• Nenhum resultado encontrado

PROJETO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROJETO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

2014.2

APRESENTAÇÃO

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade (Lei nº 9.394/96, art. 29).

A educação infantil deve ocorrer num processo prazeroso, lúdico e mediado pela dialogicidade. Desta forma, compete ao educador da educação infantil o desenvolvimento de uma consciência crítica, responsável e comprometida com uma educação de qualidade. Daí a importância de uma capacitação em nível de especialização.

JUSTIFICATIVA

O Curso de Especialização em educação infantil tem o intuito de especializar educadores no desenvolvimento de competências imprescindíveis ao processo da educação infantil, significando uma mudança de paradigma e um avanço de ideias, pensamentos e conceitos a respeito do trabalho desenvolvido neste nível educacional. Nesta perspectiva, outros sujeitos da sociedade passarão a compreender e valorizar a importância do trabalho realizado com crianças de zero a cinco anos.

A proposta de realização do Curso de Especialização Educação Infantil na modalidade EAD, vem atender à necessidade de um desenvolvimento especializado para a prática pedagógica do professor de educação infantil, desmistificando a concepção de que qualquer pessoa seja competente para desenvolver ações pedagógicas nesta modalidade educacional, pois nesta fase inicial da educação formal, é mister que os educadores pendem e desenvolvam um conjunto de práticas intencionalmente

(2)

planejadas e avaliadas. Este curso se propõe a uma renovação de conhecimentos necessários ao exercício do papel do professor da educação infantil.

OBJETIVO

Oportunizar uma formação de qualidade para que os docentes atuem na Educação Infantil.

PÚBLICO ALVO

Graduados em Pedagogia e Licenciados em outras áreas com interesse na Educação Infantil.

ÁREA DE CONHECIMENTO Ciências Humanas.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Professoras Me. Gidélia Alencar da Silva e Dra. Jocenildes Zacarias Santos

SECRETARIA DE APOIO

Cabe aos assistentes operacionais do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu – CEPPEV, a atividade de acompanhamento dos trâmites relativos à movimentação do material didático, contato com o corpo docente para o cumprimento do cronograma de aulas e entrega das avaliações.

CORPO DOCENTE

O corpo docente é formado por professores devidamente titulados Mestres e Doutores, sendo profissionais com notório saber na área de Educação Infantil.

MODALIDADE

O curso será desenvolvido através da modalidade presencial, com utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o desenvolvimento das disciplinas. Essa modalidade educacional torna-se apropriada para atender a uma demanda de

(3)

estudantes, privilegiando a qualidade dos serviços ofertados, bem como, proporcionando o desenvolvimento de novas competências, através da mudança de mentalidades, ações e atitudes. O Ambiente Virtual de Aprendizagem constitui-se em um espaço educacional amplo e irrestrito, capaz de desenvolver autonomia e maturidade pessoal e intelectual nos envolvidos. Assim, o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle – será utilizado para disponibilização das aulas, materiais e recursos didáticos, realização de atividades, discussões em fóruns e interações orientadas pelo professor.

PERIODICIDADE

Disponibilidade de tempo dos estudantes para utilização do AVA e encontros presenciais que terão a duração de 04 horas, realizados na Fundação Visconde de Cairu – Barris – Salvador / Bahia, no turno matutino, sempre aos sábados.

ESTRUTURA CURRICULAR

1. Fundamentos históricos e epistemológicos da educação infantil – 40h 2. Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem – 40h

3. Infância e diferentes Linguagens - 30

4. Mídias e tecnologias na educação infantil – 30h 5. Metodologia do Trabalho Científico – 30h 6. Currículo na Educação Infantil – 30h

7. Ações integrativas na educação: a prática interdisciplinar na educação infantil – 30h

8. Planejamento e avaliação na educação infantil – 40h 9. Arte e musicalização no contexto da Educação Infantil -30h 10. Educação inclusiva - 30

11. Psicomotricidade: aspectos psicológicos e motores da Educação Infantil – 40h 12. Organização e gestão da educação infantil – 30h

(4)

EMENTÁRIO

Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Educação Infantil

Constituição histórica da infância e da Educação Infantil na sociedade ocidental e no Brasil. Conceitos de criança, considerando as especificidades e características da infância na história da sociedade ocidental. Estudos da infância e sua implicação com as práticas educativas na Educação Infantil. Cultura da infância. Diretrizes Curriculares para Educação Infantil. Formação e atuação dos profissionais da Educação Infantil.

Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem

Conceito de aprendizagem. Conceitos teóricos e suas implicações no processo de aprendizagem. Teorias do Desenvolvimento: contribuições para a compreensão da aprendizagem Características da abordagem behaviorista e as implicações educacionais. Os fundamentos da teoria cognitivista e interacionista. A dimensão social e afetiva do desenvolvimento humano. Condições necessárias para a aprendizagem significativa.

Infância e diferentes Linguagens

Diferentes concepções de criança e de infância. Relação entre infância e linguagem. Linguagens e experiências das crianças na Educação Infantil. Teoria das Inteligências Múltiplas. Tipos de inteligência e sua contribuição para o desenvolvimento da criança. Importância das múltiplas linguagens para a Educação Infantil. Princípios que fundamentam um trabalho de leitura e escrita na Educação Infantil.

Mídias e tecnologias na educação infantil

Mídia e educação: histórico, situação atual e perspectivas. O uso e o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica da educação infantil. Imagem e ensino. Estratégias virtuais de aprendizagem. Uso das Mídias como processo de aprendizagem e transformação social.

(5)

Metodologia do Trabalho Científico

Ciência e o Saber Científico. Pesquisa como Processo Social. Papel do Pesquisador. Metodologia qualitativa e quantitativa. Métodos e Técnicas de Pesquisa. Amostragem. Etapas da Pesquisa. Análise de Conteúdo. Técnicas de elaboração de um projeto de pesquisa. Analise da viabilidade de elaboração de projetos de pesquisa. Técnicas e procedimentos metodológicos de elaboração de um artigo científico. Normas da ABNT.

Currículo na educação infantil

Perspectiva histórica das principais correntes da educação infantil. Fundamentos teórico-práticos para elaboração, organização e implementação de propostas curriculares. Currículo: instrumento pedagógico de construção e reconstrução de saberes. Interdisciplinaridade na organização curricular. Conteúdos e métodos nas propostas curriculares infantis.

Ações integrativas na educação: a prática interdisciplinar na educação infantil O processo de ensino e suas relações. Compreensão da interdisciplinaridade e suas possibilidades de interlocução. Atividades interdisciplinares na educação infantil. Associação entre teoria e prática. Práticas significativas e contextualizadas na Educação Infantil.

Planejamento e avaliação na educação Infantil

Seleção dos conteúdos, metodologia do trabalho, organização do espaço e tempo. A rotina e as atividades para crianças de 0 a 5 anos: a brincadeira, corpo e movimento, artes, histórias e recreação. Planejamento como instrumento na práxis pedagógica da educação infantil. Avaliação: Elementos essenciais de avaliação. O desafio de avaliar o desempenho. Avaliar x examinar. Tipos de avaliação aplicados na educação infantil e suas manifestações na prática.

Arte e musicalização no contexto da educação infantil

Conceito de Arte. Apreciação estética. Potencial criador. A dupla faceta da Arte na Educação como fator integrante e integrador das demais áreas de saber. A música na educação. Percepção e expressão em música. Apreciação musical. Importância da

(6)

música para a criança e suas funções na educação e na sociedade. Repertório para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Música e movimento.

Educação Inclusiva

Ensino Especial X Ensino Regular. Educação especial e educação inclusiva no âmbito da educação infantil. Fundamentos ético-filosóficos, legais, científicos e didático-pedagógicos. Percepção e convivência com as limitações. Inclusão Social das Pessoas com Necessidades Especiais. Paradigmas Educacionais da Inclusão. As Leis que regem a Educação Inclusiva. Princípios e Finalidades da Educação Especial Inclusiva.

Psicomotricidade: aspectos psicológicos e motores da educação infantil

Introdução à psicomotricidade na educação infantil. Classificação, conceituação e fundamentos teóricos básicos. Fatores psicomotores. O desenvolvimento psicomotor. Fatores relacionais da psicomotricidade.

Organização e gestão da educação infantil

Fundamentos e concepções da organização e gestão do trabalho pedagógico. A unidade, a pluralidade e a autonomia no processo de construção e de organização do trabalho pedagógico. A pedagogia da autonomia: aprender a decidir através de prática de decisão. A relação da equipe técnica e demais envolvidas no contexto escolar com o processo de gestão. A estruturação da gestão do trabalho pedagógico através da implantação do Plano Estratégico.

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas através de leituras de textos, exposições, discussões e dinâmicas em um contexto interdisciplinar, com utilização do AVA Moodle, desenvolvendo uma articulação teórico-prática, a partir da contextualização dos conteúdos enfocados, visando a construção do conhecimento em um processo interativo.

(7)

PROCESSO AVALIATIVO

Em todas as componentes curriculares, a avaliação será processual, considerando o desempenho do aluno no AVA Moodle, sua contribuição durante as interações e sínteses, e trabalhos que valerão de 0 (zero) a 10 (dez), assim distribuídos:

Cada unidade terá o valor de 10,0 pontos distribuídos da seguinte forma: I UNIDADE – 4,0 (fóruns) + 6,0 (atividades propostas) = 10,0 pontos II UNIDADE - 4,0 (fóruns) + 6,0 (atividades propostas) = 10,0 pontos III UNIDADE -10,0 (trabalho final = entrega e apresentação)

Ao término de cada componente curricular os estudantes deverão obter a média igual ou superior a 7,0 (sete).

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

No final do curso, o estudante realizará um Trabalho de Conclusão de Curso que se constituirá de um artigo monográfico a ser acompanhado e avaliado por um orientador. O TCC valerá também de zero a dez e é condição imprescindível para a obtenção do título.

O trabalho será de pesquisa individual ou em dupla, devendo ser entregue a FVC, dentro do prazo de 90 (noventa) dias, após a conclusão dos créditos, cabendo aos alunos a responsabilidade pelos custos necessários a sua elaboração.

O Trabalho será avaliado por três professores, conforme normas da FVC, e poderá receber os conceitos “APTO”, “SUJEITO A CORREÇÕES” ou ainda “INAPTO”, conforme descrito a seguir: “SUJEITO A CORREÇÕES” – o estudante que obtiver este conceito no trabalho Prático de Campo terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da ciência, para efetuar as modificações determinadas pelos avaliadores. Esgotado o prazo e não se processando as modificações, será atribuído o conceito de “INAPTO”.

“INAPTO” – o estudante que obtiver este conceito no trabalho final não poderá receber o Certificado de Especialista, mesmo tendo cursado todas as componentes curriculares, devendo assim somente receber o Certificado de Extensão.

“APTO” - o estudante que obtiver este conceito no trabalho final e ter concluído todas as componentes curriculares com aprovação, estará aprovado e além de receber o Certificado de Especialista, poderá, a critério do órgão responsável pela Pós-

(8)

Graduação da FVC, ter seu trabalho recomendado para publicações em revistas especializadas.

O estudante reprovado no Trabalho Final terá o direito de requerer a FVC o certificado de Extensão.

Para orientação na elaboração do Trabalho Final, a FVC indicará professores lotados em seus quadros e/ou professores vinculados em outras Instituições de ensino superior.

O Certificado de Especialista será expedido pela Fundação Visconde de Cairu, entidade mantida pela FVC (Fundação Visconde de Cairu) somente após o estudante haver cumprido todas as obrigações contratuais firmadas com a Instituição.

CRITÉRIO DE SELEÇÃO

Para efetivar sua inscrição no curso, o candidato deverá ter concluído o nível superior ou ser provável concluinte. O processo seletivo para composição da turma é composto pela análise do currículo e do histórico escolar; eventualmente os candidatos poderão ser entrevistados.

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

Será reprovado o estudante que deixar de frequentar mais de 25 % (vinte e cinco por cento) do total de horas/aula de uma componente curricular ou de uma atividade, ou seja, terá que frequentar no mínimo 75% das aulas em cada componente curricular. Esta freqüência será registrada através de sua presença e participação no AVA.

O estudante terá um prazo de até 60 (sessenta) dias após o término das componentes da matriz curricular para entregar o trabalho final do curso.

CERTIFICAÇÃO

Será emitido pela Fundação Visconde de Cairu – FVC, o certificado Especialização em Educação a Distância- EAD ao participante que obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina e média mínima de 7,0 (sete inteiros) em cada componente curricular e no trabalho final de curso.

(9)

30 vagas

CARGA HORÁRIA 430 horas

DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA Uma foto 3x4;

Original e cópia do diploma de graduação;

Original e cópia do histórico escolar da graduação; Original e cópia do RG e CPF;

Currículo atualizado;

Comprovante de residência atualizado.

INVESTIMENTO

Taxa de inscrição de R$ 50,00 (reembolsável apenas em caso de não confirmação da turma)

O curso terá o valor de: R$3.800,00 e pode ser parcelado em até 19 prestações de: R$ 200,00

Descontos

15% de desconto à vista do valor total do curso.

20% de desconto para ex-alunos da Fundação Visconde de Cairu, com pagamento até o dia 05 de cada mês.

25% de desconto para pagamentos no 1º dia do mês.

Todos os descontos incidirão apenas nas mensalidades (as matrículas serão valor integral).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Todos os cursos de pós-graduação Lato Sensu oferecidos pelo CEPPEV estão em conformidade com as recomendações da Resolução 01/2007 (de 08 de junho de 2007) da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).

(10)

Ao CEPPEV/FVC reserva-se o direito de cancelar as turmas que não completarem o número mínimo de alunos matriculados, com reembolso do valor da taxa de inscrição realizada.

Referências

Documentos relacionados

Desenvolvimento de estudos dos atuais debates e da pesquisa sobre a Educação Especial e o movimento dos processos inclusivos e de escolarização dos sujeitos com

FORMAÇÃO E CULTURA NO LOCAL DE TRABALHO EDUCAÇÃO E LITERACIA PARA OS MEDIA DIGITAIS DESENVOLVIMENTO LOCAL E INTERVENÇÃO EDUCATIVA CONCEÇÃO , GESTÃO E AVALIAÇÃO

CÓPIA NÃO CONTROLADA - Este documento não pode ser copiado, reproduzido ou disseminado sem o prévio consentimento por escrito da Unimed Vertente do Caparaó. Profissionais

No presente trabalho foi realizada uma análise da reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro (SEB), sob o ponto de vista de estrutura organizacional, apresentando as regras de

Este trabalho descreve uma experiência vivenciada no subprojeto “Clubes de Matemática” do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, - UFOPA, com alunos da

1º APROVAR, ad referendum, o Projeto Pedagógico do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, em Formação Pedagógica para Docência na Educação

O curso de Especialização em Educação Empreendedora foi concebido como Pós-graduação Lato Sensu para a qualificação de professores que trabalham no ensino técnico e

2HVWXGRWHPRREMHWLYRGHGHOLQHDUSHU¿OHSLGHPLROyJLFRH clínico dos pacientes internados na enfermaria de pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), além