• Nenhum resultado encontrado

Tribunal Regional do Trabalho da Décima Primeira Região TRT Concurso Público Execução de Mandados Amazonas 2005 (FCC)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tribunal Regional do Trabalho da Décima Primeira Região TRT Concurso Público Execução de Mandados Amazonas 2005 (FCC)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Material disponibilizado pelo Professor:

Tribunal Regional do Trabalho da Décima Primeira Região – TRT Concurso Público Execução de Mandados – Amazonas – 2005 (FCC)

01) 23. a licitação é dispensável nas seguintes hipóteses: I – guerra ou grave perturbação da ordem.

II –desinteresse pela licitação anterior.

III – venda de bem imóvel para outro órgão da Administração Pública, independentemente de qualquer outro requisito.

IV – contratação de serviços técnicos de gerenciamento de obras, com profissionais de notória especialização. Está correto o que se afirma APENAS em

(A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV

Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região – TRT Concurso Público Técnico Judiciário - Rio Grande do Sul –- 2006 (FCC)

02) 32. Em conformidade com a lei nº. 8.666/93, a licitação será dispensável quando

(A) o órgão responsável pelo certame, de forma vinculada, decide adjudicar o objeto licitado a qualquer interessado, independente de previsão legal específica.

(B) a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normatizar o abastecimento, na hipótese de inviabilidade jurídica de competição.

(C) não for possível a competição, desde que observada uma das hipóteses exemplificativamente estabelecidas em lei.

(D) a Administração Pública objetivar a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente, ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

(E) a Administração Pública verificar a viabilidade de competição , mas, discricionariamente, opta por não realizá-la em virtude, dentre outros casos, de grave perturbação da ordem.

03) 33. Tendo em vista a formalização dos contratos administrativos, assinale a alternativa correta.

(A) Os licitantes ficam liberados dos compromissos assumidos se, decorridos 30 (trinta) dias da data da entrega das propostas, não forem convocados para a contratação.

(B) São instrumentos de formalização do contrato administrativo, dentre outros, a nota de empenho de despesa, a autorização de compra e a ordem de execução de serviço.

(C) Nos casos de dispensa e inexigibilidade de licitação, o termo de contrato é facultativo, podendo ser substituído por contrato verbal e informal.

(D) Os aditamentos relativos a direitos reais sobre imóveis serão lavrados nas repartições interessadas.

(E) É indispensável o termo do contrato ou a ordem de execução de serviço nos casos de compra com entrega imediata e integral dos bens adquiridos, dos quais não resultem obrigações futuras.

04) 34. No que tange à licitação, considere:

I – Qualquer cidadão pode acompanhar o desenvolvimento do procedimento licitatório, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos.

II – É vedado o estabelecimento de condições que impliquem preferência em favor de determinados licitantes em detrimento dos demais.

(2)

As proposições citadas dizem respeito, respectivamente, aos princípios licitatórios da (A) probidade e adjudicação compulsória.

(B) ampla defesa e impessoalidade. (C) legalidade e publicidade. (D) publicidade e igualdade.

(E) vinculação ao instrumento convocatório e isonomia.

Tribunal Regional do Trabalho da Vigésima Quarta Região – TRT Concurso Público Analista Judiciário – Mato Grosso do Sul –- 2006 (FCC)

05) 27. Sobre as hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação, é correto afirma:

(A) É dispensável a licitação quando houver inviabilidade jurídica de se instaurar competição entre eventuais interessados no objeto do certame.

(B) A União discricionariamente decidirá sobre a dispensa de licitação quando pretender vender um imóvel de sua propriedade a uma autarquia federal.

(C) Para a aquisição de bens necessários ao atendimento de determinada situação emergencial, o Poder Público poderá dispensar o procedimento licitatório.

(D) Na licitação deserta verifica-se a inviabilidade de competição ante a inabilitação de todos os concorrentes (E) É inexigível a licitação para a contratação de empresa de notória especialização, prestadora de serviços de publicidade, de natureza singular.

06) 28. Observe as seguintes proposições referentes às características dos contratos administrativos:

I – O contratado poderá argüir a exceção do contrato não-cumprido quando a Administração atrasar, por mais de 30 dias, o pagamento estipulado no ajuste.

II – A Administração poderá rescindir unilateralmente o contrato quando o particular atrasar injustificadamente o início da obra.

III – As cláusulas econômicos- financeiras dos contratos administrativos poderão ser alteradas unilateralmente pela Administração.

IV – Todos os contratos para os quais a lei exige licitação são firmados intuitu personae. Está correto o que se afirma APENAS em

(A) II e IV. (B) II e III. (C) I e IV. (D) I, II e III. (E) I, II e IV.

07) 29. O pregão é modalidade de licitação

(A) destinada à venda de produtos legalmente apreendidos, a quem oferecer o maior lance. (B) em que a habitação do vencedor ocorre após a classificação das propostas.

(C) entre quaisquer interessados para a escolha de trabalho técnico, mediante a instituição de prêmios aos vencedores.

(D) realizada entre interessados previamente cadastrados e convocados mediante carta-convite.

(E) reservada à compra de bens de pequeno valor e alienação de produtos legalmente apreendidos ou penhorados.

(3)

Tribunal Regional do Trabalho da Vigésima Quarta Região – TRT Concurso Público Analista Administrativo – Mato Grosso do Sul –- 2006 (FCC)

08) 22.O atributo da imperatividade garante que os atos administrativos obrigacionais sejam (A) revogados pela própria administração, em razão de seu poder de autotutela.

(B) executados pela própria Administração Pública, sem necessidade de intervenção do Poder Judiciário. (C) considerados verdadeiros e conforme o ordenamento jurídico.

(D) convalidados ante a constatação de sua nulidade absoluta, com efeitos ex nunc. (E) impostos a terceiros, independentemente de sua concordância.

09) 23. Observe as seguintes proposições referentes aos atos administrativos:

I – Ao praticar atos de gestão, a Administração utiliza sua supremacia sobre os destinatários.

II – Constitui ato administrativo complexo o decreto assinado pelo Presidente da República e referendado pelo Ministério de Estado.

III – O ato será vinculado quando o ordenamento jurídico estabelecer apenas um objeto como possível para atingir determinado fim.

IV - Os atos pendentes não estão aptos a produzir efeitos jurídicos, posto que não completaram seu ciclo de formação.

Estão corretas APENAS (A) I e II.

(B) I, II e IV. (C) II e III. (D) II, III e IV. (E) III e IV.

10) 24. No que se refere à revogação dos atos administração,

(A) os atos vinculados podem ser revogados com efeitos ex tunc, de acordo com a conveniência e oportunidade. (B) a revogação opera efeitos ex nunc e não alcança os atos administrativos que exauriram os seus efeitos.

(C) o Judiciário sempre pode revogar os atos discricionários que se verificam inconvenientes e inoportunos, com efeitos ex nunc.

(D) é prerrogativa exclusiva da Administração Pública revogar, com efeitos retroativos, os atos administrativos vinculados eivados de vício ou defeitos.

(E) os atos discricionários podem ser revogados pela própria Administração Pública com base em seu poder de autotutela, por razões de ilegalidade.

11) 27. Com relação ao processo administrativo previsto na Lei nº. 9.784/99, observe as seguintes proposições: I – As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegantes.

II – A edição dos atos de caráter normativo não podem ser objeto de delegação.

III – A decisão dos recursos administrativos pode ser delegada à autoridade de menor grau hierárquico. IV – O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.

Estão correta APENAS (A) I e II.

(B) I, II e IV. (C) I,III e IV. (D) II e III. (E) II e IV.

(4)

Atenção: As questões de números 28 e 29 referem-se à Lei nº. 8.666/93

12) 28. No transcorrer do procedimento licitatório, todos os concorrentes foram declarados inabilitados. Diante desta situação, o órgão responsável pelo certame poderá

(A) fixar aos licitantes o prazo de 8 dias úteis para a apresentação de nova documentação escoimada das causas que deram margem à inabilitação.

(B) declarar inexigível a licitação e contratar diretamente com o interessado que apresentou melhor técnica e preço.

(C) dispensar a licitação e adjudicar seu objeto ao concorrente que ofereceu o menor preço.

(D) anular o procedimento licitatório e realizar outro, desde que mantidas todas as condições preestabelecidas. (E) revogar a licitação em curso e contratar diretamente com o concorrente que propôs o menor preço.

13) 29. Após dois anos da assinatura do contrato entre o município de Corumbá e a empresa vencedora da licitação, esta não pode dar início ao objeto pactuado devido à não-liberação, por parte da municipalidade, no prazo contratual, do local para a execução da obra. Não podendo mais manter o avençado, a empresa terá a faculdade de

(A) revogar unilateralmente o contrato em virtude da ocorrência de caso fortuito regularmente comprovado. (B) rescindir unilateralmente o contrato ante a existência da causa justificadora da inexecução do contrato denominada exceptio non adimpleti contractus.

(C) alegar a existência de interferências imprevistas para interromper imediatamente a execução do contrato. (D) pleitear a rescisão do contrato em virtude da caracterização do fato da Administração.

(E) determinar a recomposição do equilíbrio econômico-financeiro em razão do fato do príncipe.

Tribunal Regional do Trabalho da Vigésima Terceira Região – TRT Concurso Público Técnico Judiciário – Mato Grosso – 2007 (FCC)

14)31. Na modalidade de licitação denominada pregão, nos termos da Lei no 10.520/02, é:

(A) vedada a exigência de garantia de proposta e o prazo de sua validade será de sessenta dias, se não houver disposição em contrário no edital.

(B) cabível a exigência de aquisição de edital como condição para participação no certame e o prazo de validade da proposta será de sessenta dias, se não houver disposição em contrário no edital.

(C) vedada a exigência de garantia de proposta e o prazo de sua validade será de trinta dias, se não houver disposição em contrário no edital.

(D) cabível exigir garantia da proposta e o prazo de sua validade será de trinta dias, se não houver disposição em contrário no edital.

(E) vedada a exigência de aquisição de edital como condição para participação no certame e o prazo de sua validade da proposta será de trinta dias, se não houver disposição em contrário no edital.

15) 33. No que se refere a atos administrativos é INCORRETO afirmar que:

(A) a expedição de uma certidão pela Administração Pública pode ser caracterizada como um ato administrativo declaratório.

(B) o ato administrativo complexo resulta da vontade de um único órgão, mas depende da verificação por parte de outro, para se tornar exigível.

(C) a licença e a admissão são espécies de ato vinculado.

(D) presunção de legitimidade e presunção de veracidade dos atos administrativos não possuem caráter absoluto. (E) denomina-se ato regulamentar ou geral aquele que alcança a todos que se encontrem na mesma situação abstrata prevista na sua edição e, portanto, não há destinatário determinado.

16) 34. No que tange às normas relativas ao processo administrativo disciplinadas pela Lei no 9.784/99, considere:

(5)

I. Em regra, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de dois dias, salvo motivo de força maior.

II. Pode ser argüida a suspeição de autoridade que tenha amizade íntima notória com algum dos interessados ou com os respectivos parentes e afins até o terceiro grau.

III. O interessado poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis.

IV. O administrado tem o direito de prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

Está correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I, III e IV. (D) II e III. (E) II e IV. Gabarito 01 – A 02 – E 03 – B 04 – D 05 – C 06 – A 07 – B 08 – E 09 – C 10 – B 11 – E 12 – A 13 – D 14 – A 15 – B 16 - D

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...