• Nenhum resultado encontrado

II CONCURSO CERVEJEIRO DO JARDIM CANADÁ OUTUBRO DE SOBRE O CONCURSO SOBRE QUEM PODE PARTICIPAR SOBRE AS INSCRIÇÕES...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "II CONCURSO CERVEJEIRO DO JARDIM CANADÁ OUTUBRO DE SOBRE O CONCURSO SOBRE QUEM PODE PARTICIPAR SOBRE AS INSCRIÇÕES..."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

SUMÁRIO:

1. SOBRE O CONCURSO...2

2. SOBRE QUEM PODE PARTICIPAR...2

3. SOBRE AS INSCRIÇÕES...3

4. SOBRE O ENVIO DAS AMOSTRAS...4

5. SOBRE O JÚRI...5 6. SOBRE O JULGAMENTO...6 7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO...7 8. RESULTADO...7 9. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES...8 10. CASOS OMISSOS...8

(2)

1. Sobre o Concurso

1.1. O II CONCURSO CERVEJEIRO DO JARDIM CANADÁ, doravante denominado simplesmente de CONCURSO, é uma iniciativa do Instituto Mineiro da Cerveja – IMC e da Comunidade dos Taberneiros que participam do grupo de discussão formado pelos cervejeiros caseiros diplomados pela Taberna do Vale, que objetiva melhorar continuamente o nível técnico dos cervejeiros, a qualidade das cervejas caseiras produzidas e promover a integração dos cervejeiros caseiros, além de incentivar e valorizar a cultura cervejeira caseira no Estado de Minas Gerais e em todo o País.

1.2. O CONCURSO terá caráter meramente cultural, no qual os participantes enviarão amostras de cervejas elaboradas artesanalmente à Coordenação, as quais serão avaliadas pelos membros organizadores e demais jurados, no que concorrerão aos prêmios relacionados no corpo deste instrumento.

1.3. As amostras deverão conter apenas cervejas caseiras na literal acepção do termo, ou seja, elaboradas integralmente no domicílio do participante, destituídas de quaisquer fins comerciais, seja para fábricas, bares, lojas de cervejas ou qualquer outro estabelecimento.

2. Sobre quem pode participar

2.1. É vedada a participação no CONCURSO, em quaisquer níveis de comprometimento, de pessoas menores de 18 (dezoito) anos.

2.2. Qualquer cervejeiro caseiro ou grupo de cervejeiros (cervejaria artesanal caseira formada por dois ou mais membros) pode participar do Concurso.

2.3. Neste concurso não será permitida a inscrição de cerveja pelos juízes e/ou pelos Organizadores*. (* Somente os Taberneiros Eduardo Lage, Marcelo Barbosa e Wadson Rodrigues representam a Comunidade de Taberneiros, os demais participantes estão isentos do cumprimento deste artigo.) 2.4. Só será aceita a inscrição de uma cerveja por estilo para cada cervejeiro ou grupo de cervejeiros. 2.5. Serão automaticamente desclassificadas as amostras de cervejas elaboradas por cervejarias com

personalidade jurídica e legalmente estabelecidas. Apenas cervejeiros caseiros, sem razão social ou negócio de comercialização de suas cervejas, poderão participar com cervejas de sua autoria. Serão também desclassificadas as cervejas caseiras que estejam à venda em qualquer espécie de negócio de comercialização, como bares, restaurantes ou lojas.

2.6. No caso de uma amostra ter sido co-elaborada por mais de um participante, este deverá ser qualificado no formulário de inscrição do certame e, caso a amostra seja a vencedora, terá os mesmos direitos e deveres do coautor. Ser coautor de uma amostra desabilita o participante a concorrer no CONCURSO com amostra no mesmo estilo.

2.7. A Coordenação do CONCURSO se reserva ao direito de cassar o prêmio e/ou cancelar o certame caso as regras acima citadas não sejam cumpridas em sua integralidade.

(3)

2.8. A Coordenação do CONCURSO poderá, a seu critério, desclassificar quaisquer participantes caso haja indícios de fraude ou de atos de pirataria (violação de direitos autorais, de propriedade intelectual ou industrial de terceiros).

2.9. Em caso de envio de mais de uma (01) inscrição para o mesmo estilo por um único cervejeiro, todas as inscrições deste indivíduo ou grupo serão desclassificadas.

2.10. A desqualificação de um participante não dá direito a reembolso da taxa de inscrição.

3. Sobre as inscrições

3.1. Instruções gerais:

3.1.1. O processo de inscrição deve ser efetuado e pago dentro do prazo estipulado abaixo, apenas online, conforme as instruções contidas no site do Instituto Mineiro da Cerveja – IMC ( www.institutomineirodacerveja.com.br ). O participante deverá seguir as instruções para fazer sua inscrição eletronicamente.

3.1.2. O concorrente receberá por e-mail um número de inscrição, o qual deverá ser colocado no Formulário de Identificação de Garrafa/Amostra – Anexo I. O concorrente deverá, então, afixá-lo com elásticos ao redor da(s) garrafa(s) contendo a sua amostra de cerveja. Serão desqualificadas as inscrições caso haja qualquer outro elemento identificador colado nas garrafas de amostras.

3.1.3. Amostras enviadas para o endereço errado serão desclassificadas. Pacotes enviados com postagem a cobrar serão devolvidos para o remetente.

3.2. Do estilo de cerveja a ser avaliado:

3.2.1. Este concurso segue as Diretrizes de Estilo, procedimentos e regras determinadas pelo programa BJCP (http://www.bjcp.org/compcenter.php).

3.2.2. O concurso é dividido em 2 categorias e apenas as amostras que seguirem as descrições abaixo, serão avaliadas e julgadas:

Cerveja com madeira: Cerveja de estilo contemplado pelo BJCP, que tenha características (aparência, aroma, sabor, etc) oriundas do uso de madeira (chips, barril, extrato, etc). Serão aceitas cervejas de quaisquer estilos contemplados pelo BJCP, as cervejas serão julgadas de acordo com as diretrizes do estilo e no resultado final obtido com o uso de “madeira”. O estilo base deve ser informado na inscrição. O intuito desse desafio é de incentivar novas pesquisas, conhecimentos e capacitação dos homebrews.

Belgian Golden Strong Ale (18D).

3.2.3. Os estilos e suas diretrizes podem ser visualizados em http://www.bjcp.org/intl/2008styles-PT.pdf

(4)

3.2.4. Não será permitido o uso de ingredientes especiais por estilo, com exceção de madeiras. A avaliação de cada amostra será estritamente baseada na adequação ao estilo específico no qual ela foi inscrita, conforme as Diretrizes de Estilos do BJCP (http://www.bjcp.org/intl/2008styles-PT.pdf).

3.3. Do valor da inscrição:

Inscrição em 1 (um) estilo: R$30,00; Inscrição em 2 (dois) estilos: R$50,00;

3.4. Do prazo para as inscrições:

As inscrições no CONCURSO devem ser realizadas impreterivelmente dentro do período de 29/08/2014 a 10/09/2014, ou até atingir o limite de 40 amostras inscritas (20 por categoria).

4. Sobre o envio das amostras

4.1. As cervejas devem ser enviadas em garrafas âmbar, sem nenhum tipo de identificação ou inscrição, seja na garrafa ou na tampinha. Serão permitidos quaisquer tipos de garrafas, desde que, com volume igual ou superior a 500ml. Serão aceitas apenas tampas metálicas tipo coroa (pry-off) de cor prata, dourada, branca, preta, branca ou preta com a inscrição “Cerveja Artesanal” e branca ou preta com a “Fórmula + Cerveja” para evitar a identificação de qualquer participante. O volume total de cerveja a ser enviado para o julgamento é de no mínimo 1,5 L de cerveja, distribuídos em 3 garrafas. 4.2. O participante deverá embrulhar suas garrafas cuidadosamente, preferivelmente com plástico bolha, e acompanhadas do Formulário de Identificação de Garrafas/Amostra, que consta ao final deste Regulamento.

4.3. A Coordenação entrará em contato caso haja algum problema de quebra ou vazamento das amostras, não se responsabilizando, todavia, por amostras quebradas, o que pode acarretar em desclassificação no CONCURSO. Caso haja tempo hábil para novo envio, este será permitido, desde que, autorizado pela Coordenação.

4.4. O correto envio das amostras, bem como a sua conservação até que cheguem à Coordenação do CONCURSO, é de total responsabilidade do participante.

4.5. As amostras de cervejas, devidamente identificadas e nos volumes descritos neste Instrumento, deverão chegar aos locais de entrega para avaliação da Coordenação do CONCURSO de 01/10/2014 até 09/10/2014.

4.6. As cervejas para o concurso, com inscrição e pagamento previamente realizados, deverão ser enviadas ou entregues para o seguinte endereço:

 Casa OLEC

Endereço: Rua Raimundo Corrêia, 210 - Bairro São Pedro – Belo Horizonte – MG – Brasil CEP – 30.330-090 ☎ (31) 2573-1770. Horários: Segunda a Sexta de 09:00 às 18:00 e

(5)

5. Sobre o Júri

5.1. Os membros do Júri foram selecionados pela Organização a partir de um ou mais dos seguintes critérios:

a) Juiz do BJCP;

b) Expoente nacional/internacional em julgamento de cerveja; c) Reconhecida capacitação técnica;

d) Aspirante a juiz do BJCP; e) Mestre Cervejeiro profissional;

f) Sommelier de Cerveja formado nacional ou internacionalmente. 5.2. Os membros do júri se dividirão nas seguintes atribuições:

a) Diretor de Julgamento: gerencia todas as operações de julgamento na competição e é habilitado a julgar, contanto que não tenha conhecimento da relação entre amostras e participantes;

b) Juiz Principal: avalia amostras de cerveja atribuindo pontos que serão contabilizados para a classificação final, faz a revisão de todas as notas e documentos, lidera e orienta os demais juízes dentro de uma rodada;

c) Juiz: avalia amostras de cerveja atribuindo pontos que serão contabilizados para a classificação final;

d) Auxiliar: auxilia os juízes, garantindo que estes tenham todos os materiais e recursos de que precisam e faz a conferência de todas as notas e documentos.

5.3. Juízes e Auxiliares não poderão participar deste concurso como competidores, mesmo que não sirvam ou julguem a categoria para qual se inscreveram.

5.4. Membros do júri e auxiliares o serão de forma voluntária, sem remuneração e deverão cumprir com as determinações da Organização.

5.5. Os juízes e demais voluntários deverão comportar-se de forma correta e civilizada. As seguintes condutas devem sempre ser seguidas:

a) Estar presente e pontual em todas as sessões;

b) Não embriagar-se durante qualquer momento em que estiver atuando como juiz ou auxiliar;

c) Não fumar, usar perfume, colônia, pós-barba ou outras substâncias que possam atrapalhar o olfato dos demais juízes (ou o seu próprio);

d) Falar em tom de voz baixo para evitar distrair os demais;

e) Agir com postura de respeito às cervejas e aos participantes da competição;

f) Não utilizar, de forma nenhuma, telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos durante o julgamento.

6. Sobre o Julgamento

6.1. O julgamento das amostras de cervejas corretamente enviadas pelos participantes do CONCURSO será realizado em xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.

(6)

6.2. Todas as amostras de cervejas, desde que se enquadrem nos parâmetros especificados neste instrumento, serão avaliadas em degustação às cegas. Nenhum membro do júri terá acesso às informações referentes às identificações dos autores das amostras.

6.3. Todas as decisões dos juízes e da Coordenação serão definitivas e irrecorríveis. Serão selecionadas as amostras que mais se enquadrem no estilo de cerveja proposto neste e os participantes vencedores serão notificados formalmente no dia xxxxxxxxxxx.

6.4. A Coordenação poderá alterar as datas dos eventos previstos neste instrumento por motivo de força maior, obrigando-se a comunicar previamente tais alterações através da Fan Page (xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx).

6.5. Cada amostra julgada receberá pontuações individuais dos juízes da rodada correspondente. A nota final será o consenso entre as pontuações individuais dos juízes, não necessariamente a média aritmética.

6.6. Caso haja amostras suficientes, poderá ser realizada uma rodada final entre as 5 (cinco) melhores amostras das rodadas prévias, para decidir e ordenar os vencedores. Esta rodada não servirá para atribuir pontos, apenas decidirá o ordenamento dos vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugares.

6.7. A identificação do juiz na ficha de avaliação é obrigatória.

6.8. Cada juiz deverá fundamentar por escrito a pontuação dada para cada critério de avaliação.

6.9. Cada juiz deverá identificar possíveis causas de problemas e dar sugestões de melhorias, quando aplicável.

6.10. A pontuação é determinante para a qualificação das amostras para a rodada final, mas não para o ordenamento dos vencedores.

6.11. Os interessados em assistir ao julgamento das amostras devem se inscrever por e-mail. Serão sorteados 5 inscritos para comparecerem no dia do julgamento. O sorteio será realizado no dia xx/xx

e os sorteados serão divulgados na Fan Page do evento e receberão e-mail para confirmar a participação. Os sorteados não poderão se manifestar durante o julgamento e caso se portem de alguma maneira parcial serão desclassificados.

7. Critérios de avaliação

7.1. As cervejas serão avaliadas segundo os seguintes critérios e pontuações: a) Aroma (12 pontos): malte, lúpulo, ésteres e outros aromáticos;

b) Aparência (03 pontos): cor, limpidez e colarinho (retenção, cor e textura);

c) Sabor (20 pontos): malte, lúpulo, características da fermentação, equilíbrio, final/retrogosto e outras características de sabor;

(7)

7.2. Todos os critérios serão avaliados conforme apropriados para o estilo no qual a cerveja foi inscrita para o concurso, exceto a “Impressão Geral”.

7.3. A pontuação máxima, obtida através do somatório das pontuações para cada critério, é de cinquenta (50) pontos.

7.4. Uma pontuação final feita em consenso entre os juízes que avaliaram a amostra terá valor máximo de cinquenta (50).

7.5. A pontuação mínima para qualquer critério ou somatório final é zero (0).

8. Resultado

8.1. A divulgação dos resultados do concurso ocorrerá na “Uaiktobesfest 2014”, que será realizada no período de 17 a 18 de Outubro de 2014. Mais informações a respeito da premiação serão divulgadas na Fan Page (xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx).

8.2. A inscrição de uma cerveja para o concurso não dá direito ao ingresso para a festa de premiação ao participante do concurso. Para a festa de premiação será cobrada uma entrada no valor de R$xx,xx.

8.3. Serão premiadas as três (03) melhores cervejas avaliadas de cada categoria formada para o julgamento em ordem de primeiro, segundo e terceiro colocados.

8.4. Os prêmios serão divulgados antecipadamente na Fan Page (xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx). 8.5. Os prêmios são individuais, intransferíveis e não poderão ser convertidos em dinheiro.

8.6. As avaliações serão enviadas via correio eletrônico (e-mail) pela Coordenação do CONCURSO. Portanto, durante a inscrição é obrigatório colocar o endereço para remessa.

8.7. Os premiados serão responsáveis pela retirada e frete dos prêmios. Estes prêmios ficarão disponíveis para retirada na Casa OLEC, por prazo máximo de 30 dias. Em hipótese alguma a Coordenação se responsabilizará pela entrega dos prêmios.

8.8. O Corpo de Jurados é livre e soberano em sua avaliação, não cabendo contestação de qualquer natureza subjetiva por parte dos concorrentes.

9. Informações Complementares

9.1. A Coordenação reserva-se no direito de alterar as regras contidas neste instrumento afim de, ao seu critério, manter uma adequada administração do CONCURSO. Toda e qualquer alteração será previamente comunicada na Fan Page (xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx).

9.2. Os participantes do CONCURSO, incluindo os vencedores, assumem total e exclusiva responsabilidade a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados pela sua participação no CONCURSO e pela licença dos direitos de autor, estando esses direitos livres e desembaraçados de todos e quaisquer ônus ou restrições, comprometendo-se

(8)

9.3. As eventuais dúvidas ou divergências não previstas nesse regulamento serão julgadas pela Coordenação, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

9.4. A participação no CONCURSO implica na integral e tácita aceitação e concordância, pelos participantes, com as regras dispostas no presente regulamento.

10. Casos Omissos

10.1. A Comissão organizadora se reserva ao direito de deliberar sobre os casos omissos neste regulamento, tendo poder decisório terminativo.

(9)

Anexo I

AHA/BJCP Sanctioned Competition Program

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DE GARRAFA/AMOSTRA

AHA/SCP BJCP Bottle Identification Forms Copyright © 2009 Beer Judge Certification Program, Inc. Rev. 090201 FORMULÁRIO IDENTIFICAÇÃO GARRAFA Nº de inscrição______________________ Nome ______________________________ Endereço ___________________________ Cidade _____________________________ Estado ______ CEP __________________ Fone ______________________________ Email ______________________________ Blog/Site ___________________________ Nome da Cerveja ____________________ Categoria __________________________ SubCategoria _______________________ Clube/Confraria/Assoc. _______________ Coloque um formulário em cada garrafa

FORMULÁRIO IDENTIFICAÇÃO GARRAFA Nº de inscrição______________________ Nome ______________________________ Endereço ___________________________ Cidade _____________________________ Estado ______ CEP __________________ Fone ______________________________ Email ______________________________ Blog/Site ___________________________ Nome da Cerveja ____________________ Categoria __________________________ SubCategoria _______________________ Clube/Confraria/Assoc. _______________ Coloque um formulário em cada garrafa

FORMULÁRIO IDENTIFICAÇÃO GARRAFA Nº de inscrição______________________ Nome ______________________________ Endereço ___________________________ Cidade _____________________________ Estado ______ CEP __________________ Fone ______________________________ Email ______________________________ Blog/Site ___________________________ Nome da Cerveja ____________________ Categoria __________________________ SubCategoria _______________________ Clube/Confraria/Assoc. _______________ Coloque um formulário em cada garrafa

FORMULÁRIO IDENTIFICAÇÃO GARRAFA Nº de inscrição______________________ Nome ______________________________ Endereço ___________________________ Cidade _____________________________ Estado ______ CEP __________________ Fone ______________________________ Email ______________________________ Blog/Site ___________________________ Nome da Cerveja ____________________ Categoria __________________________ SubCategoria _______________________ Clube/Confraria/Assoc. _______________ Coloque um formulário em cada garrafa

Referências

Documentos relacionados

espessuras pela parte interna de peças cilindricas como por exemplo: Tubos,.. bloco

laevigatum seja o principal suspeito nas intoxicações de bovinos nos locais onde a planta ocorre devido a sua presença em abundância comparada às demais plantas tóxicas

As variáveis independentes utilizadas foram sexo – masculino ou feminino; cor da pele – branca, preta, amarela, indígena ou parda categorizadas posteriormente como branca ou

Como o objetivo do estágio foi desenvolver a percepção rítmica e melódica de um público idoso a metodologia utilizada para desenvolver esse objetivo foi a realização da

Neste estudo foi avaliada a recuperação funcional dos membros pélvicos de cães da raça Dachshund paraplégicos e sem percepção de dor profunda, devido à extrusão discal aguda

• Ao migrar o workload SQL Server e Windows Server 2008 e 2008 R2 para o Azure não necessita de atualizar de imediato, dando-lhe mais tempo para planear a atualização para versões

O módulo ad hoc do LFS relativo à Situação dos migrantes e seus descendentes diretos no mercado de trabalho enquadra-se no programa de módulos ad hoc

Os meios de cultura extrato de malte-ágar (MEA) e aveia-ágar (OA) são os mais indicados para crescimento micelial e esporulação, respectivamente. d) Por meio do teste de