• Nenhum resultado encontrado

Projeto Parcerias Saúde e Sociedade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Parcerias Saúde e Sociedade"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Projeto Parcerias Saúde e Sociedade

Subprojeto: Aquisição de Equipamentos para as Unidades de

Tratamento Intensivo.

1. Plano de Gerenciamento do Projeto:

O Projeto de Aquisição de Equipamentos para as Unidades de Tratamento Intensivo – UTI para o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas será gerenciado pela Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas através de seu representante legal, Sr. Marcelo Bósio, Presidente da AMIPV e o Rotary Club Porto Alegre - Floresta.

2. Termo de Abertura:

Termo de Abertura do Projeto de Aquisição de Mobiliário Hospitalar - Camas Fowler

Aos onze dias do mês de abril de 2008, na sala 701 do HMIPV, presentes Marcelo Bósio, presidente da AMIPV, Carlos Henrique Casartelli, Diretor-Geral do HMIPV, foi definido que a AMIPV desenvolverá um projeto de aquisição dos seguintes equipamentos:

• Aquisição de Respirador utilizado em UTIs para ventilação mecânica. As Unidades beneficiadas com o Projeto são: UTI Pediátrica; UTI de Neonatologia e UTI Adulto, possibilitando dotar estes Setores de condições adequadas de atendimento a seus pacientes.

(2)

• Aquisição de Monitores multiparamétrico para monitoração de pacientes em UTI. As Unidades beneficiadas com o Projeto são: UTI Pediátrica; UTI de Neonatologia e UTI Adulto, possibilitando dotar estes Setores de condições adequadas de atendimento a seus pacientes.

Esta aquisição será efetuada pela AMIPV em parceria com o Rotary Club Porto Alegre – Floresta, com base no Protocolo de Intenções firmado entre as Entidades dentro do Projeto Parcerias Saúde e Sociedade, com posterior doação ao HMIPV através de Termo Específico de Doação de Bens Móveis.

Os equipamentos adquiridos serão adequados ao layout das instalações do HMIPV, servindo, futuramente, para a padronização de compra destes equipamentos por parte da AMIPV, havendo novos recursos e interesse da direção do Hospital.

3. Declaração de Escopo:

O Projeto de Aquisição de Equipamentos para UTIs se destina à aquisição dos seguintes equipamentos e quantitativos:

• Aquisição de 3 (três) Respiradores para ventilação mecânica para uso nas Unidades de Tratamento intensivo do Hospital;

• Aquisição de 4 (quatro) Monitores Multiparamétrico para uso nas Unidades de Tratamento intensivo do Hospital.

Os equipamentos adquiridos serão doados, através de documento específico assinado pelo Presidente da AMIPV e pelo Diretor-Geral do HMIPV, sem nenhum custo para o Hospital.

As descrições das especificações dos equipamentos a serem adquiridos foram fornecidas pela Direção do Hospital, sendo que este permitirá aos associados da AMIPV e

(3)

Rotary Club Porto Alegre – Floresta, ou outras pessoas credenciadas pela direção das entidades parceiras no projeto, tenham acesso ás instalações onde serão instalados os mesmos, para fins de averiguações, medições e outras atividades necessárias ao bom cumprimento deste projeto.

Caso os recursos angariados até o final do desenvolvimento do projeto não atendam aos valores totais estimados, ou se estes forem acima do esperado, poderão ser aceitas as seguintes situações:

- compra de quantitativo menor ou maior que o estimado, conforme o caso; - compra de equipamento com qualidade superior;

- compra de quantitativo estimado e aquisição de outros equipamentos para uso em enfermaria hospitalar, definido pela Direção do HMIPV e com a aprovação das demais entidades envolvidas no Projeto;

Os equipamentos a serem adquiridas deverão atender as seguintes especificações mínimas de modelo e qualidade:

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO RESPIRADOR:

Ventilador de plataforma eletrônica microprocessada, servo-controlado, para uso no tratamento da insuficiência respiratória de pacientes adultos e pediátricos e transporte pelo Hospital, que atenda aos requisitos abaixo discriminados.

Modos mínimos de ventilação:

O equipamento deverá apresentar, no mínimo, 8 (oito) opções de modalidades ventilatórias: Ventilação Controlada (CMV), Assistido-Controlada, SIMV, SIMV com Pressão de Suporte, CPAP; CPAP-Pressão de Suporte, BIPAP - permitindo ventilação controlada a pressão, com ventilação espontânea durante as fases inspiratória e expiratória; BIPAP com Pressão de Suporte associada.

(4)

Deverá apresentar também Ventilação Não Invasiva com compensação de fugas, com ajuste de alarme de tempo de desconexão de máscara.

Características Gerais Mínimas:

Deverá possuir todos os comandos, menus e mensagens em Português. Deverá permitir ser posicionado à direta ou esquerda do paciente.

Deverá ser compacto, com peso máximo de 30 Kg.

A Pressão de Suporte deve permitir Suporte Pressórico convencional e também suporte pressórico com variabilidade da rampa ascendente pressórica por atenuação do fluxo. A Pressão de Suporte deve permitir término por fluxo ou por tempo.

Deverá possuir ventilação de back-up: Ventilação controlada acionada automaticamente em caso de apnéia. Ventilação de apnéia configurável, com ajuste de volume corrente, freqüência respiratória e tempo de apnéia.

Ventilação com compensação de fugas e compensação de complacência.

Deverá possuir tecla ou comando de aspiração de secreções com pré-oxigenação, detecção automática de desconexão e reconexão, e pós-oxigenação com desligamento automático e sem alarmes desnecessários.

Comando para inspiração manual.

Deverá possuir tecla para pausa inspiratória prolongada (superior a 10 segundos). Mensagens de auxílio para ajuste de parâmetros, com bloqueio para ajustes indevidos. Deverá possuir um sistema de emergência que garanta que na falta de qualquer um dos gases (AR ou O2) o equipamento continue ventilando o paciente com os mesmos parâmetros determinados (volume, pressão, etc.), mas alarmando a alteração na Concentração de Oxigênio pré-determinada.

Deverá possuir um sistema interno de gerador de Ar Comprimido por pistão, ventoinha de alto desempenho ou turbina, que permita o funcionamento do respirador totalmente independente das redes de Ar e O2 (simultaneamente).

(5)

Painel que permita, no mínimo, o controle dos seguintes parâmetros, nas faixas indicadas:

• Volume Corrente: 50 até 2.000 ml;

• Freqüência: 3 até 80 rpm;

• Relação I:E 11:1 até 1:20;

• Pressão inspiratória: 0 até 100 mbar;

• PEEP: 0 até 35 mbar;

• PEEP interm./Suspiro: 0 até 35 mbar;

• Pressão Suporte sobre a PEEP: 0 até 35 mbar;

• Aceleração fluxo: 5 até 200 mbar/s;

• Tempo inspiratório: 0,2 até 10 s;

• Fluxo inspiratório: permitindo 180L/min.

• Sensibilidade por fluxo: de 1 até 15 L/min.

• Concentração O2: 21 até 100%;

Monitor de ventilação:

Tela integrada ao gabinete do equipamento, pré-configurável com apresentação de curvas de pressão e fluxo em tempo real, valores e mensagens de alarme em Português.

Indicação do tipo de alimentação no painel: alimentação elétrica, bateria interna, bateria externa.

Tecla especial de segurança para bloquear comandos no painel, evitando ajustes indevidos prejudiciais ao paciente.

Sensor de oxigênio incorporado para monitorar a fração de oxigênio entregue ao paciente. Monitoração digital dos seguintes parâmetros ventilatórios:

• Pressão de vias aéreas: pico, platô, média, mínima;

• Volume minuto (VM);

(6)

• Volume minuto espontâneo (VMe);

• Medidas de freqüência: total e espontânea;

• Concentração de oxigênio medida após a mistura.

Alarmes mínimos:

• Pressão de via aérea superior;

• Volume minuto expiratório superior;

• Volume minuto expiratório inferior;

• Concentração de oxigênio inspirado alta;

• Concentração de oxigênio inspirado baixa;

• Taquipnéia;

• Apnéia;

• Volume Corrente inspiratório superior;

• Bateria baixa.

• Temperatura;

• Desconexão;

Alimentação elétrica:

Alimentação Elétrica: 100 / 240V AC, comutação automática, 50/60 Hz.

Bateria interna integrada com autonomia mínima de 45 minutos, com comutação automática e carga automática sem necessidade de comandos adicionais.

Entrada para bateria externa de corrente contínua de 10 a 36 V.

Adicionalmente a proposta deve atender e mencionar, explicitamente, os seguinte requisitos:

1. Fornecimento de dois circuitos respiratórios de silicone (com traquéias lisas por dentro), autoclaváveis, completos para pacientes adultos e pediátricos;

2. Fornecimento dois joelhos conectores, autoclaváveis, para circuitos respiratórios; 3. Fornecimento de 50 (cinquenta) unidades de Filtros-umidificadores descartáveis;

(7)

4. Fornecimento das extensões (mangueiras ou chicotes), necessárias;

5. Fornecimento de carro ou pedestal com rodízios e com carretel para as mangueiras de gases;

6. Fornecimento de braço articulável para sustentação do circuito de paciente; 7. Fornecimento de bateria interna com autonomia mínima de 45 minutos;

8. Fornecimento de todos os cabos, conexões, acessórios, etc., indispensáveis ao funcionamento do equipamento;

9. Possibilidade de atualização tecnológica no caso de novas funções a serem desenvolvidas pelos fabricantes.

10. Deverá possuir no mínimo os protocolos de comunicação:RS 232, MEDIBUS-protocolo para transmissão de ajustes, valores medidos e mensagens de alarmes.

11. Fornecimento de manual(is) de operação original(is) e atualizado(s); 12. Fornecimento de treinamento de operação nas dependências do Hospital;

13. Garantia mínima: 12 (doze) meses;

14. Obrigatoriamente deverão acompanhar a proposta todos os Catálogos Técnicos

comprobatórios de todos os itens desta Descrição Técnica, originais ou em cópia colorida;

15. Obrigatoriamente deverá acompanhar a proposta uma cópia autenticada do Registro

no Ministério da Saúde do modelo ofertado.

16. Obrigatoriamante deverá acompanhar a proposta dois atestados de fornecimento de

Hospitais onde o equipamento ofertado encontra-se instalado com o respectivo telefone e nome da pessoa responsável para contato.

Valor unitário estimado: R$ 43.100,00

(8)

MONITOR MULTIPARAMÉTRICO

Monitor Multiparamétrico com Parâmetros Pré-configurados para ECG, Respiração, Saturação, Temperatura, Pressão Não Invasiva e duas Pressões Invasivas :

Possibilidade de receber módulo de Débito Cardíaco intercambiável entre os monitores; Possibilidade de receber módulo de Capnografia intercambiável entre os monitores; Possibilidade de expansão para até 04 Pressões Invasivas;

Com tela colorida de no mínimo 10” (dez) e no máximo 12” (doze) polegadas medidas na diagonal, com no mínimo 06 (seis) canais selecionáveis em suas posições, com pelo menos um deles selecionável para display numérico ou numérico e curva.

Com possibilidade expansão para até 08 (oito) Canais;

Com Software e painel em português, dotado de alça e bateria interna para transporte. Com peso máximo, com bateria e com todos os opcionais solicitados, de 10 Kg,

Sistema de auto-ajuste da tela no momento da instalação dos cabos ao paciente;

Programa para tendência Tabular e Gráfica com display na tela, de no mínimo 24 horas.

Programa para armazenar de no mínimo 45 (quarenta e cinco) alarmes ocorridos, incluindo o armazenamento das formas de onda do parâmetro que alarmou e os valores numéricos dos demais parâmetros no momento do disparo do alarme, para posterior análise clínica.

Bateria interna recarregável, com indicação do estado da carga na tela, com autonomia superior a 65 minutos.

Possibilidade de selecionar softwares diferenciados para pacientes adultos, pediátricos e neonatais, com indicação na tela do tipo de paciente monitorizado (Adulto, Ped. ou Neo.). Alarmes ajustáveis pelo usuário para todos os parâmetros, com tecla de atalho no painel e possibilidade de auto-ajuste de todos os alarmes com um único comando.

Display para todos os alarmes em, pelo menos, três cores e tons diferentes conforme a gravidade;

(9)

Apresentação de históricos de alarmes;

Possibilidade de atualização e incrementação de software via cartão de memória; Possibilidade de ligação em rede com e sem a necessidade de cabos (Wireless);

Possibilidade de ligação com a Central de Monitorização (informar na proposta o número do Registro da Central no Ministério da Saúde);

MONITORAÇÃO DE ECG com: compatibilidade com cabo de 3, 5 ou 6 vias, faixa de medição mínima de 15 a 300 bpm, detecção de marcapasso e proteção para desfibrilação; detecção de arritmias letais (assistolia, taquicardia e fibrilação) e sincronismo com cardioversor.

MONITORAÇÃO DE SPO2 com: Possibilidade de selecionar no menu do monitor o tipo de sensor de SPO2 que será utilizado entre: sensores tipo NELLCOR e sensores tipo MASIMO, display de forma de onda pulsátil, saturação de O2, PPR; e display de mensagens de status e de intensidade de sinal;

MONITORAÇÃO DE TEMPERATURA com: 01 canal de temperatura (retal / esofágico e transcutânea).

MONITORAÇÃO DE PRESSÃO SANGUÍNEA MÉTODO NÃO INVASIVO com: monitoração para adulto, criança e neonato; modos de medida automática com ciclos selecionáveis e medição manual; Intervalo de medição automática com pelo menos 12 opções selecionávies dentro da faixa de 2 a 240 minutos e tecla/ botão específico para medições manuais; Cabeçalho incluindo a unidade em mm Hg após a medida; Disponibilidade de selecionar no mínimo entre 04 (quatro) opções de pressões de insuflação de acordo com o tipo do paciente: no máximo 100 mmHg como primeira opção, no máximo 150 mmHg, no máximo 180 mmHg e no máximo 270mmHg para as demais opções, com cortes de segurança por software e por hardware.

MONITORAÇÃO DE PRESSÃO SANGUINEA MÉTODO INVASIVO com: 02 (dois) canais, com possibilidade de expansão para até 04 canais. Faixa de medida de: –40 a 400 mmHg.

(10)

Com possibilidade de selecionar no mínimo as seguintes pressões invasivas pré-configuradas: Pressão Intracraniana, Pressão Venosa Central, Pressão Arterial, Pressão da Artéria Pulmonar, Pressão do Ventrículo esquerdo, Pressão do Ventrículo direito, Presão do Átrio direito e possibilidade de configurar pelo menos duas pressões genéricas. Alimentação elétrica 110 V / 220 V bivolt.

A critério do Hospital, poderá ser solicitada demonstração do equipamento ofertado para efeitos de avaliação técnica, com o prazo máximo para envio do equipamento para teste de 15 dias. A não avaliação dentro do prazo determinado ou a avaliação técnica negativa determinará sua desclassificação.

A empresa deve possuir certificado de Boas práticas de fabricação/ Armazenamento e distribuição de produtos médicos (RDC 59) e certificação com relação às normas: NBR IEC 60601-1, NBR IEC 60601-2-13, NBR IEC 60601-1-2.

ACESSÓRIOS QUE DEVERÃO ACOMPANHAR OS EQUIPAMENTOS:

01 (Uma) Bateria com autonomia superior a 65 minutos; 01 (Um) Cabo de ECG de 3 vias;

01 (Um) Cabo de extensão com, no mínimo 2m, para SPO2 01 (Um) Sensor de SpO2 adulto / pediátrico reutilizável; 01 (Um) Manguito Adulto reutilizável;

01 (Um) Manguitos Adulto Obeso reutilizável;

02 (Dois) Cabos para Pressão Invasiva com conector que possibilite acoplar qualquer marca de transdutores de Pressão;

01 (Uma) Placa ou suporte para fixação do monitor à prateleira da CTI

Demais cabos e acessórios necessários ao perfeito funcionamento dos equipamentos.

(11)

A empresa deve possuir certificado de Boas práticas de fabricação/ Armazenamento e distribuição de produtos médicos (RDC 59) e certificação com relação às normas: NBR IEC 60601-1, NBR IEC 60601-2-13, NBR IEC 60601-1-2.

Fornecimento de manual (is) de operação original (is) e atualizado(s).

Fornecimento de treinamento de operação do equipamento sem ônus adicional para o Hospital

Assistência técnica local autorizada. Indicar empresa(s) responsável(is) e respectivo(s) endereço(s);

Obrigatoriamente deverá acompanhar a proposta todos os catálogos e material (is) ilustrativo(s), referente(s) ao(s) modelo(s) ofertado(s), comprobatório dos itens desta especificação técnica, original(is) ou em cópia colorida.

Não serão consideradas propostas que forem cópia fiel desta especificação técnica;

Os proponentes deverão obrigatoriamente mencionar na proposta todos os itens solicitados.

O(s) item(ns) não informado(s), ou não comprovados por catálogo ou folha de dados oficial do fabricante será(ão) considerados como não atendido(s).

Obrigatoriamente deverá acompanhar a proposta uma cópia autenticada do Registro no Ministério da Saúde do modelo ofertado e dois atestados de fornecimento deste modelo com telefones e pessoas para contato.

Valor Unitário estimado: R$ 22.148,00

Valor Total estimado: R$ 88.592,00

Não poderá ser aceita a compra de equipamentos que não atendam as especificações mínimas de modelo e qualidade definida no Projeto.

(12)

4. Legislação a ser atendida:

As compras a serem efetuadas devem utilizar o modelo de aquisições proposto na Legislação Federal aplicável (lei de licitações), sempre precedida de três orçamentos. As prestações de contas dos recursos recebidos deverão atender a boa norma contábil e demais legislações que regulamentam a matéria.

5. Cronograma Preliminar:

a) Formalização do projeto – redação, assinaturas, divulgação aos associados: 10

dias.

b) Levantamento das especificações de equipamentos, custos, fornecedores, prazos de entrega, verificação de qualidade dos produtos existentes no mercado:

15 dias.

c) Elaboração de material de divulgação do projeto: 60 dias.

d) Levantamento de possíveis doadores e Contatos com entidades e pessoas que possam financiar o projeto: 60 dias.

e) Arrecadação dos recursos para o projeto: 60 dias. f) Aquisição e recebimento dos equipamentos: 20 dias. g) Doação dos equipamentos ao HMIPV: 5 dias.

h) Avaliação do projeto.

Estimamos que o prazo total de execução do projeto é de 150 (cento e cinqüenta) dias. O prazo estipulado de uma atividade pode se sobrepor as outras.

(13)

6. Avaliação de Custos:

A avaliação dos custos do projeto, de forma preliminar é a seguinte:

a) formalização do projeto – Sem Custos (trabalho voluntário)

b) material de divulgação/custos de contatos/outras despesas administrativas –

Sem custos (trabalho voluntário)

c) equipamento a serem adquirido – R$ 218.021,30

d) Custo total estimado – R$ 218.021,30

7. Critérios de Qualidade:

Os critérios de qualidade do projeto são os seguintes:

a) não serão aceitos recursos provenientes de doações de origem desconhecida, duvidosa ou que não atendam as legislações que regulam as entidades sociais;

b) os recursos recebidos serão sempre efetuados mediante recibo firmado pelo Presidente e Tesoureiro da AMIPV, lançados na contabilidade especifica do projeto e na geral da entidade;

c) as compras efetuadas atenderam a legislação vigente, não podendo ser comprados equipamentos sem notas fiscais e recolhimento de taxas e impostos legais vigentes na data de sua efetivação;

d) os equipamentos adquiridos deverão atender as especificações mínimas estipuladas por este projeto;

(14)

8. Necessidades de comunicação:

Para o bom andamento do projeto serão importantes as seguintes comunicações:

a) Divulgação a todos os membros dos Conselhos de Coordenação, Fiscal e Consultivo da AMIPV da íntegra do projeto;

b) Divulgação aos associados dos objetivos do projeto e sua forma de desenvolvimento;

c) Divulgação aos associados do Rotary Club Porto Alegre – Floresta;

d) Divulgação para os Clubes Rotarianos dos objetos do Projeto para ampliar o apoio na execução do Projeto;

e) Divulgação ao corpo diretivo do HMIPV do projeto, com vistas a garantir o envolvimento dos Funcionários na execução dos objetivos;

f) Divulgação à direção da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Porto Alegre dos objetivos do projeto, buscando maior publicidade do mesmo;

g) Divulgação a empresas das áreas de equipamentos hospitalares sobre os objetivos do projeto, buscando facilitar o futuro processo de compra;

h) Divulgação à sociedade local, visando ampliar a simpatia pelas causas defendidas pela AMIPV no apoio ao HMIPV;

i) Divulgação à clientela do HMIPV para que esta valorize o esforço do Hospital em qualificar o atendimento prestado e o reconhecimento da parceria com o Rotary Club Porto Alegre - Floresta.

(15)

9. Qualidade a ser atendida e garantida:

a) Garantir a qualidade dos equipamentos adquiridos para que atendam os objetivos propostos e a necessidade do HMIPV na qualificação do atendimento; b) Garantir a qualidade dos equipamentos de modo a facilitar o seu uso na rotina

do Hospital;

c) Garantir a qualidade dos equipamentos de modo que a vida útil do mesmo atenda os critérios estabelecidos pelo fabricante.

10. Análise de Riscos:

São os seguintes os riscos do projeto:

a) Não arrecadar recursos suficientes para a aquisição de todos os equipamentos previstos;

b) Arrecadar os recursos previstos, entretanto, na data da aquisição dos mesmos serem insuficientes para atender a quantidade estimada.

11. Necessidade das Aquisições:

As aquisições propostas no projeto são necessárias considerando a avaliação estratégica da Direção do HMIPV, para qualificar o atendimento nas áreas de UTI de Neonatologia, UTI Pediátrica e UTI Adulto.

(16)

12. Implementação:

A implementação do projeto ficará a cargo do Presidente da AMIPV, Sr. Marcelo Bósio e do grupo de trabalho designado para o mesmo.

As despesas iniciais do projeto serão supridas com recursos próprios da AMIPV, sendo posteriormente ressarcidas com os recursos provenientes da arrecadação do mesmo, lançadas adequadamente nos balancetes da tesouraria.

13. Controle:

Caberá ao Tesoureiro André Béllio efetuar o controle dos recursos recebidos, físicos e financeiros, bem como o controle das metas a serem atingidas, informando semanalmente ao Presidente da AMIPV.

O Controle do cumprimento das metas estabelecidas no detalhamento do cronograma ficará de responsabilidade do Rotary Club Porto Alegre - Floresta.

14. Aceitação / encerramento:

A aceitação dos equipamentos, ao final do processo de aquisição será efetuada por representantes da AMIPV, Rotary Club Porto Alegre – Floresta e HMIPV, devendo ser lavrado ata devidamente assinada pelos presentes.

O projeto será encerrado, através de termo específico firmado pelo Presidente da AMIPV e Rotary Club Porto Alegre – Floresta.

(17)

15. Lições aprendidas:

Após o encerramento do projeto, os assessores deverão apresentar as lições aprendidas no curso do desenvolvimento do projeto, em forma de relatório, a ser apresentado em reunião do Conselho de Coordenação da AMIPV e Rotary Club Porto Alegre - Floresta.

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,