• Nenhum resultado encontrado

ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: TRAJETÓRIA DO SIBI/UFPR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: TRAJETÓRIA DO SIBI/UFPR"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014

ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA NORMALIZAÇÃO DE

TRABALHOS ACADÊMICOS: TRAJETÓRIA DO SIBI/UFPR

Telma Terezinha Stresser de Assis Eliane Maria Stroparo Maria Simone Utida dos Santos Amadeu Angela Pereira de Farias Mengatto

(2)

RESUMO

Apresenta a trajetória do Sistema de Bibliotecas na elaboração de roteiros e manuais de normalização para trabalhos acadêmicos na Universidade Federal do Paraná, visando a qualidade da produção científica. A metodologia utilizada foi pesquisa documental de natureza descritiva. No período de 1977 a 2014 a contribuição do SiBi foi a publicação de 5 manuais e 1 em fase de editoração, como material de apoio para a formatação e apresentação de documentos científicos de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Palavras-Chave: Normalização. Documentos – elaboração. Trabalhos acadêmicos – normalização.

ABSTRACT

The present article introduces the pathway of Library’s System in creating scripts and manuals of normalization to academic papers at Federal University of Parana, aiming the scientific production’s quality. The methodology employed was the documentary descriptive research. Between the years 1977 and 2014, the contribution of SiBi was the publishing of five manuals and one is under publishing, as a supporting material to format and present scientific materials according to Brazilian Technical Standards Association.

(3)

1 INTRODUÇÃO

Em 1969 foi criada a Biblioteca Central (BC) com subordinação direta à Reitoria e caracterizada como Órgão Suplementar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atualmente o Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR é composto por uma unidade administrativa (BC), encarregada de coordenar e supervisionar as atividades de todo o sistema e mais 18 unidades, localizadas em: Curitiba; Matinhos; Pontal do Paraná; Palotina e Jandaia do Sul.

Tradicionalmente o SiBi através de seus bibliotecários, tem o compromisso com o estudo da normalização de documentos científicos, sua atualização, acompanhando as alterações nas normas de documentação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para facilitar, auxiliar e estimular os autores à prática da produção normalizada.

O objetivo deste artigo é apresentar o resgate histórico da UFPR com relação a normalização de documentos científicos.

2 METODOLOGIA

A pesquisa é descritiva e documental de caráter qualitativo. A análise descritiva foi feita a partir dos arquivos disponíveis na Memória da Biblioteca Central e na Biblioteca de Ciência e Tecnologia abrangendo o período de 1977 até 2007.

Para a coleta de informações referente a edição em fase de publicação consultou-se a Comissão de Normalização do SiBi/UFPR.

3 DESENVOLVIMENTO

No Brasil a ABNT, é o órgão responsável pela produção e publicação de normas técnicas desde 1940, com intuito de contribuir para o desenvolvimento tecnológico nacional.

O Comitê Brasileiro (CB-14) é o órgão da ABNT responsável pela normalização no campo da informação e documentação, compreendendo as práticas relativas às bibliotecas, centro de documentação e informação, serviços de indexação, resumos, arquivos, ciência da informação e publicação. (ABNT, 2014).

(4)

produção científica e a formação da sua memória institucional, nesse sentido Crespo e Rodrigues (2011, p. 38), salientam que "a produção e divulgação da ciência se valem de padrões, normas que definem a estrutura de apresentação das informações, garantindo a qualidade formal dos documentos".

As instituições de ensino superior buscando padronizar e sistematizar sua produção científica elaboram roteiros baseados nas diretrizes da ABNT, dessa forma a UFPR através do SiBi, vem desenvolvendo roteiro e manuais desde 1977 até 2014 com atualizações e inovações.

1977 – Roteiro para Apresentação de Publicações – volume único com 112 páginas. Surge em decorrência da crescente produção científica após a reforma universitária, que motiva a criação de cursos de pós-graduação, com o intuito de auxiliar os autores na padronização de suas publicações.

Com base na demanda de informações sobre a apresentação de trabalhos e verificada a extensão da literatura existente sobre o assunto, entendemos a dificuldade encontrada pelos autores em estabelecer uma linha de conduta em suas publicações, pois o que geralmente se encontra, com exceção de algumas normas oficiais brasileiras, são sugestões que apesar de boas nem sempre são coincidentes. (UFPR, 1977).

O roteiro é elaborado por bibliotecários da Biblioteca Central para suprir as necessidades encontradas na padronização de documentos, e também como uma tentativa de estabelecer um padrão para as publicações da instituição.

Dividido em duas partes:

a) tipos de documentos: livros, folhetos, teses, dissertações, trabalhos de graduação, publicações periódicas, relatórios e curriculum vitae;

b) apresentação dos elementos comuns: estrutura do texto; estilo; referências bibliográficas; resumo; índice entre outros.

1981 – Normas para Apresentação de Trabalhos - volume único com 183 páginas.

Com as novas normas publicadas em 1978 pela ABNT, procede-se um novo estudo realizado em conjunto pela BC, Departamento de Biblioteconomia e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), com alterações no conteúdo do Roteiro anteriormente publicado.

(5)

Assim a publicação Normas para Apresentação de Trabalhos, apresenta como novidade uma folha guia para auxiliar na datilografia dos documentos. Essa nova publicação mostra a estrutura e apresentação gráfica dos diferentes tipos de documentos livros e folhetos; teses, dissertações e trabalhos de graduação; relatórios; publicações periódicas; curriculum vitae; referências bibliográficas; citações; notas de rodapé; estilo e redação técnico-científica e orientações para datilografia. (UFPR, 1981).

1992 – Normas para Apresentação de Trabalhos – 2ᵃ. edição em oito partes.

Com o uso de novas tecnologias para geração de documentos, é elaborada pela BC, Departamento de Biblioteconomia e do Ipardes, uma revisão, atualização e ampliação das Normas para Apresentação de Trabalhos publicada em 1981. A nova edição é estruturada em oito partes, tratando de temas específicos sendo: 1 Livros e Folhetos; 2 Teses, Dissertações e Trabalhos Acadêmicos, 3 Relatórios; 4 Publicações Periódicas; 5 Curriculum Vitae e Memorial; 6 Referências Bibliográficas; 7 Citações e Notas de Rodapé; 8 Estilo e Orientação Para Datilografia e Digitação.

A parte 8 Estilo e Orientação para Datilografia e Digitação, baseia-se em literatura e recomendações práticas, contendo uma folha guia com indicações para datilografia e uma folha de estilo para digitação com comando em software Word. (UFPR, 1992).

2000 – Normas para Apresentação de Documentos Científicos em dez volumes.

A parceria realizada entre o SiBi e o Departamento de Ciência e Gestão da Informação, o Ipardes e a Editora da UFPR, proporciona a revisão e ampliação da segunda edição das Normas para Apresentação de Trabalhos, transformando-as na série Normas para Apresentação de Documentos Científicos, composto por dez volumes, cada qual abordando um aspecto específico da normalização sendo: 1 Livros; 2 Teses, Dissertações, Monografias e Trabalhos Acadêmicos; 3 Relatórios; 4 Periódicos e Artigos e Periódicos; 5 Curriculum Vitae e Memorial; 6 Referências; 7 Citações e Notas e Rodapé; 8 Redação e Editoração; 9 Tabelas; 10 Gráficos.

Essa obra apresenta como inovações a inclusão de dois volumes um para tabelas e outro para gráficos; e um disquete desenvolvido pelo Ipardes com comando em word para facilitar a digitação. (UFPR, 2000).

(6)

2007 – Normas para Apresentação de Documentos Científicos – 2ᵃ.edição em nove volumes.

Esta edição apresenta modificações relativas à edição anterior, principalmente nos volumes referente a livros, citações, teses e referências.

No volume de referências, os exemplos são ampliados e apresentados nos formatos: impresso, digital e internet/online, em função do crescimento das informações da internet.

Apresenta como inovação um novo volume sobre Projetos; inserção de um aplicativo para a editoração, baseado em formato Linux, intitulado “Edita/UFPR”.

Nessa edição a elaboração passa a ser exclusivamente da equipe do SiBi, que a publica em nove volumes sendo: 1 Projetos; 2 Teses, Dissertações, Monografias e Outros Trabalhos Acadêmicos; 3 Citações e Notas de Rodapé; 4 Referências; 5 Relatórios; 6 Periódicos e Artigos de Periódicos; 7 Livros e Folhetos; 8 Curriculum Vitae e Memorial; 9 Redação e Editoração. (UFPR, 2007).

Os volumes referentes a tabelas e gráficos, deixam de ser publicados e para a sua apresentação passam a seguir as orientações do IBGE.

2014 – Manual de Normalização de Documentos Científicos: de acordo com as normas da ABNT – em fase de editoração.

A equipe para atualização desta edição é formada por bibliotecários do SiBi, que acompanhando as atuais alterações nas normas de documentação da ABNT elabora uma nova edição com as seguintes modificações:

 reestruturação do formato que passa a ser em volume único;

mudança do título para Manual de normalização de documentos científicos: de acordo com as normas da ABNT;

 a atualização é feita em função de novas edições da ABNT: NBR 14724/2011; NBR 10719/2011; NBR 15287/2011; NBR 6027/2012; NBR 6024/2012;

 o capítulo Estrutura de Tese e/ou Dissertação é elaborado explicando todos os elementos (obrigatórios e opcionais), nos demais capítulos utiliza-se o recurso de remissiva para os elementos semelhantes;

 inclusão de novos exemplos advindos da demanda apresentada pelos usuários;

(7)

 inclusão de capítulo sobre Notas de Acessibilidade Informacional, com orientações para a descrição de imagens, gráficos, tabelas e fórmulas.

Nesta edição não são incluídos os volumes:

 Periódicos e Artigos de Periódicos; Livros e Folhetos, por obedecerem normas estabelecidas pelos editores; e Curriculum Vitae e Memorial em função de disponibilização de modelos pelas empresas e/ou instituições, 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Sistema de Bibliotecas por tradição tem o comprometimento com a sistematização de procedimentos para que se consolide dentro da UFPR a produção científica normalizada.

O retrospecto nas publicações sobre normalização do SiBi realizado de 1977 a 2014 é de cinco manuais já publicados e um em fase de editoração, mostrando a necessidade de mantê-la atualizada de acordo com as novas publicações/atualizações/revisões pela ABNT em normas de documentação.

Conclui-se que esse Manual por se tratar de um instrumento norteador para a comunidade acadêmica (alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores), oferecendo recursos e mostrando e

xemplos para a padronização de suas publicações, deve ser revisto e/ou atualizado periodicamente.

5 REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Conheça a ABNT. 2014. Disponível em: <www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=933>. Acesso em: 20 mar. 2014.

CRESPO, I. M.; RODRIGUES, A. V. F. Normas técnicas e comunicação científica: enfoque no meio acadêmico. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 36-55, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci>. Acesso em: 31 jul. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Roteiro para apresentação de publicações. Curitiba, 1977.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 1981.

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. Curitiba, Editora UFPR, 1992. 8 v.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Normas para apresentação de documentos científicos. Curitiba: Editora UFPR, 2000. 10 v.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Normas para apresentação de documentos científicos. 2. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2007. 9 v.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Manual de normalização de documentos científicos: de acordo com as normas da ABNT. Curitiba, 2014. Em fase de editoração.

Referências

Documentos relacionados

O presente relatório se propõe a produzir um vídeo institucional para o Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná. Para

A necessidade de investir no desenvolvimento do setor industrial de Defesa e Segurança motivou administrações mais recentes no Brasil a formularem políticas públicas voltadas para

Esta reunião que se expandiu e evoluiu para Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors -

Dissertação apresentada ao curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária, do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em

Conforme a NBR 14724 (ABNT, 2011), trata-se de um documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve

Quando a citação inclui texto traduzido pelo autor, deve-se apontar, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses. “Ao faze-lo pode estar envolto

Os elementos essenciais para trabalhos acadêmicos são: autor, título, subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo de trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão

• Decreto Nº 3.955, de 30 de março de 2016 - Homologa o resultado final do Concurso Público Nº 001/2015 destinado à seleção de candidatos para preenchimento de 04 vagas e