• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Figueira Cultura e Tempos Livres, EM (Figueira de Castelo Rodrigo)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Figueira Cultura e Tempos Livres, EM (Figueira de Castelo Rodrigo)"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)
(2)

Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto

Instituto Politécnico da Guarda

Estágio realizado em

Figueira Cultura e Tempos Livres, EM

(3)

Nome do formando: Ricardo Jorge Ribeiro dos Santos Nº de aluno: 5007318

Docente Orientador: Professora Natalina Casanova

Suporte Institucional/ Instituição receptora: Figueira Cultura e Tempos Livres, EM

Endereço: Figueira Cultura e Tempos Livres, EM

Largo Serpa Pinto, nº 22

6440-118 Figueira de Castelo Rodrigo

Contactos: Telefone: 271319190

Fax: 271319192

E-mail: casacultura-fcr@mail.telepac.pt Site: www.culturafcr.com.pt

Ramo da actividade: Férias desportivas, organização de eventos, acompanhamento da

equipa de futebol escalão infantil e ginásio.

Responsável da instituição: Professor Arelindo Farinha

Local: Piscinas Municipais, Estádio Municipal, Complexo Desportivo de Castelo

Rodrigo.

Destinatários: Toda a população

Duração do Estágio: Do dia 27 de Junho de 2011 até ao dia 27 de Setembro de 2011.

Função: Colaborar nas actividades propostas pelo orientador, nomeadamente em

organização de eventos específicos ( Festas de verão, Torneio de Ténis), acompanhamento da equipa de futebol (infantis) em treinos e jogos.

(4)

Como em todas as etapas da nossa vida os nossos objectivos são alcançados graças à ajuda de pessoas com quem colaboramos e nos envolvemos profissionalmente e claro graças aquelas pessoas que nos apoiam incondicionalmente.

Assim gostaria de agradecer a todas essas pessoas que tornaram possível a realização do meu estágio:

Ao instituto politécnico da Guarda especialmente à Escola Superior Educação Comunicação e Desporto e a todos os docentes do Curso de treino desportivo de jovens atletas pela ajuda e pelo enorme contributo que tiveram na minha formação como profissional e ser humano.

À instituição que me acolheu para a realização do meu estágio, em especial ao Professor Arelindo Farinha pela oportunidade que me concedeu e à disponibilidade que teve comigo.

Ao professor Álvaro Pinto, meu orientador de estágio na instituição não só por ter aceite o desafio mas também pelo apoio, amizade e por todos os conhecimentos que me possibilitou adquirir e pôr em prática.

À professora Natalina Casanova pela orientação valiosa que me permitiu realizar o meu estágio e este relatório.

(5)

Agradecimentos: ... II

Introdução ... 1

PARTE I – Contextualização do Local de Estágio ... 2

Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo ... 3

Caracterização do local de estágio ... 7

Organograma: ... 8

Caracterização do complexo das Piscinas Municipais... 9

Caracterização do estádio municipal ... 10

Objectivos gerais da instituição ... 11

Objectivos gerais do estagiário ... 11

Objectivos específicos ... 11

População – alvo ... 12

Ginásio de Cardio/fitness ... 14

Verão Desportivo ... 14

Caminhada Farmácia Bordalo ... 16

Figueira Open 2011 ... 17

Festand de Andebol ... 18

Futebol de formação escalão infantil ... 19

Parte III – Avaliação do Processo de Estágio ... 20

Relação entre os conteúdos teóricos e práticos ... 21

Conclusão ... 22

Anexos ... 23

Caminhada Farmácia Bordalo ... 24

Calendário e Quadro Classificativo Infantis Época 2010/2011 ... 25

Verão Desportivo 2011 ... 26

Figueira Open 2011 ... 27

(6)

Imagem 1 – Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo Fonte: www.quiadacidade.pt ... 3

Imagem 2 Igreja de Figueira de Castelo Rodrigo Fonte: www.guiadacidade.pt ... 3

Imagem 3 Cristo Rei, Marofa Fonte: www.guiadacidade.pt ... 4

Imagem 4 Distrito da Guarda ... 6

Imagem 5 Casa da Cultura Fonte: www.cm-fcr.com ... 7

Imagem 6 Piscinas Municipais Fonte: www.igogo.pt ... 9

Imagem 7 Campo de Ténis Fonte: Ricardo Santos ... 9

Imagem 8 Estádio Municipal Fonte: www.igogo.pt ... 10

Imagem 9 Ginásio de Musculação ... 10

Imagem 10 Ginásio Musculação ... 10

Imagem 11 Ginásio Cardio/Fintess ... 14

Imagem 12 Verão Desportivo ... 14

Imagem 13 Verão Desportivo ... 15

Imagem 14 Caminhada Farmácia Bordalo Fonte: Ricardo Santos ... 16

Imagem 15 Vencedores Figueira Open Fonte: Ricardo Santos ... 17

Imagem 16 Festand Fonte: Ricardo Santos ... 18

(7)

Introdução

Durante o meu percurso na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, alcancei conhecimentos e competências técnicas. Como tal, é nos dada a oportunidade de colocar em prática os nossos saberes adquiridos e assim surge o presente documento, o relatório de estágio que nos remete à articulação da teoria com a prática.

Realizei o estágio curricular na Figueira Cultura e Tempos Livres E.M , onde tive oportunidade de intervir em diversas áreas tais como, acompanhamento nos planos de treino no ginásio municipal, acompanhamento da equipa de futebol escalão infantil, organização de eventos desportivos desenvolvidos pela empresa.

A minha escolha em relação ao local de estágio, baseou-se principalmente no facto de esta instituição me permitir colaborar em diversas áreas relacionadas com o desporto o que me possibilitou pôr em prática os conhecimentos teórico-práticos adquiridos nas unidades curriculares leccionadas, também por ser uma instituição na qual já tive o prazer de trabalhar durante alguns anos em vários tipos de actividades.

No que diz respeito à estrutura do respectivo relatório este encontra-se dividido em três partes, na parte I principio com a Contextualização do local de estágio, onde vai ser abordada uma caracterização histórica do local do estágio, Figueira Castelo Rodrigo bem como a sua localização geográfica. Seguidamente, é feita uma caracterização dos locais onde se desenrolaram as actividades de estagio ou seja o complexo das piscinas municipais, bem como o estádio municipal.

Na parte II, do presente documento é feita uma descrição detalhada das actividades desenvolvidas ao longo do período de estágio, sendo apresentados os objectivos da instituição e do estagiário.

Por último, na parte III, é feita uma relação entre os conteúdos teóricos e práticos apreendidos e que foram de crucial importância no estágio é ainda feita uma análise ao processo de estágio onde se abordam os aspectos positivos e menos positivos do estágio bem como as vantagens obtidas pela instituição com o meu estágio.

(8)

PARTE I – Contextualização do Local

de Estágio

(9)

Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

Situado no interior raiano, o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo pode orgulhar-se das suas gentes, da sua história e do legado patrimonial que possui.

A beleza paisagística e natural, que adquire mais ênfase em Fevereiro e Março com a flor da amendoeira, é outra das suas riquezas.

Situado em pleno coração da Região do Riba-Côa, o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, instituído por Decreto de 25 de Julho de 1836, apresenta grande riqueza de património edificado e paisagístico, mas é o calor das gentes que constitui a sua principal riqueza.

Em todas as freguesias encontramos obras de grande valor que desvendam segredos e recordações de tempos passados e merecedores de uma visita mais atenta.

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e o seu recinto muralhado, constituem-se como um dos mais fortes apelativos para tal, pois, por entre as memórias de um espaço que agora nos surge sob a forma de ruínas, subsiste valiosa história que se relaciona directamente com os grandes momentos da história de Portugal.

Mas não é apenas o nosso património que serve de cartão de visita a este Concelho, já que a natureza foi pródiga na paisagem. Quem visitar a nossa região não pode deixar de ficar agradavelmente impressionado, principalmente na Primavera, ao contemplar o belo panorama que nele se

Imagem 1 – Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo Fonte: www.quiadacidade.pt

Imagem 2 Igreja de Figueira de Castelo Rodrigo Fonte: www.guiadacidade.pt

(10)

desfruta. Nos meses de Fevereiro e Março, as amendoeiras em flor oferecem aos nossos olhos uma beleza de estonteante cromatismo.

Pelas freguesias, os campos de cereais e as árvores de fruto, conferem à nossa paisagem rural, uma beleza dificilmente igualável, pois os produtos agrícolas têm aqui um sabor diferente e natural. Assim, a vinha, os olivais e amendoais, produzidos nestas terras, são preciosidades que devem merecer a atenção de todos os amigos visitantes.

Em definitivo, vale bem a pena uma visita a estas paisagens, onde não faltam os belos atractivos com que a Mãe Natureza a dotou, pois são inúmeras as paisagens paradisíacas e invulgares de beleza. Os produtos regionais de excepcional qualidade e a riqueza da cozinha tradicional são mais um factor a cativar os visitantes, que não mais esquecem os aromas deste calmo, mas vivo Concelho, bem como a hospitalidade das suas gentes.

O Parque Natural do Douro Internacional, que abrande grande parte do concelho, serve também de local de atracção para os amantes da natureza. Com uma flora onde predominam os bosques endémicos, onde predominam a azinheira, o sobreiro e os carvalhos, é a sua rica fauna que deve merecer atenção. Nas arribas do Águeda, em locais de difícil acesso, nidificam nos afloramentos rochosos, o grifo, a Águia-real e o abutre do Egipto.

Figueira de Castelo Rodrigo apresenta uma paisagem e acolhimento único e os vales do Douro e do Águeda, assumem-se, no contexto ibérico, como

verdadeiros santuários naturais.

Desde o Douro até ao limite sul do concelho, por planícies, vales e montanhas, encontrará tesouros artísticos desconhecidos e explorará paragens recônditas, captando fragmentos de sedução.

(11)

Venha descobrir mil mundos ao alcance da sua mão, para degustar o prazer do natural

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo

Numa elevação da Serra da Marofa está situada a aldeia histórica de Castelo Rodrigo. Foi vila e sede do concelho durante mais de 600 anos, conservando ainda parte da cintura de muralhas, que no passado faziam dela, uma importante fortaleza de fronteira.

A situação privilegiada da aldeia, no extremo mais oriental do país, junto à fronteira com Espanha, transformavam-na em ponto chave da defesa da Beira.

Castelo Rodrigo esteve sob domínio Leonês até 1297, quando, pelo tratado de Alcanizes, no reinado de D. Dinis, passou para a coroa portuguesa, depois de séculos de disputa.

As guerras da Restauração proporcionaram a Castelo Rodrigo integrar-se num dos ciclos gloriosos da história de Portugal, através do exemplo de coragem dado pela população, no cerco feito à vila no ano de 1664, pelo numeroso exército do Duque de Ossuna.

7 de Julho, feriado municipal, marca a data em que as tropas comandadas por Pedro Jacques de Magalhães venceram na Salgadela (batalha de Castelo Rodrigo) o invasor espanhol.

(12)

Visitar Castelo Rodrigo, é fazer uma viagem pela história, pois são muitos os monumentos de interesse histórico-arquitectónico: O Mosteiro de Santa Maria de Aguiar, de fundação cisterciense do séc. XI; a igreja de N.ª Sr.ª de Rocamador, fundada no séc. XIII, pelos frades hospitaleiros, para o apoio dos peregrinos a Compostela; A cintura muralhada; as casas, umas de estilo manuelino, outras de

influência árabe; o pelourinho de gaiola manuelina, símbolo do poder municipal; as ruínas do palácio Cristóvão de Moura, representante do rei de Espanha, que o povo destruiu, após a proclamação da independência.

Historicamente, nenhuma povoação raiana exerceu por tão longo período um lugar tão relevante na defesa do território e nas relações luso-castelhanas.

(13)

Caracterização do local de estágio

A Figueira Cultura e Tempos Livres é a empresa municipal responsável por gerir os pelouros da cultura, desporto, turismo e acção social do município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Na área do desporto a Figueira Cultura e Tempos Livres é responsável por gerir as infra-estruturas desportivas do município, é também responsável pelas actividades de enriquecimento curricular ministradas no 1º ciclo bem como pelas aulas de ginástica sénior que decorrem nos diversos lares de 3ª idade dispersos pelas aldeias do concelho.

Encontra-se ainda a cargo das equipas de futebol de formação das quais fazem parte os escalões escolinhas, infantis, iniciados e juvenis.

Na área do turismo cabe à Figueira Cultura e Tempos Livres promover o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo através da organização de feiras agrícolas, mostras de produtos regionais, promoção dos monumentos existentes nas diversas freguesias.

A nível social a Figueira Cultura e Tempos Livres intervêm junto da população com objectivo de melhorar as condições de vida dos habitantes mais necessitados bem como despertas o gosto pela prática desportiva e pela cultura.

(14)

Organograma:

Recursos disponíveis para a pratica de actividades

Recursos Humanos Recursos Materiais

Professores de Educação Física Carrinha de Transporte de passageiros

Motoristas 15 Pistolas de Paintball e respectivas protecções

Animadores Socioculturais 20 Bicicletas

Responsáveis pelo apoio logístico

1ª Parede de escalada e respectivo material: -Cordas dinâmicas

-Arnêses -Gri-Gri -Mosquetões

20 Canoas Tabela 1 – Recursos da empresa

Câmara municipal de Figueira de Castelo Rodrigo Figueira Cultura e Tempos Livres EM.. Complexo Piscinas Municipai s Ginásio Cardio Courts Ténis Piscinas Casa da Cultura (sede da empresa) Espaço Internet Biblioteca Munícipal Estádio Municípal Ginásio Musculaçã o Campo futebol relvado

(15)

Caracterização do complexo das Piscinas Municipais

As Piscinas Municipais de Figueira de Castelo Rodrigo têm ao dispor de todos os munícipes um conjunto de serviços para que possa usufruir com todo o conforto de todas as actividades aquáticas, natação, hidroginástica e jacuzi.

Este espaço é constituído por duas piscinas interiores aquecidas (piscina de competição com 25 metros x 17 metros e piscina pequena com 15,50 metros x 6,00 metros). Dispõe também de um ginásio de cárdio, dois campos e ténis com 23,76 metros x 10,90 metros.

As piscinas Municipais estão dotadas do equipamento necessário para as actividades que ali se desenvolvem como sejam os seguintes materiais:

o Aros de submersão: ;o Halteres;

o Brinquedos (baldes, camiões, pás); o Bóias; o Bolas; o Barbatanas; o Braçadeiras; o Balizas; o Colchões;

o Cintos pequenos e grandes; Caneleiras; o Esparguetes;

Imagem 6 Piscinas Municipais Fonte: www.igogo.pt

(16)

Caracterização do estádio municipal

O estádio municipal é composto por piso relvado, bancadas com capacidade para 2000 espectadores, balneários e iluminação artificial.

Ambos os jogos das equipas, sénior, júnior (pertencentes ao Ginásio Clube Figueirense), juvenis, iniciados e escolinhas (pertencentes a Figueira Cultura e Tempos Livres E.M) são aí disputados bem como os treinos semanais.

As instalações do estádio municipal estão ainda equipadas com: • Sala de massagens.

• Sauna seca. • Banho turco. • Jacuzzi.

Encontra-se também nas instalações o ginásio de musculação composto pelos seguintes aparelhos:

• 1 Leg Extension • 1 Leg Curl • 3 Bicicletas • 1 Step • 1 Latpulldown • 1 Multipower • Colchões • Fit Ball • Pesos livres de 4kg a 24kg

Imagem 8 Estádio Municipal Fonte: www.igogo.pt

Imagem 9 Ginásio de Musculação Fonte: F.Torres

Imagem 10 Ginásio Musculação Fonte: F.Torres

(17)

Objectivos gerais da instituição

A Figueira Cultura e Tempos Livres, movimenta semanalmente centenas de Jovens e Crianças nas diversas actividades que desenvolve, na tentativa de lhes incutir hábitos saudáveis, como é a prática de desporto e promover o convívio entre eles através do intercâmbio e a partilha de experiências.

É também objectivo da Figueira Cultura e Tempos Livres promover e incentivar a prática desportiva na população adulta e sénior do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Objectivos gerais do estagiário

Os objectivos gerais do estagiário assentaram essencialmente na aquisição de competências nas áreas em que se encontrou envolvido ou seja férias desportivas, futebol infantil e colaboração na organização de diversas actividades desportivas promovidas pela empresa.

Nas férias desportivas fui monitor de um grupo de 20 jovens dos 10 aos 13 anos. No futebol infantil ajudei o meu orientador nos treinos da equipa durante os jogos do campeonato infantil.

Objectivos específicos

Os objectivos específicos do estagiário procuraram relacionar os conteúdos aprendidos ao longo do ano em que frequentou o curso de treino desportivo de jovens atletas com as situações e actividades que se deparou ao longo do período de estágio.

(18)

População – alvo

Ao longo do período de estágio e devido às diversas modalidades em que me encontrei envolvido foi possível trabalhar com diversas faixas etárias entre as quais crianças, jovens e adultos.

Todavia, a Figueira Cultura e Tempos Livres como empresa municipal intervém junto da população do município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Na modalidade futebol, era composta pela equipa de escalão infantil masculina com cerca de 18 atletas com idades compreendidas entre os 11 e 12 anos de idade.

Nas actividades das férias desportivas de verão, promovida pela empresa Municipal, com a participação de 100 crianças das dos 5 aos 13 anos de idade.

No torneio de ténis participaram 22 pessoas com idades compreendidas entre os 11 e os 75 anos, com participação de portugueses e espanhóis.

Os destinatários dos ginásios são a população em geral quer sejam jovens, adultos ou idosos. Deste modo, existe a participação de pessoas de várias faixas etárias e várias classes sociais.

Nas actividades de pedestrianismo promovidas pela empresa Municipal, a participação foi toda a população em geral, em que estiveram presentes cerca de 150 pessoas.

(19)
(20)

Ginásio de Cardio/fitness

Durante o estágio e após a adaptação ao local, às pessoas e aos métodos, as principais actividades desenvolvidas foram as seguintes:

Reconhecimento dos equipamentos de musculação e cardiofitness. Esta actividade consistiu, na observação dos equipamentos com a presença do orientador.

Acompanhamento do Orientador em avaliações e prescrições de treino. Esta actividade

consistiu em acompanhar o trabalho realizado pelo orientador em sala de exercício.

Verão Desportivo

O verão desportivo é uma actividade já realizada pela FCTL há muitos anos, o seu formato tem sido alterado desde o inicio até agora, o que começou por ser apenas uma manhã nas piscinas passou a ser ‘’quase’’ um campo de férias onde as crianças começam as actividades ás 09h00 e ás

17h00 terminam, isto tudo durante um mês. A parte desportiva e cultural são as principais actividades desenvolvidas ao longo do mês, as actividades desportivas praticadas são:

• Desportos radicais (escalada, rappel,paintball e slide)

• Canoagem

• Btt

Imagem 11 Ginásio Cardio/Fintess Fonte: F.Torres

(21)

• Mini Triatlo

• Desportos colectivos e individuais

• Orientação

• Natação

• Jogos tradicionais (malha, corrida sacos, puxar corda, raiola) • Matraquilhos e ping pongue

• Tiro com arco • Passeios equestres

Nesta actividade estive responsável por um grupo 20 de crianças, dos 10 aos 13 anos, a minha tarefa foi a de planificar e acompanhar o meu grupo nas actividades estipuladas em reunião semanal.

Toda a programação com as actividades desenvolvidas encontra-se em anexo (anexo – Programação do verão desportivo)

Imagem 13 Verão Desportivo Fonte: Casa da Cultura

(22)

Caminhada Farmácia Bordalo

No dia 28 Maio de 2011 a FCTL em colaboração com a Farmácia Bordalo realizou uma caminhada com o objectivo de promover os benefícios do exercício físico junto da população do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

A adesão a esta iniciativa foi grande tendo

participado cerca de 150 pessoas.

Para além de colaborar na elaboração do percurso e sua respectiva sinalização e limpeza estive ainda envolvido no acompanhamento e apoio aos participantes.

O percurso bem como todas as informações detalhadas encontram-se em anexo. (Ver anexo caminhada farmácia Bordalo)

Imagem 14 Caminhada Farmácia Bordalo Fonte: Ricardo Santos

(23)

Figueira Open 2011

Apesar da pouca popularidade do ténis nesta zona a realização deste torneio traz os poucos amantes destes desportos á vila de Figueira de Castelo Rodrigo, o torneio é realizado á 5 anos e consegue ter um média de 22 participantes. Nesta edição a participação foi de 22 atletas entre os quais 6 eram espanhóis e os restantes portugueses.

Nesta actividade fiquei, numa primeira fase, responsável pela divulgação do evento. Na segunda fase tive que verificar os estado dos courts de ténis e tive que ajudar a reparar as redes e colocar uma rede central que divide os dois courts de ténis. Durante a actividade fui árbitro e tratava de toda a logística para a prova (águas, cadeira, bolas e fichas de jogo).

Toda a documentação da prova encontra-se em anexo.

Imagem 15 Vencedores Figueira Open Fonte: Ricardo Santos

(24)

Festand de Andebol

A intenção desta actividade já realizada há 5 anos é a de fomentar o desporto jovem como uma base atractiva, didáctica, saudável e onde o maior objectivo é sem dúvida O JOVEM para o seu desenvolvimento global e harmoniosos em todas as vertentes e onde se estimula a prática de

actividades de andebol devidamente adequadas aos vários escalões etários.

A minha função foi a de colaborar com o responsável da Associação de Andebol de Guarda realização deste evento, o evento foi realizado no complexo das piscinas de Castelo Rodrigo e envolveu todas as crianças do 1ºciclo.

Em anexo encontra-se o croqui de toda a actividade bem como o material usado na mesma.

(25)

Futebol de formação escalão infantil

Os treinos de futebol decorreram às 4as feiras 6as feiras, eram orientados pelo professor Álvaro Pinto treinador nível I da AFG.

A minha participação nos treinos foi muito activa pois consegui preencher uma lacuna existente ou seja o treino especifico de guarda-redes, que não existia pois a equipa tinha apenas um treinador.

Embora o treino de guarda-redes não seja uma área em que eu me especializei, alguns dos conteúdos aprendidos na teórica serviram para fazer um transfere e adequar e esta situação.

Tentei realizar exercícios com o guarda-redes onde este tive-se a noção de baliza e área do guarda-redes, exercícios de saídas nos cantos.

Nos dias dos jogos estava encarregue de acompanhar as crianças para os jogos uma vez que o treinador viajava num carro particular e apenas estava presente durante o jogo.

Em relação aos resultados obtidos ao logo da época foram satisfatórios tendo a equipa terminado nos primeiros lugares, porém como os objectivos do clube e da empresa não passam apenas pela vertente competitiva mas sim pela formação de jovens atletas tentando incutir o espírito de Fair Play, de grupo, amizade, e ocupar os tempos livres destes jovens pode-se dizer que estes objectivos foram cumpridos.

(26)

Parte III – Avaliação do Processo de

Estágio

(27)

Relação entre os conteúdos teóricos e práticos

Embora todos os conteúdos apreendidos nas diversas unidades curriculares leccionadas ao longo do ano sejam importantes para a formação, alguns desses conteúdos tiverem um papel fundamental no meu desempenho no estágio.

Na unidade curricular Práticas de Desportos Individuais I, os conteúdos aprendidos serviram para ter algumas noções básicas do ensino de futebol, tais como aperfeiçoamento de gestos técnicos, planos de treino e exercícios.

Na unidade curricular de Desporto para Crianças, os conteúdos aprendidos serviram para ter algumas noções básicas como lidar com os jovens, mas também me deram alguma base para a modalidade de ténis, uma vez que estas bases foram importantes para mim na organização do torneio de ténis, estando estas relacionadas com todas as regras da modalidade.

Na unidade curricular de Metodologia de Treino, os conteúdos aprendidos serviram para a orientação da equipa de futebol nos seus treinos.

Na unidade curricular de Didáctica de Desportos para crianças, os conteúdos aprendidos serviram para alargar a quantidade de modalidades desenvolvidas no estágio.

Na unidade curricular de organização de eventos, os conteúdos aprendidos foram importantes para que tudo corresse bem na realização das actividades organizadas pela empresa..

(28)

Conclusão

Com a elaboração de relatório e a realização do estágio concluímos que obtemos as capacidades necessárias para futuramente trabalhar com as variadas populações alvo, bem como adquirimos as competências essenciais para a realização de um bom trabalho como profissional. Ou seja, apesar do estágio não ter sido remunerado e do nosso esforço não ser valorizado em termos materiais, foi uma óptima experiência no que diz respeito às competências e aptidões conseguidas.

A nível da componente social podemos afirmar que foi fulcral o facto de termos sido bem recebidos pelos colegas de trabalho e orientadora de Estágio, funcionários das instalações, que sempre nos respeitaram e fizeram com que nos sentíssemos à vontade, tornando assim mais fácil a nossa adaptação em termos sociais.

Por fim, salientamos ainda a importância que teve as unidades curriculares teóricas e práticas para a boa realização do estágio, visto ter sido aplicado algum conhecimento abordado nessas disciplinas.

(29)
(30)
(31)

Calendário e Quadro

Classificativo Infantis Época

2010/2011

(32)
(33)
(34)

Referências

Documentos relacionados

Muito pelo contrário, nossa preocupação se deu em investigar um caso para compreender como as políticas públicas se efetivam na escola e quais são os desafios do trabalho com

A entrada da informação da troca de estado na versão customizada do Smartmine não será mais feita pelo Tracker e sim pelo operador do Dispatch Module, como será apresentado na

As ONGs (organizações não governamentais) são entidades de natureza privada (não públicas), 262 sem fins lucrativos 263 e que fazem parte do terceiro setor (também

2 Artigo original Distribuição das pressões plantares e postura corporal na paralisia cerebral espástica Distribution of plantar pressure and body posture in spastic cerebral

In this study, we aimed to compare three versus five initial monthly loading doses of 2 mg of IVA, followed by PRN treatment, in terms of mean changes in visual acuity and

Sabe-se que a democracia ou uma gestão democrática não nasce necessariamente no interior de uma escola, mas esta é o lugar adequado para que aconteçam as interações sociais e tem

Por fim, com base em tudo apresentado, entende-se como importante para a redução da miséria: a efetivação do Bolsa Família como direito constitucional assegurado; a

Abstract: The effects of six pesticides applied to the coffee crop on eggs and their consequences on the subsequent de- velopmental stages of Chrysoperla externa