedical Engineering Handbook.CRC Press, 1995.

(12)

CHAVES, M.M. Saúde, Uma Estratégia de Mudança. Ed.Guanabara, Rio de Janeiro, 1982.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, Artigos 196, 198, 199 e 200. Brasília, 1988

BARNARD, A.; SANDELOWSKI, M. Technology and humane nursing care:

(in)reconcilable or invented difference? JournalofAdvancedNursing. v.34, n.3, p.367-375, 2001.

BASTOS, M.A.R. O saber e a tecnologia: mitos de um centro de tratamento intensivo. Revista Latino Americana de Enfermagem. v.10, n.2, p.131-136, 2002.

BEDIN, E.; RIBEIRO, L.B.M.; BARRETO, R.A.S.S. Humanização da assistência de enfermagem em centro cirúrgico. Revista Eletrônica de Enfermagem. [on-line]

2005. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/revista7_1/revisao_04.ht m.

DIAS, L.P.M.; MONTICELLI; M.; REIBNITZ, K.S.; LIMA, L.M. Possibilidade de conhecimento e arte na produção de inventos de enfermagem.Revista Texto &

Contexto Enfermagem. v.5, n.1, p.92-110, 1996.

MERHY, E.E. et al. Em busca de ferramentas analisadoras das tecnologias em saúde: a informação e o dia a dia de um serviço, interrogando e gerindo trabalho em saúde. In: MERHY, E. E. Praxis en salud un desafío para lo publico. São Paulo:

Hucitec, 1997.

MEYER, D.E. Como conciliar humanização e tecnologia na formação de enfermeiras/os? Revista Brasileira de Enfermagem. v.55, n.2, p.189-195, 2002.

NIETSCHE, E.A. Tecnologia emancipatória: possibilidade ou impossibilidade para a práxis de enfermagem? Ijuí: Unijuí, 2000.

PEIXOTO, M.R.B. O uso da tecnologia no processo diagnóstico-terapêutico:

ótica do enfermeiro e do usuário. Revista Escola de Enfermagem USP. v.28, n.3, p.53-62, 1994.

Referências

Documentos relacionados

lag~o; Relag~ comprimento medio-profundidade; Estado de maturag~ se- xual das femeas; Relag~o entre sexos).. Como nffo houvesse grandes diferengas nos resultados dos

Região, Relator: Ministro Walmir Oliveira da Costa, Agravante(s): CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA - CEETEPS, Procurador: Murilo Rodrigues Júnior,

Este trabalho, seguindo o método Design Science Research, fez uma revisão da literatura, uma análise bibliométrica e o estudo de uma empresa para encontrar os elementos da

R Prot Base + BTP Página Deslocamento Endereço virtual Tabela de Páginas P M Base Deslocamento Endereço real Memória principal Base BTP TLB.. Memória Virtual Paginada Bits da página

autoridade(s) competente(s) assegurará que planos e autoridade(s) competente(s) assegurará que planos e procedimentos de emergência, contendo medidas para procedimentos

Como aponta Lodi (2009), o processo que é tão natural para as crianças ouvintes - chegar à escola com um nível considerável de linguagem e comunicação - não tem a

Baseado nos documentos basilares pode-se ressaltar que as DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais) objetivam promover no estudante do ensino técnico a capacidade de

A resposta da pergunta 4 serve aqui e apenas a complementarei. Como técnico de segurança do trabalho, temos um trabalho permanente de educação, seja do