• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

(2)

Política de Manutenção e Aquisição de Equipamentos

Laboratórios da Área de Informática

Universidade Anhembi Morumbi

1. Política geral dos Laboratórios da Área de Informática

• Adotar medidas com vista à racionalização dos horários de aulas e do uso dos espaços físicos disponíveis;

• Melhorar as condições das instalações físicas e dos laboratórios existentes e propiciar os equipamentos de apoio necessário;

• Recuperar e modernizar as instalações e infra-estrutura dos laboratórios existentes;

• Ampliar as instalações laboratoriais de modo a atender as necessidades dos programas educacionais da instituição;

• Equipar os laboratórios, de modo a possibilitar sua modernização e efetivo funcionamento;

• Assegurar a manutenção e o perfeito funcionamento dos equipamentos.

2. Política de manutenção de equipamentos 2.1 Introdução

É necessário que os equipamentos utilizados sejam submetidos a manutenções preventivas periódicas para se obter êxito nos trabalhos realizados.

2.2 Objetivo

Esta seção tem por objetivo descrever a sistemática utilizada pelos Laboratórios da Área de Informática para o controle dos equipamentos, no que diz respeito à identificação, à manutenção e ao seu uso.

2.3 Identificação e inventário 2.3.1 Identificação

Os equipamentos existentes nos Laboratórios da Área de Informática são identificados de forma permanente por meio de chapas que são coladas a cada aparelho gravadas com um código de barras e um código composto por 5 números, denominado como seu número de patrimônio.

2.3.2 Inventário

Os equipamentos dos Laboratórios da Área de Informática são registrados em planilhas separadas por laboratório específico em que os mesmos se localizam. Nesta planilha são registrados os nomes do equipamento, marca, modelo, número de série e número de patrimônio.

Existe também um arquivo onde são guardadas todas as notas fiscais de compra separadas por fornecedores.

2.4 Controle dos Equipamentos

O controle dos equipamentos é realizado através de acompanhamento periódico de manutenção preventiva e corretiva.

(3)

2.4.1 Manutenção

2.4.1.1 Manutenção regular

A manutenção dos laboratórios é realizada constantemente por uma equipe de funcionários qualificados.

A equipe de manutenção é composta de vários técnicos e assistentes. Os técnicos possuem formação em eletrônica, curso superior ou em curso, realizando cursos de aperfeiçoamento e experiência na montagem de microcomputadores, redes estruturadas, Internet, conserto de monitores, cpu’s, impressoras laser e jato de tinta, teclados, mouses e estabilizadores.

Na maioria dos laboratórios, é realizada uma manutenção preventiva dos equipamentos pelos próprios técnicos. Em outros, mais específicos, mantemos um cadastro das assistências técnicas autorizadas para fazer reparos e manutenção de equipamentos.

2.4.1.2 Manutenção preventiva

Contamos com monitores nos laboratórios que realizam manutenção nos microcomputadores no que se refere ao funcionamento de softwares e zelamos pelo bom funcionamento dos equipamentos existentes.

2.4.1.3 Manutenção de equipamentos danificados

Será retirado de uso o aparelho que durante uma preventiva ou utilização:

Sofrer danos ou sobrecarga;

Apresentar mau funcionamento;ou

O monitor que detectou o problema registra o fato no sistema dos Laboratórios da Área de Informática.

O técnico verificar diariamente os chamados abertos e procura solucioná-los ou comunica aos Líderes de laboratórios para que providenciem o envio do equipamento para uma assistência técnica autorizada para conserto em garantia ou execução de orçamento. A saída do aparelho é acompanhada da emissão de uma carta de saída do equipamento em papel timbrado da instituição, emitida pelo Líder dos Laboratórios, que deve ser protocolada na empresa que está recebendo o equipamento, e de um documento de transferência descrevendo o tipo de equipamento, marca, modelo, número de série, número de patrimônio, quem autoriza a saída e quem retirou o equipamento.

Após aprovação do orçamento pelo setor financeiro da Universidade, o serviço é autorizado e assim que o mesmo é executado, o equipamento consertado é recolocado em uso.

Todas as manutenções são registradas e passam a ser arquivada para acompanhamento de manutenção de cada máquina ou equipamento dos Laboratórios da Área de Informática.

(4)

3. Política de Implantação, aquisição de equipamentos e softwares 3.1 Introdução

Os estudos para implantação de novos laboratórios e aquisições softwares novos e ou atualização de versões são realizados anualmente com base no planejamento dos cursos, visando atender às necessidades didático-pedagógicas e de pesquisa. A partir daí é elaborado um plano de execução que é submetido à aprovação orçamentária e, uma vez aprovado, é direcionado à área administrativa que se encarregará da execução em conjunto com a coordenação de curso para orientação quanto às especificidades de cada área.

O departamento de Arquitetura e Projetos em conjunto com a coordenação responsável pelos laboratórios, fazem uma pesquisa com outras instituições para efeito de benchmarking.

3.2 Objetivo

Esta seção tem por objetivo descrever a sistemática utilizada pelos Laboratórios da Área de Informática para a aquisição de novos equipamentos, como parte da política de atualização dos mesmos.

3.3 Pedido de compras

Todos os pedidos de equipamentos devem conter os seguintes itens:

• Descrição completa dos equipamentos solicitados a serem incorporados às especificações para a compra.

• Qual será a utilização nas aulas a serem ministradas.

• Data de utilização do equipamento;

• Identificação do setor, curso ou laboratório ao qual se destina o equipamento para débito no correspondente centro de custos.

Os pedidos de compra devem ser entregues ao setor de compras com pelo menos 30 dias de antecedência da data de utilização do equipamento para que possa haver tempo hábil para a obtenção de pelo menos três orçamentos em diferentes empresas e aprovação do mesmo pelo setor financeiro.

3.4 Aquisição de novos equipamentos

A cada novo curso implantado pela universidade é feito um planejamento da infra-estrutura necessária, desde o primeiro semestre letivo até a conclusão do curso.

A área responsável pela administração dos diversos laboratórios deve buscar, em primeira instância, a otimização de uso e o compartilhamento dessas áreas pelos diversos cursos. A Anhembi Morumbi, por meio de uma política educacional alicerçada na inovação tecnológica, vem se tornando referência em termos de infra-estrutura para a prática do ensino. Desta forma, tem investido em tecnologia, criação e desenvolvimento de espaços multidisciplinares, que permitam a reprodução da realidade, além de manter parcerias com outras instituições.

Os equipamentos devem ser fornecidos com nota fiscal, com a garantia de qualidade, com Certificado de garantia inicial e com o manual contendo instruções completas para instalação, manutenção e utilização.

(5)

4 Responsabilidades

4.2.1 Coordenador dos Laboratórios

Com relação aos equipamentos, cabe ao Coordenador dos Laboratórios da Área de Informática:

• Acompanhar o processo de aquisição de novos equipamentos e softwares;

• Solicitar inclusão no patrimônio da Universidade dos aparelhos existentes e adquiridos;

• Elaborar os cronogramas de manutenção preventiva e assegurar seu cumprimento;

• Arquivo e manutenção das notas fiscais de compra, manuais dos equipamentos e históricos de manutenção de cada equipamento;

• Providenciar e acompanhar os processos de manutenção tanto preventiva quanto de aparelhos danificados pelo uso.

Com relação aos equipamentos, cabe ao Monitor responsável por cada Laboratório da Área de Informática:

• Familiarizar-se com os procedimentos de manutenção, operação dos equipamentos;

• Assegurar o bom funcionamento dos equipamentos antes e durante o período da aula prática;

• Registrar no sistema de ocorrências dos Laboratórios da Área de Informática qualquer problema detectado nos equipamentos e comunicar ao Líder dos Laboratórios para que sejam tomadas as providências para reparo dos mesmos.

Referências

Documentos relacionados

computador ofertado e marca do fabricante do microcomputador deve constar no monitor na parte frontal do mesmo com “serigrafia” ou similar. Não serão aceitas etiquetas adesivas.

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Aos vinte e cinco dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e quatro, realizou-se a décima segunda reunião do Comitê Executivo da Confederação Parlamentar das Américas– COPA, no

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Não houve diferenças estatísticas no tipo de bactéria isolada segundo os grupos definidos (Streptococcus sp, outros aeróbios e anaeróbios) com relação ao uso ou não

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

CDL, Cateter de Duplo Lúmen; CHML, Centro de Hemodiálise Monteiro Leite; CTDL, Cateter Tunelizável de Duplo Lúmen; CTLI, Cateter Tunelizável de Lúmens