• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof."

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

MASSAGEM PARA

MASSAGEM PARA

GESTANTE E SHANTALA

GESTANTE E SHANTALA

Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.ª Daniella Koch de Carvalho

(2)

O médico francês Dr. Frederick Leboyer observou em uma pequena aldeia do sul da Índia (Calcutá), uma mãe massageando seu bebê. Com movimentos suáveis, delicados e carinhosos ficou encantado com a força dessa técnica e batizou a seqüência com o nome da mulher (mãe) "SHANTALA".

A massagem traz benefícios ao desenvolvimento físico e psicológico, atuando nas disfunções orgânicas, tais como cólicas, prisão de ventre, gases, problemas respiratórios, circulação sangüínea e auxiliando o desenvolvimento psicomotor.

A shantala é recomendada a partir de um mês de nascido, pois nesse momento a pele do bebe está mais preparada.

(3)

Os efeitos são imediatos.

No mesmo dia o bebê já dorme melhor, as cólicas já diminuem. Só não se deve praticar a Shantala quando o bebê está muito doente ou nas crises.

É preciso que a criança esteja participando, concordando com a prática. Exemplo: na crise de cólica ela chora muito, se “contorce”.

Outra contra-indicação seria para doenças de pele que impeçam o toque.

Mas ela é ótima para restabelecer a saúde. Também não deve ser feita na criança com estômago vazio. Não deve estar dormindo, nem com frio.

É preciso observar a melhor hora do bebê, um local tranqüilo, óleo vegetal apropriado para o frio ou calor.

(4)

SHANTALA:

1 – Com os polegares no centro da testa, afaste-os, seguindo para os lados, acompanhando a linha das sobrancelhas;

2 – A partir do centro da testa, deslize os polegares suavemente, passando pelas laterais do nariz em direção às bochechas, fazendo um pouco mais pressão nesta região;

3 – Deslize os polegares partindo das sobrancelhas passando pelos

olhos (fechando-os), pelas

bochechas, até os maxilares.

Continue o movimento,

acompanhando o maxilar inferior até as orelhas;

(5)

4 – Coloque as mãos lado a lado no centro do peito do bebê. Deslizando as mãos para os lados passando pelos ombros, braços e mãos;

5 – Apóie as mãos na parte inferior da barriga do bebê, afastadas e próximas à lateral do tronco. Com uma das mãos, cruze o tronco do bebê de baixo para cima na diagonal, até passar a borda externa da mão na lateral do pescoço. Neste momento inicie o movimento com a outra mão na direção oposta. Alterne sucessivamente as mãos;

(6)

6 – Com uma das mãos segure o braço do bebê na altura do ombro e deslize a outra mão em direção ao pulso.

Recomece o movimento sempre

alternando a ordem das mãos;

7 – Envolva com as duas mãos o braço do bebê na altura dos ombros. As mãos deslizam juntas em direção ao punho, em movimentos opostos de vai e vem, torneando suavemente o braço;

(7)

8 – Com os polegares, abra a mão do

bebê massageando do centro em

direção aos dedos, deslize a palma de sua mão na palma da mão do bebê;

9 – Coloque uma das mãos na base do peito e deslize-a até a parte inferior da barriga. Quando uma mão termina a outra recomeça, num movimento de ondas;

(8)

10 – Segure os tornozelos do bebê e com as pernas elevadas, repita o

movimento anterior com o

antebraço;

11– Faça os movimentos circulares com as mãos ao redor da barriga, no sentido horário;

(9)

12– Com uma das mãos, segure a coxa do bebê e deslize a outra mão em direção ao tornozelo. Recomece o movimento alternando a ordem das mãos;

13 – Envolva com as duas mãos a perna do bebê, na altura da

coxa. As mãos partem juntas em direção ao em

movimentos opostos de vai e vem, torneando suavemente a perna. Chegando ao pé, recomece pela coxa novamente;

(10)

14– Comece massageando a planta dos pés. Primeiro o seu polegar parte do calcanhar em direção a cada dedo. Faça uma leve pressão em cada dedinho do pé termine passando a palma da sua mão na planta do pé.

15– Coloque as mãos na nuca e

descendo até a região glútea,

massageando as costas com um

movimento de vai e vem das mãos. Volte para a nuca com os mesmos movimentos.

(11)

16– Coloque a mão direita sobre a região glútea do bebê, onde deve permanecer para oferecer sustentação. Deslize a mão esquerda a partir da nuca sobre a coluna em direção a região glútea, até as mãos se encontrarem;

17- Segure com a mão direita os pezinhos do bebê. Deslize a mão

esquerda da nuca até os

(12)

18 – Segure as mãos do bebê e cruze os braços sobre o peito. Alongue-os delicadamente e repita com o outro braço e perna;

19 – Segure braço e perna opostos e cruze-os sobre o tronco do bebê. Alongue-os delicadamente e repita com o outro braço e perna;

(13)

21 – O contato da água morna com a pele do bebê é muito prazeroso e relaxante, pois permite reviver as fortes sensações da vida intra-uterina. A banheira deve estar bem cheia para que o bebê fique imerso na água e possa aproveitar o relaxamento.

20 – Segure as pernas pelos tornozelos e cruze-os sobre a barriga. Alongue-os e cruze novamente;

(14)

A massagem durante a gravidez traz uma série de benefícios, tanto para o corpo da mulher como para o seu emocional.

Fisiologicamente, a prática regular da massagem contribui para:

• Aumentar a circulação

• Aliviar as tensões causadas pela nova postura • Melhorar a irrigação dos órgãos

• Prevenir cãibras e dores musculares • Proporcionar relaxamento

(15)

É preciso ter cautela na escolha da técnica de massagem, já que algumas delas, não são convenientes.

A massagem para grávidas precisa ser relaxante.

A massagem na gravidez pede toques leves e harmonizantes, despertando uma nova consciência de si mesma e de seu corpo como um todo.

Ao tocar uma área do corpo onde apresenta um acúmulo de tensão, chamamos a atenção para esta região, ajudando esse bloqueio a se dissolver, gerando assim maior fluidez energética no organismo.

O medo, a ansiedade e o estresse podem acumular tensão, que por sua vez pode originar desequilíbrios como mal-estar e desconforto muscular.

(16)

SEQÜÊNCIA DE MASSAGEM

Repita cada exercício de 3 a 4 vezes. As primeira manobras não é necessário o uso de óleo ou creme para massagem

1- Deslizamento da cabeça às mãos. Faça grandes deslizamentos por todo o corpo da gestante. Comece no topo da cabeça, passe ao redor do rosto, pelo pescoço, ombros e braços, até chegar às pontas dos dedos das mãos. Sempre de cima para baixo, em movimentos suaves.

(17)

2 - Deslizamento da cabeça aos pés. Repita os deslizamentos, indo agora desde o topo da cabeça, passando pelo rosto, pescoço, peito, barriga e pernas, até chegar às pontas dos dedos dos pés. Sempre suavemente.

3 - Relaxando a cabeça. Fricção suave com os dedos em toda extensão da cabeça da gestante.

(18)

4 – Com os polegares, faça movimentos suaves a partir do centro da testa até as têmporas.

5 – Fricção com os dedos indicador, médio e anular na região do zigomático.

6 – Deslize suave com as mãos abertas da região mediana para lateral do rosto.

(19)

Nas manobras seguintes pode ser usado óleo ou creme para massagem.

7 - Relaxando o pescoço. Com uma das mãos, massageie firmemente a musculatura do pescoço, amassando a pele e os músculos, suavemente. Faça esses movimentos com a cabeça da gestante virada para cima e depois com a cabeça virada para um dos lados.

8- Relaxando o trapézio. Com a cabeça da gestante virada para a direita, desliza da região cervical ao ombro. Repita com a cabeça virada para a esquerda.

9 – Deslize suavemente as mãos dos punho ao ombro, retorne com toque suave e amasse as mãos. Deslize suavemente pela barriga em movimento horário.

(20)

10 - Relaxando os pés. Primeiro deslize a palma da mão na sola e no peito do pé. Depois, deslize os polegares da pontas dos dedos até o calcanhar. Finalize deslizando a palma das mãos dos pés subindo até pernas e coxas. Retornando suavemente.

11 - Para receber a massagem nas costas, a gestante deve deitar-se de lado (DLE), apoiar uma perna sobre uma almofada e colocar um travesseiro sob a cabeça, procurando ficar o mais confortável possível.

(21)

12 - Aquecendo a região lombar. Com as mãos untadas com o Óleo de Massagem, faça movimentos circulares na região do sacro, sempre no sentido horário. O toque deve ser firme e vigoroso, para que a região fique bem aquecida. 13 - Relaxando a coluna. Com as mãos lado a lado, próximas à nuca e perpendiculares ao eixo da coluna, parta em direção ao sacro, em movimentos de e-vem. Em seguida, retorne, no mesmo vai-e-vem, para a nuca

14 - Diminuindo a curvatura lombar. Ainda untadas com o Óleo de Massagem, as duas mãos trabalham em direções opostas, partindo do centro das costas para as extremidades. Enquanto uma delas parte em direção à nuca, a outra vai em direção ao

(22)

15 - Finalizando a massagem. Sem reaplicar o óleo, faça um deslizamento suave de cima para baixo, começando no topo da cabeça, passando pelas costas, pela parte posterior das pernas, até terminar segurando os pés. A gestante deve aproveitar a sensação de relaxamento por alguns minutos antes de se levantar.

(23)

CAMPADELLO, Pier. Massagem Infantil: carinho, saúde e

amor para o seu bebê. SP: Madras, 2000.

 FRITZ, Sandy. Fundamentos da Massagem Terapêutica.

SP: Manole, 2002.

LEBOYER, Fréderick. Shantala: massagem para bebês, uma

arte tradicional. 6. ed. São Paulo: Ground, 1996. 151 p.

 SILVA, Maria Julia P., et. al. Entendendo o toque terapêutico. In:

Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, out/dez, 1991,

pag. 69 – 73.

 Método de massagem para a mamãe gestante. Disponível em:

www.mamaeebebe.com.br, acesso em: 20 agosto de 2008.

 Método de massagem para o bebê. Disponível em:

www.mamaeebebe.com.br, acesso em: 20 agosto de 2008.

REFERENCIAS

REFERENCIAS

Referências

Documentos relacionados

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

Esta dissertação teve como objetivo descrever e analisar os principais desafios da Coordenadoria Regional e dos gestores das escolas estaduais de Careiro da

Por fim, destacamos que esta recomendação para o elemento Atividades de Controle tem o potencial de, após verificado êxito de atuação dos controladores adstritos a cada

[r]

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

[r]