• Nenhum resultado encontrado

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE

CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

ITAPERUNA – RJ

(2)

NORMAS PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

I. OBJETIVOS

a. GERAL:

Permitir que o aluno reúna as condições satisfatórias de formação conceitual, treinamento e conduta tanto profissional quanto em pesquisa, permitindo a compreensão do mecanismo geral do desenvolvimento técnico-científico.

b. ESPECÍFICOS:

Permitir ao aluno, treinamento no levantamento de dados, consultas bibliográficas e redação científica.

Propiciar a realização de estudos de pesquisa e de extensão universitária, possibilitando condições de progressão acadêmico-profissional em nível de pós-graduação.

Promover a interação técnico-científica entre docente e discente.

Gerar um banner para apresentação durante o Congresso de Iniciação Científica da Faculdade Redentor, a ser realizado no final do ano.

Gerar um artigo científico para publicação em revista científica indexada. Divulgar, para a comunidade científica, o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas realizadas nos cursos de graduação da Faculdade Redentor.

II. NATUREZA

O projeto do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC previsto no Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação da Faculdade Redentor constitui-se de uma atividade curricular obrigatória, devendo corresponder aos princípios e diretrizes estabelecidas neste Manual.

O TCC consiste em um trabalho final elaborado individualmente pelo aluno sob orientação de um professor orientador. O texto final dever ser redigido e apresentado em duas etapas. A primeira refere-se ao desenvolvimento de um ou mais capítulos, constituindo-se numa revisão bibliográfica do tema proposto. A segunda etapa constitui-se do desenvolvimento do artigo científico propriamente dito. A redação final será constituída então de Capítulo I - Revisão Bibliográfica (este, pode apresentar mais de um capítulo) e Capítulo II – Artigo Científico.

(3)

Quanto à caracterização da redação dos textos, seguem as descrições abaixo:

1. Revisão Bibliográfica: Neste formato o trabalho apresenta um nível maior de detalhamento em todos os capítulos apresentados, o texto deve ser composto pelos elementos pré-textuais, textuais (desenvolvimento dos capítulos incluindo uma breve introdução), como descrito no “manual de normas técnicas para elaboração de TCC”, disponível no site da Faculdade Redentor (www.redentor.edu.br) e na biblioteca da presente instituição.

2. Artigo Científico: Este formato apresenta um texto mais conciso e objetivo. A apresentação do artigo deve estar de acordo com as normas de um periódico científico da área, sendo que estas devem ser anexadas no final do trabalho para averiguação, como descrito no “manual de normas técnicas para elaboração de TCC no formato de artigo”, disponível no site da Faculdade Redentor (www.redentor.edu.br) e na biblioteca da presente instituição. O aluno deverá escolher um periódico dentro da temática específica desenvolvida em seu artigo e, ao fazê-lo deverá anexar ao texto final do seu TCC as normas para publicação desse periódico como apêndice.

III. DO PROCESSO CURRICULAR DE DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS

O desenvolvimento do TCC tornar-se-á possível por meio de elaboração um plano de trabalho ou de investigação científica em uma área específica do conhecimento no curso da Faculdade Redentor, no qual o aluno está inserido. O aluno deverá, na fase de concepção do trabalho, elaborar um projeto contendo o cronograma das atividades propostas para o desenvolvimento do trabalho, na disciplina “Técnicas de Projeto”, sob revisão e orientação do professor da disciplina. Não serão aceitos trabalhos não realizados efetivamente pelo aluno.

O aluno, ao ter o projeto aprovado após sua defesa pública, deverá assinar um termo comprometendo-se a cumprir o cronograma proposto por ele no projeto (ANEXO 1) e ingressará, no período seguinte, na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I), desde que estejam satisfeitos todos os quesitos elencados no item “IV. DA MATRÍCULA”. Ao obter sua aprovação na disciplina TCC I, o aluno matricular-se-á, no período seguinte na disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso II”. Em ambas disciplinas o aluno obterá, concomitantemente o auxílio para a revisão da redação de texto pelo(s) professor(es) das disciplinas de TCC I e TCC II, além da orientação no desenvolvimento das atividades pelo professor orientador.

Cabe ressaltar que todos os dados colhidos e utilizados ou não pelo aluno durante o desenvolvimento de seu trabalho de conclusão de curso são de propriedade da Faculdade

(4)

Redentor e/ou das instituições conveniadas a Faculdade. Sendo assim, a publicação ou qualquer uso das informações colhidas durante o trabalho desenvolvido pelo aluno(a) necessita de aprovação pela Coordenação de curso.

As disciplinas de Técnicas de Projeto, Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) e Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) seguem normas particulares descritas a seguir:

IV. DA MATRÍCULA:

A matrícula na disciplina TCC I poderá ser realizada por qualquer aluno regularmente matriculado nos Cursos de Bacharelado da Faculdade Redentor que tenha defendido e aprovado seu projeto em sessão pública durante a disciplina de Técnicas de Projeto e que apresente a carta de aceitação do Professor Orientador (ANEXO 2). NÃO PODERÁO SER INSCRITOS AQUELES ALUNOS QUE DEVEM AINDA CUMPRIR TRÊS OU MAIS DISCIPLINAS DOS PERÍODOS ANTERIORES DA MATRIZ CURRICULAR VIGENTE DE SUA MATRÍCULA.

Aqueles trabalhos em que serão envolvidos seres humanos como objeto de pesquisa deverão ser aprovados também pela Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) da faculdade. A inscrição deverá ser feita na Secretaria da Faculdade.

A alteração do tema do projeto aprovado e previsto para desenvolvimento durante as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II, bem como o formato de apresentação, poderá ser permitida mediante analise do(s) professor(s) orientador(s) e a coordenação de Curso. Para tal, a coordenação do curso se resguarda o direito de exigir uma nova defesa de projeto em sessão pública.

V. DO ORIENTADOR:

Poderão se candidatar a função de orientador de TCC todos os docentes da Faculdade Redentor desde que se comprometam a manter uma média de publicação de comunicação científica em congresso (mínimo de 1 comunicação/ano) enquanto estiverem orientando. O orientador deverá encaminhar uma carta de solicitação para a função de orientador (ANEXO 3) acompanhada de uma proposta de projeto de iniciação.

Também, podem se candidatar voluntariamente, a serem orientadores do TCC outros pesquisadores não pertencentes ao Curso da Faculdade Redentor como: Professores e/ou Pesquisadores de outros Cursos de Graduação da Faculdade, ou de outras Universidades ou Institutos de Pesquisa. Quando da solicitação externa, a proposta (ANEXO 4) deverá ser

(5)

entregue na Coordenação do Curso, onde deve constar a assinatura do(s) orientador(s) comprometendo-se a tomar ciência dos objetivos e prazos que regem a disciplina.

Para assegurar a continuidade do Trabalho de Conclusão de Curso, caberá ao Coordenador de Curso, em consulta ao seu colegiado, indicar um orientador substituto nos casos de ausência ou impedimento do orientador inicial, durante o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

VI. DO RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA DE TCC

Caracterizar-se-á como professor orientador de TCC, o(s) professor(es) da Faculdade Redentor previamente designado(s) pelo Coordenador de Curso, que deverá seguir atribuições particulares das disciplinas de TCC I e TCC II.

VII. DAS ATRIBUIÇÕES

a. Professor responsável pela disciplina de Técnicas de Projeto:

Orientar a formatação e a redação do Projeto individual;

Indicar ao aluno os professores-orientadores, de acordo com as linhas de pesquisa;

Coordenar e Compor as bancas de defesa de Projeto.

Orientar quanto a assinatura termo de compromisso (ANEXO 1) por parte do aluno e do termo de aceite (ANEXO 2) por parte do orientador.

Orientar aos alunos quanto as normas de TCC.

b. Professor responsável pela disciplina de TCC I e II:

orientar a formatação do TCC;

providenciar e manter atualizados os instrumentos de registros de atividades desenvolvidas durante a fase de elaboração do TCC (ANEXO 5) e fazer com que os alunos cumpram os prazos definidos no cronograma proposto;

o em caso de falta na disciplina de TCC I e II superior a 25 % da carga-horária prevista pela disciplina e/ ou não cumprimento dos prazos estabelecidos no cronograma aprovado na defesa do projeto o aluno será reprovado na disciplina de TCC I e II.

supervisionar todas as fases de desenvolvimento do TCC;

dar ciência, aos alunos e professores orientadores, dos procedimentos estabelecidos no manual de Trabalho de Conclusão de Curso;

(6)

acompanhar todo o processo avaliativo das disciplinas de TCC I e TCC II e encaminhar os resultados finais à Coordenação de Curso para averiguação e posteriormente ao Controle e Registro Acadêmico para os devidos registros. Coordenar e compor as bancas de defesa de resultados preliminares na disciplina de TCC I que deverá contar com a presença obrigatória do orientador. Desta defesa sairá o resultado do aproveitamento final na referida disciplina (ANEXO 6).

c. Professor-orientador:

Vincular-se a uma ou mais áreas de pesquisa de seu curso ou área afim; Orientar e acompanhar o processo de construção dos trabalhos acadêmicos que estiverem sob sua responsabilidade;

Orientar o aluno em relação aos critérios de elaboração e avaliação estabelecidos nas Normas de elaboração de TCC dos cursos de graduação da Faculdade Redentor;

Orientar e indicar fontes bibliográficas e outros instrumentos de coleta de dados e informações para seus orientandos;

Orientar quanto ao cumprimento do cronograma defendido na disciplina de Técnicas de Projeto;

Manter registro de controle de orientação e relatórios sobre o desempenho dos orientandos (ANEXO 5);

Definir, junto ao orientando, possíveis alterações ou complementações ao projeto original (no caso de alterações que comprometam ou altere os objetivos iniciais do projeto proposto, a coordenação de curso deve ser consultada, como disposto no item II deste documento;

Preencher junto ao orientando e encaminhar ao professor da disciplina de TCC, a planilha de acompanhamento de atividades (ANEXO 5), com a periodicidade bimestral;

Selecionar e compor a Banca de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso. Desta defesa sairá o resultado do aproveitamento final na disciplina de TCC II (ANEXO 7);

Encaminhar à coordenação de curso, a carta solicitando a defesa pública (ANEXO 8).

d. Orientando

(7)

Redigir o trabalho de acordo com as normas descritas no Manual de TCC da Faculdade Redentor;

Comparecer às reuniões de orientação conforme dias e horários marcados pelo professor-orientador;

Conhecer e seguir as normas estabelecidas pela Faculdade Redentor, para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso;

Ter seu TCC protocolado seguindo o procedimento estabelecido nestas normas e no Manual de TCC da Faculdade Redentor;

Sugerir, junto ao orientador, possíveis alterações ou complementações ao projeto original (no caso de alterações que comprometam ou altere os objetivos iniciais do projeto proposto, a coordenação de curso deve ser consultada, como disposto no item II deste documento);

Encaminhar a cada membro titular da Banca Examinadora, uma cópia do Trabalho de Conclusão de Curso e protocolar e entrega (ANEXO 9).

VIII. DO ACOMPANHAMENTO CURRICULAR

O acompanhamento do desenvolvimento do TCC (disciplinas de TCC I e II) dos alunos será feito através da “Planilha de Acompanhamento de TCC” (anexo 5), preenchida pelo aluno e pelo responsável pelas disciplinas de TCC I e II. Nesta planilha é computada a carga horária cumprida pelo aluno, bem como as atividades desenvolvidas. Bimestralmente, o responsável pela disciplina de TCC encaminhará a coordenação de curso parecer parcial da situação do aluno na disciplina. Neste parecer, constam as impressões do responsável pela disciplina de TCC e do Orientador. Este parecer tem o objetivo de participar a coordenação de curso acerca do andamento do TCC do aluno.

IX. DA ENTREGA:

Deverão ser entregues na Secretaria da Faculdade Redentor, pelo professor responsável pela disciplina de TCC, 4 (quatro) exemplares do Trabalho, juntamente com a carta de encaminhamento assinada pelo do Orientador e Professor responsável pela disciplina de TCC que deverá conter a sugestão para composição da Banca Examinadora (3 titulares e 2 suplentes), incluindo o dia e hora da apresentação e o currículo de professores externos se existirem. As datas para entrega destes materiais serão de até 2 semanas antes da defesa do trabalho.

O TCC deve ser apresentado até 2 semanas antes do fim do semestre. Não serão aceitos trabalhos após este prazo ou que não apresentem a assinatura do

(8)

orientador e do responsável pela disciplina de TCC. A data para a defesa pública deverá ser confirmada pelo orientador após a aprovação da Banca Examinadora definitiva pela Coordenação do Curso. Os componentes da Banca Examinadora deverão ser consultados com antecedência, pelo orientador, em relação à disponibilidade em participarem da mesma.

Quando, na data estipulada para encaminhamento do TCC à coordenação de curso, o responsável pela disciplina de TCC verificar que o mesmo não atende aos requisitos mínimos de formatação e conteúdo, ou quando o aluno, sem justificativa aceitável, não cumpriu com o cronograma aprovado na defesa do projeto, será entregue um parecer final, informando a situação do aluno. Este parecer será analisado pelo colegiado do curso que resolverá a melhor forma para condução da orientação deste aluno.

A versão final, após passar pelo processo de Defesa Pública e concluídas as devidas para a aprovação, deverá ser entrege à Biblioteca João Carlos Mieli da Faculdade Redentor.

X. DA AVALIAÇÃO:

O SISTEMA DE AVALIAÇÃO será divido em duas etapas. A primeira consta da Defesa de resultados preliminares na disciplina de TCC I e a segunda refere-se a avaliação final do Trabalho de Conclusão de Curso na disciplina de TCC II.

Os elementos avaliados na Disciplina de TCC i, são os seguintes: Revisão Bibliográfica;

Introdução, Justificativa e Objetivos; Material e Métodos ou Metodologia; Resultados Preliminares.

Os elementos avaliados na Disciplina de TCC II, são os seguintes: 1 Revisão Bibliográfica;

2 Artigo contendo Introdução com Justificativa e Objetivos, Material e Métodos ou Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão ou Considerações Finais;

(9)

Em caso de trabalhos de Revisão Bibliográfica apenas, o professor poderá

dividir o conteúdo da revisão (distribuído em capítulos) para ser apresentado

na Defesa Pública;

A avaliação final será realizada por uma Banca Examinadora que será aprovada pela Coordenação do Curso da Faculdade Redentor.

A Banca Examinadora de TCC é constituída:

Pelo coordenador do curso e/ou pelo professor responsável pela disciplina de TCC, que presidirá(ão) a banca e coordenará(ão) a apresentação do trabalho;

Pelo professor-orientador do TCC;

Por dois professores do curso de graduação que tenham afinidade com o tema, indicados em comum acordo pelo professor da disciplina de TCC e pelo professor orientador, pelo menos, um destes deve possuir titulação stricto sensu.

se, por força maior, o orientador não puder comparecer no dia, hora e local da respectiva apresentação do TCC de seu orientando, a mesma será adiada pelo coordenador do TCC, após ouvir as partes envolvidas;

no caso de um membro da banca examinadora (desde que não seja o orientador) não se apresentar, o membro suplente assumirá e, seu não houver suplentes disponíveis, o coordenador do curso deverá estar presente para compor a banca.

A avaliação deverá ser realizada com Defesa Pública. A Defesa Pública do TCC deverá ser entendida como um treinamento para etapas futuras da vida acadêmica, permitindo inclusive confronto de idéias, o que poderá constituir uma forma de ensino e aprendizado.

a. A Banca Examinadora tem as seguintes atribuições:

Analisar previamente o trabalho e formular questionamentos para a argumentação do acadêmico no momento da apresentação;

(10)

Reunir-se em local, data e horário, previamente estabelecidos pelo professor responsável pela disciplina de TCC, para a comunicação do trabalho pelo acadêmico;

Avaliar a apresentação do TCC de acordo com os critérios estabelecidos no manual de TCC da Faculdade Redentor.

a. AVALIAÇÃO COM DEFESA PÚBLICA:

A data e hora da sessão de Defesa Pública serão determinadas pelo orientador, constando da carta de encaminhamento dos exemplares.

Os componentes da Banca Examinadora deverão receber os exemplares do Trabalho de Conclusão de Curso, com antecedência de 2 (duas) semanas antes da defesa.

A Defesa Pública consistirá em uma exposição oral de no mínimo 20 e no máximo 40 minutos, onde será feita uma síntese do trabalho.

Em seguida será feita a argüição pública, onde cada examinador terá o tempo máximo de 20 minutos para a argüição e o(s) examinado(s) o mesmo tempo para a defesa.

A nota final do aluno será composta pela avaliação do professor orientador (2,0) somado a média obtida pela avaliação dos demais membros da banca através do formulário para avaliação de TCC, totalizando 10,0

A Banca Examinadora emitirá um parecer único que será enviado, ao final da sessão pública de julgamento, à Coordenação do Curso da Faculdade Redentor juntamente com o formulário para avaliação de TCC emitido por cada examinador.

Após a emissão do parecer pela banca examinadora, o presidente da Banca divulgará Resultado da Avaliação:

CLASSIFICAÇÃO PONTUAÇÃO

APROVADO MAIOR QUE 8,5

APROVADO COM RECOMENDAÇÕES 7,0 < NOTA > 8,5 RESTRIÇÃO PARA A APROVAÇÃO 6,0 < NOTA > 7,0 RESTRIÇÃO E REAPRESENTAÇÃO

OBRIGATÓRIA PARA A APROVAÇÃO

4,0 < NOTA > 6,0

REPROVADO NOTA < 4,0

Será APROVADO o aluno que obtiver a média final igual ou superior a 7,0 (sete) na avaliação do “Trabalho de Conclusão de Curso”.

(11)

O aluno que for APROVADO COM RECOMENDAÇÕES terá o prazo de 14 dias para entrega da versão final do TCC (1 cópia) com as alterações dos pontos indicados pelos membros da banca examinadora. Neste caso, as alterações não são obrigatórias.

O aluno que for RESTRIÇÃO PARA A APROVAÇÃO terá o prazo de 14 dias para entrega da versão do TCC (1 cópia) com a correção dos pontos indicados pelos membros da banca examinadora. Caso o aluno não apresente o TCC de forma satisfatória, o mesmo será reprovado. Nesta classificação só será atribuída a nota quando a versão final for entregue e devidamente revisada pelo orientador.

O aluno que for RESTRIÇÃO E REAPRESENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA A APROVAÇÃO terá o prazo de quatorze dias terá o prazo de 14 dias para entrega da versão do TCC (1 cópia) com a correção dos pontos indicados pelos membros da banca examinadora. Caso o aluno não apresente o TCC de forma satisfatória, o mesmo será reprovado. Nesta classificação só será atribuída a nota quando a versão final for entregue e devidamente revisada pelo orientador.

O aluno que for REPROVADO deverá refazer a disciplina de TCC auxiliado por seu orientador e responsável pela disciplina de TCC.

NÃO HÁ EXAME FINAL PARA TCC.

Quaisquer outras situações não constantes destas normas serão analisadas e julgadas pelo Diretor de Unidade da Faculdade Redentor.

b. NÃO APRESENTAÇÃO DO TCC.

Caso o professor-orientador entenda que o acadêmico não está preparado para apresentar o TCC perante a banca examinadora, o mesmo deve comprovar através das planilhas de acompanhamento que o orientando não cumpriu com as diretrizes e cronograma estabelecidos entre as partes.

Porém se o orientando insistir, o acadêmico deverá encaminhar um ofício à coordenação do curso assumindo a total responsabilidade sobre o TCC e a banca, eximindo o orientador de quaisquer responsabilidades em caso de reprovação.

(12)

Será levado ao conhecimento dos acadêmicos matriculados na disciplina de Técnica de Projetos os nomes dos professores orientadores e respectivas áreas de atuação/pesquisa e trabalho no curso. O professor da disciplina de Técnicas de Projetos será responsável pela distribuição das orientações de acordo com critérios definidos pelo Colegiado do Curso.

XII. DO USO DE LABORATÓRIOS

Todos os projetos de pesquisa que necessitarem usar os laboratórios da faculdade para coleta de dados deverão solicitar autorização à coordenação do curso antes do início da pesquisa. Para isso, o orientador em conjunto com o orientando deverão encaminhar à Coordenação do curso uma carta de solicitação esclarecendo os objetivos da pesquisa e os materiais que serão utilizados, anexando uma cópia do projeto de pesquisa. A coleta de dados somente poderá ser iniciada após a liberação pela Coordenação do curso.

A faculdade não disponibiliza verbas para custeio dos projetos de TCC. Portanto, todos os gastos relacionados aos projetos de TCC deverão ser custeados pelo acadêmico orientando.

O aluno não poderá permanecer sozinho nos laboratórios de pesquisa da faculdade durante a coleta de dados, devendo sempre estar acompanhado do técnico do laboratório ou pelo professor orientador.

XIII. DA PUBLICAÇÃO DO TCC

O acadêmico terá até quatro meses para submeter o seu trabalho de conclusão de curso na forma de artigo a um periódico científico indexado. Após esse prazo o Orientador terá o direito de submeter o artigo em seu lugar.

O(s) professor(es) de TCC I e II será automaticamente co-autor dos artigos de TCC submetidos pelo acadêmico ou pelo Orientador.

ECONOMIZE A TINTA E O AMBIENTE USANDO A ECOFONT VERA SANS EM SEUS DOCUMENTOS !!!!!

Referências

Documentos relacionados

Com isso, concluímos que aspectos revelados pelo tipo de atividade analisado, que vão além da simples questão da formalidade e /ou institucionalidade do evento discursivo, tais

predominaram os resíduos sólidos orgânicos na caracterização, com percentual de 67%, os recicláveis 27% e outros 6%; a variação percentual de recicláveis foi relativamente

Optou-se em denominar este momento por “jogar com competência”, considerando que o aluno, ao jogar e refletir sobre suas jogadas e jogadas possíveis, adquire uma certa

Com a verificação da existência de equipamentos e espaço que possibilitam a implantação da “Rádio Escola”, protagonizou-se junto a equipe gestora,

Os jogos e aplicativos fazem parte das inovações da escola e contribuem também para a dinamização das aulas, tornam o trabalho do professor mais eficiente como

Por exemplo, Lourenço 1992 argumenta que, se a ToM é a capacidade de atribuir estados mentais, tais como desejos, intenções e crenças, em relação a si próprio e aos outros,

Em entrevista, na mesma ocasião, Madre Shimani explicou-me que Maria “atravessa um portal tridimensional” para chegar à Terra, e por isso precisaria da tal preparação das

Em todos os momentos que o jogador sofre dano ou coleta vida, a barra de saúde é mostrada na tela por um breve período e depois desaparece para dar uma maior visibilidade da fase..