• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 07 DE MAIO DE 2004.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 07 DE MAIO DE 2004."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA DE RONDÔNIA CONSELHO SUPERIOR DE POLÍCIA CIVIL

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DO NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO DA CARREIRA POLICIAL CIVIL DE RONDÔNIA

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 07 DE MAIO DE 2004.

Estabelece critérios de aplicação do exame de capacidade física, do exame psicológico e do exame médico, ratificando os dispositivos do Edital do Concurso Público para provimento de cargos da Polícia Civil do Estado de Rondônia, bem como esclarece interpretações de alguns dispositivos do mesmo instrumento, além de conferir outras providências.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais, e considerando a necessidade de definir os padrões a serem exigidos aos candidatos no exame de capacidade física, no exame psicológico e no exame médico, no Concurso Público para provimento de cargos da Policia Civil do Estado de Rondônia, na forma da Lei Complementar nº 76 de 27 de abril de 1993, resolve:

Art. 1.º Expedir a presente Instrução Normativa, com a finalidade de estabelecer os critérios e regular a aplicação do exame de capacidade física, do exame psicológico e do exame médico, de responsabilidade do IPAD, no Concurso Público para provimento de cargos da Policia Civil do Estado de Rondônia.

Parágrafo Único. Para efeitos desta Instrução considera-se:

I - Prova de Capacidade Física: conjunto de avaliações físicas realizadas em ordem pré-estabelecida, de caráter eliminatório, realizado por candidatos, participantes do Concurso Público para provimento de cargos da Policia Civil do Estado de Rondônia, devidamente habilitados por atestado médico específico, a ser apresentado no dia designado para os testes físicos;

II – Avaliação Psicológica: conjunto de testes realizados em ordem pré-estabelecida, para avaliar a inteligência, atenção concentrada e personalidade, de caráter eliminatório, realizado por candidatos aprovados na Primeira Etapa, participantes do Concurso Público para provimento de cargos da Policia Civil do Estado de Rondônia; e

(2)

III – Exame Biométrico e Avaliação Médica: objetiva a constatação, mediante exame físico e análise dos testes e dos exames laboratoriais solicitados, de doenças, de sinais e/ou de sintomas que inabilitem o candidato para o cargo a que concorre.

CAPÍTULO I – DA PROVA DE CAPACIDADE FÍSICA

Art. 2º Os candidatos convocados nos termos do edital respectivo deverão submeter-se à prova de capacidade física, considerando a capacidade mínima necessária para suportar, física e organicamente, as exigências práticas do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil do Estado de Rondônia, bem como as exigências próprias do respectivo cargo a que concorre.

§ 1º. O candidato deverá apresentar, para submeter-se à Prova de Capacidade Física, atestado médico específico que o habilite para a realização das avaliações previstas nesta Instrução.

§ 2º. Quaisquer casos de alterações orgânicas permanentes ou temporárias, tais como estados menstruais, indisposições, cãibras, contusões, ou outros que impossibilitem o candidato de submeter-se às provas ou diminuam ou limitem sua capacidade física e/ou orgânica não serão aceitos para fins de tratamento diferenciado por parte da Coordenação da aplicação dos exames. § 3º. A prova de capacidade física consistirá em submeter os candidatos a 3 (três) provas,conforme especificação nos artigos 3o e 4o desta instrução, sendo todas de caráter eliminatório, devendo o

candidato cumprir todos os testes para ser considerado apto.

Art. 3.º A realização dos testes de capacidade física obedecerá à seguinte ordem: I - Barra Fixa, como primeira prova;

II - Impulsão Horizontal, como segunda prova; e

III - Corrida de Doze Minutos, como terceira e última prova.

Parágrafo único. As provas serão aplicadas de forma subseqüente com intervalo mínimo de 10 (dez) minutos entre cada prova.

Art. 4º. A prova de capacidade física terá caráter apenas eliminatório, e os candidatos serão considerados inaptos, sendo eliminados do certame; ou aptos, estando habilitados para a fase seguinte.

§ 1º. O candidato será considerado apto na prova de capacidade física se, submetido a todos os testes, cumprir todas as exigências mínimas, observando os seguintes critérios:

I – Para o candidato do sexo masculino:

a) Barra Fixa- o candidato posiciona-se sob a barra, à frente do examinador. Ao comando de “em

posição” o candidato empunhará a barra com as palmas das mãos voltadas para fora (empunhadura em pronação), mantendo os braços completamente estendidos, com o corpo na posição vertical, pernas estendidas e pés sem contato com o solo. O candidato, para ser considerado apto, deve realizar04(quatro) repetições completas, devendo o queixo ultrapassar a altura da barra, no tempo

(3)

b) Impulsão Horizontal - o candidato posiciona-se antes da faixa demarcada, devendo estar parado e com os pés paralelos; ao comando de “em posição”, o candidato executará uma flexão de pernas e em seguida realizará um salto, que deve ter no mínimo 1m e 80cm (um metro e oitenta centímetros), para que seja considerado apto.

c) Corrida de doze minutos, devendo o candidato, para ser considerado apto, atingir a performance mínima de 2.200m (dois mil e duzentos metros).

II – Para o candidato do sexo feminino:

a) Barra Fixa- a candidata posiciona-se sob a barra, à frente do examinador. Ao comando de “em

posição” a candidata empunhará a barra com as palmas das mãos voltadas para fora (empunhadura em pronação), mantendo os braços completamente estendidos, com o corpo na posição vertical, pernas estendidas e pés sem contato com o solo. A candidata, para ser considerada apta, deve realizar 02(duas) repetições completas, devendo o queixo ultrapassar a altura da barra, no tempo

máximo de um minuto.

b) Impulsão Horizontal - a candidata posiciona-se antes da faixa demarcada, devendo estar parada e com os pés paralelos; ao comando de “em posição”, a candidata executará uma flexão de pernas e em seguida realizará um salto, que deve ter no mínimo 1m e 50cm (um metro e cinqüenta centímetros), para que seja considerada apta.

c) Corrida de doze minutos, devendo a candidata, para ser considerada apta, atingir a performance mínima de 2.200m (dois mil e duzentos metros).

§ 2º. O candidato que deixar de cumprir quaisquer das exigências mínimas em cada prova, previstas no parágrafo anterior, não poderá prosseguir na realização das demais, sendo logo considerado eliminado da fase e, conseqüentemente, eliminado do concurso.

§ 3º. Será considerado eliminado na Prova de Capacidade Física e, conseqüentemente, eliminado do concurso público, o candidato que:

I - Deixar de comparecer ao local de aplicação do Exame de Capacidade Física munido de atestado médico que autorize o cumprimento das provas;

II - Deixar de realizar alguma das provas do Exame de Capacidade Física; III - Não alcançar a performance mínima exigida no §1º, deste artigo;

IV - Comparecer para a realização da Prova de Capacidade Física sem os documentos necessários à sua identificação, na forma disposta no Edital; ou

V - Não comparecer para a realização da Prova de Capacidade Física.

Art. 5º. A escolha do traje e do calçado a serem utilizados nos testes, assim como o aquecimento físico necessário, será de exclusiva responsabilidade do candidato.

Art. 6º. As performances solicitadas nos testes de barra fixa, de corrida de doze minutos e de impulsão horizontal destinam-se à avaliação da condição mínima do conjunto de músculos dos membros superiores e inferiores (força muscular), bem como cárdio-pulmonar (aeróbica) que um candidato necessitará para obter êxito no curso de formação profissional e para o bom desempenho das atividades policiais.

(4)

CAPÍTULO II – DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Art. 7º. Os candidatos convocados nos termos do edital respectivo deverão submeter-se à Avaliação Psicológica, de caráter apenas eliminatório, considerando as condições psicológicas mínimas exigidas para a realização do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil do Estado de Rondônia, bem como as exigências próprias do respectivo cargo a que concorre.

§ 1º. Quaisquer casos de alterações orgânicas permanentes ou temporárias, tais como estados menstruais, indisposições, cãibras, contusões, ou outros que impossibilitem o candidato de submeter-se aos testes ou diminuam ou limitem sua capacidade física e/ou orgânica não serão aceitos para fins de tratamento diferenciado por parte da Coordenação da aplicação dos exames. § 2º. A Avaliação Psicológica consistirá em submeter os candidatos a 3 (três) testes, conforme descrição nos artigos 9o e 10 desta instrução, sendo de caráter eliminatório, devendo o candidato

cumprir todos os testes para ser considerado recomendado.

Art. 8º. A realização dos testes da Avaliação Psicológica obedecerá à seguinte ordem: I – Teste de Inteligência, como primeira avaliação;

II – Teste de Atenção Concentrada, como segunda avaliação; e III – Teste de Personalidade, como terceira e última avaliação.

Parágrafo único. Os testes serão aplicados de forma subseqüente, podendo ser aplicado sem intervalo entre cada um.

Art. 9o. A Avaliação Psicológica terá caráter apenas eliminatório, e os candidatos serão considerados

não-recomendados, sendo eliminados do certame; ou recomendados, estando habilitados para a fase seguinte.

§ 1º. O candidato será considerado recomendado na Avaliação Psicológica se, submetido a todos os testes, cumprir todas as exigências mínimas, observando os seguintes critérios:

I - Teste de Inteligência: 08 (oito) pontos para os cargos de nível superior ou 07 (sete) pontos para os cargos de nível médio, conforme tabela e doutrina do teste, previsto em manual ou livro específico, independente do sexo do candidato;

II - Teste de Atenção Concentrada: 31 (trinta e um) pontos para os cargos de nível superior ou 29 (vinte e nove) pontos para os cargos de nível médio, conforme tabela e doutrina do teste, previsto em manual ou livro específico, independente do sexo do candidato;

III - Teste de Personalidade: pontuação entre 80 (oitenta) e 120 (cento e vinte) pontos, independente do cargo ou do sexo dos candidatos, conforme tabela e doutrina do teste, previsto em manual ou livro específico.

§ 2º. O resultado será apurado na sede do IPAD, observando os critérios estabelecidos no parágrafo anterior, nos prazos previstos no Edital.

§ 3º. Será considerado eliminado na Avaliação Psicológica e, conseqüentemente, eliminado do concurso público, o candidato que:

(5)

I - Deixar de realizar algum dos testes da Avaliação Psicológica; II - Não alcançar a performance mínima exigida no §1º, deste artigo;

III - Comparecer para a realização da Avaliação Psicológica sem os documentos necessários à sua identificação, na forma disposta no Edital; ou

IV - Não comparecer para a realização da Avaliação Psicológica.

CAPÍTULO III – DO EXAME BIOMÉTRICO E AVALIAÇÃO MÉDICA

Art. 10. Os candidatos convocados nos termos do edital respectivo deverão submeter-se ao Exame Biométrico e Avaliação Médica, de caráter apenas eliminatório, considerando as condições clínicas e físicas mínimas exigidas para a realização do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil do Estado de Rondônia, bem como as exigências próprias do respectivo cargo a que concorre.

§ 1º. Quaisquer casos de alterações orgânicas permanentes ou temporárias, tais como estados menstruais, indisposições, cãibras, contusões, ou outros que impossibilitem o candidato de submeter-se aos exames ou diminuam ou limitem sua capacidade física e/ou orgânica não serão aceitos para fins de tratamento diferenciado por parte da Coordenação da aplicação dos exames. § 2º. O Exame Biométrico e Avaliação Médica consistirá em submeter os candidatos a constatação, mediante exame físico e análise dos testes e dos exames laboratoriais solicitados, de doenças, de sinais e/ou de sintomas que o inabilitem, conforme descrição no artigo 11 desta instrução.

Art. 11. O Exame Biométrico e Avaliação Médica terá caráter apenas eliminatório, e os candidatos serão considerados inaptos, sendo eliminados do certame; ou aptos, estando habilitados para a fase seguinte.

§ 1º. O candidato será considerado apto no Exame Biométrico e Avaliação Médica se, submetido a todos os testes, cumprir todas as exigências mínimas, observando os seguintes critérios:

I - GERAIS: defeitos físicos, congênitos e/ou adquiridos, com debilidade e/ou perda de sentido ou de função; cirurgias mutiladoras; neoplasias malignas; doenças crônicas e/ou agudas incapacitantes; II - ESPECÍFICOS: sopros, arritmias cardíacas; hipotensão ou hipertensão arterial que esteja acompanhada de sintomas, possua caráter permanente e/ou dependa de medicação para o seu controle; vasculopatias evidentes ou limitantes; hérnias; marcha irregular e/ou uso de aparelhos ortopédicos; grandes desvios de coluna vertebral; artropatia crônica; redução dos movimentos articulares; doenças ósseas; distúrbios importantes da mímica e da fala; disritmia cerebral; distúrbios da sensibilidade táctil, térmica e/ou dolorosa; incoordenação motora, bem como doenças incuráveis. §2º. Para ser submetido ao exame biométrico e à avaliação médica, o candidato deverá providenciar, às suas expensas, e apresentar à junta médica os seguintes exames:

a) eletrocardiograma com avaliação cardiológica; b) eletroencefalograma com avaliação neurológica;

c) exame oftalmológico – laudo completo (inclusive com avaliação senso-cromática); d) abreugrafia ou RX do tórax, com laudo;

e) Machado Guerreiro; f) urina (EAS);

(6)

i) sorologia para HIV; j) hemograma completo; k) creatinina;

l) colesterol; m) ABO + RH;

n) sorologia para Lues ou VDRL; o) ácido úrico;

p) parasitológico de fezes; q) exame auditivo;

§ 3º. O resultado será apurado na sede do IPAD, observando os critérios estabelecidos no parágrafo anterior, nos prazos estabelecidos no Edital.

§ 4º. Será considerado eliminado no Exame Biométrico e Avaliação Médica e, conseqüentemente, eliminado do concurso público, o candidato que:

I - Deixar de realizar e/ou apresentar algum dos exames listados no §2º, deste artigo; II - Apresentar algum dos defeitos, sintomas ou características listadas no §1º, deste artigo;

III - Comparecer para a realização do Exame Biométrico e Avaliação Médica sem os documentos necessários à sua identificação, na forma disposta no Edital; ou

IV - Não comparecer para a realização do Exame Biométrico e Avaliação Médica. CAPÍTULO IV – INTERPRETAÇÃO DE DISPOSITIVOS DO EDITAL

Art. 12. Considerando que a interpretação do Edital deve ser realizada de forma sistemática, prezando pela sua integração, mediante combinação dos itens previstos, com relação aos cargos de nível superior, o item 6.1.1 deve ser interpretado em combinação aos itens 7.3 e 8.1, serão convocados para a Segunda Etapa os candidatos aprovados na Primeira Etapa do certame, tomando-se a classificação gerada pelo resultado da Primeira Etapa.

Parágrafo único. Quanto aos cargos de nível médio, a regra do item 6.1.1 deve ser interpretada no sentido literal, participando da Segunda Etapa os candidatos aprovados na Prova Objetiva.

Art. 13. Para efeitos do Edital e da redação do artigo 12, será considerada aprovada, independente do nível de formação exigido para o cargo, a quantidade de 02 (dois) candidatos por vaga prevista, estando os mesmos habilitados à participação na Segunda Etapa, mediante convocação, observando a lista ordenada por valores decrescentes de nota e respeitando o empate na última posição de convocação.

§1º. Para efeito de convocação dos candidatos aprovados, na quantidade especificada neste artigo 13, serão consideradas as vagas previstas no item 2 do Edital, somadas às previsões de ampliação do quadro.

§2º. Após Resultado Final, havendo candidatos aprovados em excesso à quantidade de vagas devidamente aprovadas por lei (definidas no Edital), estes excedentes permanecerão em cadastro reserva, aguardando a desistência do provimento de vagas, ou ainda a aprovação de novas vagas por lei, durante a vigência do Concurso.

(7)

Art. 14. Aplicada a interpretação sistemática dos itens 6.1.1, 7.3 e 8.1 do Edital, deve ser também interpretado de forma combinada com os mesmos dispositivos o item 21.1 do mesmo instrumento convocatório, sendo a nota final dos cargos de nível superior a média aritmética das notas obtidas na Primeira Etapa e na Segunda Etapa, somada à nota da Avaliação de Títulos.

CAPÍTULO V – DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 15. Esta Instrução Normativa compõe o conjunto de normas do Concurso Público da Polícia Civil do Estado de Rondônia, relativa ao Edital nº 01/2003 – SESDEC/CONSUPOL, de 10 de novembro de 2003, sendo parte integrante, aceita e vinculada na forma do item 22.4 do Edital. Art. 16. Considerando o adiamento da aplicação das provas objetivas, por razões de interesse público, desajustando as datas previstas nos editais e nos comunicados, ficam os candidatos de nível superior convocados a apresentar pessoalmente os títulos no período de 28 a 30 de junho de 2004, no endereço da Academia de Polícia Civil do Estado de Rondônia, Av. Amazonas, nº 6781, bairro Escola de Polícia, Porto Velho/RO.

Parágrafo Único. Será aceita entrega dos títulos por meio de SEDEX – Encomenda expressa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), endereçada ao: Concurso da Polícia Civil – RO, Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico – IPAD, Av. Agamenon Magalhães, nº 2656 – 3o Andar, bairro do Espinheiro, Recife/PE, CEP: 52020-000,

sendo acatada a entrega dos títulos postados apenas no período de 28 a 30 de junho de 2004.

Art. 17. O candidato que infringir qualquer dispositivo previsto nesta Instrução, independentemente do resultado das avaliações, ou que não atingir as performances mínimas estabelecidas para cada teste, será considerado eliminado do certame.

Art. 18. Nenhum candidato poderá alegar o desconhecimento da presente Instrução ou utilizar-se de artifícios de forma a prejudicar o Concurso Público.

Art. 19. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

PAULO ROBERTO OLIVEIRA DE MORAES

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA ESTADO DE RONDÔNIA

Referências

Documentos relacionados

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

El hombre del Tercer Cine, ya sea desde un cine-guerrilla o un cine-acto, con la infinidad de categorías que contienen (cine-carta, cine-poema, cine-ensayo,

Algumas propostas de políticas foram influenciadas pelo fundamento político e pela ação do PVNC, tais como: o Programa Universidade para Todos – PROUNI e o Programa de Apoio

Apesar do movimento da bola ser bidimensional (ao mesmo tempo em que a bola viaja até a base horizontalmente, ela sofre ação da gravidade e cai verticalmente) só precisamos

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e