• Nenhum resultado encontrado

1. Situação Anterior. 2. Descrição do Trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Situação Anterior. 2. Descrição do Trabalho"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Projeto e Procedimentos de Implantação do Sistema de Eficiência Energética na Sede da SMAAS (Gerando Economia de Energia Elétrica sem perda de Qualidade)

Belo Horizonte 2013

(2)

Projeto e Procedimentos de Implantação do Sistema de Eficiência Energética na Sede da SMAAS (Gerando Economia de Energia Elétrica sem perda de Qualidade)

Relatório técnico-científico apresentado para concorrer ao I Prêmio Inovar BH, conforme Edital SMARH nº 01/2013, na categoria Experiência e Iniciativas de Sucesso Implementadas ou em Processo de Implementação

Belo Horizonte 2013

(3)

1. Situação Anterior

Detectamos em meados de 2009 que a sede da SMAAS, situada na Rua dos Tupis, 149 / 12º ao 15º andar – Centro, de longa data apresentava um consumo inadequado de energia elétrica. Tal consumo acabava por acarretar gastos financeiros bem além daqueles que, de fato, os cofres municipais deveriam quitar junto a Companhia Energética Minas Gerais (Cemig).

2. Descrição do Trabalho

Há uma preocupação constante, manifesta neste início de século XXI, por procedimentos que permissione uma melhor Eficiência Energética, preservando a natureza, de forma garantir sustentabilidade energética no futuro.

Procurado pelo então Gerente de 1º Nível em junho/2009, este me solicitou apoio no intuito de elaborar e promover uma forma de gerar uma economia de até 10% (dez por cento) na sede da SMAAS, anualmente, com relação ao consumo de energia elétrica. Ante tal pedido vimo-nos motivados por darmos a nossa colaboração, visando não somente a economia financeira pleiteada, mas procurarmos também gerar uma melhor qualidade de iluminação (conforto) ao nosso público alvo, que eram os próprios servidores da SMAAS.

2.1 Objetivos Propostos e Resultados Visados

O nosso objetivo ao idealizarmos este trabalho inicialmente era o de termos pelo menos uma economia financeira na ordem de 10% (dez por cento) ao término de cada exercício, sem acarretar transtornos de qualidade nos ambientes de trabalho.

(4)

Os resultados obtidos deste trabalho nos traz grande satisfação, uma vez que o monitoramento que mensalmente tem sido efetuado, desde o início da implementação do projeto, demonstra que a economia gerada ultrapassou, em muito, nossas expectativas, mesmo quando em algum momento percebemos que o consumo foi maior que o aferido em igual época do exercício anterior.

2.2 Público Alvo do Trabalho

O tempo todo de elaboração e implantação do projeto foi visado em prol de todos servidores da SMAAS (sede).

2.3 Ações e Etapas da Implementação

Conforme arquivos anexos a presente apresentação, foi elaborado então os primeiros passos do projeto. Iniciamos primeiramente contato com profissional da SMAGEA para que, juntos, pudéssemos conhecer a realidade que se apresentava como desafio a ser vencido.

Estudamos então o consumo aferido desde setembro/2008 para pudéssemos compreender e aplicar as etapas previstas no projeto. A primeira etapa, após averiguarmos o dimensionamento físico de cada sala, foi à elaboração de um diagnóstico físico, através de Diagrama de Causa e Efeito (6M), também conhecido como “Espinha de Peixe” com intuito de conhecermos a realidade de cada sala, com seus materiais, tipo de maquinário utilizado, dias e horários de atendimento, bem como ressaltar o objetivo proposto.

A partir das informações registradas no citado diagrama foi elaborado através de alguns PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Ajustar), um planejamento estratégico (também conhecido como 5W2H). O nosso objetivo com este planejamento estratégico foi o de permitir que cada etapa do presente projeto pudesse trazer informações sobre os objetivos, os prazos, onde deveriam ocorrer os procedimentos, bem como nomear quem seriam os responsáveis por cada etapa a ser dada, para que pudéssemos cobrar a responsabilidade de

(5)

cada momento, bem como informe sobre os valores a serem dispendidos. Tudo isso objetivando que o projeto saísse do papel e se tornasse realidade.

Através de pequenos informativos, afixados na saída de cada sala de trabalho ou corredor, iniciou-se um trabalho de conscientização dos trabalhadores, procurando lembrar aos mesmos que pequenos gestos podem trazer benefícios para todos. Tal atitude visava promovermos uma mudança de cultura, demonstrando que pequenos gestos geram grandes soluções.

3. Recursos Utilizados

3.1 Descrição dos Recursos Humanos, Financeiros, Materiais, Tecnológicos, Etc.

Após efetuarmos o Planejamento Estratégico, remetemos a Gerência responsável uma listagem constando todo o material elétrico necessário a ser adquirido, objetivando aplicarmos, de fato, as diretrizes previstas do projeto na SMAAS.

É importante ressalvar que, exceto a aquisição do material que levantamos como necessário sua aquisição para a plena implantação do projeto, não houve gasto financeiro algum seja com o planejamento ou mão-de-obra para que tornasse realidade os procedimentos idealizados, já que tanto o Diagrama de Causa e Efeito, quanto os PDCA’s foram formulados por nós e a equipe de eletricistas da SMAGEA, daquela época, efetuou a execução dos trabalhos (Anexo III).

O valor dispendido para a aquisição do material, foi de R$ 1.558,50 (hum mil e quinhentos e cinquenta e oito reais e cinquenta centavos) em 2009 e, conforme apurações posteriores ao final do exercício de 2010, a economia gerada representou uma economia para a SMAAS na ordem de R$ 16.767,14 (dezesseis mil e setecentos e sessenta e sete reais e quatorze centavos), em relação ao igual período do exercício anterior, o que significou um retorno financeiro de 10,76 vezes em relação aos valores despendidos na aquisição dos materiais.

(6)

Foram adquiridos materiais de última geração do setor elétrico, cujo consumo é bastante reduzido. A troca de equipamentos, da fiação elétrica, interruptores, luminárias, lâmpadas, reatores, etc., permitiu que o consumo energético da SMAAS fosse reduzido além do esperado, sem promover queda na qualidade da iluminação.

4. Caracterização da Situação Atual

4.1 Mecanismos ou Métodos de Monitoramento e Avaliação de Resultados e Indicadores Utilizados

No final do exercício de 2009 começamos a promover um acompanhamento sistematizado do consumo de energia elétrica de cada um dos andares que a SMAAS funciona, para tal criamos, utilizando o Excel, diversas planilhas onde são mensuradas, mensalmente, desde então, e até a presente data, diversas informações relativas ao consumo registrado em quilowatt/hora e até significado financeiro que isso representa aos cofres municipais seja no registro do consumo ou economia (Anexo I).

Nas mensurações é feito um registro criterioso inclusive dos percentuais de gastos ou economia no período, inclusive com a criação de respostas em gráficos (Anexo II).

Podemos afirmar, baseados nos resultados que mensalmente registramos em nossas planilhas, que estamos no caminho correto, pois estes informes revelam que a SMAAS não estacionou no processo da economia pretendida e obtida, mas a cada mês ao registrarmos as informações que nos são transmitidas pela Cemig, via fatura, detectamos que, em comparação de igual período do exercício anterior, registra-se uma queda nos números do consumo aferido, isso nos leva a crer, inclusive, que ocorreu uma mudança cultural entre os servidores da SMAAS.

(7)

5. Lições Aprendidas

5.1 Soluções Adotadas Para Superação dos Principais Obstáculos

Encontrados

Ao longo do tempo, desde a implantação do projeto, temos aprendido lições importantes e todas com intuitos de superarmos as situações que possam ocorrer, sempre em busca de uma Melhoria Contínua, de forma que não podemos nos permitir estacionar, achando que o processo está acabado, pois o continua. As novas tecnologias que se fazem presentes nos provocam revermos o que já foi feito e procurarmos melhorar ainda mais.

A Cemig, através da Sudecap, reconheceu o trabalho ora apresentado e no exercício de 2010 promoveu na SMAAS, com aprovação da SMAGEA, troca de geladeiras e freezer, não somente da unidade central, mas nas demais unidades vinculadas à SMAAS, bem como também chuveiros econômicos. Hoje esbarramos muitas vezes no problema financeiro, ou mesmo burocrático que nos dificulta na solicitação materiais com tecnologia mais recente, como as novas lâmpadas de 32 W (trinta e dois watts) que substituirás as lâmpadas de 40W (quarenta Watts). Isso nos permitiria reduzir em mais de 25% (vinte e cinco por cento) o nosso consumo mensal, mas nos daria um ganho de iluminação cerca de cinco vezes maior do que hoje é o oferecido pelas lâmpadas de 40 W (quarenta watts).

6. Referências Bibliográficas

 Gestão Sistêmica baseada nos Valores Humanos da Fundação Douglas Andreani

a. Matriz de correlação dos diversos sistemas; b. Os 10 mandamentos do prof. Kaoru Ishikawa;  Faturas da Cemig a partir do exercício de 2009.

(8)
(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)
(31)

Referências

Documentos relacionados

Fuertes e colegas (2009) identificaram, no paradigma experimental FFSF, 3 padrões de auto- -regulação, numa amostra de bebés prematuros saudáveis de 3 meses, a saber:

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

[r]

No capítulo dois analiso as ações de formação docente promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED/BH), tendo como

Carmo (2013) afirma que a escola e as pesquisas realizadas por estudiosos da educação devem procurar entender a permanência dos alunos na escola, e não somente a evasão. Os

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

O presente trabalho elege como temática a adesão das escolas municipais de Belo Horizonte ao Projeto de Correção de Fluxo Entrelaçando, desde a sua implementação no ano

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e