• Nenhum resultado encontrado

O Ensino a Distância como Alternativa para a Capacitação e/ou Formação Profissional Continuada para os Profissionais de Administração de Custos - O Caso LED/PPGEP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Ensino a Distância como Alternativa para a Capacitação e/ou Formação Profissional Continuada para os Profissionais de Administração de Custos - O Caso LED/PPGEP"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Continuada para os Profissionais de Administração de Custos - O Caso LED/PPGEP

Marcos Baptista Lopez Dalmau Eduardo Lobo

Luiz Ricardo Uriarte

Maurício Fernandes Pereira Amir Mattar Valente Ricardo Miranda Barcia Resumo:

Este artigo trata do Ensino a Distância (EAD) e da possibilidade de aplicação do modelo desenvolvido pelo Laboratório de Ensino a Distância do PPGEP da Universidade Federal de Santa Catarina, através do uso integrado de meios, visando atuar no contexto da capacitação e formação profissional na área de administração de custos. O principal objetivo deste trabalho é apresentar o tema EAD, trazendo à discussão a necessidade premente de programas de ensino a distância, visando sugerir e fomentar a busca de soluções integradas para a capacitação de profissionais da área de custos.

Palavras-chave:

(2)

O ENSINO A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA PARA A CAPACITAÇÃO E/OU FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA PARA OS

PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS – O CASO LED/PPGEP

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Mestrando Eduardo Lobo, M.Eng.

Luiz Ricardo Uriarte - Mestrando Maurício Fernandes Pereira, M.Sc.

Amir Mattar Valente, Dr. Ricardo Miranda Barcia, Phd. Laboratório de Ensino a Distância

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal de Santa Catarina

mdalmau@led.ufsc.br

(3)

2 O ENSINO A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA PARA A CAPACITAÇÃO

E/OU FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA PARA OS

PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS – O CASO LED/PPGEP

Área Temática(15): Educação na área de Custos

RESUMO:

Este artigo trata do Ensino a Distância (EAD) e da possibilidade de aplicação do modelo desenvolvido pelo Laboratório de Ensino a Distância do PPGEP da Universidade Federal de Santa Catarina, através do uso integrado de meios, visando atuar no contexto da capacitação e formação profissional na área de administração de custos. O principal objetivo deste trabalho é apresentar o tema EAD, trazendo à discussão a necessidade premente de programas de ensino a distância, visando sugerir e fomentar a busca de soluções integradas para a capacitação de profissionais da área de custos.

1. INTRODUÇÃO

Quando se aborda o assunto educação, seja superior ou profissionalizante, tem-se como ponto de partida a precariedade do sistema adotado no país. Tal fato implica na dificuldade de formação de novos talentos profissionais seja qual for a área. Logicamente, não se generalizando, ressalta-se que no Brasil existem várias instituições de ensino que podem ser consideradas referências nas áreas que atuam.

Ao analisar superficialmente o mercado de trabalho, percebe-se a dificuldade de absorção dos milhares de novos profissionais recém graduados. Tal situação vem sendo gerada pela má formação dos próprios alunos nas próprias instituições de ensino, seja por questões físicas, metodológicas, docentes ou pedagógicas.

Com a chegada da internacionalização da economia, a disputa por novos empregos tem aumentado a cada ano. Pessoas mais qualificadas geralmente têm mais sucesso em suas empreitadas do que aquelas menos preparadas para exercer determinada função. Percebe-se então que a educação atua como um fator preponderante na escolha de um indivíduo.

As empresas, no intuito de tentar minimizar o abismo existente entre a teoria e a prática, e principalmente, adequar o seu corpo funcional às necessidades do mercado, vêm utilizando cada vez mais a opção dos cursos de treinamento e capacitação empresariais.

Na área de administração de custos, por exemplo, a essência baseia-se nas relações de rateio e apropriações para se alcançar a melhor margem de lucratividade, os cursos de treinamento e capacitação a distância forçam o profissional a adquirir amplos conhecimentos sobre o assunto de forma metodologicamente dinâmica e prazerosa e, o que é mais importante, sem retirar o profissional do seu ambiente de trabalho.

Este artigo tem como intuito principal apresentar o ensino a distância como um meio de auxílio no desenvolvimento e propagação de novos conceitos e informações na área de administração de custos, e, enfocar a utilização de novos meios tecnológicos e metodológicos para um melhor aproveitamento por parte das pessoas interessadas.

(4)

Distância do Curso de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Catarina como uma instituição pioneira e referencial para as demais no país.

2. O ENSINO A DISTÂNCIA E A ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS

A educação no Brasil, de forma geral, vem atravessando duas fases distintas e simultâneas: o aumento de sua procura por parte de integrantes de todas as áreas do conhecimento e a dificuldade das instituições de ensino regular em dar suporte a esta procura, seja na questão da qualidade e atualização do corpo docente, seja através de metodologias de ensino ultrapassadas.

A internacionalização da economia intensificou a competição entre as empresas e, principalmente, entre as pessoas. As constantes transformações culturais e tecnológicas requerem uma educação global de qualidade voltada para o melhor desempenho no ambiente de trabalho.

No caso do profissional da área de custos, a responsabilidade de se produzir resultados consideráveis através de um controle otimizado e de uma adequação gerencial visando maximizar a lucratividade, faz com que a obtenção de informações de caráter prático torne-se imprescindível.

Mediante tal fato, a procura por cursos capazes de suprir essas necessidades educacionais, tem obrigado várias instituições a investir em novas tecnologias e metodologias de ensino capazes de melhorar o atendimento a estes profissionais ou através de cursos de especialização, mestrado ou doutorado ou mesmo de graduação.

A absorção de novos paradigmas e a evolução das tendências educacionais fizeram com que uma determinada parcela de usuários procurassem os cursos a distância justamente porque nas instituições de ensino tradicional encontram-se as seguintes barreiras:

Metodologias ultrapassadas do ensino, que não satisfazem a necessidade eminente de atualização em mídias e processos;

oferecimento de cursos de capacitação profissional presenciais, muitas vezes ministrados de forma precária, utilizando métodos pedagógicos não adaptados às necessidades e realidade dos treinandos, considerando-se o fato de que, historicamente, o público destes cursos não possui formação educacional mínima ou mesmo homogênea;

centros de excelência no ensino de Pós-Graduação concentrados nos grandes centros do país, dificultando, ou mesmo impedindo, o acesso de um significativo contingente de profissionais, espalhados pelo interior do território brasileiro, aos cursos de formação continuada ou complementar ;

necessidade de deslocamento e permanência de, pelo menos, um ano (etapa de disciplinas) no centro de excelência escolhido. O profissional tem que, necessariamente, se afastar de seu posto de trabalho, de sua residência e de seus familiares. A situação se agrava se o profissional atua como autônomo e tem que se manter no curso com recursos próprios;

resistência dos empregadores da área à necessidade de capacitação permanente, causando uma estagnação dos profissionais, o que, a curto prazo, pode vir a representar a saída desses do mercado de trabalho, frente aos profissionais atualizados, e portanto, conhecedores das novas tecnologias utilizadas na área de conhecimento respectivo (Lobo, 1999).

(5)

4

necessidades de aprimoramento dentro deste mercado cada vez mais competitivo e que não demonstra complacência aos menos preparados. Ressalta-se que cada vez mais o aprimoramento cultural tem contribuído para aempregabilidade das pessoas.

No momento, existe uma grande expectativa com relação a novas políticas de recursos humanos que facilitem e agilizem os esforços de treinamento e desenvolvimento de grandes contingentes de mão-de-obra. A Educação a Distância (EAD) é um caminho a seguir, pois tem a potencialidade para abranger uma fração preponderante da população. A capacidade intelectual se torna o principal insumo e o principal produto da nova economia baseada no conhecime nto.

3. O ENSINO A DISTÂNCIA

Ensino a distância, conforme salientado por ARETIO (capturado em 12/99), é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que substitui a interação pessoal na sala de aula entre professor e aluno como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam uma aprendizagem independente e flexível.

Outros autores abordam o tema de forma semelhante. Resumidamente, pode-se comentar que o ensino a distância baseia-se na utilização de meios pedagógicos, metodológicos e tecnológicos seletivos de acordo com a demanda estipulada, esse na verdade é o grande diferencial dos tradicionais métodos de ensino como o presencial, que muitas vezes se transforma em um ensino de massa, sem se preocupar com as demandas específicas.

O objetivo de promover um processo de auto-aprendizagem para o aluno torna-se muito mais fácil visto que a interatividade entre as partes envolvidas é muito maior. Em uma análise mais seletiva dentro de um contexto gerencial, por exemplo, tem-se que a utilização do ensino a distância pode minimizar os custos com o treinamento de vários profissionais da área administrativa através de uma ampla cobertura geográfica, característica esta que os sistemas educativos tradicionais – presenciais não possuem.

De acordo com Barcia et al (1997), o EAD possui três gerações distintas em sua trajetória de existência como mostra a Tabela abaixo:

Tabela 1 - As gerações de Ensino a Distância

Geração Período Características

1a Até 1970 Estudo por correspondência, no qual o principal meio de comunicação eram materiais impressos, geralmente um guia de estudo, com tarefas ou outros exercícios enviados pelo correio.

2a 1970 a 1990 Surgem as primeiras Universidades Abertas, com

design e implementação sistematizadas de cursos a

distância, utilizando, além do material impresso, transmissões por televisão aberta, rádio e fitas de áudio e vídeo, com interação por telefone, satélite e TV a cabo.

3a A partir de 1990 Esta geração é baseada em redes de conferência por computador e estações de trabalho multimídia.

Fonte: BARCIA et al, 1997, p.9.

De acordo com BARCIA et al (1997), o LED1 é um exemplo da 3a geração do

(6)

EAD no Brasil, por meio do uso intensivo de redes de comunicação na educação, onde o Laboratório rompeu com o cenário de atavismo educacional e estabeleceu modelagens instrucionais estruturadas para a aprendizagem baseada em ambientes cooperativos e compartilhados de ensino-aprendizagem. A inovação do LED no ensino remoto se caracteriza pela consideração de estratégias, tais como:

Identificação de necessidade de aprendizagem;

identificação do perfil culturas dos alunos e das metáforas e linguagem;

verificação das condições de acesso tecnológico dos ambientes a serem utilizados;

avaliação da necessidade de implantação ou da expansão de sistemas de comunicação e de informação para os alunos como requisito para o início ou a continuidade dos cursos oferecidos;

necessidades de aquisição de habilidades pelos usuários em aquisição de conhecimento e melhoria de desempenho individual ou corporativo quando no atendimento a programas de capacitação, treinamento, formação ou aperfeiçoamento de mão-de-obra para empresas e instituições contratantes ou conveniadas;

análise customizada para definição de abordagem pedagógica, planejamento instrucional, projetos de materiais e utilização de mídias interativas.

Outro fator preponderante e diferenciador do EAD desenvolvido e praticado pelo LED, é o método de avaliação dos participantes dos cursos, tanto professores, alunos e monitores, como do próprio design pedagógico adotado. As avaliações são feitas, necessariamente, de forma presencial, com a participação do professor ou dos tutores especialmente treinados para o acompanhamento desta etapa do curso.

4. CARACTERÍSTICAS DO ENSINO A DISTÂNCIA

A aplicação do EAD, através de cursos de capacitação e formação continuada à distância permite, entre outros:

Economia de tempo: evita o deslocamento de pessoal altamente qualificado, normalmente com diversas ocupações na instituição ou empresa;

economia de recursos: por não haver gastos com viagens; maior integração dos profissionais da instituição ou empresa;

maior produtividade em treinamento: um número maior de profissionais treinados ao mesmo tempo;

maior agilidade na atualização de seu quadro funcional.

Salienta-se que para o atendimento pleno dos objetivos acima, o EAD se apresenta como ferramenta para a formação, treinamento e reciclagem profissional a partir de novas tecnologias que são:

Internet

O site, desenvolvido pela equipe do LED, facilita o gerenciamento da produção acadêmica dos alunos nos programas de integração Universidade- Empresa.

Videoconferência

Atualmente a videoconferência oferece uma solução acessível à necessidade de comunicação, com sistemas que permitem o transmitir e receber informação visual e sonora entre pontos ou zonas diferentes, através de linhas físicas ou links de satélite e microondas, isso a custos cada vez mais baixos e com sinais de melhor qualidade.

Teleconferência

É o termo que designa, no Brasil, a recepção por antena parabólica ou cabo, no qual os espectadores interagem com os participantes do estúdio fazendo perguntas e intervenções por telefone, fax ou correio eletrônico. Em comparação com a

(7)

6

videoconferência, a teleconferência não oferece tanta interatividade entre professor e alunos. Por outro lado, tem a vantagem de possibilitar o atendimento simultâneo de grandes públicos, podendo atingir pessoas em todo um continente.

Vídeo-Aula

Entre as ferramentas pedagógicas utilizadas pelo LED incluem-se vídeo-aulas produzidas por uma equipe multidisciplinar. A produção dos vídeos é precedida de uma análise meticulosa do perfil dos clientes e das suas linguagem, a difusão e a metodologia de avaliação mais adequadas para cada caso.

Material impresso

Mesmo com as tecnologias disponíveis hoje, o livro, a apostila e cadernos de atividade ainda são fundamentais na EAD. As informações impressas são versáteis e com uma alternativa de baixo custo. Elas permitem a posse permanente para consulta e uma leitura mais confortável, especialmente quando o texto é extenso. A utilização de textos impressos aliado a outras mídias potencializa os resultados da EAD.

5. O CASO PPGEP – MESTRADO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP, da UFSC, vem trabalhando durante algum tempo para manter o conceito máximo em qualidade, conforme parâmetros de avaliação da CAPES.

Desta forma, entende-se que o nível de excelência oferecido pelos cursos do PPGEP é ótimo e, seu corpo docente bastante competente, visto que o número de mestrandos e doutorandos aumenta a cada ano.

Atualmente, no Brasil, várias empresas e instituições de ensino tem solicitado ao LED cursos na área de administração financeira e de custos. As empresas exigem que seus próprios funcionários façam os cursos não somente pela titulação a ser adquirida, mas também, pela oportunidade de vivenciar novas experiências e de aprender algo dentro do próprio local de trabalho.

Por outro lado, a excelência de tais cursos na área de administração de custos vem sendo obtida pelo fato de que o LED desenvolve uma metodologia de ensino capaz de ser aplicada em conjunto com os professores do PPGEP e com os alunos da própria instituição contratante, utilizando estudos de casos reais, além de exemplos provenientes da própria empresa, fator este que estimula ainda mais o aprendizado.

Entende-se assim que para o profissional da área de custos, uma constante atualização gera um melhor aproveitamento de recursos, além de um crescimento profissional mais compatível com as necessidades do mercado. O ensino a distância vem proporcionando uma alternativa a mais para aquelas pessoas que pensam em investir em suas carreiras a ponto de torná-las mais atrativas.

O sucesso do LED/PPGEP/UFSC nos seus programas deve-se principalmente ao uso intensivo da tecnologia, com ênfase educacional, sabendo-se que a mesma deve ser encarada como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino aprendizagem. A pesquisa constante e a atualização de sua equipe multidisciplinar têm gerado bons frutos e garantido a posição conquistada, como referência nacional em Ensino a Distância.

Além de desenvolvimento de projetos em Ensino a Distância, estão sendo realizadas pesquisas de acompanhamento e de avaliação da educação a distância em ambientes de comunicação digital, que agregam resultados qualitativos, que podem modificar paradigmas, convicções e procedimentos institucionalizados pela comunidade científica.

(8)

Como conseqüência do uso da educação a distância pode-se identificar como resultados iniciais a qualificação de ambientes acadêmicos da área de administração de custos na elaboração de conteúdos, formatação, distribuição e acompanhamento da aplicação dos produtos de ensino a distância, e a mobilização do setor privado na busca de oportunidades de melhoria de performance a partir de programas de formação, especialização, atualização e requalificação da mão-de-obra com o uso de modernas tecnologias de comunicação aplicadas à educação.

Desta forma, entende-se que no contexto da área de administração de custos, poderão ser desenvolvidos programas de educação continuada a distância em diversas áreas para todos os níveis, não somente como alternativa, mas como solução para alguns casos, como por exemplo uma demanda dispersa por todo o território nacional, ou concentrada, porém longe de grandes centros, passando por modelagens diferentes, adequadas àquela demanda.

Sugere-se como resultado prático deste artigo, uma discussão que possivelmente levará à definição de novos temas a serem abordados em um amplo programa de EAD como uma alternativa para maximizar a importância da área de administração custos nas organizações bem como, uma forma de reduzir os problemas vivenciados pelas mesmas.

8. BIBLIOGRAFIA

ARETIO, Garcia. [on line]. Disponível na Internet via WWW. URL:http://www.intelecto.net/textos1.htm. Arquivo capturado em dezembro de 1999.

BARCIA, R. M. et al. Pós-Graduação a Distância: a construção de um modelo

brasileiro. Florianópolis, LED/UFSC, 1998.

Laboratório de Ensino a Distância. [on line] Disponível na Internet via WWW. URL:

http://www.led.ufsc.br. Arquivo capturado em 17 de dezembro de 1999.

LOBO, E., et al. - Os ganhos que as empresas têm com a adoção de modelos customizados de Ensino a Distância - Livro do Laboratório de Ensino a Distância, 1999.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. [on line] Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.ppgep.ufsc.br. Arquivo capturado em 17 de dezembro de 1999.

Universidade Aberta. [on line] Disponível na Internet via WWW. URL:

Referências

Documentos relacionados

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da