• Nenhum resultado encontrado

SAN.C.IN.PR 18. Este procedimento se aplica aos setores envolvidos nas atividades para Medição Individualizada de Água em condomínios.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SAN.C.IN.PR 18. Este procedimento se aplica aos setores envolvidos nas atividades para Medição Individualizada de Água em condomínios."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

SUMÁRIO:

1. FINALIDADE

2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3. CONCEITOS BÁSICOS 4. REQUISITOS

5. DESPESAS PARA IMPLANTAÇÃO 6. PROCEDIMENTOS

7. DISPOSIÇÕES GERAIS 8. REFERENCIAS 9. ANEXOS

1. FINALIDADE

Este documento tem como finalidade, disciplinar e padronizar os procedimentos para a Medição Individualizada de Água em condomínios, com Projetos Hidráulicos Sanitários - PHS protocolados a partir de janeiro de 2015, conforme legislação vigente:

 Lei Municipal Complementar Nº. 13 de 04/05/2006;  Lei Municipal nº. 12474 de 16/01/2006

2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO

Este procedimento se aplica aos setores envolvidos nas atividades para Medição Individualizada de Água em condomínios.

3. DEFINIÇÕES

Medição Individualizada de Água: Consiste na Medição Individualizada de água de todas as unidades consumidoras existentes nos condomínios em geral;

Ligação de Água: Derivação para abastecimento de água de um imóvel, da rede geral até a conexão com a instalação predial, registrada em nome do proprietário ou usuário; Ligação Principal: Ligação de água na entrada dos condomínios, responsável pelo registro de todo o volume consumido;

Ligação Individual: Ligação de água individual para cada unidade consumidora autônoma nos condomínios;

Unidades Consumidoras Autônomas: casas, apartamentos, salas comerciais, barracões industriais, dentre outros, pertencentes ao Condomínio;

Hidrômetro: Instrumento destinado a medir continuamente, memorizar e mostrar o volume de água consumido pela ligação;

(2)

PHS – Projeto Hidráulico Sanitário: projeto apresentado em planta, em perspectiva e/ou esquema de distribuição com a localização da caixa de proteção para hidrômetros, detalhamento do dimensionamento dos hidrômetros e a forma de abastecimento;

PHSC – Projeto Hidráulico Sanitário Complementar: adequação do projeto hidráulico sanitário já existente, contemplando a Medição Individualizada com SMR de água de cada unidade consumidora autônoma, instalações de caixas, dentre outras necessárias para o perfeito funcionamento do sistema hidráulico.

Representante Legal: Proprietário. Síndico, Administradora, ou terceiro desde que possua procuração especifica para atuar junto a SANASA;

Condomínio: indica propriedade comum, direito simultâneo de várias pessoas sobre o mesmo objeto. Pode ser comercial, industrial, de prestação de serviços ou residencial; SSE: Solicitação de Serviço;

RAVI: Código do serviço solicitado para vistoria de individualização da ligação de água; RALI: Código do serviço solicitado para execução das ligações de água individuais; SALI: Código de baixa: Individualização de ligação;

SACI: Código de baixa: Chamada Indevida (cobrança)

SAVI: Código de baixa: Vistoria Técnica para Individualização; LP: Ligação principal;

LI: Ligação individualizada; PL: Ligação principal parcial; LL: Ligação individualizada parcial;

CCO: Certificado de Conclusão de Obras; SMR: Sistema de Medição Remota; PMR: Projeto de Medição Remota;

4. REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO

4.1. TÉCNICOS

(3)

 SAN.T.IN.IT 103 (Instruções Técnicas para Implantação de Medição Individualizada de Água em Condomínios Verticais);

 SAN.T.IN.IT 105 (Instruções Técnicas para Implantação de Medição Individualização de Água em Condomínios Horizontais);

 SAN.P.IN.NP 43 (SMR – Sistema de Medição Remota)

4.2. COMERCIAIS

4.2.1. Condomínios Novos  Estar adimplente.

 Apresentar a documentação abaixo no SETOR DE CLIENTES ESPECIAIS: o Contrato social com última alteração;

o CNPJ, CPF e RG do(s) representante(s) legal (is) e procuração;

o Apresentar por e-mail ou CD o número de cada unidade, apartamento ou casa; nome, CPF, RG, e-mail e telefone do proprietário e o código cartográfico de cada unidade. No e-mail deverá constar o nome do Condomínio.

4.2.2. Condomínios Existentes  Estar adimplente.

 Protocolar requerimento junto ao setor de Atendimento ao Cliente com código de assunto 928701 – ANEXO II ou Carta de Solicitação.

 Apresentar a documentação abaixo no setor de Clientes Especiais: o Ata de Constituição do Condomínio;

o Ata da eleição do Síndico;

o Ata de aprovação do serviço assinada com 50% mais um dos proprietários ou pelos representantes legais de cada unidade autônoma e/ou 2/3 quando a convenção do condomínio determinar;

o Quando o Condomínio não for constituído formalmente, o representante legal deve apresentar somente a ata de aprovação do serviço assinada por todos os proprietários.

o CPF e RG do(s) representante(s) legal (is), Síndico e/ou Administradora, e;

(4)

o E-mail ou CD com o número de cada unidade, apartamento ou casa; nome, CPF, RG e-mail e telefone do proprietário e o código cartográfico de cada unidade. No e-mail deverá constar o nome do Condomínio.

5. DESPESAS PARA IMPLANTAÇÃO

5.1 Os Condomínios arcam com todas as despesas para implantação da Medição Individualizada de Água: projetos, materiais, equipamentos, obras, hidrômetros e SMR;

5.2 O serviço de vistoria técnica é cobrado conforme tabela de preço vigente, após a Segunda visita.

6. PROCEDIMENTOS 6.1 Condomínios Novos

6.1.1. A solicitação da Medição Individualizada de Água é protocolada em qualquer

Agência de Atendimento da SANASA com código de assunto 928584, através da apresentação de PHS e PMR, quando aplicável, que devem estar em conformidade com os documentos SANASA números SAN.T.IN.IT. 103/ SAN.T.IN.IT 105, SAN.P.IN.NP 43 e legislação vigente. O setor de Atendimento ao Cliente deve anexar ao protocolo um “check-list” para anotações de eventuais correções nos projetos.

6.1.2. O setor de Diretrizes analisa o PHS e encaminha o protocolo ao setor de

Micromedição e Uso Racional para análise da Medição Individualizada, com o estudo de viabilidade técnica ou com observações de eventuais correções.

6.1.3. O setor de Micromedição e Uso Racional analisa o PHS quanto ao

atendimento das Instruções Técnicas SAN.T.IN.IT 103 ou SAN.T.IN.IT 105, anexa os formulários da análise SAN.T.IN.FM 72 ou SAN.T.IN.FM 73 e a Ficha de Informação de Hidrômetros Individuais, com as especificações técnicas dos medidores a serem adquiridos pelo condomínio/empreendedor e encaminha o protocolo ao setor de Automação de Processos, para análise do PMR.

6.1.3.1. Quando o empreendimento não contemplar PMR e não existir

correções, o protocolo é encaminhado ao setor de Diretrizes e este encaminha ao setor de Clientes Especiais;

6.1.3.2. Quando existir correções nos projetos o protocolo é encaminhado

ao setor de Atendimento ao Cliente para comunicação com o cliente. Após as correções o interessado anexa os projetos e o setor de Atendimento ao Cliente encaminha o protocolo aos setores responsáveis pelas análises.

(5)

6.1.4. O setor de Automação de Processos recebe o protocolo, analisa o PMR e o encaminha ao setor de Diretrizes e este encaminha ao setor de Clientes Especiais.

6.1.4.1. Quando existir correções nos projetos o protocolo é encaminhado

ao setor de Atendimento ao Cliente para comunicação com o cliente. Após as correções o interessado anexa os projetos e o setor de Atendimento ao Cliente encaminha o protocolo aos setores responsáveis pelas análises.

6.1.5. O setor de Clientes Especiais faz negociação comercial, elabora e obtém as assinaturas no contrato de Medição Individualizada, presta as orientações abaixo e encaminha o protocolo ao setor de Diretrizes para liberação do PHS.

Necessidade de remoção da ligação de água principal para o padrão atual da SANASA;

Os hidrômetros devem ser adquiridos pelo condomínio/empreendedor, de acordo com as especificações técnicas constantes na Ficha de Informação de Hidrômetros Individuais e devem ser enviados para os testes de recebimento no setor de Micromedição e Uso Racional, conforme SAN.T.IN.NT 103 ou SAN.T.IN.NT 105;

O condomínio/empreendedor deve apresentar no setor de Micromedição e Uso Racional o Contrato de Manutenção do SMR, obrigatório para liberar a instalação dos hidrômetros individuais.

Agendamento da entrega no setor de Micromedição e Uso Racional da documentação e hidrômetros para teste, pelo telefone 3735-5536.

6.1.6. O setor de Diretrizes encaminha o protocolo ao setor de Micromedição e

Uso Racional que aguarda a entrega dos hidrômetros para teste de recebimento e posterior solicitação de vistoria.

6.1.7. O setor de Micromedição e Uso Racional recebe os hidrômetros, gera SSe

(Teste de Recebimento de Hidrômetros de Condomínios), efetua o teste de recebimento e cadastra o lote no sistema HD.

6.1.7.1. Em caso de reprovação no teste de recebimento, a SSe é baixada

com o código SACI, os hidrômetros são devolvidos ao contratante com Certificado da Aferição, para substituição.

6.1.7.2. Após aprovação do lote de hidrômetros, baixa da SSe e cadastro

no sistema HD, o mesmo fica armazenado no setor de Micromedição e Uso Racional, aguardando a solicitação do cliente para instalação nas ligações individuais do condomínio.

6.1.8. O setor de Micromedição e Uso Racional, mediante a solicitação do cliente e

(6)

Hidrômetro, realiza vistoria prévia em uma unidade do empreendimento e posteriormente realiza vistoria final das instalações.

6.1.8.1. Em caso de não conformidade o setor de Micromedição e Uso

Racional entrega ao condomínio/empreendedor o documento SAN.T.IN.FM 074 ou SAN.T.IN.FM 075 com as providências necessárias e informa que haverá cobrança dos serviço de vistoria.

Nota 1 – A SSe deve ser baixada observando que existe não conformidade.

Nota 2 – Será cobrado o serviço de vistoria técnica (Diária de Cobrança), utilizando o código de consumidor da ligação provisória.

Nota 3 – Quando não existir ligação provisória o setor de Micromedição e Uso Racional deve emitir documento bancário em nome da construtora, para pagamento a vista da vistoria. A execução da próxima vistoria fica condicionada ao pagamento do boleto.

6.1.8.2. O interessado deve adequar as instalações e solicitar nova

vistoria na SANASA.

6.1.8.3. Em caso de aprovação, o condomínio/empreendedor recebe

documento atestando a conformidade das instalações e comunicando que deve ser agendada a instalação dos hidrômetros individuais junto ao setor de Micromedição e Uso Racional, conforme Instruções Técnicas vigentes.

6.1.9. Após aprovação das instalações o protocolo é encaminhado ao setor de

Atendimento ao Cliente para entrega das Fichas de Informação, mencionando se a ligação provisória será mantida como principal ou se será necessária a sua extinção e execução de nova ligação de água.

6.1.9.1. Caso a ligação provisória seja mantida como principal, o setor de

Atendimento ao Cliente, cadastra as ligações individuais e encaminha o protocolo para o setor de Faturamento para atualização e cadastramento das ligações individuais.

6.1.9.2. Caso a ligação principal não seja mantida como principal, o setor

de Atendimento ao Cliente cadastra as ligações, emite SSe´s para extinção da ligação provisória e execução de nova ligação principal pelo Distrito de Manutenção (Domasa) e instalação dos hidrômetros individuais pelo setor de Micromedição e Uso Racional.

(7)

6.1.10. O setor de Micromedição e Uso Racional recebe as SSe´s e mediante agendamento por e-mail com o interessado e apresentação do Contrato de Manutenção do SMR, quando aplicável, instala os hidrômetros individuais. Nesta ocasião o SMR deve ficar instalado e em funcionamento. Na baixa das SSe´s devem ser informados os números dos hidrômetros, lacres e rádios instalados em cada ligação individual.

6.1.10.1. Na geração das SSe´s será criado um código de consumidor

para cada unidade (pré-cadastro).

6.1.10.2. Os códigos de consumidores criados previamente para cada

unidade já ficarão vinculados ao código da ligação principal definitiva (pré-cadastro).

6.1.10.3. As SSe´s são baixadas com o código SAVI e o sistema vai gerar

automaticamente as SSe´s com código RALI, ficando pendentes no setor de Atendimento Telefônico.

6.1.11. Quando o consumidor ligar no setor de Atendimento Telefônico, as SSe´s (RALI), geradas previamente devem ter as informações completadas com dados do cliente: CPF, RG, nome, etc. e em seguida são transferidas ao Distrito Regional correspondente pelo setor de Atendimento Telefônico.

6.1.11.1. Se o Distrito Regional ainda não tiver executado a ligação

principal, será dada uma mensagem para a atendente e a SSe não poderá ser transferida até que o Distrito Regional dê baixa na SSe de execução da ligação principal.

6.1.12. O Distrito Regional executa as ligações individuais, mediante recebimento das SSe´s com código RALI.

6.1.12.1. No atendimento da SSE (RALI) o Distrito Regional deve abrir a

válvula de bloqueio e lacrar caixa de proteção de hidrômetro.

6.1.12.2. A baixa da SSe (SALI) gera um pré-cadastro para o setor de

Faturamento ativar o cadastro da ligação individual parcial (tipo LL), vinculado à ligação principal parcial (tipo PL).

6.1.12.3. O prazo para atendimento da SSe é de até 7 dias.

6.1.13. O setor de Atendimento ao Cliente encaminha o protocolo ao setor de Faturamento para aguardar o cadastro das ligações individuais, em seguida o protocolo retorna ao setor de Micromedição e Uso Racional.

6.1.14. Após a baixa da ligação principal pelo Distrito Regional, o setor de

Faturamento cadastra a ligação principal com uma economia. Este cadastro é

mantido com uma economia pelo prazo de até seis meses contados a partir da primeira ocupação ou até que seja atingido o percentual de 50% (cinqüenta por cento) de ocupação.

(8)

6.1.15. O setor de Faturamento encaminha o protocolo ao setor de Análise da Infraestrutura de Redes e Ligações que o arquiva e aguarda o cliente solicitar o termo para obtenção do Certificado de Conclusão de Obras – CCO junto a PMC (Prefeitura Municipal de Campinas).

6.1.16. Para efeito de faturamento, é gerada fatura mensal para ligação principal parcial (PL) considerando a diferença entre a somatória das ligações individuais parciais (LL) e a medição da ligação principal parcial (PL). As ligações individuais parciais (LL) que estiverem com as ligações cadastradas recebem fatura de acordo com o volume consumido na unidade.

6.1.17. Decorrido o prazo de 06 meses ou 50% de ocupação, o setor de Clientes Especiais transfere as SSe’s (RALI) das ligações individuais ainda não liberadas, para o Distrito de Manutenção, liberar o abastecimento de água, para todas as unidades consumidoras, deixando as caixas de proteção lacradas.

6.1.18. Após a baixa das SSE’s (SALI) pelo Distrito de Manutenção, o setor de

Faturamento cadastra as demais ligações individuais parciais (LL), vinculando-as à ligação principal parcial (PL). Após o cadastro de todas as ligações individuais, o sistema converte as ligações individualizadas parciais “LL” para ligações individualizadas “LI” e a ligação principal parcial “PL” para ligação principal “LP”, alterando o número de economias da ligação principal para a quantidade total de unidades.

Nota: Após a conversão dos tipos de ligações são emitidas faturas somente para ligações

individualizadas (LI), acrescidas do rateio do consumo relativo à área de uso comum.

6.1.19. Havendo débitos da ligação principal (LP) os mesmos são distribuídos entre as ligações individualizadas (LI) do condomínio.

6.2 Condomínios Existentes

6.2.1 A solicitação do serviço de Medição Individualizada de Água é protocolada em

qualquer Agência de Atendimento da SANASA, com código de assunto 928701– ANEXO II ou Carta de Solicitação, mediante apresentação do PHSC e o PMR, quando aplicável, de acordo com as Instruções Técnicas números SAN.T.IN.NT 103 e SAN.T.IN.NT 105 e Norma número SAN.P.IN.NP

(9)

43. O setor de Atendimento ao Cliente deve anexar ao protocolo um “check-list” para anotações de eventuais correções nos projetos.

6.2.2 O setor de Micromedição e Uso Racional recebe o protocolo, analisa o

PHSC quanto ao atendimento das Instruções Técnicas, anexa Laudo de Aprovação do PHSC e Ficha de Informação de Hidrômetros Individuais, com as especificações técnicas dos medidores a serem adquiridos pelo condomínio e encaminha o protocolo ao setor de Automação de Processos, para análise do PMR.

6.2.2.1 Quando o empreendimento não contemplar PMR o protocolo é encaminhado ao setor de Diretrizes e este encaminha ao setor de Clientes Especiais;

6.2.2.2 Quando existir correções nos projetos o protocolo é encaminhado ao setor de Atendimento ao Cliente para comunicação com o cliente. Após as correções o interessado anexa os projetos e o setor de Atendimento ao Cliente encaminha o protocolo aos setores responsáveis pelas análises.

6.2.2.3 O Laudo de Aprovação do PHSC é emitido em duas vias, sendo uma anexada ao protocolo e outra entregue ao representante do Condomínio.

6.2.3 O setor de Automação de Processos recebe o protocolo, analisa o PMR e o

encaminha ao setor de Diretrizes e este encaminha ao setor de Clientes Especiais.

6.2.3.1 Quando existir correções nos projetos o protocolo é encaminhado ao setor de Atendimento ao Cliente para comunicação com o cliente. Após as correções o interessado anexa os projetos e o setor de Atendimento ao Cliente encaminha o protocolo aos setores responsáveis pelas análises.

6.2.4 O setor de Clientes Especiais faz negociação comercial, elabora e obtém as assinaturas no contrato de Medição Individualizada, presta as orientações abaixo e encaminha o protocolo ao setor de Micromedição e Uso Racional.

Os hidrômetros devem ser adquiridos pelo condomínio, de acordo com as especificações técnicas constantes na Ficha de Informação de Hidrômetros Individuais e devem ser enviados para os testes de recebimento no setor de Micromedição e Uso Racional, conforme SAN.T.IN.NT 103 ou SAN.T.IN.NT 105;

Necessidade de remoção da ligação de água principal para o padrão atual da SANASA;

(10)

O condomínio deve apresentar no setor de Micromedição e Uso Racional o Contrato de Manutenção do SMR, obrigatório para liberar a instalação dos hidrômetros individuais, quando aplicável;

Agendamento da entrega no setor de Micromedição e Uso Racional da documentação e hidrômetros para teste, pelo telefone 3735-5536.

Instalação de tubos espaçadores nos cavaletes.

6.2.5 O setor de Micromedição e Uso Racional aguarda a entrega do lote de

hidrômetros para teste de recebimento e posterior solicitação de vistoria.

6.2.6 O setor de Micromedição e Uso Racional gera SSe, efetua o teste de

recebimento e cadastra o lote no sistema HD.

6.2.6.1 Em caso de reprovação no teste de recebimento, a SSe é baixada com o código SACI, as amostras são devolvidas ao contratante com Certificado de Calibração, para substituição do lote.

6.2.6.2 Após aprovação do teste de recebimento, o setor de Micromedição e Uso Racional baixa a SSe utilizando o código e cadastra o lote no sistema HD, o lote de hidrômetro é armazenado no setor para posterior instalação no condomínio.

6.2.7 O setor de Micromedição e Uso Racional, mediante solicitação do cliente e

informação do número do protocolo e do Certificado de Calibração de Hidrômetro, realiza vistoria prévia em uma unidade do condomínio e posteriormente realiza vistoria final das instalações.

6.2.7.1 Em caso de não conformidade o setor de Micromedição e Uso Racional entrega ao condomínio documento SAN.T.IN.FM 074 ou SAN.T.IN.FM 075 com as providencias necessárias e informa que haverá cobrança dos serviços de vistoria.

Nota 1 – A SSe deve ser baixada com o código SAVI, observando que existe não conformidade.

Nota 2 – Será cobrado o serviço de vistoria técnica (Diária de Cobrança), utilizando o código de consumidor da ligação existente do condomínio.

6.2.7.2 O interessado deve adequar as instalações e solicitar nova vistoria no setor de Micromedição e Uso Racional.

6.2.7.3 Em caso de conformidade das instalações, o setor de Micromedição e Uso Racional emite documento SAN.T.IN.FM 074 ou SAN.T.IN.FM 075 em 2 vias, anexa uma via ao protocolo e entrega outra ao condomínio.

(11)

6.2.8 O setor de Micromedição e Uso Racional encaminha o protocolo ao setor de Clientes Especiais para emissão das SSe´s (RALI´s). Após a emissão das SSe´s o protocolo retorna ao setor de Micromedição e Uso Racional.

6.2.9 O setor de Micromedição e Uso Racional atende as SSe´s (RALI´s), onde

são instalados os hidrômetros individuais, substituído o hidrômetro principal, caso necessário, lacradas as caixas de proteção e anotado em cada SSe o que segue:

 Número do hidrômetro;

 Número do lacre de segurança e;

 Número do rádio do SMR, quando aplicável.

6.2.10 Após a instalação dos hidrômetros individuais o protocolo é encaminhado ao setor de Faturamento.

6.2.11 Após a baixa das SSe’s pelo setor de Micromedição e Uso Racional com o

código SALI, é gerado um pré-cadastro para o setor de Faturamento cadastrar as ligações individualizadas (LI), vinculadas a ligação principal (LP). 6.2.12 O setor de Faturamento encaminha o protocolo ao Setor de Protocolo

Geral- Expediente para anexar ao PHS e posterior arquivo.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 A SANASA executa a manutenção apenas dos hidrômetros, não se responsabilizando pela manutenção e conservação das redes de água e esgoto, ramais prediais, reservatórios, estações elevatórias, ETE’s e demais equipamentos instalados internamente nos condomínios, com exceção de faixa de viela sanitária ou servidão.

7.2 As ligações individuais serão liberadas somente com a ligação principal definitiva.

8. REFERENCIAS

Este procedimento interage com os seguintes documentos:  SAN.P.IN.PR 01 – Controle de Documentos Internos;  SAN.P.IN.PR 02 – Controle de Registros;

 SAN.P.IN.PR 15 – Procedimentos para Cobrança judicial e extrajudicial de débitos de consumo e serviços;

(12)

 SAN.T.IN.IT 103 – Instruções Técnicas para Implantação de Medição Individualizada com SMR de Água em Condomínios Verticais;

 SAN.T.IN.IT 105 – Instruções Técnicas para Implantação de Medição Individualizada com SMR de Água em Condomínios Horizontais;

 SAN.T.IN.NT 30 – Regulamento de Procedimentos para Análise e Liberação de Empreendimentos Residenciais, Comerciais e Industriais.

 Portaria Nº. 246 de 17/10/2000 do INMETRO;

 SAN.P.IN.NP 03 - Regulamento dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da SANASA.

 SAN.P.IN.NP 43 – SMR – Sistema de Medição Remota e SMCO – Sistema de Medição e Controle Operacional

9. ANEXOS

ANEXO I - HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES

DATA REV. PÁG. DESCRIÇÃO NOME/SETOR

ANEXO II – CHECK – LIST PARA ANOTAÇÕES DE CORREÇÕES NOS PROJETOS

DATA ÁREAS APROVADO CORREÇÕES OBSERVAÇÕES TPD

(13)

PIA TPD TFM PIA TPD TFM PIA TPD TFM PIA

Referências

Documentos relacionados

Mediante a síntese das publicações, o presente estudo destacou que as características definidoras mais encontradas (em mais de 44% das publicações) para o DE

No contexto em que a Arte é trabalhada como recurso didático-pedagógico na Educação Matemática (ZALESKI FILHO, 2013), pode-se conceber Performance matemática (PM) como

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas

As principais constatações identificam ações e práticas no âmbito da gestão logística e da cadeia do abastecimento que contribuem para o equilíbrio entre os

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no