• Nenhum resultado encontrado

Salvador, Bahia Quarta-feira 30 de junho de 2010 Ano XCIV N o

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Salvador, Bahia Quarta-feira 30 de junho de 2010 Ano XCIV N o"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Salvador, Bahia — Quarta-feira 30 de junho de 2010 Ano — XCIV — No 20.306

RESUMO DE EDITAL Nº 055/2010 - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE (PET SAÚDE/VS) - ANOS LETIVOS 2010 e 2011. O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual n.º 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público a todos que o presente edital virem ou dele tomem conhecimento que estarão abertas as INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES BOLSISTAS QUE PARTICIPARÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE – PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE do Departamento de Saúde (DS), Campus Universitário de Jequié, – Anos letivos 2010 e 2011, observando as disposições do Edital nº 07, de 03 de março de 2010, do Ministério da Saúde, circunscritas às seguintes normas:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Programa PET-Saúde/Vigilância em Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho e é destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Vigilância em Saúde caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências direcionadas aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS, tendo em perspectiva a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino.

1.2. O Programa PET-Saúde/Vigilância em Saúde será desenvolvido no período de julho de 2010 à junho de 2011, sob a coordenação da Profª. DSc. Adriana Alves Nery, vinculada ao Departamento de Saúde (DS), Campus Universitário de Jequié, responsável pela elaboração do Projeto e pela articulação entre os alunos e o Ministério da Saúde.

1.3. Serão formados dois (02) grupos PET-Saúde/Vigilância em Saúde, que desenvolverão ações de Vigilância em Saúde na perspectiva da prevenção e controle dos seguintes agravos:

a) Dengue;

b) Esquistossomose.

1.4. Os estudantes bolsistas deverão participar das atividades descritas no Anexo I, previstas para o desenvolvimento do Programa.

(2)

1.5. As atividades de pesquisa desenvolvidas deverão ser obrigatoriamente, relacionadas à produção e à disseminação de conhecimentos relevantes para a Vigilância em Saúde e para as atividades de iniciação ao trabalho em saúde.

2. DAS VAGAS

2.1. Serão ofertadas para cada grupo PET-Saúde/Vigilância em Saúde 08 (oito) vagas de estudantes bolsistas, totalizando 16 (dezesseis) vagas, distribuídas de acordo com os cursos de graduação, conforme quadro abaixo:

Curso Nº estudantes bolsistas

Enfermagem 4 Fisioterapia 3 Medicina 3 Odontologia 3 Farmácia 3 TOTAL 16

2.2. Em caso de desistência ou exclusão de estudantes bolsistas será feita nova convocação obedecendo a ordem de classificação por curso.

2.3. Não havendo candidatos aprovados suficientes em cada curso, as vagas serão remanejadas para os demais cursos, sendo o de Enfermagem, o primeiro com uma vaga a mais.

2.4. Todos os estudantes bolsistas que desenvolverem no mínino 06 (seis) meses de atividades no Programa, com aprovação do seu preceptor e do seu tutor, receberão uma declaração referente às atividades desenvolvidas pelo Programa PET-Saúde/Vigilância em Saúde.

2.5. O desenvolvimento das atividades, por parte dos estudantes bolsistas, não acarretará vínculo empregatício de qualquer natureza, com o Ministério da Saúde, UESB e Secretaria Municipal de Saúde de Jequié nos termos da legislação de regência, pois visam propiciar oportunidade para aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades significativas para formação profissional tanto teórica, quanto prática.

3. DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO, LOCAL E REQUISITOS

3.1. As inscrições deverão ser realizadas por meio do preenchimento do formulário próprio (Anexo II). 3.2. Período: 29 de junho a 01 de julho de 2010.

(3)

3.3. Local: Departamento de Saúde (DS) da UESB, Campus de Jequié, no horário das 8:00 às 12:00h e das 14:00 às 17:00h.

3.4. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os documentos a seguir relacionados e a comprovação do Currículo Lattes e cópias acompanhadas dos originais para autenticação pelo responsável pela inscrição.

a) Formulário de Inscrição com Carta de Intenção (Anexo II);

b) Currículo completo e atualizado obtido da plataforma Lattes, encadernado e com os respectivos documentos comprobatórios (na ordem que aparecem no currículo);

c) Histórico Escolar da graduação com rendimento acadêmico atualizado (os estudantes devem procurar a Secretaria de Cursos da UESB, Campus de Jequié, e solicitar o Histórico Escolar com rendimento acadêmico, especificamente, para concorrer a bolsa PET-Saúde/Vigilância em Saúde);

d) Declaração de compromisso do estudante com vistas ao cumprimento das atribuições previstas neste Edital (Anexo III).

e) Declaração aceitando as normas estabelecidas no presente Edital e as normas do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/PET-Saúde/Vigilância em Saúde (Anexo IV).

4. DA CLIENTELA

4.1. Poderão se inscrever neste processo seletivo, visando a participação no Programa, os estudantes regularmente matriculados nos cursos abaixo relacionados, oferecidos pela UESB, no Campus de Jequié: a) Graduação em Medicina (2º semestre);

b) Graduação em Enfermagem (4º ao 7º semestres); c) Graduação em Fisioterapia (2º ao 8º semestres); d) Graduação em Farmácia (2º ao 4º semestres); e) Graduação em Odontologia (3º ao 8º semestres).

4.2. Os candidatos deverão ter disponibilidade comprovada de 20h semanais para se dedicar às atividades do PET-Saúde/Vigilância em Saúde, sendo que deverão atuar, no mínimo 8h semanais nos turnos matutino e vespertino, desenvolvendo ações de Vigilância em Saúde na perspectiva da prevenção e controle da Dengue e Esquistossomose.

4.3. O candidato, também, deverá ter disponibilidade para participar de atividades do Programa nos territórios e unidades de saúde do município de Jequié aos sábados nos turnos matutinos e vespertinos, e nos turnos matutino, vespertino e/ou noturno nos dias úteis da semana.

5. DO CALENDÁRIO

Os candidatos deverão observar o calendário abaixo:

(4)

Período de inscrição dos estudantes

29/06 a 01/07/2010

Divulgação dos resultados da seleção dos estudantes

07/07/2010

Período de recursos dos estudantes

08 e 09/07/2010

Divulgação do resultado final do processo seletivo dos estudantes

12/07/2010

Primeira reunião geral do PET

13/07/2010

6. DOS REQUISITOS PARA OBTENÇÃO E MANUTENÇÃO DA BOLSA

Estará apto para concorrer as bolsas, o estudante dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina, Farmácia, Odontologia e Fisioterapia da UESB – Campus de Jequié que, efetivamente, atenda a situações abaixo:

a) não tenha vínculo empregatício e que se dedique integralmente às atividades do Curso; b) não participe de outro projeto de pesquisa, extensão ou monitoria;

c) não receba qualquer outro tipo de bolsa (monitoria, extensão, pesquisa, apoio técnico, etc), estando submetido às regras previstas pelo Ministério da Saúde para a concessão das bolsas;

d) esteja com o CPF regularizado frente à Receita Federal.

7. DOS CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

7.1. Os estudantes serão classificados em ordem decrescente, obedecendo à seguinte pontuação: a) Currículo Lattes (CL), com pontuação máxima 10 (dez) - peso 3 (três);

b) Histórico Escolar da graduação (HE), cuja pontuação do mesmo corresponderá à média aritmética das disciplinas cursadas - peso 3 (três);

c) Informações prestadas no Formulário de inscrição, incluindo a Carta de Intenção (FI), com pontuação máxima 10 (dez) - peso 4 (quatro).

7.2. A nota final atribuída a cada candidato será a média aritmética ponderada, calculada através da seguinte fórmula: M = (CL x 3) + (HE x 3) + (FI x 4)

10

7.3. Será classificado o estudante que obtiver nota final igual ou superior a sete (NF = 7,0).

7.4. Para a avaliação dos critérios acima elencados, será utilizado o barema disposto no Anexo V do presente Edital.

7.5. Em caso de empate usar-se-à como primeiro critério de desempate a melhor nota nos dados do formulário de inscrição que contempla a carta de intenção. Persistindo o empate, será considerado como

(5)

segundo critério de desempate, a melhor nota no Histórico Escolar. Será utilizado ainda, como terceiro critério de desempate, a melhor nota no Currículo Lattes.

8. DA EXCLUSÃO DO ESTUDANTE NO PROGRAMA Será afastado do Programa, o estudante bolsista que:

a) apresentar queda no rendimento acadêmico superior a 10%; b) não manter currículo atualizado na Plataforma Lattes;

c) não participar ativamente do grupo PET-Saúde/Vigilância em Saúde e de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão;

d) apresentar desempenho insatisfatório no Programa, na avaliação realizada em conjunto pelo preceptor, tutor e coordenação do Programa.

e) concluir, abandonar ou trancar o curso de graduação pelo qual foi selecionado; f) desistir do Programa;

g) praticar ou se envolver em ações não condizentes com os objetivos do Programa. 9. DA VIGÊNCIA DAS BOLSAS

9.1. As bolsas serão concedidas durante o período de vigência do Programa e sua disponibilização estará sujeita às deliberações do Ministério da Saúde.

9.2. As bolsas serão fornecidas pelo Ministério da Saúde, no valor especificado pelo Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (correspondente às Bolsas de Iniciação Científica, modalidade IC em conformidade ao Anexo III da RN-017/2006-CNPQ), para os estudantes selecionados como bolsistas que desenvolverem as atividades previstas no Programa PET-Saúde/Vigilância em Saúde, sob orientação do tutor e do preceptor.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece e aceita as condições da Seleção, tais como se acham estabelecidas nestas normas.

10.2 As questões pertinentes à realização da Seleção e os casos omissos neste Edital serão deliberados pela coordenação e tutores do presente Programa.

Vitória da Conquista, 28 de junho de 2010. PAULO ROBERTO PINTO SANTOS - REITOR ANEXO I DO EDITAL Nº 55/2010

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO PROJETO PET SAÚDE/ VIGILÂNCIA EM SAÚDE/UESB/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JEQUIÉ/BA

Conforme consta no Edital nº. 07 de 03 de Março de 2010 do Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde, publicado no Diário Oficial da União do dia 05 de março de 2010, bem como no Edital a que se refere este anexo, o Programa

(6)

PET-Saúde/Vigilância em Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho e é destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Vigilância em Saúde caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências direcionadas aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS, tendo em perspectiva a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino.

Desse modo, a projeto elaborado pela UESB/Departamento de Saúde – Campus de Jequié em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo geral implementar por meio da educação pelo trabalho, ações de Vigilância em Saúde na perspectiva da prevenção e controle da Dengue e Esquistossomose, contribuindo assim para a redução da morbimortalidade de grupos populacionais, com a conseqüente promoção da saúde da população do município de Jequié. O referido projeto será desenvolvido por dois grupos de trabalho constituídos cada um por 01 (um) tutor acadêmico e 02 (dois) preceptores responsáveis pelo aprendizado em serviço de 08 (oito) estudantes, além dos tutores voluntários, sendo que os estudantes serão selecionados de acordo os critérios deste Edital.

Diante disto, a inserção dos tutores, preceptores e estudantes nas ações de Vigilância em Saúde propostas no projeto se dará a partir do planejamento, execução e avaliação das atividades e estudo sistemático. Para tanto, serão realizadas investigações científicas em vigilância em saúde ampliando a produção de conhecimentos por meio de pesquisas epidemiológicas envolvendo a Dengue e Esquistossomose, mapeamento das áreas de risco e análise da situação de saúde a partir destes agravos, mobilização dos sujeitos envolvidos no processo de alimentação e retroalimentação dos sistemas de informação em saúde relativos a estes agravos e promover ações de Educação Permanente em Saúde para a instrumentalização dos sujeitos envolvidos neste projeto nas práticas de Vigilância em Saúde para Dengue e Esquistossomose. Tais ações serão viabilizadas a partir da realização de reuniões, oficinas, rodas de discussão, visitas, mini-cursos, relatos de experiência, avaliação do processo de trabalho pelo grupo, apresentação de relatórios e trabalhos em eventos científicos e publicações de artigos científicos a partir das vivências.

Cada subgrupo de quatro estudantes deverão se ocupar do desenvolvimento de ações de vigilância em Saúde voltadas para a prevenção e controle da Dengue e Esquistossomose, gerando produções científicas e mudanças na realidade local contribuindo para a redução do número de casos desses agravos no município. Os dois grupos de trabalho aglutinarão estudantes dos cursos de graduação em medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia e farmácia, proporcionando a interdisciplinaridade das ações. Cada tutor deverá reunir sua equipe (dois preceptores e oito estudantes) em encontros semanais para monitoramento e avaliação das ações e estudo sistemático, a partir de leituras de textos relacionados com a metodologia científica, a epidemiologia e a Vigilância em Saúde. Todos os tutores, preceptores e estudantes, deverão

(7)

reunir-se quinzenalmente, com a participação dos gestores quando possível, para avaliações do processo de trabalho desenvolvido pelos grupos, auto-avaliação, trocas de experiências e reflexões diversas.

Adriana Alves Nery - Coordenadora do Programa PETSaúde/ Vigilância em Saúde- UESB

ANEXO II DO EDITAL Nº 55/2010 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 1- IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO:

(8)

Nome: _____________________________________________________________________ Curso: _____________________________________________________________________ Matrícula: ___________________________ Período: ________________________________ Endereço completo: ___________________________________________________________ CEP: ___________________________E-mail:_______________________________________ Telefones: resid: ( )___________________________ Celular: ( )________________________ CPF:____________________________________

RG: ____________________ Órgão expedidor: ____________ Data de Expedição:_________________

2- Sua compreensão de Vigilância em Saúde, destacando as ações de prevenção e controle da Dengue e Esquistossomose. 3- Qual sua disponibilidade de horários para o Programa (especificar dias e turnos):

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

Matutino Vespertino Noturno

4- Escreva uma breve CARTA DE INTENÇÃO, explicando o porque do seu interesse em participar do Programa PET-Saúde/Vigilância em Saúde (máximo 25 linhas).

Jequié, _____ de ___________ de 2010.

Assinatura do candidato: ______________________________________________ ANEXO III DO EDITAL Nº 55/2010

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DO ESTUDANTE COM VISTAS AO CUMPRIMENTO DAS ATRIBUIÇÕES Declaro que tomei ciência das normas do presente Edital e que me comprometo a cumprir todas as atribuições previstas no mesmo.

Jequié, ______de _________________de _______.

____________________________________________________________ Nome do estudante

____________________________________________________________ Assinatura do estudante

ANEXO IV DO EDITAL Nº 55/2010

DECLARAÇÃO ACEITANDO AS NORMAS ESTABELECIDAS NO PRESENTE

EDITAL E AS NORMAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Declaro que aceito as normas estabelecidas no presente Edital, bem como as normas do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/PET-Saúde/Vigilância em Saúde.

Jequié, ______de _________________de _______.

____________________________________________________________ Nome do estudante

____________________________________________________________ Assinatura do estudante

ANEXO V DO EDITAL Nº 55/2010

BAREMA DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – HISTÓRICO ESCOLAR, CURRÍCULO LATTES E FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO COM CARTA DE INTENÇÃO.

Candidato(a): Data: Curso: IES: Nota: Critérios a Considerar Pontuação

(9)

Máxima Obtida

Histórico Escolar 10 3,0

Currículo Lattes 10 3,0

Atividades de iniciação científica (0,4 a cada 6 meses de participação como bolsista ou voluntário).

1,6

Artigo científico ou capítulo de livro na área ou área correlata publicados (0,8 ponto por artigo).

1,6

Resumos simples ou expandidos publicados em anais de eventos científicos (0,3 pontos por resumo publicado).

1,5

Monitoria na graduação (0,4 pontos a cada semestre de participação como bolsista ou voluntário).

1,6

Atividades de extensão (0,4 pontos a cada 6 meses de participação como bolsista ou voluntário).

1,6

Apresentação de trabalhos em eventos científicos (0,3 pontos por unidade).

1,2

Participação em eventos científicos (Congressos, Simpósios, Jornadas, Semanas, etc – 0,1 em cada participação).

0,9

Formulário de Inscrição 10 4,0

Total de Pontos

Jequié, ______de _________________de _______.

Examinador 1: _______________________________________ Examinador 2: _______________________________________ Examinador 3: _______________________________________

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE – ANOS LETIVOS 2010 e 2011 PROCESSO SELETIVO – ESTUDANTES BOLSISTAS

Referências

Documentos relacionados

Com este dado de máquina é realizada a definição para cada entrada no dado de máquina $MN_EXTERN_GCODE_RESET_VALUES (ou seja, para cada grupo G) se em um Reset ou fim de programa

A rede de instituições de apoio à ciência, tecnologia e inovação em segurança pública no Brasil estrutura-se em torno da Financiado- ra de Estudos e Projetos

Poderão se inscrever para participar da Mostra Competitiva da 12ª Expoepi na Modalidade II (Área 11) os profissionais do SUS que concluíram tese de doutorado,

Compreende um conjunto de ações integradas de proteção e promoção da saúde, vigilância, prevenção e controle das doenças e agravos à saúde, abrangendo a

educação fundamental, para mim está na educação infantil e nos dois primeiros anos da educação fundamental, antes dos noves anos era até a terceira série, ali se tem um problema

Phase-neutral voltage Floating production storage offloading Induction Motor Motor reactive current Motor active current Synchronous Machine Load torque Friction Torque

Esse trabalho apresenta uma análise das tecnologias e de algumas ferramentas de conversão de conteúdo para acesso à Internet através de dispositivos móveis.. A

Portanto, os temas e os problemas da historiografia das ciências estão diretamente associados aos debates a respeito das origens históricas da ciência moderna,