• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DA BIBLIOTECA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DA BIBLIOTECA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MANUAL DA BIBLIOTECA

Organizado por: Alex Sandro dos Santos

Vieira e Gracila Maria Grecco

Manfré

Santa Isabel – SP 2018

(2)

Projeto Biblioteca Ativa

Alex Sandro dos Santos Vieira e Gracila Maria Grecco Manfré

Este manual tem a finalidade de servir como guia para os trabalhos realizados na Biblioteca da Escola Técnica de Santa Isabel.

Foi organizado pela equipe de Biblioteca da Ativa ETEC Santa Isabel, em 2018, visando o melhor atendimento a seus usuários.

Na oportunidade fica convidada a Comunidade Acadêmica a participar com sugestões de dados que devam ser incluídos ou excluídos deste manual. A colaboração pode ser feita a qualquer momento, sempre com a intenção de melhorar o trabalho iniciado.

Missão

Nossa missão é promover o acesso e a recuperação da informação com a finalidade de gerar conhecimento e este ser o insumo necessário para o desenvolvimento tanto individual quanto social.

Objetivo

Reunir, organizar e disseminar informações contidas em seu acervo bibliográfico, audiovisual e virtual.

Visão

Fornecer subsídios para o reconhecimento da ETEC Santa Isabel como centro de excelência em educação profissional e tecnológica.

(3)

BIBLIOTECA

Biblioteca é uma coleção organizada de documentos de vários tipos, aliada a um conjunto de serviços destinados a facilitar a utilização desses documentos, com a finalidade de oferecer informações, propiciar a pesquisa e concorrer para a educação e o lazer.

TIPOS DE BIBLIOTECA: • Biblioteca Nacional

Tem por finalidade principal preservar a memória nacional, isto é, a produção documental de uma nação.

• Biblioteca Pública

Biblioteca que atende as necessidades de estudo de determinada comunidade, independente de classe, cor, religião ou profissão. • Biblioteca Especializada

Biblioteca que existe em função de um grupo restrito de usuários, reunindo e divulgando documentos de um campo específico do conhecimento. • Biblioteca Especial

Biblioteca que atende categorias especiais de usuários. • Biblioteca Escolar

Biblioteca que fornece o material bibliográfico necessário às atividades de professor e alunos de uma escola.

• Biblioteca Infantil

Biblioteca voltada para a recreação. Além de um acervo selecionado, pode proporcionar atividades como: organização do clube de leitura, escolinhas de arte, exposições, encontro com escritores, dramatizações e outros.

• Biblioteca Universitária

Biblioteca que atende as necessidades de estudos, consulta e pesquisa de toda comunidade acadêmica.

(4)

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

Capítulo I – DO CALENDÁRIO E DOS HORÁRIOS Art. 1° - A Biblioteca funciona nos seguintes horários:

I – durante os períodos letivos, de segunda à sexta-feira: segunda-feira: 08h00 às 13h00 e 17h00 até 19h00; terça feira: 09h00 até 19h00; as quartas das 09h00 até 13h00; as quinta feiras: 09h00 até 19h00; e as sextas-feiras: 09h00 até 15h00.

II -Biblioteca funciona ininterruptamente, devendo o seu calendário, ajustar-se ao das unidades de ensino e pesquisa.

Parágrafo único: Os trabalhos julgados necessários para fins de balanço do acervo ou reorganização da Biblioteca serão realizados nos períodos não letivos, de forma a não prejudicar o atendimento dos alunos. O uso em horário de aula deve ser realizado mediante autorização por escrito do professor ou acompanhado do docente.

Capítulo III – DAS CONSULTAS NO RECINTO DA BIBLIOTECA E USO DE COMPUTADORES

Art. 2° - Nas consultas e procedimentos de leitura no interior da Biblioteca, é terminantemente proibido:

I – fumar;

II – fazer anotações ou marcas nas obras pertencentes à Biblioteca; III – recolocar nas estantes os livros consultados;

IV – rasgar páginas ou rasurar qualquer obra;

V – realizar lanche ou usar bebida no interior da Biblioteca; VI – usar telefone celular;

VII – prejudicar o clima de silêncio do ambiente.

VIII – o uso dos computadores poderá ser realizado nos horários de intervalo, no contraturno e com supervisão de um professor.

IX – as reservas de computadores terá que ser realizada com 24 horas de atencedencia.

X - a reserva deverá ser no maximo de um hora.

Parágrafo único: Usuários que não atenderem à solicitação dos funcionários da Biblioteca, estarão sujeitos ao registro de ocorrência escrita, que será encaminhada à Coordenação do Curso, sob forma de advertência, após reincidência no mesmo ano. Caso haja ocorrências

(5)

contínuas, de descumprimento das normas pelo mesmo usuário, será enviado à Coordenação a ocorrência do fato, podendo o usuário ser punido com advertência e até mesmo a suspensão do uso dos serviços da Biblioteca, por período que a Direção Geral da FAP achar conveniente. Capítulo IV – DOS EMPRÉSTIMOS

Art. 3° - Não há possibilidades de empréstimos domiciliares de obras de referência, tais como: dicionários, atlas, enciclopédias, guias, anuários, almanaques entre outros. Também não podem ser emprestados, livros não registrados.

§1º Será permitida a retirada dos itens citados no Caput para fotocópia de parte do conteúdo ou consulta em sala de aula, mediante empréstimo especial, para professores com duração de 24 horas

§2º O empréstimo de qualquer obra pode ser suspenso temporariamente por solicitaçãodas CoordenaçõesdeCurso, quandodelahouverpoucosexemplares e figurar o seu título em bibliografia mínima indicada nos cursos.

Art. 4° - Só poderá ser permitido o empréstimo domiciliar, de três volumes de cada vez.

Art. 5 - O empréstimo domiciliar só é feito a leitores professores, alunos e funcionários da ETEC Santa Isabel, devidamente registrados na Biblioteca.

Parágrafo único: Nenhum material bibliográfico pode ser retirado da Biblioteca sem anotação de empréstimo, mesmo que sendo para consulta nas dependências da Unidade.

Art. 6 - O prazo para empréstimo de livros e multimeios se dá da seguinte forma: I – ao corpo discente e funcionários (03 obras por 07 dias consecutivos), para empréstimo de livros

Art. 12 – Reserva é a inscrição de um leitor como candidato a retirar determinado livro.

§1° - A reserva tem validade de 48 horas após o aviso da chegada do livro pela Biblioteca. Haverá 2 (duas) tentativas de aviso, uma na parte da tarde e outra a noite, caso a biblioteca não obtenha sucesso a reserva expirará. §2° - Nos períodos de prova e exames, o prazo para o empréstimo poderá ser alterado e até suspenso, caso haja conveniência.

Art. 13 – O empréstimo deve ser realizado com observância às seguintes normas, por parte do leitor:

I – Não estar em pendência de devolução de outros livros ou multa por atraso;

II – Não anotar nem marcar as obras emprestadas; III – Devolver a obra no dia marcado;

(6)

IV – aguardar a conferência da obra devolvida, que deve estar nas mesmas condições recebidas, sob pena de reposição de outra obra ao acervo bibliográfico;

V – Apresentar no ato do empréstimo e/ou renovação um documento (carteira estudantil ou documento oficial) com foto do usuário.

Capítulo V – DOS LEITORES, SEUS DIREITOS E DEVERES

Art. 14 – Não poderá habilitar-se ao empréstimo domiciliar sem que o interessado esteja registrado como leitor.

Parágrafo único: Todos os professores, funcionários e alunos da FAP são inscritos na Biblioteca, automaticamente, no início da cada ano letivo. Art. 15 – Ao direito de usufruir o acervo e os serviços da Biblioteca, corresponde o dever e obrigação de observar o seu Regulamento e zelar pela conservação do seu patrimônio.

Art. 16 – O leitor é responsável pela obra em seu poder, devendo indenizar com o mesmo título (s) e quantidade (s) a Biblioteca em caso de danificação, perda ou extravio.

§1° - Uma obra isolada será indenizada por outra igual, ou por outra (s) obra sugerida pela Coordenação Imediata.

§2° - Para uma obra pertencente à coleção ou acompanhada de suplemento, a reposição será pela obra completa, caso o exemplar não seja vendido separadamente.

§3° - Caso a obra extraviada não seja mais publicada e nem encontrada no mercado para aquisição, cabe à Coordenação Imediata e/ou Bibliotecário, decidir pela escolha de outra obra que melhor represente os anseios do respectivo curso.

Art. 17 – Perde o direito a realizar empréstimo domiciliar e candidatar-se à reserva o leitor que:

I – deixar de devolver as obras a ele emprestadas. Capítulo VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 18 – Aplicam-se também ao regime disciplinar da Biblioteca as normas constantes no Regimento da Unidade.

Art. 19 – Os casos omissos neste Regulamento, serão resolvidos pela chefia da Biblioteca, pela Gerência Administrativa ou em última instância pela Direção Geral.

Referências

Documentos relacionados

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Sem esquecer a Fraude Fiscal, analisemos também um pouco do crime de branqueamento, art. Em crónica publicada no Diário do Minho, em 1 de Dezembro de 2010, Cultura, era

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

O objetivo deste artigo é mensurar as probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro ao longo do tempo, e avaliar a contribuição de cada uma delas para

d) independentemente dos registros contábeis cabíveis, nas notas explicativas aos balanços da sociedade - conforme determinado pelo item XVI do Título 4 do Capítulo II

A elaboração do dossiê contemplou, inicial- mente, os propósitos do grupo de estudos, dos quais essa pesquisa configura-se como parte fundamental, justamente por propor como ponto