• Nenhum resultado encontrado

Estatística Básica. Parte II ESTATÍSTICA BÁSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estatística Básica. Parte II ESTATÍSTICA BÁSICA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Parte II

(2)

Lição 1 – Conceito, Origem

e Objetivos da Estatística

• identifi car o conceito de Estatística;

• identifi car exemplos de Estatística no contexto dos Correios;

• identifi car os objetivos da Estatística.

Veja os temas que você irá estudar nesta lição: • Tema 1 – Conceito de Estatística.

• Tema 2 – A Estatística no contexto dos Correios.

• Tema 3 – Objetivos da Estatística.

Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa:

(3)

CONVERSA INICIAL

Num mundo empresarial bastante competitivo, os empregados são permanentemente desafi ados a desenvolver novas competências e estarem sempre atualizados. Dessa forma, você é convidado(a) a fazer parte deste seleto grupo de pessoas que querem aprender cada vez mais.

A partir de agora, você irá estudar a Estatística Básica e viajar por essa área do conhecimento muito importante para todos os profi ssionais da Empresa. Por esse motivo, serão utilizados exemplos práticos do dia-a-dia dos Correios, para que você realmente possa fazer uso dos conhecimentos adquiridos.

Vamos começar nossa viagem?

TEMA 1 - CONCEITO DE ESTATÍSTICA

O que vem à sua mente quando você ouve ou vê a palavra estatística?

Observe as palavras a seguir e assinale aquelas que você imagina que estão relacionadas à estatística:

(4)

Na verdade, todas as palavras listadas estão relacionadas à Estatísti-ca. Ela está presente no nosso dia-a-dia, em diversas situações. Veja alguns exemplos:

Percentual Gráfi co Controle

Previsão Amostra Tabela Formulário

Contagem

Estimativa Pesquisa Probabilidade

Aprender deve fazer parte da nossa rotina! Apro-veite todas as oportunidades e situações para aprender, desaprender e reaprender. Veja os exemplos a seguir:

Meta de infl ação de 4,5% para 2011.

Previsão de chuva em quase todo o Bra-sil. Dia ensolarado na região nordeste.

(5)

Agora que você já conheceu e/ou relembrou algumas situações em que a Estatística pode ser utilizada, deve estar se perguntando: mas de onde ela surgiu?

O índice de devolução dos formulários da Pesquisa de Clima Organizacio-nal dos Correios, referente ao 4º Ci-clo/2008-2010, foi de 66,2%.

A DR/SPM foi responsável por 46,33% de todos os SEDEX postados nos Cor-reios em 2009.

Fonte: RDT/DECAR

A Estatística é utilizada há milênios, seja para reali-zar a contagem populacional (censo demográfi co), ou para estimar a produção em propriedades rurais com a fi nalidade de cobrança de impostos. E você pode estar pensando que o leão da Receita Federal era coisa nova!

Então, o que vem a ser Estatística?

Há diversos conceitos, conheça alguns:

Parte da matemática em que se investigam os pro-cessos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma população ou sobre uma coleção de seres quaisquer, e os métodos de tirar conclusões e fazer ilações ou predições com bases nesses dados.

(6)

E ainda em uma acepção mais acadêmica:

Estatística é a realização de uma variável aleatória cujos parâmetros são todos conhecidos.

O conceito acima é muito bonito para uma tese de doutorado, mas nada prático para o dia-a-dia. Para entender melhor este assunto, vamos contextualizar a Estatística no âmbito dos Correios.

TEMA 2 - A ESTATÍSTICA NO CONTEXTO DOS CORREIOS

Por exemplo:

O peso ou a quantidade de objetos levados na bolsa de um carteiro.

A quantidade de caixetas que entram e saem de um Centro de Tratamento.

Conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do ex-perimento a ser realizado, a coleta qualifi cada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

Fonte: http://www.ence.ibge.gov.br/estatistica/default.asp, 2011

Na verdade, fazemos Estatística quando observamos e analisamos coisas, até mesmo sem perceber. Vamos explicá-lo melhor.

(7)

A quantidade de SEDEX postada num guichê.

O consumo médio mensal de canetas na área administrativa de determinada gerência.

A quantidade de treinandos que participaram do curso Conhecendo os Correios durante o mês de janeiro de 2010.

A média de objetos postados num guichê du-rante uma semana;

O peso médio ou a quantidade média de ob-jetos na bolsa de um carteiro.

Os tais parâmetros são as medidas que você analisa ou observa, tais como:

(8)

TEMA 3 - OBJETIVOS DA ESTATÍSTICA

Você pode estar se perguntando: qual é a utilidade das informações levantadas?

Os objetivos da Estatística são: obter, organizar e analisar dados, determinar as correlações que apresentem, tirar conclusões para descrever e explicar o que passou e prever o futuro. Em suma, a Estatística estuda dados e trabalha com probabilidades, previsões e estimativas para explicar eventos, estudos e experimentos.

As informações estatísticas têm sido cada vez mais utilizadas em di-versos segmentos da sociedade, para nortear ações na esfera pública e privada, na área da saúde, no desenvolvimento de tecnologias na agricultura, transporte, informática, mineração, projeções para o comér-cio, mercado postal, logística, turismo, prestação de serviços, etc. É possível que você já tenha visto em jornais ou ouvido na televisão notícias como: o índice de criminalidade no país aumentou 3,4% em relação ao ano anterior; ou a quantidade de crianças matriculadas no ensino fundamental cresceu 15% nos últimos 10 anos.

Sobre criminalidade a estatística possibilita verifi car os índices que indicam se as políticas de segurança pública estão sendo efetivas ou se precisam ser realinhadas. Assim também em relação ao exemplo das crianças matriculadas no ensino fundamental, a estatística poderia gerar inúmeras refl exões como por exemplo: o crescimento de 15% está aquém ou além do esperado para o período? Comparado a outros países é um índice favorável ou desfavorável? Que ações podem ser desencadeadas? Que rumos a educação pode tomar no futuro? Entre muitas outras possibilidades.

Agora que você já conhece as fi nalidades da Estatística, perceberá melhor a sua utilidade e os seus objetivos:

(9)

E aqui nos Correios não é diferente. Observe uma tela extraída da rede corporativa da Empresa, a qual foi visualizada em todos os computadores dos Correios, no mês de março de 2010.

Esse é um exemplo prático da aplicabilidade da Estatística e da impor-tância das informações para a gestão da organização!

Saber o grau de escolaridade da maioria, por exem-plo, irá balizar políticas de gestão de pessoas na área de educação corporativa.

Identifi car a idade média dos empregados, assim como se há mais homens ou mulheres e em que tipo de atividade estão inseridos, apontará para possíveis programas na área de saúde.

Boa gestão, só com informação!

(10)

Nesta lição você aprendeu que:

• A Estatística é uma área do conhecimento que possibilita a realização de uma variável aleatória cujos parâmetros são todos conhecidos.

• No âmbito dos Correios, a Estatística pode ser observada em vários aspectos, por exemplo:

na mensuração do peso ou no quantitativo de objetos carregados por um carteiro na atividade de distribuição;

no consumo médio de materiais de escritório; na quantidade de encomendas expressas postadas. • Os objetivos da Estatística são: obter, organizar e analisar

dados, determinar as correlações que apresentem, tirar conclusões para descrever e explicar o que passou e prever o futuro.

(11)

Assinale com um “X” a alternativa CORRETA em relação aos objetivos da Estatística: A. ( ) Obter, organizar e analisar dados, determinar as correlações que apresentem, tirar

conclusões para descrever e explicar o que passou e prever o futuro.

B. ( ) Obter, organizar e analisar dados, determinar as correlações que apresentem, tirar conclusões para descrever, fazer previsões e estimativas com 100% de acerto. C. ( ) Levantar dados apenas, sem fazer estimativas e previsões.

D. ( ) Explicar apenas eventos do presente, não sendo possível fazer estimativas futuras.

Questão nº 1 Instruções:

1. Este exercício tem o objetivo de consolidar a sua aprendizagem.

2. Após a conclusão, verifi que as “Respostas e Comentários das Atividades de Autoavaliação da Aprendizagem”, disponíveis no fi nal deste livro didático. 3. Se necessário, retorne aos conteúdos para reforçar a sua aprendizagem. 4. Este exercício não valerá nota.

(12)

Questão nº 2

Escreva “V” para as afi rmativas verdadeiras e “F” para as afi rmativas falsas, em relação à defi nição de Estatística:

( ) Parte da matemática em que se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma população ou sobre uma coleção de seres quaisquer, e os métodos de tirar conclusões e fazer ilações ou predições com bases nesses dados.

( ) Conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualifi cada dos dados, a infe-rência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

( ) Investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.

( ) Realização de uma variável aleatória cujos parâmetros são todos conhecidos.

Questão nº 3

Assinale com um “X” a alternativa em que TODAS as palavras estão relacionadas à Estatística:

A. ( ) amostras, calendários, tabelas. B. ( ) gráfi cos, previsões e suposições. C. ( ) probabilidades, estimativas e gráfi cos. D. ( ) pesquisas, previsões e deduções.

(13)

Questão nº 4

Sobre a origem da Estatística podemos afi rmar que:

A. ( ) A Estatística é uma ciência nova, com menos de 10 anos. B. ( ) Foi criada a partir de meados do século XX.

C. ( ) Teve início com a criação da Receita Federal.

D. ( ) É utilizada há milênios para a contagem da população e da produção das proprie-dades rurais.

Questão nº 5

Algumas das situações em que a Estatística pode ser aplicada nos Correios são: I. Conhecer a média de carga recebida numa Unidade Operacional.

II. Estimar a quantidade de computadores e bens móveis a serem licitados. III. Calcular a média de empregados contratados, por ano, na ECT.

IV. Prever a participação da ECT no mercado de encomendas.

Assinale a alternativa CORRETA em relação às afi rmativas anteriores: A. ( ) Apenas as afi rmativas I e II estão corretas.

B. ( ) Nenhuma das afi rmativas está correta. C. ( ) Todas as afi rmativas estão corretas.

(14)

Parabéns! Você concluiu o estudo da lição 1!

Faça, agora, uma autoavaliação da sua aprendizagem.

Relembre os objetivos de aprendizagem apresentados no início desta lição:

Verifi que agora:

Se você

atingiu os objetivos de aprendizagem desta lição,

não atingiu os objetivos de aprendizagem desta lição,

então

prossiga ao estudo da Lição 2, onde você aprenderá sobre os modelos estatísticos.

retorne aos conteúdos necessários para reforçar a sua aprendizagem.

• identifi car o conceito de Estatística;

• identifi car exemplos de Estatística no contexto dos Correios; • identifi car os objetivos da Estatística.

Referências

Documentos relacionados

Observação: Este recurso é muito usado, sobretudo quando estamos interessados em fazer estatísticas descritivas com dados qualitativos. Por exemplo, supondo que

5) Um fundo de investimento teve um ganho mensal no último trimestre de 10%, 8% e 12%. Ao calcular a média percentual de ganho por mês, o valor obtido seria?.. Determine a

4) Determine o tamanho real da amostra necessária para estudar uma população de 10.000 peças de uma linha produtiva, para conseguirmos um erro não superior a 5%.. 5) Efetue

São órgãos sociais da Sonae Indústria o Conselho de Administração, que integra uma Comissão Executiva, a Assembleia Geral e o Fiscal Único. Nos termos e para os efeitos da alínea

As informações não financeiras contidas neste documento, assim como outras informações operacionais, não foram objeto de auditoria por parte dos auditores independentes e podem

• Inferência estatística, ou estatística indutiva: trata de técnicas que permitam tirar conclusões ou tomar decisões sobre uma população a partir de

Quando os elementos da população já se acham ordenados, não há necessidade de construir o sistema de referência. São exemplos os prontuários médicos, os prédios

Ahearne, Michael, Adam Rapp, Douglas Hughes and Rupinder Jindal (2010), "Managing Salesforce Product Perceptions and Control Systems in the Success of New Product