• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém 09 questões dissertativas.

3. Leia todas as questões com atenção.

4. A prova deverá ser feita com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. 5. É vedada a utilização de qualquer material de consulta, eletrônico ou impresso.

6. É terminantemente proibido retirar-se do local da prova antes de ocorrido o tempo mínimo estipulado, qualquer que seja o motivo.

7. Tempo de duração da avaliação - Mínimo: 50 min Máximo: 50 min

8. Ao final, entregue a prova ao professor aplicador.

BOA PROVA!

Assinatura do Aluno: _________________________________________________

QUESTÕES

I) C = m/V Concentração comum, onde: m = massa (g); V = volume (L) II) M = n/V Concentração molar, onde: n = nº de mols

III) M = m/M . V Concentração molar, onde M = massa molar (g/mol) IV) C1 . V1 = C2 . V2 Fórmula para a diluição

1 L = 1000 mL = 1000 cm3

1 kg = 1000 g 1 g = 1000 mg 1 mol = 6,0 x 1023

1 m3 = 1000 L

Atenção! Justifique suas respostas. Questões de múltipla escolha sem justificativa não serão consideradas.

(2)

1) Observe a tabela nutricional de um refresco em pó sabor laranja:

www.tang.com.br

Considerando que a porção indicada pelo fabricante é de 6 g, e que essa quantidade é suficiente para o preparo de 200 mL de bebida, responda:

a) Seguindo as recomendações do fabricante, qual será a concentração do refresco em pó na bebida em gramas por litro?

b) Qual a concentração de ferro na bebida em mg por litro?

c) Após a ingestão de 0,5 L de suco, qual a massa de ferro ingerida (em mg)?

d) Considerando que você queira 5 L de bebida, conservando as características de cor e sabor da bebida original, quantos gramas de refresco em pó devem ser utilizados?

2) Admita que 12 g de um sal foram agitados com 100 g de água a 25 ºC. Após uma hora de descanso, o sistema foi filtrado e verificou-se um precipitado de massa 9 g.

a) A solução obtida na filtração estava saturada? Justifique seu raciocínio. b) Qual a Solubilidade (ou coeficiente de solubilidade) do sal a 25 ºC.

c) Se 2 g desse sal forem agitados em 100 g de água a 25 ºC, haverá formação de precipitado? Qual a classificação da solução quanto à saturação?

3) Em um erlenmeyer, a massa de 42 g de bicarbonato de sódio (NaHCO3) foi dissolvida inicialmente em um certo volume de água. Após agitação e dissolução total, o volume foi completado com água até 200 cm3.

Massas molares (g/mol) : C = 12 H = 1 Na = 23 O = 16 Qual a concentração desse soluto em

a) gramas por litro? b) mol por litro?

(3)

4) O volume de 50 cm3 de um soro glicosado foi diluído até 1 L e, nessas condições, passou a

ter concentração de glicose igual 0,8 g/L. Qual é a concentração (m/V) de glicose no soro antes da diluição?

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

A luz branca é composta por ondas eletromagnéticas de todas as frequências do espectro visível. O espectro de radiação emitido por um elemento, quando submetido a um arco elétrico ou a altas temperaturas, é descontínuo e apresenta uma de suas linhas com maior intensidade, o que fornece “uma impressão digital” desse elemento. Quando essas linhas estão situadas na região da radiação visível, é possível identificar diferentes elementos químicos por meio dos chamados testes de chama.

A tabela apresenta as cores características emitidas por alguns elementos no teste de chama: Elemento Cor sódio laranja potássio violeta cálcio vermelho-tijolo cobre azul-esverdeada

5) (Unesp 2016) Uma estudante preparou 10,0 mL de uma solução 1,00 mol L 1 de cloreto de um dos metais apresentados na tabela do texto a fim de realizar um teste de chama em laboratório. No teste de chama houve liberação de luz vermelha intensa. A partir das informações contidas no texto e utilizando a classificação periódica dos elementos, assinale a alternativa que apresenta a massa do sal utilizado pela estudante, em gramas, e a sua fórmula. a) 1,11 e CaC 2. b) 7,56 e CaC . c) 11,1 e CaC 2. d) 0,756 e CaC . e) 0,111 e CaC 2.

(4)

6) (Enem 2010) Ao colocar um pouco de açúcar na água e mexer até a obtenção de uma só fase, prepara-se uma solução. O mesmo acontece ao se adicionar um pouquinho de sal à água e misturar bem. Uma substância capaz de dissolver o soluto é denominada solvente; por exemplo, a água é um solvente para o açúcar, para o sal e para várias outras substâncias. A figura a seguir ilustra essa citação.

Suponha que uma pessoa, para adoçar seu cafezinho, tenha utilizado 3,42 g de sacarose (massa molar igual a 342 g/mol) para uma xícara de 50 mℓ do líquido. Qual é a concentração final, em mol/L, de sacarose nesse cafezinho?

a) 0,02 b) 0,2 c) 2 d) 200 e) 2000

7) (Mackenzie 2015) A solubilidade do cloreto de potássio (KC ) em 100 g de água, em função da temperatura é mostrada na tabela abaixo:

Temperatura ( C) Solubilidade (gKC em 100 g de água)

0 27,6 10 31,0 20 34,0 30 37,0 40 40,0 50 42,6

Ao preparar-se uma solução saturada de KC em 500 g de água, a 40 C e, posteriormente, ao resfriá-la, sob agitação, até 20 C, é correto afirmar que:

a) nada precipitará.

b) precipitarão 6 g de KC . c) precipitarão 9 g de KC . d) precipitarão 30 g de KC . e) precipitarão 45 g de KC .

(5)

8. (Uerj 2014) Um laboratorista precisa preparar 1,1 kg de solução aquosa saturada de um sal de dissolução exotérmica, utilizando como soluto um dos três sais disponíveis em seu laboratório: X, Y e Z. A temperatura final da solução deverá ser igual a 20 °C.

Observe as curvas de solubilidade dos sais, em gramas de soluto por 100 g de água:

A massa de soluto necessária, em gramas, para o preparo da solução equivale a:

a) 100 b) 110 c) 300 d) 330

BÔNUS

9. (1,0) (Unicamp 2014) Quando uma pessoa ingere bebida alcoólica, cerca de 90 % do álcool ingerido é absorvido no trato digestivo, na primeira hora. Esse álcool passa para a corrente sanguínea e é metabolizado no fígado. Sua eliminação, no entanto, leva muito mais tempo e é isso que torna ilegal uma pessoa dirigir nessa condição.

O gráfico abaixo mostra a concentração média de álcool no sangue em função do tempo, após um consumo rápido de 1, 2, 3 e 4 doses de destilado.

a) De acordo com o gráfico, se uma pessoa ingere 4 doses de destilado, após quanto tempo a velocidade de metabolização do álcool será maior que a velocidade da absorção para a corrente sanguínea? Explique.

b) Um teste do bafômetro realizado duas horas após a ingestão de destilado acusou a presença de 0,019 miligramas de álcool por litro de ar expirado por um condutor. Considerando essas informações, e as contidas no gráfico, determine quantas doses de destilado o condutor havia ingerido. Justifique.

Dado: A proporção entre as concentrações de álcool (sangue: ar expirado) é de 2300 : 1

(6)

RESPOSTAS

1

NOTA

(7)

3

NOTA

(8)

5

NOTA

(9)

7

NOTA

(10)

9

NOTA

Referências

Documentos relacionados

Santos, M., Azevedo, C., 2004, Data Mining - Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, FCA Editora Informática.. Santos, M., Ramos, I., 2009, Business Intelligence: Tecnologias

Emparelhar dispositivos Bluetooth Fazer uma chamada Transferência de chamada Atender a uma chamada Encerra uma chamada Reproduzir arquivos de áudio de dispositivos bluetooth..

Leia com atenção cada questão da prova. Verifique se há falhas de impressão no caderno de provas. Havendo, solicite sua troca antes de iniciar a

A) a sucessão deve obedecer às leis do Brasil, uma vez que o casamento foi realizado sob as leis brasileiras. B) a sucessão deve observar as leis do país do de cujus, independentes

Daí em diante, a modernidade do poder será definida, para Foucault, não mais pela sociedade disciplinar, mas pela governamentalidade, essa racionalidade de go- verno que tem

a) A política de investimento do Fundo encontra-se vocacionada para o investimento em Hedge Funds e fundos de Hedge Funds, geridos por outras entidades

Nos anos recentes, foi descoberto que as PFAS estão difundidas no meio ambiente, como também são extremamente persistentes, uma vez que não se degradam quando expostos

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições legais, nos termos da Lei 628/09, e por maioria absoluta de seus