• Nenhum resultado encontrado

Exercícios de Revisão 6º Ano - 1º Bimestre 1ª parte: Exercícios dissertativos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exercícios de Revisão 6º Ano - 1º Bimestre 1ª parte: Exercícios dissertativos"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Exercícios de Revisão 6º Ano - 1º Bimestre

1ª parte: Exercícios dissertativos

Unidade 1: Revivendo uma História muito Antiga

1. “Muitos historiadores chamam a História dos primeiros povoadores da Terra de Pré-História, período que vai

do aparecimento do homem à invenção da escrita, por volta de 4000 a. C. Já a História se estenderia da invenção da escrita aos dias atuais. Os historiadores que criaram esta divisão davam grande importância aos documentos escritos. Consideravam que só por meio deles se podia conhecer de fato uma sociedade.”

(BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade & Cidadania. 6º ano. São Paulo : FTD, 2006, p. 51.) Por muito tempo a Pré-História foi considerada um período sem muita importância, pelo fato dela não ter deixado registros escritos. Hoje em dia o trabalho dos arqueólogos e paleontólogos contribuiu muito para que a Pré-História fosse reconhecida como uma fase muito importante da História da humanidade.

a) Descreva o trabalho dos arqueólogos e dos paleontólogos e explique a sua importância.

b) Comprove a importância da Pré-História fazendo uma lista das realizações humanas ocorridas nesse período.

2. Durante a Pré-História a espécie humana espalhou-se pelo mundo povoando os diversos continentes.

Elabore um texto, historicamente correto, e nele:

a) Indique o continente onde teria surgido a espécie humana.

b) Explique os motivos que teriam levado os homens a migrar deste continente, ocupando as diversas regiões do mundo.

c) Descreva duas possíveis hipóteses que explicam a chegada do homem à América.

3. “Nos dias atuais, ao nascermos, já encontramos uma série de objetos que cercam a nossa vida de conforto.

Os primeiros povoadores, diferentemente de nós, tiveram que inventar os objetos de que necessitavam para sobreviver. Eles nunca sabiam ao certo se iam conseguir comida. Não sabiam tampouco se, de repente, seriam atacados por animais ferozes, como ursos, tigres ou mamutes. Caso conseguissem caçá-los, tinham ainda de pensar em como aproveitá-los da melhor forma”.

(BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 6º Ano. São Paulo: FTD, 2006, p. 51.)

Elabore um texto e nele explique a importância da vida em grupo para a sobrevivência das primeiras

sociedades humanas.

4. “A Pré-História foi uma fase importante, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza

e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida, inventando objetos e soluções a partir das suas necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido basicamente em duas fases: o Paleolítico e o Neolítico”.

(adaptado de: http://www.suapesquisa.com/prehistoria)

Elabore um texto, historicamente correto, e nele compare o modo de vida do homem durante os períodos

(2)

5. Na área demarcada pelo mapa abaixo, desenvolveu-se boa parte das primeiras civilizações afro-asiáticas. a) Cite o nome pelo qual essa região ficou conhecida.

b) Identifique duas civilizações que se desenvolveram nesse local.

c) Explique o motivo que levou essa região ser considerada o “berço da civilização”.

d) Explique os fatores naturais e humanos que permitiram o desenvolvimento da agricultura nessa área.

(http://www.google.com.br/imgres)

6. A religiosidade foi uma característica muito marcante das primeiras civilizações. Ao compararmos a religião dos egípcios com a dos mesopotâmicos, podemos verificar algumas semelhanças e diferenças. Cite uma semelhança e uma diferença existente entre essas religiões.

7. “A sociedade egípcia mudou pouco ao longo de séculos, pois as chances de ascensão social eram mínimas.

Quase sempre o indivíduo nascia e morria pertencendo ao mesmo grupo social. Alguém nascido numa família camponesa, por exemplo, nunca podia tornar-se um alto funcionário”.

(BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 6º Ano. São Paulo: FTD, 2006. p. 91.)

Elabore um texto e nele descreva a sociedade do Egito Antigo. Indique as funções dos governantes, dos

sacerdotes e dos camponeses.

8. Os fenícios viviam numa estreita faixa de terra, cercada pelo Mar Mediterrâneo e por montanhas, numa região que hoje corresponde ao Líbano. Elabore um texto, historicamente correto, e nele descreva a organização política, social e econômica dos fenícios e indique a sua principal contribuição cultural para a humanidade.

9. Os persas construíram um dos maiores impérios da Antiguidade. Seus domínios abrangiam o Egito, a Mesopotâmia, a Ásia Menor, partes da Europa e da Índia. Explique as estratégias adotadas pelos persas para administrar esse grandioso império.

10. A civilização hebraica marcou profundamente as civilizações ocidentais. Sua religião apresentou características que a diferencia da religião de outros povos da Antiguidade. Compare a religião dos hebreus com a dos egípcios estabelecendo a sua principal diferença.

(3)

Exercícios de Revisão 6º Ano - 1º Bimestre

2ª parte: Exercícios objetivos

Unidade 1: Revivendo uma História muito Antiga

1. Observe a imagem abaixo na qual podemos verificar uma escavação sendo realizada em um sítio arqueológico. O trabalho dos arqueólogos é fundamental para a obtenção de informações do período pré-histórico.

(http://3.bp.blogspot.com) Sobre o estudo da Pré-História, podemos concluir que:

a) Não existem vestígios que comprovem a existência humana nesse período.

b) Os achados arqueológicos comprovam que a Pré-História foi um período sem importância, no qual o ser humano não desenvolveu conhecimentos significativos.

c) Apesar de não haver registros escritos desse período, os objetos encontrados em escavações e as pinturas rupestres, indicam que a Pré-História foi um período importante, no qual o ser humano desenvolveu habilidades e povoou o mundo.

d) Não temos como comprovar as realizações humanas desse período, devido à ausência de registros escritos.

e) Os registros escritos encontrados pelos arqueólogos demonstram que na Pré-História o homem já vivia em grandes cidades, na qual os guerreiros ocupavam um papel de destaque.

2. “Pesquisadores e cientistas têm estudado muito para descobrir como se deu a origem do ser humano na Terra.

Quanto mais a ciência se desenvolve, quanto mais avançados são os recursos científicos que esses pesquisadores podem utilizar, mais eles são capazes de encontrar novas possibilidades para explicar a origem humana. Assim, como em um quebra-cabeça, cada nova descoberta vai completando o nosso conhecimento sobre esse tema.”

(RIBEIRO, Vanise & ANASTASIA, Carla. Encontros com a História. 5ª série. Curitiba : Positivo, 2006, p. 29.) Sobre a origem da espécie humana, podemos concluir que:

a) O ser humano surgiu na Mesopotâmia, onde foi criada a escrita cuneiforme, que registrou as primeiras realizações humanas.

b) Os estudos atuais sugerem que a espécie humana surgiu em várias regiões do mundo, ao mesmo tempo. c) Os achados arqueológicos comprovam que o homem surgiu na China e de lá migrou para as diversas regiões

do mundo.

d) Os estudiosos acreditam que a espécie humana tenha surgido na África, pois lá foram encontrados os mais antigos vestígios humanos.

e) Arqueólogos e paleontólogos realizaram estudos que demonstram que o ser humano surgiu na Europa, ao norte da Península Ibérica.

(4)

3. Embora os homens tenham surgido em um local específico, com o tempo eles passaram a ter outras necessidades e precisaram migrar à procura de comida e abrigo. Sobre o processo de migração do homem para a América, podemos concluir que:

a) A hipótese menos aceita para explicar o povoamento das Américas é a Teoria do Estreito de Bering, pois só foram encontrados vestígios humanos na América do Sul, o que nos leva a concluir que a migração para a América se deu unicamente pelo Oceano Pacífico.

b) A única hipótese relevante é a rota de migração pelo Estreito de Bering, pois não existem vestígios humanos pré-históricos na América do Sul.

c) A hipótese mais aceita para explicar o povoamento das Américas é a Teoria da migração pelo Oceano Pacífico, sendo a Teoria do Estreito de Bering totalmente descartada, por falta de achados arqueológicos na América do Norte.

d) A hipótese mais aceita para explicar o povoamento das Américas é a Teoria do Estreito de Bering. No entanto, alguns vestígios humanos encontrados na América do Sul, datam de um período bastante próximo à presença dos primeiros homens no Estreito de Bering, o que sugere a possibilidade da existência de outra rota de migração para o continente americano.

e) A única hipótese relevante para explicar o povoamento das Américas, é a rota de migração pela Oceania e pelo Oceano Pacífico, pois seria impossível para o homem pré-histórico atravessar o estreito de Bering. 4. Tradicionalmente, podemos definir a Pré-História como o período anterior ao aparecimento da escrita.

Portanto, esse período é anterior a 4000 a.C., pois foi por volta dessa época que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base nesse entendimento, assinale a alternativa abaixo que caracteriza as atividades desenvolvidas pelo ser humano durante o período Paleolítico.

(http://1.bp.blogspot.com)

a) Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de então, conseguiram produzir instrumentos (lâminas de corte, machados, serras com dentes de pedra), mais eficientes e mais bem acabados.

b) Os homens descobriram uma nova forma de obter alimentos: a agricultura, que os obrigou a conservar e cozinhar os cereais.

c) Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, os homens não tinham mais por que mudar constantemente de lugar e tornaram-se sedentários.

d) Os homens passaram a se dedicar a um intenso comércio marítimo, o que os obrigou a cunhar as primeiras espécies de moedas.

e) Os homens ainda não produziam seus alimentos, não plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam animais, não tendo moradia fixa.

(5)

5 . Com o fim da última Idade do Gelo, algumas regiões da Terra começaram a conhecer um processo de transbordamento dos grandes cursos fluviais, como o dos rios Tigre, Eufrates e Nilo, localizados na região do Crescente Fértil. Assinale a alternativa abaixo que caracteriza as atividades econômicas desenvolvidas por esses povos.

(http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://meucursobiblico.zip.net)

a) A agricultura foi a principal atividade econômica praticada por esses povos, possibilitada graças às cheias dos rios.

b) Viviam exclusivamente do comércio de esculturas confeccionadas com a argila das margens desses rios. c) Dedicaram-se ao comércio marítimo, uma vez que foi impossível a prática da agricultura, em virtude da falta

de terras férteis.

d) Viviam da caça e da coleta realizadas na região do deserto, uma vez que esses povos não dominavam as técnicas agrícolas.

e) Vivam exclusivamente da exploração de minas de ouro e cobre, uma vez que a agricultura não proporcionava grandes lucros para os governantes.

6. “A sociedade do Egito Antigo possuía uma forma de organização bem eficiente, embora injusta. Esta sociedade

era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima.”

(http://www.suapesquisa.com/egito/sociedade_egipcia.htm) Assinale a alternativa abaixo que caracteriza corretamente a sociedade do Egito Antigo.

a) Os sacerdotes constituíam o grupo mais poderoso da sociedade egípcia. Eram os representantes dos deuses na Terra, controlavam os faraós e eram os donos de todas as terras do Egito.

b) Os camponeses compunham o grupo social mais numeroso e próspero. Eles possuíam grandes lotes de terra, onde produziam alimentos que eram comercializados com funcionários do governo.

c) Os faraós possuíam poder político, mas não tinham poder religioso. Eles não podiam acumular riquezas, uma vez que as terras do Egito pertenciam aos sacerdotes e nobres.

d) Os nobres eram os donos das terras e por isso constituíam o grupo mais poderoso da sociedade egípcia, controlando as ações dos faraós.

e) Os sacerdotes eram responsáveis pela ligação entre os homens e os deuses. Eles administravam os templos, realizavam as cerimônias religiosas e desenvolveram alguns conhecimentos de astronomia e medicina.

(6)

(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9310)

O sistema de trabalho adotado no Egito Antigo denominava-se servidão coletiva. Assinale a alternativa abaixo que

explica esse sistema de trabalho.

a) Por esse sistema, os camponeses podiam usar as terras do faraó, trabalhando nas atividades agrícolas. Parte da colheita era entregue como imposto aos funcionários do governo. Na época das cheias do Nilo, esses trabalhadores realizavam outras tarefas para os faraós, colaborando na construção das pirâmides, dos templos e palácios.

b) Com a servidão coletiva, os camponeses podiam explorar as terras do faraó, dedicando-se às atividades agrícolas. Cada trabalhador tinha uma meta de produção a ser cumprida, que deveria ser entregue ao governo como forma de imposto. Caso cumprisse com suas obrigações, ao final de três anos, o camponês ganhava a posse da terra na qual trabalhou.

c) Os camponeses trabalhavam nas grandes obras, construindo canais de irrigação, barragens e pirâmides e recebendo um bom salário para realizar essas atividades. Eram proibidos de praticar a agricultura, pois essa era uma atividade realizada exclusivamente pelos sacerdotes.

d) Os camponeses eram os donos das terras que cultivavam, devendo doar parte de sua produção para o governo, que distribuía esses alimentos para a população mais carente.

e) Para evitar revoltas sociais, o faraó doava terras para os camponeses em troca de apoio político. Uma pequena parcela da colheita obtida por esses camponeses era entregue ao governo, que desse modo alimentava os mais necessitados. Com isso, o faraó conquistava o apoio da maior parte da população egípcia. 8. “A Fenícia, região que corresponde atualmente ao Líbano, era uma área estreita, cercada pelo Mar

Mediterrâneo e por montanhas, com litoral formado por numerosas ilhas e portos, localizada na encruzilhada de rotas comerciais. Como qualquer outra civilização da Antiguidade, os fenícios praticavam a agricultura, a caça e a pesca. Contudo, sua condição geográfica, com poucas terras para cultivar, acabou favorecendo o desenvolvimento do comércio marítimo”.

(RIBEIRO, Vanise & ANASTASIA, Carla. Encontros com a História. 5ª série. Curitiba : Positivo, 2006, p. 64.) Leia as afirmações abaixo, a respeito dos fatores que contribuíram para o desenvolvimento do comércio marítimo na Fenícia.

I. A existência de um governo fortemente centralizado nas mãos de um imperador, que passou a cobrar pesados impostos da população, obtendo assim, recursos que foram investidos na expansão da atividade comercial.

II. A proximidade com o Mar Mediterrâneo e a existência de grande quantidade de madeira para a construção de embarcações.

III. A necessidade de comercializar sua enorme produção agrícola com os povos do Mediterrâneo. Assinale a alternativa abaixo que identifica apenas as afirmações corretas.

a) Apenas as afirmações I, II são corretas. b) Apenas a afirmação II é correta.

c) Apenas as afirmações I e III são corretas. d) Todas as afirmações são corretas. e) Apenas a afirmação III é correta.

9. “Ciro foi o primeiro rei da Pérsia. No seu reinado, ele submeteu povos de origem, língua, costumes e religiões

(7)

Antigo. Após a morte de Ciro, seu filho Cambises assumiu o trono e conquistou o Egito. Ele foi sucedido por Dario I, que foi o responsável pela organização administrativa do Império.”

(RIBEIRO, Vanise & ANASTASIA, Carla. Encontros com a História. 5ª série. Curitiba : Positivo, 2006, p. 67 e 68.) Assinale a alternativa abaixo que cita uma medida adotada por Dario para organizar a administração do Império Persa.

a) A centralização do poder nas mãos do imperador, eliminando a influência dos nobres das regiões conquistadas.

b) A divisão do Império em satrápias e a nomeação de nobres pertencentes ao próprio povo conquistado para administrá-las.

c) A organização de concursos para a contratação de funcionários públicos, que ocupavam os cargos mais importantes do Império.

d) A proibição do comércio entre as províncias, submetendo-as ao governo central.

e) A eliminação da nobreza das províncias, cujos membros foram assassinados ou escravizados.

10. “Por volta do ano 2000 a.C., os hebreus deixaram Ur e, depois de passar pela Babilônia, chegaram à cidade de

Harã, situada numa planície fértil no norte da Mesopotâmia. Dali, conduzidos por Abraão, partiram em busca da Terra Prometida, isto é, do lugar que, segundo a Bíblia, havia sido reservado a eles por Deus. Por volta de 1900 a. C., estabeleceram-se em Canaã, na Palestina, uma estreita faixa de terra cortada pelo rio Jordão.”

(BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade e Cidadania. 6º ano. São Paulo : FTD, 2006, p. 108.) Assinale a alternativa abaixo que cita uma característica dos hebreus.

a) Destacaram-se pela intensidade de seu comércio marítimo.

b) Criaram o primeiro código de leis da História, baseado no princípio do “olho por olho, dente por dente”. c) Foi a primeira civilização a adotar uma religião monoteísta, ou seja, o culto a um único Deus.

d) Viviam essencialmente da agricultura, devido à presença de terras férteis e grandes rios em seu imenso território.

Referências

Documentos relacionados

Ilustração: um exemplo de aplicação da Fração de Impacto Potencial em inquéritos populacionais A seguir são apresentadas as estimativas de FIP, bem como das medidas de avaliação

Para aprofundar a reflexão sobre o que foi proposto definiu-se os seguintes objetivos específicos que nortearam este estudo: identificar nos registros, situações nas quais

• Na coluna Excepção deve assinalar-se, apenas em caso afirmativo, se o montante de investimento considerado para uma determinada rubrica, corresponde a despesas mencionadas

4.1- Toda execução dos serviços, fornecimento de mão de obra para cumprimento do objeto do presente contrato, deverá ser realizada nas dependências da CONTRATANTE e/ou da

O presente trabalho revela alguns temas de pesquisa que são interessantes para a economia da educação em geral e o sistema de ensino brasileiro em particular. Por exemplo, estudar

Ficam evidentes na fala das docentes participantes sentimentos difusos de vergonha, medo e pudor, ao tratar sobre as questões de sua própria sexualidade, sendo que a maioria

Sebusiani e Bettine (2011, p.3) afirmam que o mapeamento das informações é um recurso muito utilizado para tornar mais evidentes os padrões de uso e ocupação dos espaços. A

Neste contexto, a intensidade de ataque desta praga é afetada pela existência de outros cultivos de melão na paisagem, temperatura do ar e populações de