• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE LINGUAGENS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM

MESTRADO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM Áreas de Concentração:

Estudos Linguísticos e Estudos Literários CUIABÁ-MT

PROCESSO SELETIVO 2015 (Publicado em 12/08/2014)

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (recomendado pelo Conselho Técnico Científico – CTC/CAPES, de 10/12/2002, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE/UFMT – Res. nº 014, de 17/02/2003), comunica a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2015.

I. INSCRIÇÕES

1. As inscrições deverão ser feitas presencialmente ou mediante procuração na Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, sala 42, 2º andar, Instituto de Linguagens, UFMT – Cuiabá/MT, no período de 20 a 31 de outubro de 2014, das 08h00min às 11h30 e das 13h30 às 17h30min (horário de Mato Grosso), exceto nos finais de semana e feriados.

As inscrições poderão ser efetuadas também pelo correio, via sedex, até a data de 31 de outubro de 2014, no endereço:

Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagem

Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem - 2º piso, sala 42, Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Bairro: Boa Esperança

CEP: 78.060-900 – Cuiabá-MT

Atenção: O candidato que realizar a inscrição por correspondência deverá entrar em contato com a secretaria do Programa, pelo e-mail secretariameel@hotmail.br, ou pelos telefones (65)3615-8408/(65)3615-8418, para confirmar se os documentos chegaram à secretaria.

(2)

2. Documentação exigida

Todas as fotocópias devem ser apresentadas autenticadas por cartório ou com os originais para autenticação administrativa.

2.1. Requerimento de inscrição (ANEXO 1 e disponível em http://www.ufmt.br/meel );

2.2. Pré-projeto de pesquisa a ser desenvolvido numa linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem.

O Programa disponibiliza um roteiro em anexo (ANEXO 2) e em seu site www.ufmt.br/meel

2.3. Certificado de aprovação em Exame de Proficiência em língua estrangeira (inglês, francês, espanhol) para brasileiros e para estrangeiros oriundos de países em que o português seja língua oficial, e certificados de Exame de Proficiência em língua portuguesa para estrangeiros oriundos de países em que línguas diferentes do português sejam as oficiais.

Serão aceitos somente certificados expedidos no máximo há 2 anos, oriundos das seguintes instituições:

 fornecido pelo IL/ Departamento de Letras da UFMT.  fornecido por outra universidade pública brasileira.

 fornecido por: Cambridge, IELTS, TOEFL, DELE, CELF, DALF, TCF, TEF, todos em nível avançado.

2.4. Curriculum vitae (modelo Plataforma Lattes) com comprovações da formação acadêmica, atuação profissional, produção bibliográfica (livro, capítulo de livro, artigo em periódicos, trabalhos completos em anais, resumos em anais) e produção técnica (apresentação de trabalhos). Não incluir comprovação de eventos ou minicursos em que participou apenas como ouvinte.

2.5. Cópia do histórico escolar, expedido por instituição de ensino superior, devidamente credenciada.

2.6. Cópia do diploma de graduação ou outra documentação que comprove estar o candidato em condições de c o l a r g r a u antes do período previsto para efetivação de matrícula no Programa de Pós-graduação. Títulos de graduação obtidos no exterior deverão estar revalidados de acordo com a legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996);

2.7. Cópia de certidão de nascimento ou de casamento; RG; CPF ou declaração de regularidade emitida pelo site da Receita Federal; Título de Eleitor (com comprovante de votação na última eleição);

2.8. Comprovante de quitação com o serviço militar, no caso de candidato do sexo masculino;

(3)

2.9. Comprovação de pagamento da taxa de inscrição mediante apresentação de boleto pago, original (não cópia), impresso através do site da UNISELVA

www.fundacaouniselva.org.br, da Taxa de Inscrição de R$ 132,64 (cento e trinta e dois reais e sessenta e quatro centavos) em favor da Fundação de Apoio e

Desenvolvimento da UFMT (Fundação UNISELVA).

2.9.1. Poderão solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição, conforme a legislação vigente:

2.9.1.1. Os servidores, docentes e técnicos administrativos, efetivos da Universidade Federal de Mato Grosso estão isentos da taxa de inscrição, desde que acrescentem à documentação exigida para a inscrição cópia de documento comprobatório de vínculo institucional.

2.9.1.2. De acordo com o Decreto n. 6.593, de 2 de outubro de 2008, fará jus à isenção total de pagamento da taxa de inscrição o candidato que, cumulativamente: a) comprovar inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS) do candidato, constante na base do CadÚnico existente no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); e b) for membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007. O requerimento de isenção deverá ser apresentado por meio de processo protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT, campus Cuiabá, instruído com documentação comprobatória autenticada em cartório (ou apresentada juntamente com o documento original para autenticação administrativa) e entregue na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, no período de 20 a 23 de outubro de 2014, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 (horário de Mato Grosso), exceto feriados.

2.9.1.3. Os processos serão analisados e terão parecer emitido pelo Colegiado do Curso até dia 28 de outubro de 2014. Os resultados serão divulgados no site da UFMT www.ufmt.br, e no mural externo da Secretaria do Programa.

2.9.1.4. O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for indeferida deverá fazer o pagamento da taxa conforme orientações presentes neste Edital.

2.9.1.5. O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for deferida deverá acrescentar à documentação exigida para a inscrição, cópia do parecer emitido pelo Colegiado do Curso fornecido pela Secretaria do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem.

2.9.1.6. Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição.

(4)

2.10. Uma foto 3 x 4 recente;

2.11. Os candidatos estrangeiros que desejarem participar do processo seletivo deverão apresentar Registro Nacional de Estrangeiros válido (RNE), visto vigente e passaporte. Títulos de graduação obtidos no exterior deverão estar revalidados de acordo com a legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996);

3. Vagas: O Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem oferecerá 29 vagas para o Mestrado em 2015. Isso não implica um compromisso com o preenchimento de vagas nem obrigatoriedade em concessão de bolsas.

4. Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa 4.1. Área: Estudos Linguísticos

Linhas de pesquisa

4.1.1. Paradigmas de Ensino de Línguas. Esta linha nucleia pesquisas que investigam as recentes mudanças paradigmáticas no ensino-aprendizagem de língua materna e língua estrangeira. Atualmente, as pesquisas bifurcam-se em duas tendências: (1) crenças e conceitos sobre a língua no embate entre ortodoxia gramatical e o relativismo linguístico em espaços de educação formal e informal e (2) reorientação do ensino de línguas do eixo forma-uso-forma para o eixo uso-forma-uso, sob o signo das linguísticas do discurso, com ênfase nas práticas balizadas pela noção de gênero discursivo.

4.1.2. Práticas textuais e discursivas: múltiplas abordagens. O objetivo desta linha é fomentar projetos e congregar pesquisadores em torno do estudo de textos (manuscritos, impressos, eletrônicos e digitais) e de discursos, adotando perspectivas teórico-metodológicas da filologia, da crítica textual e da análise de discurso. Textos verbais e multimodais exemplares de discursos de vários campos, sobremaneira, do campo da política, da mídia, da gramática e da linguística e do ensino da língua têm se constituído em objeto de investigação.

4.1.3. História e descrição do Português Brasileiro. Esta linha nucleia pesquisas que focalizam o português brasileiro, do ponto de vista histórico e estrutural. As investigações têm privilegiado: (1) estudos de variedades dialetais do português brasileiro, com destaque para o falar cuiabano; (2) estudos históricos, linguísticos e sócio-culturais do português brasileiro e (3) estudos filológicos.

(5)

4.2. Área: Estudos Literários Linhas de pesquisa

4.2.1. Literatura e Realidade Social.

Esta linha examina as tendências críticas que discutem a literatura nos séculos XIX e XX em diferentes tradições literárias. Seu objetivo é examinar as relações entre a produção literária e estrutura social, valores, ideologias e técnicas de comunicação, bem como as relações entre autor, obra e público.

4.2.2.Literatura, outras artes, memórias e fronteiras.

Esta linha contempla o estudo da literatura e outras formas de produção artístico-cultural regional (principal foco), nacional e internacional, considerando as possibilidades de entrecruzamento e as perspectivas teóricas adotadas em sua interpretação. Seu objetivo é identificar, observar, registrar em suportes perenes e analisar produções artísticas em seus valores estéticos e em suas relações sociais, históricas e de fronteiras culturais e epistemológicas.

5. Bibliografia

5.1. Área: Estudos Linguísticos

ANDRADE, Elias Alves de; BARONAS, Roberto Leiser; SANTIAGO-ALMEIDA, Manoel Mourivaldo. Plano de guerra da Capitania de Matto Grosso: Janeiro de 1800. Cuiabá: EdUFMT, 2012.

BAKHTIN (1952-1953/1979) Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. M. /VOLOCHINOV, V. N (1929) Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1990.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BARROS, S. M. de; ASSIS-PETERSON, A. A. de (Orgs.). Formação Crítica de Professores de Línguas-desejos e possibilidades. São Carlos-SP: Pedro e João Editores, 2010.

CAMBRAIA, C. N. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CORACINI, M.J. (org.) Identidade e discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas: Ed. da UNICAMP; Chapecó: Argos Editora Universitária, 2003.

LIMA, D. C. de (ORG.). Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa - conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

MATO GROSSO/SEDUC. Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso: Área de Linguagens. Cuiabá:Superintendência de Educação Básica, 2010.

MUSSALIM, F. & BENTES, A. C. Introdução à Lingüística: domínios e fronteiras. Vol. 1, 2 e 3. São Paulo: Editora Cortez, 2003.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

(6)

5.2. Área: Estudos Literários

AGUIAR, F. & VASCONCELOS, S.G.T. (org.) Literatura e cultura na América Latina. São Paulo: EDUSP, 2001.

BAKHTIN, M.Epos e romance: sobre a metodologia do estudo do

romance. In: Questões de Literatura e Estética. A teoria do romance. 5ed. São Paulo: Editora UNESP/Hucitec, 2002.

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 2004.

BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. 6ed. São Paulo: Cia das Letras, 2000. CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: T.A. Queirós, 2000.

EAGLETON, T. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

WATT, I. A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. Tradução Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

PAZ, O. Signos em rotação. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 1986.

SAID, E. Cultura e imperialismo. Trad.: Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

6. Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas  Data: 7 de novembro de 2014

 Horário: a partir das 14h00min  Local: site da UFMT (www.ufmt.br)

ATENÇÃO: O resultado não será informado por telefone.

II. SELEÇÃO

Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, nota 7,0 (sete) em todas as etapas. Dentre os aprovados, respeitando-se a ordem decrescente da nota final obtida, serão aprovados candidatos em número correspondente, no máximo, ao número de vagas ofertadas. Tendo sido preenchidas as vagas e ainda havendo candidatos classificados, estes poderão ser chamados em caso de desistência de candidatos aprovados. O resultado e a classificação final do exame seletivo serão obtidos pela soma das notas das três etapas, dividida por três.

1. Etapa 1: Prova escrita (valor: 10,0)

A prova escrita, que avaliará também o desempenho linguístico do candidato, versará sobre conhecimentos específicos na área de concentração escolhida, com base na bibliografia sugerida. Tem caráter eliminatório.

(7)

Critérios para correção de provas:

a) Resposta pertinente ao tema da questão (ou seja, o candidato respondeu ao que foi perguntado).

b) O candidato desenvolveu bem sua resposta, apresentando conhecimento de médio a bom ou ótimo sobre o assunto abordado.

c) O candidato lançou mão de argumentos consistentes, através de diferentes estratégias argumentativas, por exemplo, fazendo alusões a teóricos e/ou teorias relativas ao tema da questão.

d) O candidato apresentou redação própria, com o mínimo de problemas relativos à norma padrão e à textualidade, como bom uso dos procedimentos coesivos e coerência no desenvolvimento das ideias expostas.

e) O candidato apresentou originalidade, trazendo contribuições teóricas e/ou aplicadas às questões respondidas.

f) O candidato demonstra certa independência intelectual e o mínimo de atitude de pesquisador iniciante.

 Data: 13 de novembro de 2014

 Horário: 13:00h às 17:00h (horário de Mato Grosso).

 Local: Instituto de Linguagens, 2º piso, sala 35 e 36, UFMT- campus de Cuiabá-MT. Atenção: o horário será rigorosamente mantido. Não será admitida a entrada de candidatos na sala após as 13h.

Resultado da prova escrita

Serão considerados aprovados e aptos para realizarem a etapa seguinte apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, 7,0 (sete) pontos, em uma escala de 0 a 10 pontos. O resultado da prova escrita será divulgado no dia 26 de novembro de 2014, a partir das 14:00, juntamente com o calendário das arguições, no site da UFMT www.ufmt.br.

ATENÇÃO: O resultado não será informado por telefone.

2. Etapa 2: Análise do currículo, histórico escolar, pré-projeto de pesquisa.

2.1. Análise do currículo, histórico escolar e pré-projeto de pesquisa pelo corpo docente do Programa. Tem caráter eliminatório, uma vez que serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, 7,0 (sete) pontos, em uma escala de 0 a 10 pontos.

 Período: 27 e 28 de novembro de 2014  Horário: 14:00 (horário de Mato Grosso).

 Local: Instituto de Linguagens, 2º piso, sala 35 e 36, UFMT- campus de Cuiabá-MT.

(8)

2.1.1. Critérios para análise do Currículo (valor: 3,0):

a) produção acadêmica publicada em periódicos qualificados; b) apresentação de trabalhos em eventos científicos relevantes;

c) vinculação da produção acadêmica à proposta do pré-projeto e à linha de pesquisa pretendida.

2.1.2. Critérios para análise do Histórico escolar (valor: 2,0):

a) coeficiente satisfatório de aproveitamento nas disciplinas afins à área de concentração pleiteada.

2.1.3. Critérios para análise do pré-projeto (valor: 5,0):

a) Linha de Pesquisa: adequação do pré-projeto à linha de pesquisa selecionada e aos projetos de possíveis orientadores.

b) Teoria e Metodologia: objetividade e consistência na apresentação teórico-metodológica dos tópicos envolvidos no tema central proposto.

c) Inter-relações: demonstração de capacidade para estabelecer inter-relações entre a teoria e o objeto de estudo.

d) Bibliografia: adequação e atualização da bibliografia utilizada no projeto de pesquisa apresentado.

e) Qualidade do texto: coesão e coerência, vocabulário adequado, correção gráfica.

3. Etapa 3: Arguição

Tem caráter eliminatório, uma vez que serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, 7,0 (sete) pontos, em uma escala de 0 a 10 pontos.

 Período: 1, 2 e 3 de dezembro de 2014

 Horário: matutino e vespertino, conforme calendário a ser divulgado no site da UFMT www.ufmt.br em 26 de novembro de 2014.

3.1. Critérios para a arguição (valor: 10,0) a) Conhecimento do pré-projeto de pesquisa.

b) Consistência do pré-projeto em relação à área de concentração pleiteada. c) Maturidade acadêmica do candidato em relação à área de concentração pleiteada.

Resultados das etapas 2 e 3: 10 de dezembro de 2014, a partir das 14h, no site da UFMT www.ufmt.br.

(9)

4. Divulgação dos resultados finais

 Data: 16 de dezembro de 2014  Horário: a partir das 14:00

 Local: site da UFMT www.ufm.br e no mural do Programa - 2º piso, sala 42, UFMT- campus de Cuiabá-MT.

ATENÇÃO: O resultado não será informado por telefone.

Caberá recurso em relação a todas as fases do processo de seleção no prazo de 24 horas a contar da data de publicação do resultado. A solicitação deverá ser dirigida à Coordenação do Programa de Pós-graduação em questão, por meio de processo instruído e protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT.

O pedido deverá ser justificado, e indicar com precisão o ponto sobre o qual versa a reclamação. O recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo juntar os documentos que julgar convenientes. Será concedida vista acompanhada (Coordenador do Programa ou membro do Colegiado indicado para tanto) ao candidato que requerê-la para fundamentar o recurso.

A publicação do resultado de todas as fases, assim como o resultado final do processo seletivo, será feita por meio de lista contendo a pontuação de todos os candidatos, aprovados e classificados.

III. MATRÍCULA

Os candidatos classificados deverão fazer suas matrículas pessoalmente na secretaria no Programa.

 Período: de 02 a 12 de fevereiro de 2015, somente nos dias úteis.  Horário: das 08h00min às 11h30min - 13h30min às 17h30min

 Local: Sala 42, 2º piso, Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem – UFMT, campus de Cuiabá-MT.

As cópias dos documentos dos candidatos selecionados entregues no ato da inscrição serão utilizadas para a efetivação da matrícula.

(10)

IV. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

DATAS ETAPAS

20 a 31/10/2014 Inscrições para o Processo Seletivo 2013.

20 a 23/10/2014 Requerimento para isenção de taxa de inscrição.

28/10/2014 Divulgação dos pedidos de isenção de taxa de inscrição deferidos.

07/11/2013 Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas.

13/11/2014 Prova Escrita

26/11/2014 Divulgação do resultado da prova escrita e do Calendário da Arguição dos candidatos aprovados.

27 a 28/11/2014 Análise do Currículo, do Histórico Escolar e do Pré-projeto de Pesquisa.

01 a 03/12/2014 Arguição

10/12/2014 Divulgação dos resultados finais das etapas 2 e 3.

12/12/2014 Prazo para recurso do resultado publicado em 10/12/2014

16/12/2014 Divulgação do resultado final.

(11)

V. DISPOSIÇÕES GERAIS

a) O Programa não garante bolsas de estudos para os candidatos aprovados. Há critérios em relação à distribuição de cotas existentes, que serão apresentados pela Coordenação do Programa em reunião específica com os alunos ingressantes.

b) Não serão aceitos quaisquer documentos enviados via FAX.

c) Não haverá, em hipótese alguma, remanejamento de matrícula de uma área para outra.

d) Os candidatos não selecionados poderão retirar seus documentos na secretaria do Programa, no período de 02 a 31 de março de 2015, após o que os documentos serão incinerados.

e) O Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem é também disciplinado pela Resolução CONSEPE nº 05, de 28 de janeiro de 2008, pelo regimento específico e por decisões emanadas do Colegiado do Programa.

f) Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem.

Este Edital foi aprovado pelo Colegiado de Curso do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem em 09 de julho de 2014.

Cuiabá, em 29 de julho de 2014. Profª. Drª. Divanize Carbonieri

Referências

Documentos relacionados

(c) Cross-sectional view of a disposable recessed electrode of the same general structure shown in Figure 5.9(c). The recess in this electrode is formed from an open foam

Para obter este tipo de comportamento são utilizados sensores que se comunicam diretamente com o gateway e alimentamUm sistema de automação residencial pode ser instalado e utilizado

1.1 A presente seleção de Tutor a Distância será regida por este Edital e será executada pelo DEaD/IFMA Campus São Luís Monte Castelo e Comissão de

Neste contexto, somente será possível obter desempenho e preci- são se utilizarmos todos os recursos disponíveis em nosso hardware, pois o processamento matemático exige

Assim, a presente pesquisa objetiva apresentar uma proposta voltada à re- ferida zona de esperança, que pressuponha o uso correto dos direitos do homem, a partir de uma

Fratura exposta (FE) é aquela em que há comunicação entre o foco de fratura e o ambiente externo, geralmente através de uma lesão na pele.. Apesar dos avanços atuais no tratamento

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as características de madeira do híbrido Euca/ytpus grandis x Euca/ytpus urophylla e da celulose entre o primeiro ano até o sétimo ano

Você pode usar o modo Multiponto para emparelhar seu fone de ouvido com dois dispositivos Android ou dois dispositivos iOS ao mesmo tempo.. Quando você usa o fone de ouvido para