• Nenhum resultado encontrado

Edital de Seleção para Ingresso em 2017 Mestrado e Doutorado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital de Seleção para Ingresso em 2017 Mestrado e Doutorado"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação

EDITAL PRPG 35/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Centro de Engenharia Elétrica e Informática – CEEI

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC

Edital de Seleção para Ingresso em 2017

Mestrado e Doutorado

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande faz saber as normas do processo de seleção para ingresso em seus cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação no ano letivo de 2017.

1 – Das vagas

1.1. Serão oferecidas 28 (vinte e oito) vagas para ingresso no curso de Mestrado e 21 (vinte e uma) vagas para ingresso no curso de Doutorado, não havendo obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas.

1.2. As vagas são para ingresso no 1o e 2o semestres do calendário acadêmico de 2017 do PPGCC.

1.3. Em função da disponibilidade dos professores orientadores, o programa poderá disponibilizar vagas adicionais às estabelecidas em 1.1. Neste caso, serão convocados candidatos dentre aqueles aprovados e melhor classificados segundo este edital.

2 – Da inscrição

2.1. A inscrição se realizará nas datas definidas no Calendário apresentado no item 4.1 deste edital. 2.2. Antes de realizar a inscrição, os candidatos deverão consultar a relação de temas disponíveis

para orientação em http://www.computacao.ufcg.edu.br/pos-graduacao/processo-selecao/2017.

1. Os candidatos ao Mestrado deverão escolher 5 temas dentre os disponíveis para orientação de Mestrado, em ordem de prioridade. Dentre os cinco temas indicados, no máximo, dois temas podem ser de um mesmo docente. Estes temas serão informados no preenchimento do formulário digital descrito no item 2.3(1.).

2. Os candidatos ao Doutorado deverão escolher um dos temas disponíveis para orientação de Doutorado e elaborar, junto com o(s) docente(s) responsável(is), um plano de trabalho. Este plano de trabalho deve ser enviado através do formulário digital disponível em

(2)

admitidas inscrições em um tema até o limite de vagas definido para o mesmo. Pelo menos um dos docentes autores do tema deverá confirmar a submissão do plano de trabalho. 2.3. A inscrição se dará mediante:

1. Preenchimento de formulário digital acessível a partir do endereço

http://www.computacao.ufcg.edu.br/pos-graduacao/processo-selecao/2017.

2. Envio de documentação comprobatória relacionada nos itens 2.6 e 4.2 deste edital para

selecao.ppgcc@copin.ufcg.edu.br, com assunto [INSCRIÇÃO 2017], tendo como remetente o mesmo endereço de email cadastrado no formulário mencionado no item 2.3(1.) da seguinte forma:

a. Toda documentação comprobatória relacionada no item 2.6 deverá ser enviada em um arquivo no formato PDF com nome identificacao.pdf.

b. Toda documentação comprobatória relacionada nos itens 4.2.2 e 4.2.3 deve ser enviada em um arquivo no formato PDF com nome historico-escolar.pdf.

c. Toda documentação comprobatória relacionada no item 4.2.4 deve ser enviada em um arquivo no formato PDF com nome publicacoes.pdf.

d. Toda documentação comprobatória relacionada no item 4.2.5 deve ser enviada em um arquivo no formato PDF com nome experiencia.pdf.

e. Toda documentação comprobatória relacionada no item 4.2.6 deve ser enviada em um arquivo no formato PDF com nome poscomp.pdf.

3. Não será permitido reenvio dos arquivos especificados no item 2, mesmo que dentro do prazo para inscrições estabelecido no item 4.1, exceto quando tiver sido solicitado e previamente autorizado pela comissão examinadora.

2.4. A ausência de documentação comprobatória, a não conformidade com o formato de envio de documentação definido no item 2.3 deste edital ou informações imprecisas ou erradas no formulário de inscrição que impeçam a comissão examinadora de comprovar itens da avaliação implicarão na não contabilização dos pontos relacionados para o candidato.

2.5. A não submissão de um plano de trabalho por parte do candidato ao Doutorado, bem como a não confirmação por parte de pelo menos um dos docentes responsáveis pelo plano de trabalho submetido, implicará na desclassificação do candidato.

2.6. Além dos documentos comprobatórios referentes às informações curriculares do candidato, pede-se a todos os candidatos:

● Uma foto 3x4.

● Cópia da Carteira de Identidade e do CPF para os candidatos brasileiros, ou do passaporte, para os candidatos estrangeiros.

○ A matrícula de candidatos estrangeiros aprovados no processo de seleção está condicionada à comprovação de situação regular no país.

● Cópia do comprovante atualizado de Quitação com Obrigações Militares, no caso de o candidato ser brasileiro e do sexo masculino.

● Cópia do Título de Eleitor e do comprovante atualizado de quitação com obrigações eleitorais, no caso de candidato brasileiro.

● Cópia do Diploma de Graduação expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido no Brasil; ou cópia de outro documento expedido por estabelecimento oficial que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até julho de 2017.

○ A matrícula do candidato aprovado como aluno regular do curso de Mestrado ou de Doutorado está condicionada à comprovação de conclusão da graduação. No caso de

(3)

candidatos formados no exterior, exigir-se-á reconhecimento do diploma de graduação no Brasil.

2.7. Não será permitido adicionar documentos após o prazo e horário final de inscrições, salvo se a Comissão examinadora do processo seletivo exigir do candidato documentos adicionais que comprovem informações já fornecidas na inscrição.

2.8. Participarão do processo de seleção apenas os candidatos cujas inscrições forem homologadas. 2.9. A lista dos candidatos cujas inscrições tenham sido homologadas será publicada na página do programa. Após análise da solicitação de inscrição e documentação enviada, cada candidato receberá, até a data limite definida no Calendário apresentado no item 4.1, confirmação por email referente à homologação de sua inscrição e confirmação do envio da documentação comprobatória.

2.10. A realização da inscrição implica irrestrita concordância do candidato com o presente edital.

3 – Da comissão examinadora

3.1. As inscrições dos candidatos serão avaliadas pela Comissão Examinadora deste processo seletivo, homologada pelo colegiado do PPGCC e composta pelos seguintes professores do programa:

Prof. Dalton Dario Serey Guerrero Prof. João Arthur Brunet Monteiro Profa. Joseana de Macedo Fechine Araújo

Prof. Kyller Costa Gorgônio Prof. Leandro Balby Marinho

Profa. Patrícia Duarte de Lima Machado

Prof. Tiago Lima Massoni 4 – Do processo de seleção

4.1. As seguintes datas serão cumpridas no processo de seleção e classificação:

Etapa Período

Inscrições 24/10/2016 até 17hs de 16/11/2016

Homologação dos pedidos de inscrição Até 18/11/2016 Interposição de recurso contra

homologação dos pedidos de inscrição

08hs às 17hs de 21/11/2016

Resultado parcial 07/12/2016

Interposição de recursos contra resultado parcial

08hs às 17hs de 09/12/2016

Resultado final 14/12/2016

Confirmação do interesse por parte dos candidatos selecionados

15/12/2016 a 10/02/2017

(4)

4.2. O processo de seleção ocorrerá de forma objetiva, considerando o histórico de graduação, pós-graduação, publicações, experiência profissional e POSCOMP do candidato, como descrito nos Critérios e Métricas definidos a seguir.

4.2.1 - Nas definições a seguir, usa-se:

o símbolo * para denotar multiplicação;

MIN(x; y) para denotar a operação de mínimo entre x e y; MAX(x; y) para denotar a operação de máximo entre x e y.

4.2.2 - Sobre o critério graduação:

graduação = NG1, onde:

Métrica Comprovação

NG1 = Média escolar da graduação

(em escala de 0 a 10).

Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação, assinado por representante da instituição responsável por sua emissão ou contendo assinatura digital emitida pela instituição.

4.2.3 - Sobre o critério pós-graduação:

pós-graduação = NPG1, onde:

Métrica Comprovação

NPG1 = Média escolar da

pós-graduação

(escala de 0 a 10).

Cópia do Histórico Escolar do Curso de Pós-Graduação, caso o candidato ao doutorado tenha concluído curso de Pós-Graduação, assinado por representante da instituição responsável por sua emissão ou contendo assinatura digital emitida pela instituição.

 A métrica NPG1 não será computada para candidatos ao mestrado.

 Caso o histórico do aluno possua conceitos em lugar de notas e a conversão seja feita no próprio histórico ou haja uma indicação no próprio histórico de como realizar esta conversão, esta será a conversão adotada. Caso não haja uma indicação no próprio histórico de como realizar esta conversão, a média escolar será computada de acordo com a tabela a seguir, considerando média ponderada pelos créditos da disciplina. A fim de comprovar a média escolar, o candidato deve entregar no ato da inscrição, junto com sua documentação, um histórico escolar assinado por representante da instituição responsável por sua emissão.

(5)

Conceito Nota A 10 A- 9,0 B 8,5 B- 8,0 C 7,5 C- 7,0 D 6,5 D- 6,0

4.2.4 – Sobre o critério publicações:

publicações = 8 * NPU1 + 4 * NPU2 + 2 * MIN(2; NPU3) + MIN(2; NPU4), onde:

Métrica Comprovação

NPU1 = Somatório da pontuação de artigos

em anais de eventos e periódicos com índice Qualis A1 ou A2.

Link de página web que comprove a publicação ou aceitação do artigo a ser informado no formulário de inscrição indicado no item 2.3.

● Alternativamente, apenas no caso de indisponibilidade de link para

comprovação, para artigo publicado, deve ser enviada a cópia da publicação como comprovação juntamente com capa e sumário do veículo de

publicação. Para artigo aceito para publicação deve ser enviada a cópia da publicação como comprovação

juntamente a carta de aceitação. Não serão considerados artigos com data de aceitação posterior ao prazo final de inscrição indicado no item 4.1.

NPU2 = Somatório da pontuação de artigos

completos em anais de eventos e periódicos com índice Qualis B1 ou B2.

NPU3 = Somatório da pontuação de artigos

completos em anais de eventos e periódicos com índice Qualis B3 ou B4.

NPU4 = Somatório da pontuação de artigos

completos em anais de eventos e periódicos com índice Qualis B5 e demais artigos publicados em eventos nacionais e internacionais apoiados por sociedades científicas tais como SBC, ACM e IEEE.

● A pontuação de cada artigo é calculada da seguinte forma:

○ Para cada artigo completo computa-se: 1, quando o candidato é o primeiro autor; 2/3, quando o candidato é o segundo autor; ou 1/3, quando o candidato é um dos demais autores.

Para cada artigo curto (short paper) computa-se: 1/2, quando o candidato é o primeiro autor; 2/6, quando o candidato é o segundo autor; ou 1/6, quando o candidato é um dos demais autores.

(6)

● Cada artigo, publicado ou aceito para publicação, é pontuado de acordo com a sua classificação estabelecida no comunicado 004/20121 do comitê de avaliação para a área

de Ciência da Computação da CAPES para artigos de anais de eventos, e na Plataforma Sucupira2, para artigos de periódicos.

● Todos os artigos publicados ou aceitos para publicação em periódicos terão o seu Índice Qualis determinado de acordo com a CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS 2012, ou seja, o Índice Qualis de 2012.

● Resumos ou resumos expandidos não serão considerados.

Um artigo é considerado curto (ou short-paper) quando é classificado como artigo pelo evento e quando o valor do limite de páginas é menor que o dos artigos regulares do evento.

● O Índice Qualis se aplica exclusivamente ao evento (principal) ao qual está relacionado, não devendo esta classificação ser aplicada a eventos satélites e trilhas especiais que ocorrem de forma conjunta com o evento.

4.2.5 - Sobre o critério experiência:

experiência = MIN(10; NE1/2 + MIN(5, NE2/4) + NE3/2 + NE4/3 + NE5) + NE6, onde:

Métrica Comprovação

NE1 = Número de semestres concluídos (06

meses completos) como pesquisador com Mestrado em projetos de pesquisa institucionais;

Declaração da instituição ou órgão de fomento, explicitando, Título e coordenador do projeto, carga horária, datas de início e término das atividades (caso concluída).

NE2 = Número de períodos letivos ou

semestres concluídos (06 meses completos) de monitoria em curso de Graduação, tutoria em disciplina de Curso de Graduação, de iniciação à docência ou licenciatura, de ensino na área (técnico ou nível superior) de experiência profissional na área como graduado;

● No caso de candidatos que tenham mais de uma monitoria em um mesmo período letivo, este período letivo concluído será computado apenas uma vez;

● No caso de candidatos que tenham mais de uma tutoria em disciplina em um mesmo período letivo, este período letivo concluído será

No caso de monitoria ou tutoria, cópia de

declaração da instituição responsável indicando a(s) disciplina(s) em curso de Graduação e o(s) período(s) letivo(s) onde a monitoria/tutoria foi exercida.

No caso de iniciação a docência ou licenciatura, declaração da instituição ou órgão de fomento responsável, indicando data de início e fim onde a atividade foi exercida.

No caso de Ensino na área, declaração da instituição responsável indicando o(s) período(s) letivo(s) onde a atividade de ensino foi exercida.

No caso de experiência profissional, declaração do empregador ou registro em carteira de trabalho indicando as datas de início e término das

1 http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/Comunicado_004_2012_Ciencia_da_Computacao.pdf 2

(7)

computado apenas uma vez;

● No caso de candidatos que tenham mais de uma iniciação à docência em um mesmo período, este período concluído será computado apenas uma vez;

● No caso de candidatos que tenham mais de uma iniciação à licenciatura em um mesmo período, este período concluído será computado apenas uma vez;

● No caso de candidatos que tenham ministrado mais de uma disciplina em um mesmo período letivo, este período letivo concluído será computado apenas uma vez;

● No caso de candidatos com experiência profissional como graduado em um mesmo período, este período letivo será computado apenas uma vez;

atividades (caso concluída)

NE3 = Número de semestres concluídos (06

meses completos) de Iniciação Científica ou Tecnológica, como graduando:

● No caso de candidatos que tenham mais de uma Iniciação Científica ou Tecnológica em um mesmo período, este período será computado apenas uma vez;

Declaração da instituição ou órgão de fomento, explicitando, Título e Orientador do projeto

individual de pesquisa do candidato, carga horária, datas de início e término das atividades (caso concluída).

NE4 = Número de semestres concluídos (06

meses completos) de participação de grupo PET, projeto de P&D ou em projetos de extensão, como graduando:

● No caso de candidatos que tenham mais de uma participação de grupo PET ou em projetos de extensão em um mesmo período, este período letivo será computado apenas uma vez;

Declaração da instituição ou órgão de fomento, explicitando, Título e Coordenador do Programa PET ou Projeto de P&D ou de Extensão, carga horária, datas de início e término das atividades (caso concluída).

NE5 = 1,0, se o candidato possui uma ou

mais especializações lato-sensu em Ciência da Computação ou em áreas afins definidas no Regulamento do Programa, ou 0, se não possui;

Cópia do certificado de conclusão emitido por instituição responsável, constando a carga horária.

(8)

NE6 = 10,0, se o candidato ao doutorado

possui mestrado ou se está em condições de concluir o Mestrado até agosto de 2017 em Ciência da Computação ou em áreas afins definidas no Regulamento do Programa, ou 0, se não possui.

Cópia do diploma emitido pela instituição responsável.

No caso do candidato estar em condições de concluir o Mestrado até agosto de 2017, o candidato precisa comprovar, através de declaração do orientador vinculado ao Programa onde realiza mestrado, que está em condições de concluí-lo até agosto de 2017.

● Para efeito de contagem de semestres concluídos de atividades em andamento, será considerada como data final do período a data do prazo final de inscrição indicado no item 4.1.

● A métrica NE6 não será computada para candidatos ao mestrado.

4.2.6 - Sobre o critério poscomp:

poscomp = MAX((1 + (NPC1 - NPC2)/NPC3)*3; 0), onde:

Métrica Comprovação

NPC1 = Nota no POSCOMP;

NPC2 = Média das notas do POSCOMP

no ano referente à nota NPC1;

NPC3 = Desvio padrão das notas do

POSCOMP no ano referente à nota NPC1;

Resultado do candidato no POSCOMP (Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação em Computação)

● Serão aceitos apenas os exames POSCOMP realizados de 2006 a 2016.

4.2.7 - Pontuação final:

4.2.7.1 - Para candidatos ao Mestrado:

Pontuação = graduação + 3 * publicações + 2 * experiência + 4,5 * poscomp

4.2.7.2 - Para candidatos ao Doutorado:

Pontuação = graduação + pós-graduação + 4 * publicações + 1,5 * experiência + 2,5 * poscomp

5 – Do resultado final

5.1. Serão observados os seguintes pontos de corte na seleção dos candidatos: Ponto de corte para Mestrado: 20 pontos

(9)

5.2. O resultado do Processo Seletivo será expresso pela pontuação final alcançada, de acordo com as fórmulas definidas em 4.2.7.1 (para candidatos ao Mestrado) e 4.2.7.2 (para candidatos ao Doutorado), sendo classificados os candidatos com pontuação acima ou igual ao ponto de corte, em ordem decrescente da pontuação obtida, e obedecido o número de vagas disponíveis para o curso pretendido;

5.3. Candidatos com pontuação abaixo ao ponto de corte serão automaticamente desclassificados; 5.4. No Mestrado, em caso de empate na pontuação final dos candidatos, terá preferência o

candidato que, na seguinte ordem:

a) Obtiver maior pontuação no critério poscomp, definido em 4.2.6; b) Obtiver maior pontuação no critério publicações, definido em 4.2.4; c) Obtiver maior pontuação no critério experiência, definido em 4.2.5; d) Obtiver maior pontuação no critério graduação, definido em 4.2.2; 5.4.1 - Persistindo o empate, terá preferência o candidato com maior idade.

5.5. No Doutorado, em caso de empate na pontuação final dos candidatos, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

a) Obtiver maior pontuação no critério publicações, definido em 4.2.4; b) Obtiver maior pontuação no critério poscomp, definido em 4.2.6; c) Obtiver maior pontuação no critério experiência, definido em 4.2.5; d) Obtiver maior pontuação no critério pós-graduação, definido em 4.2.3; e) Obtiver maior pontuação no critério graduação, definido em 4.2.2; 5.5.1. Persistindo o empate, terá preferência o candidato com maior idade.

5.6. A lista dos candidatos aprovados e classificados e a lista de espera formada pelos demais candidatos que tiverem pontuação acima ou igual ao ponto de corte estabelecido neste edital serão publicadas na página do programa.

5.6.1. Candidatos na lista de espera poderão ser convocados para a vaga disponibilizada em um tema específico, respeitando-se a ordem de classificação, a critério da comissão de seleção.

5.7. E-mails de aceitação serão enviados aos candidatos inscritos que foram aprovados e classificados.

5.8. Os candidatos aceitos no Programa deverão confirmar o interesse em participar do programa, enviando e-mail para selecao.ppgcc@copin.ufcg.edu.br dentro do prazo indicado no item 4.1.

6 – Da alocação de temas de orientação aos candidatos classificados

6.1. Cada tema oferecido para esta seleção terá um número máximo de vagas a ser preenchido para o mesmo, conforme indicação do(s) docente(s) responsável(is) pelo tema. A alocação se dará respeitando-se a ordem de classificação dos candidatos, o número de vagas por tema e a ordem de prioridade dos temas informados pelo candidato.

6.2. Cada candidato classificado para o Mestrado será alocado ao tema de maior prioridade informado no formulário de inscrição que ainda possua vaga disponível no momento da alocação. Caso nenhum dos 5 temas selecionados pelo candidato possua vaga disponível, o

(10)

candidato será alocado a um tema com vaga disponível de conteúdo mais próximo, conforme avaliação da comissão de seleção.

6.3. Cada candidato classificado para o Doutorado será alocado ao tema informado no ato da inscrição.

7 - Da alocação de bolsas aos candidatos classificados

7.1. Os candidatos classificados que confirmarem interesse em participar do programa e que tenham interesse em bolsa de estudos serão convidados a participar de processo seletivo de bolsas conforme Norma Complementar Específica do PPGCC.3

8 – Recursos

8.1. Os recursos devem ser enviados por e-mail para selecao.ppgcc@copin.ufcg.edu.br dentro do prazo e horário indicados em 4.1. Cada recurso será avaliado pelo Colegiado do Programa. Quando requisitada, a comissão examinadora deverá emitir parecer objetivo e esclarecedor de acordo com a solicitação do candidato. Tanto o envio de recursos quanto o parecer do Colegiado do Programa devem estar de acordo com as datas definidas no calendário do processo de seleção definido em 4.1.

9 – Dos casos omissos

9.1. Os casos omissos deste edital serão deliberados pela comissão examinadora.

Referências

Documentos relacionados

Tendo em vista o setor onde os entrevistados atuam, focando principalmente na oficina, tem-se os diagnósticos em veículos, que consistem em problemas reclamados pelos donos dos

- Deverá dispor de, pelo menos, uma mesa para credenciamento das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, devendo ser adaptado à altura e à condição de

8.2.2 Os resultados serão divulgados no site do Centro Universitário IESB em até 2 (dois) dias úteis após o envio do Boletim de Desempenho Individual do ENEM, sendo a

§ 3º O mandato de coordenador geral e do coordenador adjunto será pelo período de avaliação estabelecido pelo Sistema Nacional da Pós-graduação e coincidente com o mandato

Pulse la tecla repetidamente para ajustar el inicio diferido que desee. Se iluminan el indicador de la opción y el del valor ajustado. Después de tocar el botón Inicio/Pausa, el

Os tratamentos realizados com os valores de precipitação dos postos pluviométricos dos meses de janeiro e fevereiro serão aplicados aos outros meses do ano para avaliação

Se estiver a tomar Desmopressina Solufarma para a enurese nocturna primária ou noctúria, deve reduzir a ingestão de líquidos ao mínimo, e apenas para saciar a sede, desde 1 hora

Informe o seu médico se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos, porque os efeitos de Donepezilo Teva ou dos outros medicamentos pode ser influenciado quando tomados