• Nenhum resultado encontrado

PROVA DE QUÍMICA 2º TRIMESTRE DE 2012 PROF. MARCOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA DE QUÍMICA 2º TRIMESTRE DE 2012 PROF. MARCOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 PROVA DE QUÍMICA – 2º TRIMESTRE DE 2012

PROF. MARCOS

NOME _____________________________________________________ Nº _____ 9º ANO _____ A prova deve ser respondida a caneta azul ou preta.

A compreensão do enunciado faz parte da questão, não faça perguntas ao examinador. Leia atentamente as questões e escreva respostas claras e organizadas.

NÃO RASURE QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA. AS RESPOSTAS NÃO SERÃO CONSIDERADAS. Esta prova é composta de 5 (CINCO) questões dissertativas e 8 (OITO) questões de múltipla escolha.

BOA PROVA!!! 01. O rótulo de um frasco contendo determinada substância X traz as seguintes informações:

a) (0,3) Considerando as informações apresentadas no rótulo, qual é o estado físico da substância contida no frasco, a 1 atm e 25 ºC? Justifique.

b) (0,4) Em um recipiente, foram adicionados, a 25 ºC, 56,0 g da substância X e 200,0 g de água. Determine a massa da substância X que não se dissolveu em água. Mostre os cálculos.

c) (0,3) Faça um esquema representando a aparência visual da mistura formada pela substância X e água quando, decorrido certo tempo, não for mais observada mudança visual. Justifique.

_________________________________________________________________________

02. (1,0) A produção industrial de ferro pode ser representada pela equação:

Fe2O3 + CO Fe + CO2

Obedecendo a Lei de Lavoisier, determine a massa de monóxido de carbono (CO) necessária, para reagir com 160g de óxido férrico (Fe2O3) e produzir 112g de ferro puro (Fe) e 132g de gás carbônico (CO2).

Propriedade Descrição ou valor

Cor Incolor

Inflamabilidade Não inflamável

Odor Adocicado

Ponto de Fusão - 23 ºC

Ponto de ebulição a 1 atm 77ºC Densidade a 25ºC 1,59 / cm3

Solubilidade em água a 25ºC 0,1 g/ 100 g de H2O

(2)

2 usados para encher cada tipo de balão. As figuras observadas representam as substâncias presentes no interior de cada balão.

a) (0,5) Indique quantos elementos diferentes e quantas substâncias simples diferentes existem nos balões.

b) (0,5) Classifique o tipo de sistema de cada balão quanto à homogeneidade.

_________________________________________________________________________________ 04. (1,0) Escreva as equações químicas para os seguintes fenômenos:

a) Quando a limalha de ferro e o enxofre são aquecidos e se combinam formam o sulfeto ferroso, composto que acelera o processo de corrosão dos metais.

b) A amônia, produto com diversas aplicações industriais, pode ser obtida pela reação entre hidrogênio e nitrogênio gasosos.

_________________________________________________________________________________ RASCUNHO

(3)

3 NOME _____________________________________________________ Nº _____ 9º ANO _____ 05. (1,0) As técnicas de separação dos componentes de uma mistura baseiam-se nas propriedades

físico-químicas desses componentes. Assim, considerando os sistemas, apresentados a seguir (figuras 1, 2 e 3), associe as misturas às figuras que representam os equipamentos adequados a suas separações, bem como às propriedades físico-químicas responsáveis pela utilização da técnica. Justifique suas escolhas.

Sistema

I. Água e sulfato de bário

II. Água e tetracloreto de carbono III. Água e etanol

Propriedade a) Temperatura de ebulição b) Solubilidade c) Densidade _________________________________________________________________________________ 01 02 03 04 05 06 07 08 A B C D E

01. (0,65) Leia as afirmações sobre reciclagem de resíduos.

I. Cortados em lascas, os pneus velhos são transformados em pó de borracha, sendo purificado por um sistema de peneiras e moído até atingir a granulação desejada.

II. Na usina de fundição, a sucata de latas de aço é submetida a 1 550 ºC em fornos elétricos e, após atingir o ponto de fusão e chegar ao estado de líquido fumegante, o material obtido é moldado em tarugos ou placas metálicas.

III. Uma das etapas da reciclagem do papel contendo aparas provenientes de escritórios é o branqueamento com agentes alvejantes para retirar as tintas de impressão.

Das afirmações que se referem a fenômenos físicos, está correto apenas o contido em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. _________________________________________________________________________________ RASCUNHO

(4)

4 Eyjafjallajökull e Myrdalsjökull, lançou grande quantidade de gases e cinzas na atmosfera. Esses gases, ricos em dióxido de enxofre, em contato com a umidade do ar, formaram a chuva ácida.

Os materiais particulados presentes nas cinzas impediram a passagem dos raios solares, diminuindo a temperatura atmosférica. Finalmente, a lava se solidificou, formou rochas vulcânicas e derreteu o gelo, causando enchentes.

Dentre os fenômenos indicados pelas palavras grifadas, _________são físicos, dos quais __________ referem-se a mudanças de estado de agregação.

Os números que completam, respectivamente, as lacunas, de forma correta, são a) 5 e 4.

b) 4 e 2. c) 3 e 3. d) 2 e 2.

_________________________________________________________________________________ 03. (0,65) Durante uma caminhada, um rapaz sente dores fortes e é encaminhado ao hospital, onde o médico

suspeita de apendicite e, por isso, solicita um exame radiológico.

Nos exames de raios X, algumas estruturas anatômicas são facilmente visualizadas devido à opacidade dos tecidos, por exemplo, os tecidos ósseos.

Porém outros órgãos apresentam densidade semelhante em toda a estrutura anatômica, impedindo sua perfeita visualização, por exemplo, os intestinos.

Para esses exames é necessário o uso de contraste que se consegue pelo uso de substâncias capazes de absorver os raios X, de modo que órgãos internos preenchidos pelo contraste tornam-se brancos no filme de raios X, realçando a imagem da estrutura do órgão. Isto cria a necessária distinção (contraste) entre o órgão examinado e os tecidos vizinhos. O contraste auxilia o médico a visualizar anomalias no órgão sob exame.

Uma substância usada como contraste em exames radiológicos é o sulfato de bário (BaSO4), porque é um

sólido insolúvel em água e em gordura, sendo eliminado pelo sistema digestório. Considere as afirmações.

I. O sulfato de bário (BaSO4) é uma substância composta.

II. A mistura sulfato de bário e água, usada como contraste, é uma mistura homogênea.

III. Para se obter o sulfato de bário, da mistura água e sulfato de bário, pode-se realizar uma filtração.

É válido o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

____________________________________________________________________________

04. (0,65) O óxido de cálcio apresenta baixa solubilidade em água, como mostrado na tabela abaixo: Temperatura (ºC) Solubilidade de CaO em água (g/L)

10 1,288

80 0,728

Considerando as características das soluções aquosas e as informações da tabela, é correto afirmar: a) Uma solução 1,288 g/L de CaO a 10 ºC é insaturada.

b) Uma solução 1,288 g/L de CaO a 10 ºC contém excesso de soluto dissolvido. c) Uma solução 0,728 g/L de CaO a 80 ºC é saturada.

d) A dissolução de CaO em água é endotérmica.

(5)

5 NOME _____________________________________________________ Nº _____ 9º ANO _____ 05. (0,65) A queima de uma amostra de palha de aço produz um composto pulverulento de massa

a) menor que a massa original da palha de aço. b) igual à massa original da palha de aço. c) maior que a massa original da palha de aço.

d) igual à massa de oxigênio do ar que participa da reação. e) menor que a massa de oxigênio do ar que participa da reação.

_________________________________________________________________________________ 06. (0,65) Em um laboratório foram realizadas reações

entre ferro (Fe) e bromo (Br2), produzindo um brometo de ferro. Os dados obtidos estão resumidos na tabela a seguir:

Assinale a alternativa que indica corretamente o valor de x. a) x = 10g b) x = 15g c) x = 20g d) x = 5g e) x = 30g _________________________________________________________________________________ 07. (0,65) Uma solução aquosa de cloreto de sódio é adicionada a uma mistura composta de areia e azeite. Para separar cada componente da mistura final, que apresenta três fases, a sequência correta de procedimentos é:

a) centrifugação, filtração e destilação. b) destilação, filtração e centrifugação. c) cristalização, destilação e decantação. d) filtração, cristalização e destilação. e) filtração, decantação e destilação.

________________________________________________________________________________ 08. (0,65) Um pescador está em seu barco à deriva, sob o sol de meio-dia, no meio do mar. Para obter água

dessalinizada, constrói o seguinte aparato. Com base nas características desse equipamento, a água dessalinizada poderá ser obtida, lentamente, através de a) flotação. b) destilação. c) dissolução. d) decantação. _________________________________________________________________________________ RASCUNHO

Referências

Documentos relacionados

Ele começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde, porém ele não havia se preparado para acampar resolveu seguir a escalada decidido a atingir o topo.. Escureceu, e a noite

Só abra este caderno quando autorizado pelo Fiscal de Sala. Esta prova contém 40 questões de múltipla escolha com 04 opções de resposta cada. Não rasure a Folha de Respostas,

• Roles são especificações (abstratas ou não) para as portas e

Paulo Borba e Fernando Castor Centro de Informática.. Universidade Federal

O lactato de cálcio é um sal de ácido lático, que tem ação anti-ácido, poden- do neutralizar os ácidos do estômago devido à sua capacidade de converter ácido clorídrico do

com 50,0 mL da solução de magnésio utilizada na padronização do EDTA. A nova solução foi diluída em balão volumétrica até o volume de 500 mL. Uma alíquota de 50 mL foi

investigação epidemiológica que ocorrem em territórios específicos. O objetivo final dos dados coletados por sistemas de vigilância em saúde numa determinada população é o de

Porém, com o anúncio de que o Ministério da Saúde vai distribuir tablets e smartphones para todos os agentes comunitários e agentes de combate às endemias para que eles