• Nenhum resultado encontrado

Universidade de São Paulo Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade de São Paulo Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

PROGRAMA DE BOLSAS DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA USP - MODALIDADE: MÉRITO ACADÊMICO

EDITAL INTERNO CRInt/EEFERP - nº 01/2016

Dispõe sobre o Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação da USP

A Comissão de Relações Internacionais da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/USP estabelece, nesse Edital, critérios complementares para seleção e indicação de alunos às bolsas de mérito, exclusivas a alunos EEFERP, no âmbito do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para Alunos de Graduação da USP. Esse Edital Interno segue as normas estabelecidas no Edital AUCANI nº 509/2016.

A. OBJETIVO:

O programa possibilita aos alunos de graduação, regularmente matriculados e com bom desempenho acadêmico, a participação em estudos, cursos e atividades de pesquisa no exterior, em Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras de destacado reconhecimento científico e acadêmico.

B. DAS BOLSAS:

Pelo Edital AUCANI nº 509/2016 foram disponibilizadas para alunos EEFERP:

- 01 (UMA) bolsa para aluno vinculado a programa de iniciação científica – a partir de agora, denominaremos essa opção como BOLSA IC;

- 01 (UMA) bolsa para aluno vinculado OU NÃO a programa de iniciação científica – a partir de agora, denominaremos essa opção como BOLSA NÃO-IC.

Período do intercâmbio: 2º semestre de 2016.

Os valores das bolsas estão definidos na página 01 do Edital AUCANI nº 509/2016.

C. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:

• Ter média normalizada maior ou igual a 5,0; • Possuir perfil de excelência acadêmica EEFERP;

• Ter completado, no momento da inscrição, no mínimo 40% e 04 semestres do total de créditos do curso atual;

• Não ter sido beneficiado com Auxílios/Bolsas de Programas de Mobilidade (Bolsas Santander, CsF, BMA, AUGM, etc);

Perfil de excelência EEFERP:

- alunos com média ponderada suja igual ou superior à média limpa do curso e até 01 reprova; ou

- se aluno possuir 02 ou mais reprovas, deverá ter média ponderada suja igual ou superior a 8,0.

(2)

Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

• Estar regularmente matriculado e não ter dependências em disciplinas obrigatórias do curso atual (são consideradas dependências as disciplinas conceituadas como RN, RA e RF que não tenham sido novamente cursadas com conceito final de aprovação até o momento da inscrição);

• Comprovar proficiência na língua do País da IES estrangeira, conforme exigências da mesma. No caso do Japão, comprovar proficiência em inglês.

• PARA A BOLSA IC – ver item 1.2.6 no Edital 509/2016.

D. DAS UNIVERSIDADES CONVENIADAS COM A EEFERP PARA CANDIDATURA:

Universidade País Site

Início Semestre Letivo Coordenador do Convênio Universidade de Coimbra (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física)

Portugal http://www.uc.pt/fcdef/ setembro Prof. Dalmo Roberto Lopes Machado Universidade de Lisboa (Faculdade de Motricidade Humana) Portugal http://www.fmh.ulisbo a.pt/pt/ setembro

Prof. Dalmo Roberto Lopes Machado University of Tsukuba Japão http://www.tsukuba.ac. jp/english/ outubro Profa. Myrian Nunomura E. INSCRIÇÕES:

As inscrições serão efetivadas em duas etapas:

Etapa 1 - Presencialmente, no período de 18/03 a 28/03/2016, no horário das 9h às 12h ou das 15h às 17h na Seção de Apoio Institucional da EEFERP (Bloco I – 2º andar), dias úteis.

Para se candidatar, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos: 1) Ficha de inscrição devidamente preenchida (ver Anexo I).

I. O aluno poderá escolher as Universidades constantes do Item D desse Edital, com as quais a EEFERP mantém convênio. (A aceitação do aluno é sempre condicionada aos critérios da Universidade de destino e à existência de vagas, porém, em virtude dos convênios firmados, a existência de duas vagas em cada IES por semestre é praticamente garantida).

(3)

Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

II. O aluno poderá optar entre:

II.1 - BOLSA IC (ver documentos item 2)

II.2 - e/ou BOLSA NÃO-IC (aberta a todos, inclusive aos concorrentes da opção BOLSA IC)

2) Se aluno optou pela BOLSA IC deverá apresentar:

- se já concluiu a Iniciação Científica, print screen do cadastro no Sistema Atena (solicitar à secretaria da Comissão de Pesquisa da Unidade) e certificado de apresentação de trabalho no SIICUSP

- se a Iniciação Científica estiver em andamento, print screen do cadastro no Sistema Atena (solicitar à secretaria da Comissão de Pesquisa da Unidade) e informação da data de término do Programa

- se participou de IC voluntário, certificado de apresentação de trabalho no SIICUSP Obs: A Iniciação Científica deverá ter sido realizada no vínculo (curso) atual

3) Histórico escolar atualizado;

4) Curriculum Lattes, no qual estejam evidenciadas atividades de iniciação científica, projetos de cultura e extensão, programas de monitoria ou outros programas das Pró-Reitorias, além de prêmios ou destaques recebidos.

I) Os comprovantes das atividades citadas no Curriculum poderão ser exigidos após o aluno ser classificado/selecionado. A não apresentação desses no prazo oportuno implicará a exclusão do candidato.

5) Comprovante de proficiência do idioma da Universidade de destino, conforme exigências da Instituição escolhida. No caso de Portugal, poderá ser apresentada uma declaração de suficiência, emitida por essa Comissão; no caso do Japão, certificados de conclusão de cursos no idioma inglês (cópia simples e original, para conferência). A proficiência será analisada por essa Comissão;

6) Contrato de Estudos/Estágio (ver Anexo II).

I) Escolher, no mínimo, 03 (três) disciplinas para cursar na IES estrangeira;

II) Entregar o Contrato de Estudos assinado e carimbado por um Professor da EEFERP.

O candidato poderá ser representado por terceiro quando da entrega da documentação, mediante apresentação por escrito de autorização nominal simples, devidamente datada e assinada por si.

Etapa 2: Somente os dois candidatos classificados e indicados na Etapa 01 (Bolsa IC e Bolsa Não-IC) deverão fazer uma segunda inscrição, dessa vez online no Sistema Mundus (quando chegarem as Cartas de Aceite enviadas pela IES estrangeira – até o dia 13 de abril de 2016).

(4)

Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Será necessário anexar os documentos previstos no item 2.3 do Edital AUCANI nº 509/2016. (Esses candidatos receberão orientações da CRInt/EEFERP).

F. PROCESSO SELETIVO Itens Eliminatórios:

I) Não estar em conformidade com algum dos itens (DOS REQUISITOS GERAIS) constantes no Edital AUCANI nº 509/2016;

II) Não apresentar média normalizada igual ou maior a 5,0; III) Não ter perfil de excelência acadêmica EEFERP;

IV) Não apresentar algum documento exigido na Etapa 1 desse Edital Interno.

Itens Classificatórios:

Os alunos, não eliminados, serão classificados em relação aos itens abaixo. Em caso de empate no 1º item, será considerado o próximo item e, assim, sucessivamente:

1º) Maior média normalizada (será considerada uma casa depois da vírgula); 2º) Maior percentual de conclusão de curso;

3º) Ter realizado atividades de iniciação científica, projetos de cultura e extensão universitária, programas de monitoria ou demais programas das Pró-Reitorias da USP, com ou sem recebimento de bolsa (por exemplo: Programa Aprender com Cultura e Extensão, Programa Ensinar com Pesquisa, entre outros);

4º) Contrato de estudos melhor estruturado, apresentando justificativa para o período de intercâmbio, assim como a relação e a adequação das disciplinas a serem cursadas;

5º) Ter recebido prêmios e destaques em iniciação científica, cultura e extensão e/ou inovação.

Obs: De acordo com os itens elencados acima serão feitas as classificações em duas listas:

LISTA DE CLASSIFICAÇÃO BOLSA IC - Será feita, primeiramente, a classificação dos alunos concorrentes à BOLSA IC. O primeiro nome da lista será o indicado a esta categoria de bolsa.

LISTA DE CLASSIFICAÇÃO BOLSA NÃO-IC – Será eliminado o primeiro colocado da BOLSA IC, para que NÃO HAJA ACÚMULO DE BOLSAS. Os demais alunos classificados da LISTA IC, caso tenham feito a opção de também concorrer à BOLSA NÃO-IC, se juntarão aos alunos NÃO ELEGÍVEIS À BOLSA IC e serão novamente classificados em uma segunda lista. O primeiro nome da lista será o indicado a esta categoria de bolsa.

G. COMPROMISSOS DO BOLSISTA:

Caso sejam contemplados com a bolsa, comprometem-se a:

(5)

Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

• Obter aprovação em, pelo menos, 65% do número total de créditos de disciplinas em que houver se matriculado ou avaliação satisfatória e cumprimento mínimo de 70% da carga horária de estágio. Caso contrário, deverá devolver parte da bolsa, a ser calculada pela Reitoria USP.

• Desistências - caso o aluno desista do processo após a indicação à bolsa por essa Comissão (ou seja, após o recebimento da Carta de Indicação ou da Carta de Aceite) e antes do início do intercâmbio, ele não poderá ser novamente beneficiado com Auxílios/Bolsas de Programas de Mobilidade (Bolsas Santander, CsF, BMA, AUGM, etc) para o mesmo período, sendo que as bolsas remanescentes serão redistribuídas pela AUCANI. Caso haja desistência após recebimento da primeira parcela da bolsa ou durante o intercâmbio, o aluno deverá devolver o valor total;

• Retornar ao Brasil no prazo de até 01 mês após o término do intercâmbio (determinado na Carta de Aceite);

Apresentar, no prazo máximo de 01 mês, após o término do intercâmbio, um Relatório de Intercâmbio (modelo será encaminhado) e Histórico Escolar;

Obs.: Para convalidar os créditos das disciplinas cursadas, é necessário apresentar, no retorno, a grade das disciplinas com nota de aprovação e respectiva carga horária ao Serviço de Graduação.

• Apresentar Pôster sobre atividades desenvolvidas no exterior durante Encontro de Internacionalização do Campus USP - Ribeirão Preto ou outro evento indicado pela CRInt/EEFERP;

• Atender às exigências constantes no Trâmite de Intercâmbio CRInt/EEFERP, no Edital AUCANI nº 509/2016, e nos regulamentos da IES estrangeira.

H. DOS RECURSOS

O aluno poderá interpor recurso no dia 01/04, mediante apresentação de justificativa, em única folha, assinada e datada, à CRInt/EEFERP, no horário das 8h às 12h ou das 13h às 15h. I. CRONOGRAMA:

De 18 a 28/03/2016 Período de inscrições na CRInt/EEFERP – Etapa 1 (A)

31/03/2016 Publicação dos resultados desse Edital Interno por e-mail e pelo

site aos classificados (C)

01/04/2016 Interposição de recurso, até às 15h (A)

04/04/2016 Resultado da análise do recurso, após 15h. (A)

De 04/04 a 11/04/2016 Período para que CRInt/EEFERP providencie Carta de Indicação/

Cartas de Aceite aos alunos selecionados (C)

11/04 e 12/04/2016 Retirada, pelos alunos selecionados, da documentação na CRInt

(necessária para inscrição no Mundus) (A)

12 e 13/04 Período de inscrições online, pelos alunos indicados, no Sistema

(6)

Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

25/04/2016 Homologação do Resultado Final pela AUCANI

20/06 a 31/08 Preenchimento do Termo de Outorga, abertura de conta no BB

(caso ainda não tenha) e preparativos finais (A)

(A) – Aluno (C) – Crint/EEFERP J. VALIDAÇÃO DOS ESTUDOS:

A validação dos créditos obtidos com as disciplinas cursadas pelo aluno seguirá as orientações constantes nas Resoluções CoG nº 4605/1998 e nº 4974/2002. Assim, ao retornar, o aluno deverá apresentar a documentação oficial pertinente à Comissão de Graduação, comprovando aprovação nas disciplinas cursadas.

(7)

Universidade de São Paulo

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO – Edital Interno CRInt/EEFERP nº 01/2016

CANDIDATO Nº USP SEMESTRE/ANO E-MAIL USP E-MAIL adicional Telefone Fixo ( ) Celular ( ) UNIVERSIDADE

ESCOLHIDA ( ) Coimbra ( ) Lisboa ( ) Tsukuba - escolher apenas 01 opção

TIPO DE BOLSA ( ) BOLSA IC (se for elegível) 2ª opção* ( ) BOLSA NÃO-IC

( ) BOLSA NÃO-IC (caso seja elegível somente para essa opção)

Responder somente quem optar pela

BOLSA IC Data de término do Programa de Iniciação Científica ____/____/______

* Alunos com Bolsa IC poderão também concorrer às Bolsas NÃO-IC

__________________________________ Assinatura do Aluno

Referências

Documentos relacionados

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Então os pais divulgam nosso trabalho, e a escola também ela divulga todos os resultados, então nós temos alguns projetos que desenvolvemos durante o ano letivo, que

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento