• Nenhum resultado encontrado

Folclore Brasileiro: Uma possibilidade de se ensinar o conceito de número na Educação Infantil em um espaço não-formal de aprendizagem.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Folclore Brasileiro: Uma possibilidade de se ensinar o conceito de número na Educação Infantil em um espaço não-formal de aprendizagem."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Folclore Brasileiro: Uma possibilidade de se ensinar o conceito de

número na Educação Infantil em um espaço não-formal de

aprendizagem.

Cristiane Vinholes Jacomelli Prof(a). Dr(a) Maria do Carmo de Sousa Mestrado em Educação Linha de Pesquisa: Educação em Ciências e Matemática

Resumo

O presente texto refere-se a uma pesquisa do tipo qualitativa, que está em andamento, desde 2011 e que se fundamenta na teoria sócio histórica. Tem como objetivo analisar as idéias explicitadas pelas crianças da Educação Infantil, com idade entre 04 e 05 anos, enquanto participam de atividades orientadoras de ensino sobre o conceito de número. Há de se ressaltar que, tais atividades serão elaboradas pela pesquisadora, considerando-se, a exemplo de Lanner de Moura (1995), personagens e lendas do folclore brasileiro. A pesquisa está sendo conduzida a partir da seguinte questão: “Quais são as idéias matemáticas explicitadas pelas crianças entre 04 e 05 anos, em um espaço não formal, quando participam de atividades orientadoras de ensino sobre o conceito de número?”. Os dados estão sendo construídos através de observações registradas pela pesquisadora no diário de campo, gravações em vídeo, entrevista semi-estruturada com a coordenadora e produções escritas das crianças. A análise dos dados será feita mediante categorias que serão elaboradas a posteriori.

Palavras Chaves

(2)

O presente projeto está inserido na linha de pesquisa “Educação em Ciências e Matemática” e tem como objetivo geral analisar as idéias explicitadas pelas crianças da Educação Infantil, com idade entre 04 e 05 anos, enquanto participam de atividades orientadoras de ensino sobre o conceito de número. As atividades considerarão personagens e lendas do folclore brasileiro.

O espaço onde será realizada a pesquisa é uma ONG, localizada na periferia da cidade de São Carlos. A instituição é mantida por doações e arrecadações que fazem através de festas, bingos e bazares. São vários os projetos realizados no espaço como aulas de informática, costura, dança, reforço escolar para alunos do Ensino Fundamental e Médio, mas o que mais interessa a este projeto é a creche que recebe 60 crianças de 3 a 6 anos do próprio bairro que permanecem neste local até os pais voltarem do trabalho.

Enquanto as crianças estão neste ambiente são convidadas a participar de atividades educativas, as quais são pensadas pela coordenadora na perspectiva sócio-histórica. Nesse sentido, constatamos que a coordenadora procura realizar estudos de textos e discussões com todos os funcionários e professores, considerando-se que todos são educadores. Ressalta-se que, no ambiente da ONG, considerado espaço não formal, as crianças estão sempre em contato com a escrita, para que comecem a perceber a importância desta prática social e sintam a necessidade de se apropriar dela. Outro ponto forte desta perspectiva de trabalho, considerada, envolve a participação das famílias no ambiente escolar.

Segundo Gohn (2011), a educação não-formal deve: 1) ensinar aos seus participantes, os direitos e deveres como cidadãos; 2) desenvolver potencialidades e habilidades para o trabalho, 3) preparar os sujeitos para refletirem sobre possíveis soluções para problemas cotidianos, 4) trabalhar os conteúdos da escola formal, 5) educar para a era da informação e 6) educar para bem viver. Para a autora, muitas vezes define-se educação não-formal como aquilo que falta para ser educação formal, porém para ela há duas diferenças entre estes espaços educacionais: organizacional e estrutura do processo de aprendizado.

É por este motivo que, um espaço de educação não-formal tem uma abertura maior para realizar um trabalho diferenciado com metodologias variadas e a teoria sócio-histórica se apresenta como uma alternativa. Tal teoria é baseada na dialética marxista, pois os fenômenos devem ser vistos como um processo em movimento (MOYSÉS, 1997). Por isso, trabalha, principalmente, com o desenvolvimento das funções psíquicas superiores da criança, já que esse é um processo dinâmico ao longo de toda a vida. De acordo com esta teoria, a criança só

(3)

historicamente e socialmente construídos. Há de se considerar ainda os estudos de Vygotsky sobre mediação, onde instrumentos e signos poderão contribuir com o desenvolvimento da consciência.

Diante disso, segundo Mello (1999), o papel da educação, nesta perspectiva, seria o de selecionar e apresentar às crianças aspectos da cultura que sejam relevantes para que desenvolvam aptidões, habilidades e capacidades, pois as crianças já estão inseridas em práticas sociais desde que nascem, mas não vêm com predisposição para, por exemplo, aprender matemática em seu código genético e isso precisa ser-lhes apresentado por alguém que já apreendeu tal conceito.

Reforçando este argumento, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, este nível de escolaridade passa a ser a primeira etapa da educação básica, tendo como objetivo principal a socialização das crianças em ambientes que possibilitem a elas conhecerem e/ou expandirem seus conhecimentos da realidade social e cultural.

Ainda segundo o mesmo Referencial, as crianças estão em contato com conhecimentos matemáticos desde seu nascimento, seja através de princípios de contagem, noções de espaço e forma ou relações entre quantidades, por exemplo. Porém, elas desenvolvem métodos próprios de interação com esse conhecimento e cabe à instituição escolar aproximá-las das convenções construídas histórica e socialmente.

Desse modo, tendo a teoria sócio-histórica como um dos temas presentes nas propostas atuais de ensino para a Educação Infantil e os espaços não formais de Educação como ambientes ainda pouco explorados pelas pesquisas, considera-se como importante a reflexão nesta modalidade de ensino, de maneira a proporcionar às crianças um primeiro contato com a Matemática, desenvolvendo nelas a necessidade de se conhecer os nexos conceituais de número, como por exemplo: senso numérico, correspondência um a um, agrupamento, sistemas de numeração, representação numérica etc,.

Para Leontiev, o homem aprendeu conceitos na prática social, a partir da necessidade, incluindo-se aí, o conceito de número. Para ele a atividade é entendida como “aqueles processos que, realizando as relações do homem com o mundo, satisfazem uma necessidade especial correspondente a ele.” Além disso, em cada etapa de nossa vida temos uma atividade principal, que no caso dos pequenos é brincar. Cabe ao educador fazer esse brincar ter sentido, pois pode ser uma oportunidade rica de aprendizagem para a criança. (MOURA, 2010).

(4)

Entendemos que, no ensino de crianças pequenas é importante promover experiências diversificadas que as façam se envolver. Além disso, deve-se levar em conta seu contexto, suas experiências, seus conhecimentos espontâneos e os temas que atraem sua atenção para tornar uma atividade significativa. é por este motivo que, escolhemos nos utilizar de personagens e lendas do folclore brasileiro para elaborar as atividades orientadoras de ensino, conforme os estudos de Lanner de Moura (1995), pois este é rico em saberes populares e vem sendo transmitido de geração em geração.

O artigo de Izumi e Martins Junior (2006) sobre danças folclóricas nas aulas de educação física como meio de formação e de integração cultural, trouxe algumas elucidações sobre a importância do ensino em se utilizar do folclore. As referências citadas no trabalho devem ser estudadas mais a fundo no decorrer do projeto.

Megale (2000) afirma que, além de trazer os benefícios culturais de quem o estuda com amor e interesse, o folclore ajuda também a compreender os problemas da sociedade, por refletir os conhecimentos aceitos pelos antepassados e transmitidos à geração moderna, que é ao mesmo tempo fiel ao passado e alerta às solicitações do presente. (IZUMI & MARTINS JUNIOR, 2006, p. 112)

Segundo Pinto (1983), o folclore é de saber ilimitado e nas mãos do educador é uma arma potentíssima de cultura, que lhe propicia ensinar recreando. (IZUMI & MARTINS JUNIOR, 2006, p. 112)

Para desenvolver esta investigação, estamos nos fundamentando na tese de Lanner deMoura (1995), pois a pesquisa mostra como a criança em idade pré-escolar se apropria do conceito de medida com atividades baseadas nos pilares da teoria sócio-histórica, onde a autora se utiliza da personagem do folclore Curupira para realizar uma atividade onde as crianças precisariam medir a sala com os passos e verificar que esse tipo de medida não é preciso e que seria necessário alguma coisa que padronizasse um tamanho para medir distâncias.

A pesquisa desenvolvida em 2008 por Guillen apresenta um estudo de caso, o qual analisa as percepções de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental sobre o conceito numérico. As atividades orientadoras de ensino (MOURA, 2003) fundamentam-se nas ideias de Ifrah (2000), que também fará parte da nossa pesquisa, quanto ao conceito de número historicamente construído, pois, as pesquisas citadas indicam que as crianças, ao desenvolverem tais atividades, parecem percorrer alguns caminhos, em suas práticas sociais, bem parecidos com aqueles percorridos por diversas civilizações.

(5)

Apesar dos estudos que já fizemos, até o momento, percebe-se que ainda há lacunas na articulação da Educação Infantil com o ensino de Matemática e, principalmente, quando se trata do ensino em espaços não formais, onde os estudos ainda são escassos. Assim, a partir dos pressupostos indicados anteriormente, elaboramos a seguinte questão de pesquisa: “Quais são as idéias matemáticas explicitadas pelas crianças entre 04 e 05 anos, em um espaço não formal, quando participam de atividades orientadoras de ensino sobre o conceito de número?”.

Para responder essa questão, adotaremos a pesquisa qualitativa, ou seja, a pesquisa será pautada em descrições, comparações e interpretações. Como algumas características básicas deste tipo de pesquisa, citados por Bogdan e Biklen (1994) têm-se: o ambiente natural como fonte direta de dados; o principal instrumento da pesquisa é o próprio pesquisador; os dados coletados são predominantemente descritivos; a ênfase do trabalho é sobre o processo e não sobre o produto; a importância que os participantes dão às coisas devem ser focos de atenção especial pelo pesquisador. Ainda não definimos qual será o tipo de pesquisa qualitativa a ser realizado.

Neste momento, estão sendo pensadas e organizadas pela pesquisadora, as atividades que serão desenvolvidas com os sujeitos. Os participantes da pesquisa serão crianças que tem entre 4 e 5 anos que estão inseridas em um espaço não formal de aprendizagem, em um bairro da periferia da cidade de São Carlos - SP. Estão sendo desenvolvidas atividades orientadoras de ensino que levam em conta aspectos do folclore brasileiro, considerando-se os nexos conceituais numéricos propostos por Ifrah (2000) como senso numérico, correspondência um a um, agrupamento, valor posicional, escrita das quantidades, sistemas de numeração e sistemas de numeração decimal.

Os dados serão construídos por meio de observações, entrevistas semi-estruturadas, diário de campo da pesquisadora, gravações em vídeo com a permissão dos pais dos participantes e análise de documentos.

As observações serão registradas através do diário de campo da pesquisadora escrito ao final dos encontros para marcar as impressões desta em relação aos encontros. Também pretendemos registrá-las por meio de gravações em vídeo que deverão ser autorizadas pelos pais das crianças para serem analisadas a posteriori, este instrumento será utilizado para captar o máximo possível das interações que ocorrerão durante os encontros como, por exemplo, entre as crianças e seus colegas, entre a pesquisadora e as crianças e entre as

(6)

crianças e o conhecimento. A partir destas interações teremos condições de analisar as idéias matemáticas que serão apresentadas pelas crianças.

Vale a pena ressaltar que, já realizamos uma entrevista semi-estruturada com a coordenadora pedagógica da ONG, a fim de demarcar o percurso dessa instituição e compreender o olhar da coordenadora sobre o trabalho com as crianças, o que estão fazendo e o que pretendem fazer para aproximá-las dos conceitos matemáticos e da perspectiva sócio-histórica, ou seja, ilustraremos o cenário onde a pesquisa será realizada, a partir do olhar da pesquisadora. Estamos na fase de transcrição de trechos indispensáveis para esta pesquisa.

Por fim, faremos análise documental das atividades desenvolvidas pelas crianças para complementar as informações obtidas em outras técnicas, como para revelar novos aspectos do tema ou problema estudado. (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). O material para esta análise será obtido através de: 1) produção escrita (desenhos, outras formas de representação, etc) das crianças sobre os nexos conceituais do número, a partir das histórias folclóricas que contaremos a elas; 2) anotações da própria pesquisadora e documentos oficiais cedidos pela coordenadora. Esta etapa será realizada para que se possa fazer a caracterização legal da ONG e verificar como as crianças estão sistematizando o conhecimento na forma escrita seja ela pictórica, alfabética ou numérica.

A fase de análise envolverá, primeiramente, a organização das informações obtidas por meio dos instrumentos de construção dos dados em categorias que serão definidas de acordo com o aparecimento de aspectos relevantes para respondermos a questão de pesquisa. Para análise qualitativa dos dados, que segundo Minayo (2002) abrange a interpretação dos dados, será realizado um aprofundamento teórico sobre o tema através de revisão bibliográfica, aliada aos dados a partir dos registros das gravações, dos trabalhos produzidos pelos sujeitos da pesquisa e da entrevista realizada com a coordenadora, os quais subsidiarão apontamentos para a questão norteadora da investigação.

Espera-se com este trabalho que as crianças que têm entre 4 e 5 anos que se encontram neste espaço não-formal de aprendizagem expressem idéias matemáticas sobre os nexos conceituais do número.

Referências Bibliográficas.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

(7)

FIORENTINI, D. & LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores).

GOHN, M. da G. Educação não-formal e cultura política. São Paulo: Cortez, 5. ed. 2011 GOHN, M. da G. Educação não-formal e o educador social. São Paulo: Cortez, .1 ed. 2010 GUILLEN, J.D.; SOUSA, M. C. Percepções de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental sobre o conceito numérico. In: XIII CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. XIII CIAEM. Recife: UFPE, 2011.

IFRAH, G. Os números: a história de uma grande invenção. São Paulo: Globo, 1998

IZUMI, C. M.; MARTINS JUNIOR, J. A relevância do folclore nas escolas municipais: um estudo sobre a dança folclórica. Iniciação Científica Cesumar. v. 8, nº 2, p. 111-117, 2006. LUDKE, M. & ANDRÉ, M.E.D.A., Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MELLO, S. do A. Algumas implicações pedagógicas da Escola deVygotsky para a educação infantil. Revista Pro-Posições, v. 10, n. 1, p. 16-27, mar. 1999.

MINAYO, M. C. de S. et al. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

MOURA, A. R. L. A medida e a criança pré-escolar. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação - UNICAMP, Campinas, SP, 1995.

MOURA, M. O. de (Org.) A atividade Pedagógica na Teoria Histórico-cultural. 1ª. ed. Brasília-DF, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

O Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (BRATS) é resultado de um esforço conjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Agência Nacional

Ressalta-se que o impacto para o SUS seria inferior ao calcu- lado acima, uma vez que, para se obter uma estimativa mais precisa quanto ao número de pacientes que poderiam utilizar a

Diante das limitações quanto às evidências de eficácia e segurança da angiotomografia, recomenda-se a realização de estudos envolvendo pacientes com probabilidade interme-

O crescimento mais expressivo da realização de cirurgia bariátrica no setor privado pode ter como causas: limitação de acesso ao procedimento no SUS; existência de diferentes

O preço fábrica do ranibizumabe foi defi nido como preço provisório pela CMED, e será revisto, a cada 6 meses, de acordo com uma das seguintes condi- ções: (1) realização

Finalmente, considerando o exposto neste boletim, alguns aspectos importantes devem ser considerados na escolha do medicamento para o tratamento da sobrecarga de ferro,

Além disso, para azedar ainda mais o humor que reina no setor do agronegócio, no início de agosto, uma juíza do Distrito Federal determinou que seja reavaliada a autorização para o