• Nenhum resultado encontrado

Chat com a Dra. Maria Cristina Dia 24 de fevereiro de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Chat com a Dra. Maria Cristina Dia 24 de fevereiro de 2011"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Chat com a Dra. Maria Cristina – Dia 24 de fevereiro de 2011

Tema: Mielodisplasia: Novidades no tratamento

Total de pessoas que participaram: 34 usuários Limite permitido na sala: 40 usuários

Duração: 1h30 (15h às 16h30) Perguntas respondidas: 22

Convidada: Dra. Maria Cristina Martins de Almeida, Doutora em Hematologia da USP, especialista em transplante de células tronco hematopoética (TCTH) pela SBHH, Coordenadora do ambulatório de Linfoma do Instituto Brasileiro de Controle ao Câncer (IBCC). Responsável técnica pela Unidade de Transplante de Células Tronco Hematopoéticas

Moderador: Miguel Mod Estado: São Paulo

Seja bem-vindo ao Chat!

14:31:27 - moderador : CHAT ABRALE - Mielodisplasia: Novidades no tratamento 14:31:45 - moderador : Atenção ao horário: 15h às 16h30

14:35:43 - convidado : Convidado 'convidado' entrou na sala.

14:36:54 - moderador : Convidada de hoje: Dra. Maria Cristina Martins de Almeida, Doutora em Hematologia da USP,especialista em transplante de células tronco hematopoética(TCTH) pela SBHH, Coordenadora do ambulatório de Linfoma do Instituto Brasileiro de Controle ao Câncer (IBCC). Responsável técnica pela Unidade de Transplante de Células Tronco Hematopoéticas. 14:37:25 - moderador : Aproveitem para enviarem suas dúvidas!

14:52:14 - moderador : Cadastre-se na ABRALE e tenha acesso aos nossos materiais informativos, conteúdos, receba nossa revista, saiba dos eventos, apoio jurídico e psicológico. Para solicitar seu cadastro ligue gratuitamente para 0800-7739973

15:08:15 - moderador : Boa tarde a todos. Vamos dar início ao CHAT ABRALE. 15:08:28 - moderador : Mielodisplasia: Novidades no tratamento

15:08:39 - moderador : Convidada de hoje: Dra. Maria Cristina Martins de Almeida, Doutora em Hematologia da USP,especialista em transplante de

(2)

células tronco hematopoética(TCTH) pela SBHH, Coordenadora do ambulatório de Linfoma do Instituto Brasileiro de Controle ao Câncer (IBCC). Responsável técnica pela Unidade de Transplante de Células Tronco Hematopoéticas. 15:09:06 - moderador : Seja bem-vinda Dra. Maria Cristina. Vou liberar a primeira pergunta!

15:10:12 - : Como é o procedimento para doação de medula óssea???

15:15:10 - convidado : Boa Tarde! Para ser um doador de medula é necessário que se faça um cadastro no hemocentro da Santa Casa (para quem é de São Paulo, capital). É feito um cadastro e coletada uma amostra de sangue que serve para que se faça a tipagem HLA (espe´cie de registro do sangue). Estes dados do HLA ficam armazenados em um banco nacional (REDOME) . Os paciente que precisam do transplante tem os seus dados "cruzados" com os dados do banco e se houver dados parecidos, este doador é convocado para repetir exames e confirmar a disposição em doar a medula. A doação

propriamente dita é simples e a coleta da medula pode ser feita diretamente dos osso da bacia ou pode-se coletar as cpelulkas pelas veias do braço. A opção por um método ou outro depende de alguns aspectos técnicos. Por fim é

importante saber que o medula é totalmente regenerada.

15:15:40 - pergunta para : Mielodisplasia tem maior incidência em quais casos? Ouvi dizer que acomete pessoas mais velhas...

15:16:22 - convidado : <ielodisplasia acontece com mias frequencia em pessoas mais idosas, quanto maior a idade, maior é a incidência; mas é uma doença de incidência baixa.

15:16:36 - Graça apresenta-se para : Sou Graça, de Niterói-RJ, portadora de LMC, primeira vez que participo do Chat... Boa tarde a todos!

15:16:55 - moderador : Seja bem-vinda Graça!

15:17:20 - Mari : Boa tarde. Meu marido tem LMC e está em tratamento a 6 meses com o medicamento Glivec. Ele pode optar em fazer um transplante ao invés de ficar com a medicação?

15:20:05 - convidado : A LMC é uma doença controlável e até curada com medicações hoje em dia. O transplante de medula pode ser considerado em situações específicas, por ex quando o paciente não está respondendo ao tratamento ou tem efeitos colaterais muito intensos. A decisão por um tratamento ou outro deve sempre passar pela decisão do paciente também, mas a decisão é principalmente técnica e baseada nos resultados do tratamento com os medicamentos.

15:20:19 - : Mielodisplasia pode virar uma leucemia?

15:22:08 - convidado : A mielodisplasia é uma desordem da medula e tem várias "intensidades". A mielodisplasia pode virar uma leucemia, sim, e a chance de isto ocorrer depende da intensidade destas alterações.

(3)

15:23:47 - convidado : O sintoma mais comum é a anemia, mas pode ocorrer alteração também nas taxas dos glóbulos brancos e das plaquetas. Os sintomas da anemia em geral são fraqueza, palidez, cansaço acentuado. A queda da taxa dos glóbulos brancos pode causar infecções frequentes e a queda das plaquetas pode causar sangramentos.

15:23:51 - moderador : A ABRALE e o Instituto Espaço Guia oferecem assistência psicológica gratuita em São Paulo e Porto Alegre. Mais informações (11) 3149-5190.

15:25:05 - chris : quero saber quais as novidades.. meu pai teve mielodisplasia há um ano, que evoluiu pra LMA, obrigado.

15:27:37 - convidado : As maiores novidade no tratamento das mielodisplasias saõ as drogas hipometilantes, que podem causar diminuição da necessidade de transfusões e até reverter a leucemia que advém da mielodisplasia em alguns casos.

15:27:50 - soninha fala para convidado: gotaria de saber se mielodiplasia tem algo a ver com mieloma multiplo?

15:28:14 - Luiz Carlos : E qual a diferença ente Mielodisplasia e Mieloma Multiplo? 15:31:21 - convidado : Não, a mielodisplasia é uma desordem da medula óssea que afeta células que formam as células do sangue; o mieloma múltiplo é uma outra doença em que uma célula em especial está doente, o plasmócito, e esta célula pode causar alterações nos ossos e nos rins. Nos 2 casos pode haver anemia mas os exames solicitados pelos médicos diferencia as duas doenças. O tratamento também é bem diferente.

15:31:42 - Rosa : Quais as técnicas usadas para melhorar a coleta de células tronco?

15:35:09 - convidado : A coleta das células tronco é proporcionada a partir da administração de fator de crescimento de granulócitos associado ou não a quimioterapia. Há uma medicação nova, ainda não disponível em nosso meio que favorece a coleta das células tronco em alguns casos. É importante entretanto saber que a boa coleta das células começa por uma indicação da coleta no tempo mais adequado, por exemplo, é mais difícil coletar cels tronco apó o paciente ter sido submetido a muitas quimioterapias prévias.

15:35:58 - tia fala para moderador: boa tarde, gostaria de saber quais os

sintomas de quem está com linfoma? Já tive um linfonodo, e retirei 2 lipomas, e tenho plaquetopenia, posso estar com linfoma ou leucemia? obrigada

15:38:08 - convidado : O principal sintoma dos linfomas são o aumento de gânglios, entretanto, os gânglios aumentam NORMALMENTE em diversas situações, como infecções por exemplo. Outros sintomas são emagrecimento, sudorese excessiva, febre não explicada e coceira no corpo não associada a doenças da pele. O diagnóstico do linfoma é feito pela biópsia do gânglio aumentado.

(4)

15:38:33 - moderador : Encontro ABRALE: Data: 25 de fevereiro de 2011 Novos tratamentos para os pacientes de mieloma múltiplo. Palestrante: Dr. Ângelo Maiolino - professor adjunto de Hematologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenador do Programa de Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do RJ e membro do Comitê Científico Médico da ABRALE. Transmissão ao vivo pelo site da ABRALE às 14h30.

15:39:47 - Eli : Boa tarde a todos, Dra. pequenas manchas vermelhas como um ponto de caneta espalhadas pelo corpo, em paciente com anemia, deve ser melhor investigada? grata

15:41:21 - convidado : Eli, a anemia não justifica e não causa pontos vermelhos no corpo. Há várias doenças que podem causar isto. Tanto a anemia como os pontos vermelhos devem ser investigados, sim. Pode ser que estejam

associados, mas só o médico poderá dizer isto.

15:42:05 - : Sou paciente de Linfoma já a 7 anos e tenho um amigo que gosto muito que esta com mielodisplasia. Fico muito preocupada com ele. Me explica oq posso fazer para ajuda-lo?

15:43:12 - convidado : Omeçhor que vc pode fazer é garantir que ele esteja sendo adequadamente tratado, por um médico ou centro especializado e ajudá-lo com sua experiência pessoal, de quem já teve ou tem uma doença que também requer cuidados frequentes.

15:43:40 - Graça : Uso o Glivec há quase quatro anos. Segundo meu médico, eu fiz a remissão molecular. Estou bem, exames estabilizados. A pergunta é: Quem fez a remissão molecular com o glivec, corre menos risco de provável agudização da LMC?

15:44:01 - convidado : Sim, Graça, Voce está no caminho da cura.

15:45:01 - soninha fala para convidado: para todos: sou portadora de mieloma múltiplo faço tratamento desde do ano de 2007 já fiz transplante de medula (AUTOLOGO) que é feito com a própria medula.

15:45:17 - moderador : Obrigado Soninha pelo seu depoimento!

15:46:37 - Luiz Carlos : Tive todos os sintomas de Mielodisplasia, anemia severa e fui tratado como pórtador de Mieloma Multiplo, com Velcade e posteriormente com tranplante Autologo em 5/2010. Pergunto:- esta certo este tratamento.? Atualmente estou bem., os resultados dos exames de sangue são bons.

15:47:38 - convidado : Voce certamente tinha um mielomamúltiplo e foi tratado de forma adequada. Os sintomas do mieloma podem se confundir com os sintomas da mielodisplasia.

15:48:01 - pergunta para : Mielodisplasia responde bem ao Transplante de Medula Óssea?

15:50:51 - convidado : O transplante de medula óssea alogênico, ou seja, quando a medula é de um doador compatível, é uma modalidade de tratamento da

(5)

mielodisplasia. É na verdade a única forma definitiva e curativa. O transplante alogênico deve ser considerado em alguns tipos de mielodisplasia e alto risco e a depender da idade do paciente e da presença de doador compatível.

15:53:47 - Rosa : é possível fazer o diagnóstico somente com o hemograma? 15:56:31 - convidado : Rosa, o diagnóstico da mielodisplasia não pode ser concluído somente a partir de um hemograma. O hemograma sempre mostra alterações, mas elas não são específicas e para concluirmos que o paciente tenha mielodisplasia é importante o mielograma (avaliação das células da medula óssea) alem de diversos outros exames de sangue para descartar outras doenças que podem dar sintomas parecidos.

15:57:04 - moderador : Atenção pessoal: Nosso tema de hoje é Mielodisplasia, por favor façam suas perguntas com esse foco. Obrigado!

16:04:01 - moderador fala para convidado em Reservado: Teste

16:05:17 - moderador : Cadastre-se na ABRALE e tenha acesso aos nossos materiais informativos, conteúdos, receba nossa revista, saiba dos eventos, apoio jurídico e psicológico. Para solicitar seu cadastro ligue gratuitamente para 0800-7739973

16:05:57 - moderador : Aguardamos novas dúvidas!

16:12:19 - moderador : Encontro ABRALE: Data: 25 de fevereiro de 2011 Novos tratamentos para os pacientes de mieloma múltiplo. Palestrante: Dr. Ângelo Maiolino - professor adjunto de Hematologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenador do Programa de Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do RJ e membro do Comitê Científico Médico da ABRALE. Transmissão ao vivo pelo site da ABRALE às 14h30.

16:13:20 - MÁRCIA : BOA TARDE A TODOS! ACABEI DE ENTRAR NO CHAT, LI ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS, E VOU PROCURAR NÃO SER

REPETIITIVA. MEU MARIDO FOI DIAGNOSTICADO COM MIELODISPLASIA HÁ QUASE UM ANO. FICOU SABENDO POR ACASO EM UM EXAME DE SANGUE. ELE NÃO SENTIA NADA, PORÉM SEUS LEUCÓCITOS ESTAVAM PERTO DOS 80.000. FAZ USO DO HYDREA. EXISTE ALGUM MEIO PARA SABER SE A DOENÇA VAI VIRAR UMA LMA???

16:18:07 - convidado : Convidado 'convidado' saiu da sala.

16:19:12 - moderador : O cariótipo ou citogenética associada a alguns aspectos clínicos e laboratoriais da mielodisplasia dão uma idéia da chance de progressão para leucemia e em que tempo, porém só o acompanhamento clínico e

laboratorial é que mostrarão de fato se há progressão

16:19:30 - Rosa : qual o melhor tipo de transplante para a mielodisplasia? o Alogênico ou o autólogo?

(6)

16:20:41 - moderador : O Transplante alogênico é o apropriado para casos de mielodisplasia. O transplante entretanto só tem indicação em algumas mielodisplasias.de

16:20:47 - fala para moderador: o que e Mielodisplasia

16:21:21 - convidado : Convidado 'convidado' entrou na sala.

16:27:11 - moderador : Mielodisplasia é uma desordem na formação das células do sangue. Ocorrem alterações nas células tronco (também chamadas células mãe) de modo que as células do sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) tem sua formação alterada. A mielodisplasia é uma própria da medula óssea. Existem doenças que podem ocasionar alterações displásicas na medula óssea, e esta é uma situação um pouco diferente, reversível com a resolução do problema primário.

16:28:06 - jesus pergunta para Rosa: quais é o sintoma de mielodisplasia 16:30:31 - moderador : O principal sintoma é anemia. Pode ocorrer alterações nos glóbulos brancos causando infecções frequentes e alterações nas plaquetas ocasionando sangramentos. Os sintomas podem ser leves ou intensos e às vezes os paciente não tem sintoma algum e só se percebe alteração no hemograma.

16:30:51 - mara : Quais são os sintomas da mielodisplasia?

16:31:56 - ene fala para convidado: tenho mielodisplasia, e no momento só uso anti-concepcional sem interrupção. há mais de 2 anos. e minha plaqueta está em 49.000. E acho estranho pois vejo outros casos em que pessoas com plaquetas um pouco mais elevadas usam medicamentos.

16:32:07 - ene fala para convidado: e ja fui encaminhada para fazer transplante. Tenho 27 anos

16:34:25 - moderador : O tratamento da mielodisplasia deve ser individualizado, ou seja, para cada paciente há um tipo de tratamento pois a decisão depende do tipo da mielodisplasia, das alterações do hemograma e da idade do paciente. Se vc tem 27 anos, de fato vc deve ser avaliada para ser submetida a um transplante alogênico, pois esta é a alternativa curativa para o seu caso. O número de plaquetas isoladamente não é indicativo do uso dos medicamentos. 16:34:35 - MÁRCIA : GOSTARIA DE SABER O QUE SÃO OS MEDICAMENTOS HIPOMETILANTES. SUBSTITUI O HYDREA???

16:35:50 - moderador : Os agentes hipometilantes são medicamentos totalmente diferentes do hydrea. O hydrea é usado em alguns tipos de mielodisplasia em que há um número elevado de glóbulos brancos, na tentativa de reduzí-los.. 16:36:13 - moderador : O chat está encerrado, obrigado a todos que

participaram. Muitas perguntas não puderam ser respondidas por falta de tempo, para isso peço que encaminhem suas dúvidas para

(7)

16:36:46 - moderador : Obrigado Dra. Maria Cristina pela disponibilidade, a ABRALE agradece sua colaboração. Fique a vontade caso queira deixar uma mensagem aos participantes.

16:37:19 - convidado : Agradeço a Abrale pelo convite e oportunidade. Boa sorte a todos.

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Estes juízos não cabem para fenômenos tão diversos como as concepções de visões de mundo que estamos tratando aqui.. A velocidade deste mundo

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Evento que exigiu o fim da impunidade para os Crimes de Maio de 2006 reuniu vítimas da violência policial de vários Estados e deixou claro que os massacres de pobres e jovens

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Esta evolução deveu-se em grande medida ao comportamento da procura interna que registou um contributo significativamente menos negativo que no trimestre precedente